Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Selo (necessário ou nao?)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Selo (necessário ou nao?)

    Boas pessoal, comprei carro em Dezembro (a um stande, em 2ª mao) e tenho uma pequena questao para vos colocar, se me pudessem ajudar.
    Já estão tratados todos os documentos, e o carro já está em meu nome (no site das finanças).
    É necessário pagar o Imposto Unico de Circulação? e imprimir o respectivo documento que substitui o selo antigo?
    Ou só terei que tratar do pagamento do imposto em Julho de 2009 ?

    #2
    Tens que tratar do pagamento do IUC no mês de matricula do carro.

    Comentário


      #3
      O carro é de Abril. Mas os unico documentos que disponho é o Certificado de Matricula (documento unico) e a carta verde do seguro... se for mandado parar por alguma brigada não ha problema por não ter o certificado de pagamento do IUC ?

      Comentário


        #4
        Sim, tens problema. O documento do pagamento do IUC é obrigatório.
        Se o carro é de Abril, deverias ter esse documento referente ao pagamento em Abril do ano passado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
          Sim, tens problema. O documento do pagamento do IUC é obrigatório.
          Se o carro é de Abril, deverias ter esse documento referente ao pagamento em Abril do ano passado.

          Estás enganado o documento já nao é preciso andar no carro
          Agora o IUC é um imposto normal como IRS IVA ou outro qualquer. É as finanças que tratam disso. Se eles derem por isso, que tens um carro em teu nome e nao tem o selo pago limitam-se a enviar uma cartinha para casa para pagar com multa.

          Comentário


            #6
            e já agora uma questão a propósito do IUC:
            Eu tratei de tudo online, fui ao e-finanças, vi a referência de pagamento, paguei e imprimi o comprovativo. E o selo, como é? Vem ter a casa por correio ou tenho de o ir levantar a algum sitio?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
              e já agora uma questão a propósito do IUC:
              Eu tratei de tudo online, fui ao e-finanças, vi a referência de pagamento, paguei e imprimi o comprovativo. E o selo, como é? Vem ter a casa por correio ou tenho de o ir levantar a algum sitio?
              Já não existe selo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                Já não existe selo.
                Ah, então só tenho de andar com o comprovativo de pagamento?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                  Sim, tens problema. O documento do pagamento do IUC é obrigatório.Se o carro é de Abril, deverias ter esse documento referente ao pagamento em Abril do ano passado.
                  È "tão obrigatório" como levar no carro o comprovativo do pagamento de IMI, IRS, IRC, etc, para comprovar às autoridades de trânsito que se pagam impostos sobre a propriedade/rendimento.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
                    Ah, então só tenho de andar com o comprovativo de pagamento?
                    Nem tens que o transportar sequer (vide resposta acima).
                    O IUC passou a ser um imposto sobre a propriedade automóvel. O proprietário paga o imposto, quer circule ou não. Tal como paga imposto municipal sobre sobre os imóveis que possua.

                    E não é da competência das autoridades de trânsito fiscalizar o cuprimento deste tipo de impostos, especialmente dados os modernos sistemas informáticos das finanças que informam quem não pagou o imposto.

                    Mas não te custa nada colocá-lo ao lado dos restantes documentos do carro.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por joao_dinis Ver Post
                      O carro é de Abril. Mas os unico documentos que disponho é o Certificado de Matricula (documento unico) e a carta verde do seguro... se for mandado parar por alguma brigada não ha problema por não ter o certificado de pagamento do IUC ?
                      Tens de saber com o stand se o IUC foi pago em Abril de 2008, ou não. E já agora se sim pede uma cópia do comprovativo e guarda em casa para se alguma vez tiveres problemas.

                      Agora em Abril de 2009 já irás tu pagar o IUC!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                        Sim, tens problema. O documento do pagamento do IUC é obrigatório.
                        Se o carro é de Abril, deverias ter esse documento referente ao pagamento em Abril do ano passado.

