Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Habitabilidade. Questão importante ou mero pormenor?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Habitabilidade. Questão importante ou mero pormenor?

    O factor da habitabilidade (em especial a traseira) de um modelo é realmente importante na decisão de compra de um carro? Ou será que outros factores (como as perfomances, o gosto pessoal ou o preço) pesam mais no momento de decidir?

    São recorrentes as críticas ou os elogios aos índices de habitabilidade, mas raramente são apresentados indicadores objectivos que fundamentem as opiniões expressas, as quais, provavelmente, serão mais influenciadas pela impressão que os nossos olhos nos transmitem.

    Numa (pequena) busca que efectuei não encontrei tabelas que evidenciem dados comparativos relativos à habitabilidade dos diversos modelos existentes no mercado para cada um dos segmentos e tipos de carroçaria.

    Por outro lado, é normal as revistas da especialidade apresentarem medições e opiniões sobre a habitabilidade dos modelos testados, mas nem sempre utilizam os mesmos critérios de avaliação, e, por outro lado, as marcas nem sempre disponibilizam esses dados nos seus catálogos.

    Para quem considerar que o factor da habitabilidade é decisivo na decisão que tem que tomar para escolher um ou outro modelo, que critérios deve seguir e onde pode encontrar dados comparativos que sigam os mesmos critérios de avaliação?

    #2
    O que dizes não é verdade.

    Pelo menos na AH, quando existem comparativos de carros com o mínimo de vertente familiar, aparecem sempre todas as medições interiores.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
      O que dizes não é verdade.

      Pelo menos na AH, quando existem comparativos de carros com o mínimo de vertente familiar, aparecem sempre todas as medições interiores.
      Sinceramente, não me parece ter dito que as revistas não apresentam medições.

      A questão é que, em alguns casos não chego aos valores apresentados, mas como não sei quais os critérios seguidos o erro tanto pode ser meu como da revista. Por outro lado os critérios da AH não são iguais a outras revistas e aí também não posso comparar.

      Comentário


        #4
        A mim parece-me óbvio que é uma questão importante.
        E os fabricantes sabem disso, tanto que a cada nova geração de um dado modelo, é sempre anunciado que ele é mais espaçoso e tem maior mala, sendo relativamente raro um modelo encolher face à geração anterior.
        Até marcas que tinham modelos tradicionalmente apertados (caso dos segmentos D premium vs generalistas) tem feito um esforço significativo em melhorar esse ponto a cada nova geração.
        Na imprensa também é comum ser referida a habitabilidade e o tamanho da mala dos vários modelos que testam.
        Um site interessante é o espanhol km77.com, quando se escolhe uma dada viatura não só se pode ver as suas dimensões interiores como aparecem medições de modelos semelhantes para efeitos comparativos.
        Por exemplo, escolhendo o Ford Mondeo aparece a tabela com medições de habitabilidade dos segmentos D:
        km77.com. Ford Mondeo. Información. Mediciones interiores.

        Cumprimentos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
          Sinceramente, não me parece ter dito que as revistas não apresentam medições.

          A questão é que, em alguns casos não chego aos valores apresentados, mas como não sei quais os critérios seguidos o erro tanto pode ser meu como da revista. Por outro lado os critérios da AH não são iguais a outras revistas e aí também não posso comparar.
          Sinceramente não estou a perceber.
          Os critérios...mas quais critérios?

          As medições são altura frontal e traseira, comprimento total, comprimento frontal e traseiro, largura frontal e traseira. Qual é a dúvida?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
            Sinceramente não estou a perceber.
            Os critérios...mas quais critérios?

            As medições são altura frontal e traseira, comprimento total, comprimento frontal e traseiro, largura frontal e traseira. Qual é a dúvida?
            Independentemente da denominação das medições, estas representam sempre a distância entre o ponto A e o ponto B. Certo?

            Mas para que as medições sejam comparáveis os pontos A e B devem ser definidos de forma a que todos entendam do que estamos a falar.

            Apenas por mero exemplo e se puderes consulta: AH n.º 1004, pag 21, GA n.º 287, pag 50, e, ainda o K77 já aqui referido e vais encontrar medições totalmente diferentes para os mesmos modelos, pelo simples facto de os pontos A e B não serem constantes.

