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Relação quantidade de modelos vendidos e que se encontram actualmente em circulação

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    Relação quantidade de modelos vendidos e que se encontram actualmente em circulação

    À uns dias em conversa de café surgiu o seguinte tema.

    A relação entre os automóveis vendidos à uns anos atrás e os modelos que se encontram a circular hoje em dia.

    De facto existem modelos que se viam imenso a circular na época deles e desapareceram quase todos, enquanto outros não se venderam tanto mas regularmente lá se encontram.

    Será que existe alguma forma precisa de ver quais os modelos que desapareceram mais e menos? Tabelas de venda por modelo tenho, agora de circulação actual não faço a mínima ideia onde encontrar.

    Já agora no vosso entender quais os modelos que "desapareceram" mais e os que "desapareceram" menos?

    #2
    Há um modelo que conheço bem e cada vez vejo mais, tem envelhecido muito bem (de longe melhor que a concorrência). Do início da década de 90 temos os Honda Concerto e os Rover 200/400, que possuem uma qualidade muito acima da média. Ainda hoje se pode verificar que são vendidos a preços bem superiores aos seus rivais.

    Os rivais são aqueles que vão desaparecendo e cada vez vemos menos: astra, escort, 19, zx, ...

    Outro caso, nos últimos meses cada vez vejo mais Rover's 213 SE. Gostava de saber quantos ainda são usados, comparando com.... por exemplo, o Golf II, que deve ter tido um significado muito maior em nº de vendas.

    Comentário


      #3
      o que menos desapareceu foi sem duvida o 190d

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pini Ver Post
        o que menos desapareceu foi sem duvida o 190d
        Sim, esse até corre o risco de se tornar um ícone nacional. É um exemplo do que era a qualidade da Mercedes.

        Comentário


          #5
          Acho que os grandes vencedores nesse capitulo acabam por ser os Civic's.

          Comentário


            #6
            Eu acho impressionante a quantidade de Renault 5 e Fiat Uno que ainda se vê a circular na estrada, sendo dois modelos de duas marcas que não são famosas por serem as melhores em fiabilidade, acho que são dois modelos com um saldo muito positivo, pois ainda vejo frequentemente modelos destes a circular!

            Cumprimentos

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              #7
              so as marcas tÊm esse tipo de estimativas.


              mas são sempre pouco fiaveis.

              cumprimentos

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                #8
                Eu tenho uma estimativa sobre o Reino Unido, mais cocnretamente acerca dos MIcra K10.
                A quem interessar, decaminho coloco o artigo, mas está em inglês.

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                  #9
                  Temática interessante!
                  Uma vez a Volvo disse que a idade média dos seus veículos em circulação (o que deve exceptuar os clássicos que participam quase exclusivamente em eventos e passeios) era de 20,7 anos.

                  Comentário


                    #10
                    Apesar de ser sobre o K10, tem lá presente valores de vendas de vários outros do mesmo segmento, bem a comparação entre todos os sobreviventes.

                    Classic Cars: Nissan Micra

                    After the nuclear holocaust, Micras will still be zipping about. Giles Chapman pays tribute to the great survivor


