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Injecção electrónica vs Carburadores

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    Injecção electrónica vs Carburadores

    Está aberta a discussão!
    Quais acham que são os pontos fortes e fracos de cada sistema de alimentação?

    Não quero estar já a dar a minha opinião, mas será que a difusão da injecção electrónica foi uma obrigatoriedade ambiental ou porque era melhor no geral, agradando à maior parte dos consumidores?

    Ultimamente tenho pensado muito nisto e acredito que a primeira hipótese tenha sido a mais flagrante para o abandono do carburador e proliferação da EFi.

    #2
    Carburador está morto e enterrado, eu diria que os mais modernos sistemas de injecção são melhores em tudo. A questão de carburadores prende-se mais com aquela mistica que os rodeiam e o som que produzem.

    Geralmente fala-se em duplos carburadores, weber´s e o catano e compara-se com os sistemas de injecção mais simples dos carros do dia-a-dia. Ficamos a pensar que "antigamente é quer era bom", sobre esta questão dá uma olhadela pelos efi das motos superdesportiva. Há sistemas e sistemas, não podemos comprar o melhor de uns com o pior do outro grupo.

    Comentário


      #3
      A injecção electrónica sofreu uma grande evolução ao longo destes anos, tornando-se cada vez mais eficiente e sim, penso que as normas ambientais ditaram em parte o fim dos carburadores.
      Pessoalmente, gosto do som dos motores a carburador, e a mística que transmitem como disse o Fernando, mas como quase tudo tem um fim para o qual basta uma pequena ajuda, temos de nos contentar com a i.e.

      Para verem como as normas ambientais foram uma das causas do fim carburador, li num outro tópico que p.e. a Citroen e a PSA quando meteram os motores com injecção electrónica, esta era monoponto enquanto todos os concorrentes já tinham injecção multiponto.
      Editado pela última vez por NelioSilva; 20 February 2009, 21:47.

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        #4
        FI permite melhores performances, com menor consumo e manutencao. Resposta a frio entao nem se fala. Onde e que esta a duvida? Nao foi so por questoes ambientais, os carros de topo ja usavam injeccao muito antes das normas entrarem em vigor.

        Mesmo em termos de som, vao ver o CNVC e digam-me se o BDG do Rui Costa nao e o Escort com o som mais bonito que la anda.

        Comentário


          #5
          não foi no filme guerra dos mundos que só os carros com carburador se safaram ao pulso electromagnético? Acho que nessa situação era capaz de dar jeito...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por feedfeed Ver Post
            não foi no filme guerra dos mundos que só os carros com carburador se safaram ao pulso electromagnético? Acho que nessa situação era capaz de dar jeito...

            Qualquer coisa a ver com o solenóide

            Comentário


              #7
              Eu acho que os carburadores já foram abandonados há tanto tempo, que hoje em dia nem faz muito sentido pensar num como rival dos outros, eu não vejo o assunto como "injecção electrónica vs carburadores", mas sim como "era uma vez há muito tempo atrás os carburadores, e depois veio a injecção electrónica e viveu-se feliz para sempre", ou seja, passaram à história.
              É como nos perguntarmos se não seria de pensar nas vantagens dos pneus com câmara de ar, quando os tubeless já são a norma nos carros há imenso tempo.

              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
                A injecção electrónica sofreu uma grande evolução ao longo destes anos, tornando-se cada vez mais eficiente e sim, penso que as normas ambientais ditaram em parte o fim dos carburadores.
                Pessoalmente, gosto do som dos motores a carburador, e a mística que transmitem como disse o Fernando, mas como quase tudo tem um fim para o qual basta uma pequena ajuda, temos de nos contentar com a i.e.

                Para verem como as normas ambientais foram uma das causas do fim carburador, li num outro tópico que p.e. a Citroen e a PSA quando meteram os motores com injecção electrónica, esta era monoponto enquanto todos os concorrentes já tinham injecção multiponto.
                Não eram todos. Eram mais os japoneses.

                Comentário


                  #9
                  Os carburadores acabaram porque chegou a electronica, com as centralinas a controlar os motores precisavamos da injecção nunca podia ser um carburador.

                  Quanto aos pontos fortes do carburador saliento a sonoridade da admissão e um resposta mais rápida no arranque, haverá outras vantagens e desvantagens mas isso obrigava a analisar caso a caso porque há muitos tipos de carburadores e vários tipos de injecção.


