[Antevisão] OPEL ADAM (designação oficial) projecto Opel Trixx - Página 18

Página 18 de 24 PrimeiraPrimeira ... 8171819 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 511 para 540 de 693
Like Tree145Likes

Título: OPEL ADAM (designação oficial) projecto Opel Trixx

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

No breve prazo vai haver motores novos. 1.0 e 1.4 turbo. Neste momento só o 1.4 é aceitável. Mas a Opel fez bem o trabalho de casa, em especial na qualidade de construção, o carro tem coisas em que é melhor que um Audi A1. E a personalização é de facto um ponto forte, dá gosto brincar com o configurador e ver as opções que são possíveis.

Piloto de Testes nunobol's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nunomendes Ver Post
    No breve prazo vai haver motores novos. 1.0 e 1.4 turbo. Neste momento só o 1.4 é aceitável. Mas a Opel fez bem o trabalho de casa, em especial na qualidade de construção, o carro tem coisas em que é melhor que um Audi A1. E a personalização é de facto um ponto forte, dá gosto brincar com o configurador e ver as opções que são possíveis.
    Em que coisas é melhor que um A1?

Banido Jfire's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nunobol Ver Post
    Em que coisas é melhor que um A1?
    Ui que já os oiço a chegar.
    Não conheço, não vou opinar.
    Mas a permissa continua. Audi é, invariávelmente melhor que Opel. Até o ar respirado dentro de cada um.
    Miguel1994 gosta disto.

Data de Registo
    Dec 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
    Mas a permissa continua. Audi é, invariávelmente melhor que Opel. Até o ar respirado dentro de cada um.
    Tem a ver com sistemas diferentes de ar condicionado das respectivas marcas? Desconheço completamente.
    Em todo o caso acho que não se referia a isso nem tão pouco a marcas.

Piloto de Testes Miguel1994's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2011

Por Defeito

O meu pai tem um W211, pois bem, no que toca à atenção ao detalhe e qualidade, principalmente do tablier, o adam não lhe fica atrás.

Por isso nem me falem do A1 e produtos da Vag, pois o adam está num patamar bem acima!

Data de Registo
    Dec 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
    O meu pai tem um W211, pois bem, no que toca à atenção ao detalhe e qualidade, principalmente do tablier, o adam não lhe fica atrás.

Por isso nem me falem do A1 e produtos da Vag, pois o adam está num patamar bem acima!
    Eu não conheço o Adam ao vivo ainda, do que li e vi aparenta ter uma boa qualidade e gosto bastante dos interiores. Agora estar ao nível de um W211... tenho mesmo de ver ao vivo.

Data de Registo
    Jul 2011

Por Defeito

Se calhar é o tédio que o interior do w211 que me coloca nesta posição, mas sim, achei o interior do adam muito bom.

Falta saber se a qualidade se mantém com o passar to tempo.

Cumprimentos

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

O Opel Adam tem as portas integralmente forradas, mesmo nos pilares. Até o painel da porta tem o forro extendido até à parte interna não visível. Dessa forma não tem chapa à vista em lado nenhum no interior. Nesse particular o A1 não é assim noutros aspectos aparenta ser melhor.

Esqueci-me de referir que só é pena o Adam não poder ser configurado com o forro interior do tecto em preto. No DS3 ou no Mini isso é possível e fica muito bem.

Data de Registo
    Dec 2010

Por Defeito

Bem nesse aspecto sem dúvida é superior, até mesmo em alguns segmento C o que é de aplaudir visto que no segmento A não vejo concorrência para esse nível de detalhe.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Parece ser um bom aproveitamento da base do panda/500, e o interior pelo rápido contacto que tive pareceu-me muito bom para um segmento A, agora...

quase 1100 kg e pneus 215/45 R17 ?! Ainda para mais em versões com 70cv?!

Não quero desprestigiar nada nem ninguém, mas não me parece muito lógico ter um "carrinho de brincar" obeso, com pneus sobre dimensionados e motores fracos no mesmo conjunto...
    Já a existir a versão de 140cv, acho que mesmo assim não era preciso tanto, mas já se sabe que a estética anda a sacrificar muito uma das bases para um automóvel ser eficiente: peso reduzido...
    Nisto acho que a Opel anda a pecar, já com o Insignia é o mesmo, e neste até há bons motores. Mas o peso não permite milagres...

Data de Registo
    Jul 2011

Por Defeito

O problema é, de facto, o peso.

E não me parece serquer que a opel esteja a tentar contornar este problema, está em contra ciclo face às restantes marcas.

Cumps
    Jossy gosta disto.

Piloto Veterano BLADERUNNER's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
    Parece ser um bom aproveitamento da base do panda/500, e o interior pelo rápido contacto que tive pareceu-me muito bom para um segmento A, agora...

quase 1100 kg e pneus 215/45 R17 ?! Ainda para mais em versões com 70cv?!

