Os motores têm origens diferentes. Os 1.6 diesel provêm da Ford/PSA. Os 2.0 diesel são Mazda. etc etc
Penso que já não pertence a Ford. A Ford tinha 30% das acções, mas a própria Mazda comprou as suas acções sendo agora totalmente independente.
Em relação aos motores apenas o 1.6 Mzr-Cd pertence ao PSA/Ford todos os restantes motores são Mazda.
Recentemente lançou um novo motor 2.2 Mzr-Cd de 185cv e 400N.m de binário e segundo o que se pode ler é um motor bastante bom e agradável de conduzir, com consumo relativamente baixo. Este motor já está disponivel no Mazda6 e tambem vai estar no novo Mazda3 que vai sair no próximo mês.
Para poderes ter mais informação sobre a marca vai: Clube MazdaPT
Penso que já não pertence a Ford. A Ford tinha 30% das acções, mas a própria Mazda comprou as suas acções sendo agora totalmente independente.
Em relação aos motores apenas o 1.6 Mzr-Cd pertence ao PSA/Ford todos os restantes motores são Mazda.
Recentemente lançou um novo motor 2.2 Mzr-Cd de 185cv e 400N.m de binário e segundo o que se pode ler é um motor bastante bom e agradável de conduzir, com consumo relativamente baixo. Este motor já está disponivel no Mazda6 e tambem vai estar no novo Mazda3 que vai sair no próximo mês.
Para poderes ter mais informação sobre a marca vai: Clube MazdaPT
A Ford não vendeu a totalidade das participações que tinha na Mazda, vendeu foi 20% das particiações, ficando ainda a deter 13%.
Quanto à partilha de motores, já foi respondido.
O Mazda 3 também partilha a plataforma usada no Ford Focus e Volvo S/V40.
Já agora, o Mazda 2 usa a mesma plataforma do Fiesta?
Penso que já não pertence a Ford. A Ford tinha 30% das acções, mas a própria Mazda comprou as suas acções sendo agora totalmente independente.
Em relação aos motores apenas o 1.6 Mzr-Cd pertence ao PSA/Ford todos os restantes motores são Mazda.
Recentemente lançou um novo motor 2.2 Mzr-Cd de 185cv e 400N.m de binário e segundo o que se pode ler é um motor bastante bom e agradável de conduzir, com consumo relativamente baixo. Este motor já está disponivel no Mazda6 e tambem vai estar no novo Mazda3 que vai sair no próximo mês.
Para poderes ter mais informação sobre a marca vai: Clube MazdaPT
Tens razão sim senhor, a Ford vendeu uma posição de 20% das suas acções, e a Mazda comprou 7%.
Mazda Y4 engine (called 1.4 MZ-CD or 1.4 CiTD) is rebadged PSA DV4 engine, produced in PSA engine plant in Trémery or Ford engine plant in Dagenham. These 1399 ccm SOHC 8-valve turbo diesel engines with bore 73.7 mm, stroke 82 mm and compression ratio 18.0:1 were shipped to Valencia) (now with Mazda 2 DE to Hiroshima or Hofu plants) and mounted into Mazda 2 DY and Mazda 2 DE together with 5-speed manual transmission. Engine has maximum power 50 kW (68 PS; 67 hp) at 4000 rpm, maximum torque 160 N·m (120 lb·ft) Nm at 1750 rpm.
Engine features:
SOHC belt-driven
aluminium cylinder block with cast iron liners
dual-mass flywheel
drive by wire accelerator pedal
VNT turbocharger, without intercooling
Euro Stage III emission rating (Euro Stage IV with DPF system, catalytic additive in separate 1.8 L tank, refreshed every 60000 km)
Y6
Mazda Y6 engine (called 1.6 MZ-CD or 1.6 CiTD) is rebadged PSA DV6 engine, produced in PSA engine plant in Trémery or Ford engine plant in Dagenham. These 1560 ccm DOHC 16-valve turbo diesel engines with bore 75.0 mm, stroke 88.3 mm and compression ratio 18.3:1 are shipped to Hiroshima and mounted into Mazda 3 Axela and Mazda 2 DE in three versions together with 5-speed manual (Getrag-Ford developed, J65M-R) or 4-speed automatic "Activematic" transmission:
66 kW (90 PS; 89 hp) at 4000 rpm, 215 N·m (159 lb·ft) Nm at 1750 rpm
66 kW (90 PS; 89 hp) at 4000 rpm, 205 N·m (151 lb·ft) Nm at 2000 rpm mounted in Mazda 2 DE
81 kW (110 PS; 109 hp) at 4000 rpm, 240 N·m (180 lb·ft) Nm at 1750 rpm
Engine features:
DOHC belt-driven
aluminium cylinder block with cast iron liners
dual-mass flywheel
second generation Boschcommon rail injection system with pilot injection phase and 1600 bar pressure
É...com o simbolo da Mazda á frente os componentes avariam menos...!! Quando têm o simbolo da Ford, Peugeot, Citroên ou Volvo avariam mais...
Mas tens dúvidas que o que disseste é verdade! Os componentes são mazda só o bloco é PSA pelo que a probabilidade de avariar é menor, pois esses blocos são reputados já os componentes dependem do fabricante....e todos sabemos a reputação dessas marcas que citaste
Editado pela última vez por betus; 22 April 2009, 18:04.
Comentário