Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.6 HDI 110cv reprogramado Vs 2.0 HDI 136cvs - qual o mais eficaz?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1.6 HDI 110cv reprogramado Vs 2.0 HDI 136cvs - qual o mais eficaz?

    numa conversa ontem com uns amigos falámos disto e nenhum de nós conseguiu dar uma resposta concreta.

    em dois carros iguais, com as mesmas configurações, temos duas motorizações: 1.6 HDI 110 cvs e 2.0 HDI 136 cvs. como será natural, à partida de origem o 2.0 será melhor em todas as situações face ao 1.6.

    então, e se se reprogramar o 1.6 de forma a dar-lhe um pouco mais de binário e potência de modo a equipará-lo com o 2.0. será que é possível esta aproximação?

    será que o resultado obtido com o 1.6 reprogramado (que passará dos 110 para uns 140cvs e de 260 para 300-310 de binário), é suficiente face aos valores de origem do 2.0 (136cvs e 340 de binário)?
    considerando sempre uma condução normal, sem grandes exageros, serão os consumos do 1.6 muito sacrificados? e a fiabilidade, será posta em causa?

    #2
    Sendo essas motorizações do grupo PSA...eu diria que a fiabilidade que já não é grande espeingarda, iria ter a sentença de morte...isto falando de embraiagens, volantes de motor, injectores, cabeças de motor...coisas que de origem já são fracas...mas que pressionadas mais fracas ficam.

    Mas sim, respondendo á pergunta, "chipar" o 1.6 vai equipara-lo em prestações ao 2.0.

    Comentário


      #3
      Sendo essas motorizações HDI, com provas mais do que dadas de fiabilidade no mercado, inclusivé de robustez e durabilidade a grandes quilometragens, parece-me que chipar or reprogramar ou whatever serão possibilidades interessantes.

      De qualquer modo é sempre possível modificar também o motor 2.0 portanto a questão 1.6 vs 2.0 não se coloca muito.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
        Sendo essas motorizações do grupo PSA...eu diria que a fiabilidade que já não é grande espeingarda, iria ter a sentença de morte...isto falando de embraiagens, volantes de motor, injectores, cabeças de motor...coisas que de origem já são fracas...mas que pressionadas mais fracas ficam.

        Mas sim, respondendo á pergunta, "chipar" o 1.6 vai equipara-lo em prestações ao 2.0.
        Originalmente Colocado por nuno.mendes Ver Post
        Sendo essas motorizações HDI, com provas mais do que dadas de fiabilidade no mercado, inclusivé de robustez e durabilidade a grandes quilometragens, parece-me que chipar or reprogramar ou whatever serão possibilidades interessantes.

        De qualquer modo é sempre possível modificar também o motor 2.0 portanto a questão 1.6 vs 2.0 não se coloca muito.
        Em que ficamos?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por underground Ver Post
          Em que ficamos?
          Depende...

          Quem conhece mais PUG'S ?

          Comentário


            #6
            E eu a pensar que a PSA tinha limitado a potências desses 2.0 a 136cv por questões de fiabilidade...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por underground Ver Post
              Em que ficamos?
              Ficamos que 1 deles têm que aturar todos os dias problemas de pessoas com PSA's. Se mudasse de marca ia achar a mesma coisa da nova "marca".

              Comparados com os outros motores, em termos de fiabilidade os PSA são bastante bons.


              E equipam muitos modelos de várias marcas.

              Em relação ao tópico, o 2.0 HDI como é óbvio têm sempre vantagem. Em relação a um 1.6 reprogramado é mais fiável, têm melhor andamento, uma caixa melhor escalonada, etc.

              Pelo que tenho visto em revistas nas comparações stock vs repro, os carros reprogramados mesmo a ganhar 20 e 30cv têm ganhos de meio segundo em acelerações. Não compensa o esforço feito ao motor.

              Comentário


                #8
                ja li em varios sites que esse 2.0 de 136cv tem mais cavalos do que o anunciado ,ja nao me lembro de numero mas tenho ideia que os valores chegavam perto dos 150cv, verdade mentira nao sei .

                quanto a fiabilidade penso que so as 1 unidades dos 1.6 deram problemas depois sao fiaveis , conheço quem tenha uma frota de carros com esse motor e diz que ate hoje nao tem tido problemas .

