Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comandos por voz

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comandos por voz

    Diversas marcas já disponibilizam, seja de série ou incluído nos opcionais, o sistema de comandos por voz.

    Confesso que não sou muito adepto deste sistema, que é o único que dispensava no meu carro (mas como era de série...) e que muito raramente utilizo.

    Falta de adaptação? Talvez!

    Qual a vossa opinião sobre a utilidade do sistema de comando por voz? E já há marcas que o disponibilizam em português?

    #2
    O R25 dos anos 80 já trazia essa modernice tipo KITT (pelo menos em francês).
    Acho que a utilidade se resume a impressionar os amigos.

    Comentário


      #3
      Efectivamente serve para impressionar o ppl mas tb dá jeito de vez em qdo. Eu uso mais para usar o telefone. basta dizer o n.º de telef para onde se quer ligar e já está!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
        O R25 dos anos 80 já trazia essa modernice tipo KITT (pelo menos em francês).
        Acho que a utilidade se resume a impressionar os amigos.
        tenho no focus e só usei nos primeiros dias para mostrar aos amigos.
        Só tenho porque vem associado ao bluetooth, esse sim uso todos os dias.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por migueld Ver Post
          tenho no focus e só usei nos primeiros dias para mostrar aos amigos.
          Só tenho porque vem associado ao bluetooth, esse sim uso todos os dias.

          Já começava a achar que era só eu!

          Mas penso que o sistema até pode vir a ter futuro, terá é que ser aperfeiçoado para ser mais fiável e, também, simplificado o seu funcionamento.

          Comentário


            #6
            Eu uso todos os dias, não só com o telemóvel como para controlo do leitor mp3. Sinceramente dá-me bastante jeito. E no caso do meu já é bastante simples.. Carrego num botão, dou a ordem e o sistema obedece.. e não tem grandes dificuldades em reconhecer os comandos.
            Às vezes devo é parecer maluquinho a quem me ve passar a falar sozinho dentro do carro

            Comentário


              #7
              Já tive um carro com isso, uma Navara, só usava para o telefone e muito de vez em quando para o GPS.

              Comentário


                #8
                tenho, e só uso para telefonar. dá um jeitaço.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ephoresis Ver Post
                  Eu uso todos os dias, não só com o telemóvel como para controlo do leitor mp3. Sinceramente dá-me bastante jeito. E no caso do meu já é bastante simples.. Carrego num botão, dou a ordem e o sistema obedece.. e não tem grandes dificuldades em reconhecer os comandos.
                  Às vezes devo é parecer maluquinho a quem me ve passar a falar sozinho dentro do carro
                  Hoje em dia começa a ser normal ver pessoas a "falarem com os carros", principalmente devido ao sistema bluetooth que, esse sim, é muito prático e uso com muita frequência.

                  Qual o idioma que utilizas no teu carro? Gostaria de saber se há marcas que disponibilizam o sistema de comandos por voz em português.

                  PS: Descrevam também algumas particularidades/curiosidades do sistema que utilizam. Por exemplo no Lexus se disser "I'm hungry", dá-me uma lista de restaurantes.
                  Editado pela última vez por Nandin; 12 May 2009, 08:48.

                  Comentário


                    #10
                    O Fiat Stilo utiliza essa tecnologia desde 2001, em português.
                    Sou utilizador frequente do comando de voz para utilizar o telefone (é muito prático e funciona na perfeição!).

                    Os restantes comandos (rádio, GPS e CD) já não utilizo tanto, apesar de serem bastante fáceis de utilizar. É que é mais simples utilizar os botões de acesso rápido (volante ou consola).

                    Em resumo, reconheço enorme utilidade do sistema de comando de voz com o telefone já nem tanto com os outros dispositivos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                      O R25 dos anos 80 já trazia essa modernice tipo KITT (pelo menos em francês).
                      Acho que a utilidade se resume a impressionar os amigos.
                      O meu Safrane também traz esse sistema, em espanhol. Até dá jeito de vez em quando, quando me esqueço de colocar o cinto ou tenho uma porta aberta, a 'menina' diz exactamente qual é a porta.

                      Já me deu jeito quando a poli saiu , 'ela' disse para parar imediatamente o carro, pois não havia pressão de oleo. Se não parasse naqueles instantes tinha dado um grande barraco.

                      Concluindo, acho que é um sistema dispensável pois só faz falta de vez em quando e ainda é um extra caro.

                      Comentário


                        #12
                        Os sistemas que experimentei até hoje, foram sempre pouco intuitivos, eu sou um fanático de gadgets mas este acho que qualquer sistema que precise que nos adaptemos demasiado a ele é para mim perda de tempo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                          O Fiat Stilo utiliza essa tecnologia desde 2001, em português.
                          Sou utilizador frequente do comando de voz para utilizar o telefone (é muito prático e funciona na perfeição!).

