Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Jornalistas automóveis, quais os melhores ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Jornalistas automóveis, quais os melhores ?

    Quais são os vossos preferidos nacional e internacionalmente ?

    Quais acham que são as suas competências mais importantes ?

    Gostavam de ser ?

    P.S.: Para evitar confusões aviso já não tem nada a ver nem com o Cristiano Ronaldo nem com o Sócrates ....

    #2
    Na minha opinião a nivel nacional é o Pedro Silva...há varios que são bons, mas o Pedro Silva tem mais qualquer coisa.

    A nivel internacional parto-me a rir com o Tiff Neddel e com o Jason Plato, é um outro tipo de Jornalismo que estes dois senhores fazem.

    Acima de tudo um bom jornalista tem de ser imparcial, neste caso tentar mostrar ao máximo as qualidades e defeitos dos produtos, sem favorecimentos. Nesta campo destes 3 que disse o Pedro Silva esta a um bom nivel...quanto aos outros dois não sei bem, por vezes parecem tender para os germânicos. Mas acho que a imparcialidade, assim como um bom conhecimento do parque automóvel etc etc para alem de um bom nivel de condução, são factores importantes.

    Quanto a gostar de ser Jornalista no ramo Automóvel, digo que sim, tenho um Curso de Jornalismo, são meio fanático por carros e condução pelo que seria ouro sobre azul.
    Editado pela última vez por RuiSoad; 17 June 2009, 09:02.

    Comentário


      #3
      As minhas referências, por ordem de importância:

      -Pierre Dieudonné
      -Horst Von Saurma
      -Chris Harris
      -Steven Sutcliffe
      -Pedro Silva
      -Jeremy Clarkson

      São dos poucos que me fazem ler os testes de início ao fim.

      Competência, é fácil, é ler com as mãos e escrever com os olhos
      Traduzir sensações de forma interessante, nem sempre é fácil de conseguir, por vezes somos bem atraiçoados.

      Eu não gostava de ser, andar em muitos carrinhos e escrever sobre isso, deve ser aborrecido, no fundo sim...
      Mas o nível de cultura automobilística e de escrita que se tem de ter, não é fácil de atingir, leva muito tempo até se conseguir escrever alguma coisa de jeito
      Editado pela última vez por Cobra; 17 June 2009, 08:54.

      Comentário


        #4
        Sacrilégio...esqueci-me do Chris Harris...

        e tambem gosto de um tal de "Cobra"

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
          As minhas referências, por ordem de importância:

          -Pierre Dieudonné
          -Horst Von Saurma
          -Chris Harris
          -Steven Sutcliffe
          -Pedro Silva
          -Jeremy Clarkson

          São dos poucos que me fazem ler os testes de início ao fim.

          Competência, é fácil, é ler com as mãos e escrever com os olhos
          Traduzir sensações de forma interessante, nem sempre é fácil de conseguir, por vezes somos bem atraiçoados.

          Eu não gostava de ser, andar em muitos carrinhos e escrever sobre isso, deve ser aborrecido, no fundo sim...
          Mas o nível de cultura automobilística e de escrita que se tem de ter, não é fácil de atingir, leva muito tempo até se conseguir escrever alguma coisa de jeito
          Já agora onde escreve cada um deles ?

          Eu creio que há muita gente que até como hobby não se importava ...

          Comentário


            #6
            O que mais gosto me dá ouvir é o Jeremy Clarkson embora obviamente nao seja o melhor ehehe

            É mais um entertainer ...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
              O que mais gosto me dá ouvir é o Jeremy Clarkson embora obviamente nao seja o melhor ehehe

              É mais um entertainer ...
              Os dos filmes têm que ter essa capacidade, já os que apenas escrevem é diferente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                Sacrilégio...esqueci-me do Chris Harris...

                e tambem gosto de um tal de "Cobra"
                É o que digo, até o Cobra produzir algo de jeito, ainda vai levar tempo!!!
                E é se chegar a produzir

                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Já agora onde escreve cada um deles ?

                Eu creio que há muita gente que até como hobby não se importava ...
                O Piérre, lia artigos traduzidos na Turbo
                Chris Harris e Sutcliffe são da Autocar/DR
                Pedro Silva, já sabes
                Horst von Saurma é na AutoSport(?)
                Jeremy C, na revista TG e no jornal Independent (?)

