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Cintos de 4,5 e 6 apoios VS airbags

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    Cintos de 4,5 e 6 apoios VS airbags

    Ois,

    Surgiu-me uma questão, numa outra discussão aqui no fórum.

    Um carro com cintos de 4, 5 ou 6 pontos não tornam redundantes os airbags?

    Estes cintos são fixos, ao contrário dos de 3 prontos, e prendem o corpo junto ao banco, pelo que mesmo que o airbag dispare, a cabeça nunca cegará ao volante...

    Ou sou eu que estou a ver mal as coisas?

    Um abraço

    #2
    normalmente os carros com cintos de 4 apoios nao tem airbags, nos carros do dia a dia penso que so podes usar os de 3 porque sao os que tem pre-tensores

    Comentário


      #3
      O airbag nunca é "dispensável"! Mesmo que não chegue a haver impacto com o volante (o sistema procon-ten da Audi, nos anos 90, também fazia isso), o airbag tem a importante função de evitar que o pescoço sofra uma rotação demasiado elevada e uma desaceleração brusca.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
        O airbag nunca é "dispensável"! Mesmo que não chegue a haver impacto com o volante (o sistema procon-ten da Audi, nos anos 90, também fazia isso), o airbag tem a importante função de evitar que o pescoço sofra uma rotação demasiado elevada e uma desaceleração brusca.
        Exacto, a questão prende-se mesmo com o amortecimento do movimento (absorção de energia) brusco da cabeça para a frente devido à inércia.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
          normalmente os carros com cintos de 4 apoios nao tem airbags, nos carros do dia a dia penso que so podes usar os de 3 porque sao os que tem pre-tensores
          Alguns (poucos) têm. Exemplo: Lotus Exige.

          Em relação à desaceleração do pescoço... os airbags têm influência utilizando cintos de 4 pontos, uma vez que o torso não se move (se estiver devidamente seguro)?

          Ou melhor, a cabeça chega a tocar no airbag nestes casos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
            O airbag nunca é "dispensável"! Mesmo que não chegue a haver impacto com o volante (o sistema procon-ten da Audi, nos anos 90, também fazia isso), o airbag tem a importante função de evitar que o pescoço sofra uma rotação demasiado elevada e uma desaceleração brusca.
            isso é falso! Basta ver os carros de competição que são bastante mais seguros que os de estrada... Roll bar e um banco em que não se saia do sitio fazem maravilhas

            Comentário


              #7
              Dependo do uso que se dá. Na competição, a probabilidade de se andar à mocada, obriga a dispensar o uso dos air-bag.
              E vai-se para os cintos fixos, que é uma estopada para andar num carro à civil.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                isso é falso! Basta ver os carros de competição que são bastante mais seguros que os de estrada... Roll bar e um banco em que não se saia do sitio fazem maravilhas
                concordo contigo. mas não te esqueças que eles além disso ainda têm o hans para proteger o pescoço. no dia a dia o airbag pode tornar-se fundamental.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                  isso é falso! Basta ver os carros de competição que são bastante mais seguros que os de estrada... Roll bar e um banco em que não se saia do sitio fazem maravilhas
                  Nitidamente, não sabes o que dizes.
                  Ou achas que nunca se testou airbags em veículos de competição? Só não existem ainda porque subsistem problemas complexos e específicos da competição ainda por resolver. Além do mais, os pilotos de competição estão preparados para sofrer desacelerações que uma pessoa "comum" não aguenta. E onde é que pode haver carros de uso diário com bancos fixos? Que post mais sem pés nem cabeça, sinceramente!

                  Respondendo ao jcpr, há sempre contacto da cabeça e provavelmente até do torso com o airbag, daí a sua utilidade, pois este é responsável por uma distribuição muito mais equitativa e suave das forças envolvidas num embate!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                    Nitidamente, não sabes o que dizes.
                    Ou achas que nunca se testou airbags em veículos de competição? Só não existem ainda porque subsistem problemas complexos e específicos da competição ainda por resolver. Além do mais, os pilotos de competição estão preparados para sofrer desacelerações que uma pessoa "comum" não aguenta. E onde é que pode haver carros de uso diário com bancos fixos? Que post mais sem pés nem cabeça, sinceramente!

