Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual o futuro da OPEL? Golpe de teatro: GM recua!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Qual o futuro da OPEL? Golpe de teatro: GM recua!

    Fiat interessada em comprar posição maioritária na Opel


    A Fiat deverá assinar, na próxima terça-feira, um contrato de intenções para assumir uma posição maioritária no capital da Opel, avançou esta manhã o site da revista Der Spiegel.

    O acordo, que poderá envolver o governo germânico, deverá contribuir para ultrapassar os problemas da marca alemã, que tem sido fortemente penalizada pela aguda crise financeira em que está envolvida a casa-mãe, a norte-americana General Motors.
    A gestão do grupo Fiat tem procurado, com insistência, um parceiro com quem se aliar. As vendas de 2,2 milhões de veículos por ano (Fiat, Alfa Romeo e Lancia) poderão não ser suficientes para garantir a viabilidade da companhia. E por isso, o negócio com a Opel surgiria como uma importante opção estratégica.
    A GM tem estado em conversações com a austríaca Magna Steyr, solução que é vista como a mais favorável pelos trabalhadores, mas o governo de Angela Merkel, sustenta a Der Spiegel, prefere o casamento com a Fiat.
    Os trabalhadores temem que a companhia italiana proceda a importantes cortes da força de trabalho e suspeitam que o interesse da Fiat visa essencialmente os fundos que o executivo Merkel pode disponibilizar para apoiar a indústria automóvel. Consideram, por outro lado, que a Magna detém importantes competências na área da inovãção e do desenvolvimento do produto, o que poderia funcionar como uma mais-valia para a Opel.
    No caso de avançar o negócio, a Fiat passa a controlar a Opel, com a General Motors a manter uma posição minoritária no capital da construtora automóvel.

    PUBLICO.PT - Fiat interessada em comprar posição maioritária na Opel


    Até que ponto não será arriscado para a própria Fiat comprar a Opel? Pois a Fiat aos poucos e poucos tem vindo a recuperar da crise em que se encontrava, não poderá este tipo de negocios, como o da Chrysler afundar a Fiat?

    Cumps

    #2
    Parece-me interessante esta compra pois a Opel pode ser a marca budget do grupo Fiat para o mercado europeu.

    Agora com esta compra fico sem perceber a associação com a Chrysler, mais valia a fiat ficar-se pela Opel e não se meter em aventuras Americanas.

    Comentário


      #3
      deleted

      Comentário


        #4
        Pois, os 2 mil milhões de USD que a GM teve de pagar à Fiat por quebra de contrato em 2005, ajudaram à Fiat a sair da crise e contribuíram para alargar o buraco da GM.

        Eu tenho a ideia de que nem a GM nem a indústria automóvel em geral ficaram lá com muito boa ideia de novas parcerias de negócios com Italianos.

        Mas os tempos mudam e tudo é possível, apesar de nada ser provável.

        Comentário


          #5
          É impressão minha ou a Fiat já se preparou para comprar ou aliar-se a praticamente todos os concorrentes nos últimos tempos?

          Comentário


            #6
            Fuga para a frente

            Diria que é boa politica a da FIAT, eles querem é vender motores, plataformas, caixas, etc.

            Se para isso tiverem que "comprar" marcas parece que vão arriscar.

            Não estão nem ai qual é a "marca" exterior do carro, desde que sejam eles a fornecer o "miolo".

            Na Opel a FIAT podia ficar mal porque deve ser importante os motores e plataformas que fornece, um outro construtor podia não precisar disso....

            Tudo isto deve ser só o principio do que ai vem.

            Também estou muito curioso com o futuro da Mercedes....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nuno.mendes Ver Post
              Parece-me interessante esta compra pois a Opel pode ser a marca budget do grupo Fiat para o mercado europeu.

              Agora com esta compra fico sem perceber a associação com a Chrysler, mais valia a fiat ficar-se pela Opel e não se meter em aventuras Americanas.
              isso é que eu não entendo. então e a própria marca Fiat não e a marca budget? Já a VAG com a Seat e a Skoda têm produtos muito similares na mesma gama de preços, não entendo bem isso.

