Tenho preferência pelas japonesas.
São directas e de curso curto.
Têm também uma característica que aprecio que é alguma rigidez. Nada de moleza e suavidade como por exemplo as Renault.
As caixas que mais detesto são da VW.
O curso da manete é muito esquisito. Parece que as velocidades que se apontam para cima (1ª, 3ª 5ª) têm o curso longo e as para trás (2ª, 4ª, 6ª) são de curso curto.
A caixa que mais prazer me deu a conduzir até hoje foi a de um ibiza 1.9 tdi, não pela eficácia nem nenhuma razão em especial, simplesmente gostei muito do "tacto mecânico".
Pela eficácia penso que a manual da bmw, não tem o melhor tacto mas tem o curso ideal e é muito muito precisa!
A pior de longe (mas de muito longe) foi a de um renault megane 1.5dci, odiei a caixa em todos os parametros possiveis que se pode odiar uma caixa, imprecisa, tacto horrivel, esponjosa, ...
falando em coisas down to earth , dos vários carros que conduzi, não achei piada às VW, renault andei num twingo e foi das piores experiencias que alguma vez tive ao volante, toyota corola dos antigos... quase precisei das duas mãos
ford escort, deslisa como manteiga, mas algo curta...
preferencia caixad o meu mazda 2... directa, perfeitamente equilibrada entre as velocidades de caixa...
Gostei muito da do EOS 2.0 TDI: curso curto, rápida, leve e precisa, para além de ter um tacto mecânico.
Também acho piada à do Fiat Punto 55 da minha mãe. Tem um curso mais longo, mas gosto do feeling mecânico e boa precisão.
Por razões diversas gostei da do Polo 1.4 TDI, do Ibiza 1.2 3L, do Pug 207 1.4 90cv, do Kia 'Ceed 1.4...
Não gosto muito da do meu Alfa 1.6 TS. É macia, mas tem o curso algo longo e é muito esponjosa, não sinto quase nada do que se está a passar na mecânica.
Pedi para mudarem a Valvolina na revisão, vamos lá a ver como ficou quando o for buscar na 6ª...
Também por diversas razões não gostei da do VW Passt 1.9 TDI 130cv, da do Polo 1.4 75cv, MG-ZR 1.4 103cv, Mercedes A170CDI...
Editado pela última vez por LuisMiguelC; 28 January 2009, 22:22.
Manuais: a do meu MX5... está tudo no pulso!!!
num mui honroso segundo posto, a Getrag dog-leg montada no meu "soon to be ex" Mercedes 300E 24.
Outra muito interessante foi a do 525TDS E34 que andou cá por casa à uns anos! Embraiagem pesada, mas a caixa era fabulosa! fazia uma diagonal directa entre 2ª e 3ª!
Auto só experimentei uma: a de 5 velocidades da Mercedes com comando sequencial! fabulosa!!!
Honda S2000... dos carros que conduzi, foi a que mais gostei...
Pela minha experiência as caixas das marcas japunas, tanto Honda como Toyota como Mazda são das melhores!
Dentro delas as da Honda deixam-me especial saudade, de facto não há como esses senhores para fazer caixas como devem de ser!!!
Mecanicas, curtinhas, com curso pequeno, muito muito rápidas -> aqui é onde noto mais diferenças para a maioria...e leves ao mesmo tempo...parecem manteiga.
A do MX5 de 6 vel. fica quase, quase perto da do S2000. Central, directa à caixa, nada de tirantes e cabos, curtinha e utilizável com o pulso.
Quando se passa para outros carros ficamos mesmo...quê?!?!!?
É algo para mim fundamental na condução e no seu prazer. Não abdico!
preferencia caixad o meu mazda 2... directa, perfeitamente equilibrada entre as velocidades de caixa...
Foi nesse modelo que comecei a aprender a ser condutor (o da 1ª geração) e dos poucos carros que já experimentei, posso dizer que tem a caixa que mais me agradou. Tem bom feeling (sente-se bem a mudança entrar em cada engrenagem), e com relações nem longas como o meu saxo, e nem curtas como o mégane do meu pai (a caixa deste não dá tempo para saborear cada mudança, e a sensação ao engrenar, parece a de um joystick).
Pior pior, achei a da Renault Express (usada em vários modelos daquela altura). Dura de engrenar e ergonomicamente má (apesar de haver pior).
Pela minha experiência as caixas das marcas japunas, tanto Honda como Toyota como Mazda são das melhores!
Dentro delas as da Honda deixam-me especial saudade, de facto não há como esses senhores para fazer caixas como devem de ser!!!
Mecanicas, curtinhas, com curso pequeno, muito muito rápidas -> aqui é onde noto mais diferenças para a maioria...e leves ao mesmo tempo...parecem manteiga.
A do MX5 de 6 vel. fica quase, quase perto da do S2000. Central, directa à caixa, nada de tirantes e cabos, curtinha e utilizável com o pulso.
Quando se passa para outros carros ficamos mesmo...quê?!?!!?
É algo para mim fundamental na condução e no seu prazer. Não abdico!
As toyota são muito boas.
Até um antigo starlet tem uma fantástica caixa. Rápida precisa e com muito bom feeling.
Editado pela última vez por ClioIIIRS; 28 January 2009, 23:24.
Tenho preferência pelas japonesas.
São directas e de curso curto.
Têm também uma característica que aprecio que é alguma rigidez. Nada de moleza e suavidade como por exemplo as Renault.
As caixas que mais detesto são da VW.
O curso da manete é muito esquisito. Parece que as velocidades que se apontam para cima (1ª, 3ª 5ª) têm o curso longo e as para trás (2ª, 4ª, 6ª) são de curso curto.
Depende, depende, meu caro Mad Dragon.
A caixa do meu Honda Accord tem um curso do H bastante longo, especialmente notório no movimento transversal (2ª para 3ª e 4ª para 5ª). Em termos de precisão é impecável, um mimo na utilização.
Por outro lado, quer as caixas dos Renault Clio quer dos Peugeot 206, não são grandes exemplos de moleza ou suavidade, sentindo-se imenso o "clanc" da mudança a entrar e respectiva resistência.
A caixa dos Rover 1.4 é muito curtinha a percorrer o H, e muito macia, mas não tão precisa como a do Honda, apesar de muito agradável.
A mais macia que já experimentei foi a do antigo Toyota Carina da minha mãe, parecia que estava mergulhada em manteiga. Nunca mais vi nada assim, mudava-se qualquer mudança com o dedo mindinho. Era muito agradável.
As dos VAG costumam ser algo ríspidas, mas até são precisas.
Comentário