Para o pessoal que adora números e estatísticas (como eu) e para quem não estiver muito ocupado e quer ter o que fazer (o que não é o meu caso, para já ), resolvi criar este mega-tópico para nos apercebermos dos extremos máximos (e alguns mínimos) que podem haver no mundo automóvel.
É um tópico que é para se ir construindo e completando, à medida da motivação e da disponibilidade (ou interesse) de cada um, mas que eu acho que, quando estiver pronto, será extremamente útil e interesssante.
Sendo assim, o que eu vos queria sugerir era que tentássemos descobrir qual o carro que apresenta os melhores valores em determinadas características em cada segmento como por exemplo potência, binário, cilindrada, performances, etc. (características objectivas) e aqueles que têm as melhores características subjectivas como comportamento, conforto, etc. (a parte mais polémica por natureza). Vamos deixar de fora construtores muito especializados e que normalmente apresentam valores muito extremos ou são praticamente desconhecidos.
Assim, vamos fazer uma primeira parte a) com as características objectivas, em que basta ir consultar os valores às mais diversas fontes para vermos quem é o melhor, e uma parte b) com as características subjectivas.
Para não misturar as coisas e para não dar confusão, iremos primeiro completar a parte a), e assim que estiver completa, passamos à parte b).
Tudo isto dividido em segmentos, tal como passo a apresentar, mencionando alguns exemplos ao acaso:
No entanto, qualquer sugestão será bem-vinda, podendo ou não ser adoptada.
Nos posts seguintes vou então colocar tudo separado por segmentos, acompanhado da respectiva lista de características a preencher, e que eu vou editando à medida que os dados vão surgindo!
Pode parecer uma grande trabalheira agora, mas vão ver que, depois de completo, fica espectacular! Vamos lá?
É um tópico que é para se ir construindo e completando, à medida da motivação e da disponibilidade (ou interesse) de cada um, mas que eu acho que, quando estiver pronto, será extremamente útil e interesssante.
Sendo assim, o que eu vos queria sugerir era que tentássemos descobrir qual o carro que apresenta os melhores valores em determinadas características em cada segmento como por exemplo potência, binário, cilindrada, performances, etc. (características objectivas) e aqueles que têm as melhores características subjectivas como comportamento, conforto, etc. (a parte mais polémica por natureza). Vamos deixar de fora construtores muito especializados e que normalmente apresentam valores muito extremos ou são praticamente desconhecidos.
Assim, vamos fazer uma primeira parte a) com as características objectivas, em que basta ir consultar os valores às mais diversas fontes para vermos quem é o melhor, e uma parte b) com as características subjectivas.
Para não misturar as coisas e para não dar confusão, iremos primeiro completar a parte a), e assim que estiver completa, passamos à parte b).
Tudo isto dividido em segmentos, tal como passo a apresentar, mencionando alguns exemplos ao acaso:
- Segmento A (citadinos): VW Fox, Peugeot 107, Renault Twingo, Smart ForTwo, etc.
- Segmento B (utilitários): Opel Corsa, Nissan Micra, Toyota Yaris, etc.
- Segmento C (compactos): Citroën C4, BMW Série 1, Fiat Bravo, etc.
- Segmento D (familiares): Opel Insignia, Renault Laguna, Mazda 6, etc.
- Segmento E (executivos): Mercedes E, Jaguar XF, Citroën C6, etc.
- Segmento F (topos de gama): Mercedes S, BMW Série 7, Lexus LS, etc.
- Segmento G 1 (pequenos monovolumes): Renault Modus, Opel Meriva, Opel Agila, Mercedes A, etc.
- Segmento G 2 (monovolumes médios e grandes): Citroën C4 Picasso/Grand Picasso, Citroën C8, Renault Scénic/Grand Scénic, Renault Espace, Opel Zafira, Mazda 5, Mercedes B, etc.
- Segmento H 1 (pequenos SUV, 4x4 ou 4x2): Suzuki SX-4/Jimny, etc.
- Segmento H 2 (SUV médios e grandes, 4x4 ou 4x2): BMW X3/X5, Mercedes GLK/ML, VW Tiguan/Touareg, Porsche Cayenne, Toyota LandCruiser, Suzuki Grand Vitara, etc.
- Segmento I 1 (pequenos e médios coupés e cabriolets com 4 lugares): tudo desde Mercedes Sportcoupé, BMW Série 1 e 3 Coupé, Renault Mégane CC, Opel Astra Twintop, etc. que vão até ao segmento D (ver acima).
- Segmento I 2 (coupés e cabriolets topo de gama): Jaguar XK, BMW Série 6, Mercedes CL; Bentleys, etc. desde que seja do segmento E para cima.
- Segmento J 1 (pequenos roadsters, ou seja, cabriolets de 2 lugares): Mazda MX-5, etc.
- Segmento J 2 (roadsters médios e grandes): BMW Z4, Porsche Boxster, Alfa Spider, etc.
- Maior potência máxima
- Maior regime de rotações a que é obtida a potência máxima
- Menor regime de rotações a que é obtida a potência máxima
- Maior valor de binário máximo
- Maior regime de rotações a que é obtido o binário máximo
- Menor regime de rotações a que é obtido o binário máximo
- Maior cilindrada
- Maior potência específica (CV por Litro, arredondado às centésimas)
- Melhor relação peso/potência
- Maior peso
- Menor peso
- Melhor aceleração 0-100 km/h
- Melhor aceleração 1000 m
- Melhor recuperação 80-120 km/h na última marcha (veículos manuais)
- Melhor recuperação 80-120 km/h em posição "D" (veículos automáticos)
- Melhor distância de travagem a 100 km/h
- O mais caro (preço-base oficial, sem extras)
- O mais barato (idem)
No entanto, qualquer sugestão será bem-vinda, podendo ou não ser adoptada.
Nos posts seguintes vou então colocar tudo separado por segmentos, acompanhado da respectiva lista de características a preencher, e que eu vou editando à medida que os dados vão surgindo!
Pode parecer uma grande trabalheira agora, mas vão ver que, depois de completo, fica espectacular! Vamos lá?
Comentário