                    Published: 10 April 2007



                    As a journalistic assignment, this struck a new low in glamour: staking out a Tesco car park in suburban Kent on a bitingly cold Monday morning. But the result was bang-on. I wanted my suspicions proved right: that you can still encounter old Nissan Micras just about everywhere at any time.
                    Time and place were chosen at random, yet here were two already: a red one, C-reg so 22 years old; and a pinkish-beige one, G-reg, 18 years old. No other car on that vast plain of tar was more than 10 years old.
                    The owner of the pink Micra soon returned, pushing her trolley. "I've had it since new and I've never had a car that's given me such value for money," said Jeanne Stevens from Sevenoaks, who turns out to be a retired driving instructor. "It just goes on forever. Mind you, I do have it serviced regularly and it is always garaged".
                    Would she ever get rid of it - get something a bit, er, newer? "You must be joking!" she thunders. "I shall keep it till it dies."
                    Jeanne's car has 99,000 miles on the clock, many of them piled on by countless teenage Sevenoaks rookies. But she looks nonplussed when I ask whether she considers it to be a classic car. Nor, strangely, can she really explain why the Micra is so legendarily easy to drive. "But I do see another lady with one of these every day. We say 'snap'!"
                    Micras of the original K10 codename variety are rather like that. They have been omnipresent in Britain's roadscape for almost a quarter of a century. You may never have noticed it but their survival rate, unlike many so-called classics, is extraordinary. Keep looking, anywhere, and it won't be long before one ambles past, possibly with dull paintwork and faded plastic trim, but still in rude functional health.
                    However, the evidence for their longevity is more than just anecdotal. Official DVLA registration statistics reveal that 96,421 Micra K10s are on our roads, out of a UK sales total of 343,411 between 1983 and 1992. So 28 per cent - more than a quarter - of all K10s sold here are still in use.
                    On its own, that may not seem impressive. But contrast it with the Micra's peers, and it's a survivor of cockroach toughness.
                    Of the Austin/Rover Metro, with 1,370,000 sold between 1980 and 1994, 21,468 are still on the go - that's 1.6 per cent. Of the Ford Fiesta Mk1 and 2, with 1,292,669 sold between 1976 and 1989, 43,878 are still in use - 3.3 per cent. Of the first-generation Fiat Uno, 190,000 were sold between 1983 and 1989, and 5,179 of them are still standing - 2.7 per cent.
                    The little 1.0-litre Micra supermini took its bow in 1982 in Japan as the Nissan Match. It arrived in that hazy crossover period when the company was ditching its Datsun brand name in favour of the Nissan badge. That's why early Micras carry tiny Datsun nameplates on their tailgates.
                    There is unsubstantiated web gossip that the design was by Italy's fabled Giugiaro studio, because the Micra's stance, unusually tall and upright for the day, was similar to design themes the company was espousing, which were most clearly obvious in its styling of the Fiat Uno. But it is more likely that the Micra was rushed out to combat the small-and-tall Honda City, a runaway hit in Japan in 1981. One thing's for sure, though: the Micra was plain when it was new, and it is positively nondescript today.
                    The forgettable looks, however, masked an uncommonly refined drivetrain. The 988cc single-cam engine was all-aluminium and very smooth, and its lightness up front lent the non-power steering a remarkable ease, something mirrored by the brakes (front discs only) and clutch.
                    Plasticky blandness prevailed inside, too, although it was roomy and well-equipped. It made car mag writers cringe - after all, by 1987, it was the UK's top choice for driving schools, such was its forgiving nature. Autocar grumbled: "It is not the slightest bit exciting," while grudgingly admitting: "There is nothing much to complain about." Even with a capacity hike to 1.2 litres in 1989, Autocar harrumphed: " The Micra is solid and reliable but ultimately dull" - yet only after declaring that its performance was "lusty", its 32mpg fuel thirst " a class low", its throttle response "crisp" and its gearchange " precise".
                    What was the rational buyer to make of Autocar's outlook? After all, the Micra was intended as nothing more than a trusty runabout, and Britain's less excitable drivers, especially older and shrewder ones, bought it in droves. It was a key breakthrough car for Japan in the UK, more so even than the Toyota Corolla. And its lingering success is intriguing.
                    Vanessa Guyll, an AA technical expert with copious knowledge of car reliability, says the Micra was simply right first time. "It's particularly Japanese," she says, "very well built to begin with, and retaining its reliability.
                    "It must be down to the quality of the components and steel, as Japanese cars of the early 1980s weren't known for their rust-proofing. Metros of the same era have all been scrapped because their wheel arches rusted out, and their suspensions failed. That didn't happen with Micras. Maybe people treated them more gently, too - if the controls are light then the car is easier to manoeuvre."
                    Classic status must surely anoint the indefatigable Micra soon, to the chagrin of all red-blooded petrolheads. Meanwhile, owners continue to swear by them. As Jeanne Stevens says: "I'm not concerned about how it looks, it goes!"
                    And the original Micra certainly does go - on and on and on and on...

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                      #11
                      Se A DGV que agora tem outro nome, tivesse os seus registos em perfeito estado e correctamente informatizados, isso era uma brincadeira de crianças.
                      Vendas de modelos vs modelos ainda em circulação.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                        Temática interessante!
                        Uma vez a Volvo disse que a idade média dos seus veículos em circulação (o que deve exceptuar os clássicos que participam quase exclusivamente em eventos e passeios) era de 20,7 anos.
                        Vendem-se assim tão poucos Volvos novos?

