Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sinistralidade Automóvel vs Parque Automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sinistralidade Automóvel vs Parque Automóvel

    Na minha opinião a sinistralidade nas nossas estradas está (também) directamente relacionada com o nosso parque automóvel.

    Apesar das recentes evoluções me termos de segurança nos utilitários acho que podemos afirmar que as probabilidades entre de conduzir um Punto Clio Corsa etc e conduzir um segmento C ou superior, dizia as probabilidades de acidente são maiores bem como o risco de morte.

    Tudo isto para voltar a malhar no IA!
    Não perceberão os nossos governates que as mortes da estrada diminuiriam se o parque automóvel fosse diferente?

    Não seria uma bela campanha rodoviária a eliminação (ou pelo menos uma grande redução) do IA?

    Partilham da minha opinião que sinistralidade nas nossas estradas está (também) directamente relacionada com o nosso parque automóvel?

    #2
    se vais falar em parques automoveis olha para o de cuba por exemplo...aquilo e o maior museu do mundo!nas ruas..ha que andar devagar...senao se quiser morrer cedo!


    quem tem um corsa ou um punto tem que andar com os cuidados que o carro exige!!claro que quase toda a gente entra num carro e sente-se o ayrton senna la dentro!quer la saber se esta num punto, num ferrari...a estrada e dele,ele domina tudo e abram alas....


    tu ja pensaste bem o que seria neste pais com as cabecinhas que estao presas a certos(muitos) corpos...se toda a gente tivesse um "bruto" carro???a primeira coisa que eu fazia era deixar de andar de carro....era uma guerra civil curtissima...



    reduçao de impostos? esquece!!!reza para que nao aumentem muito...


    medidas:

    1ºensinar os portugueses a conduzir!
    2ºensinar o que sao as palavras civismo;respeito;segurança aos portugueses
    3ºtirar das estradas quem nao sabe conduzir,quem nao consegue conduzir sem provocar acidentes constantes e quem comete infracçoes graves atras de infracçoes graves!
    4ºmelhorar as condiçoes das vias (pavimentos,sinalizaçoes....)
    5ºter um sistema de segurança onde objectivo nao seja a caça a multa,mas sim a prevençao e a presença disuasora!
    6ºdesejar boa viagem e boa conduçao!


    cumps

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por raioxpantera

      Na minha opinião a sinistralidade nas nossas estradas está (também) directamente relacionada com o nosso parque automóvel.

      Apesar das recentes evoluções me termos de segurança nos utilitários acho que podemos afirmar que as probabilidades entre de conduzir um Punto Clio Corsa etc e conduzir um segmento C ou superior, dizia as probabilidades de acidente são maiores bem como o risco de morte.

      Tudo isto para voltar a malhar no IA!
      Não perceberão os nossos governates que as mortes da estrada diminuiriam se o parque automóvel fosse diferente?

      Não seria uma bela campanha rodoviária a eliminação (ou pelo menos uma grande redução) do IA?

      Partilham da minha opinião que sinistralidade nas nossas estradas está (também) directamente relacionada com o nosso parque automóvel?
      Claro! E um bom exemplo disso seria imaginarem como as nossas cifras de sinistralidade cresceriam se todos andassemos de AX. E agora imaginem que em vez de todos andarmos de AX, andavamos todos de Volvo S80.

      Eu sei que são dois extremos, mas dá para perceber a diferença, não?

      Comentário


        #4
        Estou mais pela linha do tokyo.

        Primeiro ensinal responsabilidade e cidadania.

        Já repararam que os acidentes mais aparatosos são normalmente com bons carros, e não com carros modestos?

        Comentário


          #5
          Quem não tem juizo a conduzir, tanto se mata num Corsa como num Volvo, poque todos os carros por muito perfeitos que sejam têm os seus limites.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por LM

            Quem não tem juizo a conduzir, tanto se mata num Corsa como num Volvo, poque todos os carros por muito perfeitos que sejam têm os seus limites.
            exactamente!

            ai ja o problema do ensino, ao que se junta o problema da mentalidade (estar sempre tudo picado com tudo, ninguem respeitar ninguem, etc)

            citação:Já repararam que os acidentes mais aparatosos são normalmente com bons carros, e não com carros modestos?
            e será que é por serem mais aparatosos que sao mais graves?;)

            é que, apesar do parque automovel portugues ter evoluido muito, o de outros paises tb evoluiu. ha paises onde um Porsche 911 é mesmo uma visao habitual NAS CIDADES (e nas AE's em volta), ha muitos. juntas neve, gelo e muita chuva constantes....e nem parece que estamos a falar de um dos paises com menos mortos da europa (%);)

            Comentário


              #7
              Realmente tem a ver muito com isso, não é desculpa total mas...ajuda:D:D

              Ainda hoje na A5 direcção Cascais-LX (7.20 a.m.) 3 carros envolvidos, 206, punto e uma nissan Vanette q estava semi capotada e até o vidro traseiro se soltou...estava no chão!