              Não sei porque, os americanos andam doidos para deitar as mãos ao 500 e novamente a Alfas...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
                isso é que eu não entendo. então e a própria marca Fiat não e a marca budget? Já a VAG com a Seat e a Skoda têm produtos muito similares na mesma gama de preços, não entendo bem isso.

                Não sei porque, os americanos andam doidos para deitar as mãos ao 500 e novamente a Alfas...
                Concordo, a marca barata da fiat é a própria fiat, e nisso é talvez a melhor marca neste momento.
                Parece que de tempos a tempos sai uma noticia que a fiat vai comprar alguem.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por André Ver Post
                  É impressão minha ou a Fiat já se preparou para comprar ou aliar-se a praticamente todos os concorrentes nos últimos tempos?
                  É o desespero.... o verdadeiro desespero!!
                  Só vejo duas soluções para a Fiat, ou fazem aliança com um gigante ou compram alguém e aumentam o buraco pois, duvido que alguém queira comprar a Fiat O mercado não está para brincadeiras e ninguém vai querer correr riscos com a compra de uma empresa em dificuldades, talvez um chino!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
                    isso é que eu não entendo. então e a própria marca Fiat não e a marca budget? Já a VAG com a Seat e a Skoda têm produtos muito similares na mesma gama de preços, não entendo bem isso.

                    Não sei porque, os americanos andam doidos para deitar as mãos ao 500 e novamente a Alfas...
                    Isso da Opel passar a ser a marca budget era uma vil provocação...

                    Comentário


                      #11
                      A Opel poderia ser uma boa opção para a Fiat, se acabassem com a Lancia.

                      A jogada poderá estar em a Fiat captar fundos do Estado Italiano para comprar a Opel e ao mesmo tempo arrecadar os subsidios do Estado Alemão á Opel.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post

                        A jogada poderá estar em a Fiat captar fundos do Estado Italiano para comprar a Opel e ao mesmo tempo arrecadar os subsidios do Estado Alemão á Opel.
                        Não sei será assim tao simples mas era uma boa jogada era.

                        Comentário


                          #13
                          Quando começarem a ver Opel's a ganhar corrosão, já sabem...

                          Comentário


                            #14
                            Não entendo o negócio... Os negócios não se cruzam?

                            O que a FIAT vai ganhar com a Opel? Nada... Tem melhores plataformas e motores (que aliás vende à Opel)...

                            Sim a FIAT tem sido a mais activa neste momento de crise...

                            E discordo que tenha sido a FIAT uam das causadoras do mau momento da GM. Se a GM teve que pagar à FIAT, foi por incumpirmento do contracto,q ue ia arrastando a FIAT...

                            Já percebo o negócio da Chrysler, faz tudo o sentido. Não entendo é como vai ser feito...

                            Os Chryslers sejam à Europa e tem que ser acabadados (borrachas em falta, paineis por pintar, isto dito por um vendedor Chrysler). Tenho um Alfa Romeo, perfeito, excepto em pequenos pormenores (fuga de óleo no tubo do turbo, retorvisor solto, tablier com ruido). Sei que são pormenores e pormenores prontamente resolvidos sem questões, mas era perfeitamente evitáveis com mais brio profissional na linha de montagem...

                            Como estas duas filosofias tão similares (desleixe pelo promenor) vão sobreviver?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                              ...

                              E discordo que tenha sido a FIAT uam das causadoras do mau momento da GM. Se a GM teve que pagar à FIAT, foi por incumpirmento do contracto,q ue ia arrastando a FIAT...
                              A GM não precisou da Fiat para ter problemas. Não foi isso que se disse. Para tal, a GM é autosuficiente.

                              A Fiat saíu do buraco em que estava com os 2 mM $ USD. da GM, limpinho sem espinhas.

