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Governo amplia incentivos à compra de carros novos

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    [Mercado] Governo amplia incentivos à compra de carros novos

    "
    O Governo deu o passo que faltava no plano de apoio ao sector automóvel, tendo anunciado no comunicado do conselho de ministros uma proposta de lei para aumentar o valor do incentivo dado ao abate de veículos em fim de vida para a compra de carros novos.

    A proposta de lei “visa introduzir um regime transitório de majoração em 250 euros do incentivo fiscal à destruição de automóveis ligeiros em fim de vida, a utilizar através da redução do imposto sobre veículos (ISV) devido pelo proprietário na compra de automóvel ligeiro novo”, indica o comunicado do conselho de ministros.

    Até ao final deste ano passa a ser possível reduzir o ISV devido na aquisição de um automóvel ligeiro em 1.250 euros (até agora a redução era de 1.000 euros) ou 1.500 euros (até agora a redução era de 1.250 euros), consoante o proprietário entregue para destruição um automóvel em fim de vida que possua matrícula com 10 anos ou 15 anos, respectivamente.

    “Esta medida visa incentivar a aquisição de automóveis novos, num esforço de reanimação das empresas que constituem e que dependem do sector automóvel português, não deixando, no entanto, de considerar as preocupações de Portugal em matéria de política ambiental”, explica o Governo através do comunicado.

    Note-se que a implementação de medidas de incentivo à procura no sector automóvel era a parte que faltava para pôr no terreno a totalidade do plano de apoio a este sector. Até agora estavam já em marcha incentivos diversos à indústria automóvel (em três eixos de acção), mas o quarto eixo, de incentivo à procura, permanecia em discussão entre o Governo e as associações do sector.

    Com um primeiro trimestre de queda de vendas superior a 40%, o comércio automóvel português começou a sentir uma necessidade cada vez maior de apoios para estimular a compra de carros novos. Com a medida hoje anunciada em conselho de ministros, fica marcado um primeiro apoio do Estado ao comércio automóvel desde que o plano para o sector foi anunciado, em Dezembro do ano passado.
    "

    in jornaldenegocios.pt




    O que vos parece?

    Boa medida? ou nem aquece nem arrefece?

    #2
    Fraco...Muito fraco...

    Comentário


      #3
      O carro tem de estar funcional para poder ir para abate?

      Um carro parado á 10 anos tambem tem direito a receber o incentivo para abate?

      Comentário


        #4
        Este suposto novo "estimulo" não vai reverter o quer que seja, é minimo, é insuficiente e não vai alterar, certamente em nada, o actual panorama de vendas em Portugal.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JARD70 Ver Post
          Este suposto novo "estimulo" não vai reverter o quer que seja, é minimo, é insuficiente e não vai alterar, certamente em nada, o actual panorama de vendas em Portugal.

          Pois, também é isso que penso.

          Comentário


            #6
            Acho que não vai adiantar nada

            Comentário


              #7
              O "efeito psicológico" no comprador é baixo...

              Comentário


                #8
                considero ridículo ..

                Não são mais 300€ (já incluindo iva) de retoma que aumentarão as vendas.
                Pouco atenuam o problema dos carros em Portugal serem excessivamente caros.


                A solução também não será mudar o regime de abate para carros com >8 anos, em vez dos normais >10.

                Isto não beneficia lá muito quem tem um carro antigo para entregar..

                E quem não tem, continua na mesma. Hipocrisia

                Comentário


                  #9
                  E reduzir o IA? Não vai?.....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por luis.filipe Ver Post
                    Acho que não vai adiantar nada


                    Também acho que não vai adiantar de nada, porque quem não tinha dinheiro para comprar novo não é com uma ajuda de 250Euros que vai comprar, no entanto considero esta medida um sinal positivo, por parte do governo que aumentou os impostos sobre os automoveis em Janeiro, desculpem eu disse governo? Queria dizer desgoverno, porque quem tivesse um minimo de visão nunca tinha aumentado impostos em plena crise!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MGomes Ver Post

                      (...)
                      O que vos parece?

