Tenho reparado ultimamente que pessoas que eu conheço e que tinham carros "velhos" de 10, 12 anos e que serviam só para desenrascar, estão a utilizá-los devido à crise actual. Comprar um carro novo implica um investimento muito grande, mais manutênção,e seguros. Tenho andado com um carro de um familiar que é um Mazda 121 de 97 que nem deve valer 1000€, mas que para muitos serviços serve perfeitamente, e questiono-me se fará sentido troca-lo fazendo um investimento 15 X superior, com a instabilidade e precaridade no trabalho. Creio que a retoma das vendas de automóveis e material de consumo devem estar adiadas por vários anos
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Os carros "velhos" estão de volta
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Originalmente Colocado por SAM Ver PostTenho reparado ultimamente que pessoas que eu conheço e que tinham carros "velhos" de 10, 12 anos e que serviam só para desenrascar, estão a utilizá-los devido à crise actual. Comprar um carro novo implica um investimento muito grande, mais manutênção,e seguros. Tenho andado com um carro de um familiar que é um Mazda 121 de 97 que nem deve valer 1000€, mas que para muitos serviços serve perfeitamente, e questiono-me se fará sentido troca-lo fazendo um investimento 15 X superior, com a instabilidade e precaridade no trabalho. Creio que a retoma das vendas de automóveis e material de consumo devem estar adiadas por vários anos
Nem sequer é uma questão financeira, é apenas uma questão racional: se ele satisfaz todas as minhas necessidades, porque raio vou trocá-lo ?
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Para além da crise financeira, existe ainda a revolução dos combustíveis.
Cada vez mais, aparecerão soluções mais económicas e ecológicas.
Definitivamente, esta é uma péssima altura para adquirir automóvel.
(Eventualmente existe quem tenha que o fazer, por motivos de acidente, por exemplo!)
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Em conversa com uns amigos onde se falava dos carros que cada um possui, tb se discutia a necessidade de trocar de carro qdo o actual ainda cumpre e bem..
Realmente racionalmente não se devia trocar um carro que ainda tem uns anitos de bom e fiel serviço pela frente, no entanto...
A razão pela qual eu troco de carro, não é pelo actual já não dar mais.. Mas sim pelo prazer de ter um carro "novo" nas minhas mãos.. Para mim um automóvel, mais que um objecto, é tb uma fonte de (ia escrever prazer.. ) de emoções..
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Não será ao contrário? para quem neste momento tem possibilidades, acho que é uma boa altura para comprar carros, e possivelmente ainda ficará melhor dependendo de como esta crise se desenvolver, e na industria automóvel parece que ainda vai levar um bom tempo.
Quem diz carros diz casas e outros bens do género, neste tipo de crises também se fazem grandes fortunas, aproveitando o desespero dos demais.
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O meu é de 94, cumpre na perfeição a sua função.
Tenho conforto e espaço suficiente para mim e toda a familia, A/C a funcionar, travões, suspensão, pneus tudo revisto com frequencia e operacional.
Está neste momento a reparar de uma batida que me deram na traseira, aproveitei para polir a pintura e eliminar uns riscos.
Vou ter que o aguentar até reunir condições económicas de o poder abater para a compra de um novo....ou se não houver euros para um "menos usado".
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Observação Interessante !...
...À qual eu acrescento :
O regresso, ou voltar a ter carros "velhos".
O meu Pai, em toda a sua vida teve 3 carros.
1 muito velho - foi para as mãos dele já com mais de 10 anos e esteve com ele perto de 20
1 velho - foi para as mãos dele com mais de 15 anos e esteve com ele perto de 5.
1 Novo, em 1991 - que agora já tem 18 anos !
Sim, é o regresso dos carros "velhos"
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Originalmente Colocado por bizopt Ver PostEm conversa com uns amigos onde se falava dos carros que cada um possui, tb se discutia a necessidade de trocar de carro qdo o actual ainda cumpre e bem..
Realmente racionalmente não se devia trocar um carro que ainda tem uns anitos de bom e fiel serviço pela frente, no entanto...
A razão pela qual eu troco de carro, não é pelo actual já não dar mais.. Mas sim pelo prazer de ter um carro "novo" nas minhas mãos.. Para mim um automóvel, mais que um objecto, é tb uma fonte de (ia escrever prazer.. ) de emoções..
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostEntão mas que emoções desponta em ti a compra de um veículo? És um comprador compulsivo?
