Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiabilidade nos carros desportivos?...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiabilidade nos carros desportivos?...

    Boas, a minha dúvida, julgando eu nunca ter visto aqui um tópico relacionado com isto vai de encontro ao seguinte. Ora tendo eu um pequeno desportivo, gostaria de saber quais têm sido os problemas que mais têm verificado os users que tenham carros desportivos e que pratiquem uma condução mais desportiva e desgastante para o material.
    Sei que existem aqui alguns users com 106 rallye, com clio williams, civic type r, gostava de saber se já tiveram que trocar de caixa, transmissões, rolamentos, apoios de motor, de caixa, que problemas tiveram a nivél de motor, no fundo fazer um apanhado de relatos que possam esclarecer até que ponto um carro desportivo conduzido como tal pode ser fiável.
    cumprs

    #2
    Que carro tens?

    Comentário


      #3
      A maior parte dos carros que tive, foram deste segmento dos desportivos acessíveis, assim os que me lembro são:
      -205 1.6 e 1.9GTI
      -G40
      -19 16v
      -405Mi16
      -AE86
      -Clio Williams
      e mais alguns que não me recordo(!!!!!)

      Sendo que de momento, guardo o williams e o 19...

      Em termos de incidentes, é raro ter disto nos meus carros, porque sou muito cuidadoso com a manutenção e respeito os intervalos de manutenção religiosamente. Prefiro gastar na prevenção, em vez de gastar na reparação, e nota que os meus carros não são poupados a andamentos mais fortes embora que esporádicos, mas também adequo a manutenção a isto mesmo, e o Williams para além de um Track Day, tem de lidar muitas vezes com trânsito e tudo o resto como um carro novo, neste caso as únicas coisas a falharem no último ano, foi o tecto de abrir que entregou a alma ao criador, e o cabo de embraiagem de resto tudo a 100%, a respirar saúde!

      O problema nestes carros, são os donos, sendo que conheço relatos de quem tenha feito mais de 150mil Kms num Saxo Cup sem trocar óleo, e apenas ia acertando o nível, e o carro sobreviveu!!!!

      Comentário


        #4
        Sou proprietario de um VW MKV GTI. Ate a data, nao tenho qualquer razao de queixa. Aparte de alguns problemas menores, que desejavelmente se querem resolvidos de forma expedita, nada a apontar.

        A fiabilidade de um carro desportivo e a mesma que a de um carro normal. E directamente proporcional a utilizacao/cuidados que o proprietario tem com a sua viatura. Cuidados especiais com motores turbinados, recurso a oleos adequados ao clima e motor , utilizacao alternada de combustiveis premium (com propriedades lubrificantes, detergentes - que evitam o deposito de lamas no deposito de combustivel), entre muitos outros aspectos, que devem ser seguidos, que promovem a longevidade de utilizacao da viatura.

        E certo que os carros desportivos sao concebidos para uma utilizacao mais extremada. Ainda que possam ser utilizados numa conducao regular, tranquila e em ritmos mais moderados, o seu "terreno de eleicao", ou o " campo em que se sentem melhor", sera aquele proximo da faixa encarnada, no conta-rotacoes.

        Os travoes melhorados, jantes mais largas e com um raio superior, pneumaticos de maiores dimensoes, upgrade de intake de ar, exhaust sytem upgraded (stock), sao algumas das preocupacoes que as marcas tem aquando do lancamento do um carro com um cariz mais desportivo. E com logica. Os engenheiros sao pagos para isso mesmo.

        Do que conheco, vejo e ja tive oportunidade de conduzir, ha muita preparacao mal feita. E que tem como consequencia carros "xunados", que fazem mais barulho do que aquilo que andam. As preparacoes automoveis, como as conheci, ha muitos anos, devem ser feitas por pessoas com idoneidade e responsabilidade. Mas isso e outra discussao.

