Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Chamada a todos os "crominhos" do GPL... ajudem um noob a comprar carro!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Chamada a todos os "crominhos" do GPL... ajudem um noob a comprar carro!

    Viva a todos!

    Começo por agradecer a todos que tenham a paciencia de me aturar e debater mais uma vez este tópico.

    Antes de mais, gostaria de dizer que ando há duas ou três semanas a ler aqui o forum em busca de informação. Só que ainda não consegui encontrar um tópico de discussão que respondesse às minhas dúvidas de maneira satisfatória

    Quando digo que sou noob, é mesmo isso... de mecânica percebo... bem... zero, não apenas de GPL, de mecânica geral, por isso as vezes perco-me nas discussões.

    Heis a questão...

    Vou em breve, muito brevemente espero, comprar um carrito em segunda mão. Não procuro nem conforto, nem potência, nem pinta, nada disso. Compro carro por absoluta necessidade, apenas. E como tal, pretendo ter o mínimo dos mínimos dos gastos com ele... desde o valor de compra ao saciar da sede kilométrica - Dai a "vontade" de ter um GPL, pois só ouço coisas boas.

    Prevejo fazer entre 800km a 1200km/mes, misto cidade e AE, Porto.

    Eu sei que não ha milagres. Mas uma pessoa bem informada e bem aconselhada tem maior hipoteses de sobrevivencia.

    Tenho um orçamento embarasosamente limitado, e preciso da vossa ajuda.

    Eu sei que comprar um mono é uma questão tanto de sorte (x) inexperiencia!

    Portanto... por favor comentem, opinem e aconselhem. Orçamento de quatro digitos, em que o primeiro algarismo é o número 1.

    Info recolhida;

    1 - GPL, ha essencialmente dois tipos de kits. Aspirado e Sequencial. O sequencial vale a pena, o outro nem por isso pois pode dar muitos problemas.

    2 - É tão seguro andar com GPL como qualquer outro combustível.

    3 - É tão seguro ou inseguro (a nível mecânico) comprar um carro já transformado em GPL, ou seja, por ter GPL à partida não é uma pior escolha

    4 - Na essência, comprar um carro em segunda mão já tranformado é uma boa ideia visto a transformação desvalorizar imenso o carro, logo arranjarem-se melhores negócios. A compra de um cancro é realmente aleatória e nada tem a haver com o GPL

    5- Com GPL é preferivel ter um carro de relativa elevada potencia, visto precisar de menos esforço para andar, logo tem gastos mais baixos tanto em mecanica como consumos (para condução muito leve e visando poupar!)

    6 - GPL vs Diesel compensa sempre (GPL) visto preservar muito mais os motores a longo prazo, gasta menos o oleo, consome mais mas compensa pelo preço do combustível...

    7 - Nada disso! Perante um turbo diesel de confiança (VW, Isuzu, etc) não há discussão. Compra um diesel que dura para sempre.

    8 - Não compres um GPL em segunda mão! Se quiseres, compra um carro a gasolina e transforma-o tu.

    9 - Compra qualquer Volvo com mais de 10 anos a GPL que não te arrependerás (sim, já me disseram isto!)

    10 - Esta-me a escapar algo importante... sou todo ouvidos!

    Muito obrigado!

    #2
    Faz copy paste deste tópico para : Comunidade online de Utilizadores de Autogás / GPL como Combustível Automóvel.

    Por 1999 Euros já se arranja qq coisa a GPL...Vais ter é de ver muitos até encontrares um em bom estado.

    Comentário


      #3
      Pois,

      eu ja conheço esse forum... mas que lá habita, suponho, seja tendencioso e pró GPL.

      Pretendo opiniões gerais, e sinceramente, acho que neste forum ha gente bem melhor informada...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Conguito Ver Post
        Viva a todos!

        Começo por agradecer a todos que tenham a paciencia de me aturar e debater mais uma vez este tópico.