                Acho que coleccionar selos e borboletas é mais giro, como hobby

                Comentário


                  #9
                  hmmm... difícil essa qestão. também tirei comunicação social e é difícil escolher um nacional, quanto mais um internacional. Penso que haverá que distinguir estilos e sobretudo meios. entre o jonalismo escrito e o televisivo há uma grande diferença. já vi peças muito bem escritas e outras que valha-me deus! pessoalmente prefiro peças mais sóbrias, que se centrem nos factos, não sejam demasiadamente adjectivadas e que contribuam inequivocamente para o seu fim:informar! Dai que em jornalismo automóvel prefira as reportagens (ensaios, comparativos) às notícias. Pelo menos aceito melhor as "colheradas" que lá se metem, uma vez que o estilo o permite.
                  Penso que falta legitimar o jornalismo sobre automóveis. O problema com o jornalismo de nicho é que, ao contrário dos pares generalistas, recebe uma grande fatia de publicidade sobre o assunto que trata. até que ponto isso "prende" uma empresa de comunicação ou uma redação? Por outro lado noto muitas vezes o "cuidado" com os veículos que se vendem mais em determinado mercado. por exemplo em portugal os carros que se vendem mais parecem-me ter uma "atenção" diferente nos comparativos e nos ensaios. essa "atenção" traduz-se num jornalismo perdulário. Daí que muita gente se queixe que ganham sempre os mesmos...
                  um bom jornalista desta área não será diferente das outras. Deve ter exactamente as mesmas qualidades e procurar a sua autonomia. Obviamente que deve perceber do mundo automóvel. ser apaixonado ou não, não me parece relevante, se calhar até prefiro os menos "apaixonados" porque serão os que cometerão menos erros e poderão informar- me melhor.
                  um exemplo: cerca do Nissan GTR nas últimas edições da autohoje e da autofoco. Gosto muito de ler as reportagens do Pedro Silva mas a forma como a autofoco (Paulo Cardoso) agarrou o facto de notícia foi muito mais cativante. surpreendeu-me! pode parecer maluco colocar o GTR com o lancer e com o 911 mas foi uma peça bem cativante. por outro lado a reportagem fotográfica da autofoco é de longe superior!
                  às vezes é a autohoje a surpreender com grandes peças. como leitor gosto de ser surpreendido, de coisas arrojadas, do inesperado. fazer um simples ensaio ou abordar o GTR como a autofoco fez esta semana são coisas totalmente diferentes.
                  ainda nas edições desta semana um destaque para o comparativo na autohoje do Bruno Costa Silva (audi Q5, BMWX3, MB GLK 220, VolvoXC60). O paulo cardoso apresenta também um na autofoco sobre os mesmos carros (excepto audi) mas de qualidade bem inferior.

                  parabéns pelo tópico e vamos lá discutir o jornalmo que nós gostamos.
                  quanto a trabalhar na área penso que não preciso dizer que amava!!!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por filipeleal Ver Post
                    hmmm... difícil essa qestão. também tirei comunicação social e é difícil escolher um nacional, quanto mais um internacional. Penso que haverá que distinguir estilos e sobretudo meios. entre o jonalismo escrito e o televisivo há uma grande diferença. já vi peças muito bem escritas e outras que valha-me deus! pessoalmente prefiro peças mais sóbrias, que se centrem nos factos, não sejam demasiadamente adjectivadas e que contribuam inequivocamente para o seu fim:informar! Dai que em jornalismo automóvel prefira as reportagens (ensaios, comparativos) às notícias. Pelo menos aceito melhor as "colheradas" que lá se metem, uma vez que o estilo o permite.
                    Penso que falta legitimar o jornalismo sobre automóveis. O problema com o jornalismo de nicho é que, ao contrário dos pares generalistas, recebe uma grande fatia de publicidade sobre o assunto que trata. até que ponto isso "prende" uma empresa de comunicação ou uma redação? Por outro lado noto muitas vezes o "cuidado" com os veículos que se vendem mais em determinado mercado. por exemplo em portugal os carros que se vendem mais parecem-me ter uma "atenção" diferente nos comparativos e nos ensaios. essa "atenção" traduz-se num jornalismo perdulário. Daí que muita gente se queixe que ganham sempre os mesmos...
                    um bom jornalista desta área não será diferente das outras. Deve ter exactamente as mesmas qualidades e procurar a sua autonomia. Obviamente que deve perceber do mundo automóvel. ser apaixonado ou não, não me parece relevante, se calhar até prefiro os menos "apaixonados" porque serão os que cometerão menos erros e poderão informar- me melhor.
                    um exemplo: cerca do Nissan GTR nas últimas edições da autohoje e da autofoco. Gosto muito de ler as reportagens do Pedro Silva mas a forma como a autofoco (Paulo Cardoso) agarrou o facto de notícia foi muito mais cativante. surpreendeu-me! pode parecer maluco colocar o GTR com o lancer e com o 911 mas foi uma peça bem cativante. por outro lado a reportagem fotográfica da autofoco é de longe superior!
                    às vezes é a autohoje a surpreender com grandes peças. como leitor gosto de ser surpreendido, de coisas arrojadas, do inesperado. fazer um simples ensaio ou abordar o GTR como a autofoco fez esta semana são coisas totalmente diferentes.
                    ainda nas edições desta semana um destaque para o comparativo na autohoje do Bruno Costa Silva (audi Q5, BMWX3, MB GLK 220, VolvoXC60). O paulo cardoso apresenta também um na autofoco sobre os mesmos carros (excepto audi) mas de qualidade bem inferior.