                    Respondendo ao jcpr, há sempre contacto da cabeça e provavelmente até do torso com o airbag, daí a sua utilidade, pois este é responsável por uma distribuição muito mais equitativa e suave das forças envolvidas num embate!
                    Alguma das coisas que disseste invalida o que eu disse?! Exactamente por não se poder utilizar algumas das soluções usadas em competição é que os carros "civis" se viraram para outras soluções e não o contrario...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                      isso é falso! Basta ver os carros de competição que são bastante mais seguros que os de estrada... Roll bar e um banco em que não se saia do sitio fazem maravilhas
                      Pois mas o que queriamos era um banco que se deslocasse para a frente em caso de acidente, para a desaceleração não ser tão brusca

                      Imagina tu a saltares de 2 metros de altura, vais com as pernas esticada ou meias flectidas?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                        Pois mas o que queriamos era um banco que se deslocasse para a frente em caso de acidente, para a desaceleração não ser tão brusca

                        Imagina tu a saltares de 2 metros de altura, vais com as pernas esticada ou meias flectidas?
                        Obvio que há de haver sempre soluções melhores...até chegarmos aos carros sobre carris que não batem

                        Comentário


                          #13
                          Isto é 1 pergunta que por si só, sem pegar no resto que envolve o depois do amortecimento ou mesmo o que gera o amortecimento ñ é discutível.


                          Cintos de 6 apoios são bons, quando usados em rally, ou competição. Para uso normal tem de ser o Airbag.
                          Pois um carro sem airbag nós iremos absorver mais o impacto, e saiamos de lá como os carros antigos, inteiros por fora e rebentados por dentro. As forças num embate são assustadoras.

                          Para um carro de competição onde conta o peso, e por aí fora, onde os pilotos têm uma boa preparação fisica, e onde os embates principalmente no rally, podem n ficar só por 1... é melhor o conjunto de rollbar, cintos de 6 apoios e a cena pro pescoço(a qual desconheço o nome).


                          Imaginem lá o exemplo do carro do outro que veio ao rally de Portugal, dar as 17 ou 18 cambalhotas com 1 airbag, n tinha ficado cá pra história...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                            Isto é 1 pergunta que por si só, sem pegar no resto que envolve o depois do amortecimento ou mesmo o que gera o amortecimento ñ é discutível.


                            Cintos de 6 apoios são bons, quando usados em rally, ou competição. Para uso normal tem de ser o Airbag.
                            Pois um carro sem airbag nós iremos absorver mais o impacto, e saiamos de lá como os carros antigos, inteiros por fora e rebentados por dentro. As forças num embate são assustadoras.

                            Para um carro de competição onde conta o peso, e por aí fora, onde os pilotos têm uma boa preparação fisica, e onde os embates principalmente no rally, podem n ficar só por 1... é melhor o conjunto de rollbar, cintos de 6 apoios e a cena pro pescoço(a qual desconheço o nome).


                            Imaginem lá o exemplo do carro do outro que veio ao rally de Portugal, dar as 17 ou 18 cambalhotas com 1 airbag, n tinha ficado cá pra história...
                            Mas tomem como exemplo um Lotus Exige, que tem a opção de cintos de 4 pontos, mesmo sendo um carro de estrada.

                            A cena para o pescoço chama-se "HANS device"...

                            Comentário


                              #15
                              podes por fotos desses cintos do exige, sff?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                O airbag nunca é "dispensável"! Mesmo que não chegue a haver impacto com o volante (o sistema procon-ten da Audi, nos anos 90, também fazia isso), o airbag tem a importante função de evitar que o pescoço sofra uma rotação demasiado elevada e uma desaceleração brusca.
                                O mais engraçado e que no crash test da AMS reliazado com o Audi 100, o sistema Procon Ten não evitou o embate da cabeça no volante e num outro crash test realizado pelo ADAC em que participaram um Audi 80 sem e um outro com Procon Ten (o com Procon Ten era pos restyling penso eu), o Audi 80 sem este teve a mesma pontuaçao global que o Audi 80 com.
                                Esse teste foi por mim postado aqui no Forum, no topico dos crash tests

                                YouTube - Audi 100/A6 AMS Crash Test
                                YouTube - Procon Ten commercial audi

                                procon-ten (lower case initial "p") (an acronym for Programmed Contraction-Tension) is a proprietary Safety Restraint System (SRS), used by German car manufacturer Audi, from 1986 until the mid-1990s.
                                Audi was one of the last German manufacturers to employ airbags in their cars, mainly due to the high reliability, and cost effectiveness of the technology they trademarked as "procon-ten".
                                The procon-ten system used thick cables, similar to winch cables, running around the rear of the engine, and linked to it. In the event of a frontal impact, the force and momentum of the impact would shift the engine rearwards, tensioning and 'pulling' the cables, which were in turn connected to the steering column and seat belt mounts. When the cable was pulled tight by the engine, the cables would pull the steering wheel towards the front of the car, clear of the driver, and also remove any slack in the seat belts, holding the occupants more firmly in their seats until the accident had finished.
                                Audi engines are by tradition mounted longitudinally, in front of the front wheels, as opposed to transverse, with but a few exceptions in more recent models. This meant the engine was close to the front bumper, (especially on 5 cylinder variants) that the radiator often had to be offset to halfway down one side of the engine bay. One advantage of this technique is that the engine is one of the first things to be struck in a frontal impact, taking much of the force, and allowing for high responsiveness of the procon-ten system.
                                The procon-ten system was available for cars such as the 100 / 200 and the V8, as well as the 80 / 90. It was discontinued with the introduction of the new A4 and A8 series in 1994, and the 1997 A6.
                                It is likely that procon-ten was discontinued, because the use of the system in lighter accidents would deem the car a 'write-off'.
                                procon-ten is a trademark of Audi AG