                  Por exemplo os primeiros Peugeot 106XR traziam carburador, logo passado 1ano passaram a estar equipados com injecção monoponto, acontece que a versão de carburador era sempre mais rápida, arranque, recuperações, acelerações, mas a versão de injecção era ligeiramente mais economica, em termos de fiabilidade o carburador durava a vida toda do carro e a injecção lá dava alguns problemas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vitor Patricio Ver Post
                    Os carburadores acabaram porque chegou a electronica, com as centralinas a controlar os motores precisavamos da injecção nunca podia ser um carburador.

                    Quanto aos pontos fortes do carburador saliento a sonoridade da admissão e um resposta mais rápida no arranque, haverá outras vantagens e desvantagens mas isso obrigava a analisar caso a caso porque há muitos tipos de carburadores e vários tipos de injecção.


                    Por exemplo os primeiros Peugeot 106XR traziam carburador, logo passado 1ano passaram a estar equipados com injecção monoponto, acontece que a versão de carburador era sempre mais rápida, arranque, recuperações, acelerações, mas a versão de injecção era ligeiramente mais economica, em termos de fiabilidade o carburador durava a vida toda do carro e a injecção lá dava alguns problemas.
                    Escolheste um mau exemplo. O motor 1.1 da PSA com carburador tinha 55cv e com injecção e catalizador passou a ter 60cv. O mesmo se passa para o 1.0 que passou de 45 para 50cv. Eram mais rápidos e gastavam menos. Conheço bem o AX 11 TRE de 55cv e o de 60cv.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                      Escolheste um mau exemplo. O motor 1.1 da PSA com carburador tinha 55cv e com injecção e catalizador passou a ter 60cv. O mesmo se passa para o 1.0 que passou de 45 para 50cv. Eram mais rápidos e gastavam menos. Conheço bem o AX 11 TRE de 55cv e o de 60cv.


                      Nem sequer sei os valores de cor, a minha mulher comprou novo um 106XR de Setembro de 1992 e nunca foi mexido de motor, o carro estava todo original e ele andava mais que qualquer um de injecção isso eu sei porque experimentamos várias vezes no IC, os de injecção não tinham hipoteses, se tem mais cavalos devem ser anões, isso deve ser comos os primeiros Clio com 1.5DCI que diziam que eram muito bons fomos fazer tempos com um para o IC e era péssimo. Posteriormente já andei neles e achei que andavam mais.

                      Comentário


                        #12
                        Concordo genericamente com o que foi dito.

                        O carburador hoje em dia é vencido em tudo pela injecção electrónica. Não estou a ver grandes vantagens no carburador exceptuando a facilidade de arranjo e as sensações que transmitem.

                        São mesmo estes 2 aspectos que ainda hoje me levam a preferir os carburadores ao invés da injecção.
                        Para quem gosta de automóveis o facto de colocar o motor a arrancar dando injectadelas de acelerador antes de rodar a chave ou puxar o ar ou até ouvi-lo engasgar a frio são impagáveis.

                        Tenho também ideia que os carburadores são muito mais directos na aceleração do que os EFI, perdendo depois em altas rotações.
                        No fundo todos utilizamos as baixas e médias e aqui destaca-se o carburador.
                        Temos sempre muito mais pujança do que os sistemas EFI que parece que se engolem todo em aceleração a baixa rotação. São muito pouco disponíveis.

                        No entanto, o que não me sai da cabeça é que provavelmente os carburadores despareceram precisamente por razões ambientais. A introdução de catalisadores forçou o abandono deste sistema mecânico dado que a gestão da mistura de combustível e ar era imprescindivel.

                        dado que motores de injecção já existem muito antes de muitos nós nascermos e só há relativamente pouco tempo é que começou a haver a sua proliferação, leva-me a pesnar que a injecção foi mesmo adoptada por obrigação e não por ser melhor no capítulo mecânico.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                          Carburador está morto e enterrado, eu diria que os mais modernos sistemas de injecção são melhores em tudo. A questão de carburadores prende-se mais com aquela mistica que os rodeiam e o som que produzem.

