A semana passada comprei a Autohoje polaca - a Autoświat - por causa do Dauertest (teste de longa duração) ao Alfa Romeo 159 2.4 JTDM Sport Wagon.
O teste acaba por gerar alguma controvérsia pelo simples facto do Alfa Romeo 159 ter mudado o motor (motor novo) aos 20.000 km.
A Alfa Romeo justificou-o com a explicação de que um elemento metálico terá bloqueado os injectores causando danos no motor e tendo como consequência a destruição de um cilindro.
Um defeito de fabrico foi posto de parte tendo a Alfa Romeo justificado esta avaria grave com a possibilidade de haver combustível contaminado com elementos metálicos.
Tirando esta excepção do motor o Alfa Romeo mostrou-se pouco propenso a avarias graves e rodou 80.000 Km com o novo bloco sem problemas a assinalar.
Como tenho o teste em polaco e em alemão, sendo dois idiomas que não domino totalmente, vou tentar expor - dentro da medida do possível - os resultados do teste.
14.748 Km - O motor entra em Safe Mode.
Substituição do colector de admissão, substituição da correia de distribuição e tensor (corrigidas devido a defeito de fabrico nas primeiras unidades), substituição de um cabo (moído) que liga as velas de pré-aquecimento a unidade de comando. (Garantia)
33.945 Km - Substituição dos travões de disco dianteiros e pastilhas de travão.
88.462 Km - Substituição dos travões de disco dianteiros e traseiros mais respectivas pastilhas de travão.
*Aos 20.000 Km o motor avaria, depois de inúmeros avisos no CB, e o carro tem de ser levado no reboque para a oficina.
Diagnóstico: Motor avariado.
A Alfa Romeo decide substituir o motor totalmente a abrigo da garantia e sem custos adicionais para o utilizador.
O chefe de oficina justifica a avaria com a intrusão de um elemento metálico estranho que teria bloqueado o sistema de injecção e consequentemente destruído o motor nomeadamente o quinto cilindro.
O teste acaba por gerar alguma controvérsia pelo simples facto do Alfa Romeo 159 ter mudado o motor (motor novo) aos 20.000 km.
A Alfa Romeo justificou-o com a explicação de que um elemento metálico terá bloqueado os injectores causando danos no motor e tendo como consequência a destruição de um cilindro.
Um defeito de fabrico foi posto de parte tendo a Alfa Romeo justificado esta avaria grave com a possibilidade de haver combustível contaminado com elementos metálicos.
Tirando esta excepção do motor o Alfa Romeo mostrou-se pouco propenso a avarias graves e rodou 80.000 Km com o novo bloco sem problemas a assinalar.
Como tenho o teste em polaco e em alemão, sendo dois idiomas que não domino totalmente, vou tentar expor - dentro da medida do possível - os resultados do teste.
14.748 Km - O motor entra em Safe Mode.
Substituição do colector de admissão, substituição da correia de distribuição e tensor (corrigidas devido a defeito de fabrico nas primeiras unidades), substituição de um cabo (moído) que liga as velas de pré-aquecimento a unidade de comando. (Garantia)
33.945 Km - Substituição dos travões de disco dianteiros e pastilhas de travão.
88.462 Km - Substituição dos travões de disco dianteiros e traseiros mais respectivas pastilhas de travão.
*Aos 20.000 Km o motor avaria, depois de inúmeros avisos no CB, e o carro tem de ser levado no reboque para a oficina.
Diagnóstico: Motor avariado.
A Alfa Romeo decide substituir o motor totalmente a abrigo da garantia e sem custos adicionais para o utilizador.
O chefe de oficina justifica a avaria com a intrusão de um elemento metálico estranho que teria bloqueado o sistema de injecção e consequentemente destruído o motor nomeadamente o quinto cilindro.
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