A minha garagem de sonho (que o exemplo a seguir não tem nada a ver...) envolvia mtos carritos que hoje até tem preços simpáticos..
Exemplo:
1 335d = 70 000 €
ou
S2000 (25 000)
300 ZX (18 000)
Alfa 75 V6 (???)
Alfa 164 diesel (???)
Carros velhos ou então não!
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ha carros velhos que ate sao bastante bons o meu e de 97 e nao o troco , tem tudo o que preciso AC ,é confortavel e tem um motor jeitoso, e consome pouco porque esta a gpl.
hoje em dia uma pssoa compra um carro "velho" a um preço porreiro a gasolina e se quiser poupar um pouco mete gpl e ta a andar.
pelo preço de um carro novo da para comprar um velho fazer uma boa revisao meter o kit gpl e sobra muito dinheiro.
os meus carros sempre foram velhos nunca dei mais que 5000€ por um carro e ate hoje nao estou arrependido .
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Originalmente Colocado por eu Ver PostNem sequer é uma questão financeira, é apenas uma questão racional: se ele satisfaz todas as minhas necessidades, porque raio vou trocá-lo ?
Outra coisa que me faz confusão é as pessoas definirem um dado orçamento para um carro e depois comprarem a melhor coisa possível que esgote o orçamento. Fica pelo caminho a pergunta:
"-- Será que não posso comprar uma coisa que me satisfaça plenamente e ainda me sobre dinheiro do orçamento?"
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Tenho (felizmente...) possibilidades, mas não creio que seja boa altura para comprar carro novo, pelo menos em Portugal.
Isto porque o governo está desesperado por receita - e então quando toca a automóveis, é um pitéu - e eu não concordo com a pesada carga fiscal que faz incidir sobre os automóveis sem que se vejam contrapartidas, automobilisticamente falando: estradas em condições, AE 's gratuitas, combustíveis mais acessíveis, assistência em caso de acidente...
O governo está a levar um porradão em termos de quebra na receita, mas está teimosamente à espera que a crise passe... portanto, serei solidário com eles e vou esperar também, até porque não vejo grandes oportunidades de compra e a minha situação não é de urgência.
Julgo que teremos nesta crise a "oportunidade de ouro" para a desejada reforma do IA/ISV para algo mais justo, coisa que de outra forma nunca acontecerá. Nem com pressões de Bruxelas para a desejada "harmonização fiscal". Pena que tenha que ser a mal, à custa de eventuais falências ou ainda mais desemprego.
Tenho dois carros, com 7 e 13 anos, que por cá vão continuar. Estão bem (cumprem a sua função) e recomendam-se.
Considero ridículo o incentivo ao abate quando comparado àquilo que o Estado "mama" na compra de um novo, por isso devo mantê-los até apodrecerem.
De resto, o que se passa é que muita gente apercebe-se agora que as coisas não eram tão fáceis como pareciam (acesso fácil e barato ao crédito) e julgo que esse é o principal factor que contribui para a queda nas vendas. E que vai contribuir, decididamente, para o envelhecimento do parque automóvel nacional.
Acho que em termos de "carros velhos", isto que estamos a ver ainda não é nada, infelizmente...
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Originalmente Colocado por PAZ Ver Post...À qual eu acrescento :
O regresso, ou voltar a ter carros "velhos".
O meu Pai, em toda a sua vida teve 3 carros.
1 muito velho - foi para as mãos dele já com mais de 10 anos e esteve com ele perto de 20
1 velho - foi para as mãos dele com mais de 15 anos e esteve com ele perto de 5.
1 Novo, em 1991 - que agora já tem 18 anos !
Sim, é o regresso dos carros "velhos"
Por acaso também conheci pessoas que tiveram um só carro durante uma vida inteira. Lembro-me de um Ford Taunus 12 M, WM 1200, e um Renalt 8
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Originalmente Colocado por SAM Ver PostTenho reparado ultimamente que pessoas que eu conheço e que tinham carros "velhos" de 10, 12 anos e que serviam só para desenrascar, estão a utilizá-los devido à crise actual. Comprar um carro novo implica um investimento muito grande, mais manutênção,e seguros. Tenho andado com um carro de um familiar que é um Mazda 121 de 97 que nem deve valer 1000€, mas que para muitos serviços serve perfeitamente, e questiono-me se fará sentido troca-lo fazendo um investimento 15 X superior, com a instabilidade e precaridade no trabalho. Creio que a retoma das vendas de automóveis e material de consumo devem estar adiadas por vários anos
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Originalmente Colocado por bizopt Ver PostNão sou mais pq não há "pilim pilim pilim"..
