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Fiat 1.3 multijet, Mito vs Realidade

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    Fiat 1.3 multijet, Mito vs Realidade

    Boas pessoal, sou um alfista e um admirador da Fiat, no entanto lanço este tópico porque fiquei algo intrigado com os comentários do mecânico aquando da revisão do meu Fiat punto td..segundo ele os novos motores 1.3 mjet ao contrário dos 1.9 mjet, são dos piores em termos de fiabilidade (segundo a sua experiência).."aquilo dá muita barracada, é juntas é correia de distribuição que parte com facilidade..são dos motores que os sucateiros mais têm á venda, afirma!! Por exemplo, se o carro ficar sem bateria e tentares empurra-lo estas sujeito a partir a correia de distribuição e causar graves danos no motor, porque esta funciona por corrente (foi algo assim parecido que ele disse)"..
    O mecânico refere ainda que os 1.4 HDI são muito bons e os 1.5 dci ja dão alguma barracada, de qualquer forma bem melhores que os 1.3 mjet..

    A minha questão é: Quem tem carros com estes motores, tem alguma razão de queixa, deram problemas? Que acham da sua fiabilidade?

    Ja li a falar bem destes motores, mas também não me pareceu que esse mecânico tivesse com interesse em mentir..não sei, digam de vossa justiça!!

    #2
    Originalmente Colocado por addt Ver Post
    Boas pessoal, sou um alfista e um admirador da Fiat, no entanto lanço este tópico porque fiquei algo intrigado com os comentários do mecânico aquando da revisão do meu Fiat punto td..segundo ele os novos motores 1.3 mjet ao contrário dos 1.9 mjet, são dos piores em termos de fiabilidade (segundo a sua experiência).."aquilo dá muita barracada, é juntas é correia de distribuição que parte com facilidade..são dos motores que os sucateiros mais têm á venda, afirma!! Por exemplo, se o carro ficar sem bateria e tentares empurra-lo estas sujeito a partir a correia de distribuição e causar graves danos no motor, porque esta funciona por corrente (foi algo assim parecido que ele disse)"..
    O mecânico refere ainda que os 1.4 HDI são muito bons e os 1.5 dci ja dão alguma barracada, de qualquer forma bem melhores que os 1.3 mjet..

    A minha questão é: Quem tem carros com estes motores, tem alguma razão de queixa, deram problemas? Que acham da sua fiabilidade?

    Ja li a falar bem destes motores, mas também não me pareceu que esse mecânico tivesse com interesse em mentir..não sei, digam de vossa justiça!!



    Nunca ouvi tal coisa!!!!,pelo contrário,são motores bastante fiaveis e em muitos carros já com muitos milhares de km´s em cima,no meu caso já vou com o segundo multijet 90cv e até agora zero problemas!!!
    Esse teu mecanico não deve peceber muito dos m-jet!!!

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      #3
      ora bem, já pensaste noutras escolhas sobre rodas...

      em termos de fiailidade... é tudo muito bonito até nos calhar um azar a nós

      desses o melhorzito é mesmo o hdi, mas mesmo assim, o melhor hdi é o 1.6...talvez o melhor diesel de baixo valor...

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        #4
        Nem sei se me rio ou não.

        O 1.3 Multijet não têm correia de distribuição. É de corrente.

        Só por ai´o mecânico já está a falhar. E brutalmente.

        Tenho que me rir. lol

        Do que tenho visto, lido e falado, os 1.3 Multijet até são muito fiáveis. Existem em carros como a Doblos e fazem centenas de milhares de kilómetros.

        Isso é até partirem a correia de distribuição, que não existe. lol

        Comentário


          #5
          Também já ouvi falar de pessoas que se queixam das correias, mas isto no CDTI (é o mesmo certo?). Não posso dizer nada deste porque nunca tive contacto com nenhum.

          Já do 1.4 HDI posso falar. Alguns colegas meus têm e até um tio meu tem uma frota de 207's 1.4 HDI. Para já só dizem bem, apesar de não os terem há muito tempo...

          Comentário


            #6
            E esse pensamento em relação aos FIAT's é mais que comum.

            Quando fui trocar os 4 pneus do meu carro o gajo olhou para as pastilha. Estão novas.
            Aqui estão elas com 59.000km.

            Eu disse-lhe que fazia muita AE. A resposta dele foi que o carro devia travar mal. lol Até que o outro gajo disse-lhe que não tinha calo nos discos. Ai calou-se.

            Se fosse um VW, ele dizia que o material era bom e que nem se gastava. Como era um FIAT não valia nada.

            É a mentalidade tipica.

            Comentário


              #7
              Toda a gente que conheço que tem carros com esse motor não teve problemas. E o que tem mais km é um punto de 2003, já leva 140 mil km e problemas de motor, nenhum. É também conhecido por ser fiável...