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                  Ficamos que 1 deles têm que aturar todos os dias problemas de pessoas com PSA's. Se mudasse de marca ia achar a mesma coisa da nova "marca".

                  Comparados com os outros motores, em termos de fiabilidade os PSA são bastante bons.


                  E equipam muitos modelos de várias marcas.

                  Em relação ao tópico, o 2.0 HDI como é óbvio têm sempre vantagem. Em relação a um 1.6 reprogramado é mais fiável, têm melhor andamento, uma caixa melhor escalonada, etc.

                  Pelo que tenho visto em revistas nas comparações stock vs repro, os carros reprogramados mesmo a ganhar 20 e 30cv têm ganhos de meio segundo em acelerações. Não compensa o esforço feito ao motor.

                  Eu referi as peças/componentes que efectivamente são de fraca qualidade em toda a gama Peugeot...contudo digo que fora estes problemas é um motor bastante duravel...desde que estes componentes não se ressintam...

                  A fiabilidade faz-se de um numero grande ocorrências...e não de um ou dois carros como a maioria conhece...

                  A Alfa teve má fama...contudo há inumeros carros com 0 problemas...a questão é que foram mais o que deram que os que não deram.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
                    ja li em varios sites que esse 2.0 de 136cv tem mais cavalos do que o anunciado ,ja nao me lembro de numero mas tenho ideia que os valores chegavam perto dos 150cv, verdade mentira nao sei .

                    quanto a fiabilidade penso que so as 1 unidades dos 1.6 deram problemas depois sao fiaveis , conheço quem tenha uma frota de carros com esse motor e diz que ate hoje nao tem tido problemas .
                    Agora os hdi's também têm cavalos escondidos

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                      Agora os hdi's também têm cavalos escondidos

                      E lá estão vocês a desvirtuar, depende do banco

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por monteiro-ribas Ver Post
                        E lá estão vocês a desvirtuar, depende do banco
                        O BPN dava um pouco mais, mas faliu...

                        Comentário


                          #13
                          Peças fracas em toda a gama Peugeot, bem que verdade espectacular.

                          De 1.4hdi a um 2.7hdi ou ate 3.0hdi fico ja a saber que é td igual... nem os injectores são iguais quanto mais, mais depressa temos injectores iguais em marcas diferentes de motores equivalente que entre um 1.4 e um
                          1.6 ou mesmo 2.0.

                          Todos levam injectores Bosch e são de gerações e tecnologias diferentes, se isso é mau material não sei por onde escolher pois o panorama automovel vive de injectores Bosch no que toca a diesel, salvo um ou outro que pode usar Denso ou Delphi.

                          Acho que as generalizações são inimigas, e para quem passa a vida a receber chamadas é normal que não sejam para dizer que o carro tem 500 mil kms e nunca levou nada disso. Enfim.
                          Podes entao apontar ai que tenho um carro com o 2.0 HDi 90cv com cerca de 250 mil kms e é tudo resistente pois nunca teve qualquer reparação no motor, tratamento brusco e descuidado.

                          Quanto a questão do topico, é normal que a fiabilidade baixe com uma reprogramação, mas a coisa mais importante sera o tratamento que o carro leva depois disso. A manutenção tera que ser feita com mais frequencia entao no caso de ser constantemente puxado mais ainda.

                          Quanto as peças não me parece minimamente que seja material fraco ate porque não são motores teimosos em ter certas avarias agora existe é defeitos casuais que são mais ou menos provocados com o uso.

                          De facto a uns tempos tb vi ja não me recordo onde que aos 100 mil kms em banco o motor 2.0 136cv chegou e debitar cerca de 150cv, foi um teste de longa duração onde foram testando a potencia a varios kms desse percurso, ate aos 100mil o valor foi subindo e dai não se sabe pois o teste era ate aos 100 mil.
                          Editado pela última vez por Cagi; 31 March 2009, 16:04.

