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Alfa Romeo 89-97 são carros fiaveis?

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    Alfa Romeo 89-97 são carros fiaveis?

    Boas!
    A questão que coloco mesmo gostando de alfas, mas estando intrigado com tantas opiniões preciso das vossas que tenham Alfas destes anos do tipo 33,155,75,145,146,gtv,a injecção e a carburador... Afinal a polemica da Alfa ter imensos problemas é verdade? Os motores 1.3 e 1.5 i.e são economicos para a sua celindrada comparando com os generalistas da mesma idade? Até que ponto se pode confiar nesses automoveis afinal?

    Obrigado

    #2
    Oh no, not again!

    Basicamente é isto: uns vão dizer sim, outros vão dizer não e tu vais ficar na mesma.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por jony rocha Ver Post
      Boas!
      A questão que coloco mesmo gostando de alfas, mas estando intrigado com tantas opiniões preciso das vossas que tenham Alfas destes anos do tipo 33,155,75,145,146,gtv,a injecção e a carburador... Afinal a polemica da Alfa ter imensos problemas é verdade? Os motores 1.3 e 1.5 i.e são economicos para a sua celindrada comparando com os generalistas da mesma idade? Até que ponto se pode confiar nesses automoveis afinal?

      Obrigado
      Não.
      Os motores japoneses da mesma época com performances identicas apresentam consumos menores. Falo de motores como o 1.3 Toyota, 1.5 e 1.6 Honda... É possivel encontrar melhor neste capitulo que os alfa no oriente.

      Comentário


        #4
        Há de tudo os Twin Spark costumam ser bons assim como os Diesel-se bem que barulhentos e um pouco gastadores, já os Boxer 1.3, 1.4, 1.6 e 1.7 podem ser fontes de problemas e desafinaçõe tanto pela idade dos motores como pela própria geometria dos motores

        Comentário


          #5
          a minha experiençia com um 146 1.4 boxer foi: muito prazer de conduçao , muitas idas a bomba e à oficina tambem. são carros que exigem muita manutenção mas tambem dão muito em troca.

          Comentário


            #6
            Nota que estás a falar de carros entre 11 a 19 anos. Com toda a franqueza, não podes esperar que um carro com essa idade (seja Alfa, Toyota, BMW, etc) seja um carro 100% fiável como um acabadinho de sair do stand.

            Isto sem contar com a "pancada" que utilizadores anteriores lhes tenham dado.

            Não podes colocar as coisas nesses termos!

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              #7
              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
              Oh no, not again!

              Basicamente é isto: uns vão dizer sim, outros vão dizer não e tu vais ficar na mesma.

              x2

              Comentário


                #8
                Essa foi uma má altura para a AR ... foi a década de 80 e 90 que deram a má fama aos italianos ... portanto ... é um tiro no escuro ...

                Comentário


                  #9
                  É preciso saber tratar deles.
                  Existem automóveis que exigem menos e mais cuidados do que outros.
                  Os Alfas necesitam de mais.
                  Colocando de parte a parte com "gangrena" dos italianos que é a electrónica e a chapa, os problemas de motor e desafinações dos carburadores não eram tão maus assim se soubessemos cuidar deles.
                  Os carburadores por norma desafinam, uns mais do que os outros, mas indepenentemente disto, a afinação dos carb por norma é uma tarefa fácil e até gratificante.
                  Os problemas de motor dos Alfas (carb engines em geral) vinham disto mesmo, desafinação.
                  Obviamente que quem é preguiçoso e casmurro e não quiser aprender a dar 10 minutos de atenção por semana ao motor de um carro terá problemas.

                  Após os motores carb vieram os tais problemas electrónicos.
                  Esses problemas tinham um nome: Magneti Marelli.
                  Aqui é que não há nada a fazer.

                  Comentário


                    #10
                    Atenção à chapa ... Alfas e afins de 89 normalmente já estão bastante podres por baixo ... a menos que tenha sido muito bem cuidados.

