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Diferença entre Vtec e turbo ?

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    Diferença entre Vtec e turbo ?

    Qual a diferença entre Vtec e um turbo ?

    pois ouvi dizer que os Hondas nao tinham Turbo mas para compensar tinham Vtec .


    Qual a diferença entre esses 2 ?

    #2
    Originalmente Colocado por Mario22 Ver Post
    Qual a diferença entre Vtec e um turbo ?

    pois ouvi dizer que os Hondas nao tinham Turbo mas para compensar tinham Vtec .

    Qual a diferença entre esses 2 ?
    Quem te disse isso é Burro...

    Vtec, Vanos, VVT-I e afins são tudo sistemas de variação da abertura das válvulas...

    Exemplo prático : Civic 1.5ILS Vtec - Abaixo das 2500rpm funciona a 12v, isto consoante a pressão no acelerador, sendo que passada esta rotação o motor passa a funcionar a 16v.

    Isto sem grande explicação técnica.

    O turbo enfim...acho nem sequer é preciso explicar o que é um turbo.

    Comentário


      #3
      turbo

      pois eu nao percebo muito de carros !
      gostaria mesmo de saber a diferença entre os dois , pois os 2 dão mais potencia aos carros ...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mario22 Ver Post
        pois eu nao percebo muito de carros !
        gostaria mesmo de saber a diferença entre os dois , pois os 2 dão mais potencia aos carros ...
        Não...

        o VTEC não dá mais potencia...

        o Turbo sim, aumenta as performances.

        Comentário


          #5
          vtec

          "O sistema VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control System, ou sistema de controle electrónico para tempos de distribuição e levantamento de válvulas) da Honda foi desenvolvido com o intuito de conseguir mais binário, mais potência, menores consumos e emissões, bem como elevada fiabilidade."


          "Quanto maior fôr o levantamento das válvulas, mais potência se consegue obter"


          retirado do wikipedia ...


          aqui diz que dá mais potencia !

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Mario22 Ver Post
            "O sistema VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control System, ou sistema de controle electrónico para tempos de distribuição e levantamento de válvulas) da Honda foi desenvolvido com o intuito de conseguir mais binário, mais potência, menores consumos e emissões, bem como elevada fiabilidade."


            "Quanto maior fôr o levantamento das válvulas, mais potência se consegue obter"


            retirado do wikipedia ...


            aqui diz que dá mais potencia !
            Não, aí diz que se consegue obter mais potência, não que "dá" mais potência. Podemos ter um motor VTEC e um sem variação da abertura das válvulas, mesma cilindrada, etc e com a mesma potência...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Mario22 Ver Post
              pois eu nao percebo muito de carros !
              gostaria mesmo de saber a diferença entre os dois , pois os 2 dão mais potencia aos carros ...
              Para perceber isto é necessário saber como os dois sistemas funcionam.

              O VTEC apenas comuta a variação das valvulas dependendo da rotação, pressão no acelerador ou dos 2. Na prática alguns sistemas VVT tornam o carro mais utilizavel e eficiente no dia a dia uma vez que a baixa rotação os motores funcionam melhor a 8v e em altas com 16v mas não os faz necessáriamente mais potentes (principalmente a nível de potencia maxima).

              O Turbo funciona aumentado a pressão dentro da camara de combustão e consequentemente a potência, sempre!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mario22 Ver Post
                "O sistema VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control System, ou sistema de controle electrónico para tempos de distribuição e levantamento de válvulas) da Honda foi desenvolvido com o intuito de conseguir mais binário, mais potência, menores consumos e emissões, bem como elevada fiabilidade."


                "Quanto maior fôr o levantamento das válvulas, mais potência se consegue obter"


                retirado do wikipedia ...


                aqui diz que dá mais potencia !
                No dia em que a Wikipédia estiver certa...

                O Vtec não aumenta nem binário nem potência. Até porque existem diversos tipos de Vtec.
                É como disse, Vtec (como a Honda lhe chama) é apenas um sistema de variação da abertura das válvulas. Obvio que o rendimento é optimizado quando este sistema entra em funcionamento, mas não é por haver mais binário nem tão pouco potência/cavalos extra.

