Tive hoje o prazer de dar umas voltas num Mazda 6 2.2 185cv, após ter observado a SW no stand. Devo confessar que a carrinha é mesmo lindíssima, com jantes 18 e cor cinza prata, perfeito. Tem muito espaço, especialmente na mala (enorme). O equipamento é de facto muito vasto, por mim dispensava os estofos de pele e o tecto de abrir...
Para experimentar havia um 4 portas de serviço, que eu considero a carroceria menos equilibrada, mas em termos de condução devem ser ela por ela.
O desenho do tablier é muito bom. Envolvente e desportivo. Não concordo nada com algumas críticas aos materiais e qualidade de construção. Estava tudo impecavelmente montado e com bom ar, só os plásticos entre o tablier e o vidro da frente e nas pegas das portas poderiam ter melhor aspecto. A pála dos manómetros também podia ser de plástico mole, mas visualmente confesso que não se nota a diferença para esse mais molinho do lado do passageiro. A parte superior das portas é de plástico também macio ao toque e muito bem montado, passou com distinção o teste do abanão, aquilo não mexe...
Os bancos são muito confortáveis, dão bom apoio lateral sem exageros e sem nos espremer no assento como outros. Pessoalmente não gosto de pele nos bancos, mas confesso que estes não escorregam nem metade daquilo que estou habituado em bancos de pele - que é a principal característica que detesto neste revestimento. Há, e têm regulação eléctrica, interessante este equipamento de série nesta gama de preço. O volante cai bem na mão, podia ser um pouco mais grosso, mas não compromete. A caixa de velocidades é precisa, suave e com um curso muito curto entre as mudanças, o que necessita de alguma habituação. O sistema keyless funciona bem e não é preciso encaixar a chave em lado nenhum.
Ligo o motor e pensei que fosse um pouco mais refinado. Não é um TDI do antigamente, mas soa bem e tem algumas vibrações a arrancar. Nada de especial, mas aquela conversa do "Noise, harshness and vibration" é muito marketing. Felizmente a insonorização é boa, melhor do que estava à espera. Isola muito bem do exterior e só se ouve mesmo o motor. Não notei barulhos aerodinâmicos.
A suspensão surpreendeu-me pela positiva. Pelo que tenho visto aqui, esperava muito mais desconforto, mas não. Muito preciso o carro, adorna muito pouco, tem grip que nunca mais acaba. É firme, mas muito bem amortecido. Tive o cuidado de passar nalgumas tampas de esgoto e numa estrada de paralelos para o constatar. Ah, e esta unidade, pelo menos, ainda não tem um único ruído parasita. Fiz um pouco de AE e também gostei da estabilidade, mas impressionou-me menos.
Do que menos gostei, e, sinceramente não estava à espera, foi do motor. Não consegui perceber muito bem onde estavam os 185 cv, ou então era eu que ia com espectativas muito altas. É um motor agradável e linear, mas a baixa rotação não acontece nada. Não tem kick, é suave, mas também não se destaca especialmente em altas. Até anda, quando se olha para o velocímetro, mas não transmite grandes sensações. Confesso que estava à espera de muito mais....
Para experimentar havia um 4 portas de serviço, que eu considero a carroceria menos equilibrada, mas em termos de condução devem ser ela por ela.
O desenho do tablier é muito bom. Envolvente e desportivo. Não concordo nada com algumas críticas aos materiais e qualidade de construção. Estava tudo impecavelmente montado e com bom ar, só os plásticos entre o tablier e o vidro da frente e nas pegas das portas poderiam ter melhor aspecto. A pála dos manómetros também podia ser de plástico mole, mas visualmente confesso que não se nota a diferença para esse mais molinho do lado do passageiro. A parte superior das portas é de plástico também macio ao toque e muito bem montado, passou com distinção o teste do abanão, aquilo não mexe...
Os bancos são muito confortáveis, dão bom apoio lateral sem exageros e sem nos espremer no assento como outros. Pessoalmente não gosto de pele nos bancos, mas confesso que estes não escorregam nem metade daquilo que estou habituado em bancos de pele - que é a principal característica que detesto neste revestimento. Há, e têm regulação eléctrica, interessante este equipamento de série nesta gama de preço. O volante cai bem na mão, podia ser um pouco mais grosso, mas não compromete. A caixa de velocidades é precisa, suave e com um curso muito curto entre as mudanças, o que necessita de alguma habituação. O sistema keyless funciona bem e não é preciso encaixar a chave em lado nenhum.
Ligo o motor e pensei que fosse um pouco mais refinado. Não é um TDI do antigamente, mas soa bem e tem algumas vibrações a arrancar. Nada de especial, mas aquela conversa do "Noise, harshness and vibration" é muito marketing. Felizmente a insonorização é boa, melhor do que estava à espera. Isola muito bem do exterior e só se ouve mesmo o motor. Não notei barulhos aerodinâmicos.
A suspensão surpreendeu-me pela positiva. Pelo que tenho visto aqui, esperava muito mais desconforto, mas não. Muito preciso o carro, adorna muito pouco, tem grip que nunca mais acaba. É firme, mas muito bem amortecido. Tive o cuidado de passar nalgumas tampas de esgoto e numa estrada de paralelos para o constatar. Ah, e esta unidade, pelo menos, ainda não tem um único ruído parasita. Fiz um pouco de AE e também gostei da estabilidade, mas impressionou-me menos.
Do que menos gostei, e, sinceramente não estava à espera, foi do motor. Não consegui perceber muito bem onde estavam os 185 cv, ou então era eu que ia com espectativas muito altas. É um motor agradável e linear, mas a baixa rotação não acontece nada. Não tem kick, é suave, mas também não se destaca especialmente em altas. Até anda, quando se olha para o velocímetro, mas não transmite grandes sensações. Confesso que estava à espera de muito mais....
Comentário