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                          #13
                          Sem duvida alguma, os Toyotas Corollas antigos dos anos 90

                          Toyota Corolla 1.3 Liftback
                          Toyota Corolla 1.3 XLI
                          Toyota Corolla 1.3 XL

                          Ja nao falo do KE20, Toyota 1200, os senhoras assim mais idosos todos teem disto, ou KE20 ou 100A ou 120Y, grandes carros tambem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Gustavo.Almeida Ver Post
                            Há um modelo que conheço bem e cada vez vejo mais, tem envelhecido muito bem (de longe melhor que a concorrência). Do início da década de 90 temos os Honda Concerto e os Rover 200/400, que possuem uma qualidade muito acima da média. Ainda hoje se pode verificar que são vendidos a preços bem superiores aos seus rivais.

                            Os rivais são aqueles que vão desaparecendo e cada vez vemos menos: astra, escort, 19, zx, ...

                            Outro caso, nos últimos meses cada vez vejo mais Rover's 213 SE. Gostava de saber quantos ainda são usados, comparando com.... por exemplo, o Golf II, que deve ter tido um significado muito maior em nº de vendas.
                            Os carros que referiste não se vendem acima dos valores pedidos pelos carros que lhes eram concorrentes na altura. Basta ver em sites como o OLX ou o stand virtual para ver que até aos 1.000 euros compra-se de tudo.

                            Existe uma questão que dificulta a contabilização efectiva dos carros ainda em circulação que reside no facto de muitos deles já estarem em sucatas ou nem sequer existirem, mas cuja matricula ainda não foi dado baixa na DGV.
                            Falando do meu carro por exemplo, não encontro w124's nas sucatas.
                            Editado pela última vez por jomaso; 28 February 2009, 22:40.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                              Os carros que referiste não se vendem acima dos valores pedidos pelos carros que lhes eram concorrentes na altura. Basta ver em sites como o OLX ou o stand virtual para ver que até aos 1.000 euros compra-se de tudo.
                              É verdade, um Honda Concerto por exemplo embora nao seja particularmente economico é um carro que inquestionavel qualidade e com 1000 euros compra-se um com relativa facilidade.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pini Ver Post
                                o que menos desapareceu foi sem duvida o 190d
                                Os Mercedes 190D deve haver mais do que os que foram vendidos cá porque boa parte foram importados mas já usados, no entanto já começam a diminuir porque apesar de ser muito bom em qualidade também se desgasta, estraga, tem acidentes e como o material Mercedes é muito caro deixa de compensar a reparação.
                                Acho que o factor preço dos sobressalentes é o responsável por ainda se manterem muitos Fiat Uno a circular, também porque o motor Fire era muito durável, já o mesmo não se pode dizer do modulo electronico do distribuidor mas como é barato e já todos os mecânicos sabem que é aquilo que avaria, passou a ter manutenção barata.
                                È incrivel mas quase não se vê Golf I, e mesmo Golf II veem-se poucos e houve tantos, nacionais e importados, parece-me que fiabilidade não era assim tanta os 1.6 TD gripavam, mas montava-se o 1.9 e esse durava.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vitor Patricio Ver Post
                                  Os Mercedes 190D deve haver mais do que os que foram vendidos cá porque boa parte foram importados mas já usados, no entanto já começam a diminuir porque apesar de ser muito bom em qualidade também se desgasta, estraga, tem acidentes e como o material Mercedes é muito caro deixa de compensar a reparação.
                                  Acho que o factor preço dos sobressalentes é o responsável por ainda se manterem muitos Fiat Uno a circular, também porque o motor Fire era muito durável, já o mesmo não se pode dizer do modulo electronico do distribuidor mas como é barato e já todos os mecânicos sabem que é aquilo que avaria, passou a ter manutenção barata.
                                  È incrivel mas quase não se vê Golf I, e mesmo Golf II veem-se poucos e houve tantos, nacionais e importados, parece-me que fiabilidade não era assim tanta os 1.6 TD gripavam, mas montava-se o 1.9 e esse durava.
                                  Pelo contrário.
                                  Grande parte das peças para estes carros têm valores bastante acessiveis, fruto do óptimo mercado que há para elas pelo carros de praça.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso deverá acabar dada a associação efectuada ao NIF para pagamento do selo.
                                    A DGV deverá conseguir tirar esta informação, mas só para uso interno...

                                    Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                    Os carros que referiste não se vendem acima dos valores pedidos pelos carros que lhes eram concorrentes na altura. Basta ver em sites como o OLX ou o stand virtual para ver que até aos 1.000 euros compra-se de tudo.

