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Alfa Romeo 159 Sport Wagon 2.4 JTDM - Teste de 100.000 KM

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    Alfa Romeo 159 Sport Wagon 2.4 JTDM - Teste de 100.000 KM

    A semana passada comprei a Autohoje polaca - a Autoświat - por causa do Dauertest (teste de longa duração) ao Alfa Romeo 159 2.4 JTDM Sport Wagon.



    O teste acaba por gerar alguma controvérsia pelo simples facto do Alfa Romeo 159 ter mudado o motor (motor novo) aos 20.000 km.
    A Alfa Romeo justificou-o com a explicação de que um elemento metálico terá bloqueado os injectores causando danos no motor e tendo como consequência a destruição de um cilindro.
    Um defeito de fabrico foi posto de parte tendo a Alfa Romeo justificado esta avaria grave com a possibilidade de haver combustível contaminado com elementos metálicos.

    Tirando esta excepção do motor o Alfa Romeo mostrou-se pouco propenso a avarias graves e rodou 80.000 Km com o novo bloco sem problemas a assinalar.

    Como tenho o teste em polaco e em alemão, sendo dois idiomas que não domino totalmente, vou tentar expor - dentro da medida do possível - os resultados do teste.



    14.748 Km - O motor entra em Safe Mode.

    Substituição do colector de admissão, substituição da correia de distribuição e tensor (corrigidas devido a defeito de fabrico nas primeiras unidades), substituição de um cabo (moído) que liga as velas de pré-aquecimento a unidade de comando. (Garantia)







    33.945 Km
    - Substituição dos travões de disco dianteiros e pastilhas de travão.

    88.462 Km - Substituição dos travões de disco dianteiros e traseiros mais respectivas pastilhas de travão.

    *Aos 20.000 Km o motor avaria, depois de inúmeros avisos no CB, e o carro tem de ser levado no reboque para a oficina.

    Diagnóstico: Motor avariado.

    A Alfa Romeo decide substituir o motor totalmente a abrigo da garantia e sem custos adicionais para o utilizador.
    O chefe de oficina justifica a avaria com a intrusão de um elemento metálico estranho que teria bloqueado o sistema de injecção e consequentemente destruído o motor nomeadamente o quinto cilindro.






    #2
    Pormenores enervantes:



    O painel do ar condicionado apresenta botões pequenos e mostrou-se impreciso, de acordo com a Autobild <<mantém a temperatura de modo indigno. Por vezes sopra um agressivo vento árctico quando regulado para 21 graus no interior, por vezes produz correntes de ar quente vindas do Sahara>>.




    Os tubos do turbo-compressor babam óleo.



    Tapetes soltos: Os tapetes de origem escorregam e prendem por vezes o acelerador. A Alfa Romeo afirma que o defeito foi corrigido pela aplicação de borracha anti-deslizante na parte inferior dos tapetes.





    Abertura da tampa da bagageira no plafonier e sem possibilidade de haver uma pega ou abertura pelo exterior:

    A Alfa Romeo modificará posteriormente o sistema oferecendo a possibilidade de abrir pela chave ou carregando no emblema da Alfa Romeo na tampa da bagageira.

    Bagageira limitada para um carro do segmento em que se encontra o 159 (445 litros)

    Editado pela última vez por JorgeCorreia; 26 February 2009, 07:47.

    Comentário


      #3
      Pontos positivos

      Protecção anti-corrosão: Excelente, nada a assinalar!



      Turbo; passa o teste sem nada a assinalar.





      O favo do catalisador não apresenta nenhum desgaste nem está queimado



      O filtro de partículas está impecável



      Tablier típico da Alfa Romeo com alumínio genuíno e virado para o condutor. O indicador de nível de combustível mostra-se impreciso como já é tradição.



      A pele bege combina perfeitamente com a pintura Champagnesilver metalizada. Depois da maratona os assentos apresentam alguma patine - na qual a excelente qualidade do ambiente do Alfa não se ressente.



