Novo star do mercado - Tiguan Bluemotion 1.6 TDI 105 - Página 3

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Título: Novo star do mercado - Tiguan Bluemotion 1.6 TDI 105

  1. #61
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    Citação Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
    As intervenções são deveras construtivas.
    Daqui a nada tens uma avença de certas marcas para deitar abaixo outras...
    E a tua acrescentou? Nem foi uma resposta ao tópico.

    Estas a espera que ponha uma imagem? Não tenho o photoshop instalado no PC. Vou sacar e já volto. Assim tens mais algo para falar.


  2. #62
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    Roger, independentemente do que possas pensar deste carro em particular e do grupo VW no geral, tens de convir que a dsg é, mecanicamente falando (e em performances), uma adição excelente a qualquer carro. E é algo que este grupo já vem usando há alguns anos e que só agora começa a aparecer em algumas marcas e ainda assim, na maioria delas, em carros de altas performances (vide o Nissan GT-R, o Ferrari California, Porsche 911 ou os "mais terrenos" BMW M3 e Mitsu Evo X). Por isso chamar a esta questão uma "pequena coisa" é injusto.

    Quando muitas marcas ainda andam "às voltas" com caixas automáticas quase da "idade da pedra", é de louvar a massificação que a VW está a dar a este componente. Até o novo Polo a terá quando em algumas marcas nem nos topo de gama existe nada parecido.

  3. #63
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    Citação Originalmente Colocado por LH Ver Post
    a que numeros te referes? performances ou preços?
    dados técnicos: potência e binários, e seus regimes.

    se souberes acrescentar os preços previstos, tanto melhor

    é que.... daqui a um ano ou assim pretendo trocar de carro, não custa ir vendo hipóteses

  4. #64
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    classe 1
    -----------------------

    Obrigado
    Última edição por NSU : 06-03-09 às 21:13:21

  5. #65
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    Citação Originalmente Colocado por gemini Ver Post
    dados técnicos: potência e binários, e seus regimes.

    se souberes acrescentar os preços previstos, tanto melhor

    é que.... daqui a um ano ou assim pretendo trocar de carro, não custa ir vendo hipóteses
    esses dados também não os sei.... lamento

    mas duvido que os preços venham para baixo dos 35.000€


  6. #66
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    Citação Originalmente Colocado por LH Ver Post
    esses dados também não os sei.... lamento

    mas duvido que os preços venham para baixo dos 35.000€
    Têm que ser inferiores a 35K€ se os quiserem vender.
    O Tiguan 2.0 TDI (140cv) 4x2 base custa 37.400 e o Golf
    2.0 TDI ( 140cv) base custa 32.500. O que dá uma diferença de 5.100€.
    Se o Golf 2.0 TDI ( 110cv) começa nos 26 k€ seria de esperar um Tiguan Bluemotion 105cv a partir dos 31000€ .

  7. #67
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    Citação Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
    Roger, independentemente do que possas pensar deste carro em particular e do grupo VW no geral, tens de convir que a dsg é, mecanicamente falando (e em performances), uma adição excelente a qualquer carro. E é algo que este grupo já vem usando há alguns anos e que só agora começa a aparecer em algumas marcas e ainda assim, na maioria delas, em carros de altas performances (vide o Nissan GT-R, o Ferrari California, Porsche 911 ou os "mais terrenos" BMW M3 e Mitsu Evo X). Por isso chamar a esta questão uma "pequena coisa" é injusto.

    Quando muitas marcas ainda andam "às voltas" com caixas automáticas quase da "idade da pedra", é de louvar a massificação que a VW está a dar a este componente. Até o novo Polo a terá quando em algumas marcas nem nos topo de gama existe nada parecido.
    Sem duvida que as caixas automáticas de dupla embraiagem são as melhores caixas automáticas.
    Dai a fazerem o Tiguan 1.6 TDi 105cv uma estrela no mercado vai um longo caminho. Até parece que é algo de outro mundo.
    Há invenções muito mais importantes que as DSG, e como neste Tiguan nem a DSG é novidade, de estrela não têm nada. É mais um carro no segmento. Neste caso, e se seguir a formula dos outros, brilha por ter o relanti mais baixo, relações de caixa mais longas e pneus mais estreitos. Que avanço tecnologico.

