Anúncio

Collapse
No announcement yet.

os automóveis em que aprenderam a conduzir

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    os automóveis em que aprenderam a conduzir

    Seria curioso que partilhassemos as primeiras experiências de condução, em que ainda éramos uns "maçaricos" ao volante e deixávamos ir o carro a baixo... bem alguns de nós assim continuam

    Falem-nos dos automóveis que vos "ensinaram" a conduzir, do que eles sofreram e do quão robustos (ou não) eram...

    Falem-nos daquela vez que fugiram com o carro do pai...

    Falem-nos do carro da prima, da tia, do avo que levavam ao fim de semana para os "picanços"

    Falem-nos dos primeiros "drifts" e "pioes" que fizeram para engatar "aquela" miuda...

    Dos primeiros testes de suspensão no banco de trás (sem pormenores ok?)

    Digam o que vos for na alma e revisitem os bons velhos tempos de juventude, porque afinal...

    recordar é viver

    #2
    acho que foi num fiat 850

    Comentário


      #3
      Comecei aos 5/6 anos a conduzir ao colo do meu pai.
      Era um Fiat 127.

      No entanto o carro nde dei os grandes passos, onde aprendi a conduzir é o que tenho neste momento, um Nissan K10 de 1985.
      Foi nele que fiz os primeiros pontos de embraiagem aos 10 anos. Aos 11 já sabia conduzir, com uma travesseira debaixo do rabo.
      O facto de ter passado tanto com aquele carro faz-me não ter intenções de o vender para já.
      Costuma-se dar muito valor ao primeiro carro pago por nós, no entanto quando o noso carro é o que nos acompanhou de infância e adolescência é também muito gratificante, aidna para mais quando vimos esse carro ressuscitar dos mortos como eu fiz ao meu, restaurando-o.

      Comentário


        #4
        Aprendi a conduzir num... Bj40 pois claro. 14 anos.

        Comentário


          #5
          Eu comecei a conduzir com 13 anos num renault 5.

          Comentário


            #6
            Com 11 anos tambem ja conduzia, no 106 que tenho agora. Passou do meu pai para mim

            Comentário


              #7
              Land Rover Defender com duplas

              Comentário


                #8
                Eu comecei a conduzir tarde, aos 17 anos (claro que ainda não tinha a carta). Mas nunca conduzi nas vias públicas sem ter a cartolina rosa. O meu primeiro carro onde pus as mãos foi um Peugeot 106. Na escola de condução conduzia um Opel Corsa B. Ainda não havia BMW's e outras máquinas que agora vejo para aprenderem a conduzir

                Comentário


                  #9
                  Aprendi a conduzir num renault laguna 1.8rxe de 95. Grande máquina, que confortável. Fiz milhares de quilómetros maioritariamente em autoestrada. Depois passei a conduzir um mais económico nissan sunny n13 1.7 diesel de 1990 e aí é que aprendi a parte mais importante. Um carro inseguro, muito lento, sem direcção assistida, mas com uma personalidade implacável. Nunca aconteceu nada (excepto uns 180º, umas escapadelas e enterranços), mas percebi bem as leis da física e aprendi a conduzir com mais cuidado, dominando a máquina com humildade. Posso dizer que fui muito feliz ao volante do velhinho sunny. Acho que todos nós devíamos aprender a conduzir num oldschool porque nos carros actuais tudo é filtrado, criando vícios perigosos.

                  Edit: Uma vez saquei o travão de mão para ver a sensação e andei uns 50m a queimar. No dia seguinte reparei que o carro fazia tac-tac-tac. Bem, mudei os pneus de trás para a frente e fazia o mesmo barulho só que era pior porque abanava o volante. Lá se foram dois pneus...
                  Editado pela última vez por sleepl; 04 February 2009, 22:04.

                  Comentário


                    #10
                    O primeiro carro que conduzi foi um Peugeot 505 GLD de 1981... foi uma experiência fantástica (principalmente porque era facílimo de conduzir)

                    Tirei a carta (um bocadinho depois da idade mínima) num Toyota Auris 1.4 d4-d que era um carro 5 estrelas, confortável, suave, fácil de conduzir

                    O primeiro teste a suspensões foi num polo 1.0 mpi

                    O primeiro pião que dei foi com o meu actual carro (Citroen Saxo 1.5d van) a entrar numa curva...

                    Comentário


                      #11
                      Já agora fica aqui a minha experiencia.

                      Aprendi a conduzir ainda sem carta aos 15 anos num twingo 1.2 de 1993 da minha mãe.
                      Fazia uns pioes fantásticos, fosse de travão da mão, ou de marcha-atrás e rodar buscamente a direcção... à filme mesmo Tudo às escondidas naturalmente, mas nunca na via pública. Ainda tive tempo de lhe arrancar o pára-choques da frente e empenar uma jante, coisas que acontecem claro...

