Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Valor de viatura para seguradora

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Valor de viatura para seguradora

    Como o tópico indica, necessitava de saber o valor da minha viatura para a seguradora, no meu caso, do meu Mazda MX-5 de 1990, alguem sabe onde posso saber isso?

    Obrigado

    #2
    Normalmente eles seguem as mesmas avaliações que as revistas que têm cotações de usados.

    Já que estamos num fórum da MPL, vê o que dizem na "Guia do Automóvel".

    Mas é para fazer seguro "contra todos"?
    É que normalmente as seguradoras não o fazem para carros com mais de 8 anos.

    Comentário


      #3
      É mesmo porque me bateram no carro e tá lá uma bela conta em material

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
        É mesmo porque me bateram no carro e tá lá uma bela conta em material
        Isso é que é pior...

        Se tiveres Danos Próprios, o que duvido, o valor é o que consta como valor seguro, ponto final.

        Se queres saber o valor que eventualmente poderão dar como perda total, a segurada vai pelo valor da Euro Tax - similar ao das revistas - sendo de 90 é mais complicado de encontrares.
        Tu tens que tentar-te bater pelo valor de mercado dele, ou seja, se quiseres comprar um Mx-5 de 90 quanto terias que gastar.

        Espero ter ajudado.

        Comentário


          #5
          Não existe valor Eurotax para veiculos desse ano e até mais recentes!

          Neste momento diria que o valor comercial para a seguradora é 0. Seja como for, o perito deverá avaliar sempre abaixo dos 1000€.

          Não será fácil...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por kaprikorn Ver Post
            Não existe valor Eurotax para veiculos desse ano e até mais recentes!

            Neste momento diria que o valor comercial para a seguradora é 0. Seja como for, o perito deverá avaliar sempre abaixo dos 1000€.

            Não será fácil...
            Se perceber alguma coisa da poda, não... Até porque não o faria por ex. com uma 2cv de 75.

            Exemplos

            Comentário


              #7
              Normalmente o valor atribuído é aproximadamente o valor de retoma do mercado pelo que, atendendo aos preços de venda, diria que avaliarão o teu carro em torno dos 3000€.

              Estás inscrito nalgum clube de MX-5's?

              PS: Depois seria interessante dizeres aqui o valor da avaliação para informação futura.

              PSS: Se tem muito material, sem o ver quase que ponho as mãos no fogo pela perda total.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                Mas é para fazer seguro "contra todos"?
                É que normalmente as seguradoras não o fazem para carros com mais de 8 anos.
                Depende do carro em questão e do cliente.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                  Isso é que é pior...

                  Se tiveres Danos Próprios, o que duvido, o valor é o que consta como valor seguro, ponto final.

                  Se queres saber o valor que eventualmente poderão dar como perda total, a segurada vai pelo valor da Euro Tax - similar ao das revistas - sendo de 90 é mais complicado de encontrares.
                  Tu tens que tentar-te bater pelo valor de mercado dele, ou seja, se quiseres comprar um Mx-5 de 90 quanto terias que gastar.

                  Espero ter ajudado.
                  Só tenho contra terceiros, o que irei fazer é mostrar a quanto tão a ser vendidos!!!!

                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                  PS: Depois seria interessante dizeres aqui o valor da avaliação para informação futura.

                  PSS: Se tem muito material, sem o ver quase que ponho as mãos no fogo pela perda total.
                  Assim que souber digo algo. Podes ver a pancada no tópico dos MX-5, a pancada foi uma merdice, o carro tá andar perfeitamente, o problema é o preço das peças... só o parachoques da frente ronda os 600euros!!!!

                  Originalmente Colocado por kaprikorn Ver Post
                  Não existe valor Eurotax para veiculos desse ano e até mais recentes!

                  Neste momento diria que o valor comercial para a seguradora é 0. Seja como for, o perito deverá avaliar sempre abaixo dos 1000€.