                          Comentário


                            #14
                            Tive um 307 XSI HDI com 136cv. Foi vendido com 80K kms.

                            Nunca me deu qualquer tipo de problema, excepto a válvula EGR, que teve de ser substituida.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                              Peças fracas em toda a gama Peugeot, bem que verdade espectacular.

                              De 1.4hdi a um 2.7hdi ou ate 3.0hdi fico ja a saber que é td igual... nem os injectores são iguais quanto mais, mais depressa temos injectores iguais em marcas diferentes de motores equivalente que entre um 1.4 e um
                              1.6 ou mesmo 2.0.

                              Todos levam injectores Bosch e são de gerações e tecnologias diferentes, se isso é mau material não sei por onde escolher pois o panorama automovel vive de injectores Bosch no que toca a diesel, salvo um ou outro que pode usar Denso ou Delphi.

                              Acho que as generalizações são inimigas, e para quem passa a vida a receber chamadas é normal que não sejam para dizer que o carro tem 500 mil kms e nunca levou nada disso. Enfim.
                              Podes entao apontar ai que tenho um carro com o 2.0 HDi 90cv com cerca de 250 mil kms e é tudo resistente pois nunca teve qualquer reparação no motor, tratamento brusco e descuidado.

                              Quanto a questão do topico, é normal que a fiabilidade baixe com uma reprogramação, mas a coisa mais importante sera o tratamento que o carro leva depois disso. A manutenção tera que ser feita com mais frequencia entao no caso de ser constantemente puxado mais ainda.

                              Quanto as peças não me parece minimamente que seja material fraco ate porque não são motores teimosos em ter certas avarias agora existe é defeitos casuais que são mais ou menos provocados com o uso.

                              De facto a uns tempos tb vi ja não me recordo onde que aos 100 mil kms em banco o motor 2.0 136cv chegou e debitar cerca de 150cv, foi um teste de longa duração onde foram testando a potencia a varios kms desse percurso, ate aos 100mil o valor foi subindo e dai não se sabe pois o teste era ate aos 100 mil.

                              O meu lugar fica hoje é disposição...queres ocupá-lo ?

                              Envia-me o teu CV que certamente és muito mais entendido na matéria... eu faço-o chegar a quem de direito.

                              Tens é de aprender a ler português...

                              Comentário


                                #16
                                Só comparando é que dá para ter uma noção. Depende também da reprogramação, mas creio que o 1.6HDI com uma repro média supere o 2.0 HDI.

                                Já fiz uma comparação, com o meu C2 1.4 HDI reprogramado e um PUG 206 2.0 HDI (90 cv´s) e o meu fica ligeiramente superior. Em AE, o PUG não conseguia ultrapassar-me e o meu ia-se afastando, muito devagar, também talvez por causa do peso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tive uma 307 break que vendi com 100 mil km bem puxados, com o motor 1.4 HDI de 70 CV. Como podem ver, era um motor fraco para a carroceria e não deu problemas.

                                  Rui, ou mudas de emprego, ou arriscaste a dar em maluquinho e pegar numa caçadeira e começas aos tiros a proprietários de Pugs..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                    Sendo essas motorizações do grupo PSA...eu diria que a fiabilidade que já não é grande espeingarda, iria ter a sentença de morte...isto falando de embraiagens, volantes de motor, injectores, cabeças de motor...coisas que de origem já são fracas...mas que pressionadas mais fracas ficam.

                                    Mas sim, respondendo á pergunta, "chipar" o 1.6 vai equipara-lo em prestações ao 2.0.
                                    PSA é tão pouco que fiável que além de equipar Peugeot e Citroen, ainda equipa a reles Ford e execrável Suzuki, as carcaças da Volvo e até o grupo dessa incógnita que é a BMW os tem...

                                    E esta hein?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rui_P07 Ver Post
                                      PSA é tão pouco que fiável que além de equipar Peugeot e Citroen, ainda equipa a reles Ford e execrável Suzuki, as carcaças da Volvo e até o grupo dessa incógnita que é a BMW os tem...

                                      E esta hein?
                                      Nem te respondo...