                Comentário


                  #9
                  pergunta

                  mas qual a principal diferença !
                  é que tamos aqui nun debate e ninguem sabe-me dizer !


                  exemplo se fixerem uma corrida ! carros iguais mesmo cilindrada mesmo peso ! quem ganhava o carro com turbo ou com o vtec ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mario22 Ver Post
                    mas qual a principal diferença !
                    é que tamos aqui nun debate e ninguem sabe-me dizer !


                    exemplo se fixerem uma corrida ! carros iguais mesmo cilindrada mesmo peso ! quem ganhava o carro com turbo ou com o vtec ?
                    ganha o melhor carro. não há respostas para perguntas como essa, que até não fazem sentido nenhum...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mario22 Ver Post
                      mas qual a principal diferença !
                      é que tamos aqui nun debate e ninguem sabe-me dizer !


                      exemplo se fixerem uma corrida ! carros iguais mesmo cilindrada mesmo peso ! quem ganhava o carro com turbo ou com o vtec ?
                      Embora não seja mesmo assim como vou dizer pensa no VTEC como uma especie várias afinações dos motores conforme a rotação praticada.
                      Em motores de corrida, se os afinares so para altas (que é onde apenas é necessário) obtens a mesma potencia com ou sem VTEC, em baixas é que o carro sem VTEC não faz um compromisso tão bom mas em competição também não importa. Sem VTEC um carro não responde tão bem em todo o regime como um COM.

                      O Turbo trabalha com gases de escape e aumenta a pressão da camara de combustão e a pontecia. E aumenta muito. Portanto com mesma cilindrada e peso consoante o Boost do turbo o carro atmosférico VTEC não tinha a minima hipotese. Fala-se que alguns motores Tubro de apenas 1500cc da F1 dos anos 70 conseguia potencia acima dos 1000cv! Algo impossivel para um motor atmosférico (com ou sem vtec).

                      Comentário


                        #12
                        O que o teu amigo te disse é provocado pela conversa dos ZB's sobre o VTEC. Como andam sempre com a conversa do "abre o VTEC para aqui e para acolá", houve quem começasse a confundir essa tecnologia com um turbo.

                        O sistema já está explicado.

                        O turbo é um sistema de sobrealimentação, que aproveita os gases do escape para dar uma "força" extra ao carro. Basicamente, é isto.

                        Comentário


                          #13
                          resposta

                          olha que se a pergunta nao tem sentido a resposta tambem nao tem !
                          eu na pergunta referi carros iguais .


                          é a mesma coisa do que perguntar

                          o que é melhor o vtec ou o turbo ?

                          quero saber o que um tem mais do que o outro ?


                          nao quiz ofender ninguem

                          Comentário


                            #14
                            obrigado

                            ok fiquei esclarecido ! ao ponto que isto é um tema algo confuso para mim , pois nao percebo muito de carros


                            pois aqui onde eu estou estavam a questionar isso !


                            como fomos ver ao wikipedia e dixia que poderia dar mais potencia ! tavam a afirmar que o vtec era como um turbo !

                            Comentário


                              #15
                              não escrevas tipo telemóvel ou em pitês porque isso é contra as regras.
                              Á partida se tiveres um mesmo motor com turbo e outro sem turbo o com turbo anda mais.

                              Comentário


                                #16
                                LOL, desde quando é que o VTEC não foi desenvolvido para dar mais potência? Não querendo discutir se dá mais ou menos que o turbo, mas obviamente o VTEC foi desenvolvido para conferir melhores performances quer a nivel de prestações quer a nivel de consumos, o que está na Wikipédia está correctissimo. O que voces tão a confundir é que o vtec é parte da tecnologia do motor (propriamente dito) enquanto o turbo não passa de um apendice...

                                Têm o exemplo do antigo civic 1.4 que tinha apenas 80 e pouco cavalos e agora o novo motor já com a tecnologia VTEC com a mesma cilindrada consegue chegar aos 100 cv...

                                Cumps...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
                                  Têm o exemplo do antigo civic 1.4 que tinha apenas 80 e pouco cavalos e agora o novo motor já com a tecnologia VTEC com a mesma cilindrada consegue chegar aos 100 cv...
                                  e tens muitos outros que sem vtec nenhum já tinham 100cv ou mais. não foi o vtec que fez subir a potencia. ou estás a querer dizer que o novo motor teria na mesma 80cv se não fosse o vtec?

