Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Serão os BMWs desportivos ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Serão os BMWs desportivos ?

    Isto pretende ser apenas uma pequena reflexão e não uma guerrinha de marcas ou duelo entre o mais rápido e o mais eficaz e por aí fora. Mas nós genericamente como apreciadores de carros, naturalmente apreciamos maquinões e claro a BMW tem um lugar especial, nesta área. Nomeadamente com a sua divisão M. Talvez o sitio do Mundo onde se produzem melhores mecânicas.

    Mas pegando no que é provavelmente o carro mais desportivo da BMW actualmente, será que é um desportivo ou um compromisso demasiado comprometedor ?

    O M3 é um excelente coupé, combina muito bem elegância com agressividade, sem deixar de ter alguma discrição, têm uma excelente mecânica e um set-up desportivo sem prejudicar o conforto necessário a uma utilização regular.

    Quando se fala na sua vertente desportiva e de feedback ao condutor é até talvez o melhor do seu segmento.

    No entanto se o compararmos com algo também ainda utilizavel no dia a dia mas mais radical como o novo 997 GT3 deixa de impressionar tanto.

    O GT3 também é atmosférico, tem menos 2 cilindros e menos 200 ccs, no entanto tem mais 15 cv de potência máxima, 30 nm de binário máximo e (muito importante) menos 300 kg

    Se reflectirmos nisto, assim em "cru" ou seja só os números sem entrar-mos em linha de conta com a forma como tudo se conjuga (isto porque o M3 é extremamente divertido de conduzir, mas o GT3 é uma máquina de eficácia), até ficamos com a ideia que o M3 não será assim tão desportivo ?

    P.S.: A pergunta também poderia ser feita apenas comparando o actual E92 M3 com o E30

    #2
    O M3 é um desportivo mais burguês. E faz uma coisa muito melhor, na minha opinião que o GT3. Sair de manhã fazer 800km, participar num TD e ainda ter disposição e costas para ir sair à noite para engatar umas babes. Com o GT3 duvido que isso aconteça. De qualquer maneira acho que são conceitos muito distintos de se comparar. Se calhar tendo em conta muito do que disseste, faria mais sentido comparar com o Turbo...

    Pena é falar de cor e não poder por as mãos na chicha

    Comentário


      #3
      Os BMW's não são de certo os carros mais desportivos mas conseguem aliar de uma forma sensacional a desportividade sem desleixar o conforto , habitabilidade etc etc. Claro que não são os mais espaçosos e confortáveis mas isso também seria pedir o impossível.

      Acima de tudo são um excelente compromisso para nós amantes de automóveis mas que temos de ser um pouco racionais quando, por exemplo, se encontra um familia pelo meio. E quem diz uma familia diz a necessidade de tranportar pessoas, necessidade de fazer muita AE etc etc que com um verdadeiro desportivo acaba com as costas e timbanos de qualquer um.

      Falaste também de posches v7 e os porsches são certamente também um muito bom compromisso e se falarmos de verdadeiros desportivos são mesmo os mais práticos e "usáveis" no dia-a-dia.

      Comentário


        #4
        A BMW não tem desportivos puros e duros. Audi e Mercedes idem. A Porsche também já tem muito poucos.

        Apenas o Z4 M mantinha aquela veia de enfant terrible.

        Quanto ao M3, é um excelente compromisso; é desportivo quanto baste para a estrada (talvez não o seja em algumas pistas) e suficientemente racional para o dia a dia. No mercado, não creio que haja algo mais equilibrado. A haver, talvez seja mesmo na própria Porsche (mas o BMW tem sempre a vantagem dos 4 lugares).

        Comentário


          #5
          O GT3 é uma máquina que nasceu para as pistas.
          É filho de uma linhagem de desportivos.
          O GT3 tem na sua concepção genes próprios para a competição, nasceu de raiz com o propósito de estar entre os melhores.
          O GT3 é um 911 apimentado, cuja base apesar de ser perfeitamente utilizável no dia a dia, teve propósitos menos conservadores como ir passear de fim de semana.