                    Comentário


                      #11
                      De 89-97 tem uma serie de motores bastante distintos na alfa romeo.
                      Tens os motores V6. são super robustos.
                      Tens ainda nos inicios dos anos 90 os motores 4 cilindros em linha, os bialbero integralmente em aluminio, que vieram da decada de 70 e são provavelmente o melhor 4 cilindros que a alfa romeo alguma vez teve. giulia sprint GTA tinha 165cv´s fiaveis num bloco 1.3!
                      O bialbero deu ainda para fazer os motores 1.8 turbo (75 turbo), e 2.0 turbo (giulieta turbo), deu para fazer o 2.0 twin spark do 75 que é motor 2.0 mais economico da alfa romeo, alias, é mais economico que o 1.6 e muito mais performante. Fazer médias de 8 litros num alfa romeo 75 2.0 twin spark não é dificil.
                      ainda nos 4 cilindros, mas já nos blocos de ferro fundido de origem fiat, tens o aparecimento do 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0, todos twin spark e que foram utilizados até à introdução dos blocos GM.
                      Paralelamente, em 80, foi introduzido os motores boxer, que encontras nos alfa sud, nos sprint e nos 33. Estes foram os motores mais "frageis" digamos assim. contudo tenho a certeza que muitos problemas que surgiam neste motor tinham mais a haver com a falta de manutenção adequada do que do próprio motor em si. Até porque esses motores ainda rolar por aí e tem uma legião de fãs.

                      em relação ao mito da desafinação, isso é mesmo mito.
                      Os carburadores não desafinam, nem o motor. O que acontece e isos acontece em todos os motores carburados são os depósitos de carvão resultantes do uso diário a baixas rotações. Daí que é comum ouvir-se que um alfa romeo se afina em auto-estrada com uma puxadela. Ora isso não é mais do que limpar o "carvão" falando linguagem corrente!
                      Mas nos boxers, quando estes começam a ficar obstruidos era mais notório porque o motor fica a balouçar e desiquilibrado, devido a sua arquitectura.
                      Os carburadores não desafinam, até porque são carburadores iguais a tantos outros carros d eoutras marcas. Normalmente são dellorto ou webber, e é muito dificil um carburador desafinar.
                      agora, velas gastas, e depositos de "carvão" todos ganham se de vez em quando não se der a puxadela da praxe!
                      O meu bialbero esté sempre limpinho e nunca o afinei!!

                      Comentário


                        #12
                        Alfamaniaco, os carburadores desafinam.
                        Não se pode é confundir o desafinar do carburador com a tal obstrução de carvão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                          Atenção à chapa ... Alfas e afins de 89 normalmente já estão bastante podres por baixo ... a menos que tenha sido muito bem cuidados.

                          Isso é outro mito.

                          Os alfas que tiveram realmente problemas de corrosão foram os alfasud, carros fabricados na profunda crise dos anos 80, e que nem tratamento anti-corrasão tinham.além de uma chapa finissima. Tinha o apelido de "alfa-seltzer"!
                          De resto são carros com chapa e tratamento equivalentes ao que se usava na epoca noutras marcas! Nem melhor nem pior, eram os padrões da epoca.

                          Comentário


                            #14
                            Alfamaniaco a dar juz ao nome

                            E eu a pensar que tinha passado a minha infância na oficina do meu avô a ver desmontar AR afinal foi só um sonho ehehe

                            Essa dos carburadores nao desafinam ...


                            Sim sim .... é tudo mitos !

                            Até o novo é MiTo

                            Comentário


                              #15
                              Alfamaniaco, os primeiros 33 não eram galvanizados, certo?
                              É que esses deram problemas de chapa e os prórpios Sprint pós Alfasud também deram.
                              Ainda noutro dia vi um muito mau de chapa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                Alfamaniaco, os carburadores desafinam.
                                Não se pode é confundir o desafinar do carburador com a tal obstrução de carvão.

                                Claro que desafinam mas é dificil.
                                E o que eu queria dizer era que, é comum dizer...ah e tal, alfas desafinam muito os carburadores... quando na realidade é mais "carvão" que outra coisa.
                                Agora, claro que desafinam, cmo desafinam noutro qualquer motor a carburador!
                                Na alfa romeo, os boxer são propicios a ganhar "carvão"... talvez por terem as goelas bem abertas de origem!
                                1.3 88cv´s, 1.5 105cv´s e 1,7 129cv´s até que são valores bem interessantes na epoca!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                  Alfamaniaco, os primeiros 33 não eram galvanizados, certo?
                                  É que esses deram problemas de chapa e os prórpios Sprint pós Alfasud também deram.
                                  Ainda noutro dia vi um muito mau de chapa.

