Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vendedores...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vendedores...

    Talvez quem seja do meio e por aqui ande, nos possa elucidar. A sensação com que fico dos contactos com vendedores é que muitas vezes sei mais do eles dos produtos que é suposto venderem.

    Ainda ontem tive essa experiência, passei num stand a dar uma olhadela a um A4 (que nunca tinha visto ao vivo por dentro), e perguntei ao vendedor quando chegava o novo TDIe. Ficou a olhar para mim, e lá tive de lhe explicar do que se tratava. Há muitos relatos dispersos aqui pelo forum de situações parecidas, ignorância sobre aspectos dos carros à venda ou até insistência em características erradas. Há uns tempos também expliquei a um da Renault que iriam ter os motores TCe em breve, quando isso já era mais que conhecido...

    Parece-me que não se pode apontar apenas a culpa às marcas, pois até existe em geral formação sobre os produtos da casa. A sensação com que fico é que muitos vendedores de automóveis seriam igualmente bons vendedores de frigoríficos ou de sabonetes, pois dominam as técnicas de captura de atenção do cliente, de oportunidade, etc, mas não o produto em si, e não se esforçam nada nesse aspecto confiando que apenas a "lábia" e os descontos sejam suficientes.

    Independentemente da formação da marca, não consigo conceber que um vendedor não faça a sua própria autoformação com o custo reduzido de 6 euros por mês, que consiste em comprar semanalmente uma revista de automóveis e ficar a par das novidades da sua marca e das outras, ou ir acompanhando isso pela net. Dos vários com que tive contactos nem um faz isso!

    Claro que isto não é um remoque universal, há algumas boas excepções e até andam por aqui pelo forum, como não podia deixar de ser, pois só isso já é um indicador que se interessam mesmo pelo que vendem.

    Mas voltando à questão inicial, esta situação que me parece generalizada deve-se a quê? A profissão é apenas um lugar de passagem para outras e não vale a pena investir nisso? É uma profissão procurada por pessoas que não têm gosto por automóveis mas precisam de um emprego? É um problema cultural dos portugueses, que acham que só na escola/universidade é que se aprende?

    #2
    acho que em termos da generalidade das profissões, as pessoas preocupam-se pouco em actualizar-se conforme o tempo. para esses vendedores que falaste aposto que a única coisa que interessa é a chegada do modelo novo, daqui a uns anos. assim como para alguns professores de biologia não existem avanços na genética, assim como para alguns médicos as técnicas utilizadas também ficaram paradas no tempo em que tiraram o curso.

    por outras palavras, as pessoas acomodam-se muito e têm pouco interesse no 'aprender'.

    Comentário


      #3
      Formação e informação custam tempo e dinheiro.

      Tu és a excepção. A regra é que 99% das pessoas, que aparecem para
      comprar um carro, só sabem onde ficam os pedais, o volante, e pouco mais
      (alguns nem isso sabem).

      Ou seja, não investem nesse tipo de conhecimento.

      Quanto mais não seja, porque, quando chega ao stand alguém do nosso
      "calibre", dificilmente o vendedor vai conseguir convencer a pessoa do que
      quer que seja, muito menos a mudar de opinião.

      Faz me lembrar quando fui comprar o GTV. Eu queria um GTV. Ponto. O vendedor
      passou o tempo todo a tentar convencer-me a comprar um 156, um 166, e um
      147.
      Fui a outro stand. Disse ao vendedor o preço que eu queria. Ele telefonou-me
      a dizer que aceitava o preço. Comprei o carro.

      Ou seja, não vale a pena os vendedores "discutirem" com "certos" clientes.
      Já para outros faz todo o sentido.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
        Formação e informação custam tempo e dinheiro.

        Tu és a excepção. A regra é que 99% das pessoas, que aparecem para
        comprar um carro, só sabem onde ficam os pedais, o volante, e pouco mais
        (alguns nem isso sabem).

        Ou seja, não investem nesse tipo de conhecimento.

        Quanto mais não seja, porque, quando chega ao stand alguém do nosso
        "calibre", dificilmente o vendedor vai conseguir convencer a pessoa do que
        quer que seja, muito menos a mudar de opinião.