                                      Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                      Tive uma 307 break que vendi com 100 mil km bem puxados, com o motor 1.4 HDI de 70 CV. Como podem ver, era um motor fraco para a carroceria e não deu problemas.

                                      Rui, ou mudas de emprego, ou arriscaste a dar em maluquinho e pegar numa caçadeira e começas aos tiros a proprietários de Pugs..
                                      A questão é que quando se vive apenas com um carro que não dá problemas, assume-se que a marca é fiavel...

                                      Ha muita coisa que "vocês" proprietários desconhecem...vir dizer que um motor com meia duzia de anos mas que fez 250mil e não deu problemas é fiavel é pura ignorância e falta de conhecimento.

                                      O grupo PSA teve nomeadamente nos 307 problemas graves no conjunto de Embraiagem e volante de motor, entre outros tantos componentes e está a ter outros tantos problemas nos novissimos 308...sobre os quais nem sequer vou pronunciar.

                                      A marca tem dado uma excelente resposta, virem dizer que as peças que equipam a citro e a pug são as mesmas revela novamente falta de conhecimento...

                                      Regra geral os HDI são bastante compententes, caso não tenham nenhum destes problemas que ja referênciei são extremamente fiaveis, caso contrário e caso apanhem uma destas unidades nem imaginam as despesas que têm.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                        Nem te respondo...



                                        A questão é que quando se vive apenas com um carro que não dá problemas, assume-se que a marca é fiavel...

                                        Ha muita coisa que "vocês" proprietários desconhecem...vir dizer que um motor com meia duzia de anos mas que fez 250mil e não deu problemas é fiavel é pura ignorância e falta de conhecimento.

                                        O grupo PSA teve nomeadamente nos 307 problemas graves no conjunto de Embraiagem e volante de motor, entre outros tantos componentes e está a ter outros tantos problemas nos novissimos 308...sobre os quais nem sequer vou pronunciar.

                                        A marca tem dado uma excelente resposta, virem dizer que as peças que equipam a citro e a pug são as mesmas revela novamente falta de conhecimento...

                                        Regra geral os HDI são bastante compententes, caso não tenham nenhum destes problemas que ja referênciei são extremamente fiaveis, caso contrário e caso apanhem uma destas unidades nem imaginam as despesas que têm.
                                        Não precisas de responder, só acho é que tens um trauma contra os PSA's... Assim como eu tenho com os Audis....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rui_P07 Ver Post
                                          Não precisas de responder, só acho é que tens um trauma contra os PSA's... Assim como eu tenho com os Audis....
                                          Trauma.... ?

                                          Certissimo....é isso tudo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                            Nem te respondo...



                                            A questão é que quando se vive apenas com um carro que não dá problemas, assume-se que a marca é fiavel...

                                            Ha muita coisa que "vocês" proprietários desconhecem...vir dizer que um motor com meia duzia de anos mas que fez 250mil e não deu problemas é fiavel é pura ignorância e falta de conhecimento.

                                            O grupo PSA teve nomeadamente nos 307 problemas graves no conjunto de Embraiagem e volante de motor, entre outros tantos componentes e está a ter outros tantos problemas nos novissimos 308...sobre os quais nem sequer vou pronunciar.

                                            A marca tem dado uma excelente resposta, virem dizer que as peças que equipam a citro e a pug são as mesmas revela novamente falta de conhecimento...

                                            Regra geral os HDI são bastante compententes, caso não tenham nenhum destes problemas que ja referênciei são extremamente fiaveis, caso contrário e caso apanhem uma destas unidades nem imaginam as despesas que têm.



                                            Eu ja tive um HDI, mais precisamente uma 307 1.4 HDI Break, a arrastadeira como é mais conhecida, e de motor nao tive problema nenhum ate tive quase a ser reprogramada para ver se anda um bocadinho mais porque aquilo era afilitivo. Agora suspensoes e electronica era de fugir, o famoso problema de suspensao que a marca ate hoje nao consegui arranjar que fazia a mesma ranger e alguma unidades(caso da minha) comer o pneu por fora e o traseiro no meu caso o do lado direito ou fundir-me farois e ate a luz do CB tava fundida