            Isto significa que nem todos seguem os mesmos critérios nas medições!!!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
              A mim parece-me óbvio que é uma questão importante.
              E os fabricantes sabem disso, tanto que a cada nova geração de um dado modelo, é sempre anunciado que ele é mais espaçoso e tem maior mala, sendo relativamente raro um modelo encolher face à geração anterior.
              Até marcas que tinham modelos tradicionalmente apertados (caso dos segmentos D premium vs generalistas) tem feito um esforço significativo em melhorar esse ponto a cada nova geração.
              Na imprensa também é comum ser referida a habitabilidade e o tamanho da mala dos vários modelos que testam.
              Um site interessante é o espanhol km77.com, quando se escolhe uma dada viatura não só se pode ver as suas dimensões interiores como aparecem medições de modelos semelhantes para efeitos comparativos.
              Por exemplo, escolhendo o Ford Mondeo aparece a tabela com medições de habitabilidade dos segmentos D:
              km77.com. Ford Mondeo. Información. Mediciones interiores.

              Cumprimentos
              Obrigado, mas também já conhecia.

              O problema é que algumas das medidas apresentadas não conferem no meu caso e ou eu não sei como é que foram tiradas ou as apresentadas no site estão erradas (que acontece com frequência).

              Comentário


                #8
                Tentando especificar melhor o meu ponto de vista!


                Alguém me consegue dizer quais os índices de habitabilidade destes carros:

                BMW 320d
                Audi A4
                Lexus IS 220d
                MB C 220d
                SAAB 9-3
                Volvo S40
                Alfa 159

                Especificando as medições à frente e atrás e como foram obtidas ou a respectiva fonte.
                Editado pela última vez por Nandin; 09 May 2009, 00:32.

                Comentário


                  #9
                  Respondendo a tua 1ª pergunta no post inicial, isso depende do pra que se quer o carro.

                  Eu como só ando à frente, não tenho filhos e nem sempre ando com pessoas atrás a habitalidade traseira do meu carro a mim não me diz nada, vou mais pela performance em curva(estabilidade), consumos e o prazer de condução que me dá.

                  Secalhar para quem já viaja mais no banco de trás ou tem família, ou precisa d espaço para 2 ou 3 cadeiras de bébé, precisava da mala pra transporte de algo, ou devido a ir muito de férias, isso já vai influenciar.


                  Quanto as medições, sempre me perguntei como eram achados os pontos A e B.... Mas não é algo quem "faça" comichão, pois se tiver interessado no carro vou a 1 stand meto o banco do condutor ajeitado para mim e sento-me no banco de trás, e ver o quanto confortável consigo ficar, e abro a bagageira pra ficar com noção do seu tamanho.

                  Comentário


                    #10
                    Deixa-me adicionar outro elemento ao factor habitabilidade. O acesso.

                    Por exemplo, para quem tem uma estatura elevada, para aceder à traseira do Opel Insignia (berlina) tem que ser contorcionista. E depois ficar com a cabeça de lado, porque a direito, não cabe.

                    No Passat CC, o problema é mesmo entrar. Depois de se estar lá dentro, a profundidade dos bancos permite ir com o pescoço a direito, mas com os escalpe a roçar no revestimento do tecto.

                    O Classe C, tem um bom acesso mas uma má altura.

                    Nas versões de carrinha (Opel e Mercedes) esse problema já não existe...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                      Por exemplo, para quem tem uma estatura elevada, para aceder à traseira do Opel Insignia (berlina) tem que ser contorcionista. E depois ficar com a cabeça de lado, porque a direito, não cabe.

                      No Passat CC, o problema é mesmo entrar. Depois de se estar lá dentro, a profundidade dos bancos permite ir com o pescoço a direito, mas com os escalpe a roçar no revestimento do tecto.

                      O Classe C, tem um bom acesso mas uma má altura.
                      Acabaste de me lembrar porque é que comprei uma Espace

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                        Deixa-me adicionar outro elemento ao factor habitabilidade. O acesso.
                        Concordo inteiramente que a questão do acesso também é importante.


