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Motores a gasolina

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    Motores a gasolina

    Pessoal quais são os melhores motores a gasolina?

    Vamo-nos focar nestes pontos:

    - Fiabilidade
    - Durabilidade (Km's)
    - Consumos
    - Eficiencia
    - Conforto (barulho, vibrações etc...)
    - Manutenção


    Está aberta a discução....
    Eu tenho em muito boa conta os I-Vtec da Honda

    #2
    Em motores a gasolina e falando das gamas mais baixas, tenho os Honda em excelente conta.

    São motores muito fiáveis, suaves, económicos e com desempenho quando puxados.

    No entanto é preciso notar que há exemplos de motores VAG 1.4 com 500.000 kms (até aqui no fórum), conheço motores PSA que passaram bem dos 200.000 kms sem problemas e sem consumos de óleo ou algo semelhante.

    Comentário


      #3
      O próprio motor 1.4 da peugeot é fruto de uma parceria com a BMW.

      Comentário


        #4
        Carros de baixa cilindrada (Até 1500):

        1.4 VVT-I 97cv. É carro para baixos consumos se se quiser, e é carro para as puxadas se for preciso. Não utiliza correias na distribuição, muda óleo aos 15 mil e faz revisões aos 30.

        A partir daí creio que a Honda seja mais eficiente, principalmente em termos de rendimento por cc.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
          Carros de baixa cilindrada (Até 1500):

          1.4 VVT-I 97cv. É carro para baixos consumos se se quiser, e é carro para as puxadas se for preciso. Não utiliza correias na distribuição, muda óleo aos 15 mil e faz revisões aos 30.

          A partir daí creio que a Honda seja mais eficiente, principalmente em termos de rendimento por cc.
          Então tem uma manutenção, mesmo em conta.

          Comentário


            #6
            Penso que os motores BMW atmosféricos em Cilindradas altas tem um consumo/performance/fiabilidade/agradabilidade muito boas.

            em pequenos motores os Hondas e Toyotas não dão hipotese

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
              Então tem uma manutenção, mesmo em conta.

              Entao o que substitui as correias ?

              Esse motor nao dá problemas de maior? É um toyota pode.se dizer , nao existe ninguem aqui no forum com este motor?
              Editado pela última vez por Pedrodias8; 18 February 2009, 14:24. Razão: .

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pedrodias8 Ver Post
                Entao o que substitui as correias ?
                Correntes.

                De certa forma, estás a trocar uma peça em borracha (mais sujeita a partir, ao desgaste e ao envelhecimento) por uma metálica.

                Comentário


                  #9
                  Não tinha este VVT-I da toyota em tão boa conta....

                  Sempre que ouço falar da toyota é mais pelos seus D4d.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pedrodias8 Ver Post
                    Não tinha este VVT-I da toyota em tão boa conta....

                    Sempre que ouço falar da toyota é mais pelos seus D4d.
                    Ouves mais falar dos D4D porque são bastante concorrenciais em termos de preço - afinal, o imposto sobre a cilindrada é semelhante, e os consumos vantajosos para o D4D.

                    Pelo exposto, poucos 1.4 VVT-I encontras. Mas têm fama de duráveis.

                    Comentário


                      #11
                      o 1.1/1.0 da citroen, já equipou os ax´os saxo e agora os c1 e c2

                      Comentário


                        #12
                        O 1.4 D4d teve de mudar a correia mesmo no fim da garantia (3anos), o carro começou a fazer um barulho vindo do motor e pronto mudou-se ao abrigo da garantia e o carro nao tem km's por aí além....

                        Também diga.se, um caso isolado porque o carro nao tem problema nenhum mais....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                          o 1.1/1.0 da citroen, já equipou os ax´os saxo e agora os c1 e c2
                          isso nao e durabilidade!! isso e falta de €€€ e de sentido de evoluçao

                          tou a brincar claro

                          quando li o titulo deste topico lembrei me logo, claro, dos da Toyota e da Honda.... esses, sem duvida "Tao La!!".. como nao tenho muitos conhecmentos na area da fiabilidade, vou m restringir ao que sei... penso que os motores a gasosa da mercedes tambem nao estao muito mal... ha muitos com uma data de kms valentes....

