Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preservação do carro em condução "empenhada"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Preservação do carro em condução "empenhada"

    A questão é mesmo como consta do título.
    Conforme já referi aqui no forum, nos últimos tempos tenho colocado um pouco mais de "empenho" na condução, provocando o carro sempre que posso.
    Por outro lado, há uns meses, na Alfa Romeo, disseram-me que, mais tarde ou mais cedo, teria de reparar as jantes do carro porque estavam muito amolgadas, sendo certo que, já nessa altura, sentia algumas vibrações ao circular.
    Sucede que, desde que comecei a "provocar" o carro, as vibrações aumentaram e tenho algum receio que a responsabilidade não seja só das jantes - para a semana o carro vai para a Alfa fazer a revisão e vou aproveitar para lhes pedir para repararem as jantes e, nessa altura, saberei a certeza.

    Conclusão desta história...
    Já me disseram, por diversas vezes que, quando se compra um todo-o-terreno, não se deve por o carro, de imediato, numa picada. Devem fazer-se algumas preparações para não arrebentar o veículo, nomeadamente, colocar umas protecções inferiores que nunca vêm de série.
    Não sei se é assim ou não - nunca tive um todo-o-terreno - mas, importando este conceito para um carro de estrada, será que não se devem fazer algumas "preparações" no carro antes de se começar a "provocar" o automóvel? Por exemplo, colocando suspensões ou amortecedores mais fortes ou coisa do género?
    Será que os automóveis já vêm preparados para, por exemplo, fazerem umas curvas "de lado" sem quaisquer problemas?
    Agradecia comentários...

    #2
    Quando mais agressivo conduzes, mais vais acentuar o desgaste das peças.

    Mexer em amortecedores e molas, dá mais aderência/estabilidade.


    Se tens as jantes picadas/tortas é porque já deves ter tido uns belos encontros com buracos ou passeios, ou algo do género.

    Se andares mais de lado, o que vais gastar mais é pneu. e se andares em altas rotações tens um maior desgaste nas peças do motor...

    Comentário


      #3
      Também tenho um Alfa, e também gosto, ao fim de semana, de curtir umas curvas e puxar por ele. Mas ultimamente tenho-me posto a pensar: o carro tem 160000Km, é só para manter mais 2 anos ou 3 no máximo, se calhar devia abusar menos...

      Tenho medo do desgaste do motor, das suspensões (já vai levar em breve 2 amortecedores à frente), das torres de suspensão, visto que não tenho nenhuma barra anti-aproximação...

      Aliado aos constantes aumentos do preço da gasolina, acho que vou começar a conduzir mais pacatamente...

      Comentário


        #4
        Não há volta a dar: a condução agressiva desgasta mais o carro.

        Se for a puxar pelo motor, mais rotação implica mais temperatura e mais desgaste geral.

        Basta pensares nestes termos:

        Imagina que num trajecto de 20 kms (exemplo) vais sempre em quinta às 2000 rpm. Agora imagina que em vez disso, vais numa condução agressiva com mudanças mais baixas e com mais rotação.
        Se calhar fazes uma média de 3000 rpm no mesmo espaço de kms, ou seja, deste ao motor 50% a mais de trabalho, e isto não esquecendo que o desgaste a alta rotação é maior.

        Mesmo que só gostes de fazer umas curvas depressa (como eu gosto), não são só os pneus que sofrem um desgaste adicional.
        Os rolamentos, as suspensões, direcção e todos os componentes sofrem um desgaste adicional.
        Normalmente neste tipo de condução, até os travões acabam por sofrer mais.


        Agora é claro que os carros não são bebés, logo não se vão estragar por fazer pontualmente coisas dessas.

        No entanto o desgaste está lá, e se pretenderes fazer 200.000 kms com o carro, a forma como este é conduzido vai influenciar muito o funcionamento ao fim desses 200.000 kms.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Dano Ver Post
          Quando mais agressivo conduzes, mais vais acentuar o desgaste das peças.

          Mexer em amortecedores e molas, dá mais aderência/estabilidade.


          Se tens as jantes picadas/tortas é porque já deves ter tido uns belos encontros com buracos ou passeios, ou algo do género.

          Se andares mais de lado, o que vais gastar mais é pneu. e se andares em altas rotações tens um maior desgaste nas peças do motor...
          Isso não é uma verdade universal, nem nada que se pareça!