          O M3 não o vejo assim.
          Nasceu de uma berlina e para o bem e para o mal terá os seus handicaps no feedback final.
          Não deixa de ser uma excelente proposta e deverá ser o melhor do segmento e aqui está um outro ponto fulcral.
          É que o M3 não é do segmento do GT3. Nem sequer em preços rivalizam.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
            A BMW não tem desportivos puros e duros. Audi e Mercedes idem. A Porsche também já tem muito poucos.

            Apenas o Z4 M mantinha aquela veia de enfant terrible.

            Quanto ao M3, é um excelente compromisso; é desportivo quanto baste para a estrada (talvez não o seja em algumas pistas) e suficientemente racional para o dia a dia. No mercado, não creio que haja algo mais equilibrado. A haver, talvez seja mesmo na própria Porsche (mas o BMW tem sempre a vantagem dos 4 lugares).
            Concordo genericamente.

            Talvez o 1º M3 fosse mais desportivo que o actual até

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Concordo genericamente.

              Talvez o 1º M3 fosse mais desportivo que o actual até
              Bem mais puro o E30.

              Mas na altura, comparativamente, todos os carros eram mais simples e tinham menos coisas e isso faz com que os desportivos da altura fossem, comparativamente aos equivalentes actuais bem mais desportivos pois eram bem mais leves por exemplo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Mas pegando no que é provavelmente o carro mais desportivo da BMW actualmente, será que é um desportivo ou um compromisso demasiado comprometedor ?
                Na minha opinião não é um desportivo, mas mais um excelente GT/cruiser/all rounder.
                Um bom carro para usar no dia a dia e depois dar um salto à Serra, não é daqueles que se guardam para dar uma volta de longe a longe.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                  Na minha opinião não é um desportivo, mas mais um excelente GT/cruiser/all rounder.
                  Um bom carro para usar no dia a dia e depois dar um salto à Serra, não é daqueles que se guardam para dar uma volta de longe a longe.
                  Pois !

                  no fundo estamos todos no mesmo comprimento de onda.

                  Eu gosto muito deste M3 mas acho que teria sido interessante pegar nesta base e fazer uma versão aligeirada CSL

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    Pois !

                    no fundo estamos todos no mesmo comprimento de onda.

                    Eu gosto muito deste M3 mas acho que teria sido interessante pegar nesta base e fazer uma versão aligeirada CSL
                    pois mas o que está a dar são hipopotamos

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
                      pois mas o que está a dar são hipopotamos
                      É que o M3 é mesmo pesadote !

                      Claro que em parte uma boa distribuição de pesos, suspensões evoluídas, etc. ajudam a disfarçar isso, mas são sempre muitos kg

                      Comentário


                        #12
                        Na minha opinião está-se aqui a confundir o conceito de desportivo...
                        Desportivo é um S2000, é um R8 (este para quem dizia que a audi não tem puros desportivos ), é um Elise, é um 350z...são carros que, quer por colocação de segmento, quer por gama de motores disponíveis são imediatamente identificados como desportivos...foram pensados de raíz para cumprir esse papel.
                        Para mim, mesmo um z4 com 170cv e quase 1500kg (axo que não estou a amndar uma calinada muito grande aqui no peso) não é um desportivo no verdadeiro termo da palavra pois não tem as performances nem o setup necessários para tal. Já um z4M...
                        Um Golf Gti e um bmw M5? Em inglês, não são "sports cars" mas sim um "hot hatch" e um "sports sedan"...

                        Quanto aos bmw ditos "normais" serem concretamente mais desportivos (quantitativamente, se é que isso é possível) que os carros "normais" das restantes construtoras...varia de caso para caso, mas no geral, são dinamicamente bons e equilibrados, têm bons motores dentro dos respectivos segmentos, e o proprio marketing atrai quem procura essas qualidades num carro...