                  Não será fácil...
                  0???? Isso vai significar muitas secretárias viradas na agência e computadores pelo ar...

                  Comentário


                    #10
                    3pelos no meu post anterior coloquei alguns exemplos no mercado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post

                      Assim que souber digo algo. Podes ver a pancada no tópico dos MX-5, a pancada foi uma merdice, o carro tá andar perfeitamente, o problema é o preço das peças... só o parachoques da frente ronda os 600euros!!!!
                      Já vi as fotos e, pelo aspecto (se bem que a traseira por dentro tambem estará danificada), se quiseres mesmo manter o carro contigo e procurares material usado e uma oficina "multimarcas" de confiança, penso que consegues arranjar o carro sem problema.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                        3pelos no meu post anterior coloquei alguns exemplos no mercado.
                        Sim eu reparei, aliás foi com base no teu post que escrevi que se necessário apresento na seguradora os valores de venda dos MX-5, obrigado pela dica
                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                        Já vi as fotos e, pelo aspecto (se bem que a traseira por dentro tambem estará danificada), se quiseres mesmo manter o carro contigo e procurares material usado e uma oficina "multimarcas" de confiança, penso que consegues arranjar o carro sem problema.
                        Por dentro não ficou nada deformado, aliás a bagageira abre e fecha sem problemas (ou a pancada foi "bem" dada ou o carro é mesmo rijo ), a oficina pra onde ele vai é uma de minha confiança, é onde o carro já foi pintado à pouco mais de UM mês atrás Quanto a peças, terão que vir da marca, pois não existe "marca branca", se vierem com a história de dar o carro como perda total, debato-me dependendo dos valores, se me derem 2000euros e o carro é na boa... mando vir o material necessário do mx5parts (excepto os parachoques) pois fica mais barato que comprar cá, arranjo e ainda fico com dinheiro no bolso. Mas que seja pago por eles, assim é mais rápido e menos chatices.

                        Comentário


                          #13
                          Estive a ver as fotos no DB e não parece assim muito grave, embora a traseira possa ter alguns danos no interior.

                          Eu tive um acidente muito semelhante no meu civic de 96 em janeiro (como está relatado no DB dos civics) e pelo que me aconteceu deixo um resumo:

                          - Relativamente à responsabilidade do acidente, o facto de estares parado e só depois teres sido empurrado para a frente do outro carro faz com que a companhia do responsável pague tudo. Aqui o princípio é este: o código da estrada diz que em termos de distância de segurança, se deve manter a suficiente para parar no espaço visível em segurança. Ora, se estás parado, não há distância de segurança que resista a uma pancada traseira, já que depende da força da mesma. No entanto, é importante que os relatos aqui sejam coincidentes, para não dar hipóteses de fuga à companhia;

                          - Em termos do valor, há aqui uma grande injustiça. O que diz a lei é que a reparação tem lugar num valor até 80% do valor venal do veículo. Ora, valor venal significa valor de venda, mas na prática pelo que verifiquei são valores de retoma, não de venda, o que faz uma enorme diferença;

                          - Esquece a marca. Em situações destas o que te interessa é o valor de reparação mais baixo possível. Aqui trata-se de salvar o carro ou não. Por isso, pede alguns orçamentos e aposta no mais barato. Tenta procurar peças usadas ou da concorrência. Mesmo que possa não existir muitas para esse carro cá, certamente existirá lá fora, pelo que te recomendo pesquisas na net em sites tipo ebay.

                          Aqui vai ser importante a tua determinação em reparar o carro, pois a lei é extremamente injusta para os carros com mais idade.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            Estive a ver as fotos no DB e não parece assim muito grave, embora a traseira possa ter alguns danos no interior.

