Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alterações - Mudar sem saber o que se faz

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alterações - Mudar sem saber o que se faz

    Se andarmos a vaguear pelo imensos fóruns monomarca que há pela "internet portuguesa", reparamos que os donos fazem muitas alterações aos carros, sejam estéticas, tecnológicas ou mecânicas.

    As duas primeiras partes são uma questão de gosto e que em nada influenciam o funcionamento dos carros, sendo que até já vi muitas alterações de bom gosto.

    O que mais me intriga são as alterações mecânicas. Podemos começar a falar das repros, em que muitas casos as fotos conseguem documentar a quantidade de fumo que aqueles escapes emanam. Não sou contra as repros, mas faz-me imensa confusão que depois se postem, orgulhosamente, videos de carros que fazem imenso fumo. Será que não lhes pesa na consciência?
    Claro que também há gajos inteligentes e que têm carros a andar bem sem muito fumo.

    A seguir, há coisa que acontece em todos os sítios que visitei. Quando alguém abre um tópico de um carro de origem, aparecem logos uns quantos a dizer: "manda isso pó chão, parece um jipe". E têm de ser rebaixamentos de 50 mm, pois isso é que é à homem, como dizem eles.

    Este assunto tem outras ramificações. Primeiro, a razão para se rebaixar um carro é a estética. Logo, como o que interessa é rebaixar, recorre-se a material de qualidade duvidosa. São raros os casos de pessoal a fazer as coisas como devem ser feitas, recorrendo a material de qualidade.

    Se fazendo com material de qualidade e com pouca dureza as perdas no conforto já são notórias, como serão nestes casos feitos com material manhoso? Normalmente, falamos de carros usados no dia-a-dia, por isso imagino como será andar nestes carros.

    Fará sentido andar com um Clio, um Serie 3 ou um A4 todo rebaixado?

    Nos carros de tuning e que só servem para exibir em concentrações, é perfeitamente normal que a estética seja o ponto mais importante, já nestes casos...
    Nem vou falar como será o comportamento dinâmico...

    Depois, temos a questão das jantes. Um 206 ou um Clio têm de ter jantes de 16, no mínimo, e um Serie 3 ou um A4 têm de ter jantes de 18 ou até 19.

    Juntar aqueles rebaixamentos a jantes destas dimensões deverá dar um belo resultado.

    Como saberão, passar de jantes de 16 para 18 ou 19 implica um gasto muito maior de dinheiro quando se troca de pneus. Por isso mesmo, se pesquisarem, encontram muita gente a montar pneus Federal, Marshal, Nankang e etc em jantes grandes.
    Ponho umas jantes grandes, mas depois não tenho dinheiro para por pneus como deve ser?
    Onde é que fica a segurança? Será que estas pessoas percebem alguma coisa de automóveis?

    O que é que vocês deste mundo e da forma como se fazem estas alterações?

    #2
    Acho ridiculo...
    Acho que se dá demasiada importancia a packs M e kits AMG
    Acho que se da demasiada importancia às jantes
    " " A peliculas
    a frisos da cor da carroceria, etc...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
      Se andarmos a vaguear pelo imensos fóruns monomarca que há pela "internet portuguesa", reparamos que os donos fazem muitas alterações aos carros, sejam estéticas, tecnológicas ou mecânicas.

      As duas primeiras partes são uma questão de gosto e que em nada influenciam o funcionamento dos carros, sendo que até já vi muitas alterações de bom gosto.

      O que mais me intriga são as alterações mecânicas. Podemos começar a falar das repros, em que muitas casos as fotos conseguem documentar a quantidade de fumo que aqueles escapes emanam. Não sou contra as repros, mas faz-me imensa confusão que depois se postem, orgulhosamente, videos de carros que fazem imenso fumo. Será que não lhes pesa na consciência?
      Claro que também há gajos inteligentes e que têm carros a andar bem sem muito fumo.

      A seguir, há coisa que acontece em todos os sítios que visitei. Quando alguém abre um tópico de um carro de origem, aparecem logos uns quantos a dizer: "manda isso pó chão, parece um jipe". E têm de ser rebaixamentos de 50 mm, pois isso é que é à homem, como dizem eles.

