Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gordon Murray on the Honda NSX: "A car dear to my heart"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Gordon Murray on the Honda NSX: "A car dear to my heart"

    To this day, the NSX is still a car that is near and dear to my heart. I put 75,000 Km on my NSX over the course of six or seven years.
    I started by driving the cars known then as "supercars." The Porsche 959, Bugatti EB110, Ferrari F40, Jaguar XJ220. Unfortunately, none of these fit the pattern of the supercar we were trying to build. What we wanted was a relatively compact, usable driver's car. The Porsche 911 had the usability, but with the engine packed in the back, it had a weakness in its handling stability.
    During this time, we were able to visit with Ayrton Senna (the late F1 Champion) and Honda's Tochigi Research Center. (...) I spotted an NSX prototype parked near the course. I also learned at the time that Ayrton was assisting in the development of the NSX. And that Honda rear mid-engined sports car--the NSX--was the friendly supercar that we had been looking for. This car had perfectly functional air conditioning, a reasonably roomy trunk, and of course, it was a Honda, with the high levels of quality and reliability that implies.
    (...) the moment I drove the "little" NSX, all the benchmark cars--Ferrari, Porsche, Lamborghini--I had been using as references in the development of my car vanished from my mind. Of course the car we would create, the McLaren F1, needed to be faster than the NSX, but the NSX's ride quality and handling would become our new design target.
    In my opinion, the NSX's most special quality has long been overlooked. That could be summarized with the words, "The NSX's suspension is amazing."
    In my opinion, the NSX, while being such a great sports car, had two large flaws in it's marketing. First, at the time, the public was not ready to accept a Japanese car that was this expensive. The second is that for supercar customers, the power figures were not quite high enough. Of course, the prototype's engine was not bad, and soon the VTEC engine was added. Whenever I hear that VTEC sound it's amazing. I am repeating myself, but the NSX's excellent chassis would have been capable of handling much more power.
    With just a slightly lower price, or possibly selling it with a different brand name and a different badge, or perhaps endowing it with a touch flashier and more aggressive styling and additional power, there is no question the NSX would have reigned as a cult star of the supercars.
    Being a fan of Honda engines, I later went to Honda's Tochigi Research Center on two occasions and requested that they consider building for the McLaren F1 a 4.5 liter V10 or V12. I asked, I tried to persuade them, but in the end could not convince them to do it, and the McLaren F1 ended up equipped with a BMW engine.
    The NSX's development costs must have been enormous. Everything on it is unique.
    The NSX is a landmark car. It awoke not only a lazy Ferrari, but Porsche as well and sparked advances in usability, ergonomics, and handling.
    NSX: A car dear to my heart


    #2
    já se sabia que o NSX foi um modelo que acabou por influenciar todos os superdesportivos posteriores a ele.

    O que não sabia é que tinha sido o ponto de referência para o desenvolvimento do também ele referencial Mac F1.

    Muito bom.
    O Murray tem a vantagem de reconhecer o que é bom e não tem problemas em o admitir.
    desde este NSX, ao smart roadster, passando pela Kangoo.
    É um daqueles casos que, quando ele fala, convém ouvir. Aprende-se imenso com ele!

    Comentário


      #3
      Quem vir os preços deste carro em segunda mao nem diz ke é um Honda. É pena pois se depreciasse como um honda eu ate equacionaria comprar um...oh well there's always the S2000 :D

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por C4RBD Ver Post
        Quem vir os preços deste carro em segunda mao nem diz ke é um Honda. É pena pois se depreciasse como um honda eu ate equacionaria comprar um...oh well there's always the S2000 :D
        São 2 carros que adoraria ter...do melhor que a marca já fez

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
          São 2 carros que adoraria ter...do melhor que a marca já fez
          x2

          Nunca mais me esqueço, de estar em kings cross, à espera de um Táxi, e começo a ouvir um ruído de motor igual a nenhum outro que tivesse ouvido, musical e metálico, tipo carro de corridas e vejo um vulto baixo e esguio de faróis escamoteáveis... Disse logo: " olha um tótó num Ferrari amarelo"...

          Era um NSX, com uns autocolantes Mugen e Spoon, com uns escapes aftermarket...

          Sempre foi um carro que fez parte do meu imaginário, com aquela colaboração do Ayrton em pano de fundo... Mas os valores que atingem, ainda não me permitem pensar muito nele...

          Comentário


            #6
            Engraçado...nunca pensei que o Gordon Murray fosse um "Honda Boy" como lhes costumam chamar por aqui...

            é que quase tudo o que ele diz, são qualidades que os a maioria dos proprietários Honda descobre nos seus modelos e que devido a isso lhes chamam de "Honda Boys"

            muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttttttooooooooo ooooooo interessante...