        Faz me lembrar quando fui comprar o GTV. Eu queria um GTV. Ponto. O vendedor
        passou o tempo todo a tentar convencer-me a comprar um 156, um 166, e um
        147.
        Fui a outro stand. Disse ao vendedor o preço que eu queria. Ele telefonou-me
        a dizer que aceitava o preço. Comprei o carro.

        Ou seja, não vale a pena os vendedores "discutirem" com "certos" clientes.
        Já para outros faz todo o sentido.

        Evidentemente

        Comentário


          #5
          Nas respostas vejo duas perspectivas distintas: uma é de que isto é um mal geral do país, logo não será específico desta profissão, e a outra é de que não vale a pena os vendedores esforçarem-se a estar actualizados porque isso não é necessário para lidar com 99% dos clientes. Se calhar também é verdade na maioria das restantes profissões...

          São duas hipóteses, claro, mas insisto que neste caso bastam uns minutos semanais a ler uma revista ou a ver uns foruns na net para se ficar actualizado...custa assim tanto? E não daria para fazer um brilharete junto de alguns clientes, dizendo-lhes "olhe para o seu caso específico vamos ter em breve uma motorização que lhe assenta que nem uma luva"?

          Gostava muito de ter aqui a sensibilidade de quem está na profissão, e desde já quero salientar que não pretendo criticar mas apenas perceber. Sei bem que se os vendedores não são exemplares, os clientes em geral o serão ainda muito menos...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
            Formação e informação custam tempo e dinheiro.

            Tu és a excepção. A regra é que 99% das pessoas, que aparecem para
            comprar um carro, só sabem onde ficam os pedais, o volante, e pouco mais
            (alguns nem isso sabem).

            Ou seja, não investem nesse tipo de conhecimento.

            Quanto mais não seja, porque, quando chega ao stand alguém do nosso
            "calibre", dificilmente o vendedor vai conseguir convencer a pessoa do que
            quer que seja, muito menos a mudar de opinião.

            Faz me lembrar quando fui comprar o GTV. Eu queria um GTV. Ponto. O vendedor
            passou o tempo todo a tentar convencer-me a comprar um 156, um 166, e um
            147.
            Fui a outro stand. Disse ao vendedor o preço que eu queria. Ele telefonou-me
            a dizer que aceitava o preço. Comprei o carro.

            Ou seja, não vale a pena os vendedores "discutirem" com "certos" clientes.
            Já para outros faz todo o sentido.
            Quando comprei o meu actual automóvel, disse ao vendedor que queria o 118d LCI, e ele não estava com muita vontade de fazer esse negócio, queria vender-me o 120d pré-restyling que estava em stock, pelo preço do 118. Eu disse-lhe que assim não havia hipótese de fazer negócio.

            Fui a outro concessionário, e não saí de lá com o 118, mas sim com o 120d LCI

            Comentário


              #7
              A partir do momento que ha pessoas a quem se lhes diz " ah e tal o seu carro esta na oficina e o arranjo é caro é melhor comprar ja um novo " deixa antever qual a preocupaçao duma boa fatia dos vendedores que temos... o que lhes interessa é que caiam patos que nao saibam do assunto porque esses é que lhes dao o bom dinheiro.

              Pessoas informadas dao pouco lucro porque sabem ao que vao..

              Comentário


                #8
                Mais um debate sobre a qualidade dos nossos vendedores de automóveis.

                Já aí aparece algum a desmentir tudo e culpar os malandros dos compradores de automóveis.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                  Talvez quem seja do meio e por aqui ande, nos possa elucidar. A sensação com que fico dos contactos com vendedores é que muitas vezes sei mais do eles dos produtos que é suposto venderem.

                  Ainda ontem tive essa experiência, passei num stand a dar uma olhadela a um A4 (que nunca tinha visto ao vivo por dentro), e perguntei ao vendedor quando chegava o novo TDIe. Ficou a olhar para mim, e lá tive de lhe explicar do que se tratava. Há muitos relatos dispersos aqui pelo forum de situações parecidas, ignorância sobre aspectos dos carros à venda ou até insistência em características erradas. Há uns tempos também expliquei a um da Renault que iriam ter os motores TCe em breve, quando isso já era mais que conhecido...