                        Dando um exemplo concreto das diferenças que encontrei relativamente à distância em mm entre o banco da frente e o banco de trás (normalmente designado por comprimento C):

                        No teste comparativo apresentado na AH: Série 3 - 735 ; IS - 710 ; MB C - 700. No teste do GA: Série 3 - 710 ; IS - 710. Consultando a tabela no K77: Série 3 - 700 ; IS - 640 ; MB C - 660.

                        Se estámos a falar dos mesmos carros porque é que as medições apresentam diferenças tão significativas?

                        Onde é que se pode obter uma tabela comparativa que apresente estas medições com maior credibilidade?

                        Comentário


                          #13
                          Há um factor muito importante na medida para os lugares traseiros, que é a posição do banco dianteiro.

                          Não sei qual a norma que se aplica, mas por exemplo no 320d (E91) com o banco da frente no seu estado normal (para mim...), não consigo viajar atrás.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Acabaste de me lembrar porque é que comprei uma Espace
                            EM termos de acesso e habitabilidade é magnífica.

                            O mais complicado deve ser mesmo arranjar lugar para estacionar...

                            Comentário


                              #15
                              Mas normalmente essas medições não vêem acompanhadas dum "boneco", para ficar bem esclarecido onde são os pontos?

                              Pelo menos é essa a ideia que tenho do que aparece na AH pelo menos, as outras fontes não sei.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                Mas normalmente essas medições não vêem acompanhadas dum "boneco", para ficar bem esclarecido onde são os pontos?

                                Pelo menos é essa a ideia que tenho do que aparece na AH pelo menos, as outras fontes não sei.
                                É verdade, mas se experimentares confirmar as medições no teu carro, muito provavelmente, vais concluir que há erros significativos entre o esquema e a medidas apresentadas.

                                Mas será que ninguém aqui não conhece nenhum site, para além do K77, que tenha estas medições?

                                Comentário


                                  #17
                                  Vamos tentar ser objectivos!
                                  Nos meus tem+po de solteiro estava-me nas tintas para a habitabilidade... grosso modo... claro.
                                  Nos meus tempo de "puto" tive uma belo Uno e logo a seguir um espectacular e novíssimo Clio da 1.ª geração. Imaginem lá de quantas portas... 3 claro!
                                  Não tinha filhos... cadeirinhas... tralhas... roupa para 3 ou 4 pessoas para transportar.... peso diverso para transportar... etc... etc...
                                  Com o casamento e a chegada de 2 "apeêndices" as coisas mudam completamente de figura...
                                  E os clios, unos e também um AX... tiveram de dar lugar a uma Honda Civic Aerodeck, posteriormente a um Civic 1.7 CTDi (enorme por dentro) – atenção que o facto de ter comprados 2 Hondas de seguida não significa que sou um amante da marca... coincidências.
                                  Agora... provavelmente amanhã... vou trocar o meu Honda por uma GranSécnic 1.5 DCi. Porquê?
                                  Será pela potência?
                                  Será pela beleza? (eu sei que também nõ assim tão feia)
                                  Será pela performance?
                                  Será pelo "style"?
                                  Ora bem... Estou numa altura da minha vida em que o sespaço e conforto se sobrepõem a outros valores... É assim a vida.
                                  Quanto ao tema do tópico... Claro que a HABITABILIDADE é imporante... para quem precisa dela...

                                  Comentário


                                    #18
                                    habitabilidade é importante se tiveres filhos.

                                    Há muito que deuxei de fazer contas à mala e ao banco traseiro, neste momento tenho um Série 5 Touring, mas daqui a 4 anos qdo a acabar o renting e tiver de trocar e se tiver mais de 2 filhas (como actualmente), vou ter de levar com um MPV ou então um SUV de 7 lugares.

                                    Para uma família de 4, um vulgar 4 portas chega, mas provavelmente as minhas filhas (ou outros passageiros) viajam mais à larga no meu S5 do que no teu IS... e ainda não chegámos à mala.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                      Para uma família de 4, um vulgar 4 portas chega, mas provavelmente as minhas filhas (ou outros passageiros) viajam mais à larga no meu S5 do que no teu IS... e ainda não chegámos à mala.
                                      Pois, tens toda a razão, mas se eu tivesse dinheiro para comprar um LS 600h L as minhas filhas viajavam mais à larga que no teu S5!

