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Fiat Punto T-Jet - a força do pequeno turbinado!

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    Fiat Punto T-Jet - a força do pequeno turbinado!



    Após o sucesso das versões 1.4 e 1.8, foi lançado oficialmente hoje o Fiat Punto T-Jet, um esportivo com motor 1.4 turbo alimentado e que promete um bom desempenho para o compacto.

    Falar de T-Jet é no mínimo se referir ao seu motor. Então, com apenas 1.4 litros e 16 válvulas, dotado de turbo compressor e intercooler, o pequeno motor rende 152cv e 21,1kgfm.
    Esse excelente torque já começa no máximo aos 2.250rpm e continua firme até os 4.500rpm!






    Com este grupo propulsor, o Punto T-Jet consegue uma ótima dirigibilidade e um desempenhto muito bom para sua categoria.
    Ele proporciona ao Punto T-Jet uma aceleração de 0 à 100km/h em 8,4 segundos e uma máxima de 203km/h. A transmissão manual é de 5 marchas, com engates curtos e rápidos.






    Mas, não é só de motor que o Punto T-Jet é feito. Seu visual é condizente com seu desempenho, por isso os para-choques, rodas aro 17 com pneus 205/50 R17, aerofólio bi-color na tampa traseira, ponteira dupla cromada, saias laterais e adesivos com do nome T-Jet, fazem parte do pacote esportivo.
    Por dentro, o modelo tem acabamento exclusivo, com bancos em couro personalizados em formato esportivo e logo T-Jet, além de várias peças como volante, manopla de câmbio, entre outros cobertos de couro.






    No quesito segurança, o Punto T-Jet vem bem equipado, com freios à disco nas quatro rodas com ABS e EDB e duplo airbag.
    O carro já vem com ar condicionado, trio elétrico, piloto automático, som Hi-Fi com subwoofer, áudio com CD/MP3 e direção hidráulica.
    Outros equipamentos também foram inseridos como opcionais no T-Jet, como o sistema Blue&Me Nav., parafusos anti-furto nas rodas, teto-solar Skydome, ar condicionado digital, side bags com window bags, sensor de chuva, crepuscular e retrovisor interno fotocrômico.
    Embora seu tamanho seja compacto, o Punto T-Jet reúne equipamentos de modelos maiores e claro, um desempenho acima da média. O preço do modelo produzido em Betim-MG é de €20.077,04.

    #2
    o que é que eles foram fazer a um carro tao bonito...

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      #3
      Serão os meus gostos europeus? Não aprecio nada aqueles plásticos nas cavas das rodas e a saia lateral, fica com um aspecto excessivamente plastificado...

      De resto, temos aqui o sucessor espiritual do Uno Turbo I.E.

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        #4
        Olha, um Abarth 155 de 5p!!!

        Sportboy, tens fotos do 3p!?

        Comentário


          #5
          Como está é para o mercado brasileiro. Na Europa não gostamos desses acrescentos mediocres de plastico

          Comentário


            #6
            Já agora... a altura ao solo não vos parece excessiva?

            Comentário


              #7
              Mas os plásticos não são iguais a estes!?



              Se calhar pode ter umas particularidades, mas na essência não vos parece a mesma coisa!?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                Mas os plásticos não são iguais a estes!?



                Se calhar pode ter umas particularidades, mas na essência não vos parece a mesma coisa!?
                Pois... realmente são...

                Parece diferente do europeu mas pode ser "ilusão óptica" por causa da cor amarela, pelo facto de ser o 5 portas, pelas jantes, pelos autocolantes TJET (diferentes dos Abarth) e pela altura ao solo (a Fiat Brasil ainda não conhece o velho truque de carregar os carros com sacos de cimento para baixar a altura ao solo durante uma sessão fotográfica? )

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                  Mas os plásticos não são iguais a estes!?



                  Se calhar pode ter umas particularidades, mas na essência não vos parece a mesma coisa!?
                  Na essência são os mesmos, esteticamente.

                  O G-Punto brasileiro (que lá é só chamado Punto) difere na qualidade dos materiais (os plásticos são em comparação medíocres), enquanto que a plataforma é a do Palio (!!) e não nova (2006) como no Grande Punto que conhecemos. Os níveis de equipamento e elementos de segurança também são inferiores nestas versões.

                  No máximo o carro pode ser considerado um Abarth Outlet, pois não faz jus ao escorpião europeu, esse sim Jorge Correia com todas as especificações técnicas de suspensão e direcção bem como equipamentos e materiais que conhecemos. Por isso este parece um Abarth versão 4x4: alto, com os apliques plásticos pretos.

                  Se o carro for pensado como o Stilo para os mercados sul-americanos, só sairá com 5 portas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                    Já agora... a altura ao solo não vos parece excessiva?
                    SIM!!!!!!!!!!!!!!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por P0rn-Star Ver Post
                      Na essência são os mesmos, esteticamente.

                      O G-Punto brasileiro (que lá é só chamado Punto) difere na qualidade dos materiais (os plásticos são em comparação medíocres), enquanto que a plataforma é a do Palio (!!) e não nova (2006) como no Grande Punto que conhecemos. Os níveis de equipamento e elementos de segurança também são inferiores nestas versões.

