Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hipers com 4% do mercado de combustíveis.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Hipers com 4% do mercado de combustíveis.

    Os hipermercados e as suas bombas de combustíveis já têm uma quota de mercado de 4%. A Galp é uma das principais afectadas.
    Com cerca de uma centena de postos de combustível, os hipermercados e as marcas brancas estão a ganhar espaço no mercado, o que começa a preocupar as petrolíferas.

    Apesar de possuir um acordo com o Continente que permite oferecer, aos clientes do grupo de distribuição de Belmiro de Azevedo, preços reduzidos no abastecimento de combustível, a Galp tem sido penalizada, nos últimos anos, pela agressividade dos hipermercados a nível nacional, refere o «Diário Económico».

    Constrangimento a que se junta outro problema: a estreita margem comercial obtida com este tipo de negócio.

    De acordo com as estimativas da Galp, o gasto médio mensal actual em combustível por indivíduo nos hipermercados, cerca de 50 euros, aproxima-se já muito do valor registado nos postos da petrolífera, cerca de 58 euros.

    E o cenário tende a agravar-se se não for intensificada a política comercial e de marketing da Galp, afirmou ao Diário Económico fonte da empresa. Até porque a este constrangimento se junta os objectivos ambiciosos da sua concorrente mais directa: a Repsol. A petrolífera espanhola já deixou bem claro que quer alcançar, nos próximos três anos, cerca de 25% do mercado. Oficialmente a Repsol admite que a sua quota oscila entre os 18% e 20%.


    Tenho cá uma pena deles...[8]

    #2
    A politica da galp é perfiro ganhar 10 vendendo uma unidade a 10 enquanto os hipers perferem ganhar 10 vendendo 10 unidades a 1. É a unica diferença que existe entre eles.

    Com os preços altos começa a cair o preconceito acerca dos combustiveis dos hipers e cada vez mais gente abastece lá.

    Agora que começa a doer no bolso é que se lembraram que as bombas dos hipers existem.

    Comentário


      #3
      Pois...tudo muito bonito, mas 70 % ou mais dos portugueses não têm uma bomba de Hiper a preços da chuva perto de casa...

      A mim o que me vale é ter desconto na BP dos vales do Jumbo...

      Comentário


        #4
        Tenho pena é de não existir nada na minha zona (Sintra/Cacem), que eu saiba.

        Comentário


          #5
          que peninha que eu tenho da galp e demais marcas de combustiveis!

          Comentário


            #6
            Era acabar com esses mafiosos
            Só andamos a encher o cuzinho a compinchas do nosso governo.
            quando se sai do governo, o tacho seguinte é a Galp.
            Algum cargo na administração e kem paga o vencimento desses animais...???
            NOS....NOS....NOS...

            [8)][8)][8)][8)][8)][8)]

            Comentário


              #7
              quanto as gasolineiros dos hipers deixo-vos apenas um aviso...
              a nha namorada na altura tinha um corsa c 1.0cc (ha cerca d 1 ano atras) e ia abastecer toda contente ao forum montijo, iamos aproveitar e encher o tanque com gasosa mais barata 10 CENTIMOS. td 5 estrelas ate ao dia k o carro começou a dar problemas, e uns puxam por outros, entre o carro j nao vir mt bom d origem (mm da fabrica). verificaram o veiculo varias vxes e d cada vex k ia la verificavam algo novo, tipo tentativa-erro, tenta outra...

              qual nao foi o espanto dela kd o mecanico lhe telefona e diz:
              mec - " costumas por gasosa no forum montijo ou na repsol? "
              ela - " sim, no forum pk? "
              mec - " tens o deposito da gasolina cheio de petroleo puro "
              ela - " ?????? "
              mec - " sim basicamente o teu carro parecia-t fazer consumos mais altos mas nao, o teu carro faz os consumos ideais, so k parecia k tinhas mais gasosa e k ela sumia depressa pk tens as paredes do tanque cheias disto "
              ela - " mas as gasolinas nao sao =s ? "
              mec - " veem todas do mm sitio, umas sao inicio d deposito outras do fim mas para serem vendidas mais baratas nao axas k tem k haver algo k kompense o facto d elas serem assim ? "

              moral da historia, tanke d 40 litros k so tava a levar 35 no max, consumos exurbitantes (ou nao), gasolina num estado lastimoso


              mas levanta-se a duvida:
              - as gasolinas k vao para ttodas as gasolineiras nao sao =s ?
              - qual a principal diferença para as dos hipermercados ?
              - serao aditivadas ou mal filtradas na concepçao, dai serao + baratas ?
              - ou sera k ela teve o azar d apanhar 2 ou 3 vexes os depositos d kk gasolineira no fim e apanhar com o lixo todo?