      Este assunto tem outras ramificações. Primeiro, a razão para se rebaixar um carro é a estética. Logo, como o que interessa é rebaixar, recorre-se a material de qualidade duvidosa. São raros os casos de pessoal a fazer as coisas como devem ser feitas, recorrendo a material de qualidade.

      Se fazendo com material de qualidade e com pouca dureza as perdas no conforto já são notórias, como serão nestes casos feitos com material manhoso? Normalmente, falamos de carros usados no dia-a-dia, por isso imagino como será andar nestes carros.

      Fará sentido andar com um Clio, um Serie 3 ou um A4 todo rebaixado?

      Nos carros de tuning e que só servem para exibir em concentrações, é perfeitamente normal que a estética seja o ponto mais importante, já nestes casos...
      Nem vou falar como será o comportamento dinâmico...

      Depois, temos a questão das jantes. Um 206 ou um Clio têm de ter jantes de 16, no mínimo, e um Serie 3 ou um A4 têm de ter jantes de 18 ou até 19.

      Juntar aqueles rebaixamentos a jantes destas dimensões deverá dar um belo resultado.

      Como saberão, passar de jantes de 16 para 18 ou 19 implica um gasto muito maior de dinheiro quando se troca de pneus. Por isso mesmo, se pesquisarem, encontram muita gente a montar pneus Federal, Marshal, Nankang e etc em jantes grandes.
      Ponho umas jantes grandes, mas depois não tenho dinheiro para por pneus como deve ser?
      Onde é que fica a segurança? Será que estas pessoas percebem alguma coisa de automóveis?

      O que é que vocês deste mundo e da forma como se fazem estas alterações?
      Não, não têm capacidades para mais.

      Comentário


        #4
        Eu alterei o meu carro no sentido de o melhorar dinâmicamente. Sabia que era uma questão de compromisso, e iria perder conforto.

        Falei com pessoas entendidas, pesquisei opiniões de terceiros na internet, e escolhi o material que (dentro do meu orçamento) melhor se enquadrava neste contexto.

        Actualmente estou bastante satisfeito com o resultado, e já o tenho assim há 1 ano.


        O próximo passo será meter jantes de liga leve, e aí vou ter o cuidado de usar medidas homologadas pela marca, para não afectar o equilibrio dinâmico do carro.


        Se estes cuidados tiverem na base destas escolhas, o resultado é sempre bom.

        Comentário


          #5
          Pessoalmente prefiro alterações "de série"...ou seja, quando se adquire um carro com jante 16 de série, opto sempre pelas opcionais maiores se estiverem disponíveis.

          Ainda assim, compro pneus minimamente decentes.

          É a única alteração que faço questão de ter. Uma jante maiorzinha e que seja agradável esteticamente pode fazer maravilhas pela estética de um automóvel.

          Vejamos:







          Comentário


            #6
            Tambem acho que as pessoas endeusam o xenon

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por erocha Ver Post
              Tambem acho que as pessoas endeusam o xenon
              Por acaso estava disponivel como opção quando adquiri o meu carro.....assim que me disseram que xenon + lava faróis eram 650€ cag*ei logo para o xenon....

              O lava faróis sozinho (sem estar agregado ao xenon) custou 50€...

              Rebaixamentos, filtros e admissões XPTO, repros e ailerons....não obrigado! Prefiro como vem do stand.

              Comentário


                #8
                Para mim a única modificação que poderá ter algum interesse é o sistema de travagem, quanto ao resto dispenso . . .

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                  Tambem acho que as pessoas endeusam o xenon
                  Fala com o Momentos. 50% dos posts dele incluem "devias meter xenon".

                  Acho que as alterações bem feitas, com moderação de parâmetros e com capacidade económica para colocar bom material e mantê-lo são algo muito intererssante. Raro, mas interessante.

                  Há algumas pessoas do mundo virtual que são enciclopédias, e tendo posses para isso fazem alterações de vários níveis, que convertem bons carros em máquinas ainda melhores.