      Túnel para objectos revela-se prático e compensa alguma falta de volumetria da bagageira.

      Serão os Alfa Romeo assim tão maus?







      Fonte: http://www.autobild.de/artikel/dauer...ve_828941.html
      Editado pela última vez por JorgeCorreia; 26 February 2009, 07:23.

      Comentário


        #4
        Tiveram azar no motor. É daquelas coisas que acontece a todos. Agora o resto é normal.

        Portou-se bem, tirando o problema do motor.

        Comentário


          #5
          Excelente teste

          Comentário


            #6
            Não olhando à troca do motor, isto:

            14.748 Km - O motor entra em Safe Mode.

            Substituição do colector de admissão, substituição da correia de distribuição e tensor (corrigidas devido a defeito de fabrico nas primeiras unidades), substituição de um cabo (moído) que liga as velas de pré-aquecimento a unidade de comando. (Garantia)
            Não me parece nada normal. Tal como o babar de óleo pelos tubos do turbo!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por air Ver Post
              Não olhando à troca do motor, isto:

              Não me parece nada normal. Tal como o babar de óleo pelos tubos do turbo!

              Tal como diz nesse texto, foram defeitos das primeiras unidades, que foram entretanto corrigidos!
              Em relação ao motor, defeito ou avaria causada pelo suposto lixo no gasoleo, não se saberá.
              Certo é, que é o primeiro 2.4JTD que vejo a ser trocado por uma avaria destas!

              A unica coisa que me fez confusão foi a troca dos discos! Os gajos devem conduzir com o pé colado nos travões!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por air Ver Post
                Não olhando à troca do motor, isto:

                Não me parece nada normal. Tal como o babar de óleo pelos tubos do turbo!
                O tubo do turbo estar húmido é normal. O tubo do turbo que passa na frente do meu carro, numa zona mais esponjosa está húmido. Falei com um mecânico que conheço e ele disse-me que é comum a muitos carros.
                O meu carro não gasta óleo, por isso ele não se perde por ai.

                Comentário


                  #9
                  O indicador de nível de combustível mostra-se impreciso como já é tradição.
                  como assim impreciso??

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                    O tubo do turbo estar húmido é normal. O tubo do turbo que passa na frente do meu carro, numa zona mais esponjosa está húmido. Falei com um mecânico que conheço e ele disse-me que é comum a muitos carros.
                    O meu carro não gasta óleo, por isso ele não se perde por ai.
                    Também li isso em relação ao do meu Lybra (1.9 JTD).

                    Nos motores JTD mais antigos o tubo do intercooler é substituído por causa disso mas apenas ao fim de muitos quilómetros.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tiago_maia Ver Post
                      como assim impreciso??
                      Nos Alfa Romeo não sei mas no meu Lancia o ponteiro não só é preguiçoso como também varia a medição, ou seja, por vezes parece baixar para valores menores do que aqueles que realmente tem mas o CB parece-me que indica tudo bem.

                      Penso que seja isso.

                      Comentário


                        #12
                        O defeito do indicador do combustível e o funcionamento do AC são comuns a outros Fiat.

                        O AC do meu Alfa também tinha vontade própria.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                          O defeito do indicador do combustível e o funcionamento do AC são comuns a outros Fiat.

                          O AC do meu Alfa também tinha vontade própria.
                          O painel do AC na minha Lybra estava todo escafiado, por isso agarrei em 20€, comprei um na sucata e instalei-o sem grande espiga, valha-nos a simplicidade do sistema.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                            O painel do AC na minha Lybra estava todo escafiado, por isso agarrei em 20€, comprei um na sucata e instalei-o sem grande espiga, valha-nos a simplicidade do sistema.
                            Por vezes, o meu fazia o meu que essa 159.

                            A certa altura, passou só a funcionar em Mono. Aquilo é composto por três rodinhas de borracha, sendo que as das pontas regulam a temperatura de cada lado do carro. A do lado do passageiro colou e deixou de rodar.

                            Passado algum tempo, decidi fazer força, descolou e lá voltou a funcionar normalmente.