                                            Motor a mim nao me aconteceu nada de mais so ser uma pequena fuga no sistema de referigeraçao que deu durante uma semana e depois nem levo-la e bebia oleo mas isso era natural, mas sei de casos de 307 1.6 HDI com motores partidos com 74.000km ou de um grande amigo meu que o teve de vender um 307 1.6 HDI 90 partiu a cabeça passado 5.000km de o ter comprado na Pug com 30.000km. Claro isto tambem acontece noutras marcas claro ainda tempo acompanhei o arranjo de um 320d 150 que partiu a cabeça do motor com 120.000km, mas os HDI nao sao motores para andar a fazer rally com aquilo pela minha experiencia sao muito sensiveis, duram mas tem de se ter cuidado com eles, por isso reprogramar eu nao aconselho a ninguem a fazer a um HDI so para andar normalmente e para baixar os consumos agora para mais performances preparem-se para um desgaste enorme

                                            Comentário


                                              #23
                                              o 407 ca de casa, ja me parece ter a embriagem a começar a dar sinais que nao estara a 100%, ja teve problemas do volante do motor, problemas electronicos é comum, infelizmente.
                                              gosto do carro, mas tambem talvez por ter sido dos 1ºs, a fiabilidade nao me parece de referencia.
                                              nao penso reprogramar o meu 1.6 apesar de me tantar a fazer as vezes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Repro no C4 hdi 1.6:
                                                Embraiagem nova
                                                Injectores novos
                                                A placa da direcçao assistida queimou


                                                Bem, se foi do acidente que tive um ano depois de ter comprado o carro nao sei, o que eu sei é que esses foram alguns dos problemas graves que tive no carro depois da repro.
                                                Com a repro o carro ficou mais solto sem duvidas, mas o proximo carro novo que comprar nao vai levar repro apesar do senhor da VW me dizer que a fazia na VW e de borla assim que me entregar o carro novo. Apesar de ser de borla vou jogar pelo seguro e nao vou fazer a repro, se quiser adrenalina compro um desportivo a gasolina nem que seja usado.

                                                PS: O meu carro actual tem 140.000km e ja conta com esses e outros problemas.
                                                O carro que tinha antes de ter este era um Golf GT de 95, levou o mesmo tratamento e resistiu nas minhas maos o dobro do tempo e ainda fez 250.000km sem um unico problema de maior.

                                                Atençao que nao sei se os problemas sao ou nao da repro, mas fico sempre a pensar...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rui_P07 Ver Post
                                                  PSA é tão pouco que fiável que além de equipar Peugeot e Citroen, ainda equipa a reles Ford e execrável Suzuki, as carcaças da Volvo e até o grupo dessa incógnita que é a BMW os tem...

                                                  E esta hein?
                                                  Deixa me ca fazer um edit: "reles ford" pois é por isso que a ford pegou no 2.2 e melhorou o a ponto de ser melhor que o 2.2 da citro

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    mesmo que o 1.6hdi seja reprogramado nunca fica ao memso nivel de um 2.0hdi, uma vez que este tem 136cv e tem uma caixa escaloneada pra esse fundamento, enquanto que um 1.6hdi reprogramado ficaria com cerca de 140cv mas nunca teria o mesmo andamento final que um 2.0hdi stock, e mesmo assim o 2.0hdi será sempre mais fiaverl, pois seria o 1.6hdi 140cv com cerca de 87,5cv por litro enquanto o 2.0hdi seria cerca de 70cv por litro claremente menos turbodependente.

                                                    Esta é a minha opiniao.


                                                    Cumprimentos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sem grande conhecimento de causa, eu arrisco a dizer que o 1.6 ficaria a andar mais. De resto, sairia a perder. (é apenas um palpite sem certezas absolutamente nenhumas!)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E mesmo com repro o 2.0 teria sempre mais binario que o 1.6 e isso ja pesa nas contas ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          voltamos á velha fé no binário...

                                                          então e o peso meus caros...o peso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O peso é certo que o 2.0 teria um pouco mais mas quanto mais binario um motor tiver melhor é

                                                            Ainda me lembro quando dava especilistas a analisarem carros davam especial atençao ao binario

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X