Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico sobre versões ECO

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico sobre versões ECO

    Como todos sabem nos últimos tempos têm aparecido n veículos Eco. Sejam Bluemotion, ECOnetic, Efficient Dynamics etc etc, a verdade é que anunciam consumos maravilhosos e emissões baixissimas. Todos nós já lemos que têm relações de cx mais longas, melhor aerodinamica, menos peso etc etc

    Claro que isto agrada a todos os ecomentais e afins. Atenção também acho que devemos ter isto em conta mas também defendo algum realismo pois na prática nem tudo é como se anuncia.


    Como já se verificou por aqui os consumos destas versões são ainda mais díficeis de alcançar que as normais versões.

    Basta ver os novos 18d e 20d's da BMW em que dificilmente se faz menos de 6l em carros que anunciam 4.5 e 4,7, respectivamente.

    Quem fala nos BMW fala, por exemplo, também no novo Fiesta.

    Anuncia consumo de 3.6 e as médias no Spritmonitor são entre 5.5 e 6l.

    A autohoje já fez inclusivé um teste prático em que se verificava que as versões ECO pouco menos gastam senão até mais, pois as relações de cx mais longas "obrigam" a puxar mais pela rotação.


    Tudo isto para deixar uma questão no ar:

    Vale a pena apostar nestes carros acreditando e fazendo contas a estes consumos maravilha ?

    Tudo bem todos acrescentamos sempre mais 20-25% (ou mais consoante o pézinho) ao consumo anunciado mas nestes ECO é melhor acrescentar mais uns 50%.


    Basta verem os consumos do anterior Fiesta 1.6TDCi 90cv e do novo para verificarem isto. O antigo gasta menos e até é mais pesado

    Antigo:
    Overview: Ford - Fiesta

    Novo:
    Overview: Ford - Fiesta

    O Fiesta foi só um exemplo.

    Que têm a dizer sobre isto ?
    Editado pela última vez por ClioIIIRS; 21 May 2009, 18:20.

    #2
    Não podes ver isso de uma forma tão linear.

    O "meu" C4 anuncia 3,8 em extra-urbano, 4.5 em ponderado, e eu (que não sou um acelera, pelo menos frequente) raramente baixo dos 6 litros, fazendo facilmente 7 em AE.

    E não é nenhum carro "ECO".

    Também não compreendo quando dizes que ao ter caixa mais longa é preciso puxar mais pela rotação. Em motores diesel actuais, que têm o binário máximo por volta das 2000 rpm, significa que na maior parte das mudanças, às 2000 rpm tens força que chegue.
    Talvez tenhas de puxar mais rotação para andar depressa, mas aí os consumos não interessam.

    O facto é que na generalidade dos casos, os motores consomem muito menos do que consumiam, quer os diesel quer os gasolinas.

    Facilmente um carro hoje de 1300 kg consome menos do que o seu equivalente de 1000 kg de há 10 ou 15 anos atrás.

    Existe mesmo uma evolução !

    O que se passa é que a maioria das pessoas nem sabe conduzir económicamente, pensando que andar devagar se traduz forçosamente em gastar pouco.
    Por isso é que o Spritmonitor é mau para avaliar consumos.

    Estas versões ECO, conduzidas nas condições correctas consumirão certamente menos do que as normais.
    Se queres agarrar nos consumos do Spritmonitor, agarra nos valores mais baixos que encontras (eventualmente de quem sabe e quer gastar pouco) e vê se a diferença é de 50%...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
      Não podes ver isso de uma forma tão linear.

      O "meu" C4 anuncia 3,8 em extra-urbano, 4.5 em ponderado, e eu (que não sou um acelera, pelo menos frequente) raramente baixo dos 6 litros, fazendo facilmente 7 em AE.

      E não é nenhum carro "ECO".

