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    Chris Bangle sai da BMW!

    BMW design chief Chris Bangle 'to quit industry'

    By Tim Pollard

    03 February 2009 13:52
    BMW design boss Chris Bangle is to leave the car industry, it was announced today. In a statement, BMW said Bangle was quitting 'to pursue his own design-related endeavors beyond the auto industry.'

    Bangle, 52, was the architect of the often controversial flame surfacing look that transformed BMW design from the Russian doll mentality of the 1990s to the edgy – some would say radical and divisive – styling of today.

    The outgoing design chief has overseen the launch of the current 1-, 3-, 5- and 7-series saloons and hatchbacks, as well as the raft of niche models that have seen BMW's model range explode in recent years: the Z3, Z4, Z8, X3, X5, X6 and 6-series were all conceived on his watch.

    Many of these designs attracted derision among loyal BMW fans and hatred on online message boards. But don't forget he also had input into the current Mini and Rolls-Royce ranges. He also led the launch of BMW's Designworks USA office.

    Bangle's long and often controversial career started after a course at the University of Wisconsin and Art Center College of Design in Pasadena. His first stint was at Opel, then in 1985 he jointed Fiat where he rose to become director of Fiat Centro Stile in 1992. Cue benchmark cars like the Fiat Coupe. But the lure of being head of BMW Group Design Development in October 1992 proved too much – and the rest is history...

    BMW: the new design boss

    Adrian van Hooydonk, the 44-year-old current head of automobile design for the BMW brand, will take up Bangle's responsibilities and oversee the design activity of BMW, Mini, Rolls-Royce and the new green-vehicle Project i. Don't expect huge change overnight; Dutchman van Hooydonk is a Bangle acolyte who's worked alongside the controversial American for 17 years.

    Want a clue for what to expect? Van Hooydonk has been responsible for notable BMW concept cars including the Z9, Concept CS and M1 Hommage – while his production car credits include the latest 7-series saloon, Z4 and (later this spring) the wacky PAS version of next year's 5-series.

    Development chief Klaus Draeger said: 'Christopher Bangle has had a lasting impact on the identity of BMW Group’s brands. His contribution to the company’s success has been decisive.'
    in CAR

    Basicamente, o designer que marcou este inicio de século mais que qualquer outro sai da BMW, ficando o van Hooydonk no seu lugar.

    Os motivos da saída, segundo ele, deve-se a querer continuar as suas explorações na área do design para além da área automóvel.

    Tenho de reflectir

    #2
    Vai tarde. E que volte a elegância do E36 e E39...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
      in CAR

      Basicamente, o designer que marcou este inicio de século mais que qualquer outro sai da BMW, ficando o van Hooydonk no seu lugar.

      Os motivos da saída, segundo ele, deve-se a querer continuar as suas explorações na área do design para além da área automóvel.

      Tenho de reflectir


      Comentário


        #4
        BMW said Bangle was quitting 'to pursue his own design-related endeavors beyond the auto industry.'
        Estes devaneios explicam muita coisa lol

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post


          Tava mesmo a pensar nisso!

          Comentário


            #6
            Vai e não voltes

            Comentário


              #7
              Eu não sei qual é a pancada de sacrificar o bangle. De design percebo pouco, o mesmo NADA, mas sei que gosto do design da era "Banglista" da BMW, especialmente do Z4.

              Comentário


                #8
                Eles que contratem um italiano.

                Comentário


                  #9
                  crash, e que tal esse van Hooydonk?

                  GTS-M5, o Bangle foi uma brisa nova no mundo automóvel.
                  Não percebo muito de design e estética, mas o Bangle conseguiu associar uma certa imagem aos BMW, diferenciado-os entre si.
                  Ou seja, olhas para eles e vês um BMW, no entanto eles são completamente diferentes.;)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                    crash, e que tal esse van Hooydonk?