        Antes de mais, gostaria de dizer que ando há duas ou três semanas a ler aqui o forum em busca de informação. Só que ainda não consegui encontrar um tópico de discussão que respondesse às minhas dúvidas de maneira satisfatória

        Quando digo que sou noob, é mesmo isso... de mecânica percebo... bem... zero, não apenas de GPL, de mecânica geral, por isso as vezes perco-me nas discussões.

        Heis a questão...

        Vou em breve, muito brevemente espero, comprar um carrito em segunda mão. Não procuro nem conforto, nem potência, nem pinta, nada disso. Compro carro por absoluta necessidade, apenas. E como tal, pretendo ter o mínimo dos mínimos dos gastos com ele... desde o valor de compra ao saciar da sede kilométrica - Dai a "vontade" de ter um GPL, pois só ouço coisas boas.

        Prevejo fazer entre 800km a 1200km/mes, misto cidade e AE, Porto.

        Eu sei que não ha milagres. Mas uma pessoa bem informada e bem aconselhada tem maior hipoteses de sobrevivencia.

        Tenho um orçamento embarasosamente limitado, e preciso da vossa ajuda.

        Eu sei que comprar um mono é uma questão tanto de sorte (x) inexperiencia!

        Portanto... por favor comentem, opinem e aconselhem. Orçamento de quatro digitos, em que o primeiro algarismo é o número 1.

        Info recolhida;

        1 - GPL, ha essencialmente dois tipos de kits. Aspirado e Sequencial. O sequencial vale a pena, o outro nem por isso pois pode dar muitos problemas.
        Num motor antigo de carburador o aspirado não tem grande problema.

        2 - É tão seguro andar com GPL como qualquer outro combustível.
        Ou mais.

        3 - É tão seguro ou inseguro (a nível mecânico) comprar um carro já transformado em GPL, ou seja, por ter GPL à partida não é uma pior escolha
        Desde que tenha um sistema adequado e o próprio motor for compatível...

        4 - Na essência, comprar um carro em segunda mão já tranformado é uma boa ideia visto a transformação desvalorizar imenso o carro, logo arranjarem-se melhores negócios. A compra de um cancro é realmente aleatória e nada tem a haver com o GPL

        5- Com GPL é preferivel ter um carro de relativa elevada potencia, visto precisar de menos esforço para andar, logo tem gastos mais baixos tanto em mecanica como consumos (para condução muito leve e visando poupar!)

        6 - GPL vs Diesel compensa sempre (GPL) visto preservar muito mais os motores a longo prazo, gasta menos o oleo, consome mais mas compensa pelo preço do combustível...
        Não é assim tão linear... mas regra geral e para baixos orçamentos sim.

        7 - Nada disso! Perante um turbo diesel de confiança (VW, Isuzu, etc) não há discussão. Compra um diesel que dura para sempre.
        Nada dura para sempre, mas pode ser uma belíssima opção.

        8 - Não compres um GPL em segunda mão! Se quiseres, compra um carro a gasolina e transforma-o tu.
        Cada caso é um caso. Um veículo em que a transformação resultou em pleno e da qual conheces as virtudes e defeitos é melhor que uma surpresa. Há carros/sistemas/instaladores temperamentais.

        9 - Compra qualquer Volvo com mais de 10 anos a GPL que não te arrependerás (sim, já me disseram isto!)
        Subscrevo.

        10 - Esta-me a escapar algo importante... sou todo ouvidos!
        Está. 1999 euros já a GPl ou podes instalar tu depois de gastar esta verba no veículo?

        Muito obrigado!
        respostas a bold

        http://www.standvirtual.com/index.ph...how&id=p429137

        Pode sempre dar bandeira, mas com esse orçamento, se for já a gpl...
        Editado pela última vez por mrmike; 20 April 2009, 17:45.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Conguito Ver Post
          Pois,

          eu ja conheço esse forum... mas que lá habita, suponho, seja tendencioso e pró GPL.