        E importante que exista sempre presente o compromisso da alteracao/preparacao automovel vs fiabilidade. Preparacoes mal feitas, ou "asucatadas" dao mal resultado. Para a carteira, para a viatura..e no limite para a vida dos proprietarios dessas viaturas.

        Bottom line - conheco varios felizes proprietarios de desportivos. Praticamente de todas as marcas de automoveis actualmente comercializadas em Portugal. Ha aqueles sendo naturalmente mais afoitos e sem grande preocupacao com os carros, se queixam de ir muitas vezes a oficina. Ha outros que nao. Tem cuidados basicos. Conhecem os carros. Sabem o que tem nas maos.

        Respeitam as maquinas. Incluo-me neste ultimo grupo.

        Cpts.,

        Comentário


          #5
          Bem, li com atenção os post que escreveram e estou de acordo com o que dizem, mas reparem nem toda a gente tem o dinheiro para ir ás revisões das marcas, e mesmo as revisões não abarcam todas as peças que podem ter desgaste, quem é que inclui uma caixa de direcção com item a ser mudado numa revisão, transmissões, etc etc?
          Mesmo que se cumpra o programa de revisões da marca, uma transmissão, um rolamento, uma caixa de velocidades, são coisas que não se podem verificar adequadamento numa revisão, nesse sentido é que seria interessante ter mais opiniões de proprietários e dos seus problemas.
          Eu por exemplo, ainda não tive um carro que não ganhasse folga na caixa de direcção, seja ele desportivo ou não, carro que curve bastante, passados 100mil...150mil kms começa a ganhar folga na caixa de direcção, isto dos exemplos que conheço, 106 e clio...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
            Bem, li com atenção os post que escreveram e estou de acordo com o que dizem, mas reparem nem toda a gente tem o dinheiro para ir ás revisões das marcas, e mesmo as revisões não abarcam todas as peças que podem ter desgaste, quem é que inclui uma caixa de direcção com item a ser mudado numa revisão, transmissões, etc etc?
            Mesmo que se cumpra o programa de revisões da marca, uma transmissão, um rolamento, uma caixa de velocidades, são coisas que não se podem verificar adequadamento numa revisão, nesse sentido é que seria interessante ter mais opiniões de proprietários e dos seus problemas.
            Eu por exemplo, ainda não tive um carro que não ganhasse folga na caixa de direcção, seja ele desportivo ou não, carro que curve bastante, passados 100mil...150mil kms começa a ganhar folga na caixa de direcção, isto dos exemplos que conheço, 106 e clio...
            De acordo com o texto. Contudo, é necessária a destrinça entre manutenção preventiva vs manutenção correctiva. Independentemente da mesma ser feita na rede de concessões da marca, ou fora dela. Basicamente, uma manutenção atempada, e cumprindo a calendarização preconizada pelo fabricante (normalmente mensurável por quilómetros percorridos), reflecte cuidado e inspecção/troca de componentes com desgaste acentuando. Chamo a atenção para o facto de existir, e estar perfeitamente clarificado e especificado o trabalho de inspecção, aquando dos serviços de manutenção. Há trabalhos de manutenção próprios destes serviços, que deverão ser natural e obviamente acompanhados por um trabalho de inspecção aos demais orgãos. Chama-se a isto boa prática.

            Há oficinas que o fazem. Há outras que não.

            Cpts.,

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
              A maior parte dos carros que tive, foram deste segmento dos desportivos acessíveis, assim os que me lembro são:
              -205 1.6 e 1.9GTI
              -G40
              -19 16v
              -405Mi16
              -AE86
              -Clio Williams
              e mais alguns que não me recordo(!!!!!)

              Sendo que de momento, guardo o williams e o 19...

              Em termos de incidentes, é raro ter disto nos meus carros, porque sou muito cuidadoso com a manutenção e respeito os intervalos de manutenção religiosamente. Prefiro gastar na prevenção, em vez de gastar na reparação, e nota que os meus carros não são poupados a andamentos mais fortes embora que esporádicos, mas também adequo a manutenção a isto mesmo, e o Williams para além de um Track Day, tem de lidar muitas vezes com trânsito e tudo o resto como um carro novo, neste caso as únicas coisas a falharem no último ano, foi o tecto de abrir que entregou a alma ao criador, e o cabo de embraiagem de resto tudo a 100%, a respirar saúde!

