Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FPT MultiAir

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    FPT MultiAir

    Na vossa opinião quais são as potencialidades desta nova tecnologia de motores?

    Parece que as vantagens são imensas, performance, emissões, consumos, etc.

    Espero que esta nova geração possa elevar os padrões automobilísticos em todos os sentidos.

    Vejam: FPT MULTIAIR

    Cumpts

    #2
    Os multiair, o cdti de 212cv e o Rei D. Sebastião têm uma coisa em comum... Sabes o quê?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      Os multiair, o cdti de 212cv e o Rei D. Sebastião têm uma coisa em comum... Sabes o quê?
      Elucida-me...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Os multiair, o cdti de 212cv e o Rei D. Sebastião têm uma coisa em comum... Sabes o quê?

        Mauzinho...

        Mas pelo menos os Multiair têem prazo para aparecer(fala-se que em conjunto com o Trepiuno e depois gradualmente alargando a oferta ás restantes marcas)... Já esse 1.9CDTI de 212.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
          Os multiair, o cdti de 212cv e o Rei D. Sebastião têm uma coisa em comum... Sabes o quê?
          O Multiair? lol Porque?

          Se estiveres a falar do 2.0 TDI 204cv ainda te dou razão.

          O 1.9 CDTI 212cv foi obra da GM.

          Comentário


            #6

            É a resposta da Fiat aos VTEC's, i-vvti e etc! Só que desta feita tudo se pode controlar mais e de forma mais precisa. O sistema só actual nas válvulas de admissão, eu acho que deveria actuar tb nas de escape! Seria ainda mais interessante!

            Só que ainda não foi desta que os constructores eliminaram as cames para accionamento das válvulas! A BMW já desvendou o que seria um motor "camless" onde as válvulas seriam comandadas por solenóides electro-pneumaticas. Mas parece-me que isso ainda tem de evoluir muito no que diz respeito à rapidez requerida nas operações de valve lifting/closing

            Cptos

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pmna Ver Post
              Elucida-me...
              Ambos estão prometidos que vão aparecer há usn anos e até agora nada.

              Mas reconheço que o multi-air vá acabar por aparecer (já os outros dois )

              A alfa já falou de um multi-air 1,4 (se não estou em erro) há já um porradão de anos e ainda nada.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CarlosMaldonado Ver Post
                É a resposta da Fiat aos VTEC's, i-vvti e etc! Só que desta feita tudo se pode controlar mais e de forma mais precisa. O sistema só actual nas válvulas de admissão, eu acho que deveria actuar tb nas de escape! Seria ainda mais interessante!

                Só que ainda não foi desta que os constructores eliminaram as cames para accionamento das válvulas! A BMW já desvendou o que seria um motor "camless" onde as válvulas seriam comandadas por solenóides electro-pneumaticas. Mas parece-me que isso ainda tem de evoluir muito no que diz respeito à rapidez requerida nas operações de valve lifting/closing

                Cptos
                Vou responder de cor mas salvo erro o que li foi que o comando só nas valvulas de admissão era responsavel por 80% da diferença para um motor sem multi-air.

                Assim por uma razão de custos não usavam o mesmo sistema nas valvulas de escape.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  Ambos estão prometidos que vão aparecer há usn anos e até agora nada.

                  Mas reconheço que o multi-air vá acabar por aparecer (já os outros dois )

                  A alfa já falou de um multi-air 1,4 (se não estou em erro) há já um porradão de anos e ainda nada.
                  Bem me parecia que querias pegar...

                  No final do ano o Alfa Mito vai ser o primeiro modelo a receber o motor 1.4 MultiAir.

                  Aliás os MultiAir já foram apresentados em Genebra este ano.

                  Comentário


                    #10
                    Basicamente o MultAir vai ser a mesma revolução como o CR foi para os diesel há uns anos atrás, também com a mãozinha da Fiat !

                    As vantagens são avassaladoras e vão colocar os otto num patamar bem alto !

                    A alfa vai colocar no mito, no último trimestre deste ano, o novo 1.4 Tjet MultiAir com potências de 135cv (substitui o de 120cv) e de 165 CV (subsitui o de 155cv). Mais tarde vai também integrar o Multiair no SGE 0.9 para a Fiat.

                    Nem quero imaginar quando juntarem a injecção directa e o multiair no bloco 1750 Turbo que está agora no 159 e no Mito GTA, vai ser qualquer coisa .

                    Já também para não falar da aplicação do multiair aos motores diesel ...

                    Bons ventos vêm neste momento lá dos lados de Itália

                    Comentário


                      #11
                      Compreendo os receios destes anúncios

                      A meu ver as marcas anunciam é demasiado cedo a introdução destas motorizações!
                      Foi como o 1.6 M-jet! Soube-se dele por meios oficiais 2 anos antes de ser introduzido no mercado. É muito tempo, para um motor... quando se trata de um carro inteiro, normalmente não se criam estes equivocos.