                                      Quanto à mala, nunca tive dúvidas de que para quem precisar de muito espaço a do IS não lhe vai chegar. Para mim tem chegado e até deixei de levar muitas coisa que não eram necessárias.

                                      Só ainda não percebi muito bem porque é que a falta de espaço é tão criticada no IS. Primeiro era a habitabilidade traseira, mas como parece que a do IS não é muito diferente do S3 ou do Clase C, agora o grande problema é a mala.

                                      Decidam-se para eu perceber quais são os verdadeiros "defeitos" do IS (lá que os tem, tem!).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Fullman Ver Post
                                        Vamos tentar ser objectivos!
                                        Vamos lá ser objectivos!

                                        Para mim é óbvio que na hora de decidir quando o espaço é muito importante é o contacto com o carro que vai ditar a escolha.

                                        Mas aqui no fórum, quando temos que ler todo o tipo de argumentos sem qualquer base de sustentação objectiva, as impressões pessoais, por muito respeitáveis que sejam, deixam-nos sempre a dúvida quanto à sua verdadeira sinceridade, pelo que dava geito disporem-se de dados objectivos para todos saberem do que se está a falar.

                                        Dá para entender?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                                          Pois, tens toda a razão, mas se eu tivesse dinheiro para comprar um LS 600h L as minhas filhas viajavam mais à larga que no teu S5!

                                          Quanto à mala, nunca tive dúvidas de que para quem precisar de muito espaço a do IS não lhe vai chegar. Para mim tem chegado e até deixei de levar muitas coisa que não eram necessárias.

                                          Só ainda não percebi muito bem porque é que a falta de espaço é tão criticada no IS. Primeiro era a habitabilidade traseira, mas como parece que a do IS não é muito diferente do S3 ou do Clase C, agora o grande problema é a mala.

                                          Decidam-se para eu perceber quais são os verdadeiros "defeitos" do IS (lá que os tem, tem!).
                                          As quotas comparando com os premium estão muito ligeiramente ligeiramente abaixo (em especial o Série 3, A4 e MB é um pouco maior), e comparando com os generalistas... bastante abaixo.

                                          Depois há a questão das motorizações, o IS penso eu foi pensado para combater no mercado europeu com os 3 germânicos, mas qq um deles é muito mais completo que o IS no que toca aos diesel (e até nos gasolina), combustível eleito dos europeus.

                                          Há ainda quem aponte um design amorfo... altamente subjectivo, eu gosto, depois há questão da imagem... é uma marca sem expressão na Europa, onde os 3 germânicos rulam há décadas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                                            Vamos lá ser objectivos!

                                            Para mim é óbvio que na hora de decidir quando o espaço é muito importante é o contacto com o carro que vai ditar a escolha.

                                            Mas aqui no fórum, quando temos que ler todo o tipo de argumentos sem qualquer base de sustentação objectiva, as impressões pessoais, por muito respeitáveis que sejam, deixam-nos sempre a dúvida quanto à sua verdadeira sinceridade, pelo que dava geito disporem-se de dados objectivos para todos saberem do que se está a falar.

                                            Dá para entender?

                                            Nadin, o IS não tem defeitos graves, mas na minha opinião na altura de o comprar não se destaca em nada dos "valores seguros" a malta acaba por comprar o trêsbintedê, ou A4 ou Classe C

                                            Não é mau em nada, mas não é melhor que os outros.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                                              O factor da habitabilidade (em especial a traseira) de um modelo é realmente importante na decisão de compra de um carro? Ou será que outros factores (como as perfomances, o gosto pessoal ou o preço) pesam mais no momento de decidir?
                                              Sim, é bastante importante, excepto para jovens despreocupados (sem filhos), para quem compra um desportivo a sério ou para quem vai para os modelos da moda Mini e 500

                                              São recorrentes as críticas ou os elogios aos índices de habitabilidade, mas raramente são apresentados indicadores objectivos que fundamentem as opiniões expressas, as quais, provavelmente, serão mais influenciadas pela impressão que os nossos olhos nos transmitem.