                          Geralmente fala-se em duplos carburadores, weber´s e o catano e compara-se com os sistemas de injecção mais simples dos carros do dia-a-dia. Ficamos a pensar que "antigamente é quer era bom", sobre esta questão dá uma olhadela pelos efi das motos superdesportiva. Há sistemas e sistemas, não podemos comprar o melhor de uns com o pior do outro grupo.
                          Fernando, tenho lido um pouco sobre motas.
                          Os sistemas EFi foram melhores no global e a pouco e pouco vão substituindo os carbs nas motos. Pelo que sei ainda existem motas com carb.
                          Apesar de haver algum consenso na malta das 2 rodas de que o EFi é globalmente melhor, a grande parte olha o carburador como a sua paixão, muitos deles preferindo as suas motos com carb a gastar mais do que as de injecção a gastar menos.
                          No forum que li, a forma como eles falavam deste assunto nomeadamente dos carb era paixonante.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                            FI permite melhores performances, com menor consumo e manutencao. Resposta a frio entao nem se fala. Onde e que esta a duvida? Nao foi so por questoes ambientais, os carros de topo ja usavam injeccao muito antes das normas entrarem em vigor.

                            Mesmo em termos de som, vao ver o CNVC e digam-me se o BDG do Rui Costa nao e o Escort com o som mais bonito que la anda.
                            Li há uns tempos que os carburadores eram ainda utilizados na competição, aliás, mais cocnretamente, a NASCAR ainda os utiliza.
                            O problema é que, ambientalmente, os carburadores não conseguem fazer uma mistura correcta que pactue com os catalisadores, consumos e poluição no global.

                            Lembro que os bons carburadores igualavam bem com os sistemas de injecção que estavam sempre aliados a motores castrados.
                            Hoje em dia o EFI deverá ser melhor nas performances do que os carburadores, mas é preciso ver que estes últimos deixaram de ter desenvolvimento há muitos anos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                              Li há uns tempos que os carburadores eram ainda utilizados na competição, aliás, mais cocnretamente, a NASCAR ainda os utiliza.
                              O problema é que, ambientalmente, os carburadores não conseguem fazer uma mistura correcta que pactue com os catalisadores, consumos e poluição no global.

                              Lembro que os bons carburadores igualavam bem com os sistemas de injecção que estavam sempre aliados a motores castrados.
                              Hoje em dia o EFI deverá ser melhor nas performances do que os carburadores, mas é preciso ver que estes últimos deixaram de ter desenvolvimento há muitos anos.
                              daquilo que eu percebo e leio não consigo ver uma única vantagem dos carbs em relação à injecção. como foi dito aqui a única vantagem, se é que se pode chamar vantagem, é toda a mistica que está associada a esta solução e aos carros onde aparece normalmente aplicada..nos clássicos
                              a nascar não é exemplo para nada... aquilo é um v8 a carbs da idade da pedra numa estrutura tubular para entrarem 60carros por prova e os poderem destruir à vontade sem se preocuparem muito com os €€

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                Fernando, tenho lido um pouco sobre motas.
                                Os sistemas EFi foram melhores no global e a pouco e pouco vão substituindo os carbs nas motos. Pelo que sei ainda existem motas com carb.
                                Apesar de haver algum consenso na malta das 2 rodas de que o EFi é globalmente melhor, a grande parte olha o carburador como a sua paixão, muitos deles preferindo as suas motos com carb a gastar mais do que as de injecção a gastar menos.
                                No forum que li, a forma como eles falavam deste assunto nomeadamente dos carb era paixonante.
                                Refiri as motos porque foi nestas que o carburador esteve presente durante maior tempo, em maior plenitude e na forma mais bela e virada para a performance.
                                É rara a moto que não tem 1 carburador (geralmente enorme) por cilindro. Actualmente ainda está presente em muitos modelos mas nas RR, nas motos que vendem emoções e performance foi completamente substituido pela ie. Os 4 carburadores de uma simples CBR600RR foram substituidos por um Dual Stage Fuel Injection with 40 mm throttle bodies, Denso 12-hole injectors.
                                Mas é bonito ver principalmente uma Naked com os enormes carburadores, cromados ou polidos como e afinados por algum mestre que conhece bem os seus segredos como se de um objecto de relojoaria se tratasse.

                                No meu caso que posso ficar 1 mês sem pegar na moto prefiro a injecção apesar de todas as que passaram cá por casa terem carburadores. A minha velhinha está neste momento parada precisamente porque estive muito tempo sem pegar nela e quando lá fui devia ter os carburadores completamente secos, é dificil até para um mecanico experiente por a trabalhar nesta situação já que é feitio e devia levar uma limpeza geral nos carburadores, novas borrachas, tubos etc. Na pratica não pegou até que a bateria berrou.
                                É muito bonito e tal mas chegar lá e ficar com o capacete na mão... não gostei nada! Felizmente este é um mal que só atinge aquela de 85, tem o seu desconto. As outras que já tive pegaram sempre à primeira, mas nada como i.e neste aspecto.