          Pretendo opiniões gerais, e sinceramente, acho que neste forum ha gente bem melhor informada...
          Olha que não. Lá há grandes mestres que aqui não existem. E se queres o crominhos do gás qual é o problema de ser tendencioso?lol

          Comentário


            #6
            Vou tentar responder às tuas questão expondo o meu ponto de vista e conhecimento sobre o assunto:

            Originalmente Colocado por Conguito Ver Post
            1 - GPL, ha essencialmente dois tipos de kits. Aspirado e Sequencial. O sequencial vale a pena, o outro nem por isso pois pode dar muitos problemas.
            Correcto, um kit de injecção sequencial é indiscutivelmente melhor, mais fiável e eficiente que um kit aspirado.

            2 - É tão seguro andar com GPL como qualquer outro combustível.
            Contráriamente ao que algumas pessoas pensam e por muito chocante que possa parecer o que vou dizer, é muito mais seguro andar a GPL do que a gasolina ou diesel e passo a explicar o porquê de forma muito genérica: os kits GPL cumprem rigorosas normas de segurança, sendo compostos por valvulas de segurança que bloqueiam o circuito em caso de fuga, os depósitos GPL são muito mais resistentes ao embate e à exposição ao calor e ao fogo, do que qualquer vulgar deposito em chapa dos automóveis. Além disso o depósito tem uma valvula no interior que só permite o enchimento até 80% da sua capacidade para não haver risco de pressão no interior.

            3 - É tão seguro ou inseguro (a nível mecânico) comprar um carro já transformado em GPL, ou seja, por ter GPL à partida não é uma pior escolha
            Desde que a instalação esteja homologada no livrete do carro (o que significa que o carro foi a uma inspecção especial que certifica a correcta instalação do kit), não vejo porquê. Até poderá ser mais vantajoso dependendo do preço do carro.

            4 - Na essência, comprar um carro em segunda mão já tranformado é uma boa ideia visto a transformação desvalorizar imenso o carro, logo arranjarem-se melhores negócios. A compra de um cancro é realmente aleatória e nada tem a haver com o GPL
            O desvalorizar é relativo. Algumas pessoas desvalorizam-no, sobretudo aquelas que não gostam de GPL. Eu pessoalmente na compra de um usado a gasolina valorizo sempre o facto de estar a GPL.

            5- Com GPL é preferivel ter um carro de relativa elevada potencia, visto precisar de menos esforço para andar, logo tem gastos mais baixos tanto em mecanica como consumos (para condução muito leve e visando poupar!)
            Depende do modelo em questão, mas eu pessoalmente vejo o GPL como uma boa oportunidade de poder adquirir um bom carro a gasolina por um baixo preço e ter capacidade para o sustentar.

            6 - GPL vs Diesel compensa sempre (GPL) visto preservar muito mais os motores a longo prazo, gasta menos o oleo, consome mais mas compensa pelo preço do combustível...
            Nem sempre compensa, sobretudo se for num modelo com uma manutenção muito cara. Mas o GPL em muitos casos permite custos por km semelhantes aos de um diesel equivalente.

            7 - Nada disso! Perante um turbo diesel de confiança (VW, Isuzu, etc) não há discussão. Compra um diesel que dura para sempre.
            Isso é um daqueles mitos urbanos que resulta da ilusão de lógica. Muitas pessoas tiram essa conclusão pelo facto de verem mais carros diesel com grandes rodagens do que carros a gasolina, mas há uma explicação obvia para isso...

            8 - Não compres um GPL em segunda mão! Se quiseres, compra um carro a gasolina e transforma-o tu.
            Comprar um carro a GPL em segunda mão, poderá ter a vantagem de o interessado o poder testar antes de o comprar, tendo maior certezas do correcto funcioamento do mesmo a GPL, do que correr o risco de mandar instalar um kit num carro, pois nem sempre todas as instalações de GPL correm bem, muitas vezes devido à pouca experiência do instalador sobre determinado modelo. Além disso estando a instalação feita é dinheiro e tempo que se poupa.

