Anúncio

Collapse
No announcement yet.

sensores de chuva e luminosidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    sensores de chuva e luminosidade

    Boas pessoal comprei carro novo mas inda nao o tenho mas tenho 1 duvida traz sensores de chuva e luminosidade ate que ponto sera isso fiavel?durabilidade??
    Editado pela última vez por brun; 04 July 2009, 01:22.

    #2
    para mim, era daquelas coisas que inicialmente não queria pagar para ter, por achar dispensável e embaratecer o preço do carro.
    Depois, como vinha de série, lá me fui habituando e já não dispenso.

    O sensor de luz é automático: em caso de perda de luminosidade, acende de imediato os médios. No entanto, esta função pode ser desactivada, passando para o tradicional manual. É prático.

    O sensor de chuva faz activar as escovas limpa-vidros, bem como regula a velocidade consoante a queda de água. Acho esta função ainda mais indispensável do que a anterior: naqueles dias de chuva intermitente, o sensor arranca e pára automaticamente as escovas - é extremamente confortável e prático.
    Ao contrário do que pode transparecer, o arranque das escovas não é instantâneo logo às primeiras pingas de chuva: terá que ser o condutor a dar início ao sistema, e só a partir daí é que o funcionamento passa a ser exclusivo do sensor. Isto tem uma vantagem grande: imaginem que o pára-brisas está bastante sujo, com pó. Se as escovas activassem automaticamente às primeiras gotas, como quase toda a superfície do vidro ainda estaria seca, poderiam resultar daí arranhões. Assim, espera-se que o vidro fique mais molhado e até tenha escorrido alguma água, para então dar início à limpeza.

    Normalmente, não há a registar avarias. O sensor é um célula que está incorporada no espelho retrovisor.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por brun Ver Post
      Boas pessoal comprei carro novo mas inda nao o tenho mas tenho 1 duvida traz sensores de chuva e luminosidade ate que ponto sera isso fiavel?durabilidade??
      obrigado pela resposta

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por brun Ver Post
        Boas pessoal comprei carro novo mas inda nao o tenho mas tenho 1 duvida traz sensores de chuva e luminosidade ate que ponto sera isso fiavel?durabilidade??
        São ambos úteis mas em fiabilidade desconheço. Na gama dos carros em que tive isso são implementados há pouco, embora outros modelos de gamas mais altas já os tenham há muitos anos. penso que não deverão ter falhas de maior e em qualquer caso é sempre possivel o controlo manual nao usando as posições auto.

        Quanto ao de chuva é verdade que em alguns modelos mesmo em auto só são iniciados depois de um primeiro toque (ex: Peugeot)... a explicação de deixar molhar primeiro um bocado antes de passar a seco é boa. Noutros (como no Toyota Auris) arrancam mal apanham água. Pessoalmente prefiro a solução do auris, evita-me mais um movimento. :P

        Outra coisa que me parecia inutil mas é agradável é o sensor de luminosidade que altera a reflectividade do espelho retrovisor.

        Para mim o mais dispensável de todos estes é talvez o sensor de luz... é algo que se faz manualmente, as vezes até com melhor precisão. Dá algum jeito é em tuneis e parques em que a sombra é temporária.

        Comentário


          #5
          Eu tambem comprei a pouco tempo um carro com os 3 sensores.

          O de luz da bastante jeito, entrar para a garagem ele liga logo as luzes, ou em tuneis e mesmo durante o dia as vezes ligando as luzes consegue-se ter mais iluminaçao mesmo sendo por exemplo 12h, pelo menos somo visiveis aos outros condutores.

          Agora o de chuva, em muitos carros funciona bem, quando o vidro tem uma quantidade ja exagerada de agua ele limpa logo, e quando mais aumentarmos a velocidade mais rapido ele limpa. Agora no meu so pode estar desregulado, porque deixa o vidro ficar com muita agua chegando a alturas de ter muita dificuldade de ver, e depois em vez de quanto maior a velocidade mais rapida é a limpeza anda ao contrario mais devagar ele limpa, mas como é uma coisa que pode ser desactivada na proxima revisao hei-de falar sobre isso.