            é o tal bicho que pega!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
              Engraçado...nunca pensei que o Gordon Murray fosse um "Honda Boy" como lhes costumam chamar por aqui...

              é que quase tudo o que ele diz, são qualidades que os a maioria dos proprietários Honda descobre nos seus modelos e que devido a isso lhes chamam de "Honda Boys"

              muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttttttooooooooo ooooooo interessante...

              é o tal bicho que pega!
              Estás de certeza a fazer confusão...ele fala do NSX

              EDIT: Eu tenho um Polo 1.2...caraças, aquilo parece um Veyron pessoal...anda que se desunha lol
              Editado pela última vez por Nightlord; 06 March 2009, 11:30.

              Comentário


                #8
                The Porsche 911 had the usability, but with the engine packed in the back, it had a weakness in its handling stability.
                Nao pode

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                  Estás de certeza a fazer confusão...ele fala do NSX
                  não estou, não.

                  lê outra vez o texto e repara bem se os parâmetros em que ele considera que o NSX se destaca não são semelhantes com os de qualquer Honda dos mais apimentados.

                  tendo claro em conta as distâncias entre os diversos modelos.

                  a questão da dinâmica de excelência (suspensão), não existe só no NSX, tens diversos modelos com dinâmica de excelência (EK9, Integra TR, CTR, S2000), a maioria tem tendência a dizer que um VTI tem uma suspensão fraca em curva, esquece-se que os elementos para a transformar numa boa suspensão estão lá todos, no entanto está afinada para conforto de origem e não para eficácia.

                  se quiseres eu faço os quotes onde eu próprio me revi

                  EDIT: Eu tenho um Polo 1.2...caraças, aquilo parece um Veyron pessoal...anda que se desunha lol
                  não percebi...

                  Comentário


                    #10
                    pode sim

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                      não estou, não.

                      lê outra vez o texto e repara bem se os parâmetros em que ele considera que o NSX se destaca não são semelhantes com os de qualquer Honda dos mais apimentados.

                      tendo claro em conta as distâncias entre os diversos modelos.

                      a questão da dinâmica de excelência (suspensão), não existe só no NSX, tens diversos modelos com dinâmica de excelência (EK9, Integra TR, CTR, S2000), a maioria tem tendência a dizer que um VTI tem uma suspensão fraca em curva, esquece-se que os elementos para a transformar numa boa suspensão estão lá todos, no entanto está afinada para conforto de origem e não para eficácia.

                      se quiseres eu faço os quotes onde eu próprio me revi



                      não percebi...

                      Filipe, acho que é complicado inserir o NSX com os outros Type-R e tirar uma só conclusão acerca da dinâmica... Os outros são Fwd e motor frontal, derivados de berlinas e Hatches, o NSX tem motor central, Rwd e foi feito só para aquele propósito... É outro patamar, bem acima dos outros normais derivados apimentados!!

                      Comentário


                        #12
                        deleted

                        Comentário


                          #13
                          deleted

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                            Filipe, acho que é complicado inserir o NSX com os outros Type-R e tirar uma só conclusão acerca da dinâmica... Os outros são Fwd e motor frontal, derivados de berlinas e Hatches, o NSX tem motor central, Rwd e foi feito só para aquele propósito... É outro patamar, bem acima dos outros normais derivados apimentados!!
                            eu não estava a comparar directamente uns com os outros.

                            mas aqui ficam os quotes que considero serem o espelho de um qualquer proprietário Honda:


                            it was a Honda, with the high levels of quality and reliability that implies.
                            Whenever I hear that VTEC sound it's amazing
                            qualquer um que diga isto, normalmente é logo apelidado de "HOnda Boy"

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
                              Nao pode
                              Claro que pode! Porque julgas que chamam ao 911 "O rabeador"?

                              Comentário


                                #16
                                deleted

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por - Ver Post
                                  Percebes-te sim (extrapolação de tudo, incluindo apimentado e normal para ultra-xpto-mega-rifixe-especial).

                                  Essa postura de tentar rotular quem partilha da opinião do Sr. de "Honda boy", não me parece estar ao nivel ou ser coerente da tua participação...
                                  continuo a não perceber aquele EDIT...

                                  apenas achei piada a algumas frases serem coincidentes com alguns dos aspectos que fazem com que os proprietários gostem dos seus automóveis

                                  Originalmente Colocado por - Ver Post
                                  Então estás a dizer que stock é "subpar" ou mesmo mauzinho, mas que se recorrermos a tuning (no verdadeiro sentido da palavra) a conversa muda...ok agora e isso também não se pode aplicar a outras marcas (é que não tenho visto esse argumento da tua parte em relação a outras marquees )

                                  Sendo que quando alguem fala em fazer isso relativamente a uma marca em especial da VAG a norma de muitos "Honda boys" é gozar à cara podre (para os menos atentos estava a falar da Seat :P )
                                  fico à espera dos quotes onde eu gozo à cara podre com os proprietários de VAG's sobre a asuspensão dos seus veículos.