Não quero desprestigiar nada nem ninguém, mas não me parece muito lógico ter um "carrinho de brincar" obeso, com pneus sobre dimensionados e motores fracos no mesmo conjunto...
    Já a existir a versão de 140cv, acho que mesmo assim não era preciso tanto, mas já se sabe que a estética anda a sacrificar muito uma das bases para um automóvel ser eficiente: peso reduzido...
    Nisto acho que a Opel anda a pecar, já com o Insignia é o mesmo, e neste até há bons motores. Mas o peso não permite milagres...
    Um Adam é um Corsa curto, não tem nada de nada a ver com um Panda/500.
    E por ser um Corsa curto é que tem o peso que tem.

Se os planos originais tivessem ido para a frente, a base que deveria ter sido usada seria a Gamma II, a mesma que serve o Spark/Aveo. Seria bastante mais adequada ao Adam, e ajudaria claramente na questão do peso.
    Mas a malta do guito matou essa hipótese para poupar uns trocos, de modo a poder integrar a linha de produção do Adam com a do Corsa na Alemanha.
    TubularBells, Fahrenheit and Jossy like this.

Piloto de Testes nokia71's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
    AO que ouvi dizer os bons resultados nos testes desta versão do adam para rally podem fazer com que no próximo ano a marca esteja de volta ao WRC.

Banido Fahrenheit's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Se os planos originais tivessem ido para a frente, a base que deveria ter sido usada seria a Gamma II, a mesma que serve o Spark/Aveo. Seria bastante mais adequada ao Adam, e ajudaria claramente na questão do peso.
    Eu bem tentei acreditar que assim não fosse, mas não restam nenhumas duvidas.
    A Plataforma usada é mesmo a Fiat/Opel do Grande Punto/500L/Corsa D.
    Malandros da Opel desiludiram-me neste ponto.

Mesmo assim, tenho de o experimentar, a ver se gosto do jovem Adam.

EDIT: Já fiz a edição toda na Wikis sobre as plataformas!
    Última edição por Fahrenheit : 09-04-13 às 12:43:00

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Um Adam é um Corsa curto, não tem nada de nada a ver com um Panda/500.
    E por ser um Corsa curto é que tem o peso que tem.

Mas a malta do guito matou essa hipótese para poupar uns trocos, de modo a poder integrar a linha de produção do Adam com a do Corsa na Alemanha.
    Já aprendi qualquer coisa então, pois tinha na ideia que tinham ido buscar à Fiat a plataforma (a própria forma do carro também influenciou a minha ideia, confesso)...
    Então em relação ao peso não digo mais nada, porque desde o inicio já está predestinado a ser obeso - belo tiro no pé, até pela parte dinâmica (mas isso só vendo o que vale na prática).

Vai ser o tipico carro para malta que quer algo diferente, com um interior requintado e um exterior irreverente, mas que não liga patavina às questões mecânicas/dinâmicas

Data de Registo
    Jun 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
    Já aprendi qualquer coisa então, pois tinha na ideia que tinham ido buscar à Fiat a plataforma (a própria forma do carro também influenciou a minha ideia, confesso)...
    Então em relação ao peso não digo mais nada, porque desde o inicio já está predestinado a ser obeso - belo tiro no pé, até pela parte dinâmica (mas isso só vendo o que vale na prática).

Vai ser o tipico carro para malta que quer algo diferente, com um interior requintado e um exterior irreverente, mas que não liga patavina às questões mecânicas/dinâmicas
    Uma boa parte dos clientes é isso que querem. Querem um pacote bem recheado e que os leve onde querem ir. E isso o adam faz exemplarmente.
    prius gosta disto.

Piloto de Kart Rafazzz's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2013

Por Defeito

É bem verdade que actualmente todos os opel pecam pelo seu peso elevado comparado com outras marcas

O peso mata a aceleração, a dinâmica, os consumos, enfim...

Todos os construtores ultimamente só têm agravado este problema, em vez de o resolverem, salvo raras exceções.

Vejamos uma comparação entre o opel adam 1.4 atmosférico de 100cv com o fiat punto sport 1.4 atmosférico de 95cv de 2003 (escolhi o fiat porque é um carro muito equilibrado que puxa bem devido ao peso reduzido e como têm a mesma cilindrada e tal... não foi pela qualidade nem nada disso como é óbvio)

Peso:

Opel - 1135Kg
    Fiat - 960Kg

Velocidade Máx:

Opel - 185
    Fiat - 178

Relação peso-potência:

Opel - 87 cv/ton
    Fiat - 98cv/ton

0-100:
    Opel - 11,5s
    Fiat - 9,6

Claro que o opel tem um caixa de 5 longa e o fiat tem de 6, mas mesmo assim...