          Qd ao topico, obvio, qt mais apertares com o carro mais ele se desgasta! Vão aparecer mais barulhos, folgas, o desgaste das peças vai ser mais rapido, etc....

          Comentário


            #6
            Não tenho dúvidas de que, quanto mais depressa se andar, mais depressa se desgasta o carro.
            A minha questão é saber se há alguma coisa que se possa (ou deva) fazer para, conduzindo mais "desportivamente", preservar mais o carro.

            No fundo, tem tudo a ver com o exemplo que dei.
            Se comprar um todo-o-terreno, nada me impede de o meter numa picada desde logo.
            Mas a prudência aconselha que proteja os elementos inferiores.

            Será que não se pode fazer algo de paralelo num carro de estrada?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post
              Não tenho dúvidas de que, quanto mais depressa se andar, mais depressa se desgasta o carro.
              A minha questão é saber se há alguma coisa que se possa (ou deva) fazer para, conduzindo mais "desportivamente", preservar mais o carro.

              No fundo, tem tudo a ver com o exemplo que dei.
              Se comprar um todo-o-terreno, nada me impede de o meter numa picada desde logo.
              Mas a prudência aconselha que proteja os elementos inferiores.

              Será que não se pode fazer algo de paralelo num carro de estrada?
              julgo que o único problema é a profundidade dos bolsos. por algum motivo existem tantas marcas aftermarket. estou a pensar por exemplo em discos. os convencionais que equipam os carros não estão muito adaptados para sofrer travagens fortes sucessivas contudo funcionam bem a qualquer temperatura. os discos de competição só funcionam bem a quente. se enveredares por esse caminho julgo que vais ter que assumir alguns compromissos quando quiseres dar um uso "normal" ao teu carro. em relação ao teu carro em particular não sei, mas certamente que já te iram informar...
              Editado pela última vez por sarapatanas; 20 May 2009, 12:27.

              Comentário


                #8
                Podes sempre optar por usar oleos 100% sinteticos preparados para o efeito, como por exemplo motul 300v 15w50, e reforçar o chassi sempre ajuda para que nao haja tanta oxcilaçao do chassi e consequente desgaste de casquilhos e afins...

                mas enfim isto so serve para atenuar minimamente lol, pk a verdade cruel ja todos a disseram :P

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post
                  Não tenho dúvidas de que, quanto mais depressa se andar, mais depressa se desgasta o carro.
                  A minha questão é saber se há alguma coisa que se possa (ou deva) fazer para, conduzindo mais "desportivamente", preservar mais o carro.

                  No fundo, tem tudo a ver com o exemplo que dei.
                  Se comprar um todo-o-terreno, nada me impede de o meter numa picada desde logo.
                  Mas a prudência aconselha que proteja os elementos inferiores.

                  Será que não se pode fazer algo de paralelo num carro de estrada?
                  Partilho da mesma preocupação pois também gosto de por vezes conduzir mais desportivamente. Como indepententemente das suspensões, travões que o carro tenha montado (mesmo que sejam melhores que os de origem) existe desgaste limito-me a fazer as revisões a tempo e horas e por exemplo, óleo do motor leva um 100% sintético de boa qualidade recomendado pela marca.

                  Outra coisa que penso fazer é na próxima revisão as pastilhas não seram iguais às de origem mas umas melhores.

                  No teu caso, não acho normal o que referes da direcção, o carro deve tar com algum problema, talvez na suspensão..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post
                    Não tenho dúvidas de que, quanto mais depressa se andar, mais depressa se desgasta o carro.
                    A minha questão é saber se há alguma coisa que se possa (ou deva) fazer para, conduzindo mais "desportivamente", preservar mais o carro.

                    No fundo, tem tudo a ver com o exemplo que dei.
                    Se comprar um todo-o-terreno, nada me impede de o meter numa picada desde logo.
                    Mas a prudência aconselha que proteja os elementos inferiores.

                    Será que não se pode fazer algo de paralelo num carro de estrada?
                    Eu não o faria.

                    Com uma condução mais empenhada o que vai acontecer é um desgaste mais acelerado de alguns componentes. Nesse caso, o que terás de fazer é substituir mais cedo (quando pedirem).