                  Parece-me que não se pode apontar apenas a culpa às marcas, pois até existe em geral formação sobre os produtos da casa. A sensação com que fico é que muitos vendedores de automóveis seriam igualmente bons vendedores de frigoríficos ou de sabonetes, pois dominam as técnicas de captura de atenção do cliente, de oportunidade, etc, mas não o produto em si, e não se esforçam nada nesse aspecto confiando que apenas a "lábia" e os descontos sejam suficientes.

                  Independentemente da formação da marca, não consigo conceber que um vendedor não faça a sua própria autoformação com o custo reduzido de 6 euros por mês, que consiste em comprar semanalmente uma revista de automóveis e ficar a par das novidades da sua marca e das outras, ou ir acompanhando isso pela net. Dos vários com que tive contactos nem um faz isso!

                  Claro que isto não é um remoque universal, há algumas boas excepções e até andam por aqui pelo forum, como não podia deixar de ser, pois só isso já é um indicador que se interessam mesmo pelo que vendem.

                  Mas voltando à questão inicial, esta situação que me parece generalizada deve-se a quê? A profissão é apenas um lugar de passagem para outras e não vale a pena investir nisso? É uma profissão procurada por pessoas que não têm gosto por automóveis mas precisam de um emprego? É um problema cultural dos portugueses, que acham que só na escola/universidade é que se aprende?


                  Concordo plenamente com a tua analise!


                  Felizmente existem algumas vendedores (excepções) com quem dá gosto dialogar


                  De qualquer modo é uma obrigação eles terem conhecimento do seu produto e da sua concorrência directa, mas a profissionalização da arte de vender tarda a aparecer em Portugal

                  Comentário


                    #10
                    quando fui comprar o meu mazda 2 também passei por uma dessas... o homem a dizer-me as caracteristicas e eu "sim senhor, eu sei disso tudo... quero um mazda 2 tal equipamento e tal cor"
                    ele passou o tempo a tentar vender-me um de outra cor e de exposição... por um preço absurdo...

                    fui lá uma segunda vez porque me tinha ligado a dizer que tinha uma proposta melhor... chego lá, dá-me um preço ainda pior e tenta impingir uma mazda 6 de exposição ao meu pai...

                    não me queria trocar o extra de oferta... perdeu uma venda

                    noutro stand, muito bem atendido, sim senhor sabemos o que queremos e vamos a pontos... levei o carro com o extra que queria, na cor que queria... por menos 600€

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                      Mais um debate sobre a qualidade dos nossos vendedores de automóveis.

                      Já aí aparece algum a desmentir tudo e culpar os malandros dos compradores de automóveis.
                      esses malandros que vejam lá, até querem descontos

                      MCunha

                      Comentário


                        #12
                        agora vem o peugeot_sales a defender os vendedores...

                        bem... mas o que foi dito no 1º tópico é verdade... e quando me dizem... "ah e tal... n sei..."

                        Comentário


                          #13
                          LOL, a mim parece-me por demais evidente que muita gente está no ramo porque calha...

                          Tal como disse o autor " tanto podiam vender frigorificos como maquinas de café, etc" (até estes estao mal informados, porque pengunto muitas vezes o rendimento energético (em letra da CE) e muitas vezes nao sabem ficam completamente a nora LOL)

                          Um facto é que para quem tem pouco interesse de aprender, passar uns minutos a pesquisar e informar-se parece uma eternidade.
                          Contudo, acho que deveria ser obrigatório saberem ao menos as potencias dos seus modelos e se possivel o intervalo de revisoes...o que às vezes nao acontece.

                          Mas é como disse o Nuno...para nos venderem carros a nós só com bons preços...nem se estiverem bem informados se safam.

                          Para vender aos outros basta ter um bom paleio.

                          Para vender a um nicho de mercado é que é preciso estar informado e ter bom paleio.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                            agora vem o peugeot_sales a defender os vendedores...

                            bem... mas o que foi dito no 1º tópico é verdade... e quando me dizem... "ah e tal... n sei..."
                            O Peugeot_sales não corresponde à norma, é uma das saudáveis excepções.

                            Ele bem podia abrir um tópico sobre os clientes, que deve ter de aturar coisas bem desinteressantes.

                            Mas como aqui não se está a atacar ninguém mas apenas a tentar perceber, bem gostava de ter a opinião dele como pessoa conhecedora do meio.

                            Comentário


                              #15
                              Eu acho que um bom vendedor tem que acreditar naquilo que vende... e sobretudo conhecer o que vende..