  8. #68
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    Citação Originalmente Colocado por NSU Ver Post
    Têm que ser inferiores a 35K€ se os quiserem vender.
    O Tiguan 2.0 TDI (140cv) 4x2 base custa 37.400 e o Golf
    2.0 TDI ( 140cv) base custa 32.500. O que dá uma diferença de 5.100€.
    Se o Golf 2.0 TDI ( 110cv) começa nos 26 k€ seria de esperar um Tiguan Bluemotion 105cv a partir dos 31000€ .
    sim é possível. Fiz a minha análise pelos dados que o site da autohoje dispõe e a versão mais barata do tiguan (que lá está) é logo um 4x4 que custa 41500€ para o 2.0 tdi 140cv... Sendo o 4x2 os tais 37.400€, pode muito bem ficar o 1.6 tdi perto dos tais 31.000€ que referiste... sendo assim um bom preço

  9. #69
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    Por Defeito Dados técnicos do motor...

    Parece que o octávia também vai receber este motor:

    "Em Genebra, o Octavia será contemplado com o novo motor 1.6 TDI CR, um engenho que alia boas prestações a uma enorme suavidade, sem esquecer um excelente desempenho ambiental.

    Para já sabemos que este novo TDI tem 1.598 cm3 de cilindrada, vem dotado com dupla árvore de cames, rende 77 KW [105 CV] às 4.400 rpm e tem uma taxa de compressão de 16.5:1. No que concerne ao binário máximo, apresenta um excelente valor de 250 Nm às 1.900 rpm, sabendo-se ainda que todas as versões virão equipadas com filtro de partículas.

    Este motor será montado tanto em versões 'convencionais', como na variante GreenLine que, face às demais opções, é caracterizada por uma redução do peso global do automóvel, um fundo com características aerodinâmicas melhoradas e pneus com baixa resistência ao rolamento, insuflados com uma pressão 15% superior à das versões base.

    Em termos de prestações sabe-se que a aceleração dos 0 aos 100 Km/h se fará em 12.0 s [11.8 s para o GreenLine] e que a velocidade máxima atingirá os 191 Km/h, sendo certo que, com este motor, o Octavia cumpre já as futuras normas EU5, emitindo apenas 116g/km de CO2 na versão GL. Resta referir os consumos anunciados, que em média se cifrarão em 4.5l/100 Km [4.4 l/100 km no caso do GreenLine].

    Com as características técnicas disponíveis até ao momento, verifica-se que este novo motor tem um desempenho muito idêntico ao do 1.9 TDI de 77 KW ainda em produção, embora garanta consumos mais baixos [cerca de 0.5 l/100 Km] e tenha um desempenho ambiental bastante superior [o 1.9 fica-se pelo cumprimento das ainda vigentes normas EU4]."

  10. #70
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    A potência máxima aparece muito tarde (4.400rpm). Os 250Nm em relação a concorrência não são referência e também aparecem mais tarde.

    Esses dados são certos?

  11. #71
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    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    A potência máxima aparece muito tarde (4.400rpm). Os 250Nm em relação a concorrência não são referência e também aparecem mais tarde.

    Esses dados são certos?
    Não consegues adivinhar porque a VW limitou o binários a 250Nm?

  12. #72
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    Citação Originalmente Colocado por luadr Ver Post
    Não consegues adivinhar porque a VW limitou o binários a 250Nm?
    DSG 7v

  13. #73
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    Citação Originalmente Colocado por luadr Ver Post
    Não consegues adivinhar porque a VW limitou o binários a 250Nm?

    Eu sei ,eu sei !! DSG 7 Vel .Pensei que fosse obvio .

  14. #74
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    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    A potência máxima aparece muito tarde (4.400rpm). Os 250Nm em relação a concorrência não são referência e também aparecem mais tarde.

    Esses dados são certos?
    Penso que a potência tarde não é problema, desde que seja linear até lá. (para mim até é uma vantagem)

    Em relação ao binário acho que esta vai ser a versão mais fraca limitada a 250nm para levar com a DSG7v. Depois quem sabe virá uma versão para acompanhar melhor os adversários.

  15. #75
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    Citação Originalmente Colocado por luadr Ver Post
    Não consegues adivinhar porque a VW limitou o binários a 250Nm?
    Não.