Chamam a isto evolução?

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Rafazzz Ver Post
    É bem verdade que actualmente todos os opel pecam pelo seu peso elevado comparado com outras marcas

O peso mata a aceleração, a dinâmica, os consumos, enfim...

Todos os construtores ultimamente só têm agravado este problema, em vez de o resolverem, salvo raras exceções.

Vejamos uma comparação entre o opel adam 1.4 atmosférico de 100cv com o fiat punto sport 1.4 atmosférico de 95cv de 2003 (escolhi o fiat porque é um carro muito equilibrado que puxa bem devido ao peso reduzido e como têm a mesma cilindrada e tal... não foi pela qualidade nem nada disso como é óbvio)

Peso:

Opel - 1135Kg
    Fiat - 960Kg

Velocidade Máx:

Opel - 185
    Fiat - 178

Relação peso-potência:

Opel - 87 cv/ton
    Fiat - 98cv/ton

0-100:
    Opel - 11,5s
    Fiat - 9,6

Claro que o opel tem um caixa de 5 longa e o fiat tem de 6, mas mesmo assim...

Chamam a isto evolução?
    Não é um exemplo dos melhores, dado a idade do projecto do Punto. E convém confirmar se o peso do Punto respeita a norma EU ou DIN. Quase garantidamente deve ser DIN, pelo que para se equivaler ao Adam, há que acrescentar 75kg (condutor de 68kg + 7kg bagagem) ao peso do Punto.

Temos exemplos bastante melhores.
    Basta ir buscar a plataforma Gamma II, que a Chevrolet usa no Spark e no Aveo, e que, inicialmente o Adam deveria fazer uso, para verificar um dos aspectos em que o Adam ficaria a ganhar.

Spark 1.2 - 939kg - Tem menos 10cm de comprimento e largura que o Adam, mas é mais alto. Distância entre-eixos é superior em quase 8cm relativamente ao Adam (que traria benefícios no capítulo do packaging/habitabilidade)
    Aveo 1.4 - 1158kg - Mais 33cm de comprimento, 3cm de largura que o Adam. E apenas mais 23kg de peso.

Ou seja, recorrendo à Gamma II e no que toca a dimensões ficando a meio caminho entre um Spark e um Aveo, acho que daria para ter um Adam um pouco acima da tonelada. Não é nada de especial, mas dado os outputs modestos, tirar 100kg colocaria o Adam em posição bastante mais competitiva perante a concorrência. Não nos esqueçamos que hoje em dia já temos segmentos B abaixo da tonelada. E são carros com 4m de comprimento.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Não é um exemplo dos melhores, dado a idade do projecto do Punto. E convém confirmar se o peso do Punto respeita a norma EU ou DIN. Quase garantidamente deve ser DIN, pelo que para se equivaler ao Adam, há que acrescentar 75kg (condutor de 68kg + 7kg bagagem) ao peso do Punto.

Temos exemplos bastante melhores.
    Basta ir buscar a plataforma Gamma II, que a Chevrolet usa no Spark e no Aveo, e que, inicialmente o Adam deveria fazer uso, para verificar um dos aspectos em que o Adam ficaria a ganhar.

Spark 1.2 - 939kg - Tem menos 10cm de comprimento e largura que o Adam, mas é mais alto. Distância entre-eixos é superior em quase 8cm relativamente ao Adam (que traria benefícios no capítulo do packaging/habitabilidade)
    Aveo 1.4 - 1158kg - Mais 33cm de comprimento, 3cm de largura que o Adam. E apenas mais 23kg de peso.

Ou seja, recorrendo à Gamma II e no que toca a dimensões ficando a meio caminho entre um Spark e um Aveo, acho que daria para ter um Adam um pouco acima da tonelada. Não é nada de especial, mas dado os outputs modestos, tirar 100kg colocaria o Adam em posição bastante mais competitiva perante a concorrência. Não nos esqueçamos que hoje em dia já temos segmentos B abaixo da tonelada. E são carros com 4m de comprimento.
    E também permitiria ter o Adam com uma front-overhang menor, maior distância entre eixos (e logo melhor espaço interior e relação comportamento-conforto devido à maior pegada), e um melhor tratamento da traseira (menos atarracada por ex.). De facto é uma pena ver o que o Adam poderia ser... não deixando no entanto de ser um carro interessante pelo preço e possibilidades de personalização.

Piloto de Provas de Perícia ruijorge1922's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2010

Por Defeito

Os Opel devem ter anões escondidos nos carros. Sinceramente eu deixava de comprar um carro pelo peso (muito) acima da concorrência.