              Comentário


                #8
                dito por mecanico opel k trabalhou com os 1.3 dos opeis acho k a corrente k comanda a distribuiçao dá alguns problemas, o tensor k mantem a corrente no sitio volta e meia nao trabalha(acho k trabalha por pressao de oleo) e deixa a corrente saltar uns pontos e descomandar o motor.

                pelo k ouço o 1.3m-jet nao da assim mts problemas
                mas tb nao e isento

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                  Nem sei se me rio ou não.

                  O 1.3 Multijet não têm correia de distribuição. É de corrente.

                  Só por ai´o mecânico já está a falhar. E brutalmente.

                  Tenho que me rir. lol

                  Do que tenho visto, lido e falado, os 1.3 Multijet até são muito fiáveis. Existem em carros como a Doblos e fazem centenas de milhares de kilómetros.

                  Isso é até partirem a correia de distribuição, que não existe. lol
                  as correntes tb partem ....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ohbaca Ver Post
                    dito por mecanico opel k trabalhou com os 1.3 dos opeis acho k a corrente k comanda a distribuiçao dá alguns problemas, o tensor k mantem a corrente no sitio volta e meia nao trabalha(acho k trabalha por pressao de oleo) e deixa a corrente saltar uns pontos e descomandar o motor.

                    pelo k ouço o 1.3m-jet nao da assim mts problemas
                    mas tb nao e isento





                    De todos os 1.3 que conheco ,nenhum até agora deu problemas,tirando os casos da erg suja,por culpa das repros!!!!...de resto sempre a andar!!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ohbaca Ver Post
                      as correntes tb partem ....


                      Mostra lá aqui um caso de um 1.3m-jet com corrente partida??!!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ohbaca Ver Post
                        as correntes tb partem ....
                        Tudo parte. Agora dizerem que parte a correia de distribuição quando ela nem existe é de rir.
                        Depois de ler melhor até fala na corrente. E que parte se pegarem o carro de empurrão?
                        É algo que nunca ouvi sequer falar. E a unica coisa que sei é que os carros a diesel não devem ser metidos a pegar dessa maneira.

                        O que escreveste atrás já ouvi falar. Problemas todos os motores dão.
                        O que interessa saber é com que frequencia. E a verdade é que não há problemas crónicos associados ao 1.3 Multijet. É dos motores mais fiáveis do mercado.
                        Editado pela última vez por rogerAjacto; 07 February 2009, 20:44.

                        Comentário


                          #13
                          Diz ao teu mecanico para se dedicar ao Tarot...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                            Tudo parte. Agora dizerem que parte a correia de distribuição quando ela nem existe é de rir.
                            Depois de ler melhor até fala na corrente. E que parte se pegarem o carro de empurrão?
                            É algo que nunca ouvi sequer falar. E a unica coisa que sei é que os carros a diesel não devem ser metidos a pegar dessa maneira.

                            O que escreveste atrás já ouvi falar. Problemas todos os motores dão.
                            O que interessa saber é com que frequencia. E a verdade é que não há problemas crónicos associados ao 1.3 Multijet. É dos motores mais fiáveis do mercado.
                            o facto de pegar de empurrao vai exercer uma força subita sobre a corrente\correia de distribuiçao e acontece a correia\corrente saltar dentes
                            os diesel como tem mais compressao maior é essa força
                            eu ja vi em camioes a corrente de distribuiçao partida , nao é nada de outro mundo

                            sobre o motor ja ouvi falat mt bem mas nao e o primeiro k depois de uns anos e k se descobrem os problemas

                            agora penso k talvez tendo em atençao k o tal tensor trabalha sobre pressao de oleo
                            e com um 1.3 mjet a pegar de empurrao, como nao há pressao de oleo a corrente fica solta
                            (mas tb a pegar normalmente tb nao funcionava ???)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ohbaca Ver Post
                              o facto de pegar de empurrao vai exercer uma força subita sobre a corrente\correia de distribuiçao e acontece a correia\corrente saltar dentes
                              os diesel como tem mais compressao maior é essa força
                              eu ja vi em camioes a corrente de distribuiçao partida , nao é nada de outro mundo

                              sobre o motor ja ouvi falat mt bem mas nao e o primeiro k depois de uns anos e k se descobrem os problemas

                              agora penso k talvez tendo em atençao k o tal tensor trabalha sobre pressao de oleo
                              e com um 1.3 mjet a pegar de empurrao, como nao há pressao de oleo a corrente fica solta
                              (mas tb a pegar normalmente tb nao funcionava ???)

                              Casos em que o tensor não funciona por falta de oleo também podem estar associados a falta de oleo no motor, e isso é descuido do utilizador. Também podem haver casos de problemas do motor.
                              Não são infaliveis, como em tudo na vida.