            9 - Compra qualquer Volvo com mais de 10 anos a GPL que não te arrependerás (sim, já me disseram isto!)
            Qualquer carro com mais ou menos de 10 anos é susceptivel de ter ou vir a dar grandes problemas, e os Volvo não são excepção, portanto esse comentário vale o que vale...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Conguito Ver Post
              Pois,

              eu ja conheço esse forum... mas que lá habita, suponho, seja tendencioso e pró GPL.

              Pretendo opiniões gerais, e sinceramente, acho que neste forum ha gente bem melhor informada...
              Estou lá registado à bastante tempo e tenho uma ideia completamente diferente. Lá encontras pessoas bastante experientes e cultas sobre o assunto, para além de que te esclarecem todas as virtudes mas também as desvantagens do GPL. Para quem se quer manter devidamente informado, é o local ideal a consultar.

              Comentário


                #8
                Não quis rebaixar ninguem, expliquei-me mal...

                Suponho que sobre GPL ha lá pessoal mais entendido, é natural... mas como forum especializado só me vão querer ver as partes positivas do assunto.

                Aqui, de uma forma generalista, podem-me por exemplo, fazer-me ver que GPL não seria uma boa escolha...

                Comentário


                  #9
                  Ok...

                  em relação ao kit GPL aspirado de injecção... Isso é uma propriedade do kit em si, ou também depende do carro...

                  Isto é... é um kit que só entra em determinados motores (logo se encontrar um sei que é melhor opção) - ou é apenas um tipo de kit, independentemente do carro a aplicar?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Conguito Ver Post
                    Ok...

                    em relação ao kit GPL aspirado de injecção... Isso é uma propriedade do kit em si, ou também depende do carro...

                    Isto é... é um kit que só entra em determinados motores (logo se encontrar um sei que é melhor opção) - ou é apenas um tipo de kit, independentemente do carro a aplicar?
                    Um kit aspirado nos dias de hoje só serve para carros antigos a carburador. No entanto também é possível instalar em carros mais modernos de injecção, no entanto são pouco eficientes em termos de desempenho.

                    Os kits mais modernos de injecção sequencial são muito mais eficientes e fiáveis porque têm uma gestão electrónica independente para o GPL, sendo compostos por uma centralina e injectores específicos para o GPL.

                    Sendo o GPL um combustivel muito diferente da gasolina, requer uma afinação especifica que no caso dos kits aspirados é muito mais dificil de se conseguir e equilibrar entre o funcionamento a gasolina e o funcionamento a GPL.
                    Com os kits de injecção sequencial esse problema não se coloca uma vez que cada combustivel tem a sua própria gestão independente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Conguito Ver Post
                      Ok...

                      em relação ao kit GPL aspirado de injecção... Isso é uma propriedade do kit em si, ou também depende do carro...

                      Isto é... é um kit que só entra em determinados motores (logo se encontrar um sei que é melhor opção) - ou é apenas um tipo de kit, independentemente do carro a aplicar?
                      respondido

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Conguito Ver Post
                        Ok...

                        em relação ao kit GPL aspirado de injecção... Isso é uma propriedade do kit em si, ou também depende do carro...

                        Isto é... é um kit que só entra em determinados motores (logo se encontrar um sei que é melhor opção) - ou é apenas um tipo de kit, independentemente do carro a aplicar?
                        Eu também sou um curioso do GPL... E a especificação do kit depende do carro onde o vais instalar...