                        Comentário


                          #13
                          Não são desportivos puros e duros, aliás quem procura um carro verdadeiramente desportivo não compra BMW.

                          São, sim, bastante homogénios, pois permitem facilmente condução em todos os tipos de ocasiões, enquanto que alguns dos verdadeiros desportivos apenas "servem" para pista

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            É que o M3 é mesmo pesadote !

                            Claro que em parte uma boa distribuição de pesos, suspensões evoluídas, etc. ajudam a disfarçar isso, mas são sempre muitos kg
                            sim tens razão acerca do M3. mas estava-me a referir o que levou a BMW a cancelar um novo CSL, ou seja, os hipos X6M e X5M..

                            Comentário


                              #15
                              Bem...sempre é bem melhor comparar a BMW à Porsche que à Ford....

                              ehehheh

                              A questão aqui é que pelo preço com que compras o GT3 compras o M6 e não o M3!!!!

                              ;)

                              De qualquer modo lembro-me de ver um comparativo no Top Gear entre o M6, 996 Carrera e AM V8...e o mais rápido foi o Porsche...
                              Editado pela última vez por DeBeF; 23 April 2009, 21:11.

                              Comentário


                                #16
                                Eu acho que se nos quisermos aproximar mais do nível do M3, isto ficando na mesma na Porsche, teremos que ir para um Carrera S.

                                Aliás, penso que a nível conceptual, o Turbo seria um rival mais justo do que o GT3, visto que este último tem algumas concessões.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                  Eu acho que se nos quisermos aproximar mais do nível do M3, isto ficando na mesma na Porsche, teremos que ir para um Carrera S.

                                  Aliás, penso que a nível conceptual, o Turbo seria um rival mais justo do que o GT3, visto que este último tem algumas concessões.
                                  A minha intenção não foi comparar estes dois carros da forma usual.

                                  Foi antes utilizar o GT3 para demonstrar que em comparação, mesmo os números associados, fazem com que o M3 pareça burguês e não muito desportivo.

                                  O exemplo GT3 é apenas por ser genericamente considerado um carro que está no limiar do que é ainda possivel utilizar numa base frequente.

                                  Claro que todos sabemos que é muito mais focado que o M3, no fundo a Porsche é por defenição muito mais desportiva que a BMW, apesar dos Cayennes e mesmo Panameras.

                                  De resto creio que mesmo um normal 911 997 seja tão ou mais desportivo que um M3, apesar de ter uma mecânica menos possante.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    A minha intenção não foi comparar estes dois carros da forma usual.

                                    Foi antes utilizar o GT3 para demonstrar que em comparação, mesmo os números associados, fazem com que o M3 pareça burguês e não muito desportivo.

                                    O exemplo GT3 é apenas por ser genericamente considerado um carro que está no limiar do que é ainda possivel utilizar numa base frequente.

                                    Claro que todos sabemos que é muito mais focado que o M3, no fundo a Porsche é por defenição muito mais desportiva que a BMW, apesar dos Cayennes e mesmo Panameras.

                                    De resto creio que mesmo um normal 911 997 seja tão ou mais desportivo que um M3, apesar de ter uma mecânica menos possante.
                                    Eu entendi o que quiseste dizer.
                                    Apenas complementei.

                                    Quanto ao vulgar 911, acredito que esteja mais focado para a pista do que o M3, no entanto aqui torço o nariz 2 vezes se me puser a pensar qual deles dará mais prazer.
                                    Isto de quem nunca experimentou nenhum, claro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tudo depende do ponto de referência.

                                      Para mim basta sentar-me num BMW para sentir a desportividade sem sequer ser preciso rodar a chave.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                        Tudo depende do ponto de referência.

                                        Para mim basta sentar-me num BMW para sentir a desportividade sem sequer ser preciso rodar a chave.
                                        huuummm ......

