Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Brutal acidente à entrada de Setúbal... Mais um...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Brutal acidente à entrada de Setúbal... Mais um...

    Eram 11h30m, regressava eu a casa de umas compras e eis senão quando comecei a ver a fila de acesso à AE inabitualmente congestionada.

    Ao chegar mais perto do conhecido cruzamento do Jumbo a causa: Um brutal acidente que tinha ali acontecido, a envolver, pelo menos, três carros, um dos quais uma ambulância que se voltou e com feridos graves, do que pude ouvir enquanto passava pela regulação de trânsito feita pela P.S.P.!

    Das fotos pode ver-se que foi precisa uma grua para levantar a ambulância, mas as mesmas não mostram a enorme mancha de sangue que o pára brisas desse veículo tinha no lugar do condutor, fazendo antever o pior...

    A questão, ali, não é nova e prende-se com a falta de respeito das pessoas que parecem andar cegas, surdas e estúpidas ao volante!

    Cegas porque nunca vêem nem os rotativos dos veículos prioritários nem a porcaria dos sinais luminosos, passando sistematica e habitualmente com o vermelho!

    Surdas porque nunca ouvem nada, nem sequer as sirenes dos veículos que com as mesmas circulam sinalizando marcha de urgênia!

    Estúpidas porque mesmo quando vêem e ouvem fazem de conta que não deram por isso, não facilitando, ou facilitando mal e sem cuidado!

    Naquele local repetem-se os acidentes brutais, a que já aqui fiz alusão "n" vezes, pela simples razão de que não se respeita a sinalização luminosa! Já ali vi passarem depois do vermelho acender, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito carros "a abrir", numa atitude estúpida e cavalar que dá bem conta da quantidade de condutores criminosos que temos nas nossas estradas...

    Quanto às autoridades, aquelas que já ali podiam ter colocado câmaras de registo e começado a dar nas orelhas dos burros que passam com sinalização vermelha, continuam impávidas e serenas, talvez à espera que ali morra algum filho de alguma besta importante para, então depois, tomarem medidas...




    http://img397.imageshack.us/img397/3558/dsc016875ks.jpg
    http://img336.imageshack.us/img336/5628/dsc016885iw.jpg

    #2
    nao viste o tempo que demorou a arranjarem a "rampa de lançamento" em plena AE, antes desse cruzamento?
    é complicado. sai mais barato deixar morrer umas quantas pessoas que chamar os responsaveis para uma reuniao para se discutir soluçoes.

    esse cruzamento foi feito para quando havia bastante transito para alcacer. entretanto fizeram o resto da A2...ja la vai mais de uma decada! é preciso mudar esse cruzamento urgentemente.

    mais complicado é mudar a atitude de quem passa o vermelho (ja vi muitos a fazerem-no), mas a tal falta de investimento no ensino e a famosa mentalidade faz com que nao seja nada surpreendente este tipo de atitudes ao volante.

    espero que tenha sido so o "aparato" do sangue...

    Comentário


      #3
      Rotunda não resolveria ?
      Nem sempre é o melhor, mas às vezes ....

      Comentário


        #4
        Pois é, mesmo essa "rampa de lançamento", vergonhosamente intervencionada tantos anos após tal necessidade ter começado a existir, já se nota não ter sido muito bem feita, pois no sentido da entrada em Setúbal já são sensíveis ligeiras depressões, depressões essas que no sentido da saída são ainda bem notórias...

        E rotunda ali não acho nem correcta, pois ali é o final de um troço de AE que serve de acesso, nem com possibilidade de resolução do problema, pois se com sinais o pessoal chega ali "na broa" com uma rotunda estás a imaginar o problema!

        Aliás a estupidez parece não "deslargar" quem tem idealizado intervenções naquele local, pois para além dos problemas anteriores já referidos o último arranjo fez com que uma qualquer inteligência suprema tenha ali colocado um traço contínuo com cerca de 200 metros de comprimento que ninguém respeita!...