              MAS A MELHOR DELAS E

              - sera k vale a pena poupar centimos d cada vex k s vai a bomba da gasolina, poupando por ano medias astronomicas mas k dps as reparaçoes do carro, derivadas a combustiveis nao proprios compensa?

              o k e barato as vexes sai caro. lembrem-se disso

              Comentário


                #8
                Migo o problema nã era da gasolina--[8)]
                Eu tive um corsa 1.0 nunca lhe pus gasolinas nos hipermercados e o carro fazia a mesma merd**
                O problema é do carro k nã vale 1 Ku
                Assim k pude despachei o meu....[8][8][8]

                Comentário


                  #9
                  Mas o problema não é das marcas...

                  Quem tem levantado muitos entraves à comercialização de combustíveis em hipers é a ANAREC...

                  Se não fossem estes FDP, a quaota seria mais elevada...

                  Comentário


                    #10
                    Parece que muita genta ainda não percebeu uma coisa, as bombas dos hipers não precisam de fazer trafulhice para ganharem dinheiro.

                    A eles o que lhes interessa é ter rotação de produto, ganham mais dinheiro vendendo rápidamente o que têm, do que ganhar mais por litro mas vender só algum tempo depois.

                    E quanto às queixas que possam existir sobre a qualidade da gasolina posso dizer que antes de existirem bombas nos hipers, uma das vezes que fui com o carro à revisão o recepcionista, que era meu conhecido, perguntou-me se tinha notado o carro a falhar, a gastar mais ou com dificuldade na resposta do motor? Isto porque já tinham aparecido vários carros a queixar-se disso. retiraram uma amostra do combustivel e deixaram repousar, sem exagero quase um terço era agua. Na altura não existiam bombas nos hipers. Por exclusão de partes descobriram qual era a bomba que estava a vender combustivel adulterado e curiosamente era uma bomba recente e de uma marca conceituada que aqui é defendida de unhas e dentes.

                    Por isso deixem-se de ilusões que os combustiveis dos hipers são piores que os outros.

                    E um conselho quando um mecânico vos perguntar que combustivel metem não digam que metem nos hipers para ver o que eles dizem. O MITO que os combustiveis dos hipers são piores que os outros enraizou-se de tal forma que é a desculpa perfeita para as avarias que apareçam e que eles não sabem diagnosticar.

                    E para terminar o meu carro vai agora fazer 250.000 kms, leva sempre do mais barato que houver, normalmete em Aveiro é Jumbo e se for a Lisboa leva do E.Leclerc do Montijo. Problemas pelo combustivel, disso nunca apareceu. E para alem disso por vezes levava do Intermarché e do Carrefour. Curiosamente poucos litros de Galp levou [8D], só mesmo em ultimo caso é que levava da Galp.

                    Ah e já agora para uma imensa maioria do forum o meu carro é considerado uma sucata, uma arrastadeira, motor fraco, etc... mas fica o registo Renault Clio II 1.9d ano 2000, 249.985 kms, sem nenhum problema mecânico grave a apontar até hoje.

                    Comentário


                      #11


                      uns preocupam-se em vender ao melhor preço, outros preocupam-se com isto:

                      "menos ais, menos ais, quero muito mais" (dinheiro, claro está)

                      o dinheiro das bombas dos hipers não vai para propagandas da treta, nem para pagar ordenados de ex-ministros incompetentes

                      Eu na GALP, só meto que chegue para dar até à bomba seguinte

                      Comentário


                        #12
                        Por acaso o meu pai foi meter gasolina na 6a feira no carreforur do montijo.