                                Wikipedia, the free encyclopedia

                                Comentário


                                  #17
                                  jcpr, não há grande volta a dar-lhe: os airbags, correctamente utilizados, são de grande utilidade, e nunca são dispensáveis ou incompatíveis com um carro de estrada, por mais "radical" (e até seguro!) que ele seja. Até podes ter cintos de 20 pontos e o melhor capacete do mundo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                    isso é falso! Basta ver os carros de competição que são bastante mais seguros que os de estrada... Roll bar e um banco em que não se saia do sitio fazem maravilhas
                                    São mais seguros em que sentido, destroem-se menos ?
                                    Isso é uma falsa interpretação de segurança... a 50Km/h um veículo de competição é mais violento que um ligeiro de passageiros com boa pontuação no EuroNcap.
                                    Os carros de competição estão desenhados para resistir a embates muito violentos, o que diminui a absorção de energia a velocidades mais "generalistas".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                      Mas tomem como exemplo um Lotus Exige, que tem a opção de cintos de 4 pontos, mesmo sendo um carro de estrada.

                                      A cena para o pescoço chama-se "HANS device"...

                                      O Lotus é 1 exemplo de 1 carro puro e duro, tu ali ñ tens mariquices tens o essencial para 1 condução desportiva, se ñ me engano até o banco ñ mexe muito ou ñ mexe nada(ja n me recordo bem).

                                      Tu numa condução desportiva, airbag é peso morto...


                                      Outra maneira de veres o Lotus é pensares num kart, homologado para estrada

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                        Mas tomem como exemplo um Lotus Exige, que tem a opção de cintos de 4 pontos, mesmo sendo um carro de estrada.

                                        A cena para o pescoço chama-se "HANS device"...
                                        Isso é um carro de produção artesanal para clientela muito especifica....!! Adicionar airbags tem custos acrescidos e não me parece que os adeptos do Lotus Exige estejam dispostos a pagar mais por isso, até porque muitos querem o carro o mais hardcore possível (mais leve)!

                                        Ainda assim a Lotus decidiu montar 2 airbags no Elise que, como sabes, partilha a mesma plataforma.


                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                                          Isso é um carro de produção artesanal para clientela muito especifica....!! Adicionar airbags tem custos acrescidos e não me parece que os adeptos do Lotus Exige estejam dispostos a pagar mais por isso, até porque muitos querem o carro o mais hardcore possível (mais leve)!

                                          Ainda assim a Lotus decidiu montar 2 airbags no Elise que, como sabes, partilha a mesma plataforma.


                                          Mas só o facto de haver um que não tenha, contraria a teoria da "indispensabilidade" que foi anteriormente apresentada...

                                          Comentário


                                            #22
                                            A verdade é que também não vejo utilidade absolutamente nenhuma em usar airbags em competição. Fazendo um trade-off, certamente o "resultado" pende a favor de não os usar, por muitas razões.

                                            Um bom preparador automóvel e comissário técnico FPAK, quando algum carro aparece nas verificações com o Roll-bar made in China leva sempre o mesmo discurso: "Eu estou farto de dizer a estes tipos que o essencial é um bom banco, um bom cinto e acima de tudo, um excelente roll-bar. Se tiverem isso tudo e algo correr mal, não poderiam ter feito muito mais.."

                                            E olhando para o carro do Latvala no Algarve ou para o Saxo Kitcar do Octávio Nogueira em Penafiel, alguém me diz de que teriam servido os airbags?



                                            Ou





                                            Fotos: Picasa Web Albums - antonio - Rali Sentir P...

                                            Note-se que este carro é ex-oficial, sendo portanto preparado e construído de fábrica, super evoluído para "o seu tempo" e, mesmo assim, o Roll-Bar torceu todo. Durante o acidente deu uma séria de cambalhotas e peças como radiadores e componentes mecânicos ficaram espalhados pelo caminho. O carro levantou num "monte" de terra e o embate afectou a parte de cima.

                                            De que é que adiantava o airbag?