        Comentário


          #5
          a rotunda apenas ia criar mais acidentes...

          Comentário


            #6
            Então a solução talvez seja acabar com o cruzamento, ou seja construir um "cruzamento" desnivelado. Ou uma ponte, ou um tunel ...

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

              a rotunda apenas ia criar mais acidentes...
              Não sei se ia. não conheço minimamente o lugar. Mas uma rotunda não é um "obstáculo" no meio da via ??

              Comentário


                #8
                Sim, talvez o cruzamento desnivelado resolvesse...

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Omega

                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                  a rotunda apenas ia criar mais acidentes...
                  Não sei se ia. não conheço minimamente o lugar. Mas uma rotunda não é um "obstáculo" no meio da via ??
                  sim. exactamente por isso é que alguns passam por cima:D

                  e nao, nao é da velocidade, ha muita coisa que influencia;)

                  basta veres a rotunda de carcavelos, cuja fama vem desde o 1º dia em que foi inaugurada.
                  piso mau, raio pequeno, 2 faixas apertadas, ao lado do mar (humidade e sal), inclinaçao "duvidosa", saidas e entradas em sitios que nao lembram a ninguem...nao mudam porque nao convem mudar, nao lhes dá jeito.

                  Comentário


                    #10
                    Sim, uma rotunda ali ía fazer muita gente passar por cima mesmo...

                    Comentário


                      #11
                      Esse crusamento já passei por ele várias vezes e digo que ele nunca me deu muito confiança, devido aos que vêm da AE. Eu concordo com aquilo que disses-te que uma solução para esse crusamento já devia ter sido aplicada.
                      Mas atenção, que a ambulância, também pode ter alguma culpa! Não caiam em cima de mim!

                      edit: Uma solução para alí, possivélmente sería meter vários quebra molas alí, feitas de alcatrão ou cimênto, para obrigar o pessoal a passar alí mais devagar, mas isto em todas as entradas do cruzamento!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                        Sim, uma rotunda ali ía fazer muita gente passar por cima mesmo...
                        Depende....
                        Em Leiria há:
                        - 1 rotunda decorada com paralelos, uns mais altos que outros
                        - 1 rotunda com oliveiras
                        - 1 rotunda com uma máquina de plásticos
                        - 1 rotunda com uma fonte
                        - 1 rotunda com um monumento em pedra em homenagem aos emigrantes
                        - 1 rotunda com mais umas oliveiras e um precipicio de um lado com uns 2 metros de altura e com umas caixas de água do outro lado cerca de meio metro acima do nivel da estrada (desde o euro 2004...)
                        - 1 rotunda com um monumento em predra de homenagem aos bombeiros
                        - E ainda havia uma com uns ecrans de computador postos em cima de uns cepos de oliveiras com cerca de 1.80m. Agora só tem oliveiras porque o pessoal fez "tiro ao alvo" aos ecrans ....

                        É só virem a Leiria escolher o modelo de rotunda que isso acaba logo com a velocidade por aí ....

                        Comentário


                          #13
                          Esperemos que quem tem ali responsabilidades vá pensando nisso, à força de tanto se falar no problema... ;)

                          Comentário


                            #14
                            citação:edit: Uma solução para alí, possivélmente sería meter vários quebra molas alí, feitas de alcatrão ou cimênto, para obrigar o pessoal a passar alí mais devagar, mas isto em todas as entradas do cruzamento!
                            é capaz de ser perigoso.

                            é sabido que as lombas aumentam a distancia de travagem e destabilizam o veiculo!;)

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                              citação:edit: Uma solução para alí, possivélmente sería meter vários quebra molas alí, feitas de alcatrão ou cimênto, para obrigar o pessoal a passar alí mais devagar, mas isto em todas as entradas do cruzamento!
                              é capaz de ser perigoso.