A minha garagem de sonho (que o exemplo a seguir não tem nada a ver...) envolvia mtos carritos que hoje até tem preços simpáticos..
Exemplo:
1 335d = 70 000 €
ou
S2000 (25 000)
300 ZX (18 000)
Alfa 75 V6 (???)
Alfa 164 diesel (???)
Carros velhos ou então não!
Aquele motor 2.5 de 125cv da VM até tinha fraca fiabilidade
Esse com o V6 Busso de 24válvulas é que é!
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Speedy
Além da crise, a qualidade dos carros veio aumentando ao longo das décadas. Estes carros de agora ainda podem durar mais sem problemas.
O meu este ano faz 10 anos e ( nunca pensei dizer isto ) mas não está assim tão velho e podre para um segmento B.
Um carro do segmento D com 10 anos por exemplo ainda tem muito mas muito para dar.
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Originalmente Colocado por dysplay21 Ver PostNão será ao contrário? para quem neste momento tem possibilidades, acho que é uma boa altura para comprar carros, e possivelmente ainda ficará melhor dependendo de como esta crise se desenvolver, e na industria automóvel parece que ainda vai levar um bom tempo.
Quem diz carros diz casas e outros bens do género, neste tipo de crises também se fazem grandes fortunas, aproveitando o desespero dos demais.
As retomas andam uma miséria, os descontos a que estávamos habituados já eram, para oferecerem algum item de equipamento é um sacrilégio, o poder de compra é muito baixo, e a juntar a isso tudo, os impostos sobem e a vontade de vender que muitos vendedores têm não parece ser muita.
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O meu tem 20 anos e anda todos os dias (que remédio).
Como muitos aqui também gosto muito de automóveis mas tenho que reconhecer que comprar um carro é deitar dinheiro ao lixo.
Já disse aqui no forum, que por um lado esta crise na venda dos automóveis tem bastante de benéfico. Existem automóveis a mais. Estou em crer que Portugal tem automóveis para aguentar as necessidades para os próximos 5 anos.
Os preços de um bom carro novo actualmente em Portugal são quase pornográficos, já para não falar na quantidade de impostos...
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Fui hoje ao fim da tarde buscar o meu "carro velho" á oficina, pintura polida, tudo a funcionar 5 estrelas, pneus e amortecedores novos e prontinho para devorar mais uns milhares de kms com o conforto que sempre admirei no meu carro.
Enquanto andei com o Kia Rio crdi16v que a seguradora alugou para eu usar durante a reparação do meu carro, parecia conduzir um pequeno e rápido brinquedo, de facto a diferença é notória em 14 anos de diferença.
Claro que não me importava de ter uma SW nova, mas a velha Mondeo TD ainda vai cumprindo muito bem a sua missão.
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Tenho pensado nisso ultimamente, mas a seguir penso no seguinte bom ou mau o meu carrito (A3 1.9 de 1997) vai andando, ainda hoje ando em carros mais novos e que são bem piores que este, é certo que os km e a idade pesam mas se este satizfaz as minhas necessidades (é economico, seguro e bem equipado) e de momento o meu orçamento nao me permite mais que um GPunto 1.3 MJet será que faço bem em trocar ? pode ir até à oficina de vez em quando mas devbe ficar mais barato que ter um novo e ter de o pagar todos os meses sem ir á oficina, para já fica em 2010 logo se vê.
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Comprei em fevereiro deste ano um LR Discovery 300 TDI de 1994, só o uso nos fim-de-semana, e em "outros" caminhos!
Ainda equacionei um modelo mais recente. Mas depois tinha receio de andar a fazer TT, assim comprei o mais barato e melhor que consegui arranjar.
Isto dentro da marca Land Rover, tinha de ser um Land Rover.
Sendo um modelo antigo, (antigo não é velho), tenho mais facilidade em arranjar peças a melhor preço, uma vez que pratico um TT mais exigente para a máquina.
Só fiquei a ganhar, divirto-me e quando partir alguma coisa sempre posso dizer:
Se fosse um TD5 tava lixado!
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Há uma coisa de que a maior parte dos comentadores deste tópico se esquecem: não é qualquer carro que aguenta com segurança e solidez 15 anos e 200.000KM.
Apenas carros de comprovada qualidade, durabilidade e resistência (VW, Volvo, Alfa, BMW, Toyota e alguns FIAT) conseguem aguentar essa KM toda. Tentem fazer isso com um Renault Clio ou um Peugeot!
