Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Teste drive ao Mito 1.4 T-jet

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Teste drive ao Mito 1.4 T-jet

    Boas pessoal, venho partilhar convosco uma experência inesquecivel..Finalmente hoje o meu sonho de ter conduzido um Alfa Romeo Mito tornou-se realidade. Fiz hoje um teste drive em Faro e participei no Passatempo da RFM em que o sorteio era um lindo Mito 1.6 Mjet.
    Mas vamos ao teste, tinha 3 opcções de escolha, o Mito na versão 1.4 16v (95cv), 1.4 T-jet e 1.6 M-jet de 120cv...a versão que escolhi para o teste foi um Mito T-jet preto com Jante 18`..Lindo!!
    Adorei o interior tem aquele estilo jovial e desportivo que toda a gente ja conhece, tem material material macio, e agradavel ao toque( consola central) em contraste com material mais duro (que reveste as portas) mas acima de tudo a qualidade dos acabamentos e da montagem é boa, não se notando qualquer ruido parasita, o espaço parece-me suficiente para transportar 4 pessoas com algum avontade,a posição de condução é boa e existe uma boa interacção homem/maquina.. a caixa é um pouco dura mas bastante precisa e rápida.. o teste tinha inicio (e fim)no forum de Faro e tinha como percurso ir até á rotunda do aeroporto e volta ao mesmo sitio..Inicialmente fiz o teste com o DNA em posição N, nesta circunstançia o motor é muito suave, responde com progressividade e nota-se que abaixos das 3000 rpm é não tem muito potencial (isto é demora a responder) mas apartir desta margem até ás 6500 rpm muda completamente de figura tornando-se mais solto e vivo e com muita força..de regresso ao fórum utilizei a posição D e aí é bem nitido o motor passou de suave e progressivo a brusco e mesmo "explosivo"..a 2ª e 3ª são muito fortes, sente-se aquele ("sacão")..o máximo que dei foi 150 Km/h podia ter arriscado mais mas tive medo que algo corre-se mal, estava muito transito e depois tinha assinado um termo de responsabilidsade em caso de acidente..a nivel chassi achei que o mito transmite confiança e segurança a curvar desde que não se acelere bruscamente numa rotunda em 2ª ou 3ª, aí sente-se que a direcção fica algo vaga, "falsa" não sei se é o termo correcto mas a descarga do turbo é muito forte e em 1ª e 2ª o carro patina bastante causando falhas a nivel da tracção..não explorei muito o chassi por receio de algo correr mal mas o motor foi bem puxadinho..outra coisa que gostei foi do sistema de travagem muito solicito, transmite segurança em travagens de emergência mas no dia-a-dia torna-se um pouco desagradável..o conforto está num patamar bem superior áquilo que estava a espera, o carro é firme mas confortavel mesmo em posição D..só para comparar acho o meu punto Td 70 mais seco e desconfortável que o mito..

    Concluindo e resumindo adorei a experiência e dentro de 2 ou 3 anos tenciono comprar um (desde que seja o T-jet)..

    #2
    tenho um amigo que gostou tanto ou tão pouco do test drive que ja vai no 3º....

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MiguelCDTI Ver Post
      tenho um amigo que gostou tanto ou tão pouco do test drive que ja vai no 3º....
      Por acaso também estava curioso em experimentar o motor 1.6 mjet..mas ouvi falar tão bem do motor 1.4 T que não resisti..o 1.6 mjet fica para uma proxima..Está de facto um bom carro!!

      Comentário


        #4
        Esse é o MiTo que menos gosto! Os 155CV apenas se sentem a partir das 3500 rotações. É um carro para ir para a auto-estrada mas na condução do dia-a-dia é uma desilusão. Uma pessoa até pensa que é piada que tem 155CV.

        Gostava de experimentar o de 1.4MPI 95CV. Alguém tem informações sobre este motor?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
          Esse é o MiTo que menos gosto! Os 155CV apenas se sentem a partir das 3500 rotações. É um carro para ir para a auto-estrada mas na condução do dia-a-dia é uma desilusão. Uma pessoa até pensa que é piada que tem 155CV.

          Gostava de experimentar o de 1.4MPI 95CV. Alguém tem informações sobre este motor?
          E verdades a baixos regimes os 155 cv demoram um pouco a responder exigindo algum recurso á caixa mas apartir das 3000 rpm tem muita alma de qualquer modo esse "lag" a baixo regime é quase anulado pelo modo Dynamic..por acaso o motor 1.4 16v foi logo a hipotese que descartei..pelo que ja li e ouço dizer, este bloco no grande punto é uma verdadeira desilusão, no Mito talvez melhore um pouco com o DNA mas deve ser pouco..se axaste este o 1.4 T uma desilusão em baixas neste acredito que ias desanimar por completo....