                          cumps

                          Comentário


                            #14
                            Falam muito dos motores Honda, em termos de performance, e eu concordo com o que tem sido dito, mas tenho a dizer que o 1.4 85 cv do Civic (que penso que foi agora descontinuado) foi uma desilusao , ate' o meu Twingo 1.2 de 60 cv consegue dar mais pica a conduzir!

                            Comentário


                              #15
                              Esta thread mais parece feita à medida para endeusamento dos japunas....

                              Os japuna fans Já parecem os Fiat fans.......

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                Esta thread mais parece feita à medida para endeusamento dos japunas....

                                Os japuna fans Já parecem os Fiat fans.......
                                Não seja por isso, já que eu gabei a Toyota e tenho um Ranhô...


                                E, por falar nisso, o pequenito D7F (1.2, 60cv) do meu Clio não é obviamente canhão nenhum mas dá muito bem conta do recado em termos de fiabilidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não é só para Motores "japunas", já aqui vimos um vag 1.4 a gasolina c 500.000, isso é de gabar!

                                  Mais relatos destes são bem vindos!

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                    o 1.1/1.0 da citroen, já equipou os ax´os saxo e agora os c1 e c2

                                    O 1.0 do Citroën C1 é um trincilindrico, totalmente feito pela Toyota. O motor 1.4 HDI é que é PSA:

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                      Esta thread mais parece feita à medida para endeusamento dos japunas....

                                      Os japuna fans Já parecem os Fiat fans.......
                                      A Renault tem motores a gasolina muito bons, com potência interessante a muita fiabilidade!

                                      é uma pena é que mesmo os Renault Lovers se esqueçam deste facto e só liguem aos DCI's e outros "cancros" assim

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Pedrodias8 Ver Post
                                        Entao o que substitui as correias ?

                                        Esse motor nao dá problemas de maior? É um toyota pode.se dizer , nao existe ninguem aqui no forum com este motor?
                                        A minha mãe andava com um desses (mas da geração anterior, não tem os 97cv, agora anda com uma avensis d4-d), ultimamente tenho sido eu a andar com ele. Só tem 80 mil, mas nunca se queixou, é minimamente elástico, não tem mesmo problemas nenhuns, e faz consumos muito comedidos (consigo fazer 6 sem grandes preocupações).
                                        Agora...motores pequenos e performances não ficam bem na mesma frase...é usar a caixa e "dar aos remos". Aliás, para mim, tudo o que for abaixo de 1.4 é fugir a sete pés! Alguns podem até ser divertidos, mas às vezes lá vou conduzindo uns carros de amigos ou colegas e é um terror. O pior motor que experimentei deve ter sido o do pug 206 1.1...anda como uma carroça e bebe como um cavalo, o que até faz sentido!
                                        Se tivesse que comprar um motor a gasolina acessível, não pensava duas vezes e comprava um civic eg6 1.6 160cv...

                                        EDIT: claro que se o "económico" fosse eliminado da equação, abrir-se-ia um mundo de possibilidades...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                          A Renault tem motores a gasolina muito bons, com potência interessante a muita fiabilidade!

                                          é uma pena é que mesmo os Renault Lovers se esqueçam deste facto e só liguem aos DCI's e outros "cancros" assim

                                          Na secção "boxes" há alguns problemas com os dci's
                                          O 1.4 da peugeot é BMW, o mesmo que equipa os mini's

                                          Comentário


                                            #22
                                            O motor 1.2 80cv da Fiat, tenho um a puxar 1200kgs e até agora não se queixou
                                            Nota-se é uma falta de força em recuperações que por vezes chega a irritar de tão lento.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                              A Renault tem motores a gasolina muito bons, com potência interessante a muita fiabilidade!

                                              é uma pena é que mesmo os Renault Lovers se esqueçam deste facto e só liguem aos DCI's e outros "cancros" assim
                                              Epá, ó Filipe, estava a brincar!!!

