Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seat Leon 1.4 85cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Test-drive] Seat Leon 1.4 85cv

    Hoje fui buscar um Seat Leon 1.4 85cv como carro de substituição.
    Antes de perceber que era este modelo ainda tive uns momentos de alegria a pensar que ia experimentar um tdi no leon, mas não.

    Como nunca tinha tido nenhum contacto com este carro, aproveitei para deixar aqui a minha opinião.

    A primeira sensação ao entrar no carro foi muito desagradável. Os plásticos não têm um aspecto de qualidade (antes pelo contrário), o toque do volante parece um plástico desagradável, frio e duro e o facto de ser um carro de aluguer com 2 anos e 45.000 kms não ajudam (nem tapetes tem).

    Depois as coisas melhoraram.
    Uma análise mais cuidada demonstra que afinal os plásticos superiores do tablier até são relativamente macios, e onde tem plásticos duros quase todos os carros do segmento têm.
    Ao começar a andar, salta imediatamente uma coisa à vista – a caixa é muito curta.
    Para dar uma ideia, ele rola a 30 km/h em quarta sem se queixar, e em 5ª a 120 km/h vai um bom bocado acima das 3400 rpm.
    No entanto, este escalonamento de caixa serve na perfeição para disfarçar que o carro só tem 85cv para 1176 kg. No trajecto em que experimentei puxar as mudanças ao corte (5800 rpm), o carro sobe de velocidade de um modo que achei muito interessante para tão pouca potência.
    Outro ponto curioso, é que a 120 km/h e apesar de já ir com alguma rotação, não se ouve o motor. Talvez porque ele seja abafado pelo ruído de rolamento (aqui pior do que o C4), mas o facto é que não se ouve.
    Depois com uma caixa daquelas, seria de esperar que fizesse consumos elevados em ritmos de AE, mas pelo menos até aos 120 não verifiquei isso.
    Fiz Sintra – Alfragide e voltei (IC 19 sem trânsito), entre os 100 e os 120 km/h e tinha uma média de 5,8 litros no CB. Muito interessante !

    O conforto (tão criticado aqui) não me parece assim tão mau. Esta unidade tem jantes 16 e devo dizer que sinto menos os buracos e irregularidades do que no meu C4 (jante 17, é certo). Os bancos do Leon são muito mais rijos do que os do Citroen, mas não me pareceram desconfortáveis, pois dão um apoio interessante.

    Também já deu para entender que de facto é um carro muito divertido a curvar, e não se sente adornar quase nenhum. Consegue mesmo adornar menos do que o C4 com jante 17 (que em linha recta parece ter uma suspensão mais rija).

    Só como curiosidade final, para quem conhece carros alemães VAG, nota-se que este é da família, quer pela caixa, quer pelos CB que funcionam exactamente do mesmo modo, entre outros pormenores.

    Resumindo: O Leon é de facto um carro bastante interessante no segmento e preço. Mesmo esta versão parece fazer consumos muito interessantes (daqui a uns dias terei uma ideia correcta dos consumos com trânsito intenso) e com um desempenho que não envergonha ninguém (no segmento de motor, note-se).
    Não terá a qualidade interior de um Golf, mas em contrapartida tem um visual muito mais jovem e irreverente. Achei particularmente interessante a solução de abertura das portas traseiras, diferente do habitual no segmento.

    Sendo este o Leon mais fraquinho de todos, tenho de dizer que é uma boa solução no segmento C para quem não queira gastar muito dinheiro, não faça muitos kms e não seja muito acelera.

    Recomendado.

    #2
    Test-drive interessante, com consumos interessantes

    É importante frisar que utilizaste uma faixa de velocidades onde os consumos não costumam ser elevados, se andasses a 140, ou em cidade, garantidamente os 5.8 vão ao ar!!!

    Lá em casa mora um Corolla 1.4 VVT-I de 97cv, já fiz 5.9 com A/C e 4 pessoas, nessas velocidades, e há aqui malta a fazer pouco mais de 5!!! Mas eu mesmo lhe fiz várias vezes 8 e 10 aos 100!!!

    Claro que, como mencionaste, para quem não compensar o Diesel, é uma excelente proposta, a um excelente preço

    Comentário


      #3
      A suspensão menos amigável é a do Sport Up, esse deve ser um Stylance.