                            Comentário


                              #15
                              muito estranho o ocorrido com o motor.

                              Por acaso conheço bem o 2.4 Jtd [ já tive um mas na versão para o Lancia Lybra ] e nunca deu problemas.. bem pelo contrário.

                              De qualquer dos modos, precisaste de ir buscar um teste á Polonia feito pela AutoBuild [ que só favorece e promove os carros alemães nomeadamente os Vag ] para dizer mal da Alfa Romeo? Foste longe..

                              Pela descrição feita dos problemas no carro parece ter sido usado por um 'acelera'. Discos mudados, problemas no motor, tubos a babarem.se do turbo etc.. pá tive o meu 2.4 Jtd durante 6 anos(!!) e nunca tive nada disso. Impecável.
                              Editado pela última vez por EduardoASG; 26 February 2009, 10:12.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
                                muito estranho o ocorrido com o motor.

                                Por acaso conheço bem o 2.4 Jtd [ já tive um mas na versão para o Lancia Lybra ] e nunca deu problemas.. bem pelo contrário.

                                De qualquer dos modos, precisaste de ir buscar um teste á Polonia feito pela AutoBuild [ que só favorece e promove os carros alemães nomeadamente os Vag ] para dizer mal da Alfa Romeo? Foste longe..
                                Estavas a ir tão bem... até que falaste de mais...

                                Note-se que até é normal, portanto...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                  Estavas a ir tão bem... até que falaste de mais...

                                  Note-se que até é normal, portanto...
                                  Normal uma ova.. eu tive um sei do que falo.

                                  E tenho pelo menos duas familias amigas que também têm o 2.4 Jtd, um na antiga Marea e outro no 159 e também nunca tiveram nenhum problema.

                                  O artigo apresentado pelo op deve ser lido como um caso excepcional e/ou marketing depreciativo de outra marca e nada mais.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
                                    muito estranho o ocorrido com o motor.

                                    Por acaso conheço bem o 2.4 Jtd [ já tive um mas na versão para o Lancia Lybra ] e nunca deu problemas.. bem pelo contrário.

                                    De qualquer dos modos, precisaste de ir buscar um teste á Polonia feito pela AutoBuild [ que só favorece e promove os carros alemães nomeadamente os Vag ] para dizer mal da Alfa Romeo? Foste longe..
                                    De todos os posts que o autor já aqui colocou, qual foi aquele em que não entendeste que ele é proprietario de um carro Italiano e que por sinal até é equipado com um motor jtd.

                                    Para além de que acho que o resultado do teste foi muito bom, não vejo que isto seja para denegrir a Alfa . . .

                                    Comentário


                                      #19
                                      O artigo não diz que todos os carros com esse motor avariam.

                                      Eles limitaram-se a relatar a experiência deles com aquele exemplar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
                                        Normal uma ova.. eu tive um sei do que falo.

                                        E tenho pelo menos duas familias amigas que também têm o 2.4 Jtd, um na antiga Marea e outro no 159 e também nunca tiveram nenhum problema.

                                        O artigo apresentado pelo op deve ser lido como um caso excepcional e/ou marketing depreciativo de outra marca e nada mais.
                                        Continuas a falar/escrever de mais...

                                        Essa mania da perseguição até se torna anedotica!

                                        Comentário


                                          #21
                                          apagar este post sff. Obrigado.
                                          Editado pela última vez por EduardoASG; 26 February 2009, 10:30.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
                                            Recalls oficiais do 159 desde o seu lançamento.

                                            O que só prova a fiabilidade do 159. Queres que coloque aqui outras marcas para comparar?

                                            Devem andar mordidinhos do 159 ser tão bom

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
                                              De qualquer dos modos, precisaste de ir buscar um teste á Polonia feito pela AutoBuild [ que só favorece e promove os carros alemães nomeadamente os Vag ] para dizer mal da Alfa Romeo? Foste longe..
                                              E se tivesses um pouco mais de atenção noutros tópicos saberias que o Jorge Correia é (surprise!) proprietário de um Lybra JTD e que... (surprise, surprise!) mora na Polónia. Não foi longe buscar o teste, saiu à rua e comprou a revista num quiosque como os outros todos.