                                              Numa (pequena) busca que efectuei não encontrei tabelas que evidenciem dados comparativos relativos à habitabilidade dos diversos modelos existentes no mercado para cada um dos segmentos e tipos de carroçaria.

                                              Por outro lado, é normal as revistas da especialidade apresentarem medições e opiniões sobre a habitabilidade dos modelos testados, mas nem sempre utilizam os mesmos critérios de avaliaçãoApesar das recorrentes gralhas, estou em crer que usam sempre o mesmo critério , e, por outro lado, as marcas nem sempre disponibilizam esses dados nos seus catálogos.Nos catalogos nem sempre, mas em anexo na ficha técnica


                                              Para quem considerar que o factor da habitabilidade é decisivo na decisão que tem que tomar para escolher um ou outro modelo, que critérios deve seguir e onde pode encontrar dados comparativos que sigam os mesmos critérios de avaliação? Na autohoje. Mas o melhor mesmo é experimentar: por aquilo à nossa maneira, levar as cadeirinhas se for caso disso e experimentar
                                              Respostas nas citações

                                              Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                                              Respondendo a tua 1ª pergunta no post inicial, isso depende do pra que se quer o carro.

                                              Eu como só ando à frente, não tenho filhos e nem sempre ando com pessoas atrás a habitalidade traseira do meu carro a mim não me diz nada, vou mais pela performance em curva(estabilidade), consumos e o prazer de condução que me dá.

                                              Secalhar para quem já viaja mais no banco de trás ou tem família, ou precisa d espaço para 2 ou 3 cadeiras de bébé, precisava da mala pra transporte de algo, ou devido a ir muito de férias, isso já vai influenciar.
                                              Está tudo dito

                                              Quanto as medições, sempre me perguntei como eram achados os pontos A e B.... Mas não é algo quem "faça" comichão, pois se tiver interessado no carro vou a 1 stand meto o banco do condutor ajeitado para mim e sento-me no banco de trás, e ver o quanto confortável consigo ficar, e abro a bagageira pra ficar com noção do seu tamanho. Foi isso que me fez esquecer o MiTo (antes da relação preço/equipamento).. Foi só regular o banco do condutor para mim e sentar-me atrás, do banco do pendura.. e mesmo assim, claustrofobia .. mas a mala não é muito má

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                                                Vamos lá ser objectivos!

                                                Para mim é óbvio que na hora de decidir quando o espaço é muito importante é o contacto com o carro que vai ditar a escolha.

                                                Mas aqui no fórum, quando temos que ler todo o tipo de argumentos sem qualquer base de sustentação objectiva, as impressões pessoais, por muito respeitáveis que sejam, deixam-nos sempre a dúvida quanto à sua verdadeira sinceridade, pelo que dava geito disporem-se de dados objectivos para todos saberem do que se está a falar.

                                                Dá para entender?
                                                Está bem concordo consigo.
                                                Mas... eu quando escolho um novo carro "não consigo" só ficar-me com quotas de habitabilidade tão ao gosto das nossas publicações (e ao seu como me parece).
                                                Para mim é muuuuuito mais simples fazer uma pré-selecção dos carros que me interesso estabelecendo critérios como preço, potência, consumos, estéctica entre outros e... posteriormente, deslocar-me aos diversos stands e exposições e OBJECTIVAMENTE experimentar in-loco.
                                                Mais... repare numa coisa..
                                                Imagine que tem 3 filhos com 10, 12 e 14 anos. Garanto-lhe que eles cabem todos lá atrás no banco. E até bastante mais e velhos e obesos...
                                                Agora imagine que tem também 3 filhos, mas... com 1, 3 e 6 anos de idade.. Meta lá 3 cadeirinhas no banco de trás de um normal carro de passeio de 5 lugares...
                                                Ainda acha que filhos são argumento sem base de sustentação como disse no seu post... Olhe que não dr... olhe que não dr... como alguém diria...
                                                Amigo... se ker 1 conselho... não seja tão "ligado" aos números...