              O problema nestes carros, são os donos, sendo que conheço relatos de quem tenha feito mais de 150mil Kms num Saxo Cup sem trocar óleo, e apenas ia acertando o nível, e o carro sobreviveu!!!!
              Tens um 19 16v ?

              Isso era um carro bem giro.

              Eu noto que nos carros que tiveste, com excepçao do G40, todos os outros são atmosféricos de cilindradas razoáveis.

              O clio ao ter 150cv num motor 2000cc não é um motor muito puxado, não faz muita rotação e acaba por ser um motor convencional só que grande e eventualmente com algumas afinações específicas.

              Em carros como um 106 rally e outros, a potência específica já está mais puxada, e são carros que para andarem depressa necessitam de serem puxados de outra forma, o que acredito que tragam outros desgastes associados.

              Comentário


                #8
                O problema geralmente, como disse e bem o Cobra, são os donos.

                Na maior parte das vezes são carros fiáveis ( até mais que as versões da mesma gama sem conotação desportiva ) visto serem concebidos para patamares dinâmicos diferentes.
                Editado pela última vez por EduardoASG; 16 February 2009, 09:51.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  Tens um 19 16v ?

                  Isso era um carro bem giro.

                  Eu noto que nos carros que tiveste, com excepçao do G40, todos os outros são atmosféricos de cilindradas razoáveis.

                  O clio ao ter 150cv num motor 2000cc não é um motor muito puxado, não faz muita rotação e acaba por ser um motor convencional só que grande e eventualmente com algumas afinações específicas.

                  Em carros como um 106 rally e outros, a potência específica já está mais puxada, e são carros que para andarem depressa necessitam de serem puxados de outra forma, o que acredito que tragam outros desgastes associados.
                  O 19 é o meu podrinho, já tive outro, e como gostei voltei à carga, é um carro barato e que não ocupa muito espaço, está guardadinho, é um Ph2 de 94'.

                  Quanto aos desgastes associados, tem a ver com a forma como são utilizados, respeitar aquecimentos e arrefecimentos, e como ninguém anda sempre em attack-mode, acredito que dando o mesmo tratamento que se dá ao comum utilitário com esporádicas idas a track days ou aquela estradinha do coração, estes estão feitos para aguentar mais uns apertos, dão-me a sensação de serem mais resistentes, ao contrário do que se possa pensar.

                  Tenho de levar lá o williams ando a dever umas voltas lá no cafézinho...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                    A maior parte dos carros que tive, foram deste segmento dos desportivos acessíveis, assim os que me lembro são:
                    -205 1.6 e 1.9GTI
                    -G40
                    -19 16v
                    -405Mi16
                    -AE86
                    -Clio Williams
                    e mais alguns que não me recordo(!!!!!)

                    Sendo que de momento, guardo o williams e o 19...
                    Não te esqueças do Coupé Turbo .

                    Por acaso andam por aqui uns Coupés (195cv) a 2mil euros .

                    Comentário


                      #11
                      Para mim o tempo de vida/qualidade da durabilidade dos carros quer desportivos, familiares, compactos, todos os carros, dependem essencialmente da sua manutenção e do tipo de utilização a que sao sujeitos, portanto depender e muito dos seus donos!

                      Comentário


                        #12
                        Concordo. à excepção dos superdesportivos (Lamborguini, Ferraris etc - Pelo que ouvi... acho que estes supercarros não devem mt à fiabilidade e resistência.), os GTI´s não tem propriamente peças de maior desgaste.


                        Por norma tem, é condutores que as desgastam mais depressa que os modelos mais convencionais - familiares ou monovolumes

                        Comentário


                          #13
                          Tenho um carro desportivo há mais de dois anos e 30000 km - está com 50 mil km - que nunca teve problemas de desgaste.