                    Tenta ter um óleo de qualidade, e muito importante, respeitar os tempos de aquecimento e arrefecimento, ou seja, de manhã conduz como se tivesses um ovo debaixo do acelerador até atingir a temperatura normal de funcionamento (dá um bocadinho mais de margem porque a àgua aquece mais depressa que o óleo) e acalmar o ritmo um pouco antes de chegar ao destino.

                    O grande desgaste dos motores dá-se a frio, não a quente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post
                      Não tenho dúvidas de que, quanto mais depressa se andar, mais depressa se desgasta o carro.
                      A minha questão é saber se há alguma coisa que se possa (ou deva) fazer para, conduzindo mais "desportivamente", preservar mais o carro.
                      Como o rca já mencionou, a maior parte das pessoas nem faz o mínimo que é deixar o óleo aquecer bem antes de os apertar... e esperar um bocado antes de desligar motores turbo muito quentes. Eu até ter aquilo a marcar perto dos 85C trato-o nas calmas.

                      Pelo que vi um cuidado muito fácil e que nem implica alterar nada é simplesmente ter cuidado com buracos. Nas nossas más estradas acho que só com isso já evitas problemas na direcção, pneus, jantes, suspensão... e o resto é cumprir as manutenções previstas e não ser forreta em alguns consumíveis como o óleo.
                      Editado pela última vez por beowulf; 20 May 2009, 13:22.

                      Comentário


                        #12
                        Por norma tenho uma utilização bastante exigente.

                        Os cuidados são com as temperaturas e com o oleo.

                        Não puxo enquanto nao achar que o carro esta pronto, nem puxo quando esta muito quente.

                        tento pelo menos no que toca ao oleo andar com a manutençao em dia.

                        Acho que não sao precisos grandes cuidados.

                        Comentário


                          #13
                          Os carros estão preparados para aguentar muita coisa e não se desgastam por dá cá aquela palha.

                          Quem anda sempre a chiar pneus e tal, claro que vai sentir a borracha a gastar-se muito depressa. Quem andar sempre a queimar travagens, trocará de pastilhas muitas vezes.

                          Os amortecedores também sofrem, mas não é tão evidente. É preciso ter o carro durante muito tempo e esgaçar frequentemente para começar a desgastá-los só pela condução empenhada. O que desgasta muitos os amortecedores são os caminhos-de-cabras e os buracos das nossas estradas. Quem anda sempre com o carro carregado também dá cabo dos amortecedores rapidamente.

                          As jantes ficam marcadas é pelos passeios, ou então quando se anda com pouco ar nos pneus, o que faz com que, em curva, os rebordos possam tocar no alcatrão.

                          Comentário


                            #14
                            Quem te mandou instalar o Q2???

                            Agora não consegues andar devagar!!!

                            Pelo menos podes ter a certeza que tens um carro feito já a pensar em "abusos" do género (senão não era um Alfa)...

                            Quanto ao motor é que já não sei...não deixa de ser um diesel, que supostamente será mais indicado para fazer bons consumos invés de altas rotações...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                              Quem te mandou instalar o Q2???

                              Agora não consegues andar devagar!!!

                              Pelo menos podes ter a certeza que tens um carro feito já a pensar em "abusos" do género (senão não era um Alfa)...

                              Quanto ao motor é que já não sei...não deixa de ser um diesel, que supostamente será mais indicado para fazer bons consumos invés de altas rotações...
                              Ora bem... O motor nunca se queixou e os "maus tratos" não são de agora. E já está com quase 170.000 kms..
                              As vibrações no eixo da frente é que me deixaram preocupado, mas a verdade é que na Alfa já me disseram que tinha as jantes amolgadas, pelo que não deve passar disso.
                              De qualquer forma, as vibrações trouxeram-me esta preocupação: e se não for só das jantes? E se for mais qualquer coisa derivada dos "abusos"?

                              Comentário


                                #16
                                Vibrações, vibrações, vibrações... como é que está a suspensão e a direção? Como estão os triângulos (superiores e inferiores), a barra estabilizadora e os respectivos tirantes? E a caixa da direcção? Há folgas?

                                É que... pode não ser nada das jantes. Como são as vibrações, como se fazem sentir? Quando aparecem?