                        Nao teve quaisquer problemas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Bskyb Ver Post
                          Os hipermercados e as suas bombas de combustíveis já têm uma quota de mercado de 4%. A Galp é uma das principais afectadas.

                          Com cerca de uma centena de postos de combustível, os hipermercados e as marcas brancas estão a ganhar espaço no mercado, o que começa a preocupar as petrolíferas.

                          Apesar de possuir um acordo com o Continente que permite oferecer, aos clientes do grupo de distribuição de Belmiro de Azevedo, preços reduzidos no abastecimento de combustível, a Galp tem sido penalizada, nos últimos anos, pela agressividade dos hipermercados a nível nacional, refere o «Diário Económico».

                          Constrangimento a que se junta outro problema: a estreita margem comercial obtida com este tipo de negócio.

                          De acordo com as estimativas da Galp, o gasto médio mensal actual em combustível por indivíduo nos hipermercados, cerca de 50 euros, aproxima-se já muito do valor registado nos postos da petrolífera, cerca de 58 euros.

                          E o cenário tende a agravar-se se não for intensificada a política comercial e de marketing da Galp, afirmou ao Diário Económico fonte da empresa. Até porque a este constrangimento se junta os objectivos ambiciosos da sua concorrente mais directa: a Repsol. A petrolífera espanhola já deixou bem claro que quer alcançar, nos próximos três anos, cerca de 25% do mercado. Oficialmente a Repsol admite que a sua quota oscila entre os 18% e 20%.

                          Tenho cá uma pena deles...[8]
                          Marcas brancas actualmente a actuar no mercado de abastecimento ronda a quota dos 30% do mercado e a representação dos designados hipermercados ronda a casa dos 10%, e a tendência é para subir!

                          O consumidor agradece.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                            Marcas brancas actualmente a actuar no mercado de abastecimento ronda a quota dos 30% do mercado e a representação dos designados hipermercados ronda a casa dos 10%, e a tendência é para subir!

                            O consumidor agradece.

                            Comentário


                              #15
                              Combustíveis: Postos em hipermercados atraem automobilistas

                              Terça-Feira, 27 Maio de 2008


                              Hoje em dia a quota de mercado das grandes superfícies comerciais é de cerca de 10 por cento, mas perante as constantes subidas dos preços dos combustíveis (em Portugal o preço aumentou desde 31 de Janeiro 12 cêntimos no gasóleo e 11 cêntimos na gasolina), é crível que as suas vendas subam ainda mais. Já a quota de mercado das chamadas marcas brancas é de cerca de 30 por cento e, tal como as anteriores, tem registado um crescimento significativo nos últimos tempos.

                              Algumas das superfícies mais baratas são os postos de abastecimento Jumbo, que conta actualmente com oito gasolineiras em todo o país: Aveiro, Castelo Branco, Gondomar, Alverca, Almada, Viseu, Palmela e Alfragide. Miguel Costa, o responsável da Área de Negócios das Gasolineiras da cadeia, diz que a estratégia da rede de postos de combustível é praticar os preços mais baixos das regiões onde estão instalados. O posto mais antigo desta cadeia é o de Aveiro, que abriu em Julho de 2005, e desde então regista um movimento superior aos restantes postos de combustíveis da cidade, apesar de estes terem reagido com promoções várias para contrariar a concorrência que o hipermercado veio fazer-lhes.

                              Diariamente registam-se filas constantes para abastecer, provocando sérios problemas de congestionamento de trânsito que prejudicam, inclusive, os acessos ao hipermercado.

                              Ao contrário das outras gasolineiras, a escalada de preços não se faz sentir, pelo contrário, o movimento tem até aumentado. Para Miguel da Costa, a razão é evidente. Quanto maior for o preço, mais apetência se verificará pelas superfícies de preços mais reduzidos.