                            Eu tive um acidente muito semelhante no meu civic de 96 em janeiro (como está relatado no DB dos civics) e pelo que me aconteceu deixo um resumo:

                            - Relativamente à responsabilidade do acidente, o facto de estares parado e só depois teres sido empurrado para a frente do outro carro faz com que a companhia do responsável pague tudo. Aqui o princípio é este: o código da estrada diz que em termos de distância de segurança, se deve manter a suficiente para parar no espaço visível em segurança. Ora, se estás parado, não há distância de segurança que resista a uma pancada traseira, já que depende da força da mesma. No entanto, é importante que os relatos aqui sejam coincidentes, para não dar hipóteses de fuga à companhia;
                            Sim, na declaração amigável ficou bem explicito que eu já tava parado quando me embateram na traseira, tá escrito e assinado, por isso, não têm muitas hipoteses de "fuga". Tive à pouco com o mecânico e ele disse-me pra não me preocupar com esse valor venal, se necessário dá-se umas "voltas", não sei o que é, mas como tenho perfeita confiança nele, nem me interessa saber
                            - Em termos do valor, há aqui uma grande injustiça. O que diz a lei é que a reparação tem lugar num valor até 80% do valor venal do veículo. Ora, valor venal significa valor de venda, mas na prática pelo que verifiquei são valores de retoma, não de venda, o que faz uma enorme diferença;
                            Se for valor de retoma, ronda os 3000euros então...
                            - Esquece a marca. Em situações destas o que te interessa é o valor de reparação mais baixo possível. Aqui trata-se de salvar o carro ou não. Por isso, pede alguns orçamentos e aposta no mais barato. Tenta procurar peças usadas ou da concorrência. Mesmo que possa não existir muitas para esse carro cá, certamente existirá lá fora, pelo que te recomendo pesquisas na net em sites tipo ebay.
                            Como já referi, vai pra oficina onde foi pintado, uma oficina de minha confiança, quanto a peças, consigo meter cá quase tudo vindo do Reino Unido excepto parachoques pois devido ao volume não enviam pra cá. Mas possivelmente conseguirei arranjar usado.
                            Aqui vai ser importante a tua determinação em reparar o carro, pois a lei é extremamente injusta para os carros com mais idade.
                            Respostas a azul, grato pelo testemunho
                            Editado pela última vez por 3pelos; 09 April 2009, 11:48.

                            Comentário


                              #15
                              De nada.

                              Se precisares de alguma ajuda, estás à vontade.

                              Eu passei recentemente por isso e sei as chatices que isso dá.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                Por dentro não ficou nada deformado, aliás a bagageira abre e fecha sem problemas (ou a pancada foi "bem" dada ou o carro é mesmo rijo ), a oficina pra onde ele vai é uma de minha confiança, é onde o carro já foi pintado à pouco mais de UM mês atrás Quanto a peças, terão que vir da marca, pois não existe "marca branca", se vierem com a história de dar o carro como perda total, debato-me dependendo dos valores, se me derem 2000euros e o carro é na boa... mando vir o material necessário do mx5parts (excepto os parachoques) pois fica mais barato que comprar cá, arranjo e ainda fico com dinheiro no bolso. Mas que seja pago por eles, assim é mais rápido e menos chatices.
                                Tens tambem a hipótese de material usado. Por exeplo, se tens um carro de 1990/1991 e arranjares um pára-choques de um carro de 1996 ou 1997 em bom estado, não ficas pior servido e baixas bastante o valor da reparação.

                                Não quero com isto dizer que concorde, mas sabendo como as coisas funcionam, e sabendo que queres o carro arranjado, há forma de o fazeres desde que "abras mão" de certas coisas que, bem visto, depois do carro reparado, são irrelevantes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  De nada.

                                  Se precisares de alguma ajuda, estás à vontade.

                                  Eu passei recentemente por isso e sei as chatices que isso dá.
                                  Obrigado mais uma vez pela disponibilidade. A mim já não é a primeira vez que tenho que lidar com seguradoras, mas é a primeira vez em que envolve mais que duas viaturas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um mx-5 de 1990?