                                            "Bons bancos, bons cintos e um excelente Roll-Bar..."

                                            (tudo o que eu disse não se aplica em nada aos carros "civis")
                                            Editado pela última vez por Bj40; 29 April 2009, 20:13.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                              Mas só o facto de haver um que não tenha, contraria a teoria da "indispensabilidade" que foi anteriormente apresentada...
                                              Isso já é uma dedução tua..... tão válida como:
                                              -O João atirou-se ao mar com 10 tubarões brancos por perto e não aconteceu nada! Dedução: Os tubarões são inofensivos!

                                              O facto do carro ter cintos de 4 fixações não quer dizer que dispense o airbag, até porque a Lotus tem como disponível e alguns Exige e Elise trazem-nos de série! Simplesmente a Lotus decidiu não colocar nenhum de série nos modelos mais extremos, assim como o ABS é um extra, entre outras tantas coisas!
                                              Quem compra um carro destes sem airbag sabe o que está a comprar e, regra geral o motivo é prazer de condução e performance pura!
                                              Poderás também fazer a seguinte dedução: -Se os cintos de 4 pontos dispensam os airbags, porque raio a Lotus não generaliza a todos os modelos, sempre ficava mais barato, não ??!!


                                              O que andamos para aqui a discutir resume-se a isto:
                                              Carros desenhados para o dia-a-dia Vs Carros hardcore de estrada ou pista
                                              A versão XX também dispensa airbag.... porque será!! :P
                                              Ou seja, não tem comparação possível!
                                              Editado pela última vez por 3com; 29 April 2009, 20:34.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já estão para aí a falar em carros de competição, quando o post original nem sequer menciona nada disso!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                  Já estão para aí a falar em carros de competição, quando o post original nem sequer menciona nada disso!
                                                  O post inicial não refere nenhum tipo de carro.

                                                  A(s) pergunta:

                                                  "
                                                  Um carro com cintos de 4, 5 ou 6 pontos não tornam redundantes os airbags?

                                                  Estes cintos são fixos, ao contrário dos de 3 prontos, e prendem o corpo junto ao banco, pelo que mesmo que o airbag dispare, a cabeça nunca cegará ao volante... "

                                                  A minha resposta... " Nos carros de competição blá blá blá... ....

                                                  .... Nada disto se aplica ao carros "normais" ".

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                    Já estão para aí a falar em carros de competição, quando o post original nem sequer menciona nada disso!


                                                    Secalhar porque será a melhor forma de conseguir provar o uso de um e outro componente mencionado no abrir do tópico?

                                                    É que num carro civil, o airbag nunca pode ser trocado por 1 cinto de n apoios.... porque para ficar equivalente era preciso adicionar N coisas vindas da "competição"

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Havia de ser lindo um carro de rally com air bag, em cada salto abria o air bag.
                                                      Os air bags servem essencialmente para impedir que a cabeça embata no volante, como os pilotos usam capacete e estão "colados" ao banco mais o Hans para proteger a cervival o air bag não vai acrescentar grande coisa em termos de segurança passiva.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                                        Havia de ser lindo um carro de rally com air bag, em cada salto abria o air bag.
                                                        Os air bags servem essencialmente para impedir que a cabeça embata no volante, como os pilotos usam capacete e estão "colados" ao banco mais o Hans para proteger a cervival o air bag não vai acrescentar grande coisa em termos de segurança passiva.
                                                        É pa, bem visto! Deves ter um doutoramento, não?!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                                          Havia de ser lindo um carro de rally com air bag, em cada salto abria o air bag.
                                                          Os air bags servem essencialmente para impedir que a cabeça embata no volante, como os pilotos usam capacete e estão "colados" ao banco mais o Hans para proteger a cervival o air bag não vai acrescentar grande coisa em termos de segurança passiva.

                                                          Claro que os sensores não podiam ter o mesmo nível de 1 carro civil, se não nem a meio da prova chegavam sem ter disparado os airbags


                                                          Edit: e os de joelho e as cortinas? tb é pra cabeça ñ bater no volante? Já não existem só os airbags de volante e os de passageiro, só a pensar na deslocação para a frente... a tecnologia já se expandiu

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                                            Havia de ser lindo um carro de rally com air bag, em cada salto abria o air bag.
                                                            Os air bags servem essencialmente para impedir que a cabeça embata no volante, como os pilotos usam capacete e estão "colados" ao banco mais o Hans para proteger a cervival o air bag não vai acrescentar grande coisa em termos de segurança passiva.
                                                            Há 10 anos atrás!!!!

                                                            PS: Não sei se sabes, mas a sensibilidade do airbag pode ser controlada electronicamente, por isso não percebo esse 1º cometário!

                                                            Comentário

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