      E os consumos são de facto bons, mas com trajectos mais fechados (ou AE com velocidades de cruzeiro em torno dos 140km/h) como já disseram, vão ar ao num instante.

      Comentário


        #4
        Relativamente ao consumo, o carro vai fazer agora na próxima semana o IC 19 em horas de algum (bastante) pára-arranca e que vai dar para ter uma noção mais exacta.

        Depois coloco aqui os valores.

        Comentário


          #5
          Sim para alem, de o Sport up ter um acabamento final muito superior ao Stylance, tem uns bancos com um apoio superior assim como uma suspenção mais rija.

          Mas por exemplo o Scirroco com jante 18 ao lado do Sport Up, o Leon é um carro comfortável!

          Quanto ao carro em si, por mais 3.000 € existe o tsi de 125 cv que é outra louça! Agora Qualidade/Preço esse carro esta muito apetecivel, principalmente quem não for "Piloto".

          Comentário


            #6
            Caixas curtas para motores pouco potentes têm que ser regra porque o andamento em cidade pode ser penoso.

            Infelizmente nunca entrei num Leon, mas pelas imagens a consola desilude muito.
            Como são os plásticos desta última?

            Já agora, o tacto da caixa é interessante ou nem por isso? Disseste que era ao estilo VW, o que por acaso não me agrada nada. São muito insípidas.
            Conduzi um Ibiza 1.4 TDi e o manuseio da caixa era muito pouco interessante.

            Comentário


              #7
              Pela descrição do volante deve ser o Reference (Stylance não é de certeza).
              Só foi pena ser o motor mais fraquinho.
              De facto os plásticos da consola (e o seu próprio desenho) não são felizes, mas o carro tem outros atributos. (mas como eu digo eu sou suspeito por isso não falo mto)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                Caixas curtas para motores pouco potentes têm que ser regra porque o andamento em cidade pode ser penoso.

                Infelizmente nunca entrei num Leon, mas pelas imagens a consola desilude muito.
                Como são os plásticos desta última?

                Já agora, o tacto da caixa é interessante ou nem por isso? Disseste que era ao estilo VW, o que por acaso não me agrada nada. São muito insípidas.
                Conduzi um Ibiza 1.4 TDi e o manuseio da caixa era muito pouco interessante.

                A consola em si não me parece ter um plástico de grande qualidade, aliás, era o que eu alteraria no carro.

                A caixa tem um curso muito curto e é rápida.

                Comentário


                  #9
                  Penso que o desenho da consola aprende-se a gostar, pelo menos a 1 vez que entrei no leon detestei, achei o carro por dentro horrivel, com o tempo acabei por comprar um! Agora, tenho que admitir que ha pequenas falhas, no interior do Leon e o desenho da consola é o que menos me chateia. A posição de condução, a "diversão" que este proporciona esta acima de um "mau" desenho da consola. O meu carro devido a ter suspenção desportiva tenho um ou outro barulhinho parasita. Ne geral acho o leon um excelente "Value for Money".

                  Comentário


                    #10
                    Já conduzi um Sport Limited com esse motor e adorei a condução.

                    O interior a mim agrada-me. E gostei do som do motor. Já o conforto foi do pior que já vi.

                    Comentário


                      #11
                      O Sport Limited é superior ao reference em termos de equipamento/qualidade do tablier, mas em termos de suspenção são semelhantes. Mas porque o consideras desconfortável? Duro?

                      Comentário


                        #12
                        Fiz uma viagem Famalicão-Braga (trajecto curto e a estrada é boa; mas ainda andei alguns quilómetros em paralelo e estrada esburacada em Famalicão) e cheguei a Braga mal das costas, e não estou a exagerar.

                        Até me deu a sensação que o problema seria dos bancos e nem tanto da suspensão, mas já ouvi falar que é a suspensão que deita tudo a perder... Não sei, mas conforto foi para esquecer.

                        Comentário


                          #13
                          Uma colega aqui do trabalho tem um, e pode ter muitos atributos, mas aquele interior é do mais simples e feio que tenho visto (isto aos meus padrões de beleza).
                          Não gosto mesmo nada daquela consola central.