                                        Isso parece-me algum exagero

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                          Tudo depende do ponto de referência.

                                          Para mim basta sentar-me num BMW para sentir a desportividade sem sequer ser preciso rodar a chave.
                                          Têm um toque diferente.
                                          Saliento a posição do volante, mas de resto, não vejo onde é que um comum série 3, parado, tenha mais desportividade do que os outros.
                                          Sentado sem rodar a chave e sentir desportividade sente-se num 159 por exemplo, onde tem inúmeros detalhes alusivos a esse tema.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                            Eu entendi o que quiseste dizer.
                                            Apenas complementei.

                                            Quanto ao vulgar 911, acredito que esteja mais focado para a pista do que o M3, no entanto aqui torço o nariz 2 vezes se me puser a pensar qual deles dará mais prazer.
                                            Isto de quem nunca experimentou nenhum, claro.

                                            em pista, ou em andamentos mais vivos, qualquer Porshe tem uma enorme vantagem sobre qualquer BMW, ou marca equivalente, o modo como trava define "o" desportivo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              huuummm ......

                                              Isso parece-me algum exagero


                                              Acho a posição de condução, disposição instrumentos e estética interior desportiva, para mim respira-se esse ambiente lá dentro.

                                              Também sofro do sindrome BMW por ter tido com pouco tempo de carta, um E30

                                              Mas acho que tem tantos detalhes caracteristicamente desportivos, que a terminar num motor desses, como o M3 E92, dificilmente entendo a tua dúvida.

                                              Mas claro que se estás a comparar com máquinas mais proximas com a competição terás alguma razão, ao fim ao cabo, o M3 é feito para vender e tem vindo a ser domesticado ao longo dos tempos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                em pista, ou em andamentos mais vivos, qualquer Porshe tem uma enorme vantagem sobre qualquer BMW, ou marca equivalente, o modo como trava define "o" desportivo.
                                                Certo, mas por isso é que o Porsche nasce desportivo e o M3 apenas sofre uma maturação.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                  em pista, ou em andamentos mais vivos, qualquer Porshe tem uma enorme vantagem sobre qualquer BMW, ou marca equivalente, o modo como trava define "o" desportivo.
                                                  Pois e isso tem a ver com a qualidade dos travões e com o peso.

                                                  A BMW tem um problema crónico nos seus carros mais desportivos que é a resistência à fadiga dos seus travões.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                    Tudo depende do ponto de referência.

                                                    Para mim basta sentar-me num BMW para sentir a desportividade sem sequer ser preciso rodar a chave.
                                                    Nem mais!!

                                                    Sempre que me sento de manhã na minha bela banheira BMW ~2.000cm3 turbodiesel e carrego no botão start engine, ficou logo maravilhado com a desportividade.

                                                    Joking

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                      Acho a posição de condução, disposição instrumentos e estética interior desportiva, para mim respira-se esse ambiente lá dentro.

                                                      Também sofro do sindrome BMW por ter tido com pouco tempo de carta, um E30

                                                      Mas acho que tem tantos detalhes caracteristicamente desportivos, que a terminar num motor desses, como o M3 E92, dificilmente entendo a tua dúvida.

                                                      Mas claro que se estás a comparar com máquinas mais proximas com a competição terás alguma razão, ao fim ao cabo, o M3 é feito para vender e tem vindo a ser domesticado ao longo dos tempos.
                                                      compreendo o que queres dizer, em 1996 quando entrei num M3 na Auto Folque, parecia estar dentro de um F1, só o cheiroa cabedal, as listas no volante e na manete de velocidades "transpiravam" desportividade.

                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Pois e isso tem a ver com a qualidade dos travões e com o peso.