                                    Existe uma questão que dificulta a contabilização efectiva dos carros ainda em circulação que reside no facto de muitos deles já estarem em sucatas ou nem sequer existirem, mas cuja matricula ainda não foi dado baixa na DGV.
                                    Falando do meu carro por exemplo, não encontro w124's nas sucatas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por mais que cada um de nós dê a sua opinião, esta vai sempre ser muito subjectiva.
                                      Mas se calhar do meio de muitas, deverá haver algum lógica.
                                      É preciso ver que os carros antes de 92/93, as suas protecções anti-corrosivas comparados com os porsteriores a esta época são mto fracas. Este facto, por si só, levou muitos carros para a sucata.
                                      Os 5 e os unos são maus exemplos, pois venderam muito mais que os seus concorrentes.
                                      Seria mais facil fazermos o exercicio ao contrario. Relembrar carros que venderam razoavelmente e quase n vemos a circular. Por exemplo o 33 e o delta são raros para o que venderam, ao q n será alheio um baixo valor comercial.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Gustavo.Almeida Ver Post
                                        Há um modelo que conheço bem e cada vez vejo mais, tem envelhecido muito bem (de longe melhor que a concorrência). Do início da década de 90 temos os Honda Concerto e os Rover 200/400, que possuem uma qualidade muito acima da média. Ainda hoje se pode verificar que são vendidos a preços bem superiores aos seus rivais.

                                        Os rivais são aqueles que vão desaparecendo e cada vez vemos menos: astra, escort, 19, zx, ...

                                        Outro caso, nos últimos meses cada vez vejo mais Rover's 213 SE. Gostava de saber quantos ainda são usados, comparando com.... por exemplo, o Golf II, que deve ter tido um significado muito maior em nº de vendas.
                                        Por acaso o Concerto até é de todos os Honda um dos menos valorizados. São bons carros, um amigo meu tem um e conheço-o bem mas prefiro o rival 323F da mesma época, que não acho inferior em nada a não ser na assistencia. Tanto que comprei o modelo de hiroshima embora pudesse ter optado pelo concerto já que tem um valor igual ou mais baixo..

                                        Também sou da opinião que os Corolla são provavelmente dos que menos desaparecem. Os Golf II, particularmente os GTD também se vê muitos a rolar.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                                          Por acaso o Concerto até é de todos os Honda um dos menos valorizados. São bons carros, um amigo meu tem um e conheço-o bem mas prefiro o rival 323F da mesma época, que não acho inferior em nada a não ser na assistencia. Tanto que comprei o modelo de hiroshima embora pudesse ter optado pelo concerto já que tem um valor igual ou mais baixo..

                                          Também sou da opinião que os Corolla são provavelmente dos que menos desaparecem. Os Golf II, particularmente os GTD também se vê muitos a rolar.
                                          Eu também acho q os 1.6 TD ainda andam por aí muitos.
                                          Mas c tanta gente a dizer que não!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mais um aqui a confirmar o constante visionamento de Golf's II (ainda por cima o que menos gosto). Outros dois que ainda costumo ver bastante: Fiat Uno e Corsa A. (este último então...)

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                              Eu acho impressionante a quantidade de Renault 5 e Fiat Uno que ainda se vê a circular na estrada, sendo dois modelos de duas marcas que não são famosas por serem as melhores em fiabilidade, acho que são dois modelos com um saldo muito positivo, pois ainda vejo frequentemente modelos destes a circular!

                                              Cumprimentos




                                              Sem contar com os milhares de unos que foram roubados e destruidos pelos ladroes!!!!

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                Os carros que referiste não se vendem acima dos valores pedidos pelos carros que lhes eram concorrentes na altura. Basta ver em sites como o OLX ou o stand virtual para ver que até aos 1.000 euros compra-se de tudo.
                                                Por 1.000€ talvez apanhes de tudo, incluindo Concerto/200/400... mas abaixo disso, se apanhares um destes, o dono estará com a corda no pescoço ou o carro estará em péssimo estado.

                                                Como foi dito, e eu concordo, o Concerto é dos Honda mais underrated. Era tido como o autêntico carro de velho, poucos sabiam do que se tratava... lembro-me de alguns conhecidos me elogiarem o carro, por ser 1.6i-16 e seria uma bomba, com os seus... 90 cavalos?? Acho que de algumas vezes que esclareci serem 130 houve quem achasse que eu era um mentiroso de 1ª. No fundo, acho que as versões Rover eram mais apelativas... o Concerto andou lá em casa 15 anos, os 3 últimos comigo, até ao dia que não se escapou do primeiro e último acidente... hoje tenho um Rover 216 Coupé.

