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Porsche escapa á falência mas mantém dificuldades

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    Porsche escapa á falência mas mantém dificuldades

    Parece que a coisa esteve perto da falência e que a Chanceler deu uma ajudinha.

    Fala-se da necessidade de entrada de capital de cerca de €2.5 biliões, para evitar a falência.

    Curioso que passou bem desapercebido!

    Luxury carmaker Porsche came very close to bankruptcy in March. Only a dramatic rescue operation saved the company, but it's still on the skids. Over the coming weeks, the sports car manufacturer -- which is up to its hubcaps in debt -- could find itself in an increasingly difficult financial situation if it doesn't swiftly merge with Volkswagen.

    (...)

    During the three days from March 22 to 24, according to the statements of a number of those present, Porsche had to ward off an impending bankruptcy. Even German Chancellor Angela Merkel intervened on the company's behalf.
    Artigo completo:

    Porsche's Plight: German Carmaker Narrowly Averts Bankruptcy - SPIEGEL ONLINE - News - International

    #2
    A questão é que a fusão entre Porsche e VW não foi autorizada pelo que a Porsche ficou com uma divida incomportavel

    Comentário


      #3
      Aqui está a "marosca", afinal a "aquisição" de uma parte ainda maior da VW foi mais para pagar dívidas


      On March 24, Porsche CFO Härter also had to negotiate additional loans. It wasn't until 11:00 p.m., one hour before the expiration of the old loans, that Porsche had managed to refinance its €10 billion loan. This is what the carmaker officially announced. The company made no mention of the crisis meetings.


      Porsche executives gave the impression that they needed the loans to acquire additional VW shares. But in reality the money primarily served to pay off debts incurred from the purchase of VW shares. Porsche also failed to disclose that some of the banks involved had also taken this opportunity to reduce Porsche's short-term operating credit, which is used to finance ongoing business expenses, such as paying suppliers' invoices. And the interim loan from VW of over €700 million was treated as if it were top secret material.


      This last loan reveals just how close a call this was for Porsche. And it illustrates a grotesque situation. Ironically, it was VW -- the very company that Porsche CEO Wiedeking had attempted to dominate with a control agreement -- that saved him. Ironically, it was governor Wulff and VW works council head Osterloh -- men whose influence at VW Wiedeking wanted to reduce -- who helped the Porsche CEO out of this tight spot.


      The two men had good reasons not to let Porsche slide into bankruptcy. An insolvency could have grave consequences for VW as well. Porsche has a 50.8 percent stake in the company. If the sports car manufacturer were to fail, these shares could be swiftly sold to a Chinese automotive company, or perhaps even a buyout firm.

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        #4
        mais uma para ser comprada pela Fiat...

        I'm back!

        Comentário


          #5
          Welcome back 147

          A Porsche nao era um dos fabricantes com lucros e a melhorar de ano para ano ?

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            #6
            Acho que o Grupo Fiat já negou interesse em adquirir a Porsche.. a Opel é melhor negócio.

            Comentário


              #7
              Isto não tem nada a ver com lucros.

              Tem a ver com o poder.

              E já há uns tempos, a propósito da compra da VW pela Porsche se falou um pouco sobre isto.

              E apenas do que está à vista...

              Comentário


                #8
                Uma coisa que espero que o Porsche não se faz é o que todas as marcas da gama alta em risco de falência tentam fazer: fabricar algo "low cost".

                Se eles tentam fazer algo com um preço mais "acessível", poderá ser o beijo da morte deles. Até hoje, não sei o que deu na cabeça de Mercedes para fabricar o Classe A. Espero que o Porsche se mantém fiel a sua clientela e tenta fazer algo para o mesmo sem correr a medidas desesperadas e possivelmente arruinadores.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                  mais uma para ser comprada pela Fiat...

                  I'm back!
                  Ao tempo que não te via por cá

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                    Uma coisa que espero que o Porsche não se faz é o que todas as marcas da gama alta em risco de falência tentam fazer: fabricar algo "low cost".