                              Incumprimento do contrato? Havia de ser comigo. A Fiat reduziu a participação da GM de 20 para 10%, ao mais puro estilo Agnelli. Isso não se faz.

                              E depois ignorar os benefícios mútuos da associação GM-Fiat, na componente Opel é desconhecer a realidade.

                              Mas há por aí muita literatura sobre o assunto. É dar uma espreitadela.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                A GM não precisou da Fiat para ter problemas. Não foi isso que se disse. Para tal, a GM é autosuficiente.

                                A Fiat saíu do buraco em que estava com os 2 mM $ USD. da GM, limpinho sem espinhas.

                                Incumprimento do contrato? Havia de ser comigo. A Fiat reduziu a participação da GM de 20 para 10%, ao mais puro estilo Agnelli. Isso não se faz.

                                E depois ignorar os benefícios mútuos da associação GM-Fiat, na componente Opel é desconhecer a realidade.

                                Mas há por aí muita literatura sobre o assunto. É dar uma espreitadela.
                                Quem fornece motores de baixa cilindrada á GM?

                                Basta á Fiat garantir o fornecimento de motores á Opel e talvez á GM, para se tornar um excelente negocio.

                                Há que ter noção que a Fiat iria apenas comprar uma parte maioritaria da Opel e não a sua totalidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  A GM só se recupera se pegar com força no mercado dos USA. Essa a sua única prioridade.

                                  Como sabes, os mercado dos USA não consome cilindradas baixas e muito menos Fiat. Excepto ali para os lados de Jersey...

                                  A GM precisa de motores modernos, no que diz respeito a baixos consumos e emissões. E por esse mundo fora há muita gente com uma qualidade de motorizações que deixa a Fiat a léguas.

                                  Mas acima de tudo a GM tem de ter uma linguagem de reconciliação com o seu mercado. Quando a gente diz que a GM não sabe fazer carros, não é para levar à letra.

                                  A GM não sabe fazer carros que os consumidores modernos exigem. Está muito voltada para o consumidor tradicional, que costuma previlegiar produtos da GM, mas que neste momento perderam poder de compra e olham para os modelos japoneses como uma boa forma de gastar o seu dinheiro.

                                  Eu não sei qual vai ser o futuro da GM, mas uma coisa é certa. O consumidor é cada vez mais exigente e desde o carro até ao serviço pós-venda, muito há a fazer.

                                  E não precisam da Fiat para nada.

                                  Aliás, tentaram arranjar por diversas vezes uma maneira de distribuir a Alfa Romeo nos USA. Nunca o conseguiram.

                                  Dá que pensar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                    Sim a FIAT tem sido a mais activa neste momento de crise...
                                    das marcas italianas?
                                    é provável....

                                    ld

                                    Comentário


                                      #19
                                      A fiat compra a Opel.

                                      Fica com uma marca alemã. Pode dar-lhe um um posicionamento de " solidêz e qualidade alemã" [concorrente: VW, Toyota, Ford] . A Fiat assegura a gama mais "fun" [concorre: Renault, PSA.] à Lancia o requinte tradicional [mas para isso tem que melhorar. concorre: Mercedes, Volvo] a Alfa o desportivismo e design[concorre: BMW, Lexus, Audi].

                                      Na America a Fiat ajuda a Chrysler e entra no mercado debaixo uma marca histórica e de confiança.

                                      Só tenho pena que não compre a SAAB.

                                      é só uma visão.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por André Ver Post
                                        É impressão minha ou a Fiat já se preparou para comprar ou aliar-se a praticamente todos os concorrentes nos últimos tempos?


                                        Vou apanhá-los todos... Vou apanhá-los todos!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Então, e que tal mais esta recente para complicar mais as contas?
                                          (desculpem lá não traduzir, mas é muita coisa)

                                          "General Motors Europe To Create New Auto Group In Collaboration With FIAT in Turin, Italy?