                                                Um amigo meu comprou um 214 por 1.000€ (ou 1.100€) e estava em mau estado. Acho que comprar um por menos de 1500€ em bom estado será raríssimo.

                                                Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                Existe uma questão que dificulta a contabilização efectiva dos carros ainda em circulação que reside no facto de muitos deles já estarem em sucatas ou nem sequer existirem, mas cuja matricula ainda não foi dado baixa na DGV.
                                                Agora tem de se dar baixa da matrícula... caso contrário, no ano seguinte tens de pagar selo. Antes eras taxado pela circulação (podias não ter selo se não usasses o carro... alguns até não o teriam e usavam), agora somos taxados pela propriedade.

                                                O Fiat Uno é um excelente exemplo... acho que vivem muito da baixa manutenção... mesmo que avariem, as reparações são bastante económicas. A Fiat marcou muitos pontos com esse carro.

                                                Um carro que nunca desvalorizava era o Civic VTi. Acho que agora já começam a perder algum valor... nem que seja pela brutal quantidade de anúncios que existem, por exemplo, no standvirtual. Será que ali pelo meio não há um ou dois que tenham sido estimados?

                                                Curiosamente, os 200/400/Civic após 96 estão muito desvalorizados face às suas gerações da primeira metade dessa década.

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                                                  #25
                                                  Os Mercedes mais antigos têm uma manutenção bastante em conta. Ainda bem que assim é, são carros fora de série e devem ser mantidos... neste caso, é mesmo fulcral dizer: daqueles já não se fazem mais.

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                                                    #26
                                                    Cá em casa ainda mora um Rover 213 SE de 1986!

                                                    Tem motor Honda, um mimo!

                                                    De resto, o carro tem um ambiente confortável. Estofos cómodos (os meus sao em cor camel) e bastante espaço, quer à frente quer atrás.

                                                    Os consumos andam à volta dos 8/10 lts/100.

                                                    Naturalmente que hoje em dia não é carro que goste muito de andar porque é pesado (não tem direcção assistida) e os consumos em cidade são altos, mas o motor desenrrascasse muito bem.

                                                    E por acaso ainda tenho visto alguns 213 por aí... até bem mais estimados que o meu. (exteriormente)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já sei que vou ser chacinado pelos FIAT/Alfa-haters mas desafio-vos a negar a frase seguinte.

                                                      Uma das coisas que acho mais engraçada consiste no número de FIAT Uno e de Alfa 146 que se encontram ainda em circulação por aí. Inacreditavelmente não passa uma semana sem que veja pelo menos um.

                                                      Os pais da namorada do meu irmão compraram-lhe aos 18 anos um Fiat Uno com 150.000KM pela fabulosa quantia de € 350 (não é gralha, é mesmo € 350 - 70 contos); neste momento já chegou aos 200.000KM e aquilo é só meter gasolina e andar. Ela recusa-se a meter GPL porque não compensa face ao preço do carro pois basta meter gasolina.

                                                      A mesma coisa se passa com o Alfa 146. Acho inacreditável a quantidade que se encontram ainda em circulação e o amor que os proprietários nutrem por aqueles veículos. Pergunto-me quantos GOLF IV ainda se encontram em circulação por aí?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ha outro que nao nos podemos esquecer de Referir é o Opel Corsa do motor Izusu

                                                        Opel Corsa 1.5 D
                                                        Opel Corsa 1.7 D
                                                        Opel Astra 1.7 D

                                                        Tudo com motor Izusu, a melhor coisa que a Opel ja teve, carros economicos que que nao teem fim, motores que duram mais que uma vida,

                                                        O meu pai quer-me comprar um Corsa desses e tudo agora quando tirar a carta, nao me agrada é de todo mas reconheço que ate fosse o mais indicado para um estudante como eu.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E eu que tive para comprar um Rover 216 GTI por 900€!!!..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não posso aqui deixar de lembrar o saudoso peugeot 205, eram às dezenas no seu tempo, década de 80 e primeira metade da década de 90, ainda se ve muitos a circular, principalmente 205 Xad, com o famoso 1.8D, motor de guerra, ve-se tambem alguns GTI e cabrios.
                                                            Julgo que os 205 a gasolina ainda que se veja alguns, creio que não duraram tanto como os diesel, nas sucatas e nos abates os 205 a gasolina são reis...

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