                              Sociedade civil mobiliza-se


                              Os preços dos combustíveis e os sucessivos aumentos são cada vez mais um alvo dos cidadão portugueses. Os visados são as grandes petrolíferas, mas principalmente a Galp, que controla a maior rede de retalho.
                              Os meios de comunicação mais utilizados são a Internet e as mensagens de texto de telemóveis. Os recados são sempre do mesmo tipo: "ouvimos dizer que o preço da gasolina vai subir até próximo de 1,70 euros o litro até ao Verão. A única maneira de vermos o preço da gasolina baixar é tocar-lhes onde mais lhes dói: as suas carteiras!". Esta semana, especialmente, as mensagens de boicote às petrolíferas parecem ter-se multiplicado.

                              Talvez por isso, ou não, a Galp recuou na pretensão de acompanhar nova subida dos combustíveis esta semana, no gasóleo em três cêntimos por litro e na gasolina em dois cêntimos. Uma alteração que chegou a ser comunicada pela companhia aos revendedores através de SMS ou por correio electrónico. Publicamente a justificação foi que tal deveu-se a uma falha de comunicação, porém as dúvidas subsistem sobre a veracidade desta posição oficial da companhia.

                              Na Europa, existem outros casos de boicotes deste tipo. Há oito anos, por exemplo, em Setembro de 2000, camionistas, taxistas e trabalhadores rurais espanhóis reuniram-se e boicotaram o consumo de combustível da Repsol, a primeira petrolífera do país. Na mesma altura, os franceses, que sofriam do mesmo mal, fizeram o mesmo e bloquearam as refinarias de petróleo e os depósitos de combustível em todo o País. O objectivo era travar a escalada de preços, muito semelhante ao que está a acontecer hoje em dia em Portugal. Depois do 17º aumento dos combustíveis este ano, parece que os portugueses procuram seguir o exemplo e já circulam e-mails a contar os casos e a apelarem ao boicote.

                              Entretanto, quinta-feira o crude estabeleceu novos máximos ao ultrapassar a barreira dos 135 dólares em Nova Iorque e dos 134 dólares em Londres.
                              Galp reduz lucro

                              A Galp Energia terminou os três primeiros meses do ano com um lucro de 109 milhões de euros, uma queda de 8,4% face a igual período do ano anterior. O resultado desfavorável resulta da quebra no segmento de negócio de Refinação e Distribuição devido a quebra nas margens de refinação internacionais e desvalorização do dólar face ao euro, apontada como a principal razão.

                              Em matéria de margem de refinação, a Galp registou uma descida de 47% face ao primeiro trimestre. Um desempenho que a petrolífera nacional justifica com dois movimentos inversos ao nível dos câmbios, a desvalorização do dólar face ao euro, e dos preços das commodities, com os máximos históricos do petróleo. Na refinação e distribuição, o resultado operacional em termos ajustados aos custos de substituição diminuiu cerca de 38 milhões de euros face a trimestre homólogo de 2007, ou 50% em termos relativos.

                              Já as vendas de gás natural aumentaram 32% para um total de 1.471 milhões de metros cúbicos, com o mercado liberalizado a representar 56% daquele volume.
                              Em http://www.mundoportugues.org/content/1/2639/combustiveis-postos-hipermercados-atraem-automobilistas

                              Comentário


                                #16
                                Eu nao acredito que o combustivel em Hipers seja adulterado.

                                Agora o que pode acontecer é:

                                Uma gasolineira vive apenas da combustivel (tipo a Galp) e uma empresa como o Jumbo vive de mais áreas.

                                Ou seja ganham menos na área de combustivel porque têm vários canais de lucro.

                                É que sem abastecer as pessoas deixam de ir aos shoppings etc

                                Comentário


                                  #17
                                  Há aqui na zona uns postos de abastecimento que usam combustível galp (penso que se chama freitas). Já vi várias vezes um camião cisterna com publicidade a essas bombas a encher os tanques a uma bomba da galp aqui na cidade e uma pessoa disse-me há tempos que assistiu a um camião com a mesma publicidade na bomba do continente em Braga. Isto significa que o combustivel é o mesmo, a haver alguma adulteração, é posterior.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por __Eagle__ Ver Post
                                    Há aqui na zona uns postos de abastecimento que usam combustível galp (penso que se chama freitas). Já vi várias vezes um camião cisterna com publicidade a essas bombas a encher os tanques a uma bomba da galp aqui na cidade e uma pessoa disse-me há tempos que assistiu a um camião com a mesma publicidade na bomba do continente em Braga. Isto significa que o combustivel é o mesmo, a haver alguma adulteração, é posterior.
                                    segundo sei, o combustível freitas e continente não tem os aditivos que fazem do combustível galp como "hi-energy".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só 4%?

