Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A febre dos consumos!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A febre dos consumos!

    Ultimamente, especialmente nos diários de bordo, bem como no fórum geral, tenho lido muitos post's de pessoas que estão contentes/descontentes com os consumos das suas viaturas.

    É verdade, que quando uma pessoa compra um carro (a maioria) está sempre atenta aos valores dos fabricantes (do consumo), a fim de fazerem uma escolha racional e mais eficiente, para conseguirem ter um carro por um período de tempo em que lhes seja mais rentável do ponto de vista económico.
    Também é grande a preocupação que as marcas hoje em dia dão aos consumos, o que se reflecte também nas questões ambientais, etc.

    A questão é: não estaremos a dar DEMASIADA importância aos consumos? Leio tópicos em que pessoas se queixam que o seu carro consome mais 1 ou 2 litros que o normal, o que as intriga bastante e se mostram descontentes. Sei que a longo prazo, se a situação se mantiver, pode sair mais caro, mas não será, por vezes, doentia esta questão?

    Pode parecer um tópico algo non-sense ou uma pergunta um pouco estúpida.

    Antigamente poucos eram os carros que traziam CB e não eram muitos os que faziam contas ao consumos. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, bem sei, mas apenas queria apurar se há de facto hoje uma febre dos conumos...



    PS: Se já algum tópico igual a este, peço à asminisração que apague (este), pois na pesquisa não encontrei nada em concreto.

    #2
    Originalmente Colocado por momentos Ver Post
    Ultimamente, especialmente nos diários de bordo, bem como no fórum geral, tenho lido muitos post's de pessoas que estão contentes/descontentes com os consumos das suas viaturas.

    É verdade, que quando uma pessoa compra um carro (a maioria) está sempre atenta aos valores dos fabricantes (do consumo), a fim de fazerem uma escolha racional e mais eficiente, para conseguirem ter um carro por um período de tempo em que lhes seja mais rentável do ponto de vista económico.
    Também é grande a preocupação que as marcas hoje em dia dão aos consumos, o que se reflecte também nas questões ambientais, etc.

    A questão é: não estaremos a dar DEMASIADA importância aos consumos? Leio tópicos em que pessoas se queixam que o seu carro consome mais 1 ou 2 litros que o normal, o que as intriga bastante e se mostram descontentes. Sei que a longo prazo, se a situação se mantiver, pode sair mais caro, mas não será, por vezes, doentia esta questão?

    Pode parecer um tópico algo non-sense ou uma pergunta um pouco estúpida.

    Antigamente poucos eram os carros que traziam CB e não eram muitos os que faziam contas ao consumos. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, bem sei, mas apenas queria apurar se há de facto hoje uma febre dos conumos...



    PS: Se já algum tópico igual a este, peço à asminisração que apague (este), pois na pesquisa não encontrei nada em concreto.
    É uma verdade. Actualmente, se os consumos não corresponderem ao previsto, faz-se logo um drama sobre o assunto.

    Será que algumas pessoas já fizeram as contas ás diferenças (mensais/anuais) em 0.5l por cada 100km percorridos? Acho que não.

    Mas nos meus primeiros carros (sem cb) a forma de comparares os consumos com o carro do amigo/vizinho/conhecido era dizer que 1000 paus davam para 60, 70 ou 80km em cidade.

    Comentário


      #3
      Acho que os consumos só estão ligados com uma coisa. Crise financeira.
      Se o preço dos combustíveis fosse ao "preço da uva mijona" ninguém se importaria de gastar mais.

      Comentário


        #4
        Existe alguma veracidade no que se tem dito.

        Há discrepâncias grandes entre carros iguais, mas uma boa parte dessas diferenças pode-se dever ao estilo de condução.

        No meu carro já fiz 4.2, mas também já fiz 6.7 (maximo).

        Há que ter em conta:

        - Velocidade média
        - Oscilações do terreno
        - Distância das viagens
        - Pressão dos pneus
        - Estilo de condução
        - A/C
        - Vidros abertos/fechados
        - Manutenção em dia


        Etc...etc...

