Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro novo: Tenho de pagar o imposto de circulação?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro novo: Tenho de pagar o imposto de circulação?

    Tenho desde o ontem o meu novo opel corsa 1.2. Já fiz o seguro mas esqueci-me de perguntar se tenho pagar o imposto de circulação. Tenho de o pagar ou só para o ano?
    Obrigado

    #2
    Penso que pagas apenas em Abril de 2010

    Comentário


      #3
      Boas,

      Acho que tens que pagar o IUC mas penso que tens 90 dias para o fazer

      Comentário


        #4
        eu tenho ideia que até perfazer 1 ano de idade (ao mês de matrícula) está isento.

        Mas posso estar enganado.....
        Editado pela última vez por comandante; 01 May 2009, 19:20.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por comandante Ver Post
          eu tenho ideia que até perfazer 1 ano de idade (ao mês de matrícula) está isento.

          Mas posso estar enganado.....
          Isso era antigamente.

          Tem 90 dias para pagar o IUC.

          Comentário


            #6
            Confirmo.

            Tens um prazo de 90 dias para pagares o IUC.

            Comentário


              #7
              Então esclareçam-me cá uma coisa. Comprei o meu em Fevereiro deste ano, já usado. O carro tem matrícula de Junho/2008. Era carro de serviço da própria Toyota.

              Tenho de tratar do selo também? ou quando o carro foi matrículado pela Toyota eles tiveram de tratar disso, pelo qual só tenho de comprar o selo em Junho deste ano?

              Comentário


                #8
                90 dias como já disseram.

                Podes esperar que te apareça a matricula nas declarações electrónicas e depois pagas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por comandante Ver Post
                  Então esclareçam-me cá uma coisa. Comprei o meu em Fevereiro deste ano, já usado. O carro tem matrícula de Junho/2008. Era carro de serviço da própria Toyota.

                  Tenho de tratar do selo também? ou quando o carro foi matrículado pela Toyota eles tiveram de tratar disso, pelo qual só tenho de comprar o selo em Junho deste ano?
                  Em principio a Toyota terá pago o selo até Junho de 2009, senão não poderia ter circulado com o carro.

                  Vai às declarações electrónicas e vê o que lá está.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                    Em principio a Toyota terá pago o selo até Junho de 2009, senão não poderia ter circulado com o carro.

                    Vai às declarações electrónicas e vê o que lá está.
                    Onde se vê isso? O site é um pouco confuso, ou sou eu que estou a procurar do sitio errado...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por comandante Ver Post
                      Onde se vê isso? O site é um pouco confuso, ou sou eu que estou a procurar do sitio errado...
                      Vai pelo portal das Finanças que essa informação já terá migrado ...

                      https://www.portaldasfinancas.gov.pt.../pf/inicio.jsp

                      Depois:

                      Consultar -> veiculos -> Imposto Unico de Circulação

                      Depois escolhes o ano ...

                      Se calhar não consegues é visualizar isso agora porque o site está em manutenção até 2ª feira. Mas tenta.... a mim dá-me erro.

                      Comentário


                        #12
                        imposto de selo

                        Após 30 dias o veiculo estar registado no site das finanças tem de pagar o I U C nas repartições de finanças, ou atraves do site das finanças caso esteja registado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por comandante Ver Post
                          Então esclareçam-me cá uma coisa. Comprei o meu em Fevereiro deste ano, já usado. O carro tem matrícula de Junho/2008. Era carro de serviço da própria Toyota.

                          Tenho de tratar do selo também? ou quando o carro foi matrículado pela Toyota eles tiveram de tratar disso, pelo qual só tenho de comprar o selo em Junho deste ano?
                          Se é carro de serviço pede-lhes cópia do comprovativo do pagamento do IUC que eles tiveram que pagar. Se não o fornecerem (o que duvido), envia um mail para a DGCI com a matrícula da viatura e eles confirmam-te se foi pago.

                          Tu apenas terás que o comprar em Junho de 2009.

                          Comentário


                            #14
                            ok. Muito obrigado pelas respostas.

                            Não consigo entrar no site das finanças porque preciso da password para fazer loggin, e tenho de procurar o papel (não faço a mínima onde anda, mas ele há-de aparecer ) quando o encontrar, vejo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                              Se é carro de serviço pede-lhes cópia do comprovativo do pagamento do IUC que eles tiveram que pagar. Se não o fornecerem (o que duvido), envia um mail para a DGCI com a matrícula da viatura e eles confirmam-te se foi pago.