    Se fosse essa razão:

    -os 250Nm apareciam mais cedo, porque o motor teria mais de 250Nm sem estar limitado

    -na caixa manual não há a limitação, logo poderia ter mais de 250Nm e limitavam só os motores nas caixas manuais

    Por isso só posso concluir que é por o motor não ter mesmo mais de 250Nm. E também acho estranho necessitar de fazer tanta rotação para ter 105cv. Os que conheço assim são ambos biturbo e têm perto ou superam os 100cv/l (BMW 23d e 35d).

    Citação Originalmente Colocado por NSU Ver Post
    Eu sei ,eu sei !! DSG 7 Vel .Pensei que fosse obvio .
    E agora, é assim tão óbvio?

  16. #76
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    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    A potência máxima aparece muito tarde (4.400rpm). Os 250Nm em relação a concorrência não são referência e também aparecem mais tarde.

    Esses dados são certos?
    E isso é mau ?

    Então o que dizer da potência máxima do 1.5 D da PSA, atingida às 5.000 rpm...

    Sempre se tem uma faixa de rpm mais alargada para se explorar...

  17. #77
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    Citação Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
    E isso é mau ?

    Então o que dizer da potência máxima do 1.5 D da PSA, atingida às 5.000 rpm...

    Sempre se tem uma faixa de rpm mais alargada para se explorar...
    Eu tive um Saxo 1.5d e não achei isso bom.

    O que interessa é que para 1.6, existe na concorrência a mesma ou mais potência a 400rpm mais cedo. Não estamos a falar do caso de um 23d ou 35d que precisa ir um pouco mais longe para ir buscar potência.
    Se este 1.6 tivesse 150 ou 160cv ainda entendia. Com 105cv não.

  18. #78
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    [


    E agora, é assim tão óbvio?[/quote]

    Penso que sim porque embora essa limitação de binário especifica para a DSG de 7 vel pudesse ser feita ( como em muitos outros casos), o mesmo raciocinio poder-se-ia fazer para o motor 2.0 tdi ( DSG 6 vel) reduzia-se de 320 para 250 e já se podia usar a DSG de 7 Vel com vantagens a nivel de peso e de dimensões. Quanto ao facto dos 105 cv serem atingidos ás 4400: então um motor diesel fazer mais rotações agora é pecado?
    Já perdi a conta ás vezes que li: "..... e ás 4000rpm perde folego..." ;
    este como faz rotações que aparentemente estão reservadas aos biturbo é criticado!

  19. #79
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    Se é preciso atinguir as 4.400rpm para os 105cv tudo bem, mas a questão é que a concorrência o faz às 4.000rpm. Ainda melhor. E ainda conseguem ter mais 5cv(1.6 HDi), 10cv(1.6 CRDi) e 15cv(1.6 Multijet). Tudo isto com mais binário e em alguns casos a mais baixa rotação.

  20. #80
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    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    Se é preciso atinguir as 4.400rpm para os 105cv tudo bem, mas a questão é que a concorrência o faz às 4.000rpm. Ainda melhor. E ainda conseguem ter mais 5cv(1.6 HDi), 10cv(1.6 CRDi) e 15cv(1.6 Multijet). Tudo isto com mais binário e em alguns casos a mais baixa rotação.
    É... os engenheiros da VW devem ter tirado o curso por correspondência...

    Ou então a VW especifica um automóvel com um todo e não só motor, cavalos e binário... E, a avaliar pela posição que tem no mercado, nem se tem saído nada mal.
    Mas, obviamente, cada um é livre de olhar pela perspectiva que mais lhe interessa...

  21. #81
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    Citação Originalmente Colocado por luadr Ver Post
    É... os engenheiros da VW devem ter tirado o curso por correspondência...

    Ou então a VW especifica um automóvel com um todo e não só motor, cavalos e binário... E, a avaliar pela posição que tem no mercado, nem se tem saído nada mal.
    Mas, obviamente, cada um é livre de olhar pela perspectiva que mais lhe interessa...
    O giro é que com certas coisas se contentam com pouco e noutras exigem algo mais.

    Pronto. O 1.6 TDI é revolucionário e está a frente da concorrência. Assim ficamos todos contentes.

  22. #82
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    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    Pronto. O 1.6 TDI é revolucionário e está a frente da concorrência. Assim ficamos todos contentes.

    Ninguém disse isso. Tú é que o estás a dizer.

  23. #83
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    Isto é vira o disco e toca o mesmo.

  24. #84
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    Para quem nao sabe a DSG 7v é seca não levando óleo ou seja menos peso.