                          Os restantes comandos (rádio, GPS e CD) já não utilizo tanto, apesar de serem bastante fáceis de utilizar. É que é mais simples utilizar os botões de acesso rápido (volante ou consola).

                          Em resumo, reconheço enorme utilidade do sistema de comando de voz com o telefone já nem tanto com os outros dispositivos.
                          Esse mesmo o problema. Em andamento acabo sempre por utilizar os comandos rápidos no ecrã táctil ou os botões no volante.

                          Os comandos são em inglês e obrigam-me a repetir passos que me parecem desnecessários.

                          Enfim, já que o tenho poruqe veio de série, vou fazer um esforço para me adaptar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                            Hoje em dia começa a ser normal ver pessoas a "falarem com os carros", principalmente devido ao sistema bluetooth que, esse sim, é muito prático e uso com muita frequência.

                            Qual o idioma que utilizas no teu carro? Gostaria de saber se há marcas que disponibilizam o sistema de comandos por voz em português.

                            PS: Descrevam também algumas particularidades/curiosidades do sistema que utilizam. Por exemplo no Lexus se disser "I'm hungry", dá-me uma lista de restaurantes.
                            O sistema está em Português, sistema Blue&Me da Alfa Romeo/Fiat..
                            Tem funcionalidades praticas outras sem grande interesse. Por exemplo, é mais pratico usar o comando no volante para avançar uma música do que estar a carregar num botão e dizer "Seguinte", mas já é bastante pratico dizer "pastas" para entrar na navegação das pastas do leitor de mp3 que andar a navegar por menus enquanto se conduz..

                            Comentário


                              #15
                              Acho que é um gadget que só tem sentido (por cá claro) se for em Português, daí que acho que representa valor acrescentado o do Grupo Fiat e salvo erro o sistema da Ford, que também julgo ser em Português.
                              O sistema para ser verdadeiramente "natural" de se utilizar tem de estar traduzido na língua materna do utilizador, senão será sempre algo artificial ou forçado, nada intuitivo.
                              Infelizmente ainda são muitas marcas que não tem este (e outros) sistemas na língua de Camões (e é talvez o maior defeito que aponto à BMW, p.e.).

                              Cumprimentos

                              Comentário


                                #16
                                Já me esquecia q também tive um carro a que dava bastantes comandos por voz:

                                - "Pega meu #$%&/ "! #$%&!"
                                - " Vou espetar contigo na sucata meu grande #$%&/!"

                                Curiosamente, também não funcionavam os comandos por voz.

                                Comentário


                                  #17
                                  O sistema Blue&Me do grupo Fiat destaca-se dos restantes porque faz reconhecimento fonético.

                                  Para telefonarmos a alguém, não dizemos "marcar" e número. Embora tamém o possamos fazer, neste sistem podemos também dizer:
                                  - "chamar "nome pretendido da agenda do telemóvel".
                                  O sistema procura automaticamente nomes escritos que se aproximem foneticamente do que acabou de ouvir e após identificação, pergunta "chamar 'nome inteiro gravado no telemóvel'?
                                  Ao respondermos "Sim", a chamada é efectuada.

                                  Michael

                                  PS - Funciona, é prático, uso diariamente e já não quero outro carro sem ele.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                    O sistema Blue&Me do grupo Fiat destaca-se dos restantes porque faz reconhecimento fonético.

                                    Para telefonarmos a alguém, não dizemos "marcar" e número. Embora tamém o possamos fazer, neste sistem podemos também dizer:
                                    - "chamar "nome pretendido da agenda do telemóvel".
                                    O sistema procura automaticamente nomes escritos que se aproximem foneticamente do que acabou de ouvir e após identificação, pergunta "chamar 'nome inteiro gravado no telemóvel'?
                                    Ao respondermos "Sim", a chamada é efectuada.

                                    Michael

                                    PS - Funciona, é prático, uso diariamente e já não quero outro carro sem ele.
                                    Obrigado pelo esclarecimento. Pela descrição parece realmente bastante prático e fácil de usar. Assim talvez valha a pena ter este sistema.

                                    Detesto aqueles sistemas que fazem de nós estúpidos e que nos pedem n confirmações antes de realizar qualquer operação.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                                      Obrigado pelo esclarecimento. Pela descrição parece realmente bastante prático e fácil de usar. Assim talvez valha a pena ter este sistema.

                                      Detesto aqueles sistemas que fazem de nós estúpidos e que nos pedem n confirmações antes de realizar qualquer operação.
                                      Tenho isto no Focus e uso-o constantemente para falar ao telefone. O sistema da Ford é muito intuitivo, permitindo saltar montes de passos e percebendo diversas formulacoes diferentes para os mesmos fins. A acuidade é tambem muito elevada. Ja par controlar o radio, o ac, etc, acho mais facil utilizar os comandos dos botoes.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X