                          Comentário


                            #14
                            O Leon é um carro porreiro, os materiais não são nada de especial, mas a montagem e a ergonomia do carro são boas.

                            Test-drive muito simples e claro. Quanto custa esse carro ?

                            Comentário


                              #15
                              Tive contacto com um durante 9 meses em regime quase diário e realmente o carro surpreende em alguns aspectos, a começar pelo motor q se aguenta melhor do q os 85cv poderiam supor, até ao comportamento e espaço interior. Mas considero o carro demasiado barulhento e duro de bancos (a suspensão até é tolerante), e algo claustrofóbico pela linha de cintura alta. Gosto bastante do Leon, mas não conseguia conviver com ele como carro próprio todos os dias.

                              Comentário


                                #16
                                Voces e a mania dos plasticos. Que gente picuinha enfim.

                                Comentário


                                  #17
                                  No configurador indica o preço de 19.970€
                                  Eu acho o carro confortavel qb (drivers edition que é 1 sport limited c/ tecto de abrir), mas são gostos... p.e. não gosto de bancos moles e em vez de claustrofóbico acho-o envolvente (esta é uma caracteristica que aprecio mto aliás).
                                  Só acho estranho tantos users limitarem a opinião à consola e ponto (não só neste tópico, mas têm esse direito!).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    O Leon é um carro porreiro, os materiais não são nada de especial, mas a montagem e a ergonomia do carro são boas.

                                    Test-drive muito simples e claro. Quanto custa esse carro ?
                                    Custa €18 500 (1.4 Reference)
                                    13.7s 0-100, 172Km/h
                                    abs
                                    6 airbags
                                    air condicionado
                                    controlo anti-patinagem/tracção
                                    direcção assistida
                                    retrovisores eléctricos/aquecidos c/ rebatimento eléctrico
                                    indicador pressão dos pneus
                                    radio leitor cd's
                                    tomada 12V
                                    4 vidros eléctricos
                                    só para pôr os mais relevantes. Conclusão é que há muitos do segmento abaixo do Leon que custam o mesmo e não andam mais nem têm o espaço ou comportamento deste.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Era exactamente ai que eu queria chegar para concluir que realmente o carro tem um optimo preço, em qualquer uma das versões!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Bodygard Ver Post
                                        Custa €18 500 (1.4 Reference)
                                        13.7s 0-100, 172Km/h
                                        abs
                                        6 airbags
                                        air condicionado
                                        controlo anti-patinagem/tracção
                                        direcção assistida
                                        retrovisores eléctricos/aquecidos c/ rebatimento eléctrico
                                        indicador pressão dos pneus
                                        radio leitor cd's
                                        tomada 12V
                                        4 vidros eléctricos
                                        só para pôr os mais relevantes. Conclusão é que há muitos do segmento abaixo do Leon que custam o mesmo e não andam mais nem têm o espaço ou comportamento deste.
                                        Este tem ar condicionado automático, cruise control, jantes especiais (16).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          Este tem ar condicionado automático, cruise control, jantes especiais (16).
                                          Extras? ou é outra versão?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se calhar é outra versão.

                                            Como eu não conheço a gama Leon não faço ideia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O meu pai tem um Leon com esse motor, mas é o sport up... Realmente as vezes que o conduzo, ate dá um certo gozo, mexe-se muito bem e bem seguro... O travar é fantastico, e os consumos sao muito bons para um carro com este peso e "tamanho"
                                              Claro que com a suspensao desportiva, jante 5 raios 16", o corpo paga a factura em estradas (muito) degradadas, o que vale é que na minha zona, nao ha quase nenhuma estrada em mau estado, e o meu pai nao se aventura para muito longe!
                                              Os bancos sao muito bons, e caixa bem curta...nesta versao o volante é de pele e a alavanca das mudanças tb, têm um toque muito bom!
                                              O meu pai "nao entra em corridas", mas tem uma mentalidade jovem e agradou-lhe muito a compra do Leon, nunca vi ele a estimar tanto um carro(já teve uns poucos) , e note-se que já tem quase 60 anos!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                Este tem ar condicionado automático, cruise control, jantes especiais (16).

                                                Deve ser um Sport Limited (Sport Up sem susp. desportiva, jantes 16 e sem alarme)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boa Descrição como sempre RCA33.