                        Carros de Injecção de 4 cilindros
                        até 190 cv

                        Carros de Injecção de 4 cilindros
                        + de 190 cv

                        Carros de Injecção de 5 cilindros
                        até 190 cv

                        Carros de Injecção de 5 cilindros
                        + de 190 cv

                        Carros de Injecção de 6 cilindros
                        até 190 cv

                        Carros de Injecção de 6 cilindros
                        + de 190 cv

                        Carros de Injecção de 8 cilindros
                        + 230 cv

                        Carros com + de 230 cv

                        Esta tabela é retirada do site de um instalador e reflecte o tipo de distinção que existe, quer de cilindros ou mesmo em termos de potência.

                        Comentário


                          #13
                          Ui...

                          E dar de comer a tanto equino !?!

                          Na poupança está o ganho, e a minha felicidade!

                          Mas este ultimo post é o anterior são contraditorios, certo?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Conguito Ver Post
                            Ui...

                            E dar de comer a tanto equino !?!

                            Na poupança está o ganho, e a minha felicidade!

                            Mas este ultimo post é o anterior são contraditorios, certo?
                            Pois, exactamente por haverem carros com potências e necessidades tão díspares é que há kits que vão desde 0s 1200€, até para cima dos 2500/3000€...

                            Depende do tipo de alimentação, cilindros e potência... (e mais algumas coisas técnicas)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Conguito Ver Post
                              Ui...

                              E dar de comer a tanto equino !?!

                              Na poupança está o ganho, e a minha felicidade!

                              Mas este ultimo post é o anterior são contraditorios, certo?
                              Os 2 posts não são contraditórios. Um complementa o outro.

                              O tipo de kit é o mesmo para todos os motores de injecção.

                              O que o torna um kit de injecção sequencial mais ou menos caro é o motor a que se destina, uma vez que dependo das suas características pode levar mais ou menos injectores, e os injectores pode sem maiores ou menores, assim como há pequenos componentes especificos que variam de carro para carro. Por norma motores grandes e muito potentes levam componentes mais caros.

                              Comentário


                                #16
                                Nem me falem em GPL que hoje apanhei uma desilusão.

                                Queria comprar um Golf V 1.4 FSI 90CV para converter para GPL mas informaram-me do instalador que não é possível realizar a conversão nos carros de injecção directa.

                                Por acaso ninguém me recomenda uma boa viatura do estilo Golf que dê para converter para GPL?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                  Queria comprar um Golf V 1.4 FSI 90CV para converter para GPL mas informaram-me do instalador que não é possível realizar a conversão nos carros de injecção directa.
                                  Errado. Instalador desactualizado. É possível, embora não seja o prato do dia. Melhorei o teu dia?
                                  Editado pela última vez por mrmike; 20 April 2009, 23:51.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mrmike Ver Post

                                    Volvo 940 940 SE, 2.000 EUR, Mira De Aire - Standvirtual

                                    Pode sempre dar bandeira, mas com esse orçamento, se for já a gpl...
                                    Não mexe mais, está encontrado......um Senator Mobile!

                                    Oh Paulo, anda cá ver isto...

                                    Caso te interesse, há por cá um membro com um carro igual e tambem a GPL. Fica aqui o DB.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      Não mexe mais, está encontrado......um Senator Mobile!

                                      Oh Paulo, anda cá ver isto...

                                      Caso te interesse, há por cá um membro com um carro igual e tambem a GPL. Fica aqui o DB.
                                      Xiiiuu... não digas nada, senão qualquer dia o madeirense começa na compra e venda de ferro ao kg...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                        Nem me falem em GPL que hoje apanhei uma desilusão.

                                        Queria comprar um Golf V 1.4 FSI 90CV para converter para GPL mas informaram-me do instalador que não é possível realizar a conversão nos carros de injecção directa.

                                        Por acaso ninguém me recomenda uma boa viatura do estilo Golf que dê para converter para GPL?
                                        Pois...também já li que era possível. Isto do GPL evolui muito rápido. Exemplo? Há um ano todos os instaladores que contactei disseram ser inviável converter o meu carro. Entretanto descobri um igualzinho que anda a GPL na Alemanha há 5 anos!!!! Conclusão: esta semana já 3 instaladores dizem que é possível....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Conguito Ver Post
                                          Não quis rebaixar ninguem, expliquei-me mal...