          Mas sao coisas que dao jeito e poupam-nos trabalho e penso que sejam fiaveis pelo menos tirando algumas regulaçoes nunca ouvi ninguem queixar-se deste tipo de sensores
          Editado pela última vez por Drifter; 04 July 2009, 01:47.

          Comentário


            #6
            no meu carro com 11 anos o sensor de chuva funciona perfeitamente.

            Comentário


              #7
              No meu carro o sensor de chuva também funciona às mil maravilhas...mal começa a chover e o vidro fica cheio de pintinhas, sinto logo que começou a chover! É magnifico!
              Estou a brincar mas por acaso tenho uma carrinha Ford Windstar de 1997 que tem sensores de chuva mas como acho tão desnecessário até o tenho desactivado...Abraços

              Comentário


                #8
                Os sensores de chuva e de luminosidade são utilíssimos, eles ajudam a que cheguemos mais frescos ao fim das viagens. Se estivermos mais frescos estamos mais seguros e satisfeitos.

                Quanto à fiabilidade, nos carros que utilizo ou de que tenho relatos, não apareceu nenhum problema.

                Quanto ao ser preciso um primeiro toque no botão (alavanca) para activar o sensor de chuva, acho muito bem, para evitar riscar o vidro e poupar as escovas. Já viram o que acontecia se as escovas começassem a funcionar só com uma gota de água no sensor? Seja em que carro fôr, com ou sem sensor, eu deixo molhar ou molho eu o vidro antes de ligar as escovas. Num Stilo, fiz uma viagem a Espanha de cerca de 500 KM debaixo de chuva contínua mas variada. Chuva mais forte e mais fraca, desde chuviscos a chuva torrencial o sensor funcionou perfeitamente e poupou-me dezenas de toques no botão. Curiosamente, nos 500 Km do regresso, não caiu uma gota de chuva.

                Já agora, digo-vos que que sou fã incondicional dos sensores de estacionamento. Seja qual fôr o tamanho do carro, os sensores facilitam a nossa vida "encurtando o carro". Isto quer dizer que conseguimos meter o carro em sítios ainda mais pequenos. Não esquecer que os sensores também detectam obstáculos* que escapam à nossa visão, quer para trás quer para os lados (nalguns carros, também à frente).

                *crianças e animais, também podem ser salvos pelos sensores. Tenho lido notícias de atropelamentos de crianças por seus familiares a arrumar ou a desarrumar carros, pois não os vêem. Os meus sensores evitaram que eu esborrachasse um cão que dormia escostado à roda traseira direita. Ao sair do estacionamento longitudinal, liguei o motor e meti a marcha a trás, de imediato ouvi o sinal continuo. O bicho só quando me viu é que se levantou, espreguissou-se e foi embora. Estava mesmo ferrado no sono.
                Editado pela última vez por bude; 04 July 2009, 05:03.

                Comentário


                  #9
                  Os sensores de chuva e de luminosidade são utilíssimos, eles ajudam a que cheguemos mais frescos ao fim das viagens. Se estivermos mais frescos estamos mais seguros e satisfeitos.
                  por acaso gostava de ver os fabricantes dos sensores de luminosidade e chuva a apoiar esta frase!

                  é que até eles aceitam que são sistemas que são completamente desprovidos de verdadeira utilidade!
                  são uma brincadeira, dá estilo e dá pra dizer que o carro tem mais X e Y e, mais que tudo, são muito rentaveis. agora...utilidade?
                  alguma vez vais entrar num tunel completamente escuro sem te aperceberes disso?
                  o sensor de chuva tem alguma utilidade, para aquelas situações onde vamos a passar por baixo de uma ponte num dia de sol e alguem nos manda um balde de lama para cima do vidro da frente, o sistema é de facto mais rapido que o humano a reagir a esse tipo de situações. quantos de nós já passamos por isso?

                  onde é que aumenta a segurança? só aumenta a segurança se o condutor por principio não souber que está a conduzir...e esse é perigoso com ou sem sensores XPTO.

                  fica cansadinho por mexer o dedo de meia em meia hora?
                  é daqueles que tem que olhar sempre pra manete para saber como funciona?

                  não admira que a malta tenha medo duma mudança radical na forma como as cartas são dadas e renovadas. muitos iam andar a pé...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                    por acaso gostava de ver os fabricantes dos sensores de luminosidade e chuva a apoiar esta frase!