          Comentário


            #6
            Eu fiz o test-drive do 1.4 de 155cv em Lisboa faz agora 2 semanas. Fiquei um poudo desiludido com o motor. É amorfo e não parece ter 155cv.

            Eu venho mal habituado do meu actual carro, mas para 155cv esperava mais "nervosismo".

            Gostei do comportamento mas a qualidade geral podia ser mais optimizada. O tablier não me pareceu mal, mas os paineis laterais das portas têm um aspecto muito fraco....

            Vou conduzir esta semana o 1.6 M-jet

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por addt Ver Post
              E verdades a baixos regimes os 155 cv demoram um pouco a responder exigindo algum recurso á caixa mas apartir das 3000 rpm tem muita alma de qualquer modo esse "lag" a baixo regime é quase anulado pelo modo Dynamic..por acaso o motor 1.4 16v foi logo a hipotese que descartei..pelo que ja li e ouço dizer, este bloco no grande punto é uma verdadeira desilusão, no Mito talvez melhore um pouco com o DNA mas deve ser pouco..se axaste este o 1.4 T uma desilusão em baixas neste acredito que ias desanimar por completo....
              O MiTo de 155CV é um carro para usar na auto-estrada e ter prestações a altas velocidades. Em cidade, com o modo Dynamic sempre ligado, acabas por ter uma belíssima conta de combustível ao fim do mês! Cuidado!

              Já agora: 1.4 95CV no Grande Punto? Não estarás a confundir com o 1.3MJet de 90CV -> um excelente motor diga-se de passagem!

              Comentário


                #8
                O 1.4 95cv sempre existiu no Grande Punto. Agora é que não faz parte do catálogo por cá.

                Um tio meu têm esse motor numa Stilo carrinha e de desilusão não têm nada.

                Comentário


                  #9
                  quem diz que o 1.4 de 95 cv e uma desilusao no grande punto...é porque nao conhece o motor..o carro...e as suas capacidades...

                  porque de desilusao nao tem nada

                  Comentário


                    #10
                    É de facto um carro muito especial. Já estive dentro de um, mas não passou disso, brevemente quero ver se dou uma volta num mito!...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por addt Ver Post
                      Mas vamos ao teste, tinha 3 opcções de escolha, o Mito na versão 1.4 16v (95cv), 1.4 T-jet e 1.6 M-jet de 120cv...a versão que escolhi para o teste foi um Mito T-jet preto com Jante 18`..Lindo!!
                      O 1.4 TJEt tem 155 cvs. Esqueceste.te daí o apontamento.

                      Ah outra coisa de que me lembrei agora.. isso é um carro a gasolina com um turbo, tens que o guiar acima das 3000 / 3500 se queres uma condução desportiva ou mais nervosa aproveitando a cavalagem que a máquina tem para oferecer.., ou abaixo disso se queres uma de relax a poupar gasolina.

                      É um carro para usar no dia a dia de acordo com o teu estado de espírito. Relax/Sportif.. está lá e tu decides.

                      Não é um Diesel, nem se 'cansa' tão cedo como um diesel [ O pico da potènca vem com as altas rotações e não as baixas ].
                      Editado pela última vez por EduardoASG; 25 May 2009, 00:43.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                        quem diz que o 1.4 de 95 cv e uma desilusao no grande punto...é porque nao conhece o motor..o carro...e as suas capacidades...

                        porque de desilusao nao tem nada
                        Tal como referi não experimentei, é pelo que leio..diz-se que a caixa do grande punto de 6v é demasiado longa tornando as recuperações demasiado penosas..e tenho aqui numa revista da autohoje um ensaio do carro a demorar 13,4 s dos 0-100..o que na minha opinião desilude..e ja vi noutras revistas o mesmo ensaio ao grande punto sport e dizem a mesma coisa..

                        Comentário


                          #13
                          Não "esperava" que esse 1.4TJET fosse tão fraco em baixas, tem praticamente a mesma cavalagem que o meu 120d, o binário também deve ser bom por ter 1 turbo e uma relação de peso provavelmente até superior

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                            Não "esperava" que esse 1.4TJET fosse tão fraco em baixas, tem praticamente a mesma cavalagem que o meu 120d, o binário também deve ser bom por ter 1 turbo e uma relação de peso provavelmente até superior
                            Eu tenho um Tjet num Bravo e de fraco em baixas nao tem nada! Terá outra gestão electronica no Alfa?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
                              O 1.4 TJEt tem 155 cvs. Esqueceste.te daí o apontamento.