                                      Esse número não deve estar correcto.

                                      Na minha zona, tenho a ideia que as bombas de marca branca têm uma quota superior a 60% !!!

                                      Por aquilo que eu vejo, as bombas mais baratas (Jumbo, Intermarché, etc) estão quase sempre cheias enquanto as bombas de marca (Galp, BP, etc) estão... às moscas.

                                      Quanto ao mito do combustível dos hipers ser mau... não passa disso mesmo, de um mito. Se fosse verdade, metade do parque automóvel aqui da zona já estava avariado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        Só 4%?

                                        Esse número não deve estar correcto.

                                        Na minha zona, tenho a ideia que as bombas de marca branca têm uma quota superior a 60% !!!

                                        Por aquilo que eu vejo, as bombas mais baratas (Jumbo, Intermarché, etc) estão quase sempre cheias enquanto as bombas de marca (Galp, BP, etc) estão... às moscas.

                                        Quanto ao mito do combustível dos hipers ser mau... não passa disso mesmo, de um mito. Se fosse verdade, metade do parque automóvel aqui da zona já estava avariado
                                        Em 2008 não.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu penso que seja como os voos low cost etc.

                                          A diferenciação está nos preços. Agora como conseguem. Não sei.

                                          As companhias low cost a gente sabe (frotas iguais, aeroportos secundarios).

                                          As bombas low cost não sei o modelo mas de certeza que nao é pela adulteração do produto.

                                          Agora claro pode ser gasolinas com menos detergente, aditivo etc.

                                          No entanto cumpre o minimo por lei. E verdade seja dita os carros tambem nao sao tao sensiveis assim.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas tardes

                                            Aqui vai a minha experiencia dos combustiveis de hipermercado..
                                            Eu com o meu clio dci so metia gasolio na Cepsa ou Bp, ate k a certo momento lembreime em começar a meter em hipermercados, neste caso jumbo, e nao é k ao fim de 2 depositos o carro deitava fumo k metia meto e nao andava.... e se ligasse o AC entao parava... La resolvi começar a meter novamente em bombas normais, e ao fim do segundo deposito o carro estava impec.. Lá andei mais uns tempos, como eu gasto um deposito e o preço dos hipers sao apelativos toca a ir la novamente, la aconteceu o mesmo problema ao fim do segundo deposito... Toca a voltar a ir a bombas decentes, e o carro anda impec.....

                                            Tenho pena k o meu carro seja eskisito e n aceite desses combustiveis

                                            Comentário


                                              #23
                                              Só 4%?!
                                              Afinal, andam-se a queixar dos preços dos combustíveis, a falar de boicotes, etc, e nem sequer aproveitam os combustíveis a preços mais acessíveis?!
                                              Na França, etc os cota dos hipers passa os 50%! Mas isso é lá que são pobres e não tem dinheiro para combustíveis "caros"...... enfim........
                                              Continuem lá com os "mitos"......
                                              Se um produto é caro, é porque é caro; se é barato é porque é adulterado!!!
                                              Já agora não voem em low-cost porque os aviões são do tempo da 2ª Guerra sem condições minímas de segurança e não façam seguros em companhias telefónicas, porque são companhias virtuais e não tem qualquer valor legal!

                                              Alguns até dizem que o combustível dos hipers leva água!!!

                                              Quando se mete combustível num hiper e já se está a pensar que não é tão bom como o "normal", até, se tiveram um furo vão culpar o combustível!!!
                                              Aposto que muitos dos que dizem que há diferenças, se me entregarem o carro para eu atestar (sem saberem qual o combustível que vou meter) e, depois, no fim de gastarem o deposito, se lhes perguntar qual era o combustível que tinha metido, não sabem responder!
                                              Já fiz isto mais que uma vez e o resultado foi exactamente esse (não sabiam)!
                                              E eram daqueles que juravam a pés juntos que haviam grandes diferenças!