                                Comentário


                                  #17
                                  Para além de tudo o que já foi referido, a própria qualidade do material que um dado fabricante monta numa dada viatura influi na sua resistência aos maus tratos.
                                  Veja-se o caso das colunas e caixas de direcção, que em algumas marcas são trocadas ainda em garantia porque fazem barulhos e/ou mandam estalos, e isto em viaturas que são conduzidas de forma dita normal, é óbvio que quando o material já de si não é famoso, se forem conduzidos de forma mais violenta ainda mais depressa dão de si.
                                  O mesmo em suspensões, há carros que até bem tratados e em novos fazem barulhos da suspensão, se forem mal tratados ainda pior.
                                  Travões idem aspas, há viaturas que montam discos ventilados à frente e atrás de boa qualidade que mesmo quando usados de forma mais exigente resistem melhor ao desgaste, e outras que montam material mais fraco que já vem a chiar de origem e que se levam muitos apertos começam logo a empenar e a passar vibrações para o interior.

                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Estás a hiperbolizar a situação "pa chuchu".

                                    O carro tem 170.000km e jantes empenadas (nada de anormal).

                                    Reparas as jantes e desaparecem as vibrações, voilá. *

                                    Agora, "preservação do carro em condução empenhada"? Isso é um paradoxo.





                                    * (se os pneus estiverem bons)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                      Estás a hiperbolizar a situação "pa chuchu".

                                      O carro tem 170.000km e jantes empenadas (nada de anormal).

                                      Reparas as jantes e desaparecem as vibrações, voilá. *

                                      Agora, "preservação do carro em condução empenhada"? Isso é um paradoxo.





                                      * (se os pneus estiverem bons)
                                      Jantes empenadas não é o mesmo que amolgadas. A 1ª justifica plenamente as vibrações, já a 2ª é descutivel.

                                      Quanto ao paradoxo, penso que user se refere a peças aftermarket que simplesmente durem mais que as de origem para um uso mais "duro". Simplesmente isso.

                                      Mas nada é melhor que uma boa base, sejam as alterações que sejam.
                                      O GT, como derivado do 156 é uma boa base para quem "abusa" do andamento e isso é o mais importante.

                                      Por exemplo, tive um colega de faculdade que preparou (sem mexer no motor) um Polo GTI para "abusar", tudo peças da VW de competição. Resultado:

                                      Conseguia acompanhar um GTV TB nas estradas da Madeira.

                                      Muita coisa da "base" cedeu. Os apoios do motor partiram, os apoios da suspensão partiram, até os apoios dos bancos partiram...tudo quando ainda estava na garantia, ou seja, muito longe dos 170.000kms deste GT...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Como já foi dito, o desgaste dos componentes ditos precisamente de desgaste, será mais acentuado...mas é só isso.

                                        Não me parece que tenhas de preparar o carro para nada...era o que faltava.

                                        A condução, penso eu, que estás a fazer foi prevista pelo fabricante...não estás a saír de nada que o carro não fosse concebido -> ou seja não exceder o corte do motor, fazer as revisões na altura prevista, ver se há lubrificantes em quantidade e qualidade, etc.

                                        O que vai acontecer é que trocas de pneus, pastilhas, se calhar um componente da suspensão, etc. mais cedo do que se andares devagar.

                                        Mas isto é um pouco como aquele que não fuma, não come comida saborosa (e mais condimentada, mais gorduras, etc.), não coiso e tal...para viver mais tempo -> mas para quê se não faz isso?

                                        Como já aqui foi dito tem só cuidado que as coisas do carro estejam em condições para puxares (a exigência é maior!), o carro a frio...e pouco mais. Se o comportamento do carro nao está normal, é melhor ver antes de estragar mais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          uma condução empenhada mas sabia não estraga grande coisa.
                                          Vai haver um desgaste mais acentuado do material de desgaste...pneus, pastilhas, etc...mas até os discos duram o mesmo caso se tenha cuidado com as temperaturas (especialmente variação repentina de temperaturas)

                                          agora, se a pessoa gosta de ouvir o pneu patinar à saida das curvas ou em arranque, é natural que ganhe folgas nas transmissões, folgas essas que não aparecem quando "apenas" se anda depressa mas com algum cuidado.
                                          idem para os sinoblocos e amortecedores. sabendo curvar, eles terão um desgaste ligeiramente mais elevado. agora se se abusa dos angulos de volante desnecessariamente (vulgo "entrar à bruta"), se se gosta de fazer o gosto ao dedo em zonas esburacadas...vai tudo à vida num instante.