                  Agora, comprar a A4 1.9TDI com o motor + fraco, importada no limite máximo da capacidade económica, chipada para + 50 cv à custa de muito fumo, com as jantes de 18" mais baratas que se arranjaram, calçadas com pneus em 2ª mão Matador/Sava, xenon plug in sem nivelador e as demais coisas, apêndices fibrados sem critério estético nenhum...

                  Comentário


                    #10
                    Acho que por vezes e vendo o caso de muitas repros, a malta mete só cavalos e não dimensiona o resto ao acréscimo de performances, ou seja suspensão, travões, arrefecimento, etc.,... verifica-se o que o JGTB diz, a malta faz as coisas ou porque é moda, ou só porque a maioria diz...

                    E depois há o pessoal que faz as coisas com pés e cabeça, e os resultados até são bem interessantes...

                    E os rebaixamentos e jantes maiores, têm mais uma intenção estética do que a melhoria do desempenho dinâmico. Eu falo por mim, já venho a equacionar uns amortecedores melhores e molas mais duras e ligeiramente mais baixas, mas o medo de estragar o equílibrio que tenho, tem-me impedido de avançar nesse sentido, se ao menos se pudesse testar antes de comprar...

                    Comentário


                      #11
                      Assunto muito pertinente, nomeadamente neste fórum.

                      Mais ainda, dizes que as modificações estáticas são apenas dependentes de gostos pessoais e que não implicam uma diminuição de segurança. Mas eu já levantei esta questão várias vezes: As marcas fazem os pára-choques com materiais e com uma rigidez estudada para que não magoem tanto em caso de atropelamento, por exemplo. Quem é que me garante que um pára-choques feito de gesso, ou até desses do mundo tunning garantem a segurança dos de fábrica?

                      É apenas um exemplo que o exterior do automóvel também tem implicações na segurança!

                      Comentário


                        #12
                        Concordo com a opinião do primeiro post.

                        Eu tive um carro onde experimentei de tudo, mudando motor (por um maior), travões (discos e bombas), jantes (13, 14, 15), suspensões (molas , amortecedores, barras estabilizadoras), escapes, filtros, aditivos e sei lá mais o quê.

                        A primeira conclusão que tiro de toda essa experiência é que em termos financeiros não se justifica. Não adianta tentar transformar o carro A no carro B. Fica mais barato e melhor comprar logo o B.

                        Separando por partes, a minha experiência foi esta:

                        - Jantes: Com o aumento de diâmetro (mesmo compensando no pneu) veio sempre um descréscimo de performance e um acréscimo da dificuldade de travagem. A maior parte das pessoas troca de jantes e ignora os efeitos que isso tem no andamento, nos consumos, na travagem e mesmo na dinâmica. É que não é garantido que um carro por ter jantes maiores e pneus mais largos vá agarrar muito mais em curva. Existe um limite para o que a geometria da direcção e suspensão permite, e certamente que esses limites são quebrados quando se monta jante 16 ou 17 num civic de 96 (por exemplo).
                        Depois ainda existe um stress mecânico muito superior, desde rolamentos à suspensão e direcção. Uma jante 18 montada num A4 quase não tem pneu, e não existe amortecimento dos buracos. As pancadas passam directamente para os componentes mecânicos.
                        No C4 (que vem de origem com jante 17), já noto alguns barulhos de suspensão / direcção em piso mau, fruto desse stress.

                        Ou seja, escolhe-se as jantes em função da estética, não do resultado final real.

                        Suspensão: Muitas pessoas querem rebaixar o carro por motivos estéticos, confiando na teoria (que é isso mesmo) que um carro mais baixo se comporta melhor.
                        Voltando à experiência que tive, eu rebaixei no passado um clio I em 4 cm.
                        O resultado foi que de facto o carro adornava menos...
                        ...mas também tinha menos grip.
                        Ou seja, existia uma vantagem notória de uma menor transferência de massas, mas o grip em absoluto reduziu. É que parecendo que não, enquanto um carro se "inclina" está a produzir mais força nas rodas do exterior da curva.
                        A travagem também piorou, porque a suspensão muito rija fazia a frente saltar mais perante as irregularidades da estrada.
                        Tive essas molas uns meses e voltei às originai. A seguir vendi a um mecânico amigo meu, que andou uns meses e tirou também.