                                  Comentário


                                    #18
                                    não querendo entrar em discussão contigo, porque vão surgir argumentos de alguém mais conhecedor da tecnologia vtec que eu, os teus argumentos têm falhas a começar que o motor 1.4 actual da honda é na realidade um 1.3 1339

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
                                      LOL, desde quando é que o VTEC não foi desenvolvido para dar mais potência? Não querendo discutir se dá mais ou menos que o turbo, mas obviamente o VTEC foi desenvolvido para conferir melhores performances quer a nivel de prestações quer a nivel de consumos, o que está na Wikipédia está correctissimo. O que voces tão a confundir é que o vtec é parte da tecnologia do motor (propriamente dito) enquanto o turbo não passa de um apendice...

                                      Têm o exemplo do antigo civic 1.4 que tinha apenas 80 e pouco cavalos e agora o novo motor já com a tecnologia VTEC com a mesma cilindrada consegue chegar aos 100 cv...

                                      Cumps...
                                      Oh zedmamed ca granda posta...

                                      Acho que tens de pesquisar muito mais sobre VTEC pah...

                                      Até te digo mais, e agora vou utilizar expressões á cromo...num D14a2 (1.4 de 90cv non vtec) é possivel montar Vtec...ou seja a tecnologia tá la...o VTEC é um apendice.

                                      O Vtec não é mais que um sistema que varia a abertura das vávulas...obviamente que isto gera melhor rendimento, contudo não há incremento nenhum de cavalagem nem de binário.

                                      Por exemplo o CTR tem o binário máximo ás 5600rpm, contudo o Vtec entra em acção ás 6400rpm...
                                      Editado pela última vez por RuiSoad; 08 June 2009, 15:39.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                        e tens muitos outros que sem vtec nenhum já tinham 100cv ou mais. não foi o vtec que fez subir a potencia. ou estás a querer dizer que o novo motor teria na mesma 80cv se não fosse o vtec?
                                        80 não...mas o recente 1.4 (ou 1.3) i-dsi (que havia no Civic antes de sair o i-vtec de 100cv's) tinha 80 e tal...

                                        anyway, quando está o turbo a acabar está o vtec a começar... vou-te dar um exemplo entre um carro turbinado e um honda (ambos performantes): enquanto que no turbinado ele "dispara" por volta das 2mil e tal/3mil rpm's e acaba a brincadeira por volta das 6mil, no honda ele dispara lá para as 5400's e acaba por volta das 8mil.

                                        Comentário


                                          #21
                                          http://www.bings.ca/files/gt3071r.jpg

                                          turbo, comprime o ar para dentro das câmaras de combustão. mais ar = mais oxigénio = explosão mais forte = mais potencia. por norma, também com maior consumo.

                                          estes motores, por norma, se não tiverem os turbos de geometria variável, quando respondem, respondem de uma forma "agressiva", (coisa gira, mas incómoda) coisa que se tentou remediar com os turbos de geometria variável.



                                          http://asia.vtec.net/Series/FitJazz/...teccutaway.jpg

                                          vtec e equivalentes, abertura variável das válvulas. a baixa rotação, abre metade das válvulas o que "facilita" a condução. em aceleração, abre a totalidade das válvulas, melhorando a respiração do motor, melhorando a resposta. neste caso, tem um pouco de semelhança com o turbo, dado que com a abertura de 2 válvulas de admissão entra mais ar, melhorando desta forma a resposta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
                                            não querendo entrar em discussão contigo, porque vão surgir argumentos de alguém mais conhecedor da tecnologia vtec que eu, os teus argumentos têm falhas a começar que o motor 1.4 actual da honda é na realidade um 1.3 1339
                                            e? já nos anos 90 a peugeot (apenas como exemplo) tinha um 1.3 com 100cv, e nada de V-tecs.

                                            Sistemas de abertura variável de válvulas dão um contributo importante para melhor combustão (logo mais eficiência), permitindo basicamente 2 modos de funcionamento do motor.
                                            Isso permite ir buscar uns cavalos à zona alta de rpm's, sem sacrificar a usabilidade em baixos e médios regimes.

                                            Infelizmente, venderam tão bem o V-Tec, que as conversas de café que se ouvem, até parece que é um sistema que é feito de proposito para aumento de equideos, quando hoje em dia, basicamente todas as marcas apresentam sistemas semelhantes nos seus motores.

                                            E o próximo passo já foi dado pela... Fiat! Vamos ver os resultados práticos do sistema Multiair, e talvez daqui a uns anos estejamos a ouvir conversas de café do género "quando o Multiair kicka..."