                                http://www.allensperformance.co.uk/i...cbx1000-cr.jpg
                                Os 6 carburadores da CBX1000, montados em V.

                                Comentário


                                  #17
                                  Felizmente, os carburadores estão mortos e enterrados.

                                  Basicamente eram só desvantagens:

                                  - Ter de puxar o ar a frio e ir ajustando consoante o aumento da temperatura (e alguns mesmo assim funcionavam mal);

                                  - Desafinações muito mais frequentes com pior gestão do consumo de combustível;

                                  - Só tinha um ponto de alimentação (ao contrário da injecção multiponto);

                                  - Necessitavam de alguma manutenção a longo prazo, e a afinação que era ideal num dia poderia não ser ideal noutro;

                                  O único motivo pelo qual se faziam é porque não havia tecnologia para mais, e era o mais barato. Foi necessário desenvolvimentos no campo da electrónica para tornar a injecção electrónica barata.

                                  Aliás, nenhum carro alguma vez perdeu potência por passar para injecção.
                                  O que aconteceu (em carros como o AX GT por exemplo) foi que ao levarem catalizadores tiveram de ser castrados (quem sabe também pela ineficácia dos sistemas de injecção monoponto), porque objectivamente, a injecção electrónica multiponto é muito mais eficiente e permite melhores desempenhos, ajustando várias vezes por segundo a mistura ar combustível em função das necessidades.

                                  Aliás, nos anos 90 as duas grandes vantagens a nível mecânico dos japoneses eram:

                                  - Motores 16 valvulas em toda a linha (enquanto os europeus estavam agarrados aos motores antigos 8v);

                                  - Injecção multi-ponto na esmagadora maioria dos motores, enquanto a maioria dos europeus continuavam na injecção monoponto (falando de cilindradas abaixo dos 2.0). No fundo a injecção monoponto é quase como um carburador electrónico e não aproveitava as potencialidades da injecção monoponto.

                                  Mesmo motores emblemáticos como os boxer alfa romeo não perderam nada ao ganhar i.e., antes pelo contrário. Mantiveram todo a sonoridade e desempenho dos anteriores, mas passaram a ser certinhos, coisa que com carburadores nunca foram.


                                  Resumindo, metam meia-duzia de carburadores num museu para mostrarmos aos nossos filhos o que se sofria, e reciclem os outros !

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                    Concordo genericamente com o que foi dito.

                                    O carburador hoje em dia é vencido em tudo pela injecção electrónica. Não estou a ver grandes vantagens no carburador exceptuando a facilidade de arranjo e as sensações que transmitem.

                                    São mesmo estes 2 aspectos que ainda hoje me levam a preferir os carburadores ao invés da injecção.
                                    Para quem gosta de automóveis o facto de colocar o motor a arrancar dando injectadelas de acelerador antes de rodar a chave ou puxar o ar ou até ouvi-lo engasgar a frio são impagáveis.

                                    Tenho também ideia que os carburadores são muito mais directos na aceleração do que os EFI, perdendo depois em altas rotações.
                                    No fundo todos utilizamos as baixas e médias e aqui destaca-se o carburador.
                                    Temos sempre muito mais pujança do que os sistemas EFI que parece que se engolem todo em aceleração a baixa rotação. São muito pouco disponíveis.

                                    No entanto, o que não me sai da cabeça é que provavelmente os carburadores despareceram precisamente por razões ambientais. A introdução de catalisadores forçou o abandono deste sistema mecânico dado que a gestão da mistura de combustível e ar era imprescindivel.

                                    dado que motores de injecção já existem muito antes de muitos nós nascermos e só há relativamente pouco tempo é que começou a haver a sua proliferação, leva-me a pesnar que a injecção foi mesmo adoptada por obrigação e não por ser melhor no capítulo mecânico.


                                    Este dá mais sensações!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bem Mad, acho q já sabes a minha opinião sobre este assunto. Por isso vou aproveitar para deixar alguns links, para que se apercebam da hstória dos sistemas de injecção.