                        Talvez no autódromo estas modificações tivessem sido excelentes, mas na estrada eram péssimas.

                        Claro que com material de qualidade é perfeitamente possível efectivamente melhorar o comportamento (prejudicando o conforto), mas o equilíbrio dinâmico de um carro é uma coisa complexa, e raramente vi alguém a assumir que após rebaixar o carro tinha ficado pior, apesar de muitas vezes ficar.


                        Hoje, e depois das diversas experiências que tive e fiz, prefiro sempre as modificações OEM. Ou seja, se quero rebaixar um A4, faço-o com as molas sport de origem, que foram efectivamente estudadas pela marca para o efeito. Não se trata de um construtor generalista de molas (que nem sei se são efectivamente testadas nos carros), mas sim de uma solução estudada.
                        Se tenho um BMW, vou para a suspensão M ou da BMW Performance.

                        Do que já experimentei em soluções OEM, os resultados são sempre muito bons.

                        Agora, mudar suspensões "a metro", não obrigado.
                        Aliás, eu concordo com as restrições de IPO (e legais) no que diz respeito a pneus e suspensão.

                        Há muita gente que modifica por ficar bonito, e nem faz ideia do que está a fazer à segurança do carro.

                        Comentário


                          #13
                          eu acho que depende dos carros. por um lado se comprasse um clio III tinha que o rebaixar porque acho que o carro vem exageradamente alto, mas tinha que me informar bem o que comprar e como montar, para as coisa ficarem decentes. por outro se comprasse um serie1 kit M não mexia rigorosamente em nada. mas concordo contigo quanto muita gente mexe nas coisas porque sim, e porque é moda...
                          Editado pela última vez por sarapatanas; 23 April 2009, 13:21.

                          Comentário


                            #14
                            Concordo com tudo o que o JGTB disse.

                            Também passo por vezes em fóruns "monomarca", e de facto a ideia que se tem é que "o carro é fixe" se tiver jante 19", o rebaixamento é obrigatório, uns pózinhos a mais, etc ...
                            Se assim não for já não é grande coisa

                            Eu próprio quando mudei as jantes do meu, muitos logo me disseram que aquilo só ficaria "a matar" com o rebaixamento do carro.
                            É lógico que cada um sabe de si, e em muitos carros essas mods até são eficientes, e melhoram o comportamento do carro, mas há outros que nem por isso, e por vezes fazem-se essas alterações só para inglês ver. Não se importam de andar aos saltos dentro do carro em cada lomba ou buraco por onde passam, desde que a aparência do carro seja um must.

                            Comentário


                              #15
                              Concordo que há demasiadas pessoas a transformar os carros e que simplesmente ou n têm conhecimentos suficientes ou não têm fundos para por os conhecimentos em pratica e entao optam por material barato e coisas feitas á pressa.
                              Sou todo a favor de mudar o nosso carro, mas há sempre um bom senso que muitas vezes e deitado para o lixo.
                              A falta de conhecimento faz com que se vá no que o xico ou manel dizem, entao se toda a gente rebaixa o carro e diz que assim é que é bom, vou tb rebaixar o carro e fico todo contente, nem sequer penso duas vezes se estou a fazer bem ou nao.

                              Comentário


                                #16
                                Como será a condução e o desempenho de uma carro com 3 ou 4 medidas de roda acima do máximo previsto de fábrica ??
                                Creio que se priveligia a parte estética e se esquece a segurança.

                                Como será conduzir estes carros numa estrada em obras ou esburacada ? Um martirio para o chassis/suspensao e para as costas dos ocupantes.

                                coralcar-mam.jpg

                                volkswagenpassatkombi19wc4.jpg

                                Comentário


                                  #17
                                  E qual será a tolerancia que o fabricante tem para certas escolhas que poe no carro? Pensa se sempre que as pessoas que fazem o carro é que sabem, mas ao mesmo tempo um carro nunca é feito da melhor maneira que uma marca consegue fazer, há custos a respeitar e isso leva a que muitas peças n sejam certamente as melhores que a marca podia usar.
                                  Será que o carro traz 16' porque 18' aumentava demais o preço base?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                    E qual será a tolerancia que o fabricante tem para certas escolhas que poe no carro? Pensa se sempre que as pessoas que fazem o carro é que sabem, mas ao mesmo tempo um carro nunca é feito da melhor maneira que uma marca consegue fazer, há custos a respeitar e isso leva a que muitas peças n sejam certamente as melhores que a marca podia usar.
                                    Será que o carro traz 16' porque 18' aumentava demais o preço base?
                                    Isso não tem lógica. Se o carro tiver sido preparado para 18" certamente que as terá como opcional, no momento da compra.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Partilho da opinião do JGTB.