              O Inem estava a colocar o colete a uma rapariga q conduzia o Punto q supostamente levou com o 206 por trás!!

              Comentário


                #8
                Quem tem um corsa anda dentro de determinados limites...quem tem um volvo, é mais seguro comparado com o corsa, mas depois se calhar tambem nao anda a mesma velocidade que o corsa...imaginemos uma situação de acidente identica para estes dois carros..o volvo despista se a 170 por exemplo, e o corsa a 130, o resultado deve ser igual..

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por LM

                  Quem não tem juizo a conduzir, tanto se mata num Corsa como num Volvo, poque todos os carros por muito perfeitos que sejam têm os seus limites.
                  sim, mas nas estrada s portuguesas atinges mais depresa o limite num corsa do que num volvo.

                  e depois por ex. quando se bate como ficam os dois habitaculos?
                  indepedentemente de tudo a segurança entre os modelos referidos no post é bem diferente!

                  Comentário


                    #10
                    Acho que especialmente os carros do segmento B de hoje, comparados com os que haviam ha 10 anos +-...evoluiram muito em termos de segurança, quer seja opel, fiat, renault, etc...

                    Ainda me lembro do meu corsa A...aquilo n eram travoes..eram abrandadores lool mas andava que se farta :D entao a descer
                    entao na altura desse carrito (era de 86) nao havia cá nada de barras de proteção lateral, nem airbags nem quer o que seja, havia cintos e ja nao era mau [|)]

                    Comentário


                      #11
                      citação:e depois por ex. quando se bate como ficam os dois habitaculos?
                      indepedentemente de tudo a segurança entre os modelos referidos no post é bem diferente!
                      Sim é verdade..
                      Claro que se um volvo embater num corsa ambos a 50 kmh, a pessoa que vai no volvo corre muito menos riscos de se magoar.

                      mas..fica aqui uma dúvida:

                      imaginemos que todos temos dinheiro para comprar volvos....o resultado de um choque entre 2 volvos a 50 kmh, nao seria aproximado a um choque entre 2 corsas a 50 kmh?

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por AlexandreF



                        mas..fica aqui uma dúvida:

                        imaginemos que todos temos dinheiro para comprar volvos....o resultado de um choque entre 2 volvos a 50 kmh, nao seria aproximado a um choque entre 2 corsas a 50 kmh?
                        e os fisicos? concerteza bem menores

                        Comentário


                          #13
                          Parece-me uma falsa questão. O que está mal não é o parque automóvel, são as mentalidades dos portugueses e a formação, informação e educação a que tiveram acesso.

                          Obviamente que não desgosto da promessa eleitoral do Manuel João Vieira; um Ferrari para cada português. Ainda que ache que tal coisa não contribuisse em muito para a redução dos índices de sinistralidade rodoviária...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por raioxpantera

                            citação:Originalmente colocada por AlexandreF



                            mas..fica aqui uma dúvida:

                            imaginemos que todos temos dinheiro para comprar volvos....o resultado de um choque entre 2 volvos a 50 kmh, nao seria aproximado a um choque entre 2 corsas a 50 kmh?
                            e os fisicos? concerteza bem menores
                            Ora aí está a diferença na segurança!

                            Comentário


                              #15
                              Falta de civismo e respeito pelos outros condutores... isso é que reduzia as mortes!
                              Quantos cavalheiros é que não andam por aí que dentro de um carro são autênticos bárbaros, que só falta espumarem da boca???[8]

                              Ainda hoje apanhei um que levou uma buzinadela depois de ter cortado duas faixas, e quase me levar a frente do carro se eu não tivesse travado, e pelo meio ainda começa a perguntar o que é que foi e a ameaçar de porrada, etc...[8] Friamente olhando para o animal, fora de um carro até se diria que deve ser uma pessoa educada e simpática! Mas dentro de um carro é um atrasado mental[8]

                              O que fazer? Não sei, mas começar a tirar DEFINITIVAMENTE a carta a muita gente que anda na estrada era um começo.