                                                  Que tal comparas com o Golf IV?
                                                  Perguntei porque estou (eu não, cá em casa) prestes a encomendar um Seat Leon II a gota para substituir o escafiado do meu Golf IV 1.4 de 75 cavalos, claro que não vai ser esse, mas sim o 1.4 TSI de 125 cavalos.

                                                  Amanha ou Sábado vou com o meu pai fazer o Test-Drive.

                                                  Só queria saber se notaste downgrade de interior para o Golf IV? Se bem que o meu não é exemplo para nada... Eu entrei e andei em vários Seat Leon II e gostei imenso dos carros, mas realmente aquela parte em frente ao pendura é de Mas de resto acho muito interessante e adoro ir dentro do carro baixinho baixinho!!! E aqueles bancos ui ui! Isto claro na versão Sport-Up.

                                                  Que opinas / opinam da troca?

                                                  O Meu Golf tem 120 mil quilómetros e é ruidoso parasita por excelência, tal como desconfortável devido ao desgaste anormal dos amortecedores.

                                                  Cumpts.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    Depois as coisas melhoraram.
                                                    Uma análise mais cuidada demonstra que afinal os plásticos superiores do tablier até são relativamente macios, e onde tem plásticos duros quase todos os carros do segmento têm.
                                                    Olha mais um convertido

                                                    Já não és o primeiro aqui no fórum que depois de passar algumas horas com um mudou a opinião vigente de que os interiores do Leon são os piores de sempre de qualquer carro e de qualquer marca incluindo motas e barcos a remos.

                                                    Esse 1.4 85cv já tenho conduzido (a minha rapariga tem um) mas não fiquei tão agradado como tu, talvez por já não pegar num otto "submotorizado" há muito tempo.

                                                    Só um reparo: se achaste o volante fraquinho deves ter um Reference nas mãos, tens maneira de confirmar isso?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rpva Ver Post
                                                      Era exactamente ai que eu queria chegar para concluir que realmente o carro tem um optimo preço, em qualquer uma das versões!
                                                      a comparar com um Ferrari tem um preço optimo.

                                                      A comparar com os rivais tem um preço a altura.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                                        A comparar com os rivais tem um preço a altura.
                                                        Considerei as versões mais baixas, com nível de equipamento equivalente ao Leon.

                                                        - Seat Leon 1.4 Reference - €18 550
                                                        - Mazda 3 1.4 Exclusive - €18 750
                                                        - Peugeot 308 Premium - €19 400
                                                        - Toyota Auris 1.4 Luna - €19 400
                                                        - Ford Focus 1.4 Trend - €19500
                                                        - Citroen C4 1.4i SX - €19 700
                                                        - Fiat Bravo 1.4 Dynamic - €19 900
                                                        - Opel Astra 1.4 Enjoy - €20 200
                                                        - VW Golf 1.4 Trendline - €21 300

                                                        Realmente, está provado que o Leon tem um preço à altura dos rivais

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Dentro do preço, existem poucos modelos com as mesmas caracteristicas que o rpva referiu... se for esta versão em particular então...

                                                          Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                                          a comparar com um Ferrari tem um preço optimo.

                                                          A comparar com os rivais tem um preço a altura.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bodygard Ver Post
                                                            Considerei as versões mais baixas, com nível de equipamento equivalente ao Leon.

                                                            - Seat Leon 1.4 Reference - €18 550
                                                            - Mazda 3 1.4 Exclusive - €18 750
                                                            - Peugeot 308 Premium - €19 400
                                                            - Toyota Auris 1.4 Luna - €19 400
                                                            - Ford Focus 1.4 Trend - €19500
                                                            - Citroen C4 1.4i SX - €19 700
                                                            - Fiat Bravo 1.4 Dynamic - €19 900
                                                            - Opel Astra 1.4 Enjoy - €20 200
                                                            - VW Golf 1.4 Trendline - €21 300

                                                            Realmente, está provado que o Leon tem um preço à altura dos rivais

                                                            hmmm...o que é o nivel de equipamento equivalente?
                                                            o bravo tras ESP, esqueiro e cinzeiro.
                                                            Com pintura metalizada e ar condicionado fica mais barato que isso.
                                                            Ora vai la ao configurador da SEAT e mostra-me esses 18.550 sff.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X