Hoje fui buscar um Seat Leon 1.4 85cv como carro de substituição.
Antes de perceber que era este modelo ainda tive uns momentos de alegria a pensar que ia experimentar um tdi no leon, mas não.
Como nunca tinha tido nenhum contacto com este carro, aproveitei para deixar aqui a minha opinião.
A primeira sensação ao entrar no carro foi muito desagradável. Os plásticos não têm um aspecto de qualidade (antes pelo contrário), o toque do volante parece um plástico desagradável, frio e duro e o facto de ser um carro de aluguer com 2 anos e 45.000 kms não ajudam (nem tapetes tem).
Depois as coisas melhoraram.
Uma análise mais cuidada demonstra que afinal os plásticos superiores do tablier até são relativamente macios, e onde tem plásticos duros quase todos os carros do segmento têm.
Ao começar a andar, salta imediatamente uma coisa à vista – a caixa é muito curta.
Para dar uma ideia, ele rola a 30 km/h em quarta sem se queixar, e em 5ª a 120 km/h vai um bom bocado acima das 3400 rpm.
No entanto, este escalonamento de caixa serve na perfeição para disfarçar que o carro só tem 85cv para 1176 kg. No trajecto em que experimentei puxar as mudanças ao corte (5800 rpm), o carro sobe de velocidade de um modo que achei muito interessante para tão pouca potência.
Outro ponto curioso, é que a 120 km/h e apesar de já ir com alguma rotação, não se ouve o motor. Talvez porque ele seja abafado pelo ruído de rolamento (aqui pior do que o C4), mas o facto é que não se ouve.
Depois com uma caixa daquelas, seria de esperar que fizesse consumos elevados em ritmos de AE, mas pelo menos até aos 120 não verifiquei isso.
Fiz Sintra – Alfragide e voltei (IC 19 sem trânsito), entre os 100 e os 120 km/h e tinha uma média de 5,8 litros no CB. Muito interessante !
O conforto (tão criticado aqui) não me parece assim tão mau. Esta unidade tem jantes 16 e devo dizer que sinto menos os buracos e irregularidades do que no meu C4 (jante 17, é certo). Os bancos do Leon são muito mais rijos do que os do Citroen, mas não me pareceram desconfortáveis, pois dão um apoio interessante.
Também já deu para entender que de facto é um carro muito divertido a curvar, e não se sente adornar quase nenhum. Consegue mesmo adornar menos do que o C4 com jante 17 (que em linha recta parece ter uma suspensão mais rija).
Só como curiosidade final, para quem conhece carros alemães VAG, nota-se que este é da família, quer pela caixa, quer pelos CB que funcionam exactamente do mesmo modo, entre outros pormenores.
Resumindo: O Leon é de facto um carro bastante interessante no segmento e preço. Mesmo esta versão parece fazer consumos muito interessantes (daqui a uns dias terei uma ideia correcta dos consumos com trânsito intenso) e com um desempenho que não envergonha ninguém (no segmento de motor, note-se).
Não terá a qualidade interior de um Golf, mas em contrapartida tem um visual muito mais jovem e irreverente. Achei particularmente interessante a solução de abertura das portas traseiras, diferente do habitual no segmento.
Sendo este o Leon mais fraquinho de todos, tenho de dizer que é uma boa solução no segmento C para quem não queira gastar muito dinheiro, não faça muitos kms e não seja muito acelera.
Recomendado.
Antes de perceber que era este modelo ainda tive uns momentos de alegria a pensar que ia experimentar um tdi no leon, mas não.
Como nunca tinha tido nenhum contacto com este carro, aproveitei para deixar aqui a minha opinião.
A primeira sensação ao entrar no carro foi muito desagradável. Os plásticos não têm um aspecto de qualidade (antes pelo contrário), o toque do volante parece um plástico desagradável, frio e duro e o facto de ser um carro de aluguer com 2 anos e 45.000 kms não ajudam (nem tapetes tem).
Depois as coisas melhoraram.
Uma análise mais cuidada demonstra que afinal os plásticos superiores do tablier até são relativamente macios, e onde tem plásticos duros quase todos os carros do segmento têm.
Ao começar a andar, salta imediatamente uma coisa à vista – a caixa é muito curta.
Para dar uma ideia, ele rola a 30 km/h em quarta sem se queixar, e em 5ª a 120 km/h vai um bom bocado acima das 3400 rpm.
No entanto, este escalonamento de caixa serve na perfeição para disfarçar que o carro só tem 85cv para 1176 kg. No trajecto em que experimentei puxar as mudanças ao corte (5800 rpm), o carro sobe de velocidade de um modo que achei muito interessante para tão pouca potência.
Outro ponto curioso, é que a 120 km/h e apesar de já ir com alguma rotação, não se ouve o motor. Talvez porque ele seja abafado pelo ruído de rolamento (aqui pior do que o C4), mas o facto é que não se ouve.
Depois com uma caixa daquelas, seria de esperar que fizesse consumos elevados em ritmos de AE, mas pelo menos até aos 120 não verifiquei isso.
Fiz Sintra – Alfragide e voltei (IC 19 sem trânsito), entre os 100 e os 120 km/h e tinha uma média de 5,8 litros no CB. Muito interessante !
O conforto (tão criticado aqui) não me parece assim tão mau. Esta unidade tem jantes 16 e devo dizer que sinto menos os buracos e irregularidades do que no meu C4 (jante 17, é certo). Os bancos do Leon são muito mais rijos do que os do Citroen, mas não me pareceram desconfortáveis, pois dão um apoio interessante.
Também já deu para entender que de facto é um carro muito divertido a curvar, e não se sente adornar quase nenhum. Consegue mesmo adornar menos do que o C4 com jante 17 (que em linha recta parece ter uma suspensão mais rija).
Só como curiosidade final, para quem conhece carros alemães VAG, nota-se que este é da família, quer pela caixa, quer pelos CB que funcionam exactamente do mesmo modo, entre outros pormenores.
Resumindo: O Leon é de facto um carro bastante interessante no segmento e preço. Mesmo esta versão parece fazer consumos muito interessantes (daqui a uns dias terei uma ideia correcta dos consumos com trânsito intenso) e com um desempenho que não envergonha ninguém (no segmento de motor, note-se).
Não terá a qualidade interior de um Golf, mas em contrapartida tem um visual muito mais jovem e irreverente. Achei particularmente interessante a solução de abertura das portas traseiras, diferente do habitual no segmento.
Sendo este o Leon mais fraquinho de todos, tenho de dizer que é uma boa solução no segmento C para quem não queira gastar muito dinheiro, não faça muitos kms e não seja muito acelera.
Recomendado.
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