      Também não compreendo quando dizes que ao ter caixa mais longa é preciso puxar mais pela rotação. Em motores diesel actuais, que têm o binário máximo por volta das 2000 rpm, significa que na maior parte das mudanças, às 2000 rpm tens força que chegue.
      Talvez tenhas de puxar mais rotação para andar depressa, mas aí os consumos não interessam.

      O facto é que na generalidade dos casos, os motores consomem muito menos do que consumiam, quer os diesel quer os gasolinas.

      Facilmente um carro hoje de 1300 kg consome menos do que o seu equivalente de 1000 kg de há 10 ou 15 anos atrás.

      Existe mesmo uma evolução !

      O que se passa é que a maioria das pessoas nem sabe conduzir económicamente, pensando que andar devagar se traduz forçosamente em gastar pouco.
      Por isso é que o Spritmonitor é mau para avaliar consumos.

      Estas versões ECO, conduzidas nas condições correctas consumirão certamente menos do que as normais.
      Se queres agarrar nos consumos do Spritmonitor, agarra nos valores mais baixos que encontras (eventualmente de quem sabe e quer gastar pouco) e vê se a diferença é de 50%...
      Interessante que o meu Corsa anuncia o mesmo que esse C4 em combinado e extra-urbano e no entanto nunca faço mais de 5.5l. Ok já fiz 5.8 uma vez e uns 6.1. Este depósito de 6.1 foi tipo rodagem pois o motor tinha levado uma corrente de distribuição nova. Aliás ainda agora sinto o motor um pouco preso, apesar de muito mais solto do que logo após ter levado a corrente.

      Olha que não.

      Basta pegar no valor mais baixo de nova versão ECOnetic (e até mais leve) e comparar com o mais baixo valor do antigo modelo, sem não ECO e mais pesado e constactas que o antigo tem 4.3 e o novo 4.66.

      De notar que neste novo ECO o mínimo é mais de 1 litro do consumo anunciado (combinado, nem estou a falar de extra-urbano).

      Agora a falar a sério, é preciso que as diferenças de consumo se façam sentir com os vários tipos de condução e não apenas com pezinhos de lã.

      Isto porque para mim interessam-me é os valores de C02 emitidos reais e não os teoricos.

      Tal como interessa a todos que haja menos consumo de combustível para os preços não dispararem.

      E isto consegue-se com menos consumo real e não teorico.
      Editado pela última vez por ClioIIIRS; 21 May 2009, 19:35.

      Comentário


        #4
        Ora vamos deixar-nos de conversas e vamos ao que interessa

        Seat Leon Ecomotive


        Seat Ibiza Ecomotive


        Seat Alhambra Ecomotive

        Editado pela última vez por GTTDI; 21 May 2009, 20:29. Razão: Seat Ecomotive

        Comentário


          #5
          Novo Ibiza Ecomotive





          VW Polo Bluemotion:





          Fiesta ECOnetic:





          Vão postando mais fotos de modelos ECO.

          Já que o tópico é sobre eles

          Comentário


            #6
            As versões "ECO" gastam menos que as versões normais nos testes efectuados para homologação dos consumos médios e das emissões poluentes. Assim como gastarão menos conduzidos da mesma forma e nos mesmos percursos que as ditas versões "normais".
            A forma como se conduz é muito importante, por exemplo a minha Caravan 1.7 CDTI anuncia um consumo médio misto de 5,1L/100km e até é possível fazer menos do que isso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
              As versões "ECO" gastam menos que as versões normais nos testes efectuados para homologação dos consumos médios e das emissões poluentes. Assim como gastarão menos conduzidos da mesma forma e nos mesmos percursos que as ditas versões "normais".
              A forma como se conduz é muito importante, por exemplo a minha Caravan 1.7 CDTI anuncia um consumo médio misto de 5,1L/100km e até é possível fazer menos do que isso.



              Gabo-te a paciência. Sim porque os principios básicos para poupar o máximo sei-os praticamente todos mas quando vejo estrada livre a paciência acaba

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X