Piloto de Troféu TubularBells's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ruijorge1922 Ver Post
    Os Opel devem ter anões escondidos nos carros. Sinceramente eu deixava de comprar um carro pelo peso (muito) acima da concorrência.
    Além da não utilização de determinadas ligas, basta desmontar um Opel para entendermos o porquê o peso excessivo. Eu chamo-lhe qualidade real que visa alongar a durabilidade global da viatura. Se virmos bem, este mal já vem do passado, não é de agora... eles sempre foram muito pesados. Desmontem-nos e entendam porquê. O material está lá, e soma peso.

Claro que já era tempo de utilizarem outras ligas na carroçaria, mas isso implica custos. No Vectra C utilizaram muito Magnésio e Alumínio, mas mesmo assim era o mais pesado do segmento, tendo custos avultadíssimos - No entanto, quando começamos a desmontar, percebemos que não tem anões nem barras de chumbo, tem material a sério, sempre em prol da robustez e durabilidade.
    Jfire gosta disto.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
    Além da não utilização de determinadas ligas, basta desmontar um Opel para entendermos o porquê o peso excessivo. Eu chamo-lhe qualidade real que visa alongar a durabilidade global da viatura. Se virmos bem, este mal já vem do passado, não é de agora... eles sempre foram muito pesados. Desmontem-nos e entendam porquê. O material está lá, e soma peso.

Claro que já era tempo de utilizarem outras ligas na carroçaria, mas isso implica custos. No Vectra C utilizaram muito Magnésio e Alumínio, mas mesmo assim era o mais pesado do segmento, tendo custos avultadíssimos - No entanto, quando começamos a desmontar, percebemos que não tem anões nem barras de chumbo, tem material a sério, sempre em prol da robustez e durabilidade.
    Existem razões para a Opel e GM no geral terem peso acima da concorrência.
    E são razões sobretudo do foro financeiro.
    Algo que a GM está a mudar.
    Nos Cadillac ATS e novo CTS já houve um foco muito grande no combate ao peso. De tal forma, que devem ser dos mais leves nos seus respectivos segmentos.

Artigo longo, mas elucidativo

http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1067128635

Piloto de Troféu TommyPT's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
    Efectivamente se o A1 tiver AC Auto então tem um mecanismo ionizador

Citação Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post

O W211 era bom em qualidade de montagem. De resto não era nada do outro mundo. Continua a ser o meu E favorito.
    Quanto às portas, o Adam tem tanto ou mais plástico nas ditas que o A1. Não esquecer que o A1 tem diferentes acabamentos nas portas consoante a versão, que vai desde o plástico, à "borracha" até à pele. Suponho que o mesmo se passe no Adam.

Quanto ao facto de achares o interior espectacular, não esquecer que nos últimos 2 anos se deu uma disseminação a nível de design "jovem" e que espetaram um LCD e GPS em tudo o que é carro

Ainda assim, depois de ser possuidor de um Audi, muito provavelmente agora comprava Opel. Olhando para tudo como um todo parecem-me bastante equilibrados em diversos pontos. A nível de gosto pessoal, só não gosto do Corsa. Todos os outros modelos me enchem as medidas, e este Adam não é excepção.

Banido tito23's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Os motores diesel chegam mais tarde ou nem vai ter?

No configurador só aparecem o 1.2 e 1.4 a gasolina.

Bem que podiam perder a cabeça e montar-lhe o novo 1.6 diesel de 136 cv. E que jeitaço dava a potência extra para mover tanto quilo

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Pode ser que decidam em contrário nos próximos anos, mas a Opel disse que o Adam não iria ter motores diesel, pois têm poucas vendas neste segmento.
    E, ainda este ano, devem chegar os novos motores de 3 cilindros sobrealimentados a gasolina para animar o Adam.

A Opel também desistiu do Adam eléctrico porque não iria ter retorno com ele.
    Em vez disso vai investir num Adam OPC (o que não deixa de ser irónico... salvar o planeta ou acabar com ele), que garante o retorno esperado.
    Aí sim, teremos um 1.6 Turbo, e segundo os rumores, a rondar os 180cv!
    E aí, já se deverá mexer melhor!

Piloto de Troféu Pneucareca's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2012

Por Defeito

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2013

Por Defeito

Fui vendo este carro em fotos e em videos, e, para ser honesto, não gostei. Como não gosto de tirar conclusões sem ver ao vivo, esperei até o poder fazer para ter uma noção real da coisa e....... ainda piorou! Acho o carro absolutamente intragável.
    Bom, são gostos. Cada um com os seus.

Data de Registo
    Jun 2012

Piloto Veterano
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post

Eu chamo-lhe falta de investimento.
    Miguel1994 gosta disto.

Página 18 de 24 PrimeiraPrimeira ... 8171819 ... ÚltimaÚltima