                    parabéns pelo tópico e vamos lá discutir o jornalmo que nós gostamos.
                    quanto a trabalhar na área penso que não preciso dizer que amava!!!!
                    A pessoa a que te referes foi formada pela Motorpress. A mal ou a bem, o que sabe foi aprendido no Autohoje.


                    Não vou entrar em grandes detalhes, mas se fossemos um país com outro poder, as coisas seriam diferentes. Talento há, mas a cultura deste país não permite muito mais...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                      A pessoa a que te referes foi formada pela Motorpress. A mal ou a bem, o que sabe foi aprendido no Autohoje.


                      Não vou entrar em grandes detalhes, mas se fossemos um país com outro poder, as coisas seriam diferentes. Talento há, mas a cultura deste país não permite muito mais...
                      a qual deles te referes e podes por favor contribuir mais para o tópico explicando o teu ponto de vista? ostava de ter a tua opinião. o que achas que faz falta? como é que esse talento de que falas pode apaecer? onde achas que ele está? contribui por favor. acho interessante este tópico

                      Comentário


                        #12
                        Acho que nesse particular do Skyline GTR percebo o que dizes.
                        Esperava algo mais, e comprei a AH mesmo à espera de um ensaio estrondoso, não foi mau, mas por exemplo fiquei mais impressionado com o teste ao GP Abarth Esseesse, do que com o do Skyline.

                        Mas há vários motivos que o justificam.
                        Inspiração por exemplo, é que este é um trabalho artístico e vive de muita inspiração, para além de certos carros nos surpreenderem ou não, e serem emocionantes e cativantes, ou seja serem os carros a carregarem nos nossos botanitos certos.

                        Mas regra geral a qualidade está lá, se até o Cristiano Ronaldo falha pénaltis () os jornalistas também podem de vez em quando.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                          É o que digo, até o Cobra produzir algo de jeito, ainda vai levar tempo!!!
                          E é se chegar a produzir


                          Grão a grão enche a galinha o papo...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                            Acho que nesse particular do Skyline GTR percebo o que dizes.
                            Esperava algo mais, e comprei a AH mesmo à espera de um ensaio estrondoso, não foi mau, mas por exemplo fiquei mais impressionado com o teste ao GP Abarth Esseesse, do que com o do Skyline.

                            Mas há vários motivos que o justificam.
                            Inspiração por exemplo, é que este é um trabalho artístico e vive de muita inspiração, para além de certos carros nos surpreenderem ou não, e serem emocionantes e cativantes, ou seja serem os carros a carregarem nos nossos botanitos certos.