                    GTS-M5, o Bangle foi uma brisa nova no mundo automóvel.
                    Não percebo muito de design e estética, mas o Bangle conseguiu associar uma certa imagem aos BMW, diferenciado-os entre si.
                    Ou seja, olhas para eles e vês um BMW, no entanto eles são completamente diferentes.;)
                    pura verdade. já os seus amigos germânicos...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Draivin Ver Post
                      pura verdade. já os seus amigos germânicos...
                      Sim, principalmente a Audi.
                      Não são feios, mas são sempre do mesmo e gasta um pouco a imagem.
                      A Mercedes também tem demasiados genes iguais na estética, pode ser que mude.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
                        Tava mesmo a pensar nisso!
                        x2
                        Nessa época, 80% dos golos do SLB foram feitos pela dupla Van Hooijdonk ( atenção que o nome é diferente! LOL ) / João Tomás.
                        Se esse for tão bom a marcar livres directos como este era, a BMW acertou em cheio.

                        c r a s h reflecte lá, para nós lermos um bom post por aqui.

                        Comentário


                          #13
                          Devo dizer que a mim ao principio chocou-me um pouco o design um pouco arrojado, mas com o passar do tempo "aprendi" a gostar dos seus projetos. A ver se quem o sucede consegue dar seguimento.

                          Comentário


                            #14
                            Sendo certo que foi muito controverso o Bangle conseguiu

                            porém que as pessoas falassem da BMW e que estivessem mais

                            atentos aos seus produtos, atribuindo-lhe outro cunho mais arrojado

                            que não o de mero executivo. Quer para criticar o seu design ou para

                            o elogiar, as pessoas não ficaram indiferentes o que em termos de

                            marketing pode ser benéfico.


                            Estranhei o série 7 inicialmente mas destaco os Z8, Z4, X5/3 e série 5

                            como produtos que marcaram a diferença. Foram à sua maneira pedradas

                            no charco.



                            Cpts e Viagens Seguras.

                            Comentário


                              #15

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Enter Sandman Ver Post
                                Sendo certo que foi muito controverso o Bangle conseguiu

                                porém que as pessoas falassem da BMW e que estivessem mais

                                atentos aos seus produtos, atribuindo-lhe outro cunho mais arrojado

                                que não o de mero executivo. Quer para criticar o seu design ou para

                                o elogiar, as pessoas não ficaram indiferentes o que em termos de

                                marketing pode ser benéfico.


                                Estranhei o série 7 inicialmente mas destaco os Z8, Z4, X5/3 e série 5

                                como produtos que marcaram a diferença. Foram à sua maneira pedradas

                                no charco.



                                Cpts e Viagens Seguras.

                                Não só da BMW... Todas as novas "modas" de carros esquisitos (Ford, Volvo e estes últimos Citroens ) foram criadas porque o Bangle deu asas a uma série de novos carros diferentes do que se via. Se bem que os casos que disse foram levados ao extremo.

                                Mas isto sou eu é a dizer, que não percebo nada

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                  crash, e que tal esse van Hooydonk?

                                  GTS-M5, o Bangle foi uma brisa nova no mundo automóvel.
                                  Não percebo muito de design e estética, mas o Bangle conseguiu associar uma certa imagem aos BMW, diferenciado-os entre si.
                                  Ou seja, olhas para eles e vês um BMW, no entanto eles são completamente diferentes.;)
                                  Mad, pode-se ser original e inovador sem ser dado a extravagâncias.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que o Bangle teve o mérito de colocar muita gente a falar do design dos BMW. Mal ou bem, muitas vezes o que interessa é que se fale.

                                    Tirando o anterior série 7, acho que até ficaram uns quantos belos exemplos de design.