                                      Registei-me em vários fóruns monomarca porque tinha interesse em obter informações mais detalhadas sobre alguns modelos que me interessavam, mas cedo me apercebi que aquela malta só vê MOD 's à frente. Daí que praticamente nem participe nesses fóruns, porque não me identifico com os ideais.

                                      O que reparo é que chega ao ponto de parecer uma competição entre membros, relativamente saudável devo reconhecer (não assisto a grandes picardias entre eles), para ver quem faz mais e melhores (isto já depende um bocado...) MOD 's.

                                      Deixar um carro de origem é quase considerado um sacrilégio. Estão sempre a perguntar "e para quando isto" e "para quando aquilo"...

                                      "Perfil do modder": é jovem, compra usado porque supostamente não tem muito dinheiro disponível e depois torra milhares e milhares de euros nas tão queridas mod 's. Tem tanto de cómico como de trágico.

                                      Eu aprecio os carros no seu estado original (ou com extras de origem). Aprecio mod 's "à lá Tubular Bells" em que se compra o material à posteriori, mas da marca. Coisas discretas, nada de colocar um look M3 num 320d, ou fazer um GTI a partir de um TDI. Para mim estes são os wanna-be, ainda piores que os outros modder 's (ou tunners).

                                      A questão da segurança é muito pertinente. Não raras vezes é descurada, precisamente pelas limitações orçamentais.

                                      Mas para aquela malta a imagem vale tudo... mais ou menos assim como por aqui a potência e a velocidade de ponta valem tudo...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Claro que há ainda quem faça as coisas da forma correcta, como o Nitro fez. Eu não o teria feito porque acho que o carro está demasiado desconfortável, além de não gostar das limitações que uma reduzida altura ao solo acarreta.
                                        De qualquer forma, isso é uma questão de gosto e as alterações foram bem feitas e com material de qualidade.

                                        Falaram em rebaixar um Audi A4, como exemplo. Se virem, a maior parte das pessoas compra os chamados coilovers de uma qualquer marca manhosa. São muito poucos os que investem, por exemplo, nos Bilstein B6 ou B8 e numas bolas de qualidade, tipo umas Eibach.
                                        Visualmente, o efeito é o mesmo. No comportamento as diferenças já não são bem assim.
                                        Será que o carro serve para estar parado ou para andar em segurança?

                                        O aumento das jantes piora sempre o conforto. A compensação serve para as leituras de velocímetro, só. Se o diametro da jante aumenta, o perfil do pneu tem de diminuir. Ora, se há menos borracha entre a jante e o solo, há menos filtragem das irregularidades.

                                        Mas isto eu nem considero grave. O que para mim é desconfortável pode ser confortável para outros. O que me faz confusão é trocarem as jantes e depois porem pneus manhosos ou usados.
                                        Sabem porque é que isto acontece? Basta dar um exemplo: o Audi pode usar, em jantes de 16', pneus 205/55R16 e 215/55R16. Nas jantes de 17', usa pneus 235/45R17. Ora, uns Bridgestone Potenza RE050A na primeira medida custam 90 euros cada e em jante de 17 custam mais de 140 euros. Ou seja, uma diferença de 50 euros por pneu dá cerca de 200 euros no total. É melhor nem falar de medidades de 18 e 19. É que há muita gente a usar essas medidas.
                                        Se não há dinheiro para pagar tanto por uns pneus, para que usar jantes maiores? Onde é que fica a segurança?