                    Se eles tentam fazer algo com um preço mais "acessível", poderá ser o beijo da morte deles. Até hoje, não sei o que deu na cabeça de Mercedes para fabricar o Classe A. Espero que o Porsche se mantém fiel a sua clientela e tenta fazer algo para o mesmo sem correr a medidas desesperadas e possivelmente arruinadores.
                    A Porsche já o fez, com o 924 e 944.

                    Foi este baixar de calças que tirou a Porsche da falência.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                      Uma coisa que espero que o Porsche não se faz é o que todas as marcas da gama alta em risco de falência tentam fazer: fabricar algo "low cost".
                      Entao o Boxter nao era qualquer coisa como uma espécie de Low Cost ? Acho que ate foi o modelo que ergueu as financas da Porsche ,numa altura em que as contas nao estava muito famosas .

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        A Porsche já o fez, com o 924 e 944.

                        Foi este baixar de calças que tirou a Porsche da falência.
                        Eh, lembro desses. Era um Porsche mais Volkswagenizado. Mas também eles não continuaram a fabricar esses carros(ainda bem). Foi uns anos e depois foi apenas nos 911 para cima. Agora, os que restam, na sua mairoia, consegues arranjar para uma bacatela(se ainda há alguns nas estradas).

                        O Mercedes ainda se fabrica o Classe Aborto. Aquilo é para alguém que quer um Mercedes só pelo símbolo no carro. Lembro dum amigo que teve um de 2004. Irra! Custa-me acreditar que tal aberração saiu duma fabrica de Mercedes

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                          Entao o Boxter nao era qualquer coisa como uma espécie de Low Cost ? Acho que ate foi o modelo que ergueu as financas da Porsche ,numa altura em que as contas nao estava muito famosas .
                          O Boxter não era assim "low cost". Se não me engano, baseou-se muito no 911. Portanto, não escapou daquilo que o Porsche estava acustomado a fazer.

                          O Alpiger mencionou 2 que podes dizer que eram mesmo low cost: o 924 e 944. Esses então era mesmo para quem queria apenas o nome Porsche no carro, porque nem de qualidade nem de performance era Porsche. Se não me engano, até tinha versões de 4 cilindros

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                            O Boxter não era assim "low cost". Se não me engano, baseou-se muito no 911. Portanto, não escapou daquilo que o Porsche estava acustomado a fazer.

                            O Alpiger mencionou 2 que podes dizer que eram mesmo low cost: o 924 e 944. Esses então era mesmo para quem queria apenas o nome Porsche no carro, porque nem de qualidade nem de performance era Porsche. Se não me engano, até tinha versões de 4 cilindros
                            Olha que nao me devo enganar muito se disser que um Boxter custaria perto de metade de um 911 na altura em que saiu ( penso que rondaria os 60,000 € contra os para cima de 100,000 € dum 911 )

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                              Olha que nao me devo enganar muito se disser que um Boxter custaria perto de metade de um 911 na altura em que saiu ( penso que rondaria os 60,000 € contra os para cima de 100,000 € dum 911 )
                              Só que os €60,000 ainda é muito. 60% do preço dos 911. Não é própriamente "low cost". Eles simplesmente pegou no conceito do 911 e desenvolveu o Boxster. Os que comprava o Boxster ainda pertencia a mesma classe que comprava os 911.

                              Quando os 924 e 944 andava por aí, ao menos dos que estavam nos EUA, vendia por 30% do preço dos 911(Nos EUA na altura, um 944 andava por $25,000 e um 911 ia por volta das $75,000). É que era mesmo um Porsche da "loja das 350$00" numa maneira de dizer. Havia muitos nos classes mais baixos e comprar um, embora que esses não ajudou muito na imagem do Porsche. Como disse, eram Porsches mais Volkswagenizados, e não numa maneira boa. Só o facto deles enferrujar dentro de poucos anos era sinal da má qualidade deles.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                Uma coisa que espero que o Porsche não se faz é o que todas as marcas da gama alta em risco de falência tentam fazer: fabricar algo "low cost".