                        Originalmente Colocado por savage21 Ver Post
                        Estás enganado o documento já nao é preciso andar no carro
                        Agora o IUC é um imposto normal como IRS IVA ou outro qualquer. É as finanças que tratam disso. Se eles derem por isso, que tens um carro em teu nome e nao tem o selo pago limitam-se a enviar uma cartinha para casa para pagar com multa.

                        Na repartição de finanças informaram-me que era necessário andar no carro.

                        Comentário


                          #13
                          No site das finanças diz que está pago em Abril de 2008, mas nao me é possível tirar comprovativo do pagamento...
                          O problema é que eu tenho uma viagem para fazer para algarve e espanha e não queria ter problemas por falta desse documento... mas se nao for obrigatorio o comprovativo não ha problema.

                          Comentário


                            #14
                            Já não é preciso andar com comprovativo do pagamento do selo no carro.

                            Circular 7/2008

                            Comentário


                              #15
                              aqui fica o link

                              http://aaafdup.org/index.php?option=...d=42&Itemid=37

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nukaa Ver Post

                                Porreiro pá

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu não ando com comprovativo algum de pagamento do IUC. Foi-me enviado e explicado pela financiadora documentos fiscais, onde tal era explicado. As autoridades tem mecanismo para verificar se o pagamento foi feito ou não.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nukaa Ver Post
                                    Já não é preciso andar com comprovativo do pagamento do selo no carro.

                                    Circular 7/2008
                                    Esta não sabia...

                                    Mas ia jurar que quando fui mandado parar e um agente me pediu esse documento, já foi depois da data desse decreto de lei

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                      Tens que tratar do pagamento do IUC no mês de matricula do carro.
                                      Boas,

                                      No caso de o carro ser novo e ainda não aparecer no site das finanças como é que isso funciona? E em carros usados que ja tenham passado o mês da matrícula e não tenham o selo pago?

                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Stock Ver Post
                                        Boas,

                                        No caso de o carro ser novo e ainda não aparecer no site das finanças como é que isso funciona? E em carros usados que ja tenham passado o mês da matrícula e não tenham o selo pago?

                                        Cumprimentos
                                        Tens que ir às finanças com um documento que a marca/concessionário te dá.
                                        Nos usados, é lá ir e pagar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Stock Ver Post
                                          Boas,

                                          No caso de o carro ser novo e ainda não aparecer no site das finanças como é que isso funciona? E em carros usados que ja tenham passado o mês da matrícula e não tenham o selo pago?

                                          Cumprimentos
                                          Carros novos têm 3 meses depois do registo para pagar o IUC (não é preciso andar sempre a ver no site das finanças, verificar depois de receber o DUA).
                                          Não se deveria comprar usado sem o IUC pago, pois apesar de com os documentos se provar que o carro não era do novo proprietário dá sempre chatices (é como vender o carro a um stand que só o vende passados uns meses e começarem a cair multas... consegue-se provar mas às vezes mais vale pagar para não perder tempo)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não se esqueçam que têm de guardar o comprovativo de pagamento por 5 anos (funciona como IRS ou outros impostos).
                                            Para carros novos é obrigatório na mesma no mês de matricula pois mal seja pedido o DU o cruzamento de dados põe logo o carro associado ao NIF do comprador

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
                                              Esta não sabia...

                                              Mas ia jurar que quando fui mandado parar e um agente me pediu esse documento, já foi depois da data desse decreto de lei
                                              Tambem já me aconteceu. Mas como tenho uma cópia da circular no carro, mostrei que já não é necessário.
                                              Desconheciam a tal circular
                                              Ultimamente já não me têm pedido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas,

                                                Um conhecido meu comprou carro em Novembro, logo teve de fazer o pagamento total do IUC relativo a 2008 exigido pelas finanças até 10 de Fevereiro(quando o veículo faz 3 meses).

                                                Agora em Novembro de 2009 volta a pagar a totalidade do imposto?

                                                Não tem muita lógica que tenha pago o imposto completo de 2008 pois o carro só circulou ~2 meses.

                                                Obrigado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Stock Ver Post
                                                  Agora em Novembro de 2009 volta a pagar a totalidade do imposto?
                                                  Sim, o IUC é pago anualmente no mês da matrícula de cada carro.