                                  Mas comparando entre Hondas, no novo Civic não consegues, mesmo com recurso a tuning, o mesmo nível de eficácia e de regulações/afinações que nos modelos anteriores conseguias, essencialmente devido à arquitectura da mesma.

                                  o mesmo se passa com as outras marcas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                    continuo a não perceber aquele EDIT...

                                    apenas achei piada a algumas frases serem coincidentes com alguns dos aspectos que fazem com que os proprietários gostem dos seus automóveis



                                    fico à espera dos quotes onde eu gozo à cara podre com os proprietários de VAG's sobre a asuspensão dos seus veículos.

                                    Mas comparando entre Hondas, no novo Civic não consegues, mesmo com recurso a tuning, o mesmo nível de eficácia e de regulações/afinações que nos modelos anteriores conseguias, essencialmente devido à arquitectura da mesma.

                                    o mesmo se passa com as outras marcas.

                                    Falando do teu caso especificamente, o teu tem suspensao independente nas 4 rodas, estabilizadora frontal e traseira, dulpo triangulo sobreposto, etc...
                                    Tinha tudo para ser uma referencia a curvar, um acerto pior que idiota na suspensao e um chassis mediocre deitam tudo a perder aliado tambem a uma ma distribuição de peso e movimento do mesmo nas curvas

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                      Falando do teu caso especificamente, o teu tem suspensao independente nas 4 rodas, estabilizadora frontal e traseira, dulpo triangulo sobreposto, etc...
                                      Tinha tudo para ser uma referencia a curvar, um acerto pior que idiota na suspensao e um chassis mediocre deitam tudo a perder aliado tambem a uma ma distribuição de peso e movimento do mesmo nas curvas
                                      exacto, foi isso mesmo que eu quis dizer, por favor não deturpem as palavras dos outros, jé percebi que está na moda por aqui, mas eu não me fico

                                      sempre gostei muito de ir contra a corrente!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por - Ver Post
                                        Quando estão a falar de motores como o 1.5 vtec, não consideras exagerado (no minimo?)

                                        É a tal coisa e como o v7 gosta de exemplificar, é tudo relativo...se estiveres a comparar coisas mainstream com budget o mainstream é o melhor do mundo...o problema é que o mundo é muito grande
                                        Sim, isso é um pouco ridiculo

                                        Mas os DOHC VTEC...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                          x2

                                          Nunca mais me esqueço, de estar em kings cross, à espera de um Táxi, e começo a ouvir um ruído de motor igual a nenhum outro que tivesse ouvido, musical e metálico, tipo carro de corridas e vejo um vulto baixo e esguio de faróis escamoteáveis... Disse logo: " olha um tótó num Ferrari amarelo"...

                                          Era um NSX, com uns autocolantes Mugen e Spoon, com uns escapes aftermarket...

                                          Sempre foi um carro que fez parte do meu imaginário, com aquela colaboração do Ayrton em pano de fundo... Mas os valores que atingem, ainda não me permitem pensar muito nele...
                                          Olha que por mais 10mil que dás por um S, arranja-se perfeitamente um NSX...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por - Ver Post
                                            Quando estão a falar de motores como o 1.5 vtec, não consideras exagerado (no minimo?)

                                            É a tal coisa e como o v7 gosta de exemplificar, é tudo relativo...se estiveres a comparar coisas mainstream com budget o mainstream é o melhor do mundo...o problema é que o mundo é muito grande

                                            mas o 1.5 não está minimamente direcionado para a performance.
                                            eu estava a falar daqueles motores com alguma pimenta, especialmente a partir do B18 para cima.

                                            Comentário


                                              #23
                                              este carro é sem duvida um marco. e caro também no mercado de 2ª mão

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                Olha que por mais 10mil que dás por um S, arranja-se perfeitamente um NSX...
                                                A sério!?

                                                O mais barato que tinha visto, e em condições 40K€!!!!

                                                Isso para mim só daqui a uns aninhos valentes...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                  mas o 1.5 não está minimamente direcionado para a performance.
                                                  eu estava a falar daqueles motores com alguma pimenta, especialmente a partir do B18 para cima.

                                                  O b18 é orgasmico! faz-me confusao um 1.8 n/a ser assim. suave, com força e em altas meu deus!

                                                  Ainda me lembro de quando exprimentei um ITR, brutalidade de carro!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                    A sério!?

                                                    O mais barato que tinha visto, e em condições 40K€!!!!