                                              Mas, claro, a vontade de dizer mal é mais forte...

                                              Comentário


                                                #24
                                                O mais atentos sabem que o Jorge trabalha na Polónia, e não me parece que tenha feito este excelente tópico como depreciação do que quer que seja, ele próprio tem um Lybra Jtd...

                                                Tsk, tsk...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
                                                  O que só prova a fiabilidade do 159. Queres que coloque aqui outras marcas para comparar?

                                                  Devem andar mordidinhos do 159 ser tão bom
                                                  Qual é o objectivo é animar o tópico ?

                                                  Acho que vou ali à rua comprar umas pipocas

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
                                                    muito estranho o ocorrido com o motor.

                                                    Por acaso conheço bem o 2.4 Jtd [ já tive um mas na versão para o Lancia Lybra ] e nunca deu problemas.. bem pelo contrário.

                                                    De qualquer dos modos, precisaste de ir buscar um teste á Polonia feito pela AutoBuild [ que só favorece e promove os carros alemães nomeadamente os Vag ] para dizer mal da Alfa Romeo? Foste longe..

                                                    Pela descrição feita dos problemas no carro parece ter sido usado por um 'acelera'. Discos mudados, problemas no motor, tubos a babarem.se do turbo etc.. pá tive o meu 2.4 Jtd durante 6 anos(!!) e nunca tive nada disso. Impecável.
                                                    Hello??? Foi para mim isso do dizer mal da Alfa Romeo? Percebi bem?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                      E se tivesses um pouco mais de atenção noutros tópicos saberias que o Jorge Correia é (surprise!) proprietário de um Lybra JTD e que... (surprise, surprise!) mora na Polónia. Não foi longe buscar o teste, saiu à rua e comprou a revista num quiosque como os outros todos.

                                                      Mas, claro, a vontade de dizer mal é mais forte...
                                                      Já é tipico!!!

                                                      De facto as unicas coisas que são estranhas neste teste são a troca de motor e a mudança dos discos tão cedo!!!
                                                      Quanto ao motor, o facto de ter falhado, sem saber se a explicação do mecânico da alfa em relação à má qualidade do combustivel é válida, é "normal" e não significa que esse motor não é fiável.
                                                      A mudança dos discos dianteiros aos 20000km é que é estranho!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Jorge, não ligues. Sabes que há pessoal que primeiro dispara e depois é que pergunta o nome.

                                                        Neste caso alguém nem se deve ter apercebido que tu vives na Polónia (o tal "longe" para ti), nem que tu tens um Lybra. Mas enfim.

                                                        Já agora, excelente tópico. Relativamente ao que aconteceu, é mesmo daquelas coisas que podem ocorrer. É uma enorme chatice, mas aqui parece que a Alfa Romeo até resolveu a questão sem levantar ondas (como devia ser). E o mal até podia ser "externo", nomeadamente com o combustível, embora aí o filtro devesse suster essas partículas metálicas que foram danificar o 5º cilindro.

                                                        De resto, e em aspectos mais curriqueiros, o carro até parece ter-se portado bastante bem, ainda para mais sabendo nós que a malta que faz esses testes não são meiguinhos para com os carros. Aliás, veja-se a velocidade a que os discos de travão "voaram".
                                                        Editado pela última vez por Flyingsauce; 26 February 2009, 10:55.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                          Já é tipico!!!

                                                          De facto as unicas coisas que são estranhas neste teste são a troca de motor e a mudança dos discos tão cedo!!!
                                                          Quanto ao motor, o facto de ter falhado, sem saber se a explicação do mecânico da alfa em relação à má qualidade do combustivel é válida, é "normal" e não significa que esse motor não é fiável.
                                                          A mudança dos discos dianteiros aos 20000km é que é estranho!
                                                          Pode ter sido erro na minha tradução e terem apenas mudado os calços e não os discos.