                                Se eles tentam fazer algo com um preço mais "acessível", poderá ser o beijo da morte deles. Até hoje, não sei o que deu na cabeça de Mercedes para fabricar o Classe A. Espero que o Porsche se mantém fiel a sua clientela e tenta fazer algo para o mesmo sem correr a medidas desesperadas e possivelmente arruinadores.
                                Acredita que o último modelo Classe A melhorou muito em relação ao modelo inicial...

                                Espero é que a Porsche não faça carros "low cost"....

                                Um abraço, by Filas

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                  O Boxter não era assim "low cost". Se não me engano, baseou-se muito no 911. Portanto, não escapou daquilo que o Porsche estava acustomado a fazer.

                                  O Alpiger mencionou 2 que podes dizer que eram mesmo low cost: o 924 e 944. Esses então era mesmo para quem queria apenas o nome Porsche no carro, porque nem de qualidade nem de performance era Porsche. Se não me engano, até tinha versões de 4 cilindros
                                  A qualidade dos 924/944 era bastante boa. Os motores eram todos de 4 cilindros mas as versões mais potentes tinham excelentes performances, Falo dos Carrera GT, Turbo, Turbo S, S2.
                                  Tinham excelente comportamento, melhor até que o dos 911 da época!
                                  Aliás estes carros foram desenvolvidos pela Porsche. Inicialmente foram encomendados à Porsche pela VW mas já na parte final do desenvolvimento a VW desistiu do carro pelo Scirocco. Para não perder tudo a Porsche comprou à VW o projecto, segundo consta por um valor inferior ao do desenvolvimento.

                                  Por mim vinha o ultimo desta linhagem: 968 Turbo S.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                    A qualidade dos 924/944 era bastante boa. Os motores eram todos de 4 cilindros mas as versões mais potentes tinham excelentes performances, Falo dos Carrera GT, Turbo, Turbo S, S2.
                                    Tinham excelente comportamento, melhor até que o dos 911 da época!
                                    Aliás estes carros foram desenvolvidos pela Porsche. Inicialmente foram encomendados à Porsche pela VW mas já na parte final do desenvolvimento a VW desistiu do carro pelo Scirocco. Para não perder tudo a Porsche comprou à VW o projecto, segundo consta por um valor inferior ao do desenvolvimento.

                                    Por mim vinha o ultimo desta linhagem: 968 Turbo S.
                                    Podiam ser rápidos, mas nunca vi um Porsche a enferrujar tanto ou a ficar com a pintuar "manchada" como os 924/944.

                                    Desculpe, mas vi uns a mais nesse estado para ficar com uma certa má imagem do bicho. É que, após uns anos, parecia mesmo batidos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                      O Boxter não era assim "low cost". Se não me engano, baseou-se muito no 911. Portanto, não escapou daquilo que o Porsche estava acustomado a fazer.

                                      O Alpiger mencionou 2 que podes dizer que eram mesmo low cost: o 924 e 944. Esses então era mesmo para quem queria apenas o nome Porsche no carro, porque nem de qualidade nem de performance era Porsche. Se não me engano, até tinha versões de 4 cilindros
                                      Certamente não englobes o 968, o "meu mecânico" tem um 968 3.0cc 4 cilindros 250cv e porra, aquele é um bicho muito feroz, e sendo de 1991 mantém o seu aspecto em excelentes condições e a manutenção não é para todos...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                        Certamente não englobes o 968, o "meu mecânico" tem um 968 3.0cc 4 cilindros 250cv e porra, aquele é um bicho muito feroz, e sendo de 1991 mantém o seu aspecto em excelentes condições e a manutenção não é para todos...
                                        Não, o 968, se não me engano, até era mais caro que o 911. Por acaso gostei desse bicho.

                                        Agora, nunca achei u, 944 com um "verdadeiro" Porsche. Simplesmente vi tantos que parece que era demasiadamente acessível.

                                        E, após certos anos, esses 944s ficavam num estado bem lastimoso. Principalmente por causa daquilo que disseste que a manutenção "não é para todos". É que o Porsche vendia aqueles carros ao preço da chuva e acabaram de fica nas mãos de pessoas que podiam comprar o carro mas que não podiam pagar para a manutenção. Portanto, muitos deles acabaram de ficar em péssimo estado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Esta história da Porsche e VW tem muito que se diga.