        Comentário


          #5
          Concordo e percebo com tudo o que aqui é dito.

          Como é óbvio a crise financeira contribui para esa situação, pois na maior parte das pessoas os € não abundam, pelo que se tem de fazer uma gestão racional.

          Mas mesmo assim, acho que (como disse o BrunoD) muitas pessoas fazem logo um drama...

          Por vezes as pessoas acabam por ser tão picuinhas com as médias, que nem vivem o carro, nem a condução, se é que me faço entender.

          Comentário


            #6
            Nunca me preocupei com consumos.
            O uso que dou ao carro faz com que me seja indiferente fazer 7L/100 ou fazer 11L/100...
            Meto sempre BP Ultimate gasolina e não ando a trabalhar para a média.
            Ainda assim, o meu estilo de condução é pacato e sempre foi, independentemente dos carros que já me passaram pelas mãos.

            Isto para dizer que não faço contas ao combustível. É-me indiferente.

            Comentário


              #7
              Vamos supôr:

              - Pequeno Utilitário a Gasolina
              - Preço: 15000€
              - Consumo anunciado: 6 l/100km
              - Consumo real: 8 l/100km
              - Preço da gasolina: 1.18 €/l
              - Distância percorrida: 150.000 km

              Ora, ao fim deste tempo o dinheiro gasto unicamente em combustível seria:

              - Segundo o fabricante: 1.18 * 6 * 150000 / 100 = 10620 €
              - Na prática: 1.18 * 8 * 150000 / 100 = 14160 €

              O combustível é, certamente, a maior despesa corrente na vida de um carro.

              Segundo o fabricante, o custo do combustível ascende, grosso modo, a 2/3 do custo do carro novo.

              Na prática, o custo do combustível ascende, grosso modo, ao custo do carro novo completo!

              Para onde foram os 3540€ em falta? Note-se: são mais de 700 contos!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Vamos supôr:

                - Pequeno Utilitário a Gasolina
                - Preço: 15000€
                - Consumo anunciado: 6 l/100km
                - Consumo real: 8 l/100km
                - Preço da gasolina: 1.18 €/l
                - Distância percorrida: 150.000 km

                Ora, ao fim deste tempo o dinheiro gasto unicamente em combustível seria:

                - Segundo o fabricante: 1.18 * 6 * 150000 / 100 = 10620 €
                - Na prática: 1.18 * 8 * 150000 / 100 = 14160 €

                O combustível é, certamente, a maior despesa corrente na vida de um carro.

                Segundo o fabricante, o custo do combustível ascende, grosso modo, a 2/3 do custo do carro novo.

                Na prática, o custo do combustível ascende, grosso modo, ao custo do carro novo completo!

                Para onde foram os 3540€ em falta? Note-se: são mais de 700 contos!!
                Teoricamente será assim. Mas como isso é a longo prazo, será que fará muita diferença a nível prático na vida de uma pessoa?

                Comentário


                  #9
                  Como foi dito, antigamente o preço do litro de combustível, era irrisorio(a comparar com o de hoje). Ainda me lembro de quando era puto e 1000 paus dava para sei lá o que de combustível, hj com 5€ saiu da bomba dou a volta ao quarteirão e volto lá, por assim dizer.


                  É normal que as pessoas tenham mais em conta os consumos, porque todos temos vícios e se o dinheiro que gastamos no vício de conduzir, com 1 consumo mais elevado, vai-se notar em outros aspectos, são escolhas....

                  Comentário


                    #10
                    E a tendência será para se agravar na atenção dada quer pelos fabricantes e utilizadores à questão dos consumos.

                    A própria evolução tecnológica irá trazer alterações na questão.

                    Comentário


                      #11
                      Eu costumo controlar isso . . .

                      E aliás, foi graças a isso que detectei que o meu carro de um momento para o outro me desatou a gastar gasolina como um burro.

                      De tal modo, que numa viagem de 400 km com uma velocidade média de X o consumo foi o mesmo que na viagem de regresso, mesmos 400 KM, mala cheia e 3 adultos. E velocidade média de X + 20 Km/h . . .