                                          os meus carros teem durado bastante, e até já fizeram trackdays. tenho é cuidado para, quando substituo algo que se gastou, trocar por material que seja melhor para aquilo que eu preciso. quando coloquei pastilhas EBC no carro, não só passou a travar mais como elas começaram a durar mais que as de origem!
                                          para alem disso, nas revisões verifico com muito mais atençao o estado dos sinoblocos. os topos traseiros "voam", mas é mais por ser BMW que pelo uso "extra"....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu sempre que puxo um pouco mais, tenho o cuidado extremo de só o fazer em locais com piso em excelentes condições.
                                            Más estradas ou buracos nem pensar.

                                            Se queres andar a dar "gás" seria boa ideia uma Barra AA e uns Amortecedores dentro da gama Koni Sport ou Bilstein B8.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                                              Vibrações, vibrações, vibrações... como é que está a suspensão e a direção? Como estão os triângulos (superiores e inferiores), a barra estabilizadora e os respectivos tirantes? E a caixa da direcção? Há folgas?

                                              É que... pode não ser nada das jantes. Como são as vibrações, como se fazem sentir? Quando aparecem?
                                              O mais estúpido é que ainda não consegui detectar um padrão nas vibrações...
                                              Sei que a partir dos 120/130 não se fazem sentir.
                                              Até esta velocidade nem sempre acontecem.
                                              E em condução em cidade, entre os 30 e os 60 só muito raramente aparecem...
                                              É possível que esteja a fazer uma tempestade num copo de água. Para a semana já sei. Mas o carro nunca teve qualquer chatisse, se calhar por não estar habituado a elas fico um bocado preocupado.
                                              Mas fundadas ou não as minhas preocupações levantaram a questão de saber se há necessidade de fazer alguma operação antes de uma condução mais desportiva, à qual vocês já foram respondendo, o que agradeço.

                                              Comentário


                                                #24
                                                As vibrações, para mim, serão derivadas á montagem de um difrencial autoblocante, num carro pelo aqui transcrito acima, com mais de 150000km, que fizeram com que as rotulas de direcção "ganhassem" folga.
                                                A condução empenhada, foi uma alavancagem para exponenciar o problema.
                                                Mas se for este o diagnostico, concerteza que não será grave, nem muito dispendioso.

                                                Boas curvas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                  O mais estúpido é que ainda não consegui detectar um padrão nas vibrações...
                                                  Sei que a partir dos 120/130 não se fazem sentir.
                                                  Até esta velocidade nem sempre acontecem.
                                                  E em condução em cidade, entre os 30 e os 60 só muito raramente aparecem...
                                                  É possível que esteja a fazer uma tempestade num copo de água. Para a semana já sei. Mas o carro nunca teve qualquer chatisse, se calhar por não estar habituado a elas fico um bocado preocupado.
                                                  Mas fundadas ou não as minhas preocupações levantaram a questão de saber se há necessidade de fazer alguma operação antes de uma condução mais desportiva, à qual vocês já foram respondendo, o que agradeço.
                                                  Com 170.000kms existem muitas coisas que já deviam ter sido revistas. Muitas vezes os problemas só se fazem sentir num determinado percurso, em que o que está a causar sintoma está sob maior stress. Como a suspensão. Daí que nem sempre nos seja perfeitamente perceptivel quando é que, neste caso as vibrações, aparecem.

                                                  Nada como uma revisão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                                    Jantes empenadas não é o mesmo que amolgadas. A 1ª justifica plenamente as vibrações, já a 2ª é descutivel.

                                                    Quanto ao paradoxo, penso que user se refere a peças aftermarket que simplesmente durem mais que as de origem para um uso mais "duro". Simplesmente isso.

                                                    Mas nada é melhor que uma boa base, sejam as alterações que sejam.
                                                    O GT, como derivado do 156 é uma boa base para quem "abusa" do andamento e isso é o mais importante.

                                                    Por exemplo, tive um colega de faculdade que preparou (sem mexer no motor) um Polo GTI para "abusar", tudo peças da VW de competição. Resultado:

                                                    Conseguia acompanhar um GTV TB nas estradas da Madeira.