                                    No fundo, a era "banglista" é um bocado à laia daquela famosa expressão "primeiro estranha-se, depois entranha-se".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Curiosamente considero a era Bangle como alguns dos melhores designs feitos pela BMW, que a permitiram se diferenciar da concorrencia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                                        Mad, pode-se ser original e inovador sem ser dado a extravagâncias.
                                        Bangle foi extravagante? Acho que não chegou a esse ponto.
                                        Vejam o serie 5 actual, aquele design já tem 6 anos e mantêm actualizado face à concorrência.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jackboot Ver Post
                                          Bangle foi extravagante? Acho que não chegou a esse ponto.
                                          Vejam o serie 5 actual, aquele design já tem 6 anos e mantêm actualizado face à concorrência.
                                          Entretanto, o 6 e o 7 de geração anterior são abortos, na minha opinião.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bom...gostos são gostos, e são muito discutíveis...eu por exemplo olho para o z4, s5, X6 e vejo um design muito apetecível...Já a primeira vez que olhei para um s3 pensei que se tinham inspirado na traseira do carisma, e a frente era outra coisa que tal...Por causa deste s3 ostracizei um pouco o homem.
                                            Os desenhos do van Hooydonk são muito mais agressivos do que eram inicialmente os do Bangle, talvez isso seja um bom sinal...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem...agora mais refeito da surpresa...acho (espero) que vai haver uma continuidade, com o trabalho do Van Hooydonk à frente do Design do BMW Group!
                                              O Sr. Bangle, como aqui foi dito,teve o condão de evoluir uma linguagem de design com uma longa tradição dentro da marca. Nomes como Wilhelm Hofmeister, Paul Bracq, Henrik Fisker, foram detentores dessa tradição que teve em Chris Bangle mais uma etapa dessa evolução! Palavras como "Sportiness", "Elegance", "Dynamics" sempre estiveram associadas ao desenho dos BMW! Talvez alguns exemplos, como o Série 7 de 2001, tivessem posto isto tudo em causa, mas foi necessário experimentar e ver a reacção do público. Como é lógico, fizeram-no com o 7, em vez de o fazerem com um modelo, como o série 3, com volume de vendas muito mais elevado, ou seja, um modelo "chave" para a marca!
                                              É inegável o génio criativo de Chris Bangle! No fundo é um desalinhado...e como todo o desalinhado é diferente...logo "olhado de lado"!
                                              Vejam, se tiverem paciência, este video: http://www.ted.com/index.php/talks/c...s_are_art.html

                                              Por outro lado, penso que o Adrian Van Hooydonk é um pouco mais moderado, mais "politicamente correcto"! A ver vamos como corre....

                                              Comentário


                                                #24
                                                deleted
                                                Editado pela última vez por ; 03 February 2009, 17:07.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bring it back:









                                                  Os actuais BMW são bons, não os acho feios. Mas falta-lhes qualquer coisa...principalmente no design dos interiores!!!



                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os seus devaneios (e não só, obviamente) colocaram a BMW no topo do seu "nicho", recordes de vendas, de lucros, de crescimento.


                                                    Não é que ache todos os carros lindos como um todo... mas todos têm pormenores deliciosos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tenho muita muita pena.

                                                      Digam o que disseram, os modelos da BMW desta era são extremamente inovadores a nível de design, têm imponencia, e um estilo que se enquadra muito bem no espirito da marca.

                                                      Não são todos colados uns aos outros, cada um tem a sua personalidade, o seu estilo, mas todos têm uma espécie de "assinatura", que lhes dá o toque final.

                                                      Não entendo porque o sacrificam tanto. Para mim, do melhor que aconteceu à BMW!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                        Falta uma coisa muito importante à maioria dos "Bangle-bashers", que é terem noção da importancia e peso que o senhor teve e reconherem o trabalho feito...

                                                        A maioria é "é feio...gostava mais dos BMW de 198x...etc.."...get up with the times boys

                                                        Quem disser que a passagem do Bangle pela BMW foi má, epá...coiso
                                                        Eh...eu não digo que é feio feio, mas eu não me sou capaz de dizer que o s6, o s3 e o s1 (tirando o coupe) são bonitos, muito longe disso...
                                                        E axo que a passagem do Bangle pela bmw foi como a passagem de qualquer outro designer seria...mudou muita coisa que era preciso mudar, outras que não era preciso, mas daí a dizer que "estimulou o resto do mundo do design automóvel", por favor...

                                                        E numa coisa estou com o nogueira_ribeiro, o s3 na actualidade é um menino ao lado do que o E46 foi nos tempos dele...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          deleted

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                                                            #30
                                                            Concordo, em termos de design interior, os BMW de hoje deixam um pouco a desejar.
                                                            Por fora, continuam a ser os carros bonitos que sempre foram, mas com mais personalidade.

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