                                          This process of Saab Automobile looking for a new owner, is getting kind of interesting now, given that all three of the possible candidates indicated have said they are not interested in Saab Automobile including speculation on Porsche as well, which turned up to be just a rumor.

                                          However, let’s not forget that it has been Fiat that have continuously indicated in their dialog here at Saab History, that they are not in a position to comment about their status even though they have also said that they are not interested in acquiring Saab Automobile.

                                          What’s new to this developing story for Saab is that, a late breaking article has shown up on Sweden’s expression, which appears to indicate some talk between Saab Automobile’s Jan-Åke Jonsson and General Motors Europe’s chairman, Carl-Peter Forster, about forming some new group.

                                          This new group will quite possibly be between General Motors Europe and FIAT and will be located in Turin, Italy.

                                          Turin Italy, if you may or may not know is where one of GM’s design studios are located. It was at this studio, where the Saab 9-4x BioPower Concept car was put together as illustrated on a promotional video filmed there. The Saab 9-4x BioPower concept was shown back in January of 2008 at the North American International Auto Show in Detroit, Michigan.

                                          Here is a translation of the high points of the article thanks to Sweden’s Jan Ollsson.

                                          Carl-Peter Forster

                                          GM’s Europan president has been unusually withdrawn in recent weeks. The first time I listened to Forster, I was convinced that he wanted to bully Saab to show off his own dear Opel. But when the E85-liquor was served Forster’s liking of Saab suddenly increased. Forster has not chosen siden yet - probably because he does not want to be seen make to much noise. If he is forced to leave Wagoners side much speaks for Forster joining Saab’s Jan-Åke Jonsson and take a flight to Turin to piece together a new group together with Fiat.

                                          Jan-Åke Jonsson

                                          Saab’s chief executive has worked hard since GM announced the company on “Blocket, online ad service” Jan-Åke have fought hard to maintain Saab’s position in the car market. He has managed so so… with a practically impossible task. Jan-Åke Jonsson is sticking his chin out and try to defend himslef which he should have credit for. Playing dirty is not Jan-Åkes style which should not be interpreted to mean that he can withstand any amount at any time. Whatever happens, I hope that Jan-Åke Jonsson will come unscrathed from the fight and that Saab survives.

                                          At this point, I almost think it’s pointless to send e-mails to both General Motors Europe and again Fiat because what will they really tell the public about a “possible” development?

                                          Here’s hoping an insider contacts Saab History to provide some more details about anything that’s going on, so we know where Saab Automobile stands moving forward."

                                          Fonte: Saab History.com

                                          Comentário


                                            #22
                                            as novelas Fiat rivalizam com as da TVI.... ou as novelas da ida do Beto para o Real Madrid..

                                            ld

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu acho que isto é uma verdadeira "facada" para muitos.
                                              De qualquer modo acho que é um movimento inteligente por parte da fiat. Na minha opinião vai ajudar tanto uma marca como outra... mas isto sou eu que estou a dizer e, normalmente, não sei o que digo...

                                              Agrada-me que a Opel tenha um destino como este.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esta nova novela da fiat com a Opel poderá dizer que o negocio com a Chrysler poderá estar por um fio (ou não)

                                                Treasury preparing Chrysler bankruptcy: report

                                                SAN FRANCISCO (MarketWatch) -- The Treasury Department is preparing a Chapter 11 bankruptcy filing for Chrysler LLC that could come as early as next week, The New York Times reported Thursday on its Web site, citing people close to the situation. Union pensions and retiree health care benefits will be protected under the filing, according to the Times. Also, the Times reported that Italian automaker Fiat would complete its alliance with Chrysler during the bankruptcy.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A GM simplesmente precisa de um exorcismo lá dentro. chega perfeitamente.
                                                  Não há motivos para mudar de motores. pelo contrario. o que sim devem fazer é adaptar a gama.