                                                          Ó Lino vem aqui à cabine de som!!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                                            Jorge, não ligues. Sabes que há pessoal que primeiro dispara e depois é que pergunta o nome.

                                                            Neste caso alguém nem se deve ter apercebido que tu vives na Polónia (o tal "longe" para ti), nem que tu tens um Lybra. Mas enfim.

                                                            Já agora, excelente tópico. Relativamente ao que aconteceu, é mesmo daquelas coisas que podem ocorrer. É uma enorme chatice, mas aqui parece que a Alfa Romeo até resolveu a questão sem levantar ondas (como devia ser). E o mal até podia ser "externo", nomeadamente com o combustível, embora aí o filtro devesse suster essas partículas metálicas que foram danificar o 5º cilindro.

                                                            De resto, e em aspectos mais curriqueiros, o carro até parece ter-se portado bastante bem, ainda para mais sabendo nós que a malta que faz esses testes não são meiguinhos para com os carros. Aliás, veja-se a velocidade a que os discos de travão "voaram".
                                                            Também não tenho duvidas que 159 foi conduzido nos limites inúmeras vezes, por vários condutores com diferentes tipos de condução e a velocidades elevadas.

                                                            O Alfa ficou inclusivamente à frente de um dos grandes rivais, o VW Passat.


                                                            Zuverlässigkeits-Rangliste

                                                            1. Mazda6 Sport 1.8 MZR Comfort

                                                            2. Mazda5 2.0 MZR-CD Top/Toyota Prius HSD

                                                            4. BMW 320i Touring (E91)

                                                            5. Skoda Octavia II Combi 1.6 FSI

                                                            6. Mercedes-Benz E 320 CDI T Elegance (S 211)

                                                            7. Ford Focus 1.6i Turnier

                                                            8. Ford Mondeo 1.8/Opel Vectra 2.2

                                                            10. BMW 745i (E65)

                                                            11. Honda Jazz/Renault Clio 1.4

                                                            11. Mercedes-Benz B 180 CDI (W 245)

                                                            14. Fiat Panda 1.1 8V Active

                                                            15. Hyundai Getz/BMW 318i

                                                            17. Toyota Avensis 2.0 D-Cat/VW T5 2.5 TDI Multivan

                                                            19. VW Lupo 1.4 TDI

                                                            20. Audi A6 Avant 2.7 TDI/Opel Meriva Cosmo 1.7 CDTI

                                                            22. Mini Cooper

                                                            23. Hyundai Elantra 1.6

                                                            24. Renault Kangoo 1,9 dTi

                                                            25. Alfa 147 2.0 T.S./BMW X3 2.0d/BMW X5 3.0d

                                                            28. Mercedes-Benz A 170 CDI (W 168)/C 220 CDI T (S 203)

                                                            30. Opel Zafira 1.8/Volvo XC 90 D5

                                                            32. VW Golf V 1.4

                                                            33. Alfa Romeo 159 SW 2.4 JTDM 20V Distinctive / Opel Astra (H) 1.9 CDTI

                                                            35. Opel Astra (G) 1.6/Mercedes-Benz ML 270 CDI ( W 163)

                                                            37. Ford Fusion1.6/C-Max 2.0 TDCi

                                                            39. Skoda Fabia 1.4 16V

                                                            40. Skoda Octavia Combi 1.9 TDI

                                                            41. Fiat Punto 1.2/Jaguar S-Type 3.0/Renault Mégane 1.6/Laguna 1.9 dCi

                                                            45. VW Passat Variant 2.0 TDI Comfortline

                                                            46. Citroën C8 2.2 HDi SX FAP

                                                            47. Peugeot 307 HDi 110 FAP

                                                            48. VW Polo 1.2 Comfort

                                                            49. VW Touran 2.0 TDI Trendline


                                                            Editado pela última vez por JorgeCorreia; 26 February 2009, 11:08.

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