                                  alfasud, sprints e os 33MK1, são fracos de chapa.
                                  Os 33 MK2 já são bem melhores, mas os MK2 já são >1990.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                    Alfamaniaco a dar juz ao nome

                                    E eu a pensar que tinha passado a minha infância na oficina do meu avô a ver desmontar AR afinal foi só um sonho ehehe

                                    Essa dos carburadores nao desafinam ...


                                    Sim sim .... é tudo mitos !

                                    Até o novo é MiTo

                                    Deixa-te lá de preconceitos, com a boca ao alfamaniaco! O meu nome é Bruno Pereira, se é importante saber! Logo se calhar não estou a fazer juz ao nome!
                                    Diz-me lá um carro da epoca de 1980 que não apodreça!
                                    Já expliquei o contexto dos carburadores! Os carburadores tanto desafinam num alfa romeo como num ford escort, os os dellorto 40 são diferentes nos alfas e nos ford!?
                                    Agora, o que se passa é que na maioria dos casos não passam de depositos de carvão resultantes da má queima provocada por trajectos curtos e urbanos. E quando na realidade bastaria andar uns km com o carro, muitos mecânicos metiam logo "mãos à obra" porque aquilo tava desafinado. e depois sim, estavam realmente desafinados!
                                    É como aqueles que dizem logo que são carburadores desafinados nos 33 imola, ou nos 33 1.7 16V... mas o carro só se tiver carburadores na mala, porque no motor é injecção!

                                    Voltando aos carburadores, garanto-vos já que um carburador para ficar bem afinado não é coisa de 5 minutos! Um carburador não se afina de ouvido como há pessoas que o dizem.
                                    Editado pela última vez por alfamaniaco; 09 March 2009, 10:39.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                      Diz-me lá um carro da epoca de 1980 que não apodreça! !
                                      Vais a uma praça de taxis é olhar para os 190 e 200 ...

                                      O problema nao era ser de 80 e agora estarem podres ... o problema é serem de 80 e em 84 já tarem com "podres" ... isso foi mais que reconhecido pela Fiat e AR... nao é segredo nenhum ...

                                      Muita massa vi meter naqueles vincos dos capot's mas isso é tudo parte da historia ... até é um erro tentar desmistificar esses pormenores. A AR está de parabéns porque renasceu das cinzas ...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                        Vais a uma praça de taxis é olhar para os 190 e 200 ...

                                        O problema nao era ser de 80 e agora estarem podres ... o problema é serem de 80 e em 84 já tarem com "podres" ... isso foi mais que reconhecido pela Fiat e AR... nao é segredo nenhum ...

                                        Muita massa vi meter naqueles vincos dos capot's mas isso é tudo parte da historia ... até é um erro tentar desmistificar esses pormenores. A AR está de parabéns porque renasceu das cinzas ...
                                        e saíndo dos MB, que eram de facto os melhores automoveis na praça na decada de 1980, os outros também eram assim?! Olha os japoneses, bem fracos de chapa!os corola de tracção atrás, apodreciam imenso.os opel kadett fraquissimos... Acho que de uma forma geral, a epoca de 80 não foi boa para a industria auto e principalmente para a chapa. foi também quando começou a surgir a electronica em força e os problemas daí resultantes.
                                        voltando aos 190, pouca coisa electrica tinham, alias, eram até caricatos. Retovisor pendura electrico e condutor manual! Era o chamado jogar pelo seguro! andei o ano passado com uma 250TD (atmosférica, o T era a denominação de carrinha) e de facto para os anos que já tem e km 400mil, era um carro muito sólido. Também tinha os seus "quês". Mas o segredo da fiablidade estava na formula, "forte e feio". motor pouco rotativo, 5 cilindros 2.5 e pouco potente, eram a formula para atingir o milhão de km.
                                        mas voltanto aos alfas, desses carros que ajudaste e bem a reconstruir/reparar, não era básicamente tudo a volta de sprint´s, de suds e nos final dos 80´s os 33?!
                                        os alfetta tinham esses mesmos problemas?! não me recordo. A minha giulietta tem 26 anos e tem o chassi e carroceria muito bom.Levou um banho em 1999 mas não precisou de reparar podres.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                          Um carburador não se afina de ouvido como há pessoas que o dizem.
                                          Isso também depende da perícia do ouvido.