                      Boa medida? ou nem aquece nem arrefece?
                      o problema começa e acaba no cáculo do IA.

                      E se este não é alterado, qq que seja a(s) medida(s) apresentada(s), não vai trazer nada de novo ao mercado...

                      Comentário


                        #12
                        É só mais uma medida para o Sócras pôr na contabilidade do governo. Pergunto-me se algum dia saberemos o impacto de cada uma das medidas que já foram propostas. Até já lhes perdi a conta.

                        Só espero que o levantamento do sigilo bancário seja para levar a sério e não apenas show off para captar votos à esquerda.

                        Comentário


                          #13
                          Tretas. Reduzir o IA seria um bom passo. Esses 250 euros até podem ter um efeito psicológico no bom sentido mas não deve fazer grande coisa.

                          Comentário


                            #14
                            irrelevante. A maior parte das pessoas que vai comprar carro novo nao tem uma sucata para abate...

                            Se baixassem o imposto base é que faziam bem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                              o problema começa e acaba no cáculo do IA.

                              E se este não é alterado, qq que seja a(s) medida(s) apresentada(s), não vai trazer nada de novo ao mercado...
                              Exacto . . . e ainda para mais em cima do IA levamos com IVA em cima . . .

                              Se fizerem como nos outros países, pode ser que as vendas em Portugal animem, mas já me esquecia que cá só é como nos outros países para certas coisas . . .

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por luis.filipe Ver Post
                                Exacto . . . e ainda para mais em cima do IA levamos com IVA em cima . . .

                                Se fizerem como nos outros países, pode ser que as vendas em Portugal animem, mas já me esquecia que cá só é como nos outros países para certas coisas . . .

                                È simples, não comprem carros novos.

                                Isto há-de dar um estouro,é só aguentar mais um pouco.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                  È simples, não comprem carros novos.

                                  Isto há-de dar um estouro,é só aguentar mais um pouco.
                                  concordo.
                                  Então pertencemos á comunidade europeia, moeda única e tal mas é só treta...
                                  nós devíamos poder comprar um carro novo em qualquer país da Europa. Afinal pertencemos todos ao mesmo.
                                  Porque é que nós não podemos por ex. comprar um carro em Espanha ou na Alemanha e andar com ele em Portugal normalmente? Sem tretas de legalizações e impostos sobre impostos e afins...

                                  Comentário


                                    #18
                                    È ridículo, nem para noticia serve, eles sabem muito bem qual é o caminho a seguir, penso que mais tarde ou mais cedo vão ter que acabar por ceder...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por goldse7e Ver Post
                                      concordo.
                                      Então pertencemos á comunidade europeia, moeda única e tal mas é só treta...
                                      nós devíamos poder comprar um carro novo em qualquer país da Europa. Afinal pertencemos todos ao mesmo.
                                      Porque é que nós não podemos por ex. comprar um carro em Espanha ou na Alemanha e andar com ele em Portugal normalmente? Sem tretas de legalizações e impostos sobre impostos e afins...


                                      Acreditas no Pai Natal?? Eu não....


                                      O IA é uma galinha de ovos de ouro para o estado!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rviana Ver Post
                                        Acreditas no Pai Natal?? Eu não....


                                        O IA é uma galinha de ovos de ouro para o estado!
                                        se quase ninguem compra, quase não há IA.

                                        Comentário


                                          #21
                                          E o CO2? Já tem mais margem de manobra ou só se consegue comprar um Corsa, Polo,
                                          etc?

                                          Pormenores!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fraco! Muito fraco!!! Apenas mais uma medida do socras para poder dizer que "aumentou" o incentivo. Depois mete numa listinha toda bonita, junta a outras medidas "lindas de morrer" e vai para a cama a repetir para si mesmo o quão bom PM é. Enfim...

                                            Para começar, o "aumento" é irrisório. Quem faz contas para comprar um carro, despachando um "velho", não será por 250 euros a mais que vai mudar as suas ideias. De todo! Aliás, olhando para os incentivos praticados noutros países europeus, o nosso é francamente baixo e...para os carros mais caros! Por isso digo, "com papas e bolos se enganam os tolos".