                            Mas regra geral a qualidade está lá, se até o Cristiano Ronaldo falha pénaltis () os jornalistas também podem de vez em quando.
                            claro que sim. é óbvio que estamos a falar também de expectativas e nesse campo aos participantes deste fórum será mais difícil corresponder. de qualquer forma penso que falta alguma ambição nas edições. Porque não procurar fazer sempre uma edição de antologia? colocar a fasquia aí? é óbvio que estou a ignorar custos mas muitas vezes a criatividade serve para fazermos até melhor com menos recursos. depois há o problema das capas... a ultima capa da autofoco é um engodo.aquilo que fizeram de colocar um astra sobre o qual pouco disseram ao lado dum golf é completamente absurdo! já a capa da autohoje foi buscar inexplicavelmente a passat. vá-se entender...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por filipeleal Ver Post
                              claro que sim. é óbvio que estamos a falar também de expectativas e nesse campo aos participantes deste fórum será mais difícil corresponder. de qualquer forma penso que falta alguma ambição nas edições. Porque não procurar fazer sempre uma edição de antologia? colocar a fasquia aí? é óbvio que estou a ignorar custos mas muitas vezes a criatividade serve para fazermos até melhor com menos recursos. depois há o problema das capas... a ultima capa da autofoco é um engodo.aquilo que fizeram de colocar um astra sobre o qual pouco disseram ao lado dum golf é completamente absurdo! já a capa da autohoje foi buscar inexplicavelmente a passat. vá-se entender...
                              Claro, tem de haver sempre ambição de mais e melhor, mas as questões que levantas de edição, vai resvalar noutra questão que também levantas, os custos... E isto não está fácil para ninguém, não tenho ideia de números, mas provavelmente as coisas não estarão fáceis para as revistas também...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por filipeleal Ver Post
                                a qual deles te referes e podes por favor contribuir mais para o tópico explicando o teu ponto de vista? ostava de ter a tua opinião. o que achas que faz falta? como é que esse talento de que falas pode apaecer? onde achas que ele está? contribui por favor. acho interessante este tópico
                                É um meio muito pequeno e existe alguma pressão. Acontece em todas áreas da comunicação, em Portugal.


                                Depois, há outro ponto muito importante: o fórum não é o público das revistas. Lá por nós gostarmos muito de ensaios sobres carros desportivos e tal, a maior das pessoas quer é saber coisas sobre o Civic Hybrid e etc.

                                O site tem uma secção de testes, como alguns devem saber. Há contagens para todos esses testes. Sabiam que os testes de carros banais tem muito mais visualizações que o Abarth Punto, um Porsche, ou mesmo o Bugatti Veyron?

                                Em Inglaterra, dá para ter só coisas dedicadas a desportivos, de facto. A diferença é que nós somos 10 milhões de habitantes e eles são 60 milhões.

                                Comentário


                                  #17
                                  Gosto de uma avaliação parcial, entenda se uma avaliação em que o jornalista dá a sua opinião sobre o carro que diga se gosta ou nao, o que o carro o faz sentir naquele momento. Avaliações que se centram apenas em factos são basicamente panfletos das marcas, se eu quiser saber os zero aos cem n preciso de um jornalista. E mesmo se alargar a avaliação a questões como comportamento em curva e afins, até ai o que um acha que é um bom comportamento outro pode achar que n é bem assim.
                                  Talvez por isso n consiga avaliar um jornalista por uma só peça ou um só programa de tv. Convém conhecer o jornalista e perceber á partida o tipo de carros que ele gosta, isso faz me perceber se os gostos dele estão mais perto dos meus e assim dou mais ou menos importância á sua opinião.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ao ler as vossas opiniões, até me senti ignorante, uma vez que os nomes que conheço são mesmo os de apresentadores do Top e Fifth Gear...

                                    A nível escrito não costumo memorizar, embora goste de ler os testes de um tipo da Automotor, por me parecem francamente objectivos.

                                    Confesso que era uma área em que gostava imenso de trabalhar, mas no nosso país não sei se tem muito potencial.

                                    PS- Já disseram que ser competente é fácil. Sim, escrever minimamente bem é uma questão de trabalho e prática. Mas depois há aquelas pessoas que, mesmo sem grande esforço, conseguem acrescentar algo mais.
                                    Editado pela última vez por carregalhe; 17 June 2009, 11:39.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu confesso que só leio a EVO. Mas adoro o que leio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho sinceramente que alguns dos user daqui tinha algum potencial enquanto jornalistas automóveis

                                        Eu, como é óbvio, também gostava de ser mas não tenho formação em nada da área de "letras" e não sou nenhum prodígio da escrita.