                              Por varias circunstancias ha pessoas que vao para vendedores de automoveis e nao tem o minimo gosto pelo que fazem..

                              E se para muitos o automovel é um bem consumivel como uma torradeira ha para outros em que o mesmo é um objecto de lazer, prazer whatever...

                              Um bom vendedor garante à partida melhor rendimento no negocio porque clientes bem servidos passam a palavra...

                              Comentário


                                #16
                                Fico mais chateado, quando um vendedor não me sabe dizer as condições e valores para uma extensão de garantia, do que se sabe ou não certos pormenores de lançamentos futuros.

                                Agora se me perguntares, que por uma questão de brio profissional, deveriam estar a par do minimo? Concordo.
                                Mas, já via neste forum posts de pessoas muito chateadas, porque os vendedores não sabiam pormenores de equipamento, quando na minha opinião para isso servem os catálogos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já apanhei bons e maus vendedores.

                                  Os maus vendedores tem um profile simples, acumulam uma série de trabalhos (ex. vendem casas, vendem carros, vendem seguros e ainda tem um negócio próprio). Ou seja jogam-se a tudo para ver o que cai na rede, e depois deixam uma péssima imagem ao stand pelo pouco ou nenhum profissionalismo.

                                  Já apanhei vendedores que tinham constantemente de andar a ler os panfletos e apontamentos em papel para saber o que estavam a falar.

                                  Por incrivel que pareça já apanhei alguns que dormiam na secretária, outros que não se dignavam a falar, outros que pareciam ter caído no stand de pára-quedas e com amnésia.

                                  Outros com conversa de feirante (ex. mal coloquei o pé no stand colou-se a mim com a maravilhosa frase "hoje vou fazer-lhe o negócio da sua vida!".

                                  No entanto existem bons vendedores, e esses muitas vezes conseguiram o negócio comigo.

                                  Cumps PACC

                                  Comentário


                                    #18
                                    Posso confessar que sou um dos que caiu de pára quedas neste ramo, através de uma porta minuscula e que agora, atraves de algum esforço, dedicação e interesse pessoal me posso considerar felizardo por estar onde estou, nas condições que tenho, nas perspectivas futuras que tenho pela frente. à 5 anos atrás não me via nesta profissão e muito menos imaginava estar a fazer o que estou hoje. concordo que há muitos vendedores que apresentam resultados e se calhar no negócio falam de tudo menos do produto em si. no final apresentam o melhor valor e tudo está feito. esses são sobretudo vendedores da "velha guarda", em que se calhar muitos deles fecharam negócios em cafés com a proposta assinada na própria toalha de mesa.
                                    os tempos mudam, a informação está ao nosso alcance atraves de um click ou ao virar da esquina mas nem toda a gente acompanhou esta evolução, falo de clientes e dos proprios vendedores.
                                    penso que as marcas estão cada vez mais empenhadas em melhorar o desempenho e formaçao dos seus vendedores, mecânicos, bate chapas, pintores, etc. no entanto há algo que não podem fechar os olhos que é aos resultados (aquilo que realmente interessa).
                                    de que lhes adianta ter um vendedor iluminado, que sabe os binários e curvas de potência de tras para a frente, que tem os actuais, futuros e imaginarios veiculos da sua marca e concorrencia na memoria, se nao vender? no final, aquele tipo que vende a falar do benfica, da politica ou de outro assunto qualquer é que cumpre.
                                    como vendedor não tenho qualquer problema em admitir que não sei a um cliente, pois é-me impossivel saber tudo o que vendo. mas não deixo de dar uma resposta, perguntando a quem sabe, esclarecendo o cliente e aprendendo para uma próxima. tenho uma posição ingrata, pois na minha area, 99% dos clientes sabem mais que eu. resta-me aceitar esse facto e ir abrindo os ouvidos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Aí está uma boa resposta, em primeiro lugar é preciso ter-se a arte de vender. Saber da técnica e não saber vender não resolve nada...

                                      Mas será que alguns conhecimentos técnicos sobre os modelos e os da concorrência não ajudariam a quem já tem a técnica geral de vendas?

                                      Há muita informação técnica na net, e com umas horas de pesquisa não é difícil de acrescentar argumentos objectivos a uma venda.