                                            Mexer no IA tá quieto, que essa "galinha dos ovos de ouro" é para espremer até cair para o lado. Parece que ainda não deu para os gurus do governo perceberem o encaixe financeiro que fizeram este ano proveniente das compras de carros. Baixou para lá do que esperavam e assim vai continuar. E com medidas destas, que mais parecem um "colocar o problema para debaixo do tapete" também não vamos lá.

                                            Enfim, uma notícia que a máquina do governo quererá com um imenso alarido mas a que eu respondo que a montanha pariu um rato. Pequeno. Bem pequeno.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                              E o CO2? Já tem mais margem de manobra ou só se consegue comprar um Corsa, Polo,
                                              etc?

                                              Pormenores!
                                              Por acaso também estou curioso se mexeram alguma coisa no CO2, ou seja, se "beneficiam" mais os carros com menos emissões ou se deixaram tudo como anteriormente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                                E reduzir o IA? Não vai?.....

                                                Epá, isso é que não.

                                                Então achas que eles iam mexer na maior fonte de receita deles?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Alguns falam em IA, mas erradamente. É sim, ISV (Imposto Sobre Veículos). Desculpem o reparo, mas é muito pertinente.
                                                  É que quando tínhamos o IA (Imposto Automóvel) este era mais leve do que o ISV, além de que só pagávamos o Imposto de Selo.

                                                  Agora temos o tal ISV mais pesado para a carteira de todos, além do IUC (Imposto Único de Circulação) que é muito mais “doloroso” que o antigo Imposto de Selo. Como se não bastasse o peso excessivo do IA, carregaram-nos com um ISV mais intragável ainda, e brindaram-nos com o IUC.

                                                  Desde Janeiro que agravaram mais ainda estes impostos, sendo que agora que o sector está a dar as últimas, vêm com mais uma medida eleitoralista para dizer que intervieram no sector. 250€ não chegam nem sequer para repor a verdade dos preços que estavam previstos acontecer para 2009 em linha com a inflação prevista, quanto mais para fazer face à crise.
                                                  Estão autenticamente a dar uma aspirina a um sinistrado poli traumatizado para ver se o convencem ser esse o remédio que lhe fará passar as dores.

                                                  Se nós, doentes financeiros, dermos o berro, e deixarmos de enveredar em dores de endividamento para a compra de carro, então talvez ouçam a voz do nosso sofrimento.

                                                  Na Alemanha os apoios do estado resultaram num aumento superior a 20% nas vendas. Por cá é superior a 42% nas quebras. Eu só vou confiar na capacidade e competência desta gente que nos tem enganado, quando sentir que respeitam a nossa integridade intelectual, e fizerem o trabalho de casa que lhes é devido em vez de continuarem a enganar o povo tratando-nos como ignorantes.

                                                  É lamentável que só se governe para votos. Vão escondendo os podres e governando para os media até às urnas; depois é ver como é que vai ser quando todos estes erros vierem ao de cima e isto der o estouro.

                                                  É triste, mas o que se tem visto neste país é que “a democracia é apenas a substituição de alguns corruptos por muitos incompetentes”1. Agora estamos atolados num ciclo em que já não sabemos o que será pior. Se a corrupção em que a classe política está mergulhada, se a sua incompetência que nos tem levado de mal a pior.

                                                  Não percam sequer tempo a contabilizar estes trocos, pois até esta miserável oferta eles irão dar-nos com uma mão pela frente para a fotografia, enquanto por trás logo irão encontrar maneira de ir buscá-lo de volta aos nossos bolsos.

                                                  1(Shaw, Bernard)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O pior disto tudo é que esses são valores até aos quais se pode abater no valor do ISV, logo qualquer carro com um ISV abaixo desses valores não consegue abater o incentivo na integra.
                                                    Quem mais necessita, em principio, opta por carros pequenos e baratos como por exemplo:

                                                    Suzuki Splash
                                                    PVP 13.116,00 €
                                                    Preço Base 9.792,60 €
                                                    ISV 357,40 €

                                                    Neste caso o abate não ultrapassará os 357,40€... mas há mais casos:

                                                    Citroen C1
                                                    PVP 9.317,04 €
                                                    Preço Base 7.471,00 €
                                                    ISV 293,20 €

                                                    neste o incentivo fica-se pelos 293,20€.