                              Ah outra coisa de que me lembrei agora.. isso é um carro a gasolina com um turbo, tens que o guiar acima das 3000 / 3500 se queres uma condução desportiva ou mais nervosa aproveitando a cavalagem que a máquina tem para oferecer.., ou abaixo disso se queres uma de relax a poupar gasolina.

                              É um carro para usar no dia a dia de acordo com o teu estado de espírito. Relax/Sportif.. está lá e tu decides.

                              Não é um Diesel, nem se 'cansa' tão cedo como um diesel [ O pico da potènca vem com as altas rotações e não as baixas ].
                              Isso é tal qual como qualuer carro...até num OTTO N/A é assim.

                              O que é facto é em todos os teste referem a sua anemia a baixas.

                              Comentário


                                #16
                                Quem vai a pensar em ter "kick" logo às 2000 rpm, como em alguns diesel, claro que fica desiludido com o motor T-Jet. Mas esses devem ser os mesmos que dizem que um Punto 1.3 JTD "anda nas horas"...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                  Quem vai a pensar em ter "kick" logo às 2000 rpm, como em alguns diesel, claro que fica desiludido com o motor T-Jet. Mas esses devem ser os mesmos que dizem que um Punto 1.3 JTD "anda nas horas"...
                                  Kick em baixas não tem, mas por sua vez é muito linear nao ha turbo lag, pelo menos no 1.4 montado no bravo, no mito ainda nao testei mas presumo que seja o mesmo motor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    porra,


                                    este pessoal anda todo mal habituado.
                                    O 1.4 T-Jet é fraco em baixas?!!

                                    Porra, quem diria, ainda ontem andei num bravo 1.4 com 4 pessoa a bordo e até em 3ª ele "arrancava", sem queimar embraiagem!
                                    situações daquelas que o trânsito quase para a nossa frente e depois retoma a velocidade, o carro ia tipo a 10km/h em 3ª, acelera-se e ele vai sem hesitações.
                                    Circular em 6ª a 60 também não é impossivel, apesar de não ser obviamente o regime indicado.

                                    Eu diria, que este motor é até bastante confortavel de utilizar! E digo mais, onde ele me desilude mais é mesmo em alta, onde a partir das 6000 se nota que já não tem o fulgor explosivo que teve até então. Culpa do turbo de baixa inércia, que lhe dá alma precisamente em regimes médios/baixos!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                      Tal como referi não experimentei, é pelo que leio..diz-se que a caixa do grande punto de 6v é demasiado longa tornando as recuperações demasiado penosas..e tenho aqui numa revista da autohoje um ensaio do carro a demorar 13,4 s dos 0-100..o que na minha opinião desilude..e ja vi noutras revistas o mesmo ensaio ao grande punto sport e dizem a mesma coisa..
                                      Eu vi esse teste da tanga no Autohoje. Até as fotos eram um nojo.

                                      O 1.4 95cv é mais rápido que o 1.3 Multijet 90cv. E têm mais vel. de ponta.

                                      Por isso se é uma desilusão o 1.3 Multijet também o é.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                        porra,


                                        este pessoal anda todo mal habituado.
                                        O 1.4 T-Jet é fraco em baixas?!!

                                        Porra, quem diria, ainda ontem andei num bravo 1.4 com 4 pessoa a bordo e até em 3ª ele "arrancava", sem queimar embraiagem!
                                        situações daquelas que o trânsito quase para a nossa frente e depois retoma a velocidade, o carro ia tipo a 10km/h em 3ª, acelera-se e ele vai sem hesitações.
                                        Circular em 6ª a 60 também não é impossivel, apesar de não ser obviamente o regime indicado.

                                        Este parágrafo nem parece teu.

                                        Se a embraiagem estivesse nas lonas até em 5ª com jeitinho arrancas.

                                        O que é que tem a ver o facto de manter a baixa rotação a velocidade com o ser forte ou fraco em baixas ?
                                        Editado pela última vez por RuiSoad; 25 May 2009, 10:42.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                          porra,


                                          este pessoal anda todo mal habituado.
                                          O 1.4 T-Jet é fraco em baixas?!!

                                          Porra, quem diria, ainda ontem andei num bravo 1.4 com 4 pessoa a bordo e até em 3ª ele "arrancava", sem queimar embraiagem!
                                          situações daquelas que o trânsito quase para a nossa frente e depois retoma a velocidade, o carro ia tipo a 10km/h em 3ª, acelera-se e ele vai sem hesitações.
                                          Circular em 6ª a 60 também não é impossivel, apesar de não ser obviamente o regime indicado.