                                    Cá para mim vai ser sucata... Se dizes que a conta está alta, a seguradora vai dar perda total.

                                    Os mx-5 a maior parte das vezes não valem o que pedem por eles. E para a seguradora não lhe interessa para nada quanto valem no mercado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                      Um mx-5 de 1990?

                                      Cá para mim vai ser sucata... Se dizes que a conta está alta, a seguradora vai dar perda total.

                                      Os mx-5 a maior parte das vezes não valem o que pedem por eles. E para a seguradora não lhe interessa para nada quanto valem no mercado.
                                      Interessa sim, mas no valor de retoma e não no valor de venda do stand. No caso que conheço melhor, o valor venal é normalmente aferido junto do comércio, ficando por norma algures entre o valor de venda e de compra do Eutotax.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                        Um mx-5 de 1990?

                                        Cá para mim vai ser sucata... Se dizes que a conta está alta, a seguradora vai dar perda total.
                                        Sucata??? É de 90 mas não é um Renault 5 (sem ofensa aos R5 que até já tive um e adorei-o), mandar um carro pra sucata porque tem os parachoques partidos, um guarda lamas amolgado e uma optica é pra rir... Mas por mim tudo bem, dêem-me o valor venal dele e o carro, que o arranjo e ainda vou passar um belo fim de semana mais a "maria" com o que sobra

                                        Comentário


                                          #21
                                          Rca33 - desde de 2007 Lei 291/2007 que a perda total é calculada da seguinte forma:
                                          Valor de reparação + valor salvado terá que ser inferior ao valor comercial.

                                          O que se pode discutir é o valor comercial, aqui creio que não serão tabelas, mas o valor que custa ao prop. adquire outro carro semelhante (com base em propostas concretas na minha opinião e que as cias tem seguido em dezenas de casos que me passam pelas mão - claro que elas vão tentar provar o valor mais baixo possível).

                                          O que se passa não é o estar parado Vs distancia de segurança, mas sim provar se os danos numa frente são resultantes da projecção ou se já tinha existido um primeiro sinistro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                            Sucata??? É de 90 mas não é um Renault 5 (sem ofensa aos R5 que até já tive um e adorei-o), mandar um carro pra sucata porque tem os parachoques partidos, um guarda lamas amolgado e uma optica é pra rir... Mas por mim tudo bem, dêem-me o valor venal dele e o carro, que o arranjo e ainda vou passar um belo fim de semana mais a "maria" com o que sobra
                                            Eu só depois é que fui ver as fotos. Tu timnha dito que estava ali uma bela conta.

                                            Um mx-5 de 90 para uma seguradora nem sei se vale 2.000€...

                                            Neste tipo de carros os para-choques são de fibra e bem caros e por norma não se reparam.
                                            Se for uns 700€ cada um, não me admirava nada. Mais pintar o que for preciso e afins.

                                            Não sei não.

                                            Claro que podes sempre exigir a reparação, ou ficas com o "salvado" e com o dinheiro.

                                            Mandar o carro para a sucata está claramente fora de questão.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              Rca33 - desde de 2007 Lei 291/2007 que a perda total é calculada da seguinte forma:
                                              Valor de reparação + valor salvado terá que ser inferior ao valor comercial.

                                              O que se pode discutir é o valor comercial, aqui creio que não serão tabelas, mas o valor que custa ao prop. adquire outro carro semelhante (com base em propostas concretas na minha opinião e que as cias tem seguido em dezenas de casos que me passam pelas mão - claro que elas vão tentar provar o valor mais baixo possível).

                                              O que se passa não é o estar parado Vs distancia de segurança, mas sim provar se os danos numa frente são resultantes da projecção ou se já tinha existido um primeiro sinistro.
                                              Eu à pouco tempo tive a ajudar um familiar a tratar de um processo de acidente com a seguradora.