                          Já lhe dei inúmeras esfregas e não o poupo a nada. Sobe passeios, anda a fazer TT e trânsito é com ele.

                          E eu não sou mesmo nada picuinhas com o carro. Não sei onde é a vareta do óleo nem onde está o vaso de expansão do sistema de refrigeração. O capot só é aberto quando o depósito dos mijas fica vazio.

                          Mecanicamente, é um carro como outro qualquer.

                          Comentário


                            #14
                            Nos chamados hot-hatches, como derivados de modelos ainda mais normais, não vejo porque tenham de ter a sua fiabilidade mais reduzida ou problemas de maior...

                            Mesmo na maioria dos desportivos, a não ser aqueles exóticos de produção muito limitada, já são tão "industriais" que a qualidade, regularidade de produção são tão altas...que a fiabilidade é igual a um familiar qualquer.

                            A utilização, é claro, tem um impacte maior...se bem que não é tudo como fazem por aqui crer! Se não porque todos nós (que conduzimos da mesma forma) temos carros mais problemáticos que outros?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                              Tenho um carro desportivo há mais de dois anos e 30000 km - está com 50 mil km - que nunca teve problemas de desgaste.

                              Já lhe dei inúmeras esfregas e não o poupo a nada. Sobe passeios, anda a fazer TT e trânsito é com ele.

                              E eu não sou mesmo nada picuinhas com o carro. Não sei onde é a vareta do óleo nem onde está o vaso de expansão do sistema de refrigeração. O capot só é aberto quando o depósito dos mijas fica vazio.

                              Mecanicamente, é um carro como outro qualquer.
                              A vareta do meu já não era mexida há tanto tempo que lembrei-me de ir ver o óleo -> tinha feito o trackday de Agosto e tal (e continuei a andar como se um passeio tivesse sido -> aliás, do TD foi logo para uma viagem ) que achei por bem ver

                              Resultado: fiquei com a pega na mão o plástico com o calor deve ter endurecido e ficou quebradiço -> mas continua na boa, só tem é a pontinha

                              Por acaso tinha o óleo abaixo de meio pelo que optei por colocar um pouco

                              De resto...nada mais a acrescentar a um qualquer familiar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                O 19 é o meu podrinho, já tive outro, e como gostei voltei à carga, é um carro barato e que não ocupa muito espaço, está guardadinho, é um Ph2 de 94'.

                                Quanto aos desgastes associados, tem a ver com a forma como são utilizados, respeitar aquecimentos e arrefecimentos, e como ninguém anda sempre em attack-mode, acredito que dando o mesmo tratamento que se dá ao comum utilitário com esporádicas idas a track days ou aquela estradinha do coração, estes estão feitos para aguentar mais uns apertos, dão-me a sensação de serem mais resistentes, ao contrário do que se possa pensar.

                                Tenho de levar lá o williams ando a dever umas voltas lá no cafézinho...
                                Azul?
                                Comprado aqui á uns meses?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                  Não te esqueças do Coupé Turbo .

                                  Por acaso andam por aqui uns Coupés (195cv) a 2mil euros .
                                  Sim, mas esse é para outros vôos...

                                  Originalmente Colocado por Lost Soul Ver Post
                                  Azul?
                                  Comprado aqui á uns meses?
                                  Yap... Vendo bem, só tenho tido Renaults Azuis

                                  Comentário


                                    #18
                                    2 Anos depois, nao tenho também nada a apontar ! As revisões a que tem direito e até agora nao se queixou de nada ! Os unicos queixinhas são os pneus traseiros


                                    De resto, gasolina para dentro

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                                      2 Anos depois, nao tenho também nada a apontar ! As revisões a que tem direito e até agora nao se queixou de nada ! Os unicos queixinhas são os pneus traseiros


                                      De resto, gasolina para dentro
                                      Boa foto eheh

                                      Comentário


                                        #20
                                        Também sou da opinião de que depende dos donos.