                      Na primeira viagem ía só eu e a mala nem a meio da capacidade ia . . .

                      Portanto acho que o pessoal faz muito bem em andar de olho na coisa!

                      Comentário


                        #12
                        Tópico muito interessante e colocado de forma muito inteligente.

                        Eu acho que se exagera na importância que se dá aos consumos.

                        Eu já conduzo há 21 anos e já tenho carro há 16 e também me lembro que se dava muito menos importância aos consumos.

                        Como sou gestor sempre tive curiosidade em saber os consumos e já faço médias de lápis e papel há muito tempo, mas agora vejo muita gente a "preocupar-se com isso".

                        Há inclusivamente alguma contradição, pois as pessoas para andarem 500 mts às vezes pegam no carro, ou para estacionarem 30 mts mais perto do destino dão duasvoltas ao quarteirão, mas depois acham muito importante que o carro gaste menos 1/2 litro aos 100.

                        Eu gosto a bem da ciência saber às quantas ando, mas confesso que não dou muita importância aos consumos.

                        P.S.: A titulo de curiosidade achei engraçado o facto de que o meu actual carro do dia a dia tenha feito uma média de 10,4 no último depósito, quando a minha expectativa eram 12

                        Comentário


                          #13
                          A importância dos consumos deve-se a vários factores:

                          1. Actualmente já +/- a maioria dos carros têm prestações mais que suficientes/despachados para a vida do dia-a-dia.

                          Como tal, se antigamente, eram os números que faziam alguém achar que tem um bom motor, actualmente já não se restringe a isso mas muito mais ao binómio prestações/consumos.

                          2. O combustível deixou de ser barato há muito tempo.

                          E como as contas já postadas atrás provam, os custos com combustível são bastante elevados ao longo da vida do veículo.

                          3. As ideias de eficiência energética e a preocupação com a poluição estão em voga.

                          E não é só em relação ao consumo do carro, mas de água e luz nas nossas próprias casas.

                          A eficiência energética tornou-se o objectivo final da inovação/novidade. E isso é uma novidade relativamente recente na sociedade de consumo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                            Teoricamente será assim. Mas como isso é a longo prazo, será que fará muita diferença a nível prático na vida de uma pessoa?

                            sim, 3500€ a menos na carteira ..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por André Ver Post
                              A importância dos consumos deve-se a vários factores:

                              1. Actualmente já +/- a maioria dos carros têm prestações mais que suficientes/despachados para a vida do dia-a-dia.

                              Como tal, se antigamente, eram os números que faziam alguém achar que tem um bom motor, actualmente já não se restringe a isso mas muito mais ao binómio prestações/consumos.

                              2. O combustível deixou de ser barato há muito tempo.

                              E como as contas já postadas atrás provam, os custos com combustível são bastante elevados ao longo da vida do veículo.

                              3. As ideias de eficiência energética e a preocupação com a poluição estão em voga.

                              E não é só em relação ao consumo do carro, mas de água e luz nas nossas próprias casas.

                              A eficiência energética tornou-se o objectivo final da inovação/novidade. E isso é uma novidade relativamente recente na sociedade de consumo.
                              Certo, mas convém referir que a dita eficiência energética para lá do factor publicitário actual sempre esteve presente na industria automóvel como imperativo técnico, caso contrário nunca esta sobreviveria à falta/escassez de matéria-prima de origem fóssil.

                              Basta observar os gráficos de evolução do consumo das mecânicas desde a década de 20.

                              Comentário


                                #16
                                O (baixo) consumo de combustível é um dos aspectos que leva as pessoas a escolher o veículo X .. e o alto consumo limita a escolha


                                Eu penso que devemos preocupar-nos com os consumos .. pois os combustiveis até nem estão caros agora .. Mas a poupança é um hábito, não é de modas .. e acho que não deve ser nada negligenciada.