                      Comentário


                        #12
                        Eu tirei a carta num Toyota Starlet.
                        Mas ainda lembro de quando o meu irmão me deixava conduzir o velhinho Mini 850.

                        Comentário


                          #13
                          o primeiro carro que conduzi foi um opel corsa a diesel dos antigos,não me perguntem o nome pois não sei isso aconteceu aos 17 anos.
                          passando algum tempo foi tirar a carta e andei num seat ibiza,e actualmente conduzo o meu carro clio s
                          teste de suspensão foi no meu carro actual e ctn a testar a suspensão ainda muitas vezes e por acaso é porreira

                          Comentário


                            #14
                            Quando fui tirar a carta aos 18 anos, num Opel Kadett.

                            Comentário


                              #15
                              Comecei as 12 anos.Já sabia tudo de teórica.O meu pai ia tanta vez dar comigo dentro do carro e da carrinha de trabalho dele a fingir que estava a guiar
                              Então que um dia estava dentro do meu grande bx 14 re e o meu pai disse põe a trabalhar,e eu com aqueles nervos todos lá arranquei e a partir daí,fiz quase mil quilómetros ao carro dentro da minha quinta e arredores.Aos 16 anos já fazia fretes para fora de trator.Ou seja quando fui tirar a carta só tive duas aulas e foram para o instrutor dizer que vicios tinha que perder.
                              Que grandes tempos.
                              Curioso eu tinha 15 anos e a minha irmã já com carta quando iamos para viseu ela parava ao pé do lugar para estacionar e eu é que estacionava

                              Comentário


                                #16
                                Ora bem...

                                Eu inicialmente conduzia ao colo do meu pai num antigo vitara da família quando tinha aí uns 6/7 anos mas tudo começou aos meus 11 anos numa VW Passat GT de 95 com o meu padrinho. Iamos discontraidamente quando ele encosta o carro num parque de estacionamento e diz: - Anda para este lado. Foi então que o bichinho acordou e desde então não tem dormido.
                                Ensinado a voar, tive de arranjar asas, então a única forma era cravar o carro ao meu padrinho, pai e mãe para dar voltas ao quarteirão. Mas isso não me chegava, precisava de mais. Então houve uma altura em que a minha mãe comprou um carro novo e enquanto o velho não era vendido, ficava à porta com a chavinha à mão. Já se está a imaginar o que acontecia sempre que os papás nao estavam em casa...

                                Chegada a altura de tirar a carta, inscrevo-me na escola de condução e começo a conduzir com alguma assiduidade, mas mais uma vez, nao chegava andar 1 hora a 50 ou 120 no max. Portanto sempre que o actual carro da mamã ficava em casa, à porta é que nao ficava de certeza.

                                Tirada a carta, travão de mão, as chamadas J-turn (escrevam isto no youtube para verem o que é), piões em rotundas, curvas, descidas loucas da serra de monchique às 4 da manhã (vivo em Portimão), picansos em AE's, cidade, etc... Mta velocidade.

                                Quanto ao teste às suspensões, nunca fui ao banco de trás porque ainda não calhou mas viva a loucura nos bancos da frente

                                E pronto, ainda me sobram uns bons anos na terra. Vamos lá ver o que acontece.

                                Comentário


                                  #17
                                  os automóveis em que aprenderam a conduzir

                                  Ford fiesta 1.4 93
                                  Alfa Romeo 146 1.7

                                  Ainda hoje ando a tirar a carta... com o meu pai.
                                  É puxar, é reduzir, é subir o conta rpm, enfim, sei que vou ter saudades e nostalgia destes momentos, aproveito enquanto posso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu ainda sou um Maçarico pois nao tenho carta a muito tempo.
                                    Bem o carro em que aprendi era um corsa 1.5td motor isuzo e nunca o deixei ir abaixo. hehehe
                                    Começei a conduzir um tractor aos 14 anos com o meu pai etc etc.
                                    Com 16 +/- passei para um Pajero o qual actualmente conduzo! heheh
                                    EEEE digamos que e mt bom pois vai a sitios onde outros nao vao ( nao tem e mt espaça atras). :-P

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JNCS Ver Post
                                      Eu ainda sou um Maçarico pois nao tenho carta a muito tempo.
                                      Bem o carro em que aprendi era um corsa 1.5td motor isuzo e nunca o deixei ir abaixo. hehehe
                                      Começei a conduzir um tractor aos 14 anos com o meu pai etc etc.
                                      Com 16 +/- passei para um Pajero o qual actualmente conduzo! heheh
                                      EEEE digamos que e mt bom pois vai a sitios onde outros nao vao ( nao tem e mt espaça atras). :-P
                                      Esses corsas motor isuzo são duros, isso nem vai abaixo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Aprendi a pegar num volante no Jetta dos meus avós, de 89, ao colo do meu avô, e precisava da ajuda dele para virar a pesadíssima direcção . Ainda lhe fiz muitos kms depois de tirar a carta, pois só foi para abate no ano passado.