                                          Esse mito está enraizado até ao núcleo central. Nem sequer vale a pena tentar desmistificar. Por aqui até os Alfas a injecção desafinam carburadores. O fenómeno já foi explicado mil e uma vezes, mas não vai lá... E quem disser o contrário é fanático!

                                          Quanto ao tema do tópico, para mim essa foi a pior fase da Alfa em termos de fiabilidade. Mas o problema raramente estava no motor. Esses carros não são para pessoas que só querem meter gasolina e andar. Requerem um pouco mais do que isso: dar atenção ao carro e estar atento a possíveis anomalias para não deixar piorar. Para mim o desgaste prematuro dos acessórios é que estragava tudo e depois o deixa andar era a cereja no topo do bolo.

                                          Ainda assim conheço alguns bons casos de Alfas dessa época que, mesmo sem qualquer tipo de cuidados especiais e apenas com a manutenção regular, nunca deram problemas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                            mas voltanto aos alfas, desses carros que ajudaste e bem a reconstruir/reparar, não era básicamente tudo a volta de sprint´s, de suds e nos final dos 80´s os 33?!
                                            os alfetta tinham esses mesmos problemas?! não me recordo. A minha giulietta tem 26 anos e tem o chassi e carroceria muito bom.Levou um banho em 1999 mas não precisou de reparar podres.
                                            Eu na altura nao ajudava muito ... era pequenino ... mas ficava horas a olhar para os mecanicos a trabalhar ... quanto muito guiava o carro quando eles os empurravam dentro da oficina pois era o mais levezinho eheh isto numa das maiores oficinas multimarca de Madrid ...

                                            Sim nesses tempos o que apareciam mais eram mesmo os Alfasud e 33 e tambem alguns Alfettas ... penso que foram eles os responsaveis pela má fama da AR ...

                                            Eu nao disse que as outras marcas nao tinham os seus problemas ... Lembro-me perfeitamente da corrosão nos Toyotas dos mesmos anos ... só os alemães se safavam ...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nero Ver Post
                                              Isso também depende da perícia do ouvido.

                                              Esse mito está enraizado até ao núcleo central. Nem sequer vale a pena tentar desmistificar. Por aqui até os Alfas a injecção desafinam carburadores. O fenómeno já foi explicado mil e uma vezes, mas não vai lá... E quem disser o contrário é fanático!

                                              Quanto ao tema do tópico, para mim essa foi a pior fase da Alfa em termos de fiabilidade. Mas o problema raramente estava no motor. Esses carros não são para pessoas que só querem meter gasolina e andar. Requerem um pouco mais do que isso: dar atenção ao carro e estar atento a possíveis anomalias para não deixar piorar. Para mim o desgaste prematuro dos acessórios é que estragava tudo e depois o deixa andar era a cereja no topo do bolo.

                                              Ainda assim conheço alguns bons casos de Alfas dessa época que, mesmo sem qualquer tipo de cuidados especiais e apenas com a manutenção regular, nunca deram problemas.
                                              De ouvido podes afinar 90%!
                                              Para ficar a 100% é preciso usar equipamentos adequados.
                                              Eu conheço pessoalmente um mecânico, já para lá da idade de reforma, que trabalhou em frança e conhece motores bilabero como a palma da mão. Foi ele a escola dos donos da fabrica italiana, preparador de classicos e que corre no nacional de classicos actualmente.
                                              e ele de ouvido põe o carro no "ponto". mas depois se o ligarmos aos "gingarelhos" vês que ainda há mais sumo para tirar.
                                              Os sud da fabrica italiana, são afinados sobre rolos nos bancos de ensaio!
                                              Editado pela última vez por alfamaniaco; 09 March 2009, 11:10.