                      No máximo o carro pode ser considerado um Abarth Outlet, pois não faz jus ao escorpião europeu, esse sim Jorge Correia com todas as especificações técnicas de suspensão e direcção bem como equipamentos e materiais que conhecemos. Por isso este parece um Abarth versão 4x4: alto, com os apliques plásticos pretos.

                      Se o carro for pensado como o Stilo para os mercados sul-americanos, só sairá com 5 portas.
                      Obrigado pela info, por acaso não sabia que a plataforma era diferente

                      Mas os interiores em termos de aspecto estão idênticos, até os pedais são os mesmos que utilizam no Abarth...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por P0rn-Star Ver Post
                        Na essência são os mesmos, esteticamente.

                        O G-Punto brasileiro (que lá é só chamado Punto) difere na qualidade dos materiais (os plásticos são em comparação medíocres), enquanto que a plataforma é a do Palio (!!) e não nova (2006) como no Grande Punto que conhecemos. Os níveis de equipamento e elementos de segurança também são inferiores nestas versões.

                        No máximo o carro pode ser considerado um Abarth Outlet, pois não faz jus ao escorpião europeu, esse sim Jorge Correia com todas as especificações técnicas de suspensão e direcção bem como equipamentos e materiais que conhecemos. Por isso este parece um Abarth versão 4x4: alto, com os apliques plásticos pretos.

                        Se o carro for pensado como o Stilo para os mercados sul-americanos, só sairá com 5 portas.
                        Não fazia ideia Porn-Star, obrigado pela informação.

                        Estou curioso para saber os resultados de crash-test ao Punto brasileiro, o G-Punto europeu obteve 5 estrelas no Euro-NCAP mas este talvez tenha menos atendendo ao facto de ser construído na plataforma do Palio.

                        Tiro o chapéu aos engenheiros brasileiros por terem construído uma réplica de G-Punto na base de um carro completamente diferente!

                        Comentário


                          #13
                          Este sim deve ser o herdeiro do Punto GT, com aquela altura ao solo, deve transmitir as mesmas "sensações" e suores frios!!!

                          Tive um dos primeiros... E sobrevivi!!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                            Este sim deve ser o herdeiro do Punto GT, com aquela altura ao solo, deve transmitir as mesmas "sensações" e suores frios!!!

                            Tive um dos primeiros... E sobrevivi!!!!
                            Off-topic: Tiveste um Punto Gt? Por acaso conheces algum Ruca e um Nuno de Famalicão?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                              Off-topic: Tiveste um Punto Gt? Por acaso conheces algum Ruca e um Nuno de Famalicão?
                              Ruca e Nuno, não estou a ver...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                Ruca e Nuno, não estou a ver...
                                Ok, coincidências, confundi-te.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                  Já agora... a altura ao solo não vos parece excessiva?
                                  É normal no Brasil, pois as estradas na grande generalidade estão em mau estado e a maior parte dos carros é vendido com uma suspensão mais alta e protecção no cárter...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                    Não fazia ideia Porn-Star, obrigado pela informação.

                                    Estou curioso para saber os resultados de crash-test ao Punto brasileiro, o G-Punto europeu obteve 5 estrelas no Euro-NCAP mas este talvez tenha menos atendendo ao facto de ser construído na plataforma do Palio.

                                    Tiro o chapéu aos engenheiros brasileiros por terem construído uma réplica de G-Punto na base de um carro completamente diferente!
                                    A questão não é só essa: os fabricantes quando adaptam carros europeus para o mercado brasileiro e quando estes são construidos lá, não usam os mesmos tipos de materiais. Os próprios metais que perfazem o chassis são menos nobres e mais baratos, nunca tenho as mesmas qualidades que os metais usados nos congéneres europeus. Os plásticos também caem na qualidade e os airbags são reduzidos muitas vezes para menos de metade.

                                    É por isso que o Uno ainda é construído e vendido lá novo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Gostei.

                                      Apesar do amarelo no interior não ser bem o "my cup of tea", acho que a consola em preto piano fica muito melhor do que a tristeza do que se encontra mesmo no essesse.

                                      É bom voltar a ter estes segmento B de 8 segundos 0-100.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                        É normal no Brasil, pois as estradas na grande generalidade estão em mau estado e a maior parte dos carros é vendido com uma suspensão mais alta e protecção no cárter...
                                        Tás a gozar..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                          É normal no Brasil, pois as estradas na grande generalidade estão em mau estado e a maior parte dos carros é vendido com uma suspensão mais alta e protecção no cárter...
                                          Isso não sei.

                                          O meu pai comprou em 1973, um Fiat 128 Sport e de facto vinha com protecção de cárter e filtro de ar com banho de óleo para países tropicais (Angola) mas a altura ao solo era igual aos que iam para a Europa e para os EUA.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                                            Tás a gozar..
                                            Até que é verdade! Tirando as cidades mais cosmopolitas, para os ricos, o resto parece Lisboa quando chove....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                              Isso não sei.