                                          Eu diria, que este motor é até bastante confortavel de utilizar! E digo mais, onde ele me desilude mais é mesmo em alta, onde a partir das 6000 se nota que já não tem o fulgor explosivo que teve até então. Culpa do turbo de baixa inércia, que lhe dá alma precisamente em regimes médios/baixos!
                                          Estes motores pequenos não têm, de facto, muito fulgor em altas. Motores como o do Saxo Cup/106 GTI já não se fazem. Faz sentido que não se façam, já que o mais importante, numa utilização diária, é o desempenho a baixos e médios regimes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
                                            O 1.4 TJEt tem 155 cvs. Esqueceste.te daí o apontamento.

                                            Ah outra coisa de que me lembrei agora.. isso é um carro a gasolina com um turbo, tens que o guiar acima das 3000 / 3500 se queres uma condução desportiva ou mais nervosa aproveitando a cavalagem que a máquina tem para oferecer.., ou abaixo disso se queres uma de relax a poupar gasolina.

                                            É um carro para usar no dia a dia de acordo com o teu estado de espírito. Relax/Sportif.. está lá e tu decides.

                                            Não é um Diesel, nem se 'cansa' tão cedo como um diesel [ O pico da potènca vem com as altas rotações e não as baixas ].
                                            O pico de potência de um diesel não chega às baixas rotações...podes é dizer que o motor não faz tanta rotação mas os diesel têm o seu pico de potência nas SUAS altas rotações (por norma pelas 4000 rpms, uns pelas 4200, outro pelas 3600/3800...)...ora isto são altas rotações para um diesel, é que caso contrário, mesmo 5500 rpms para o pico de potência do mito eu posso considerar rpms médias, se tomar em conta um motor otto ainda mais rotativo a fazer 8000 rpms...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                              Este parágrafo nem parece teu.

                                              Se a embraiagem estivesse nas lonas até em 5ª com jeitinho arrancas.

                                              O que é que tem a ver o facto de manter a baixa rotação a velocidade com o ser forte ou fraco em baixas ?

                                              Não percebeste o que quis dizer.
                                              O que quis dizer é que, o carro te pulmão suficiente para andar as 2000, e se aceleras ele responde, e não fica a pasmar.
                                              Não estou a falar de "forçar" um arranque em 3ª!
                                              Obviamente não sai disparado as 2000 rotações mas tem mais pulmão que muito carro do parque automovel. tirando o golf GT, não estou a ver mais nenhum carro da mesma cilindrada, ou atmosférico até 2.0 com o mesmo pulmão de fazer um exercicio de reprise como este 1.4!
                                              Disseram neste tópico que o carro é anémico em baixas. Eu não concordo com isso. acho que tem bom desempenho até.
                                              obviamente que se, compararmos a disponibiidade do motor após 3000 vs antes, podemos dizer que seja anémico antes.
                                              mas se compararmos o motor as 2000 vs outro motor otto até 2.0 à mesma rotação, de anémico não tem nada!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                Não percebeste o que quis dizer.
                                                O que quis dizer é que, o carro te pulmão suficiente para andar as 2000, e se aceleras ele responde, e não fica a pasmar.
                                                Não estou a falar de "forçar" um arranque em 3ª!
                                                Obviamente não sai disparado as 2000 rotações mas tem mais pulmão que muito carro do parque automovel. tirando o golf GT, não estou a ver mais nenhum carro da mesma cilindrada, ou atmosférico até 2.0 com o mesmo pulmão de fazer um exercicio de reprise como este 1.4!
                                                Disseram neste tópico que o carro é anémico em baixas. Eu não concordo com isso. acho que tem bom desempenho até.
                                                obviamente que se, compararmos a disponibiidade do motor após 3000 vs antes, podemos dizer que seja anémico antes.
                                                mas se compararmos o motor as 2000 vs outro motor otto até 2.0 à mesma rotação, de anémico não tem nada!

                                                Deduzi que fosse isso mas estranhei a forma como disseste...

                                                Percebo o que dizes...mas lá está, pede-se mais baixas num Turbo do que num N/A...
                                                Agora não consigo postar que o meu pc aqui do trabalho tá a dar erro e não o posso reiniciar...mas no Zeperfs que vale o que vale, se comparares o um VTI de 160cv com o T-JET de 155cv verificas que só mesmo em 4ª e 5ª o MiTo é mais forte, cerca de 4seg e 6seg respectivamnete em reprises dos 80-120...mas tendo em conta que a caixa do Mito é de 6v e a do Civic 5v não sei até que ponto é falaciosa esta comparação...

                                                Comparando o Bravo T-JET com o Mito T-JET o Bravo perde em tudo, mas aqui não aparece grafico de reprises.