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                                                #24
                                                Tive muito tempo um 1275 e aquele Webber tinha de ser afinado todos os meses ... mas era de ouvido eheh

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                                                  #25
                                                  Eu tive um 145 1.4 boxer de 1996.
                                                  Nunca tive razões de queixa.
                                                  Comprei-o com 100.000 kms e o único problema que deu (que não tenha sido eu a provocar) foi a caixa de velocidades. A 1ª custava a entrar mas já veio assim, não sei o que o anterior proprietário lhe fez... Foi reparada por pouco dinheiro, se bem me lembro...
                                                  Quando o vendi tinha mais de 270.000 kms. E parecia querer fazer outros tantos.
                                                  Raramente precisava de buzina. Quando me queria fazer notar, bastava dar duas "assapadelas" no acelerador .
                                                  E, de facto, não era económico. Até aos 130 kms./h fazia uns 10/11 l aos 100. A partir daí era fácil calcular a média. Bastava olhar para o velocímetro e tirar um zero...
                                                  Deixou saudades.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                                    Eu na altura nao ajudava muito ... era pequenino ... mas ficava horas a olhar para os mecanicos a trabalhar ... quanto muito guiava o carro quando eles os empurravam dentro da oficina pois era o mais levezinho eheh isto numa das maiores oficinas multimarca de Madrid ...

                                                    Sim nesses tempos o que apareciam mais eram mesmo os Alfasud e 33 e tambem alguns Alfettas ... penso que foram eles os responsaveis pela má fama da AR ...

                                                    Eu nao disse que as outras marcas nao tinham os seus problemas ... Lembro-me perfeitamente da corrosão nos Toyotas dos mesmos anos ... só os alemães se safavam ...

                                                    Os "reponsaveis" pela má fama foram mesmo os sud e os sprint pela corrosão, e os primeiros 33. a juntar a isso tinham os motor boxer, "complicados" de mexer. e no caso dos 33, foram também foram apanhados na febre electrica. Já traziam uma serie de coisas electricas.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                      De ouvido podes afinar 90%!
                                                      Para ficar a 100% é preciso usar equipamentos adequados.
                                                      Eu conheço pessoalmente um mecânico, já para lá da idade de reforma, que trabalhou em frança e conhece motores bilabero como a palma da mão. Foi ele a escola dos donos da fabrica italiana, preparador de classicos e que corre no nacional de classicos actualmente.
                                                      e ele de ouvido põe o carro no "ponto". mas depois se o ligarmos aos "gingarelhos" vês que ainda há mais sumo para tirar.
                                                      Os sud da fabrica italiana, são afinados sobre rolos nos bancos de ensaio!
                                                      Por momentos aidna pensei que conhecias o meu mecânico.
                                                      Mas ele não corre em anda actualmente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A electrónica arruinou tudo.
                                                        Mesmo em meios de 90 tinham problemas.
                                                        Os Delta (Lancia em geral) levam quadrantes por volta dos 15 anos de vida.
                                                        Noutro dia substitui um que deu o berro...foi um tombo do caraças para a dona e diga-se, o carro está impecável. O interior é bem melhor do que muitos actuais, com pormenores muitoexclusivos
                                                        Quem diz Lancia pode dizer outras.
                                                        O problema sempre esteve na Magneti Marelli.
                                                        A Fiat ainda utiliza material desta companhia certo?
                                                        Se sim, então a companhia evoluiu porque tanto quanto sei já não existem problemas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                          Por momentos aidna pensei que conhecias o meu mecânico.
                                                          Mas ele não corre em anda actualmente.

                                                          O Sr. não corre em nada. O preparador e dono da fábrica italiana, são dois jovens de 28 anos!
                                                          agora, os primeiros passsos deles, foram dados ao lado do Sr.Nogueira, bastante famoso no mundo alfista!

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                            A electrónica arruinou tudo.
                                                            Mesmo em meios de 90 tinham problemas.
                                                            Os Delta (Lancia em geral) levam quadrantes por volta dos 15 anos de vida.
                                                            Noutro dia substitui um que deu o berro...foi um tombo do caraças para a dona e diga-se, o carro está impecável. O interior é bem melhor do que muitos actuais, com pormenores muitoexclusivos
                                                            Quem diz Lancia pode dizer outras.
                                                            O problema sempre esteve na Magneti Marelli.
                                                            A Fiat ainda utiliza material desta companhia certo?
                                                            Se sim, então a companhia evoluiu porque tanto quanto sei já não existem problemas.
                                                            O MTO GTA tem uma forte componente da magneti marelli!

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