Caso contrário lembram-me um amigo meu que tinha um Opel com 15 anos e dizia que era uma maravilha: apenas teve que mudar a embraiagem, levar motor novo, fazer afinações de 3 em 3 meses, ter paciência durante a manhã ao arrancar pois não pegava sempre à primeira, não fazer viagens muito longas e parar de duas em duas horas para o motor não aquecer muito....mas de resto andava que era uma maravilha!
Se conseguir mudar de emprego este ano, ando seriamente a pensar contrair dívidas a adquirir um bom carro usado do segmento C. Estou a equacionar um C30 (paixão desde há muito tempo) ou um Golf no máximo com 3 anos. Orçamento máximo: € 18.000 e terá que durar nas minhas mãos no mínimo 10 anos!
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Originalmente Colocado por sergiom Ver PostTenho pensado nisso ultimamente, mas a seguir penso no seguinte bom ou mau o meu carrito (A3 1.9 de 1997) vai andando, ainda hoje ando em carros mais novos e que são bem piores que este, é certo que os km e a idade pesam mas se este satizfaz as minhas necessidades (é economico, seguro e bem equipado) e de momento o meu orçamento nao me permite mais que um GPunto 1.3 MJet será que faço bem em trocar ? pode ir até à oficina de vez em quando mas devbe ficar mais barato que ter um novo e ter de o pagar todos os meses sem ir á oficina, para já fica em 2010 logo se vê.
Quando trocares o Audi, esta é uma boa opção.
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Originalmente Colocado por rantamplan Ver PostHá uma coisa de que a maior parte dos comentadores deste tópico se esquecem: não é qualquer carro que aguenta com segurança e solidez 15 anos e 200.000KM.
Apenas carros de comprovada qualidade, durabilidade e resistência (VW, Volvo, Alfa, BMW, Toyota e alguns FIAT) conseguem aguentar essa KM toda. Tentem fazer isso com um Renault Clio ou um Peugeot!
!
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Originalmente Colocado por rantamplan Ver PostHá uma coisa de que a maior parte dos comentadores deste tópico se esquecem: não é qualquer carro que aguenta com segurança e solidez 15 anos e 200.000KM.
Apenas carros de comprovada qualidade, durabilidade e resistência (VW, Volvo, Alfa, BMW, Toyota e alguns FIAT) conseguem aguentar essa KM toda. Tentem fazer isso com um Renault Clio ou um Peugeot!
Caso contrário lembram-me um amigo meu que tinha um Opel com 15 anos e dizia que era uma maravilha: apenas teve que mudar a embraiagem, levar motor novo, fazer afinações de 3 em 3 meses, ter paciência durante a manhã ao arrancar pois não pegava sempre à primeira, não fazer viagens muito longas e parar de duas em duas horas para o motor não aquecer muito....mas de resto andava que era uma maravilha!
Se conseguir mudar de emprego este ano, ando seriamente a pensar contrair dívidas a adquirir um bom carro usado do segmento C. Estou a equacionar um C30 (paixão desde há muito tempo) ou um Golf no máximo com 3 anos. Orçamento máximo: € 18.000 e terá que durar nas minhas mãos no mínimo 10 anos!
Cumprimentos.
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Originalmente Colocado por rantamplan Ver PostHá uma coisa de que a maior parte dos comentadores deste tópico se esquecem: não é qualquer carro que aguenta com segurança e solidez 15 anos e 200.000KM.
Apenas carros de comprovada qualidade, durabilidade e resistência (VW, Volvo, Alfa, BMW, Toyota e alguns FIAT) conseguem aguentar essa KM toda. Tentem fazer isso com um Renault Clio ou um Peugeot!
O que não falta por ai são clios, 205, corsas, etc com bem mais que 15 anos e muito mais que 200.000km.
Aliás vêm-se bem mais carros pequenos de marcas generalistas com essas idades do que "premiuns" (talvez porque o preço da manutenção seja cara demais para um carro com elevada idade).
E depois dizer que um peugeot não aguenta mas que os antigos fiat (com a reconhecida antiga falta de fiabilidade, má construção e materiais pobres) já o faz....(atenção que não estou a dizer que não o fazem).
Conheço N carros de segmento B bem velhinhos e rodados que continuam a andar sem nunca terem precisado de levar nada e são "paus para toda a obra". Tudo depende da atenção que o proprietário lhe deu.
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