                                      Se calhar está-se a tentar vender um dos carros com os consumos reais mais baixos da classe e nem se fala nisso (basta ir ao sprintmonitor e passar um bocado a fazer consultas); ou com um dos espaços habitáveis maiores (basta coleccionar as medições das revistas); ou com as melhores recuperações (idem).

                                      No momento certo, pode ser argumentos decisivos, em função do perfil do cliente...ou não?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ainda ha muito vendedor por ai que julga que mais que saber do que vende precisa dar a entender ao cliente que é um gajo porreiro e que lhe vai dar muita coisa que mais ninguem lhe dará...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu fico extremamente satisfeito quando encontro um vendedor com profissionalismo. Sempre que tenho oportunidade gosto de meter conversa com eles e tirar algumas dúvidas. Sou aquele tipo de pessoa que têm que me convencer realmente que estou a comprar um bom produto. Não adianta a conversa de "feirante" e quando me pressionam (está na moda ) eu desisto. Não tenho grande pachorra para escolher este ou aquele stand e gosto que me tratem de tudo preto no branco.

                                          Há 1 ano quando procurava um carro, encontrei 2 dos melhores profissionais de vendas de sempre. Na renault e na toyota. Tipos novos, muito prestáveis, que trataram rapidamente de me marcar um test-drive e me colocaram à vontade. Como sabem, a renault tinha uma campanha 0% de juros. O vendedor explicou-me ao pormenor os termos do contrato e explicou-me todas as taxas que iria pagar e os débitos que iriam ser feitos na minha conta. Na altura fez-me um rascunho e insistiu em oferecer-me uma folha resumida com todas as possibilidades passada a computador. No test-drive explicou-me as vantagens do turbo de geometria variável, como funcionava, as tecnologias que permitiram aumentar a rigidez estrutural do clio 3 e falou-me das principais vantagens em relação à concorrência, mas note-se bem, sem falar mal dos concorrentes. Um tipo muito educado, que vende uma marca que não tem nada de especial, mas garanto-vos, ninguém sairá de lá enganado porque ele apenas me apresentou factos e não emoções. Dá gosto comprar um carro desta maneira.

                                          Gostaria de sublinhar o espírito do autor do tópico dizendo que satisfaz-me imenso encontrar vendedores informados e com domínio das técnicas de vendas. O bom vendedor conhece os clientes e as suas necessidades. A argumentação tem que variar de acordo com o cliente tipo. Mas o conhecimento a todo o nível é fundamental. Uma venda, que pode demorar horas, exige muito. Não podemos continuar com vendedores preguiçosos, sem vontade, que acham que têm o rei na barriga, mal educados até! Já disse e volto a repetir, há muito dinheiro para ser gasto em carros que está à espera de um vendedor com profissionalismo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            claro que sim. como sempre ouvi dizer, o saber não ocupa lugar e um bom vendedor tem que no minimo saber aquilo que vende, para alem da arte de comunicação. alias, em qualquer formação de vendedores se sublinha sempre a parte do vendedor tentar achar os pontos de interesse do cliente na compra. há muitos que não querem saber disso para nada, é fazer test drive e apresentar o valor e depois queixam-se que os clientes são isto e aquilo...
                                            depois muitas vendas se perdem pela falta de questões do vendedor em relaçaõ ao cliente. como nunca soube aquilo que ele procurou, irá argumentar em vazio, quando se calhar com um "velocidade máxima", "consumos", "preço", "modelo" teria agarrado o cliente e feito ambos perderem menos tempo.

                                            como disse o Nuno156, ele queria um GTV e o vendedor tentou impingir-lhe aquilo que tinha e lhe dava mais jeito. se tivesse perguntado o porque do GTV, ficaria a saber que se tratava de um cliente decidido naquele modelo, tendo perdido a venda e o tempo a propor outras coisas....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Recentemente andei por 2 dos 3 concessionários da Mercedes na zona do Porto, para ver e eventualmente comprar um CLK 200k Cabrio de serviço:

                                              Concessionário A: o vendedor deste concessionário que fui (onde habitualmente a minha carrinha vai às revisões), simplesmente disse que não tinha nada e nem adiantou mais, pelo que saltou logo...