                                                      A BMW tem um problema crónico nos seus carros mais desportivos que é a resistência à fadiga dos seus travões.
                                                      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                      Certo, mas por isso é que o Porsche nasce desportivo e o M3 apenas sofre uma maturação.
                                                      a forma como um Porshe trava, está mais do que provado que vai muito para além da qualidade das pastilhas e dos discos, a forma como a suspensão reage á diminuição da velocidade, a tracção manifestada e a forma como o pedal reage transportam-nos para uma qualquer prova desportiva.

                                                      Pena raramente serem utilizados para o que foram feitos!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Levando em linha de conta o que cada marca pretende, e a imagem que os seus desportivos têm, M3 e GT3 são o reflexo do momento da BMW e Porsche...

                                                        E o M3 actual, se não tiver uma versão CSL, nunca poderá ombrear com o Porsche em pista, da mesma forma que o GT3 nunca será tão versátil e user-friendly como o M3 é, ou seja cada um é vítima dos compromissos e objectivos a que se propõem

                                                        O M3 permite levar 4 em relativo conforto em viagem e numa ida ás compras, o 911 não me parece capaz do mesmo...

                                                        O 911 permite um comportamento desportivo de primeira água, mesmo em pista, que o M3 não consegue acompanhar...

                                                        Pesando os prós e os contras, são ambos válidos e cada um com a sua clientela, para mim o mais completo, é o M3, o mais desejável 911 de longe...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                          Acho a posição de condução, disposição instrumentos e estética interior desportiva, para mim respira-se esse ambiente lá dentro.
                                                          Também concordo que mesmo nas versões "normais" a diferença é bem notória e não é necessário ter o carro a trabalhar ou andar com ele.
                                                          Para além do que disseste podes ainda acrescentar o facto de se entrar mais para o "chão" do que noutras marcas (isto ainda antes do factor "posição de condução"), volante grosso comparativamente a outros, caixa pequena, "túnel" dos pés fundo, formato/posição do acelerador... Até a entrar para os bancos traseiros uma pessoa "cai" lá para dentro uma vez que eles tem um apoio lateral acentuado em vez de ser liso.
                                                          Tudo isto existe em todos os bmw's, qualquer gama e vem de série. Não precisa de ter pack M ou bancos xpto. Portanto comparando com outras marcas "normais" (porque a bmw é normal, não é nenhuma ferrari) que competem nos mesmos segmentos são mais desportivos.
                                                          Em comparação com a porsche em específico, considero a porsche num patamar seguinte (em termos de desportividade) ao da bmw mas inferior ao de uma ferrari (por exemplo).
                                                          Não concordo quando dizem que um GT3 pode ser usado diariamente, mas como nunca andei em nenhum...
                                                          Já o M3 é perfeitamente utilizável. Aliás desde que andei num que fiquei deliciado. Consegue conciliar o melhor de vários mundos.
                                                          Editado pela última vez por AstonM; 23 April 2009, 22:34.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Concordo genericamente.

                                                            Talvez o 1º M3 fosse mais desportivo que o actual até

                                                            O primeiro M3 foi feito para efeitos de homologação nas pistas. Este é feito para capitalizar a sigla. São propósitos bem diferentes. O que não invalidada que dentro do seu segmento o M3 ainda seja o rei.

                                                            Quanto à Porsche, também esta se tem vindo a civilizar. Por exemplo basta ver a geração GT2, que começou também com propósitos de homologação, e agora até controle de tracção tem. É uma evolução natural, pois os clientes não querem carros puros e duros. Esta é a verdade. Já aqui dei o exemplo do M3 CSL, que foi uma desilução dentro da marca, pois as pessoas compravam e depois pediam com AC, rádio, etc. Só queriam era o logo CSL.

                                                            De resto, a BMW é genericamente mais desportiva que os seus rivais (Audi, mercedes). Quanto à comparação com a porsche, o único segmento em que competem directamente é o dos SUV, e nesse segmento a desportividade é relativa (o novo Z4 deixou de ser competidor do boxster, para se aproximar de um SLK).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X