                              O meu por acaso nunca gastou muito oleo, mas se não tivesse atenção podia chegar a um nível critico. Gastou 1,2l até aos 30.000km. O motor leva só 3,5l.
                              Dos 30 aos 60.000km levou apenas 0,2l.
                              A lata de 2l que comprei no inico ainda têm oleo. Supostamente 0,6l.

                              Muitos dos 1.3 Multijet estão montados em carros de trabalho, que como toda gente sabe, não têm o melhor tratamento. Muitas vezes não são de quem os conduz e isso é meio caminho andado para maus tratos. Mas mesmo em carros de trabalho tenho ouvido falar bem do motor.

                              Já está no mercado a alguns anos, já existem viaturas com muitas centenas de km's com ele. Não precisa de provar mais nada. O tempo de ocorrerem falhas devido ao uso prolongado já passou.

                              Comentário


                                #16
                                eu tou a dizer isto mas comprava um 1.3 mjet , este tipo de problemas acontecem em todos os motores do genero
                                quanto mais complexos e vanguardistas pior se torna criar motores fiaveis

                                Comentário


                                  #17
                                  Fala muito esse mecânico mas se calhar não sabe tudo.

                                  Os 1.3 deram problemas na corrente de distribuição na primeira serie, dado que não tinham umas guias e acabavam por desgastar excessivamente os carretos. Problema resolvido e as peças que estão à venda estão livres desse defeito.

                                  Já com as juntas parece que houve um problema em alguns motores que saíram nos Puntos mas também foi resolvido. Fora isso as juntas funcionam normalmente.

                                  Já agora, não se podem empurrar muitos carros pois a esmagadora maioria funciona por corrente .

                                  Provavelmente ele não referiu estes pormenores mas se era para dizer mal..eheh.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ohbaca Ver Post
                                    dito por mecanico opel k trabalhou com os 1.3 dos opeis acho k a corrente k comanda a distribuiçao dá alguns problemas, o tensor k mantem a corrente no sitio volta e meia nao trabalha(acho k trabalha por pressao de oleo) e deixa a corrente saltar uns pontos e descomandar o motor.

                                    pelo k ouço o 1.3m-jet nao da assim mts problemas
                                    mas tb nao e isento
                                    Claro que não é insento, mas o teu mecanico tambem te devia ter dito que o tensor tem uma mola,e essa mola serve para alguma coisa, até podes perguntar a ele como é que ele tensiona a correia quando comanda um motor desses,!!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ohbaca Ver Post
                                      o facto de pegar de empurrao vai exercer uma força subita sobre a corrente\correia de distribuiçao e acontece a correia\corrente saltar dentes
                                      os diesel como tem mais compressao maior é essa força
                                      eu ja vi em camioes a corrente de distribuiçao partida , nao é nada de outro mundo

                                      sobre o motor ja ouvi falat mt bem mas nao e o primeiro k depois de uns anos e k se descobrem os problemas

                                      agora penso k talvez tendo em atençao k o tal tensor trabalha sobre pressao de oleo
                                      e com um 1.3 mjet a pegar de empurrao, como nao há pressao de oleo a corrente fica solta
                                      (mas tb a pegar normalmente tb nao funcionava ???)
                                      Já agora, que camiões eram esses?

                                      Comentário


                                        #20
                                        "Já agora, não se podem empurrar muitos carros pois a esmagadora maioria funciona por corrente ."
                                        ?????????????????????????????????????????????????? ?????
                                        sim em 1940

                                        eram canters, com motor k ja tinha tecnologia mercedes ;)

                                        xjr1300 tens a certeza k o tensor é de mola no mjet?
                                        nao sei como se tensiona a corrente no mjet mas posso descobrir

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ohbaca Ver Post
                                          "Já agora, não se podem empurrar muitos carros pois a esmagadora maioria funciona por corrente ."
                                          ?????????????????????????????????????????????????? ?????
                                          sim em 1940

                                          eram canters, com motor k ja tinha tecnologia mercedes ;)

                                          xjr1300 tens a certeza k o tensor é de mola no mjet?
                                          nao sei como se tensiona a corrente no mjet mas posso descobrir
                                          Tenho a certeza que tem uma mola!!mola essa que serve para a tençaõ inicial de trabalho do tensor,
                                          mesmo que rodes o motor á mão a correia está sempre esticada, obviamente que se deres ao arranque a pressaõ de oleo encarrega-se de fazer o resto do trabalho.
                                          Alêm disso este tensor não é novidade nos motores disel e gasolina já se usou á descadas atrás e continua a usar,

                                          Comentário


                                            #22
                                            A única critica que ouvi desse motor foi que as primeiras unidades, ainda só havia o de 1.3 de 70cv, é que bebiam muito óleo. Isso foi corrigido e actualmente acho bastante fiável, aguentando muitos esticanços.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                              Nem sei se me rio ou não.