                                          Suponho que sobre GPL ha lá pessoal mais entendido, é natural... mas como forum especializado só me vão querer ver as partes positivas do assunto.

                                          Aqui, de uma forma generalista, podem-me por exemplo, fazer-me ver que GPL não seria uma boa escolha...
                                          E não deixas de ter a tua razão.

                                          O forum GPL é tudo menos isento, porque um diesel por lá é sempre visto como uma coisa do demo, de pessoas que não usam a cabeça porque não compraram a GPL.

                                          No entanto também existem users mais informados e que são um excelente contributo.

                                          Procurando responder às tuas questões, não há nada de errado com o GPL.
                                          É seguro, é barato e se bem instalado é fiável.

                                          Agora temos de ver alguns aspectos, nomeadamente que o orçamento que tens não permite grandes vôos.

                                          Se pensarmos em 1500 euros, tu não arranjas quase carro nenhum a diesel minimamente em condições. Como já disse noutro tópico, um diesel desse valor vai ser um carro velho, carregado de kms, que tem um potencial gigantesco de ser um fã de oficina.

                                          Honestamente, acho que é muito mais interessante comprar um carro a gasolina desse valor, ou já convertido para GPL.

                                          De facto o GPL não constitui factor de valorização para um carro e muitas vezes até desvaloriza (à semelhança de qualquer carro modificado), mas isso joga a favor de quem quer comprar.

                                          Nesse valor, talvez eu preferisse comprar um já convertido do que para converter. Por um lado, porque a conversão custa isso (e depois onde há o dinheiro para o carro ?), e por outro lado porque problemas de velhice que o GPL possa ampliar vão estar já mais evidentes.

                                          Ou seja, se ele está a trabalhar a GPL e trabalha bem (já com a descarbonização feita), então à partida estará bom.

                                          Aqui só abro um parentesis para determinados modelos/motores com valvulas macias, que podem estar a ser vendidos por terem atingido o máximo de afinação das valvulas, o que implicaria abrir o motor, mas isso são casos mais pontuais (alguns Hondas e japoneses) e mais fáceis de identificar.

                                          Por um orçamento de menos de 2000 euros, eu era bem capaz de preferir um carro a gpl a um diesel.

                                          Tem só em atenção o carro que vais comprar. É que um carro desse valor já tem muitos anos, e se compras um carro com peças caras (como o volvo, por exemplo) podes arrepender-te.

                                          Tenta comprar uma coisa simples já com GPL.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Olha, tens aqui uma hipótese.
                                            Citroën BX , 1.250 EUR, Carriço - Standvirtual

                                            É um BX 14 com 180.000km e GPL já instalado por 1250 negociáveis. Pela aparência do depósito, das fitas de fixação e do comutador eu diria que é um sistema Lovato.

                                            Este modelo em minha casa já fez 200.000km a GPL sem qualquer tipo de problema, excepto uma junta de cabeça queimada pelo meio (que não será imputável directamente ao GPL). Entretanto a mesma instalação de GPL foi trocada para outro BX mais novo que se adquiriu por tuta e meia, e ainda lá anda para servir de carro para voltinhas, carregar coisas, etc. Pela aparência desse do standvirtual eu diria que o instalador é o mesmo.

                                            Muitíssimo fiável, excepto talvez na parte da suspensão pois pode precisar de umas peçitas específicas porque é hidraulica.

                                            Peças há ao pontapé e este motor de 1.4 da PSA encontra-se em qualquer canto. Só lá em casa tenho 6 (3 montados em carros e 3 guardados..)


                                            Para orçamentos muito reduzidos é preciso correr riscos. Se comprares este carro por 1000 euros, sobra-te muito orçamento para reparações eventualmente necessárias.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X