                                      É preciso ver, q n podem dissociar os sistemas de injecção entre o otto e o diesel. É no diesel q começa o seu desenvolvimento, ainda antes de 1900. A aviação vem pedir que este passe para a gasolina, ainda sem electrónica, sendo assim injecção mecânica, o exemplo mais emblemático é o 300 SL gullwing com injecção mecânica directa .
                                      Volta a ser na aviação que aparece a injecção electrónica pela primeira vez. E é metida ao barulho nos automoveis também muito mais cedo do q mtos podem pensar, e mais uma vez os nossos amigos americanos, tantas vezes chamados de atrasados na industria autonovel aqui no forum voltam a a ser pioneiros (e com boas razões para isso) tal como o foram no turbo ou airbag, mas a i.e. como estamos mais familizarizados com ela aparece no inicio da década de 80 do século passado, embora já houvesse sistemas anteriores.
                                      De relembrar q injecção mecânica em merc e BMW era habitual.

                                      http://www.examiner.com/x-896-Classi...than-you-think
                                      http://www.allpar.com/cars/desoto/electrojector.html




                                      Se me permites, discordo contigo em alguns pormenores:


                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Felizmente, os carburadores estão mortos e enterrados.

                                      Basicamente eram só desvantagens:

                                      - Ter de puxar o ar a frio e ir ajustando consoante o aumento da temperatura (e alguns mesmo assim funcionavam mal); (havia alguns com comando automático e mesmo electrónico do choke, mas para a maioria dos utilizadores, eu incluido só o mau funcion amento a frio já é motivo para terem desaparecido)

                                      - Desafinações muito mais frequentes com pior gestão do consumo de combustível;

                                      - Só tinha um ponto de alimentação (ao contrário da injecção multiponto); (discordo, o q queres dizer com um só ponto de alimentação? havia também motores com um carburador c cilindro, menos usuais em países como o nosso com uma parque automovel com pequena cilindrada, aliás como tens mota estás bastante familiarizado c esta solução)

                                      - Necessitavam de alguma manutenção a longo prazo, e a afinação que era ideal num dia poderia não ser ideal noutro;

                                      O único motivo pelo qual se faziam é porque não havia tecnologia para mais, e era o mais barato. Foi necessário desenvolvimentos no campo da electrónica para tornar a injecção electrónica barata.

                                      Aliás, nenhum carro alguma vez perdeu potência por passar para injecção.
                                      O que aconteceu (em carros como o AX GT por exemplo) foi que ao levarem catalizadores tiveram de ser castrados (quem sabe também pela ineficácia dos sistemas de injecção monoponto), porque objectivamente, a injecção electrónica multiponto é muito mais eficiente e permite melhores desempenhos, ajustando várias vezes por segundo a mistura ar combustível em função das necessidades. (houve de facto muitos q perderam potência, mas tal como dizes deveu-se ao catalizador e à limitada capacidade da injecção monoponto de propiciar mapas elaborados o suficiente para "contrariar "o que era preciso para ter emissões baixas, no entanto são injecções muito fiaveis)

                                      Aliás, nos anos 90 as duas grandes vantagens a nível mecânico dos japoneses eram:

                                      - Motores 16 valvulas em toda a linha (enquanto os europeus estavam agarrados aos motores antigos 8v);

                                      - Injecção multi-ponto na esmagadora maioria dos motores, enquanto a maioria dos europeus continuavam na injecção monoponto (falando de cilindradas abaixo dos 2.0). No fundo a injecção monoponto é quase como um carburador electrónico e não aproveitava as potencialidades da injecção monoponto.

                                      Mesmo motores emblemáticos como os boxer alfa romeo não perderam nada ao ganhar i.e., antes pelo contrário. Mantiveram todo a sonoridade e desempenho dos anteriores, mas passaram a ser certinhos, coisa que com carburadores nunca foram. (o AR 1.5 IE erao único q apresentava consumos decentes sem deixar de andar)


                                      Resumindo, metam meia-duzia de carburadores num museu para mostrarmos aos nossos filhos o que se sofria, e reciclem os outros !

                                      Comentário


                                        #20
                                        Dá-me ideia que enquanto consumidores preferimos algo mais user friendly e é por isso que à parte questões ambientais, 99% continuam a preferir a injecção.