                                                    Muita coisa da "base" cedeu. Os apoios do motor partiram, os apoios da suspensão partiram, até os apoios dos bancos partiram...tudo quando ainda estava na garantia, ou seja, muito longe dos 170.000kms deste GT...
                                                    Chapa amolga. Jantes de liga-leve não. Empenam ou partem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para uma condução mais empenhada... como já foi dito, procura colocar uma boa suspensão, uns coilovers, ou um conjunto mola/amortecedor, tipo, Eibach com Bilstein B8, ficas com um bom setup. Depois colocas uma barras anti aproximação, superiores e inferiores, se houver... e caso os casquilhos já não estejam a 100%, é trocá-los por uns mais resistentes, os da PowerFlex são muito bons...

                                                      Cumprimentos e boas curvas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por labellaItalia Ver Post
                                                        As vibrações, para mim, serão derivadas á montagem de um difrencial autoblocante, num carro pelo aqui transcrito acima, com mais de 150000km, que fizeram com que as rotulas de direcção "ganhassem" folga.
                                                        A condução empenhada, foi uma alavancagem para exponenciar o problema.
                                                        Mas se for este o diagnostico, concerteza que não será grave, nem muito dispendioso.

                                                        Boas curvas.
                                                        Agora assustaste-me!
                                                        Será que é o diferencial??
                                                        E o que é isso de "rótulas de direcção"?
                                                        E se for mesmo o diferencial, o que devo alertar na oficina para corrigirem o problema e, acima de tudo, para evitar que se volte a repetir?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                          O mais estúpido é que ainda não consegui detectar um padrão nas vibrações...
                                                          Sei que a partir dos 120/130 não se fazem sentir.
                                                          Até esta velocidade nem sempre acontecem.
                                                          E em condução em cidade, entre os 30 e os 60 só muito raramente aparecem...
                                                          É possível que esteja a fazer uma tempestade num copo de água. Para a semana já sei. Mas o carro nunca teve qualquer chatisse, se calhar por não estar habituado a elas fico um bocado preocupado.
                                                          Mas fundadas ou não as minhas preocupações levantaram a questão de saber se há necessidade de fazer alguma operação antes de uma condução mais desportiva, à qual vocês já foram respondendo, o que agradeço.
                                                          Sinceramente, acho que o teu problema é o simples desgaste (eventualmente) anormal dos pneus (ovalização) e também a consequente descalibragem das rodas! As jantes não empenam assim com condução desportiva...é preciso uma boa porrada para empenarem!!!

                                                          Quanto ao preparar o carro...acho que para uma condução "empenhada" do dia-a-dia não é preciso andar a gastar € nisso...basicamente o tipo de desgaste que estás a provocar só significa que terás de trocar algumas peças mais cedo! Rótulas de direcção, amortecedores, pastilhas, discos, pneus, etc...para não falar no desgaste do motor!!!

                                                          Aquilo que eu te aconselharia nessa condução, era a tentar tirar o maior partido/gozo do carro e das situaçoes sem abusar no "mau trato", ou seja...cuidado com a maneira como trocas de mudança, e com os arranques, para não lixar a embraiagem em 3 tempos, usa sempre ponta-tacão para poupar também a embraiagem e o motor, não abuses muito dos travões, especialmente fazendo fortes/prolongadas travagens a altas velocidades (+ 120km/h), não andes armado em campeão sobre pisos irregulares, tipo calçada, estradas com mts buracos, etc, deixa sempre o carro chegar à temperatura normal com uma condução suave e depois logo começas a puxar por ele, essas coisas assim de "senso comum"!!!

                                                          Invariávelmente, como já foi dito e repetido, causarás sempre um desgaste mais rápido ao carro!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            curiosamente, tenho muitas das dúvidas que por aqui vão

                                                            Ontem fiz 2 viagens de 60 kms e demorei tempos muito diferentes, a mesma estrada, o mesmo condutor!

                                                            Volvo S40 1.6 D 109 cv 1:03H

                                                            Leon II 1.9 Tdi 140cv(repro) 52M -Modelo com susp desp

                                                            A grande diferença está nas curvas e no modo como cada carro as faz, velocidade e angulo de ataque.

                                                            O leon é o carro de todos os dias, vai fazer 2 anos em Agosto e ainda não se queixou. A minha dúvida prende-se com o seguinte... a média dessa viagem são os 55M (sempre a apertar com ele), quanto tempo ele aguentará?

                                                            Eu respeito os buracos, os contínuos, só peco nas velocidades e nas curvas e curvas curvas curvas

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X