                                                    Para se conseguir usufruir mais do incentivo e ficar abaixo das 140gr/Km temos que começar a aumentar a parada:

                                                    Ibiza 1.4 TDi
                                                    PVP 18.490,00 €
                                                    Preço Base 12.385,33 €
                                                    ISV 2.318,00 €

                                                    Neste caso já se consegue utilizar todo o incentivo... mas, embora melhor, fica mesmo assim mais caro que o segmento anterior, o mesmo se passa com o seguinte:

                                                    Golf 1.9 TDi 105cv
                                                    PVP 27.108,82 €
                                                    Preço Base 17.033,56 €
                                                    ISV 5.306,50 €

                                                    Ou seja, quem realmente estaria interessado em trocar o seu charuto velho por um carrito novo e baratinho (segmento A base)... pode tirar daí o sentido pk o incentivo não é para eles.
                                                    Mais uma vez se trata de uma "ajuda" que não se destina aos que mais precisam.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não comprem carros novos, mais cedo ou mais tarde o estado vai ter que ceder, a galinha dos ovos de ouro esta a acabar pois não se vendem automoveis novos, menos imposto mais vendas e mais dinheiro para o estado, isto no meu ponto de vista pois as calculadoras deles não são bem iguais á minha

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mugentyper Ver Post
                                                        Não comprem carros novos, mais cedo ou mais tarde o estado vai ter que ceder, a galinha dos ovos de ouro esta a acabar pois não se vendem automoveis novos, menos imposto mais vendas e mais dinheiro para o estado, isto no meu ponto de vista pois as calculadoras deles não são bem iguais á minha
                                                        Não é por aí.
                                                        Podem sempre transferir parte da carga fiscal para o ISP e para o IUC e vão lá buscar tudo na mesma... ou ainda mais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                                          E reduzir o IA? Não vai?.....
                                                          Reduzir?? Ou acabar com o IA (ISV), ou com o IVA!!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                                            O pior disto tudo é que esses são valores até aos quais se pode abater no valor do ISV, logo qualquer carro com um ISV abaixo desses valores não consegue abater o incentivo na integra.
                                                            Quem mais necessita, em principio, opta por carros pequenos e baratos como por exemplo:

                                                            Suzuki Splash
                                                            PVP 13.116,00 €
                                                            Preço Base 9.792,60 €
                                                            ISV 357,40 €

                                                            Neste caso o abate não ultrapassará os 357,40€... mas há mais casos:

                                                            Citroen C1
                                                            PVP 9.317,04 €
                                                            Preço Base 7.471,00 €
                                                            ISV 293,20 €

                                                            neste o incentivo fica-se pelos 293,20€.

                                                            Para se conseguir usufruir mais do incentivo e ficar abaixo das 140gr/Km temos que começar a aumentar a parada:

                                                            Ibiza 1.4 TDi
                                                            PVP 18.490,00 €
                                                            Preço Base 12.385,33 €
                                                            ISV 2.318,00 €

                                                            Neste caso já se consegue utilizar todo o incentivo... mas, embora melhor, fica mesmo assim mais caro que o segmento anterior, o mesmo se passa com o seguinte:

                                                            Golf 1.9 TDi 105cv
                                                            PVP 27.108,82 €
                                                            Preço Base 17.033,56 €
                                                            ISV 5.306,50 €

                                                            Ou seja, quem realmente estaria interessado em trocar o seu charuto velho por um carrito novo e baratinho (segmento A base)... pode tirar daí o sentido pk o incentivo não é para eles.
                                                            Mais uma vez se trata de uma "ajuda" que não se destina aos que mais precisam.
                                                            E mesmo nesse segmento, só se for a gasoil, porque um carro a gasolina superior ao segmento A ultrapassa quase sempre as 140g de CO2 e já não há desconto...

                                                            Comentário

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