                                        Eu tenho um carro que não é desportivo e embora seja por vezes tratado como se fosse acredito que seguindo o plano de revisões conforme programado não vai haver percalços. Já esteve num Track Day e o único desgaste que teve para além de pneus (consumível normal) foi meio litro de óleo.

                                        Mesmo agora com 50mil km feitos hoje ainda tem as pastilhas de origem e que devem aguentar pelo menos mais 10mil km.

                                        Confesso também que tento ter sempre o carro a 100%, verifico regularmente a pressão dos pneus, nível do óleo no painel digital e até fui espreitar as pastilhas aos 45mil km conforme recomendado pela oficina na última revisão.

                                        PS: E faltou-me dizer que este carro já me falhou, ao ter avariado as bobines de ignição.

                                        Editado pela última vez por CM; 17 February 2009, 01:08.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                                          Bem, li com atenção os post que escreveram e estou de acordo com o que dizem, mas reparem nem toda a gente tem o dinheiro para ir ás revisões das marcas, e mesmo as revisões não abarcam todas as peças que podem ter desgaste, quem é que inclui uma caixa de direcção com item a ser mudado numa revisão, transmissões, etc etc?
                                          Mesmo que se cumpra o programa de revisões da marca, uma transmissão, um rolamento, uma caixa de velocidades, são coisas que não se podem verificar adequadamento numa revisão, nesse sentido é que seria interessante ter mais opiniões de proprietários e dos seus problemas.
                                          Eu por exemplo, ainda não tive um carro que não ganhasse folga na caixa de direcção, seja ele desportivo ou não, carro que curve bastante, passados 100mil...150mil kms começa a ganhar folga na caixa de direcção, isto dos exemplos que conheço, 106 e clio...


                                          quem nao tem dinheiro nao tem vicios....se nao ha guita pa sustentar um carro..para que compra-lo??

                                          dps pa comprar pneus de porcaria...oleo mau...pa dar mais despesa...

                                          se compras uma carro desportivo...tens de ter tudo do bom e do melhor...e pa isso e preciso guita

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu tenho um carro de prestações simpáticas (não lhe quero chamar desportivo) que assenta num 2.4L de 170cv. É suficientemente rápido para proporcionar andamentos vivos, que colocam a mecânica em stress.

                                            Tenho-o há 5 anos e não me posso queixar muito, apesar de ter tido problemas, em peças eléctricas ou electrónicas (bobines, MAF).

                                            Percorridos 100.000km levou discos dos travões, correia de distribuição e apresenta uma pequena fuga de óleo no cárter e no retentor da cambota.

                                            Considero o percurso deste carro bastante aceitável, considerando que muitas vezes sobe a regimes bastante elevados e desgastantes. A mecânica teve, até agora, um comportamento irrepreensível.

                                            Contudo, uma vigilância e cuidados extremosos evitam o pior, o que é fundamental num carro destes e normal em qualquer carro.
                                            No meu caso prende-se com a verificação sistemática dos níveis do óleo e de refrigeração. Para além do mais, segue escrupulosamente a manutenção programada do fabricante com as seguintes antecipações:
                                            - muda o óleo a cada 10.000km (o fabricante recomenda 20.000)
                                            - muda as velas a cada 20.000km (o fabricante recomenda 40.000)
                                            - muda o filtro do ar a cada 20.000km (o fabricante recomenda 40.000)
                                            Editado pela última vez por Iuri; 16 February 2009, 19:59.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Conheço quem tenha um Mazda Mx-5 e aponta o carro como sendo muito fiável

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                                Eu tenho um carro de prestações simpáticas (não lhe quero chamar desportivo) que assenta num 2.4L de 170cv. É suficientemente rápido para proporcionar andamentos vivos, que colocam a mecânica em stress.