                                                Ah!.... e gosto bastante da Lexus.
                                                Editado pela última vez por Fullman; 09 May 2009, 15:23. Razão: Acrescentar uma frase.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                  Nadin, o IS não tem defeitos graves, mas na minha opinião na altura de o comprar não se destaca em nada dos "valores seguros" a malta acaba por comprar o trêsbintedê, ou A4 ou Classe C

                                                  Não é mau em nada, mas não é melhor que os outros.
                                                  Não posso estar mais de acordo!

                                                  Mas uma questão é as pessoas optarem pela compra de um determinado modelo porque gostam/confiam mais na marca, etc. Acho muito bem!

                                                  Outra bem diferente, é dizer mal sem qualquer fundamento ou criticar aspectos num modelo que são iguais nos modelos que dizem ser os melhores.

                                                  O único aspecto que tenho defendido e que me parece inquestionável é que no IS encontro quase todas as qualidades existentes noutros modelos mas a um preço muito mais justo. Isto e só isto!

                                                  Agora se a opção for pelo gosto pessoal, bem as coisas mudam de figura e aí já cá não está quem falou (escreveu).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                                                    Tentando especificar melhor o meu ponto de vista!


                                                    Alguém me consegue dizer quais os índices de habitabilidade destes carros:

                                                    BMW 320d
                                                    Audi A4
                                                    Lexus IS 220d
                                                    MB C 220d
                                                    SAAB 9-3
                                                    Volvo S40
                                                    Alfa 159

                                                    Especificando as medições à frente e atrás e como foram obtidas ou a respectiva fonte.
                                                    Tudo explicadinho como é medido!

                                                    km77.com. Lexus IS. Información. Mediciones interiores.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Fullman Ver Post
                                                      Amigo... se ker 1 conselho... não seja tão "ligado" aos números...

                                                      Ah!.... e gosto bastante da Lexus.
                                                      Obrigado pelo seu conselho! Mas não me leve a mal que lhe dê um também.

                                                      Leia com mais atenção o que está escrito antes de dar conselhos!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post

                                                        Obrigado, embora já conhecia.

                                                        Mas nesse site também encontro as seguintes medições (asientos traseros):

                                                        Série 3: Largo = 70cm ; Ancho = 138cm ; Alto = 90cm
                                                        Audi A8: Largo = 70cm ; Ancho = 141cm ; Alto = 90cm

                                                        Não sei se estão correctas ou não, mas para mim não fazem sentido.
                                                        Editado pela última vez por Nandin; 09 May 2009, 15:37.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Fullman Ver Post

                                                          Ah!.... e gosto bastante da Lexus.
                                                          100% de acordo!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                                                            Obrigado pelo seu conselho! Mas não me leve a mal que lhe dê um também.

                                                            Leia com mais atenção o que está escrito antes de dar conselhos!
                                                            Eu acho que estamos de acordo no essencial... Não fike chateado!
                                                            Só dei a minha opinião!
                                                            Apenas não posso concordar quando diz que ser ou não casado, ter ou não filhos, entre outros é um argumento sem base de sustentação!
                                                            Se vamos falar em argumento sem base de sustentação teremos de falar na sua opinião quanto ao preço do "seu" IS quando compatrado com um Classe C por exemplo.
                                                            Quanto é que acha que valerá um 220CDi com 10 anos? E um IS? Nessa altura dir-me-á alguma coisa!
                                                            Pense assim.. QUantos 190 circulam por aí ainda com algum valor comercial?
                                                            E quantos Audi 80? Acha que é semelhante. Se calhar já nem se lembrava de uma modelo que foi um best-seller chamado 80 TD. Há pois é?
                                                            E... nessa altura... Onde andava a lexus... provavelmente a fazer os corona... ou carina... ou camry... agora estou a brincar!!!
                                                            Agora você pode dizer-me que o valor comercial do seu carro aquando da retoma não o preocupa... Óptimo para si. Para mim é importante!
                                                            Tudo é subjectivo... Mas o que eu atrás disse quanto aos casamentos. filhos e diferentes necessidades das pessoas consoante a sua idade e objectivos para mim nunca serão subjectivos e sem base de sustentação. E terão de ser levados seeeempre em consideração?
                                                            Como você disse atrás... percebe?
                                                            Abraço!
                                                            Editado pela última vez por Fullman; 09 May 2009, 15:49.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X