                                          Quando uma Empresa tem muito cash, costumam ser descuidados. Vejamos o exemplo da Ford. Quanto muitos andavam em agonia, foi às compras e comprou, porque tinha crédito, as Jaguar, Land-Rover, Aston Martin, Volvo...

                                          E depois andou uma data de anos para as vender para realizar cash para aguentar as operações domésticas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                            Não, o 968, se não me engano, até era mais caro que o 911. Por acaso gostei desse bicho.

                                            Agora, nunca achei u, 944 com um "verdadeiro" Porsche. Simplesmente vi tantos que parece que era demasiadamente acessível.

                                            E, após certos anos, esses 944s ficavam num estado bem lastimoso. Principalmente por causa daquilo que disseste que a manutenção "não é para todos". É que o Porsche vendia aqueles carros ao preço da chuva e acabaram de fica nas mãos de pessoas que podiam comprar o carro mas que não podiam pagar para a manutenção. Portanto, muitos deles acabaram de ficar em péssimo estado.
                                            O 968 é uma evolução do 944 e era mais barato que o 911.

                                            Deves estar a confundir o 968 com o 928.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                              O 968 é uma evolução do 944 e era mais barato que o 911.

                                              Deves estar a confundir o 968 com o 928.
                                              Tens razão. Estava a pensar no 928 S4.

                                              Isso então era um a bomba duma maquina. Um motor V8. Daí sim, isso é que era um carro digno a ser chamado Porsche

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                                mais uma para ser comprada pela Fiat...

                                                I'm back!
                                                seja bem aparecido!!!!!
                                                ld

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Seguirei esta novela Porsche com muito interesse. Já o Grupo Fiat não tem aparentemente vantagem nenhuma em adquirir a porsche...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    tipo...uma coisa que me intriga:

                                                    A porsche afinal tem quantos % da VW?

                                                    E a VW tem quantos % da porsche?

                                                    São empresas cotadas na bolsa alema???

                                                    Vou tentar peskisar sobre isto, mas ja agr...se souberem digam alguma coisa sff.

                                                    AF147 welcome back!

                                                    EDIT: A VW já vi que é cotada em bolsa...mas a porsche acho que nao.
                                                    Editado pela última vez por Sotor; 26 May 2009, 12:01.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Espero que esta historia se resolva sem prejuízos graves para a Porsche.


                                                      Bom artigo.

                                                      Financial Times: Collision course

                                                      Depois procurem no topo da pagina onde tem o símbolo da Porsche e diz collision course.
                                                      Editado pela última vez por leblanc; 26 May 2009, 16:12. Razão: Link não funciona correctamente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                                        Não, o 968, se não me engano, até era mais caro que o 911. Por acaso gostei desse bicho.

                                                        Agora, nunca achei u, 944 com um "verdadeiro" Porsche. Simplesmente vi tantos que parece que era demasiadamente acessível.

                                                        E, após certos anos, esses 944s ficavam num estado bem lastimoso. Principalmente por causa daquilo que disseste que a manutenção "não é para todos". É que o Porsche vendia aqueles carros ao preço da chuva e acabaram de fica nas mãos de pessoas que podiam comprar o carro mas que não podiam pagar para a manutenção. Portanto, muitos deles acabaram de ficar em péssimo estado.
                                                        Mas isso é o que acontece com qualquer carro que não recebe os cuidados devidos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não percebo nada desta coisa da Porsche e da VW!

                                                          Afinal parece que os movimentos altamente especulativos não foram suficientes...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                                            Tens razão. Estava a pensar no 928 S4.

                                                            Isso então era um a bomba duma maquina. Um motor V8. Daí sim, isso é que era um carro digno a ser chamado Porsche
                                                            Esse carro era muito complicado de conduzir depressa e se o piso estive molhado era praticamente "inguiavel", o 944 era bem mais equilibrado e eficaz que o 928 além disso 944 era mais evoluido tecnicamente que o 928, por isso essa conversa do verdeiro Porsche não faz sentido.

                                                            Comentário

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