                                        Para mim e falando dos que conheço:

                                        Tiff Needle
                                        Jason Plato
                                        Chris Harris

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                          Acima de tudo um bom jornalista tem de ser imparcial, neste caso tentar mostrar ao máximo as qualidades e defeitos dos produtos, sem favorecimentos.
                                          Aqui discordo completamente.

                                          O que peca muitas vezes é esse jornalista não assumir o que mais gosta. Porque sabemos que todos têm preferências, seja entre marcas, seja entre conceitos, etc.

                                          Nisso os ingleses (o Tiff e o Jeremy) são excelentes, pois tudo é mais descontraído quando ouvimos o Jeremy dizer mal dum BMW ou o Tiff dum Alfa, são quase personagens que eles encarnam.

                                          Quanto a jornalistas nacionais destaco apenas 2, um para o pior e outro para o melhor:

                                          O pior, de longe, é o B. Gonzalez.
                                          O melhor, também de longe, é o Pedro Silva.

                                          Tem graça que estiveram juntos na SM (aliás, os únicos artigos que não lia eram os do B. Gonzalez ), foi uma grande pena o percurso que seguiram após...a Quattroroute portuguesa tinha tudo para ser uma excelente alternativa ao resto do mercado (se tivesse sido o Pedro o escolhido para editor), mas assim...é das mais fraquinhas...
                                          Editado pela última vez por Shidoshi; 17 June 2009, 12:41.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                            Aqui discordo completamente.

                                            O que peca muitas vezes é esse jornalista não assumir o que mais gosta. Porque sabemos que todos têm preferências, seja entre marcas, seja entre conceitos, etc.

                                            Nisso os ingleses (o Tiff e o Jeremy) são excelentes, pois tudo é mais descontraído quando ouvimos o Jeremy dizer mal dum BMW ou o Tiff dum Alfa, são quase personagens que eles encarnam.

                                            Quanto a jornalistas nacionais destaco apenas 2, um para o pior e outro para o melhor:

                                            O pior, de longe, é o B. Gonzalez.
                                            O melhor, também de longe, é o Pedro Silva.

                                            Tem graça que estiveram juntos na SM (aliás, os únicos artigos que não lia eram os do B. Gonzalez ), foi uma grande pena o percurso que seguiram após...a Quattroroute portuguesa tinha tudo para ser uma excelente alternativa ao resto do mercado (se tivesse sido o Pedro o escolhido para editor), mas assim...é das mais fraquinhas...
                                            Podes discordar, tas no teu direito , mas parte da minha formação foi dado por alguns jornalistas conhecidos das nossas TV's e Jornais e é regra...um jornalista tem de ser o mais imparcial possivel, não opinar sobre o conteúdo do que que esta a pesquisar, entrevistar, relatar...é uma regra chave para um bom jornalista.

                                            No ramo automóvel há coisas do jornalismo comum que se aplicam e outras que não...e a imparcialidade tem de se aplicar se o objectivo for dar a conhecer um produto a clientes, a menos que estejam a ser pagos pela marca...

                                            Agora o Tiff e Jeremy não são nem de perto nem de longe jornalistas...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Jethro Bovingdon (ex-EVO, agora DR)
                                              Henry Catchpole (EVO)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pra mim é o JGTB Brincadeira, nunca li um teste feito por ele!

                                                Não tenho opinião formada, vou lendo... não diferencio jornalistas, agora o que acho mau é os erros ortográficos... mas isso é culpa da redacção.

                                                Eu é que ia para jornalismo e metia-me nisso... Mas é um meio muito pequeno e com pouca prospecção para o futuro, principalmente em Portugal! Mas que trabalhava com gosto trabalhava. Mas pronto, mais uns 70% do fórum gostariam tb de ser jornalistas auto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Confesso que tenho pouca paciência, talvez porque não veja nem "sinta" um carro assim, para jornalismo automóvel e análises picuinhas

                                                  Talvez por isso fique espantado que conheçam jornalistas deste sector pelo nome Quando abri e comecei a ler pensei...ya...conheço o JGTB E depois vi pessoal a debitar listas de gajos que podiam ser jogadores do Sporte ou do Vão-de-Escada Futebol Clube que para mim era o mesmo...

                                                  Por outro lado, vá-se lá saber porquê , "conheço" e sigo muito atentamente os programas (não só o Top e Fifth Gear pois eles fazem outras coisas -> ex: DVD's sobre condução, Drifts , Top's, etc.) dos 3 apresentadores do Top Gear e os do Fifth...