                                              O 1.3 Multijet não têm correia de distribuição. É de corrente.

                                              Só por ai´o mecânico já está a falhar. E brutalmente.

                                              Tenho que me rir. lol

                                              Do que tenho visto, lido e falado, os 1.3 Multijet até são muito fiáveis. Existem em carros como a Doblos e fazem centenas de milhares de kilómetros.

                                              Isso é até partirem a correia de distribuição, que não existe. lol
                                              Nem mais esse motor é de corrente e não de correia(grande mecanico).
                                              Já tive um Fiesta 1.4 Tdci e um Focus 1.6 tdci que são a mesma coisa que HDI e posso dizer que não são nada de especial, então para partirem volantes de motor são um mimo devido a serem bi-massa.
                                              Gostei tanto desse motores que agora tenho Fiat
                                              Abraço a todos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ohbaca Ver Post
                                                "Já agora, não se podem empurrar muitos carros pois a esmagadora maioria funciona por corrente ."
                                                ?????????????????????????????????????????????????? ?????
                                                sim em 1940

                                                eram canters, com motor k ja tinha tecnologia mercedes ;)

                                                xjr1300 tens a certeza k o tensor é de mola no mjet?
                                                nao sei como se tensiona a corrente no mjet mas posso descobrir
                                                Pois, como disseste camiões pensei que fosse Camiões .

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                                                  #25
                                                  Já nem me lembrava da questão do óleo.

                                                  O problema foi que usavam óleo 0W-30 e durante a rodagem o motor bebia bastante, aliando o facto de as revisões serem de 50mil em 50mil kms.

                                                  Mudaram para 5W-30, revisões de 30mil em 30mil e problema resolvido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por xjr1300 Ver Post
                                                    Claro que não é insento, mas o teu mecanico tambem te devia ter dito que o tensor tem uma mola,e essa mola serve para alguma coisa, até podes perguntar a ele como é que ele tensiona a correia quando comanda um motor desses,!!!
                                                    Originalmente Colocado por xjr1300 Ver Post
                                                    Tenho a certeza que tem uma mola!!mola essa que serve para a tençaõ inicial de trabalho do tensor,
                                                    mesmo que rodes o motor á mão a correia está sempre esticada, obviamente que se deres ao arranque a pressaõ de oleo encarrega-se de fazer o resto do trabalho.
                                                    Alêm disso este tensor não é novidade nos motores disel e gasolina já se usou á descadas atrás e continua a usar,

                                                    Nao sabia, agora respondeste ao pk de eles descomandarem com o trabalhar de empurrao,(nao tou a dizer k descomandem logo so por por a trabalhar de empurrao!!!)
                                                    e k essa tensao inicial pode ser insuficiente para um empurrao mt brusco para o motor.
                                                    (tou a dizer isto mas sem ter nenhuma certeza!)
                                                    sei e k arrancar com empurrao é um esforço para a parte da distruibuiçao pois ela faz de mola a esse esforço.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                      Pois, como disseste camiões pensei que fosse Camiões .
                                                      :D

                                                      já é considerado pesado de mecadorias....(por pouco)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        tenho um 1.3 90 cv com 34 mil num ano e 3 meses..

                                                        a unica chatice é o alternador que chiava...era da polie...

                                                        levou novo..mas agora parece que em 5 e em 6 quando piso...so nas 1800 rotacoes...parece que o rolamento ou a correia dele..patina...

                                                        vou a fiat averiguar

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Coincidência ou não, o meu mecânico também não curte muito os multijet... Por causa do "medo" já generalizado, em vez de mudar o óleo aos 30kkm vou reduzir o intervalo para 15/20 kkm, mantendo claro um óleo com as especificações adequadas. Não sei se ajuda, mas estou convencido que mais de 20 kkm é exagerado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ohbaca Ver Post
                                                            Nao sabia, agora respondeste ao pk de eles descomandarem com o trabalhar de empurrao,(nao tou a dizer k descomandem logo so por por a trabalhar de empurrao!!!)
                                                            e k essa tensao inicial pode ser insuficiente para um empurrao mt brusco para o motor.
                                                            (tou a dizer isto mas sem ter nenhuma certeza!)
                                                            sei e k arrancar com empurrao é um esforço para a parte da distruibuiçao pois ela faz de mola a esse esforço.
                                                            Mesmo que metas o carro a trabalhar de empurrão ou esticão, o motor roda sempre no sentido de rotação para o qual foi desenhado para trabalhar , ou para a esquerda ou para a direita, isto se tivermos de frente para o motor do lado da distribuição, e se roda nesse sentido não tem obrigação de descomandar,porque como é obvio rodando no sentido de rotação do motor a correia fica esticada,
                                                            Em condições normais não tem obrigação de descomandar, a não ser que haja algum problema á posterior

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