                                              Concessionário B vendedor que me atendeu, foi simpatiquíssimo, tinha um carro de Março de 2008 com 11mil Km e fizemos o test drive, que correu na perfeição. Questionado depois pelo preço e eventual desconto, fez um desconto digamos para inglês ver e não se interessou pela retoma. Ficou de mandar por email uma proposta no dia seguinte e só a recebi passado uma semana e com dados incorrectos...

                                              Concessionário C: o vendedor que me atendeu, tinha sido o primeiro a quem tinha contactado telefonicamente e disse dispor de um carro de exposição e descartou qualquer hipótese de test-drive. Não tinha ficado com grande impressão ao telefone dele, mas como as coisas no concessionário B azedaram, acabei por combinar uma visita. O Atendimento foi exemplar e literalmente fechamos o negócio ao fim de 1 hora a conversar, dada a sua proposta ser mais interessante que o concessionário B. Disponibilizou-se em entregar-me o carro no feriado de 10 de Junho, dado que não podia ir buscar no dia 9 e foi de um profissionalismo exemplar. Mais ainda, passados 3 dias, voltei ao stand para ver se descobria um modelo clk para o meu filho, o senhor viu-me, não me largou e no fim fez-me ainda um desconto ao raio do modelo...
                                              Enfim, é como em todas as profissões: há vendedores e vendedores...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acredito que algumas pessoas pensam que o vendedor A ou B é bom quando lhe dá o melhor preço, com o melhor desconto. Isso nem sempre é assim.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Podia aqui fazer a citação de algumas intervenções para basear este meu comentário...

                                                  Infelizmente, a profissão de vendedor está a ser cada vez mais prejudicada, pois a bola de neve que se foi criando a isso leva.

                                                  Em tempo de vacas gordas, 80% dos anúncios de emprego são para vendedores...

                                                  ...em tempo de vacas magras, são 95%...

                                                  ...aqui incluo os termos verdadeiros = vendedores, os disfarçados = comerciais, consultores de vendas ou só consultores, gestores de vendas, de clientes ou só gestores, etc, etc (lembrem-se de mais nomes pomposos que já é necessário criar para tirar o estigma de vendedor).

                                                  Porquê ?

                                                  Simples, a rotatividade é impressionante, pois nem as :

                                                  -condições oferecidas (venda muito e ganhe pouco)
                                                  -exigências de quem contrata (qualquer gajo desempregado serve para vender)
                                                  -formas de actuação de mercado

                                                  estão vocacionadas para prestar um serviço ao cliente, fidelizá-lo e criar riqueza a médio/longo prazo. A palavra de ordem é vender Já, Agora, Muito, nem que o cliente nunca mais compre nada.

                                                  RESSALVO QUE HÁ EXCEPÇÕES E MUITAS !

                                                  Por isso o gajo que hoje está a vender enciclopédias, daqui a 3 ou 6 meses (quando o contrato terminar), vai vender MEO, depois frigoríficos, depois automóveis, depois cartões citibank, e não é especialista em nenhuma área e muito menos nas vendas !!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Felizmente, a grande maioria dos vendedores com os quais contacto regularmente, são também eles fãns de automóveis - independentemente da marca que vendem. Obviamente que quando estão a trabalhar, a sua entidade patronal é a jóia da coroa. Depois, em privado, a história é outra ehehe
                                                    Em relação à idade dos vendedores, é notória a diferença de interesse e forma de estar no activo. Os sábios são os que menos sabem, os recém chegados, dominam o assunto. A justificação para isso é a mesma do restante mercado - "burro velho, não aprende línguas" (há sempre excepções, claro)

                                                    Da experiencia e contacto que tenho tido com os mais diversos vendedores de autos, a conclusão que tiro é a seguinte: com o passar do tempo, todos eles mudaram
                                                    No inicio era eu que levava as novidades à concessão - aos vendedores. Chegava ao ponto de lhes mostrar viaturas novas, da marca que vendiam, que os próprios desconheciam - vendiam noutros mercados. Anunciava a chegada de novos motores, e enquanto eles desconheciam, eu já tinha numa folhinha A4 as características dos mesmos. Cheguei a sentar-me num stand, com o portatil aberto, a mostrar-lhes algumas novidades.
                                                    Recordo-me perfeitamente duma fase em que andava à procura de carro, e sabendo eu da existência de um modelo com turbo (cá não havia), tentei saber mais sobre a importação do mesmo. No primeiro dia em que me desloquei ao stand, saí desiludido - eles não sabiam que tal carro, da marca que vendiam, existia. Ao inicio fiquei baralhado. Depois compreendi...