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nop58915 Ver Post
                                                    Sim, o IUC é pago anualmente no mês da matrícula de cada carro.

                                                    Cumps
                                                    Então mas se o carro só circulou em 2008 pouco menos de 2 meses paga a totalidade do IUC na mesma? É que se for assim, em Novembro de 2009 fará 1 ano e 2 meses que o carro circula, mas terá pago IUC relativo a 2 anos.

                                                    Cumprimentos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Stock Ver Post
                                                      Então mas se o carro só circulou em 2008 pouco menos de 2 meses paga a totalidade do IUC na mesma? É que se for assim, em Novembro de 2009 fará 1 ano e 2 meses que o carro circula, mas terá pago IUC relativo a 2 anos.

                                                      Cumprimentos
                                                      Não...

                                                      Pagará um ano... de nov de 2008 a nov de 2009.
                                                      Claro que se só paga o IUC em janeiro, é obvio que vai pagar dois este ano, mas porque o carro é novo e teve a sorte do estado o deixar pagar nos 3 primeiros meses do carro e não mal o compra.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Stock Ver Post
                                                        Então mas se o carro só circulou em 2008 pouco menos de 2 meses paga a totalidade do IUC na mesma? É que se for assim, em Novembro de 2009 fará 1 ano e 2 meses que o carro circula, mas terá pago IUC relativo a 2 anos.

                                                        Cumprimentos
                                                        O IUC que se pagou não foi o relativo ao periodo de Janeiro/2008 - Dezembro/2008, mas sim relativo ao periodo Novembro/2008 - Outubro/2009. Acabaram-se os pagamentos por cada ano civil. Agora pagam-se 12 meses a contar do mês da matrícula. Neste caso concreto, terá que pagar em Nov/2008, Nov/2009, Nov/2010, Nov/2011, etc.
                                                        Se por algum acaso chegares a Outubro/2009 e mandares abater o carro, já não tens que pagar mais IUC.
                                                        Fiz-me entender?
                                                        cumps

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tenho um exemplo parecido que ainda não resolvi.

                                                          Comprei 1 carro em Dezembro 2007, só recebi em Janeiro 2008.
                                                          De forma que só paguei IUC em 2008 (naturalmente).
                                                          Como o IUC é anual, chegou a Dezembro passado, mês da matrícula, e não o paguei, pois já tinha pago IUC correspondente a 2008.
                                                          (de certeza que não seria referente a 2007, uma vez que só recebi e comecei a circular com o carro em 2008).

                                                          "Anual" é 1 x ano.

                                                          Para o pagar agora em 2009, terei que esperar pelo mês da matrícula, ou seja, Dezembro.
                                                          É assim que estou a ver esta situação e é assim que vou proceder.

                                                          Michael

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                                            Tenho um exemplo parecido que ainda não resolvi.

                                                            Comprei 1 carro em Dezembro 2007, só recebi em Janeiro 2008.
                                                            De forma que só paguei IUC em 2008 (naturalmente).
                                                            Como o IUC é anual, chegou a Dezembro passado, mês da matrícula, e não o paguei, pois já tinha pago IUC correspondente a 2008.
                                                            (de certeza que não seria referente a 2007, uma vez que só recebi e comecei a circular com o carro em 2008).

                                                            "Anual" é 1 x ano.

                                                            Para o pagar agora em 2009, terei que esperar pelo mês da matrícula, ou seja, Dezembro.
                                                            É assim que estou a ver esta situação e é assim que vou proceder.

                                                            Michael
                                                            A matricula é de quando?

                                                            Anual é por um periodo de um ano.

                                                            Se o carro já estava matriculado em dezembro, mesmo sem ele, tens que o pagar.

                                                            Não há anos civis... há anos de matricula.

                                                            A data de vencimento do pagamento do IUC é o dia 30/31 do mes da matricula, excepto na altura da compra, em que dão 90 dias para comprar o selo. Mas compras o selo para a data de matricula mais um ano e não para a data do pagamento do IUC mais um ano! Senão estavas 90 dias sem pagar IUC! E o estado não dá bonus nem borlas!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X