                      Este Multiair promete bastante, tendo em conta o filmezinho que explica o funcionamento da coisa.
                      No geral, há mais cavalagem e mais binário (sobretudo em baixas), ao mesmo tempo que as emissoes e consumos diminuem... Quase parece utópico

                      E pelo que dizem, ainda só vamos ver parte do potencial da coisa. Quando os motores a gasosa vierem todos com injecção directa, os beneficios ainda serão maiores!

                      Parte da lógica da tecnologia também está para ser aplicada nos Multijet, a que chamarão Multijet 2.

                      Desta vez, parece que a Fiat não vai cometer o erro de vender a tecnologia à Bosch

                      Vai ficar com as patentes e fazê-las render!!! Aprendem sempre da maneira mais dificil

                      Comentário


                        #12
                        Os primeiros motores com a tecnologia multiair serão postos à venda no final deste ano.
                        Ao que tudo indica, o primeiro será o 1.4 turbo, que se encontra no 500 Abarth e no Mito, entre outros.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                          Compreendo os receios destes anúncios

                          A meu ver as marcas anunciam é demasiado cedo a introdução destas motorizações!
                          Foi como o 1.6 M-jet! Soube-se dele por meios oficiais 2 anos antes de ser introduzido no mercado. É muito tempo, para um motor... quando se trata de um carro inteiro, normalmente não se criam estes equivocos.

                          Este Multiair promete bastante, tendo em conta o filmezinho que explica o funcionamento da coisa.
                          No geral, há mais cavalagem e mais binário (sobretudo em baixas), ao mesmo tempo que as emissoes e consumos diminuem... Quase parece utópico

                          E pelo que dizem, ainda só vamos ver parte do potencial da coisa. Quando os motores a gasosa vierem todos com injecção directa, os beneficios ainda serão maiores!

                          Parte da lógica da tecnologia também está para ser aplicada nos Multijet, a que chamarão Multijet 2.

                          Desta vez, parece que a Fiat não vai cometer o erro de vender a tecnologia à Bosch

                          Vai ficar com as patentes e fazê-las render!!! Aprendem sempre da maneira mais dificil
                          Não foi exactamente um erro... foi esta venda que permitiu o início da recuperação da Fiat...

                          Calro que em situações normais seria um erro, mas neste caso era isso ou a falência... acho que apesar de tudo optaram bem... Ah, e o sistema ainda sofreu algumas pequenas alterações. Diz-se que a Fiat não teria tido capacidade financeira para terminar para mass production o sistema e que por isso o vendeu.

                          Comentário


                            #14
                            O que eu acho é que o MCI está a ficar muito rebuscado, para se conseguirem aliar performances, consumos e emissões está-se a complicar o sistema. A fiabilidade baixa por causa da quantidade de componentes e no caso de avaria os custos são cada vez maiores. Se lerem algo acerca de tecnologias ultrapassadas vão ver que qd o complicómetro liga é sinal de obsolência...

                            Comentário


                              #15
                              Multi-air? Motor de 6 tempos ou conceito totalmente diferente?

                              Comentário


                                #16
                                Não me parece que estejamos em presença de algo que mude o conceito "4 tempos"! Tudo decorre da mesma forma, o que há com o multi-air é um novo poder de controlo sobre a admissão de ar e isso faz toda a diferença!



                                Cptos

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CarlosMaldonado Ver Post
                                  Não me parece que estejamos em presença de algo que mude o conceito "4 tempos"! Tudo decorre da mesma forma, o que há com o multi-air é um novo poder de controlo sobre a admissão de ar e isso faz toda a diferença!



                                  Cptos
                                  Hmmm mlhr ainda... porque pelo que tenho visto um motor de 6 tempos também consiste em "duplicar" a admissão e o escape... e segundo estudos poupa se 40% de combustivel e redução drástica nas emissões...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Com o MultiAir também era giro ver o aparecimento de uma nova geração de ciclos Miller para juntar aos ciclo Otto, tal como acontece com um motor da mazda (embora não saiba como estejam as questões legais relativamente a este ciclo).

                                    Com o controlo contínuo e em tempo real das valvulas de admissão poderiam aparecer motores miller com umas excelentes prestações/consumo/emissões embora tivessem de juntar um compressor mecânico ao "pacote".

                                    Assim poderiamos ter os verdadeiros motores a 5 tempos aí para as curvas .

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                      O que eu acho é que o MCI está a ficar muito rebuscado, para se conseguirem aliar performances, consumos e emissões está-se a complicar o sistema. A fiabilidade baixa por causa da quantidade de componentes e no caso de avaria os custos são cada vez maiores. Se lerem algo acerca de tecnologias ultrapassadas vão ver que qd o complicómetro liga é sinal de obsolência...
                                      como diria o Engenheiral Chefe: "os petrodolares é que condicional o desenvolvimento..."

                                      apesar de concordar com o que disseste, dentro do MCI esta solução faz todo o sentido e na teoria tem tudo para marcar a diferença em diversos campos sem comprometer a fiabilidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Basicamente a única coisa que tem de ser bastante testada é o actuador electro-hidráulico, esse é o elemento que vai estar sujeito a enorme desgaste, mas como os injectores electrónicos já cá andam há bastantes anos sem darem muitos stresses, suponho que essa questão não seja muito critica!

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X