                                            De resto, como já falaram e bem, o turbocompressor é um apêndice. Não é obrigatoriamente parte do motor, como as... hum ... valvulas.
                                            E o turbocompressor é sem dúvida a forma mais fácil de obter cavalos extra.

                                            O facto de a HOnda não utilizar Turbos na maior parte das suas gamas, é mais uma estratégia, ou há quem diga, uma filosofia, uma caracteristica da marca. O que não é totalmente verdade.. no Japão os seus kei-cars não são diferentes dos outros e também recorrem a turbocompressores para os minusculos 660cc dos mesmos.
                                            E sem contar com os diesel turbodependentes (e nem se imagina outro cenário)

                                            O V-tec não está lá para compensar a ausência de turbo. Quem diz isso é porque não percebe mesmo nada.
                                            Existem tantos motores com sistemas semelhantes, o qual vêem adicionado um compressor ou um turbo.

                                            Motores sem turbo, todos podem ser....
                                            Agora, motores sem válvulas.... por enquanto só Wankel!!!
                                            Motores com cilindros obrigatoriamente necessitam delas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por revmachine Ver Post
                                              80 não...mas o recente 1.4 (ou 1.3) i-dsi (que havia no Civic antes de sair o i-vtec de 100cv's) tinha 80 e tal...

                                              anyway, quando está o turbo a acabar está o vtec a começar... vou-te dar um exemplo entre um carro turbinado e um honda (ambos performantes): enquanto que no turbinado ele "dispara" por volta das 2mil e tal/3mil rpm's e acaba a brincadeira por volta das 6mil, no honda ele dispara lá para as 5400's e acaba por volta das 8mil.
                                              O que não é revelador de maior superioridade.

                                              Olha um exemplo que até cheguei a testar...2.0 de 180cv Vs 1.4 Turbo de 180cv.

                                              O 2.0 tem um sistema de variação da abertura de válvulas, o 1.4 tem Turbo...ambos acabam por volta das 7000rpm e picos.

                                              Contudo o 1.4 Turbo é sempre mais rápido que o 2.0 N/A...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Oh Crash como admirador dos teus post's, faz-me um favor...e chama as coisas pelo nome...V-TEC não existe na Honda...é VTEC.

                                                Sejamos rigorosos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                  Oh Crash como admirador dos teus post's, faz-me um favor...e chama as coisas pelo nome...V-TEC não existe na Honda...é VTEC.

                                                  Sejamos rigorosos.
                                                  tava a escrever como costumo dizer......
                                                  "e bá lá...não escreber b-tec, como quando me meto a gozar com a malta das conbersas de cafe"

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                    tava a escrever como costumo dizer......
                                                    "e bá lá...não escreber b-tec, como quando me meto a gozar com a malta das conbersas de cafe"
                                                    Tas desculpado...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                      O que não é revelador de maior superioridade.

                                                      Olha um exemplo que até cheguei a testar...2.0 de 180cv Vs 1.4 Turbo de 180cv.

                                                      O 2.0 tem um sistema de variação da abertura de válvulas, o 1.4 tem Turbo...ambos acabam por volta das 7000rpm e picos.

                                                      Contudo o 1.4 Turbo é sempre mais rápido que o 2.0 N/A...
                                                      que carros é que tinham esses motores? para dizeres que o 1.4 era mais rápido é porque devia ser bastante mais leve :P

                                                      anyway 7mil num 1.4 turbo é bom, tenho ali um que o redline é as 6mil e bicos (embora não compense puxar até ao redline).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                        tava a escrever como costumo dizer......
                                                        "e bá lá...não escreber b-tec, como quando me meto a gozar com a malta das conbersas de cafe"
                                                        Mais um bocadinho e era bitoque.
                                                        E não se diz conbersas, mas sim cumbersas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por revmachine Ver Post
                                                          que carros é que tinham esses motores? para dizeres que o 1.4 era mais rápido é porque devia ser bastante mais leve :P

                                                          anyway 7mil num 1.4 turbo é bom, tenho ali um que o redline é as 6mil e bicos (embora não compense puxar até ao redline).
                                                          Por acaso é mais pesado.

                                                          Vê lá se desobres...

                                                          O peso é identico 1260kg no 1.4 Turbo e o 2.0 N/A 1100kg.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por voabaixinho Ver Post
                                                            Mais um bocadinho e era bitoque.
                                                            E não se diz conbersas, mas sim cumbersas.
                                                            poxa... até quando escrevo mal propositadamente sou corrigido...

                                                            não tá fááááácil.......

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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