                                              DCI's? Não obrigado.....o último diesel de confiança circula nos 190D.....



                                              Comentário


                                                #24
                                                Depende é do conjunto onde estão montados e na caixa respectiva.
                                                O 1.4 Honda é um bom motor, mas a caixa estraga tudo.
                                                O 1.4 Citroen de 75cv sempre o achei um velhaco, mas desenrrascava-se dada a caixa bem escalonada.

                                                Seja de que forma for, na verdade os motores japoneses saem vencedores em quase todos os parâmetros.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                  Seja de que forma for, na verdade os motores japoneses saem vencedores em quase todos os parâmetros.
                                                  Estás muito, muito enganado.

                                                  Neste momento, os japunas estão a ficar muito para trás em relação aos europeus.

                                                  Se pusermos de lado os desportivos, não há nenhum motor de ciclo otto que os japoneses façam que se destaque.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                                    o 1.1/1.0 da citroen, já equipou os ax´os saxo e agora os c1 e c2
                                                    Onde é que esses motores eram bons ?

                                                    Eram motores super atrasados em tecnologia (8v e só viram a Injecção electrónica quando foram obrigados, e ainda assim monoponto), não são particularmente silenciosos ou suaves nem se distinguem em nada.

                                                    Eles de facto ficaram conhecidos pelo excelente andamento (para a cilindrada) e baixos consumos, mas isso devia-se fundamentalmente a serem montados em carros como o AX, que eram levezinhos e permitiam esses números.

                                                    O mesmo motor montado num 205 não se destacava em nada do que era feito na época.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mas existe melhor que isto? =P
                                                      Ficheiros anexados

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                                        Epá, ó Filipe, estava a brincar!!!

                                                        DCI's? Não obrigado.....o último diesel de confiança circula nos 190D.....




                                                        mas eu estou a falar a sério!

                                                        acho que a gama a gasolina das marcas europeias é muitas vezes"desprezada", especialmente nestes pequenos motores até 2.0 cc, devido à mania pelos diesel!
                                                        tens óptimos exemplos na Renault, na VW, na Opel, etc.


                                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                        Estás muito, muito enganado.

                                                        Neste momento, os japunas estão a ficar muito para trás em relação aos europeus.

                                                        Se pusermos de lado os desportivos, não há nenhum motor de ciclo otto que os japoneses façam que se destaque.
                                                        acho que não se pode generalizar, nem estão muito à frente nem muito atrás, estão é de facto a escolher outras vias, embora e ainda bem para as marcas europeias, o fosso que existiu até finais dos anos 90 já não existe.

                                                        mesmo em termos de fiabilidade, e como já ouvi dizer:" tem que se vender peças, já que a margem na venda dos automóveis é cada vez menor..."

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu acho que hoje em dia na Europa encontram-se os melhores motores a gasolina.
                                                          Nas cilindradas mais baixas temos motores como os TSI da VW, que tecnologicamente são muito evoluídos (injecção directa, compressor, turbo, etc.), os T-Jet da Fiat também estão muito interessantes, nas cilindradas mais elevadas temos motores como o 35i (biturbo) e o V10 do M5 na BMW, enfim, actualmente acho que não deve haver muita diferença na fiabilidade dos vários motores dos mais variados fabricantes, a diferença hoje joga-se mais na performance, na tecnologia, nesse aspecto, acho que os japoneses ficaram para trás (o tempo dos 1.6 VTEC já passou e não souberam acompanhar as novas tendências).

                                                          Cumprimentos

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                            Estás muito, muito enganado.

                                                            Neste momento, os japunas estão a ficar muito para trás em relação aos europeus.

                                                            Se pusermos de lado os desportivos, não há nenhum motor de ciclo otto que os japoneses façam que se destaque.
                                                            Isso é bem verdade.

                                                            No entanto continuo a achar, talvez porque só penso nesses japunas mais arregaçados mas que mantém a fiabilidade e até! os consumos comedidos...que até aos 2.0 a Honda tem alguns argumentos.

                                                            Depois a BMW tem sido rei e senhora.

                                                            Comentário

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