                                Se há condutores a relatar diferenças nos consumos declarados/verificados, é porque vêm essa diferença a sair-lhes do bolso ..
                                o mesmo se aplica à diferença valor do CB/consumo real.
                                Em carros sem CB, muitos donos fazem as contas.. à mão, em excel

                                Diferenças nos valores vão existir provavelmente sempre ..É obvio que as medições feitas pelos fabricantes em cima de rolos vão diferir da condução normal nervosa .. logo, os valores dos consumos reais saem quase sempre inflaccionados


                                Esta é uma preocupação saudável




                                Não é como se tivessemos também todos em concursos de hypermilling ..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
                                  O (baixo) consumo de combustível é um dos aspectos que leva as pessoas a escolher o veículo X .. e o alto consumo limita a escolha

                                  ...
                                  Há quem não defenda isso exemplo de um tópico que por aí passou, em que um user enaltecia as prestações de um dado carro, mesmo que para isso o consumo de combustível fosse superior em 1,5L ao do outro . . .

                                  Falamos de motores equivalentes em termos de potência ...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                                    Teoricamente será assim. Mas como isso é a longo prazo, será que fará muita diferença a nível prático na vida de uma pessoa?


                                    O teoricamente é relativo, já que os números que ali estão são a "olho gordo".

                                    Na prática são mesmo 700 contos a menos!

                                    O comprador do tal utilitário a gasolina tipicamente não ganha muito.

                                    A maior fatia vai na habitação.
                                    Depois na alimentação e despesas da casa.
                                    Se tiver miúdos e infantário a 250€/mês, é um senhor rombo...
                                    Depois no carro.
                                    Depois no combustível.
                                    Depois...

                                    Subtraídas do ordenado todas as despesas, quanto tempo julgas tu que demora a poupar 3500€? Para muitas pessoas, anos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para além da subida do preço dos combustíveis (que é um factor muito importante), também temos acesso a informação imediata.

                                      Há 15 anos atrás, comprava-se um clio 1.2, ele gastava 8 litros ou mais a cada 100 kms e pouca gente olhava para o consumo.

                                      Porquê ?

                                      Por um lado, porque muitas pessoas nem sabiam.
                                      A maioria das pessoas vivia na ignorância dos consumos que os seus carros faziam.
                                      Era como já foi dito aqui "olha, meto 1000 paus de x em x dias"...

                                      Hoje com os CB, a noção dos consumos é imediata.

                                      Por outro lado, deixou de ser aceitável que um carrinho do segmento B com 60cv gaste para cima de 8 litros.
                                      Os fabricantes passaram a fabricar motores mais eficientes, a tecnologia evoluiu.

                                      Logicamente a questão financeira está sempre presente, nem que seja a nível psicológico. Como já ilustrei aqui uma vez, quando troquei de carro (para um mais económico), a diferença de consumo de uma viagem de 400 kms deu para pagar o almoço de duas pessoas.

                                      Com o carro gastador pagaria na mesma o almoço sem problemas, mas esse dinheiro ficou no bolso.

                                      Há carros em que olhar para os consumos não faz sentido, mas no carro comum de dia-a-dia e viagem, é um desperdício andar a gastar 9 quando podia gastar 6.

                                      São questões de princípio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por André Ver Post
                                        A importância dos consumos deve-se a vários factores:

                                        1. Actualmente já +/- a maioria dos carros têm prestações mais que suficientes/despachados para a vida do dia-a-dia.

                                        Como tal, se antigamente, eram os números que faziam alguém achar que tem um bom motor, actualmente já não se restringe a isso mas muito mais ao binómio prestações/consumos.

                                        2. O combustível deixou de ser barato há muito tempo.

                                        E como as contas já postadas atrás provam, os custos com combustível são bastante elevados ao longo da vida do veículo.

                                        3. As ideias de eficiência energética e a preocupação com a poluição estão em voga.

                                        E não é só em relação ao consumo do carro, mas de água e luz nas nossas próprias casas.

                                        A eficiência energética tornou-se o objectivo final da inovação/novidade. E isso é uma novidade relativamente recente na sociedade de consumo.