                                        Quanto à estética, é muito raro prejudicar a segurança. Nesse caso, até costumam usar acessórios OEM.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          Isso não tem lógica. Se o carro tiver sido preparado para 18" certamente que as terá como opcional, no momento da compra.
                                          Nem sempre! Tens n casos de carros que vinham p. ex. com jante 14' e em que a marca emite declaração de homologação para 15' ou 16' se a pedires.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                                            Partilho da opinião do JGTB.

                                            Registei-me em vários fóruns monomarca porque tinha interesse em obter informações mais detalhadas sobre alguns modelos que me interessavam, mas cedo me apercebi que aquela malta só vê MOD 's à frente. Daí que praticamente nem participe nesses fóruns, porque não me identifico com os ideais.

                                            O que reparo é que chega ao ponto de parecer uma competição entre membros, relativamente saudável devo reconhecer (não assisto a grandes picardias entre eles), para ver quem faz mais e melhores (isto já depende um bocado...) MOD 's.

                                            Deixar um carro de origem é quase considerado um sacrilégio. Estão sempre a perguntar "e para quando isto" e "para quando aquilo"...

                                            "Perfil do modder": é jovem, compra usado porque supostamente não tem muito dinheiro disponível e depois torra milhares e milhares de euros nas tão queridas mod 's. Tem tanto de cómico como de trágico.

                                            Eu aprecio os carros no seu estado original (ou com extras de origem). Aprecio mod 's "à lá Tubular Bells" em que se compra o material à posteriori, mas da marca. Coisas discretas, nada de colocar um look M3 num 320d, ou fazer um GTI a partir de um TDI. Para mim estes são os wanna-be, ainda piores que os outros modder 's (ou tunners).

                                            A questão da segurança é muito pertinente. Não raras vezes é descurada, precisamente pelas limitações orçamentais.

                                            Mas para aquela malta a imagem vale tudo... mais ou menos assim como por aqui a potência e a velocidade de ponta valem tudo...
                                            Sim, também reparei nessa competição.

                                            Isso da parte estética não me choca muito, sinceramente. Não vejo grande mal em montar os pára-choques do Golf GTI num TDI. É daquelas coisas que não prejudica nem põe em causa a segurança. Até já tenho visto alguns exemplos muito bem conseguidos.

                                            Claro que usar os logos e não sei o quê é um bocado bimbo, mas pronto. Os gostos não se discutem, lamentam-se...

                                            As alterações mecânicas é que me levam a pensar que estas pessoas fazem as coisas sem o mínimo de conhecimento e sem qualquer preocupação com a segurança.
                                            O que interessa é "ficar rasteirinho para não parecer um jipe".

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                              Nem sempre! Tens n casos de carros que vinham p. ex. com jante 14' e em que a marca emite declaração de homologação para 15' ou 16' se a pedires.
                                              logico para n falar que a marca apesar de vender jantes estudadas para o efeito duvido que ponho á venda as jantes mais eficazes que o mercado tem para oferecer.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Essa das jantes é verdade.

                                                Já várias vezes li comentários do género:

                                                "Com umas jantes à homem e esse carro, ficava a matar ...."

                                                Por jantes à homem, falamos de, 18" ou 19" ou mesmo 20" e isto em motores que em alguns casos de origem tem pouco mais de 140cv . . . a minha pergunta é para quê umas jantes tamanhas num motor destes ...
                                                Editado pela última vez por luisfilipe; 23 April 2009, 14:06. Razão: erro ortográfico

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                                  Nem sempre! Tens n casos de carros que vinham p. ex. com jante 14' e em que a marca emite declaração de homologação para 15' ou 16' se a pedires.
                                                  E não havia de série com elas? Imagino que isso fosse antigamente...não me parece que actualmente isso seja, sequer, lucrativo, dada a concorrência que há no mercado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    Claro que há ainda quem faça as coisas da forma correcta, como o Nitro fez. Eu não o teria feito porque acho que o carro está demasiado desconfortável, além de não gostar das limitações que uma reduzida altura ao solo acarreta.
                                                    De qualquer forma, isso é uma questão de gosto e as alterações foram bem feitas e com material de qualidade.