                                                    Mais tarde, notei que houve um maior interesse por parte dos mesmos em ter um prévio conhecimento do mercado, das novidades e assuntos relacionados com o tema. Hoje em dia, quando estou com esses mesmos vendedores, são eles que se metem comigo, são eles que me fazem "testes teóricos" .
                                                    Pensando bem, até parece que fui eu que lhes meti o bixinho


                                                    Voltando directamente ao assunto, em tempos tive uma resposta de um vendedor +/- nestes parâmetros: -"Opah, pensas que não faço mais nada da vida? Eu quando chego a casa, quero ouvir de tudo mesmo de carros e afins..."

                                                    Até compreendo, mas continuo a não aceitar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Por norma quando vou comprar alguma coisa de um valor considerável, reúno pelos meus próprios meios o máximo de informação possível.
                                                      No sector Automovel então ainda é mais facil ... existem dezenas de revistas da especialidade, sites , foruns , blog's de especialistas etc ...

                                                      Portanto a capacidade argumentativa ou informativa do "vendedor" passa para segundo plano .

                                                      Quando entro no Stand sei perfeitamente o que quero , a função do vendedor no meu caso é simplesmente negociar valores ...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Como alguns já devem ter visto, estou no processo de escolha de carro novo e já tive algumas peripécias engraçadas com vendedores.

                                                        O meu caso é parecido com o do Duratorq, já reuni todas as informações sobre os automóveis antes de me deslocar ao stand, mas mesmo assim gosto sempre de ouvir o vendedor e perceber até que ponto a pessoa sabe do que está a falar.

                                                        Nos casos da Citroen e Toyota fui bem atendido, explicaram-me tudo e foram extremamente simpáticos, mas na Kia foi simplesmente vergonhoso. A mulher que lá está não faz ideia nenhuma daquilo que está a vender. Chegou ao ponto de contradizer informações que estão no site da Kia, não sabia que motorizações o carro tinha, enfim, um desastre.

                                                        Infelizmente 95% das pessoas que vão comprar carro nem sequer ligam a isso, muitos vão lá pela marca e podem lhes impingir qualquer coisa que eles compram, outros vão apenas pelo melhor preço. O que me deixa espantando no caso da Kia é que deviam ter um especial cuidado com esta questão (e quem diz a Kia diz outras marcas do género) porque são marcas ainda com uma imagem pouco acentuada no panorama nacional e deviam apostar precisamente nisso, mas preferem colocar pessoas à frente de um stand de uma das maiores cidades do país que não percebem nada do carro, é pena.

                                                        Para finalizar, dou muito mais valor a um bom atendimento do que a um bom preço e não teria problemas em pagar mais 500 ou 1000€ num stand em que o atendimento fosse superior.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sim há de tudo.

                                                          em março de 2008 teimei com um vendedor da Opel que o insignia ia ser apresentado oficialmente no verão e ele dizia que só seria apresentado em 2009 e que só estaria à venda lá para março de 2009.

                                                          O vendedor da fiat a que comprei o Gpunto não sabia que se podiam colocar airbags de cortina no carro.

                                                          Um cunhado meu, mecânico insistiu comigo que os Tdi's Vw já eram de rampa comum em 1998.

                                                          Mas convenhamos, é relativamente fácil escapar-nos um pormenor nas nossas profissões e confrontado com um aficcionado da área ficarmos mal.

                                                          Os vendedores querem ganhar o seu dinheiro, vender os seus carros e pronto. E quanto menos trabalho melhor. Mas a verdade é que se colocarmos a mão na consciencia, todos nós temos uma atitude parecida por vezes...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pensem lá nas vossas profissões.
                                                            N há colegas que são melhores que vocês no trabalho? Não há os que se estão a borrifar, não há os que fazem tudo certinho que até irrita?
                                                            Nos automóveis a mesma coisa.
                                                            A única coisa que me irrita é que me recebam mal, ou que não me liguem nenhuma no stand.
                                                            Aliás, ao fazerem-no, estão a acabar com a sua profissão.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X