                              Comentário


                                #16
                                citação:JC Posted - 08/06/2006 : 18:36:45 Parece-me uma falsa questão. O que está mal não é o parque automóvel, são as mentalidades dos portugueses e a formação, informação e educação a que tiveram acesso.
                                Concordo..acho que o problema é mesmo esse, as pessoas tem de mudar a mentalidade com que vão para a estrada..quando se entra para um carro ha que lembrar que um carro nao é um brinquedo...mas uma arma que pode ferir ou no pior caso matar alguém... porque senão qualquer dia andamos todos em carrinhas blindadas como forma de diminuir a sinistralidade nas estradas..[|)]

                                Comentário


                                  #17
                                  Por exemplo quem antes tinha um carro com 60 cvs agora vai a alemanha ou outro pais buscar um carro com pelo menos o dobro da potencia,obviamente que fica mt entusiasmado com a "bomba" e depois vem-se eles nas auto-estradas feitos doidos a dar luzes a td e a todos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Ainda hoje apanhei um que levou uma buzinadela depois de ter cortado duas faixas, e quase me levar a frente do carro se eu não tivesse travado, e pelo meio ainda começa a perguntar o que é que foi e a ameaçar de porrada, etc... Friamente olhando para o animal, fora de um carro até se diria que deve ser uma pessoa educada e simpática! Mas dentro de um carro é um atrasado mental
                                    O pessoal quando se apanha ao volante é muito mais agressivo do que se fossem a pé...[8]

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por AlexandreF

                                      citação:Ainda hoje apanhei um que levou uma buzinadela depois de ter cortado duas faixas, e quase me levar a frente do carro se eu não tivesse travado, e pelo meio ainda começa a perguntar o que é que foi e a ameaçar de porrada, etc... Friamente olhando para o animal, fora de um carro até se diria que deve ser uma pessoa educada e simpática! Mas dentro de um carro é um atrasado mental
                                      O pessoal quando se apanha ao volante é muito mais agressivo do que se fossem a pé...[8]
                                      pois, se alguma coisa corre mal trancam-se dentro do carro ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        A parte da falta de civismo já está muito batida! Isto só vai com lei punidoras a SÉRIO!!! Tipo passar vermelhos (é todos os dias) = 2 anos sem conduzir!
                                        Não parar na passadeira = 8 meses sem conduzir e multa de 3000€!!!

                                        Até ganiam!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acho que há tantas variáveis que é difícil... mas vou tentar dar a minha opinião:

                                          1 - Carro
                                          2 - Pessoas
                                          3 - Estradas

                                          1 - Temos dos piores carros da Europa, mais antigos, menos potentes. Curiosamente, os menos abonados têm os piores carros, são os que andam mais "carregados" de gente. Já repararam que geralmente quando se morre em acidentes são famílias inteiras que lá vão dentro? Já tentaram ultrapassar um camião a 70 kmh num carro com 70cv e 4/5 pessoas dentro na IP3/4/5? Os pneus geralmente são de triciclo, tipo Mabor anos 70, duram 60000km e aderência zero.

                                          2 - A maior parte dos condutores são daqueles que "julgam que sabem" ou "não sabem que não sabem". Porque não é a ir ao café nem andar em filas ao Domingo que se encontram situações difíceis. Depois quando têm de ir para a estrada... Sempre é melhor "saber que sabemos" ou "saber que não sabemos", medem-se melhor os riscos. Depois há a regra especial portuguesa em que quem conduz Mercedes tem um Codigo de Estrada próprio (além da unha grande) ;)(provocação...);)

                                          3 - As estradas, sinceramente, há muitas ratoeiras. Mas se o ponto 1 e 2 estiverem razoavelmente controlados, o impacto é menor.

                                          Mas isto dá pano para muita roupa!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Esses que conduzem Mercedes de que tu falas, são todos aqueles que de repente se apanham com um carro que antes não tinham acesso!
                                            Os mesmos que já disseram aí atrás que de um dia para o outro se apanham com um carro com quase o dobro da potência do que antes tinham.

                                            E no mesmo saco meto aqueles que têm carros 1.2 e 1.4 com menos de 80CV mas conduzem sempre a dar gás, como quem precisa de provar que o carro que têm até é bom[8)]

                                            Comentário


                                              #23
                                              é uma falsa questão essa do parque automóvel.

                                              Se assim fosse, as probabilidades de ter um acidente quando andava com um Uno 45S seriam bem maiores do que o individuo que tem mercedes, volvo ou bmw

                                              No entanto, o único acidente em que realmente fui culpado, foi um toque na traseira de 1 táxi, e por completa distracção minha.