                                                    Falaram em rebaixar um Audi A4, como exemplo. Se virem, a maior parte das pessoas compra os chamados coilovers de uma qualquer marca manhosa. São muito poucos os que investem, por exemplo, nos Bilstein B6 ou B8 e numas bolas de qualidade, tipo umas Eibach.
                                                    Visualmente, o efeito é o mesmo. No comportamento as diferenças já não são bem assim.
                                                    Será que o carro serve para estar parado ou para andar em segurança?

                                                    O aumento das jantes piora sempre o conforto. A compensação serve para as leituras de velocímetro, só. Se o diametro da jante aumenta, o perfil do pneu tem de diminuir. Ora, se há menos borracha entre a jante e o solo, há menos filtragem das irregularidades.

                                                    Mas isto eu nem considero grave. O que para mim é desconfortável pode ser confortável para outros. O que me faz confusão é trocarem as jantes e depois porem pneus manhosos ou usados.
                                                    Sabem porque é que isto acontece? Basta dar um exemplo: o Audi pode usar, em jantes de 16', pneus 205/55R16 e 215/55R16. Nas jantes de 17', usa pneus 235/45R17. Ora, uns Bridgestone Potenza RE050A na primeira medida custam 90 euros cada e em jante de 17 custam mais de 140 euros. Ou seja, uma diferença de 50 euros por pneu dá cerca de 200 euros no total. É melhor nem falar de medidades de 18 e 19. É que há muita gente a usar essas medidas.
                                                    Se não há dinheiro para pagar tanto por uns pneus, para que usar jantes maiores? Onde é que fica a segurança?

                                                    Quanto à estética, é muito raro prejudicar a segurança. Nesse caso, até costumam usar acessórios OEM.
                                                    Eu sei bem de que foruns falam pois eu também lá ando de vez em quando..

                                                    Mas facilmente me farto daquela gente..

                                                    Por exemplo no Audipt era tudo a dizer-me para rebaixar a carrinha (uma A4 Avant B6), para por jantes 17 ou 18' para meter volante e manete sport etc etc..

                                                    As jantes 17' S-line ou da 2.5TDi Sport ficavam interessantes mas lá está depois os pneus são um balurdio..

                                                    Por acaso até gostava que a carrinha tivesse pack sport. Mas estar a comprar volante, manete e suspensão completa não deve ser nada barato. Acho que só umas molas novas já faziam com que curvasse melhor mas não sei..
                                                    Editado pela última vez por ClioIIIRS; 23 April 2009, 14:13.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post

                                                      Quanto à estética, é muito raro prejudicar a segurança. Nesse caso, até costumam usar acessórios OEM.
                                                      Voltando ao meu exemplo do pára-choques, e usando uma foto colocada no templo aqui do fórum (), diz-me...



                                                      achas que este pára-choques é tão ergonómico em caso de atropelamento como o de origem?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                        Eu sei bem de que foruns falam pois eu também lá ando de vez em quando..

                                                        Mas facilmente me farto daquela gente..

                                                        Por exemplo no Audipt era tudo a dizer-me para rebaixar a carrinha (uma A4 Avant B6), para por jantes 17 ou 18' para meter volante e manete sport etc etc..

                                                        As jantes 17' S-line ou da 2.5TDi Sport ficavam interessantes mas lá está depois os pneus são um balurdio..
                                                        Não falemos de nomes, até porque não é relevante.

                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Voltando ao meu exemplo do pára-choques, e usando uma foto colocada no templo aqui do fórum (), diz-me...

                                                        achas que este pára-choques é tão ergonómico em caso de atropelamento como o de origem?
                                                        Claro que esse pára-choques prejudica. Mas eu não estava a falar de tuning, mas sim a alterações em carros normais, para uso diário. São as chamadas mods.
                                                        Trocar os pára-choques de um Clio 1.2 pelos do Clio RS não prejudica ninguém.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post

                                                          Claro que esse pára-choques prejudica. Mas eu não estava a falar de tuning, mas sim a alterações em carros normais, para uso diário. São as chamadas mods.
                                                          Trocar os pára-choques de um Clio 1.2 pelos do Clio RS não prejudica ninguém.
                                                          Ahh

                                                          de acordo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            «Culto da imagem», conceito nuclear da história da humanidade com especial relevo para as últimas décadas.

                                                            Está tudo dito, podem fechar

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X