                              Tu apenas terás que o comprar em Junho de 2009.
                              Ate porque se for fiscalizado pela autoridade e não tiver o comprovativo do pagamento do selo, é multado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                Ate porque se for fiscalizado pela autoridade e não tiver o comprovativo do pagamento do selo, é multado.
                                Não, não é, uma vez que não é obrigatória a apresentação do comprovativo.

                                Há uma circular do Min das Finanças (7/2008 de 9 de Maio de 2008) que refere que não havendo qualquer norma que obrigue à apresentação do comprovativo do pagamento ou isenção do IUC é impossível, por falta de previsão legal, a instauração de qualquer procedimento por contra-ordenação. Se este for instaurado deve ser anulado por insubsistência.
                                Editado pela última vez por MrsX; 03 May 2009, 10:51.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                  Não, não é, uma vez que não é obrigatória a apresentação do comprovativo.

                                  Há uma circular do Min das Finanças (7/2008 de 9 de Maio de 2008) que refere que não havendo qualquer norma que obrigue à apresentação do comprovativo do pagamento ou insenção do IUC é impossível, por falta de previsão legal, a instauração de qualquer procedimento por contra-ordenação. Se este for instaurado deve ser anulado por insubsistência.
                                  Ai é? So me enganam... a funcionaria da repartição das finanças, quando comprei o selo pela primeira vez, disse-me que era obrigatório andar com o comprovativo senão tinha direito a "prémio".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                    Ai é? So me enganam... a funcionaria da repartição das finanças, quando comprei o selo pela primeira vez, disse-me que era obrigatório andar com o comprovativo senão tinha direito a "prémio".
                                    o prémio devia ser ires lá à beira dela e chamares-lhe de incompetente

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por comandante Ver Post
                                      o prémio devia ser ires lá à beira dela e chamares-lhe de incompetente
                                      O Despacho surgiu exactamente por existir a dúvida na Lei...

                                      Havendo dúvida na Lei, a DGCI emana as suas interpretações em forma de despachos, oficios, circulares ....

                                      Só depois se pode dizer qual a interpretação da DGCI. Até lá a única coisa a dizer era que realmente era obrigatório. Porque a Lei não dizia que não era.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Resumindo:

                                        Carros novos:

                                        Espera até o carro aparecer registado no teu nome no site das Finanças (demora cerca de 60 dias) e depois deves pagar o IUC até aos 90 dias da data da compra. Nos anos seguintes deves pagar no mês da matrícula.

                                        Carros usados:

                                        O IUC deverá ser sempre pago no mês da matrícula em nome de quem estiver registado. Isto é, pelo anterior propritário se a compra ocorrer após esse mês ou pelo novo no caso contrário.

                                        OK?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                                          Resumindo:

                                          Carros novos:

                                          Espera até o carro aparecer registado no teu nome no site das Finanças (demora cerca de 60 dias) e depois deves pagar o IUC até aos 90 dias da data da compra. Nos anos seguintes deves pagar no mês da matrícula.

                                          (...)
                                          OK?

                                          Esta informação ainda se encontra correcta? Comprei o carro à 50 dias, e a tentar pagar o IUC no site das finanças, não me aparece la o carro para pagar.

                                          Supostamente nos 60 dias irá la aparecer, e terei ate aos 90 dias para pagar?

                                          Se me puderem confirmar que ainda assim é, agradeço imenso

                                          Cheers


                                          P.S.: So uma duvida à parte, quando é que receberei os documentos do carro? quantos dias é que costuma demorar? supostamente o Stand é responsavel por isso certo? Obrigado

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se não aparecer vais directamente às finanças pagar. Se não pagares nos 90 dias seguintes à compra, pagas multa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                              Se não aparecer vais directamente às finanças pagar. Se não pagares nos 90 dias seguintes à compra, pagas multa.
                                              No meu caso só paguei depois de o carro aparecer no site das finanças, bem depois dos 90 dias e paguei através de MB o valor do IUC sem multa.
                                              Penso que os 90 dias são contados a partir do dia em que dá entrada o registo do carro nas finanças, até lá não podem cobrar uma coisa que não aparece no sistema deles, digo eu, mas com a crise nunca se sabe...

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X