    Ter mais binario e mais peso vai dar ao mesmo. Mais força para puxar mais peso.

    O motor nao deve ser limitado. Deve ter sido projectado para dar 250 NM.

    Agora imaginem 250 NM com 7 velocidades. Caixa mm curta. Vai parecer 1 foguete.

    Bem melhor que ter 290 com caixa de 5 quase de certeza.

    Com 1 caixa de 7 velocidades atingir 4400 rpm nao deve ser nada de especial

  25. #85
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    Se é preciso atinguir as 4.400rpm para os 105cv tudo bem, mas a questão é que a concorrência o faz às 4.000rpm. Ainda melhor. E ainda conseguem ter mais 5cv(1.6 HDi), 10cv(1.6 CRDi) e 15cv(1.6 Multijet). Tudo isto com mais binário e em alguns casos a mais baixa rotação.
    Uma coisa é certa, por muito que eu goste de carros alemães a verdade é que em prestações o 1.6d de 120cv do grupo fiat acabar por bifar este isso tem de ser dito...

  26. #86
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    [quote=rogerAjacto;1062770208]O giro é que com certas coisas se contentam com pouco e noutras exigem algo mais.

    Pronto. O 1.6 TDI é revolucionário e está a frente da concorrência. Assim ficamos todos contentes.

    Roger, ninguem disse que o motor era revolucionário. Os valores anunciados até são perfeitamente banais ,mas já estão previstas evoluções do mesmo : pelo que tenho lido existirão versões de 120 e 140 cv ( este a estrear na nova geração Passat em 2011).
    Quanto às 4400rpm, se atingisse a potência maxima ás 3500, iriam dizer "...ah e tal, que o motor é pouco rotativo..." preso por ter cão e preso por não o ter. Cada marca segue aquilo que acha serem as melhores especificações para determinado motor, vamos ver como é que esta primeira versão deste motor se comporta dentro de um capôt , na estrada.Tendo em conta as últimas realizações da VW em motores tanto a gasolina como a gasoleo penso que não irá desiludir.

  27. #87
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    Esses nºs de potência e binário são bons. Especialmente a potência máxima ser obtida às 4400rpm, para mim isso é uma coisa boa e um reflexo da utilização de common-rail nesta nova geração TDI. Só o binário é que podia ser obtido um pouco mais cedo, alguma concorrência consegue o binário máximo ás 1750rpm.

  28. #88
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    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    Se é preciso atinguir as 4.400rpm para os 105cv tudo bem, mas a questão é que a concorrência o faz às 4.000rpm. Ainda melhor. E ainda conseguem ter mais 5cv(1.6 HDi), 10cv(1.6 CRDi) e 15cv(1.6 Multijet). Tudo isto com mais binário e em alguns casos a mais baixa rotação.
    Só falas de numeros de potência e de binário e etc . . .

    Já foste ver os diametros e os cursos dos motores que estás aqui a comparar ? Eles são exactamente iguais ?

    No caso do 2.0 TDI há diferenças muito grandes para o 2.0 da BM e da Mercedes e isso explica algumas coisas . . .

  29. #89
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    já experimentei esses carros todos e é tudo submotorizado. aliás, os bimmers 320 tb são. isto abaixo de 250 cv é tudo arrastadeiras!!!

    /ironico OFF

  30. #90
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    Bem...
    "..o novo TDI tem 1.598 cm3 de cilindrada, vem dotado com dupla árvore de cames, rende 77 KW [105 CV] às 4.400 rpm e tem uma taxa de compressão de 16.5:1. No que concerne ao binário máximo, apresenta um excelente valor de 250 Nm às 1.900 rpm, sabendo-se ainda que todas as versões virão equipadas com filtro de partículas..."

    Ok, não tem nada de revolucionário (muito longe disso!) mas pelos vistos vai ter variadíssimos níveis de potência: 75, 90, 105, 120 e 140cv ? É isto, certo?
    Por acaso até gosto que atinja a potência máxima a um regime mais elevado assim sempre temos "desculpa" para puxar pelas rpm
    Em termos de binário está na média, e independente de estar limitado para usar a DSG ou não, só revela que todo o motor chegou tarde e com specs abaixo do esperado pelos VAG-fans...nada que os chip-tuners não resolvam

    Mas claro, no fundo todos nós ansiamos por ter mais uma válida opção de compra

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