                                                Assim de repente não me lembro de nenhum N/A com cerca de 150/160 para compara com o Mito...sugestões ?

                                                Contudo acho que para 155cv devia ter mais força cá em baixo, mas eu ainda não o conduzi baseio-me no que leio e nas expriências de 3ºs...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                  Deduzi que fosse isso mas estranhei a forma como disseste...

                                                  Percebo o que dizes...mas lá está, pede-se mais baixas num Turbo do que num N/A...
                                                  Agora não consigo postar que o meu pc aqui do trabalho tá a dar erro e não o posso reiniciar...mas no Zeperfs que vale o que vale, se comparares o um VTI de 160cv com o T-JET de 155cv verificas que só mesmo em 4ª e 5ª o MiTo é mais forte, cerca de 4seg e 6seg respectivamnete em reprises dos 80-120...mas tendo em conta que a caixa do Mito é de 6v e a do Civic 5v não sei até que ponto é falaciosa esta comparação...

                                                  Comparando o Bravo T-JET com o Mito T-JET o Bravo perde em tudo, mas aqui não aparece grafico de reprises.

                                                  Assim de repente não me lembro de nenhum N/A com cerca de 150/160 para compara com o Mito...sugestões ?

                                                  Contudo acho que para 155cv devia ter mais força cá em baixo, mas eu ainda não o conduzi baseio-me no que leio e nas expriências de 3ºs...

                                                  O mito pesa menos 85kg que o bravo, pelo que é sempre mais rápido ao contrário do que alguns vidrados nos carros que vão tendo, neste caso donos dos bravos, vão escrevendo nos foruns.
                                                  Se um carro com a mesma caixa e motor, mais leve não fosse mais rápido que o outro, estavamos a alterar as leis da fisica.

                                                  Em relação as baixas do 1.4 T-jet, primeiro vamos definir o que são baixas.
                                                  O carro corta as 6500 rpm´s! baixas para mim são por volta das 2.000.
                                                  E volto a dizer que acho que o carro respira suficientemente bem nesse regime para se mover com ligeireza, quer para ser usado no dia-a-dia sem restrições. Isto no mito ou no bravo t-jet sport.

                                                  Agora, comparar com otto N/A, pode ou não ser relativo.comparando com os carros que já guiei até 2.0 otto, o tjet é sempre mais rápido.
                                                  referindo só alguns, incluo 156 1.8, 320i E36 e e46, civic 1.8 v-tec de 140cv´s, versão de 2007).

                                                  agora, e ao contrário do primeiro pensamento que possamos ter, o turbo de facto aumenta muito o binário, mas em regimes mesmo baixos, tipo 1500 a 2000, o turbo prejudica, "abafa" o motor. Isto porque o turbo não deixa de ser um grande obstaculo a saída dos gases do motor. E por isso enquanto não "enche", cria mais dificuldades ao motor em "libertar" os gases de escape, e consequentemente uma maior anemia nos muito baixos regimes!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    Quem vai a pensar em ter "kick" logo às 2000 rpm, como em alguns diesel, claro que fica desiludido com o motor T-Jet. Mas esses devem ser os mesmos que dizem que um Punto 1.3 JTD "anda nas horas"...
                                                    Pois...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A condução do 1.4 T-jet 155 cv´s é bem mais suave (no seu todo) que no meu C2 HDI. Foi um dos pontos principais que notei quando fiz o TD ao Mito. Este motor desenvencilha-se muito bem em qualquer regime.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                                                        A condução do 1.4 T-jet 155 cv´s é bem mais suave (no seu todo) que no meu C2 HDI. Foi um dos pontos principais que notei quando fiz o TD ao Mito. Este motor desenvencilha-se muito bem em qualquer regime.
                                                        Tas a comprar um 1.4 HDI de 70cv com um 1.4 Turbo de 155cv no que toca a suavidade de condução ??

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                          O mito pesa menos 85kg que o bravo!
                                                          Por essa mesma razão é que o mito é mais rápido que o bravo e acho muito estranho dizerem que um carro mais leve pior baixas, mas ainda não conduzi nenhum mito não posso opinar com 100% de certezas, o DNA do mito pode ter alguma influencia. E para quem diz que o carro não parece ter 155 cv tente puxa-lo até as 5500 RPM’s é aí que aparece a potência máxima.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                            Tas a comprar um 1.4 HDI de 70cv com um 1.4 Turbo de 155cv no que toca a suavidade de condução ??
                                                            Esta comparação tem sentido se tiveres em conta o on/off do turbo que se nota muito mais no carro a gasoleo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X