                                        O primeiro carro q guiei (ou tentei) completamente sozinho foi Pug 106, e nessa experiência (tinha os meus 11 anos) consegui enfiá-lo na margem de uma barragem. Teve de ser puxado de lá para fora à mão

                                        Depois dei umas voltas mais a sério no 405 1.6, por estradas rurais, e brincava um pouco com o carro, q fazia umas acelerações engraçadas. A seguir veio o 306 cá para casa e entretanto tirei a carta, portanto foi o primeiro carro q guiei legalmente na estrada (tirando os Saxo e AX onde fiz a condução para a carta). Foi neste q tive as primeiras emoções ao volante e apanhei os meus primeiros sustos, como uma atravessadela em auto-estrada por causa de um cão q se meteu no meu caminho...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Comecei ao colo do meu pai num Ford Cortina 1.3
                                          Mas a conduzir mesmo sozinho foi aos 15 ou 16 num Fiat Tipo 1.1 a carburador ainda, com direcção assistida a musculo.
                                          Aprendi muito com esse carro, faz bem começar por baixo sem duvida. Não havia ABS nem EBD nem outras siglas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ChicoZé Ver Post
                                            Esses corsas motor isuzo são duros, isso nem vai abaixo
                                            Vai Abaixo vai. podes crer q vai! e de facto sao bem duros!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Comecei aos 16 anos no VW passat 1.6 td ainda tenho esse carro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu aprendi a conduzir aos 15, na praia de Quiaios, no Honda Accord, com o meu pai ao lado.

                                                A arrancar correu tudo bem (até porque já era comum chegar os carros atrás e à frente), mas depois houve alguns solavancos nas passagens de caixa, especialmente de 1ª para 2ª, algumas travagens bruscas e rotações descontroladas.

                                                Ainda me lembro da primeira sensação que tive, sentir que estava a comandar um carro, ver aquele capot enorme a engolir a estrada, inesquecível!

                                                Lembro-me que achei tudo tão leve e sensível, direcção levíssima, pedais levíssimos que tinham de ser tocados com a maior das sensibilidades, e a caixa.. ao início tinha de olhar para ela para saber em que relação estava e para engrenar as mudanças.


                                                Bons tempos, já lá vão 9 aninhos...


                                                PS: Esta foi a 1ª vez, depois disso ainda dei umas voltitas com o Fiat Bravo e com um Peugeot 306, autênticos brinquedos ao pé do Honda (ou talvez me parecesse na altura, devido a ter já tido alguma experiência anterior).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  FIAT 127

                                                  Os piões foram com um FIAT UNO 60 SL, um 70 SX, e um MINI 1000 da mãe!

                                                  PS: Adorava Fiat´s e Lancia´s! Ainda gosto!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    suzuky santana 1.0

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Citrôen Visa II Super E

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Comecei a conduzir com 10 anecos no bj40 do meu pai, dei alguns piões num uno 60s com uns 14/15 anos, o primeiro "susto" foi com o corsa... quando o fiz dar uma volta de 180º numa rotunda exactamente 6 meses depois de ter a carta

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Com 7 ou 8 anos tomava conta do volante do Ford Capri vermelho (LINDO! Pai: Porque não ficaste com este carro até aos dias de hoje??!!!).

                                                          Aos 11 ou 12 já arrancava e manobrava o Grande Renault Super 5 1.1 GL

                                                          Depois disto, só aos 18, na Escola de condução. Quando fui tirar a carta sabia a teoria todinha! Mas prática, nenhuma!

                                                          E assim aprendi num Suzuki GrandVitara 2.0D!

                                                          Tive um grande instrutor! Sr. João Santos, um grande abraço!

                                                          2 anos depois de tirar a carta ficou-me entregue um Citroen Saxo que era do meu Pai e que ele tinha comprado novo. Ainda hoje o estimo (muito!).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Comecei muito cedo a andar de trator, com uns 5/6 anos. Aos 10/12 já tinha muita prática de trator seja a andar normalmente ou em manobras com atrelado atrás, que não é nada fácil para aquela idade

                                                            Depois entre os 12 e 13 comecei a tirar o carro da garagem e metê-lo de marcha atrás.

                                                            E aos 14/15 já conduzia na estrada com o meu pai ao lado. Fiz dezenas de viagem à noite entre Arouca e Aveiro naquelas estradas cheias de curvas

                                                            O carro principal era o golf III 1.9 TD que serviu para a minha mãe, o meu irmão e eu aprender a conduzir. Ainda é o carro que o meu pai anda!

                                                            Às vezes lá ia o kadett 1.4s..

                                                            Velhos tempos

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X