                              é sabido que as lombas aumentam a distancia de travagem e destabilizam o veiculo!;)
                              Sim, mas metendo-as bem antes do crusamento e espaçadas em 75 a 100 metros tempo para abrandarem! Com um sinal a indicar que existia lombas durante xxxx metros, aí já abrandavam e em cima do crusamento, o espaçamento entre elas, mais reduzido! Podería sair caro, mas acho que pode resultar!

                              Comentário


                                #16
                                ja existem (ou existiram...) umas bandas no asfalto que serviam exactamente esse proposito, sem aumentar a distancia mais que uns cm's.

                                tipo os riscos usados nas passadeiras um pouco mais salientes.

                                o problema nao é o pessoal que nao para no vermelho por nao ter distancia suficiente (calcularam mal). esses invariavelmente param a meio do cruzamento, ou um pouco dentro!
                                o problema é o pessoal que passa com o vermelho sabendo que está vermelho, de livre vontade, muitas vezes sabendo que tinham espaço para parar em segurança. esses nao vao mudar a sua atitude quer seja 50 ou 200kmh!

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu passei lá no momento do acidente e não me apercebi de um 3º carro, a ambulância passou o vermelho (ia com urgência) e um gajo de audi A4 vinha lançado da autoestrada e apanhou mesmo o meio da ambulância, o carro ficou com a parte da frente completamente desfeita e a ambulância tombou, de vitimas não sei nada, mas a ambulância levava pacientes pelos comentários da população.
                                  Cumps.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Passo esse cruzamento todos os dias mais que uma vez por dia. É um cruzamento onde a muitos acidentes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Penso que este acidente, como tantos outros em Portugal, se deve à falta de civismo que abunda nas estradas Portuguesas [8]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se a ambulancia passou o sinal vermelho eu acho que não há muito a fazer. Mesmo em marcha de urgência, as ambulâncias têm que parar e abrandar nos cruzamentos para não porem a vida dos outros em prigo. Moralmente as ambulancias têm sempre prioridade máxima, mas num caso de desrespeito pelo sinal vermelho, acho que são culpadas. como eu disse, devem abrandar e só passar com 100% de certezas de não por a vido dos outros em prigo!

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Renault_Sport

                                          Eu passei lá no momento do acidente e não me apercebi de um 3º carro, a ambulância passou o vermelho (ia com urgência) e um gajo de audi A4 vinha lançado da autoestrada e apanhou mesmo o meio da ambulância, o carro ficou com a parte da frente completamente desfeita e a ambulância tombou, de vitimas não sei nada, mas a ambulância levava pacientes pelos comentários da população.
                                          Cumps.
                                          Sendo assim, era o que eu já pensava!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Esse cruzamento tem muito que se lhe diga e o outro dos 4 caminhos tambem não é flor que se cheire...

                                            Comentário


                                              #23
                                              A ACA-M, não está a promover a denúncia de pontos negros nas estradas?

                                              Edit: a Deco está também associada.
                                              http://www.deco.pt/map/src/417241.htm

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os problemas sucedem-se e ninguém faz nada para mudar[xx(]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O final da A qq coisa (Espinho-Estarreja) termina com uma rotunda, está bem sinalizada, com bastante antecedencia e inclusive com sinais luminosos. Claro que nos primeiros tempos houve alguns xicos que resolveram passar-lhe por cima.

                                                  Nesse local seria o ideal, uma rotunda é bastante melhor que o cruzamento com sinais luminosos (desde que esteja bem feita) dado qe obriga a uma diminuição bastante grande da velocidade.
                                                  Para aqueles iluminados que dizem que iria causar mais acidentes, enfim.... Acho preferivél vir um acelera e mandar-se contra a rotunda do que mandar-se contra outro carro, mas isso sou eu.

                                                  Em relação à passagem desnivelada, isso seria um deerdicio de tempo e dinheiro nem me parece que para um caso em que o único problema é a segurança seja algo que valha a pena. Seria uma ideia para desviar o transito provocando uma maior fluidez do mesmo ( exemplo: Rotunda AEP (antga Produtos Estrela) em Matosinhos/ Porto) aí a passagem desnivelada ajudou bastante).