                                                Tenho-o há 5 anos e não me posso queixar muito, apesar de ter tido problemas, em peças eléctricas ou electrónicas (bobines, MAF).

                                                Percorridos 100.000km levou discos dos travões, correia de distribuição e apresenta uma pequena fuga de óleo no cárter e no retentor da cambota.

                                                Considero o percurso deste carro bastante aceitável, considerando que muitas vezes sobe a regimes bastante elevados e desgastantes. A mecânica teve, até agora, um comportamento irrepreensível.

                                                Contudo, uma vigilância e cuidados extremosos evitam o pior, o que é fundamental num carro destes e normal em qualquer carro.
                                                No meu caso prende-se com a verificação sistemática dos níveis do óleo e de refrigeração. Para além do mais, segue escrupulosamente a manutenção programada do fabricante com as seguintes antecipações:
                                                - muda o óleo a cada 10.000km (o fabricante recomenda 20.000)
                                                - muda as velas a cada 20.000km (o fabricante recomenda 40.000)
                                                - muda o filtro do ar a cada 20.000km (o fabricante recomenda 40.000)
                                                Cada um vê e entende os automóveis como quer...mas deixo aqui também a minha opinião:

                                                Para mim, o que descreves: problemas com MAF, bobines, fuga de óleo no carter e retentor de cambota...ainda para mais com os cuidados extremos que tens -> como por exemplo antecipar (para mim quanto mais tarde fosse melhor no entanto tento cumprir à risca) mudanças de óleo

                                                Como dizia, para mim, com o que descreves...nunca poderia achar o carro fiável e nada aceitável como carro meu

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                                  Conheço quem tenha um Mazda Mx-5 e aponta o carro como sendo muito fiável
                                                  Também conheço um gajo assim

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                    Cada um vê e entende os automóveis como quer...mas deixo aqui também a minha opinião:

                                                    Para mim, o que descreves: problemas com MAF, bobines, fuga de óleo no carter e retentor de cambota...ainda para mais com os cuidados extremos que tens -> como por exemplo antecipar (para mim quanto mais tarde fosse melhor no entanto tento cumprir à risca) mudanças de óleo

                                                    Como dizia, para mim, com o que descreves...nunca poderia achar o carro fiável e nada aceitável como carro meu
                                                    Perfeitamente de acordo, tudo o que sejam gastos extra para além das revisões devido a "quebra" mecânica ou eléctrica, são falhas na fiabilidade, quanto mais pior...

                                                    Tenho de ver sse encontro o capassete e ass luvass

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                      Também conheço um gajo assim




                                                      Tens um?


                                                      A pessoa que conheço tem uns 50 anos e o carro está impecável, deve ser muito bom para divertimento!


                                                      Qual o motor do teu? O carro é mesmo interessante?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                        Cada um vê e entende os automóveis como quer...mas deixo aqui também a minha opinião:

                                                        Para mim, o que descreves: problemas com MAF, bobines, fuga de óleo no carter e retentor de cambota...ainda para mais com os cuidados extremos que tens -> como por exemplo antecipar (para mim quanto mais tarde fosse melhor no entanto tento cumprir à risca) mudanças de óleo

                                                        Como dizia, para mim, com o que descreves...nunca poderia achar o carro fiável e nada aceitável como carro meu
                                                        Aqui o conceito de fiabilidade é muito relativo e, acima de tudo, subjectivo.
                                                        O meu carro, com os problemas que teve nas bobines e na MAF (que foram substituídas) evidentemente que perde a característica da fiabilidade, mas para mim isso não é tudo.
                                                        No aspecto da fiabilidade, sou muito básico: o fundamental é que o carro nunca me deixe apeado, e este nunca me pregou tal partida.
                                                        Os casos graves que motivaram a ida à oficina fora do plano de manutenção programada foram os das bobines, o da MAF e agora o da fuga do óleo.