                                              Comentário


                                                #24
                                                nunca mais ponho no jumbo, nao quero ser responsavel pela quebra nos lucros da galp, deus me livre de ter de viver cm esse peso na consciencia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Os vossos carros são uma ******!

                                                  Os meus andam a combustivel "branco" há 3 anos e nunca se queixaram.
                                                  No dia em que se queixarem, rifo-os.
                                                  Não estou para alimentar carros esquisitos.

                                                  E se algum dia encontrar algum que carbure urina, nunca mais o vendo!
                                                  (Já vi um a carburar bagaço, ainda andou 1 km...depois não andou mais. )

                                                  Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                  Só 4%?!
                                                  Afinal, andam-se a queixar dos preços dos combustíveis, a falar de boicotes, etc, e nem sequer aproveitam os combustíveis a preços mais acessíveis?!
                                                  A notícia tem 2 anos...


                                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                  nunca mais ponho no jumbo, nao quero ser responsavel pela quebra nos lucros da galp, deus me livre de ter de viver cm esse peso na consciencia.
                                                  Subscrevo!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não tinha reparado que a noticia tem 2 anos!
                                                    De qualquer forma, foi necessario o petroleo aumentar muito para algums pessoas começarem a usar combustiveis dos hipers, o que mostra que, afinal, somos mais ricos do que o que parece....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por reaper Ver Post
                                                      Boas tardes

                                                      Aqui vai a minha experiencia dos combustiveis de hipermercado..
                                                      Eu com o meu clio dci so metia gasolio na Cepsa ou Bp, ate k a certo momento lembreime em começar a meter em hipermercados, neste caso jumbo, e nao é k ao fim de 2 depositos o carro deitava fumo k metia meto e nao andava.... e se ligasse o AC entao parava... La resolvi começar a meter novamente em bombas normais, e ao fim do segundo deposito o carro estava impec.. Lá andei mais uns tempos, como eu gasto um deposito e o preço dos hipers sao apelativos toca a ir la novamente, la aconteceu o mesmo problema ao fim do segundo deposito... Toca a voltar a ir a bombas decentes, e o carro anda impec.....
                                                      Estranho que o meu pai faz cerca de 70.000km por ano grande maior parte deles com combustivel de hipermercado e nunca teve problemas(teve à pco.. enganou-se e meteu gasolina em vez de gasoleo..LOL)

                                                      ahh e é num dci 1.5

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por reaper Ver Post
                                                        Boas tardes

                                                        Aqui vai a minha experiencia dos combustiveis de hipermercado..
                                                        Eu com o meu clio dci so metia gasolio na Cepsa ou Bp, ate k a certo momento lembreime em começar a meter em hipermercados, neste caso jumbo, e nao é k ao fim de 2 depositos o carro deitava fumo k metia meto e nao andava.... e se ligasse o AC entao parava... La resolvi começar a meter novamente em bombas normais, e ao fim do segundo deposito o carro estava impec.. Lá andei mais uns tempos, como eu gasto um deposito e o preço dos hipers sao apelativos toca a ir la novamente, la aconteceu o mesmo problema ao fim do segundo deposito... Toca a voltar a ir a bombas decentes, e o carro anda impec.....

                                                        Tenho pena k o meu carro seja eskisito e n aceite desses combustiveis
                                                        esse carro so pode estar estragado. Uma coisa é fazer mais barulho, por acaso no meu nao noto, mas agora nao andar!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          vou esperar para ver se tem alguma avaria, e logo comento, mas até la vou continuar a por gasolio de bombas ditas "normais", se realmente der raia msm com este combustivel, entao reparo e volta aos hipers...ihihihihih a ver vamos...

                                                          Eu como faço praticamente so auto-estrada noto as diferenças, mas como ja disse esperar para ver,..... Poix se n for do combustivel, ate agradeço, pois ficava mais em conta..lol...

                                                          é k um deposito por semana fica carote... ele ja conta com 153kkm...
                                                          ihihihi
                                                          cumpts

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Uma pessoa que eu conheço já abasteceu um BMW numa bomba de hipermercado e o carro ficou aos soluços.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X