                                                  De facto tudo pode acontecer a nível de fusões ou negócios, mas o que li ultimamente é que a Fiat está interessada em entrar com a Chrysler, mas o que pode impedir o negocio são as fortissimas exigencias dos trabalhadores sindicalizados nos Estados Unidos e Canadá. Curioso é que as montadoras Japonesas em USA utilizam trabalhadores que não estão no UAW e ninguem por esses lados arma a bronca. curioso.

                                                  O plano B da Fiat se não entra com a Chrysler, é comprar a Saturn (segundo palavras do CEO da Fiat)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                                                    É o desespero.... o verdadeiro desespero!!
                                                    Só vejo duas soluções para a Fiat, ou fazem aliança com um gigante ou compram alguém e aumentam o buraco pois, duvido que alguém queira comprar a Fiat O mercado não está para brincadeiras e ninguém vai querer correr riscos com a compra de uma empresa em dificuldades, talvez um chino!
                                                    Sabes que para comprar é preciso papel,e muito ;ou pensas que o grupo Fiat custa dois tostões

                                                    É verdade que esta crise afectou todos os grupos,mas mesmo assim acho que a Fiat é dos que melhor se tem safado.
                                                    Na minha opinião um bom negocio era "comprar" a Opel e a Saab e fazer uma parceria com a Chrysler,para troca de componentes e vender nos USA.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Há coisas que acontecem

                                                      Eu acho que há coisas que acontecem... acontecem, ninguém é responsável por elas, acontecem por um conjunto de circunstâncias.

                                                      A história da FIAT é uma delas, não havia credito fácil vendiam carros (sou do tempo em que o grupo FIAT liderava o mercado de vendas na Europa (salvo erro liderava, se não liderava andava muito perto).

                                                      Com o credito fácil... bye, bye FIAT onde está o meu BMW.

                                                      Nisto as marcas não tiveram nenhuma influência, zero!!!

                                                      Nunca conseguiram mudar a imagem que tinha, o que mudava era a imagem que estava "a dar"!!!

                                                      Agora com os problemas de dinheiro lá vem a FIAT a todo o vapor...

                                                      Até o facto de venderem "tecnologia" foi uma solução de desespero, já que não vendiam com as marcas que tinham, arriscaram a vender com outro símbolos que até eram concorrência directa deles (grande risco).
                                                      Mas não é que parece que resultou!!!?

                                                      Queriam uma plataforma RWD... ninguém lhes quis vender, medo?

                                                      Mas não têm medo de vender uma FWD á BMW... no fim ainda acabam por comprar a BMW!!!!

                                                      coisas que acontecem...


                                                      p.s. a FIAT não quer comprar nada, quer é vender carros, está é a tentar impingir os carros deles aos outros... comprar! bem só se tiver mesmo que ser...
                                                      Editado pela última vez por vsr200; 23 April 2009, 21:43.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eles estão a ver se arranjam as pechinchas e chupar uns ossos.

                                                        Penso que é claro que a FIAT não tem interesse em ter a Opel no seu portfolio, ou seja, vender Fiat e Opel ainda por cima no mesmo mercado, o europeu, é pouco interessante.

                                                        A Opel por outro lado está a ver que vão-lhe mesmo tirar o tapete, e tudo o que aparecer com os €€ é bem vindo. Estão numa posição lixada e frágil.

                                                        Acho que faz muito mais sentido a estratégia da Fiat comprar a Chrysler. Não para comercializar as marcas da Chrysler mas para entrar nos states com rede, fabricas etc.
                                                        A Chrysler e respectivas marcas são na minha opinião as que têm a imagem mais gasta das restantes congéneres americanas e que mais dificilmente sobreviverão este terramoto economico a nível mundial.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bom, até agora, segundo as noticias, a FIAT funde-se com a PSA, compra a maioria da Opel, faz uma parceria com a BMW e depois entra nos EUA atraves da Chrysler, a quem fornece tecnologia e motores, em troca de uma participação e da sua rede de distribuição.

                                                          Até que não é um mau negocio para a FIAT

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pelo que vejo, não tarda a Fiat vai dominar o mundo!! O terror está espalhado!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X