                                              O meu pai comprou em 1973, um Fiat 128 Sport e de facto vinha com protecção de cárter e filtro de ar com banho de óleo para países tropicais (Angola) mas a altura ao solo era igual aos que iam para a Europa e para os EUA.
                                              Isso é diferente, são carros da velha guarda

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por P0rn-Star Ver Post
                                                Isso é diferente, são carros da velha guarda
                                                Sim, a comparação é ridícula pois passaram mais de trinta anos mas foi a única que encontrei.

                                                Onde param os brasileiros do fórum???

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por P0rn-Star Ver Post
                                                  Até que é verdade! Tirando as cidades mais cosmopolitas, para os ricos, o resto parece Lisboa quando chove....
                                                  QUe é onde está centrada a maior parte da população. Daí não fazer sentido mudar um carro de aspecto só por causa das estradas.
                                                  Se não havia um carro diferente pra cada país.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ou seja, não vão ter o Abarth por lá...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                                                      QUe é onde está centrada a maior parte da população. Daí não fazer sentido mudar um carro de aspecto só por causa das estradas.
                                                      Se não havia um carro diferente pra cada país.
                                                      Mas a maior parte da população nas cidades cosmopolitas não anda de Fiat. Ou anda em SUV amaricanos ou anda a pé, tal é a discrepância entre classes sociais

                                                      E não temos um carro diferente por cada país, mas sim por cada mercado! O mercado Fiat no Brasil é enorme e há modelos concebidos especificamente para esse mercado tamanha é a sua importância. Assim são concebidos conforme as exigência desse mercado

                                                      Exemplo do Fiat Uno 2009:


                                                      Exemplo do Palio versão "hot" para o Brasil (1.8R)



                                                      Mesmo um pouco mais desportivo, parece que foi alterado para TT

                                                      Mas o Fiat Palio é um excelente exemplo de um carro concebido para o mundo:

                                                      é construído no velho continente na Turquia, no Brasil, na China, na Rússia com outro nome, no Vietnam, África do Sul...

                                                      é vendido em modelos hatchback de 3 portas e 5 portas, sedan 4 portas (Albea/Siena 3 volumes) e uma versão carrinha que conhecemos bem como a Palio Weekend.

                                                      Na Europa vê-se o mesmo, com carros com diferentes níveis de materiais e carroçarias concebidos para diferentes países dentro da Europa e pelo resto do mundo vê-se o mesmo: o Peugeot 206 é actualmente vendido na China como o Citroen C2. É assim:



                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        MAs ja pensaste que os carros podem ser mais altos por causa do tipo de gosto brasileiro? E não porque as estradas são beras. A isso se chama um estudo de mercado..

                                                        Duvido muito que alterem os carros porque as estradas são beras( só mesmo lendo na imprensa) , entao nesse caso tambem reforçavam os pneus para mais largos enão essas tiras de borracha fininhas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                                                          MAs ja pensaste que os carros podem ser mais altos por causa do tipo de gosto brasileiro? E não porque as estradas são beras. A isso se chama um estudo de mercado..

                                                          Duvido muito que alterem os carros porque as estradas são beras( só mesmo lendo na imprensa) , entao nesse caso tambem reforçavam os pneus para mais largos enão essas tiras de borracha fininhas.
                                                          Olha que é verdade.
                                                          Como exemplo, o citroen c4 vendido lá tem altura superior ao solo em 2cm.
                                                          O carro fica estranhissimo.

                                                          Mas o Brasil não é o único caso onde os carros sofrem transformações deste género, como suspensões reforçadas e altura ao solo sobreelevada!

                                                          A peugeot tinha em alguns países africanos vendas com números suficientes para criar versões especificas para esses mercados. Modelos aparentemente iguais aos europeus, mas suspensão reforçada e altura ao solo acrescida, além de protecção de carter reforçada!

                                                          E mesmo agora pudemos ver essas diferenças no Tata Nano. A versão europeia é mais baixa 20mm que a indiana, devido precisamente à diferença de qualidade das estradas! é mais dificil apanhar por lá boas estradas, e sem contar com alguns autênticos caminhos de cabras a que chamam de estradas

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                                                            MAs ja pensaste que os carros podem ser mais altos por causa do tipo de gosto brasileiro? E não porque as estradas são beras. A isso se chama um estudo de mercado..

                                                            Duvido muito que alterem os carros porque as estradas são beras( só mesmo lendo na imprensa) , entao nesse caso tambem reforçavam os pneus para mais largos enão essas tiras de borracha fininhas.
                                                            A ong “Association for Safe International Road Travel”, algo como associação para uma boa viagem rodoviária internacional, realizou uma pesquisa onde elegeu as piores rodovias do mundo para se trafegar. E é óbvio, que como sempre estamos presentes em lista de coisas ruins, o Brasil bateu ponto na lista com a BR 116, já notória em acidentes fatais.

                                                            Com 4385 quilômetros, ligando Fortaleza/CE a cidade de Jaguarão/RS, já na fronteira com o Uruguai, é a segunda maior rodovia brasileira, e de longe a campeã de acidentes, por conta de buracos, má sinalização e motoristas apressados.
                                                            Fonte: As rodovias mais perigosas do mundo idealismo de buteco

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