                                                        Os cuidados que tenho com o carro são absolutamente normais. Tenho com este carro o que teria com qualquer outro, pois não gosto de andar com o mesmo óleo mais de 10.000km (mais a mais fazendo eu tráfego citadino), nem com as mesmas velas mais de 10, muito menos com o filtro do ar.
                                                        Sempre tive este comportamento, mesmo com motores 1.2L de 80cv.

                                                        Em resumo, para o que o carro andou, considerando as suas características invulgares e as prestações que disponibiliza, o resumo é positivo, mas podia ser melhor, claro.
                                                        Editado pela última vez por Iuri; 16 February 2009, 20:18.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                                          Eu tenho um carro de prestações simpáticas (não lhe quero chamar desportivo) que assenta num 2.4L de 170cv. É suficientemente rápido para proporcionar andamentos vivos, que colocam a mecânica em stress.

                                                          Tenho-o há 5 anos e não me posso queixar muito, apesar de ter tido problemas, em peças eléctricas ou electrónicas (bobines, MAF).

                                                          Percorridos 100.000km levou discos dos travões, correia de distribuição e apresenta uma pequena fuga de óleo no cárter e no retentor da cambota.

                                                          Considero o percurso deste carro bastante aceitável, considerando que muitas vezes sobe a regimes bastante elevados e desgastantes. A mecânica teve, até agora, um comportamento irrepreensível.

                                                          Contudo, uma vigilância e cuidados extremosos evitam o pior, o que é fundamental num carro destes e normal em qualquer carro.
                                                          No meu caso prende-se com a verificação sistemática dos níveis do óleo e de refrigeração. Para além do mais, segue escrupulosamente a manutenção programada do fabricante com as seguintes antecipações:
                                                          - muda o óleo a cada 10.000km (o fabricante recomenda 20.000)
                                                          - muda as velas a cada 20.000km (o fabricante recomenda 40.000)
                                                          - muda o filtro do ar a cada 20.000km (o fabricante recomenda 40.000)
                                                          Iuri, não tenho que me meter nas tua opções. No entanto, e já que estamos num fórum público de discussão, isso não é ter cuidado, é ser "picuinhas".

                                                          Ser cuidadoso é não andar a partir o carro.

                                                          Mudar o óleo de 10000 km, quando a marca recomenda o dobro, não faz sentido nenhum. Já nem vou falar nas velas...

                                                          Assim, era o que faltava que o carro avariasse. Os gajos podem ser um instrumento de prazer, mas, acima de tudo, existem para nos servir e não o contrário.

                                                          A partir do momento em que tenha de andar sempre de volta do carro, ele passa a deixar de servir as minhas necessidades.

                                                          O meu carro, apesar de ter um motor muito mais rotativo que o Stilo Abarth, nunca conheceu o sabor de um óleo sintético, pois não estou para pagar mais para mudar o óleo do carro do que por uma consulta no dentista para mim.
                                                          Obviamente, sei que isto não afecta o carro e nada muda na performance.

                                                          Claro que também a única gasolina que conhece é a 95.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Chama-lhe o que quiseres.
                                                            Mudo o óleo de 10 em 10 porque nem sequer é sintéctico (Selénia 20K semi-sintéctico).
                                                            Mas neste aspecto dou mais valor à troca do óleo do que à qualidade do mesmo.
                                                            Poderia usar o Selénia Racing (muito mais caro por ser sintéctico), mas uso o que é recomendado pelo fabricante, mas numa base mais cruta de utilização, também porque, como referi, faço muito percurso de cidade.
                                                            Faço isto porque sou picuinhas, é verdade, mas principalmente porque posso.

                                                            P.S. Dizes: " era o que faltava se o carro avariasse". Esse pensamento é perigoso, pois podes ter uma crise de raiva no dia que isso te acontecer (ninguém está livre)... Mas espera lá, não és tu que tem 30.000km no contador? Num carro já com alguns anos de utilização?
                                                            Eu penso doutra maneira mas não ando para aí a escavacar o carro...
                                                            Editado pela última vez por Iuri; 16 February 2009, 20:46.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X