                                        Confesso que não sou pessoa que ache perder tempo abrir o ar antes de colocar o motor a funcionar. Não me chateia nada, assim como o mau funcionamenteo a frio. Aliás, este mau funcionamente deve-se a um carburador desafinado. O mais curioso é que qualquer pessoa com um conhecimento minimo de mecânica consegue ter o seu carro a carburador afinadinho, e por isso, sem nenhum problema a pegar a frio.

                                        A injecção é muito importante, sem dúvida, mas as razões que todos apontam para a injecção são meramente de comodismo. Esperava ler outra coisa.

                                        O ESPRIT esteve lá e compreendeu.

                                        O intuito do tópico está aqui. O tópico não estava lançado para se falar bem dos carburadores e mal da injecção .Estava para se falar da injecção como ideal do ponto de vista mecânico e não do ponto de vista "dá menos trabalho".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                                          Refiri as motos porque foi nestas que o carburador esteve presente durante maior tempo, em maior plenitude e na forma mais bela e virada para a performance.
                                          É rara a moto que não tem 1 carburador (geralmente enorme) por cilindro. Actualmente ainda está presente em muitos modelos mas nas RR, nas motos que vendem emoções e performance foi completamente substituido pela ie. Os 4 carburadores de uma simples CBR600RR foram substituidos por um Dual Stage Fuel Injection with 40 mm throttle bodies, Denso 12-hole injectors.
                                          Mas é bonito ver principalmente uma Naked com os enormes carburadores, cromados ou polidos como e afinados por algum mestre que conhece bem os seus segredos como se de um objecto de relojoaria se tratasse.

                                          No meu caso que posso ficar 1 mês sem pegar na moto prefiro a injecção apesar de todas as que passaram cá por casa terem carburadores. A minha velhinha está neste momento parada precisamente porque estive muito tempo sem pegar nela e quando lá fui devia ter os carburadores completamente secos, é dificil até para um mecanico experiente por a trabalhar nesta situação já que é feitio e devia levar uma limpeza geral nos carburadores, novas borrachas, tubos etc. Na pratica não pegou até que a bateria berrou.
                                          É muito bonito e tal mas chegar lá e ficar com o capacete na mão... não gostei nada! Felizmente este é um mal que só atinge aquela de 85, tem o seu desconto. As outras que já tive pegaram sempre à primeira, mas nada como i.e neste aspecto.

                                          http://www.allensperformance.co.uk/i...cbx1000-cr.jpg
                                          Os 6 carburadores da CBX1000, montados em V.
                                          No teu caso, já que a tua motor tem os carburadores muito temperamentiais, devias tentar isolar os mesmos.
                                          Ainda assim, ñão consegues encher os carburadores sempre que vais pegar nela? Dá trablaho, dá.
                                          Mas pessoalmente acho muito gratificante.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Felizmente, os carburadores estão mortos e enterrados.

                                            Basicamente eram só desvantagens:

                                            - Ter de puxar o ar a frio e ir ajustando consoante o aumento da temperatura (e alguns mesmo assim funcionavam mal);


                                            - Desafinações muito mais frequentes com pior gestão do consumo de combustível;

                                            - Só tinha um ponto de alimentação (ao contrário da injecção multiponto);

                                            - Necessitavam de alguma manutenção a longo prazo, e a afinação que era ideal num dia poderia não ser ideal noutro;

                                            O único motivo pelo qual se faziam é porque não havia tecnologia para mais, e era o mais barato. Foi necessário desenvolvimentos no campo da electrónica para tornar a injecção electrónica barata.

                                            Aliás, nenhum carro alguma vez perdeu potência por passar para injecção.
                                            O que aconteceu (em carros como o AX GT por exemplo) foi que ao levarem catalizadores tiveram de ser castrados (quem sabe também pela ineficácia dos sistemas de injecção monoponto), porque objectivamente, a injecção electrónica multiponto é muito mais eficiente e permite melhores desempenhos, ajustando várias vezes por segundo a mistura ar combustível em função das necessidades.

                                            Aliás, nos anos 90 as duas grandes vantagens a nível mecânico dos japoneses eram:

                                            - Motores 16 valvulas em toda a linha (enquanto os europeus estavam agarrados aos motores antigos 8v);

                                            - Injecção multi-ponto na esmagadora maioria dos motores, enquanto a maioria dos europeus continuavam na injecção monoponto (falando de cilindradas abaixo dos 2.0). No fundo a injecção monoponto é quase como um carburador electrónico e não aproveitava as potencialidades da injecção monoponto.