                                                  Os ditos entertainers enchem-me muito mais o olho...e curioso aprende-se muita cultura automobilistica e vive-se a paixão automóvel ali - já em números

                                                  Mas pronto...isto tudo é excepto no AH é claro e blablabla Whiskas Saquetas

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                    Podes discordar, tas no teu direito , mas parte da minha formação foi dado por alguns jornalistas conhecidos das nossas TV's e Jornais e é regra...um jornalista tem de ser o mais imparcial possivel, não opinar sobre o conteúdo do que que esta a pesquisar, entrevistar, relatar...é uma regra chave para um bom jornalista.

                                                    No ramo automóvel há coisas do jornalismo comum que se aplicam e outras que não...e a imparcialidade tem de se aplicar se o objectivo for dar a conhecer um produto a clientes, a menos que estejam a ser pagos pela marca...

                                                    Agora o Tiff e Jeremy não são nem de perto nem de longe jornalistas...

                                                    O jornalismo de opinião é diferente do de informação, atenção. Quer queiramos quer não, acabamos sempre por dar a nossa opinião.

                                                    Por exemplo: nós andámos no Abarth e adorámos, mas houve quem não achasse tanta piada. Ora, se todos fossemos jornalistas, os leitores iriam ler artigos bem diferentes, o que não é sempre mau.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                      O jornalismo de opinião é diferente do de informação, atenção. Quer queiramos quer não, acabamos sempre por dar a nossa opinião.

                                                      Por exemplo: nós andámos no Abarth e adorámos, mas houve quem não achasse tanta piada. Ora, se todos fossemos jornalistas, os leitores iriam ler artigos bem diferentes, o que não é sempre mau.
                                                      Exacto...dai ter dito que: No ramo automóvel há coisas do jornalismo comum que se aplicam e outras que não...

                                                      P.S - não fales nesse carros se faz favor...tenho saudades

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                        Os dos filmes têm que ter essa capacidade, já os que apenas escrevem é diferente.
                                                        O Jeremy Clarkson também escreve

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                          O jornalismo de opinião é diferente do de informação, atenção. Quer queiramos quer não, acabamos sempre por dar a nossa opinião.

                                                          Por exemplo: nós andámos no Abarth e adorámos, mas houve quem não achasse tanta piada. Ora, se todos fossemos jornalistas, os leitores iriam ler artigos bem diferentes, o que não é sempre mau.
                                                          Eu não acho nada mau...antes pelo contrário.

                                                          Eu identificaria-me bem mais com a opinião de alguém. Que poderia ou não concordar analisando da minha perspectiva...mas sabia que ali estava a real opinião de alguém que experimentou, sentiu o carro -> e que com a sua descrição nos transporta como se fossemos nós

                                                          Vejo-o como um facilitador a TD's Já que nós não podemos. Vejo-o como um escritor, qual Eça nos Maias a descrever o que sentiu, o que viu, ao pormenor, com emoção...levando-nos quase a cheirar a gasosa queimada

                                                          Se entra com...ahh e tal, tem a mala com x litros, faz x segs. dos 0-100...pois tá bem -> vou à marca ver esses dados

                                                          Mas compreendo que isto seria jornalismo para uma baixa % (alta aqui) de pessoas...e cá infelizmente não é viável -> o nosso problema aqui é sermos pequeninos, no extremo da Europa, e com uma lingua diferente -> ver Top Gear

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mais importante que deixar ou não transparecer as preferências (todos as temos, e nem vale a pena insinuar o contrário), é transmitir-nos a informação relevante para as conclusões a que chegam. O jornalista, é, antes de tudo, um mediador de informação, e, se na maioria dos campos, o papel do jornalista se dilui cada vez mais devido à multiplicidade de fontes de informação ao nosso alcance, no campo automóvel, continuam a ter um acesso privilegiado aos carros. Basicamente, não é possível ao cidadão comum experimentar e saber tudo sobre todos os carros no mercado, por isso, o jornalista deve aproveitar o contacto que tem com os carros para transmitir a informação que a maioria não pode obter de outra forma. Pode até (apesar de ser, como já foi dito, contra as regras), manifestar uma preferência. Tem é que ser fundamentada na mesma informação (poderemos ou não concordar, mas ao menos, sabemos sobre o quê).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X