                                        Tudo isto são factores de relevo e acho que foram muito bem apontados.

                                        Contudo, estou certo que o principal driving factor é o custo.

                                        Sinceramente: quantos de vocês olhavam para a produção de CO2 por Km de um carro antes de este entrar nas contas do ISV?

                                        Alguns, decerto, mas a esmagadora maioria não.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acho que a poupança se nota mais em que liga a este assunto dos carros.

                                          Quer-me parecer que as outras pessoas continuam a conduzir como antes. Continuo a ver muita gente a abrasar nas AE's, por exemplo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                            Acho que a poupança se nota mais em que liga a este assunto dos carros.

                                            Quer-me parecer que as outras pessoas continuam a conduzir como antes. Continuo a ver muita gente a abrasar nas AE's, por exemplo.

                                            A infra-estrutura rodoviária própria para tais indices de velocidade, altos!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas.
                                              Penso que em muitos casos a preocupação normal de poupança e a consequente medição dos consumos dos nossos automóveis, chegaram ao ponto de se tornar em verdadeiras obsessões. Acho normal e natural haver a preocupação em poupar, mas chegar ao ridículo de se comprarem carros dos quais se gosta menos por gastarem em teoria menos 0.5lt ou 1lt que seja... E às vezes estamos a falar de carrinhos utilitários contra micro carrinhos que mal dá para condutor e um passageiro e a mala é quase inexistente. Depois há a teoria de que um carro tem como propósito único levar-nos de ponto A ao ponto B. Tão e onde ficam as compras? No supermercado? Onde fica aquele casal de amigos com o qual queremos ir passar férias e que tem um micro carrinho como o nosso? É que se tivesse um carrinho utilitário já era suficiente para irmos todos juntos e levar um único carro se calhar, e em vez de gastar 12lt/100 com os dois micro carrinhos gastavamos apenas 7lt/100.
                                              Enfim não me parece que sejam assim tão lineares estas contas. Até o podem ser, mas não para toda a gente, e muita gente quando compra um carro tá a pensar que fez uma grande compra pois vai poupar 0.5lt ou 1lt a menos que gastaria no carro que realmente queria.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                A infra-estrutura rodoviária própria para tais indices de velocidade, altos!

                                                Não pus isso em causa. Aliás, eu sou dos tais que carrega nas AE.

                                                Eu só estava a dizer que nem toda a gente anda a pensar nos consumos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                  Quer-me parecer que as outras pessoas continuam a conduzir como antes. Continuo a ver muita gente a abrasar nas AE's, por exemplo.
                                                  Isso é verdade, quando faço as viagens sem passar dos 130 km/h, sou passado por muita, mas mesmo muita gente . . . e não me venham com tretas que quando se anda depressa gasta-se, seja a diesel ou a gasolina . . .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    O teoricamente é relativo, já que os números que ali estão são a "olho gordo".

                                                    Na prática são mesmo 700 contos a menos!

                                                    O comprador do tal utilitário a gasolina tipicamente não ganha muito.

                                                    A maior fatia vai na habitação.
                                                    Depois na alimentação e despesas da casa.
                                                    Se tiver miúdos e infantário a 250€/mês, é um senhor rombo...
                                                    Depois no carro.
                                                    Depois no combustível.
                                                    Depois...