                                              Era um carro de 1995 , um 2.0 a gasolina com 150cv italiano e full extras (na altura tinha tudo o que havia na marca). Custou 8.000 contos novo!

                                              A seguradora avaliou em 750€....

                                              Como 2.0 de 150cv só foram vendidos 3 em Portugal em 95, era quase impossivel mostrar outro à venda igual.
                                              Então apresentou.se um igual, mas 1.6 de 94 que estava no norte a 1.500€ , e um 1.6 de 94 que estava a 2.000€

                                              A seguradora disse que não servia de nada, e subiram o preço para os 1.000€ + o valor do salvado (que foi 50€.... )


                                              Por isso se a reparação for cara, prevejo um período muito complicado para o 3pelos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                Se perceber alguma coisa da poda, não... Até porque não o faria por ex. com uma 2cv de 75.

                                                Exemplos
                                                Isso é que era bom. Usar o standvirtual como referência .

                                                Como disseram, o melhor que a seguradora pode fazer é dar o valor de retoma, o que duvido que sejam 3.000€, nem metade será.

                                                Custa, mas pelo que se vê os valores das retomas por aí e para carros com 19 anos, não hã milagres.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Eu só depois é que fui ver as fotos. Tu timnha dito que estava ali uma bela conta.

                                                  Um mx-5 de 90 para uma seguradora nem sei se vale 2.000€...

                                                  Neste tipo de carros os para-choques são de fibra e bem caros e por norma não se reparam.
                                                  Se for uns 700€ cada um, não me admirava nada. Mais pintar o que for preciso e afins.

                                                  Não sei não.

                                                  Claro que podes sempre exigir a reparação, ou ficas com o "salvado" e com o dinheiro.

                                                  Mandar o carro para a sucata está claramente fora de questão.
                                                  É assim, reparar parachoques repara-se (mesmo em fibra) basta o gajo ser habilidoso, não é é trabalho que se apresente ao cliente, mas se necessário for pra poupar uns trocos, paciência.

                                                  A bela conta é em material devido aos preços estupidos praticados pela marca (sai mais barato, até às vezes menos de metade) mandares vir o material do UK mesmo com portes. Tive a fazer as contas e mandar vir tudo do UK (excepto parachoques) gasto 350euros
                                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                  Rca33 - desde de 2007 Lei 291/2007 que a perda total é calculada da seguinte forma:
                                                  Valor de reparação + valor salvado terá que ser inferior ao valor comercial.

                                                  O que se pode discutir é o valor comercial, aqui creio que não serão tabelas, mas o valor que custa ao prop. adquire outro carro semelhante (com base em propostas concretas na minha opinião e que as cias tem seguido em dezenas de casos que me passam pelas mão - claro que elas vão tentar provar o valor mais baixo possível).

                                                  O que se passa não é o estar parado Vs distancia de segurança, mas sim provar se os danos numa frente são resultantes da projecção ou se já tinha existido um primeiro sinistro.
                                                  Desconhecia essa formula...

                                                  Quanto a danos anteriores, isso o mecanico pode comprovar, foi ele que o pintou a pouco mais de um mês atrás
                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                                  Por isso se a reparação for cara, prevejo um período muito complicado para o 3pelos.
                                                  Já somos os dois

                                                  Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                  Como disseram, o melhor que a seguradora pode fazer é dar o valor de retoma, o que duvido que sejam 3.000€, nem metade será.

                                                  Custa, mas pelo que se vê os valores das retomas por aí e para carros com 19 anos, não hã milagres.
                                                  Calma que por aí eu safo-me, 3000euros já me ofereceram pelo MX-5 à troca...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Nestas coisas não há ciências exactas. Tudo depende dos carros em questão!

                                                    Acompanhei há não muito tempo dois casos idênticos que me são muito próximos em que duas Renault 4 se viram envolvidas em choques em cadeia, ficando no meio e bem "entaladas".