                                            Mesmo motores emblemáticos como os boxer alfa romeo não perderam nada ao ganhar i.e., antes pelo contrário. Mantiveram todo a sonoridade e desempenho dos anteriores, mas passaram a ser certinhos, coisa que com carburadores nunca foram.


                                            Resumindo, metam meia-duzia de carburadores num museu para mostrarmos aos nossos filhos o que se sofria, e reciclem os outros !
                                            Vou só pegar no excerto a bold pois o resto já foi comentado no meu post anterior.

                                            Não sei se sabes, mas andei a ver uns 33 há usn meses atrás.
                                            Lembro-me do ESPRIT me aconselhar a procurar os ie, nomeadamente o 1.5, já que eu estava com a mania dos carb.
                                            De facto, em vez de procurar apenas os carb, comecei a procurar os ie (deu-me ideia que eram em maior número) e fui ao encontro de um 1.5ie aqui no Porto, isto depois de ter experimentado os 1.3 carb.
                                            Não deu para expeimentar os motores a fundo, nem lá perto, mas os carb, além de uma sonoridade mais especial, mais rouca, mais profunda ao invés dos mais timidos ie, tinha uma pujança em baixxs mais agradável. Obviamente que o 1.5 andava mais, mas as sensações estavam do lado dos carb.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tive um carro a carburador que não deixou nenhumas saudades. Não o achava melhor em termos de resposta nem em termos de sonoridade.

                                              Venha a injecção electrónica.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pode-se saber qual era?
                                                É que, assim com oexistem injecções e injecções, existem carburadores e carburadores.;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                  Vou só pegar no excerto a bold pois o resto já foi comentado no meu post anterior.

                                                  Não sei se sabes, mas andei a ver uns 33 há usn meses atrás.
                                                  Lembro-me do ESPRIT me aconselhar a procurar os ie, nomeadamente o 1.5, já que eu estava com a mania dos carb.
                                                  De facto, em vez de procurar apenas os carb, comecei a procurar os ie (deu-me ideia que eram em maior número) e fui ao encontro de um 1.5ie aqui no Porto, isto depois de ter experimentado os 1.3 carb.
                                                  Não deu para expeimentar os motores a fundo, nem lá perto, mas os carb, além de uma sonoridade mais especial, mais rouca, mais profunda ao invés dos mais timidos ie, tinha uma pujança em baixxs mais agradável. Obviamente que o 1.5 andava mais, mas as sensações estavam do lado dos carb.
                                                  Eu penso que essa diferença pode vir de outro factor. sabes qual é o tipo de motor de cada caso?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                    Tive um carro a carburador que não deixou nenhumas saudades. Não o achava melhor em termos de resposta nem em termos de sonoridade.

                                                    Venha a injecção electrónica.
                                                    qual era o carro em questão? se posso saber claro?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                      Pode-se saber qual era?
                                                      É que, assim com oexistem injecções e injecções, existem carburadores e carburadores.;)
                                                      Era um Rover 213.

                                                      Não esquecer que ao compararmos carros iguais (como no exemplo dos Alfas), estamos a comparar os carburadores no topo do seu desenvolvimento com injecções electrónicas no início do seu desenvolvimento. Actualmente já muita água correu debaixo da ponte e os carros com injecção electrónica dão 15-0 aos antigos carros a carburador.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                                        Eu penso que essa diferença pode vir de outro factor. sabes qual é o tipo de motor de cada caso?
                                                        Tipo de motor?
                                                        São os 2 Boxer.
                                                        Os dois tinham 2 carburadores.

                                                        EDIT: o 1.3 é que tinha 2 carburadores. O 1.5 era ie obviamente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Era um Rover 213.

                                                          Não esquecer que ao compararmos carros iguais (como no exemplo dos Alfas), estamos a comparar os carburadores no topo do seu desenvolvimento com injecções electrónicas no início do seu desenvolvimento. Actualmente já muita água correu debaixo da ponte e os carros com injecção electrónica dão 15-0 aos antigos carros a carburador.
                                                          És a primeira pessoa que ouço dizer mal do 213.
                                                          O carburador e o motor Honda sempre deixaram saudades aos proprietários.
                                                          Atrevo-me a dizer que o teu tinha algum problema.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por indigo Ver Post

                                                            este dá mais sensações!
                                                            [:d][:d][:d][:d][:d][:d]

                                                            Comentário

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