                                                    Isso para mim só daqui a uns aninhos valentes...
                                                    Pesquisei no standvirtual e realmente aparece lá um cinza a custar 40mil.

                                                    Mas hã cerca de ano e meio atrás, rondava por lá um preto que rondava os 28mil, é como em tudo, quem vende é que sabe o preço a afixar, depois o vender é que são elas.

                                                    Se ponderas um S, mas inclínas-te mais para um NSX, espera um pouco que eles aparecem.

                                                    Faz-me lembrar um stand perto dos Carvalhos, têm lá um Supra (´94) á venda por 40mil , hã já 1 ano e mais anos passarão se não baixar o valor...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                      Pesquisei no standvirtual e realmente aparece lá um cinza a custar 40mil.

                                                      Mas hã cerca de ano e meio atrás, rondava por lá um preto que rondava os 28mil, é como em tudo, quem vende é que sabe o preço a afixar, depois o vender é que são elas.

                                                      Se ponderas um S, mas inclínas-te mais para um NSX, espera um pouco que eles aparecem.

                                                      Faz-me lembrar um stand perto dos Carvalhos, têm lá um Supra (´94) á venda por 40mil , hã já 1 ano e mais anos passarão se não baixar o valor...
                                                      Se a diferença entre o S e o NSX fosse de 8000€ ou menos, acho que iria para o NSX, mas são preços que não iremos ver tão cedo...

                                                      Até os Delta Integrale e os M3 E30, está tudo acima de 20 mil, por isso só por milagre encontraria um NSX abaixo dos 35/40K€

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                        Se a diferença entre o S e o NSX fosse de 8000€ ou menos, acho que iria para o NSX, mas são preços que não iremos ver tão cedo...

                                                        Até os Delta Integrale e os M3 E30, está tudo acima de 20 mil, por isso só por milagre encontraria um NSX abaixo dos 35/40K€
                                                        Portugal tem um mercado pequeno para este tipo de carros, mas que aparecem, aparecem.

                                                        M3 E30 (200cv) já os vi a 15mil, mas com esta cena da crise, parece que tudo decidiu aumentar os preços.

                                                        Sei de um pessoa (empresária) que tem no seu estabelecimento, um NSX vermelho, um Porche 968 e um Ferrari 355 ou 308 (já não me recordo), pode ser que esteja vendedor do NSX ...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Aí está um carro que eu gostava de ter, ainda no outro dia, a titulo de curiosidade, estive a ver o preço que pedem por eles, tudo de 40 mil para cima. O mais barato foi um acidentado, mas de nsx pouco tinha... Dá-me a impressão que quem os tem, além de sortudos, não os vendem!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                            não estou, não.

                                                            lê outra vez o texto e repara bem se os parâmetros em que ele considera que o NSX se destaca não são semelhantes com os de qualquer Honda dos mais apimentados.

                                                            tendo claro em conta as distâncias entre os diversos modelos.

                                                            a questão da dinâmica de excelência (suspensão), não existe só no NSX, tens diversos modelos com dinâmica de excelência (EK9, Integra TR, CTR, S2000), a maioria tem tendência a dizer que um VTI tem uma suspensão fraca em curva, esquece-se que os elementos para a transformar numa boa suspensão estão lá todos, no entanto está afinada para conforto de origem e não para eficácia.

                                                            se quiseres eu faço os quotes onde eu próprio me revi



                                                            não percebi...

                                                            Bastava ver a 1ª parte do teu post para saber que não ias perceber o EDIT.

                                                            O EDIT queria mostrar o absurdo da comparação tipica que alguns Honda Boys (o termo é teu) fazem:

                                                            A Honda fez 3 ou 4 modelos muito bons...NSX e S2000 num 1º patamar, e se formos bonzinhos pomos nos bons o ITR e depois o CTR (são óptimos exemplos, não me entendas mal...mas comparar com um NSX é vergonhoso -> comparar com um Civic e achar que é semelhante ainda que seja no comportamento/suspensão, pior é)

                                                            E depois o que fazem é -> eina pahh disseram bem do NSX, vêem...eu tenho um Civic 1.4...ui ka bom eu sempre disse que tinha um maquinão

                                                            E pronto... fui ao grupo VW e fiz uma analogia absurda

                                                            Não é exclusivo da Honda, a quem eu reconheço fazer muuuito bons carros e muuuito bons meios de transporte (outros pelo meio já não são nem carne nem peixe) -> se formos ao Grupo VW, vemos pessoal a achar que um Seat Leon é tão bom e luxuoso como um Audi A3...e por aí afora...

                                                            É o mesmo que eu achar que os Mazda 3 são drivers car, muito virados para andar de lado e tal...por causa do MX5

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X