                                                    Subtraídas do ordenado todas as despesas, quanto tempo julgas tu que demora a poupar 3500€? Para muitas pessoas, anos...
                                                    Eu estou extremamente de acordo com este raciocínio.
                                                    Afinal de contas, é dinheiro, não é? O que me confunde é que às vezes o pessoal prefere que lhe ofereçam 7€ ao fim de semana que 1€ ao fim de cada dia, se me entendem...Tenho que dizer que observo, não propriamente aqui, muita falta de aplicação de lógica nestes raciocínios.
                                                    E obviamente que quanto mais cara é a gasolina (e o gasóleo) mais pessoas vão estando atentas aos consumos, aínda para mais quando dão conta do peso que têm nos seus orçamentos familiares. Se antigamente não me "importava" de fazer 12 ou 13 L/100Km, agora importo se faço 7 ou 9...poupar é mais aliciante (ou será...necessário?) agora que antes (se bem que devia ser sempre). Então depois da última escalada de preços, para a cada vez mais diminuta classe média portuguesa começa a ser um assunto importante.
                                                    E as marcas apercebem-se disso...e aproveitam, direccionando o marketing. Vejam-se as vendas de marcas generalistas, onde devem saír 1 carro a gasolina por cada 3 a gasóleo. Nos anos 90 era um pequeno sinal de status ter um carro a gasolina de cilindrada elevada. Hoje, já se associa status a um 2.0d...é a evolução de um mercado, de acordo com as pressões que sofre.

                                                    E este raciocínio é para o dia-a-dia. Pois apenas encontro uma excepção. Quando tiramos prazer de conduzir o carro "à séria", quando estamos a fazer aquela estrada especial, com aquele carro especial (ou, às vezes, com o que vem à mão...) queremos lá saber dos consumos...dos pneus, das multas...mas isto é para uma percentagem pequena do total de automobilistas.

                                                    A título de Off Topic, e um bocado contra a natureza do fórum:
                                                    É nesta altura pré- e pós-crise dos combustíveis que nos damos conta do nosso sistema de transportes públicos falhado...tivéssemos bons serviços e era ver muita gente (mesmo sem ser por causa do preço do combustível) a deixar o carro na garagem, e as empresas e o estado a facturarem...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acima de tudo o consumo é influenciado pela forma como se conduz.

                                                      Se fizer uma condução calma, na ordem dos 90/100 km/h gasto X litros.

                                                      Se fizer a condução habitual dos 130/140 Km/h, gasto X+2 litros.

                                                      Se fizer a condução do gajo que se atrasou e quer chegar a horas, então já estou nos X+4 litros.

                                                      Se estou numa à noite, de regresso a casa, com vontade de chispar...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mr.Brown Ver Post
                                                        ...

                                                        A título de Off Topic, e um bocado contra a natureza do fórum:
                                                        É nesta altura pré- e pós-crise dos combustíveis que nos damos conta do nosso sistema de transportes públicos falhado...tivéssemos bons serviços e era ver muita gente (mesmo sem ser por causa do preço do combustível) a deixar o carro na garagem, e as empresas e o estado a facturarem...
                                                        Eu em relação a isso, só tenho a dizer que durante a semana tenho uma rede de transporte que é um verdadeiro luxo, não precisando do carro para nada no meu dia a dia . . .

                                                        Durante o fim de semana, aí as coisas mundam de figura e sou completamente dependente do automóvel, a rede de transportes públicos é péssima

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por luis.filipe Ver Post
                                                          Há quem não defenda isso exemplo de um tópico que por aí passou, em que um user enaltecia as prestações de um dado carro, mesmo que para isso o consumo de combustível fosse superior em 1,5L ao do outro . . .

                                                          Falamos de motores equivalentes em termos de potência ...
                                                          Eu sou desses

                                                          Os consumos é giro e tal para ver às vezes e/ou à falta de melhor que fazer no trabalho, passar um tempo de volta do Excel

                                                          Mas acima de tudo prezo as prestações e a condução. Se é para poupar só e apenas...anda-se de transportes públicos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                            Eu sou desses

                                                            Os consumos é giro e tal para ver às vezes e/ou à falta de melhor que fazer no trabalho, passar um tempo de volta do Excel

                                                            Mas acima de tudo prezo as prestações e a condução. Se é para poupar só e apenas...anda-se de transportes públicos.
                                                            Eu tirei a coisa fora do contexto de propósito

                                                            Para não incendiar a coisa, há situações em que também concordo que não se deva de estar a olhar a consumos.

                                                            Exemplo de um colega meu que está comprador de um mini JCW , se ele andasse a comparar as alternativas do segmento será que fará sentido andar a ver que o outro concorrente gasta menos 0,5L não me parece

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X