                                                    Resultado, cada uma com ~4500€ de reparação e foram ambas integralmente reparadas sem grande discussão da seguradora!

                                                    PS: Uma é de 1973 e a outra de 1987.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                      Rca33 - desde de 2007 Lei 291/2007 que a perda total é calculada da seguinte forma:
                                                      Valor de reparação + valor salvado terá que ser inferior ao valor comercial.

                                                      O que se pode discutir é o valor comercial, aqui creio que não serão tabelas, mas o valor que custa ao prop. adquire outro carro semelhante (com base em propostas concretas na minha opinião e que as cias tem seguido em dezenas de casos que me passam pelas mão - claro que elas vão tentar provar o valor mais baixo possível).

                                                      O que se passa não é o estar parado Vs distancia de segurança, mas sim provar se os danos numa frente são resultantes da projecção ou se já tinha existido um primeiro sinistro.
                                                      Eu conheço esse decreto lei. Aliás, até o tenho aqui.


                                                      O problema está todo no valor atribuido pela companhia, que frequentemente não reflecte o valor de mercado do carro.

                                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                      Eu à pouco tempo tive a ajudar um familiar a tratar de um processo de acidente com a seguradora.

                                                      Era um carro de 1995 , um 2.0 a gasolina com 150cv italiano e full extras (na altura tinha tudo o que havia na marca). Custou 8.000 contos novo!

                                                      A seguradora avaliou em 750€....

                                                      Como 2.0 de 150cv só foram vendidos 3 em Portugal em 95, era quase impossivel mostrar outro à venda igual.
                                                      Então apresentou.se um igual, mas 1.6 de 94 que estava no norte a 1.500€ , e um 1.6 de 94 que estava a 2.000€

                                                      A seguradora disse que não servia de nada, e subiram o preço para os 1.000€ + o valor do salvado (que foi 50€.... )


                                                      Por isso se a reparação for cara, prevejo um período muito complicado para o 3pelos.

                                                      Exacto. Eu tenho sérias dúvidas que esse carro valha 3000 euros para a companhia.

                                                      Para ilustrar esta questão, devo dizer que o meu civic 1.5 ILS de 96 foi avaliado em menos de 2000 euros.
                                                      Ora, não se encontra um único carro destes à venda em lado nenhum por esse valor, pelo que esse será muito provavelmente o valor de retoma do carro.

                                                      No meu caso, o pintor fez um choradinho ao perito, que pelo facto de o meu carro estar em excelente estado de conservação, conseguiu autorização para colocar como valor um outro carro que estava lá (de 99), o que fez aumentar o valor possível de reparação.

                                                      Estes casos são sempre aborrecidos e acima de tudo injustos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                        Nestas coisas não há ciências exactas. Tudo depende dos carros em questão!

                                                        Acompanhei há não muito tempo dois casos idênticos que me são muito próximos em que duas Renault 4 se viram envolvidas em choques em cadeia, ficando no meio e bem "entaladas".

                                                        Resultado, cada uma com ~4500€ de reparação e foram ambas integralmente reparadas sem grande discussão da seguradora!

                                                        PS: Uma é de 1973 e a outra de 1987.
                                                        Resta saber se isso foi antes ou depois deste decreto-lei, pois legalmente as companhias não tinham onde se agarrar nestes casos.

                                                        Agora têm.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          Resta saber se isso foi antes ou depois deste decreto-lei, pois legalmente as companhias não tinham onde se agarrar nestes casos.

                                                          Agora têm.
                                                          Num caso o acidente ocorreu em Agosto de 2008 e a outra foi menos de um ano antes.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Resta saber se isso foi antes ou depois deste decreto-lei, pois legalmente as companhias não tinham onde se agarrar nestes casos.

                                                            Agora têm.
                                                            Teoricamente tens sempre a oportunidade de exigir a reparação.

                                                            Mas as seguradoras tentam não ir por esse caminho pq fica-lhes sempre mais caro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X