                                                  A passagem desnivelada iria: Demorar muito mais tempo a construir e certamente provocar muito maior incómodo para os utentes da estrada, para além de custar certamente muito mais e com o beneficio a não o justificar, dado que se é um cruzamento só quem quisesse continuar em frente é que o podia utilizar. Os outros continuavam a ter de passar no cruzamento.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Conheces bem este cruzamento Janus?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por everlast

                                                      Se a ambulancia passou o sinal vermelho eu acho que não há muito a fazer. Mesmo em marcha de urgência, as ambulâncias têm que parar e abrandar nos cruzamentos para não porem a vida dos outros em prigo. Moralmente as ambulancias têm sempre prioridade máxima, mas num caso de desrespeito pelo sinal vermelho, acho que são culpadas. como eu disse, devem abrandar e só passar com 100% de certezas de não por a vido dos outros em prigo!
                                                      Estou plenamente de acordo contigo…embora, pelo que percebi a viatura que bateu na ambulância ia bastante lançada. Há pouco tempo, também passei por um acidente com uma ambulância em marcha de urgência numa rotunda, que felizmente não foi tão grave como este…as ambulâncias, quando estão em urgência, lá por terem a sirene activado, não quer dizer que tenham "imunidade".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        e eu que pensava que a maioria das encruzilhadas era em Sintra.... :D


                                                        cheira-me é que em cada cruzamento há uma "daquelas" encruzilhadas :D


                                                        SE é a saída que eu penso, logo quem sai da AE .... fartei-me de la passar e desde que as pessoas cumpram ... nao ha problema. Nao é uma com semáforos ? ;)

                                                        A âmbulância, ou melhor, o CONDUTOR da âmbulância é que tinha de garantir as condições de segurança ......

                                                        o resto é daquelas coisas..... acontecem.... [xx(]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Acho que o cruzamento desnivelado poderia retirar dali os problemas que parecem existir (e dos quais eu não estava muito consciente antes de ler este tópico, embora passe por lá n vezes todos os meses), mas iria apenas atirar o mesmo problema para o cruzamento seguinte, este já numa zona mais interior da cidade e onde as consequências passariam a ser bem mais devastadoras.

                                                          Ao que parece, os acidentes são causados pelo desrespeito grosseiro do semáforo vermelho quando se vem da A2 (5-6-7 carros a passar com o vermelho não é bem a mesma coisa de 1-2-3 apenas). Se isso se confirmar, parece-me que a solução mais rápida seria adoptar uma zona de uns 200 metros anterior ao cruzamento limitada electronicamente a uns 60 km/h. Mesmo tendo o semáforo verde, se alguém excedesse essa velocidade, esse semáforo seria comutado para vermelho prosseguindo posteriormente o normal funcionamento dos outros semáforos das restantes 3 vias desse cruzamento.

                                                          Parece-me ser essa uma velocidade suficientemente baixa para podermos abrandar ou até parar caso haja algum veículo em marcha de urgência na imediação do cruzamento.


                                                          O único problema que vejo nisto será a necessidade de instalar os sensores de velocidade no piso da estrada, o que me parece que irá dar origem à rampa de lançamento versão 2, agora revista e piorada.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Renault_Sport

                                                            Eu passei lá no momento do acidente e não me apercebi de um 3º carro, a ambulância passou o vermelho (ia com urgência) e um gajo de audi A4 vinha lançado da autoestrada e apanhou mesmo o meio da ambulância, o carro ficou com a parte da frente completamente desfeita e a ambulância tombou, de vitimas não sei nada, mas a ambulância levava pacientes pelos comentários da população.
                                                            Cumps.
                                                            Pois, não vi, só lá passei depois, pelas 11h30m, como referi!

                                                            Do que vi apercebi-me de dois carros do lado em que estava a ambulância, com ela incluída, e de um terceiro na faixa contrária (pareceu-me uma carrinha Astra...)! Entretanto para o lado da estrada do Alentejo houve mais outro, com dois carros, menos grave...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X