                                              De resto, já levei com alguns em cima. Desde o velho num 306 que vinha tão depressa a sair da A8 para a Calçada da Carriche, que nem reparou que tinha um monte de carros à frente parados no semáforo, ou até ao tótó que tinha uma Vw Passat (geração anterior) toda xpto bonitinha e conseguiu a proeza de me bater na frente do carro, apenas porque decidiu fazer marcha-atrás num semáforo ou então o xôr médico no seu rarissimo mazda xedos 6 que ainda não deve ter aprendido a olhar pelos retrovisores quando se sai de um estacionamento em MA, não reparando que eu estava na via parado, exactamente atrás dele.

                                              E vá lá que o Uno era vermelhão. Porque se fosse cinzento, acho que ninguém o veria para certar nele.

                                              O problema nunca esteve no parque automóvel, mas sempre, sempre nas pessoas.
                                              Na maior parte dos casos, as pessoas nem sabem o que têm nas mãos.
                                              Não conhecem os limites das suas máquinas e com o ensino que temos, nem sequer sabem o que fazer quando as porras acontecem

                                              Com o Uno, e apesar de ter apenas 45 póneis, um chassis bem longe de ser eficaz e pneus de bicicleta, e sem equipamentos de segurança, a conduzi-lo nunca me espetei, apesar de o ter usado e abusado.
                                              Passagens bem rapidinhas pela madrugada nas curvinhas de monsanto, ou então a armar-me em piloto nas curvinhas pros lados de arganil, velocidades em AE na casa dos 140, mas já o tinha chegado a levar ao fim do velocimetro, bastantes viagens por nacionais em direcçao ao centro e norte do país e incluindo uma ida pro algarve, etc, etc, etc....

                                              Pode ter sido sorte fazer isto tudo sem crashar, mas há que saber a máquina em que andamos, e o contexto onde andamos.

                                              No campo da segurança activa o principal elemento de segurança somos nós.

                                              Esta é uma das razões pela qual não sou um grande fâ das ajudas electrónicas. Estupidifica as pessoas. Se já pouco sabiam conduzir, confiando em todas as ajudas, ainda se preocupam menos em aprender.

                                              Se a espécie humana soube sobreviver a praticamente 1 século de automóvel sem equipamentos nenhuns de segurança, não estou a ver o que é que o tipo de parque automóvel que nós temos tem a ver com sinistralidade.

                                              P.S. Sim, sou apologista pela evolução de equipamentos de segurança passiva no automóvel. Há situações em que é inevitável haver 1 c r a s h, por muito bom que seja o condutor ou o carro

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                Por exemplo quem antes tinha um carro com 60 cvs agora vai a alemanha ou outro pais buscar um carro com pelo menos o dobro da potencia,obviamente que fica mt entusiasmado com a "bomba" e depois vem-se eles nas auto-estradas feitos doidos a dar luzes a td e a todos.
                                                Concordo que em parte não deixa de ser verdade (e falo por experiencia propria). Tinha um CLIO com 55 cavalos (acho que era isso) onde andava pacatamente e sem pressas, e passei para um Astra com 100 cavalitos.

                                                No primeiro mês ainda andei um bocado a "abrir" um bocadito mais do que o que andava normalmente no CLIO, mas depois de passar a "pica" inicial estou a voltar à condução pacata que tinha no CLIO, com a vantagem de nas subidas o carro não ir a "morrer" dados os cavalitos que este agora tem.

                                                Acho que no fundo é mais a questão do civismo, educação, etc. Depois é que podemos falar da "falta de habilidade" (leia-se azelhas), depois as estradas e só depois o parque automóvel.

                                                Por outro lado a lei dos "grandes numeros" não ajuda:
                                                - se temos 1 carro, é impossível ele colidir com outro carro
                                                - se temos 2, já podem colidir um com o outro
                                                - se temos 10, já são muitos mais para colidirem entre si
                                                - e por aí fora...

                                                E em Portugal o número de carros aumentou muito... aumenta a falta de civismo, o numero de azelhas, etc....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Considerando o estudo da GNR que apontava para cerca de 95% dos acidentes automóveis serem culpa dos condutores, está-se aqui a discutir uma questão residual na causalidade dos acidentes.

                                                  Comecemos pelo mais importante e que pesa mais na ocorrência de acidentes que são as atitudes ao volante...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não concordo, até pq todo o europeu que cá vem fica fascinado com a quantidade de carros novos que temos e de alta cilindrada.

                                                    Não creio que seja um problema de parque automóvel, mas sim de mentalidade. A Conduzir e a construir as estradas.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X