                    é que até eles aceitam que são sistemas que são completamente desprovidos de verdadeira utilidade!
                    são uma brincadeira, dá estilo e dá pra dizer que o carro tem mais X e Y e, mais que tudo, são muito rentaveis. agora...utilidade?
                    alguma vez vais entrar num tunel completamente escuro sem te aperceberes disso?
                    o sensor de chuva tem alguma utilidade, para aquelas situações onde vamos a passar por baixo de uma ponte num dia de sol e alguem nos manda um balde de lama para cima do vidro da frente, o sistema é de facto mais rapido que o humano a reagir a esse tipo de situações. quantos de nós já passamos por isso?

                    onde é que aumenta a segurança? só aumenta a segurança se o condutor por principio não souber que está a conduzir...e esse é perigoso com ou sem sensores XPTO.

                    fica cansadinho por mexer o dedo de meia em meia hora?
                    é daqueles que tem que olhar sempre pra manete para saber como funciona?

                    não admira que a malta tenha medo duma mudança radical na forma como as cartas são dadas e renovadas. muitos iam andar a pé...

                    Sou da mesma opinião .. é tudo uma questão de dinheiro e não de utilidade .
                    Concordo tambem com o ultimo paragrafo .. embora eu tambem cometa erros .

                    Comentário


                      #11
                      Vejo alguma utilidade no sensor de chuva, para aqueles dias de chuva inconstante na sua intensidade.

                      Comentário


                        #12
                        Já tive dois carros com esses sensores [ um nao tinha o sensor de luminosidade, só de chuva, e outro ambos ].

                        São ambos muito uteis.. e não costumam dar problemas.. pelo menos em 9 anos nunca tive problemas com isso.

                        Contribuem para a segurança na estrada como tudo o que ajuda o condutor a focar a sua atenção no que é verdadeiramente importante.

                        Comentário


                          #13
                          Já me foi referido por várias pessoas que se fundir uma lâmpada de médios quando o sensor de luminosidade estiver em automático, este faz com que a outra lâmpada também funda.

                          Será que isto tem algum fundamento ou é mais um mito que vai passando de boca em boca? Pelo sim pelo não nunca uso este sensor.

                          Quanto aos sensores de chuva e do retrovisor, acho-os muito úteis e julgo que são fiáveis.

                          Mas indispensáveis são os sensores de estacionamento. Quando associados a uma câmara na traseira não há dúvida que ajudam muito nas manobras.
                          Editado pela última vez por Nandin; 04 July 2009, 11:04.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                            Já me foi referido por várias pessoas que se fundir uma lâmpada de médios quando o sensor de luminosidade estiver em automático, este faz com que a outra lâmpada também funda.

                            Será que isto tem algum fundamento ou é mais um mito que vai passando de boca em boca? Pelo sim pelo não nunca uso este sensor.

                            Quanto aos sensores de chuva e do retrovisor, acho-os muito úteis e julgo que são fiáveis.

                            Mas indispensáveis são os sensores de estacionamento. Quando associados a uma câmara na traseira não há dúvida que ajudam muito nas manobras.
                            E geralmente gripam o motor e fazem com que a bagageira caia

                            Comentário


                              #15
                              eliselotus em Portugal os sensores de luminosidade são muito úteis.
                              90% dos condutores não ligam as luzes nos parques cobertos, não as ligam quando passam um túnel, não as ligam quando está a chover, andam de mínimos ao anoitecer.. etc..

                              Com esses sensores essa percentagem desce felizmente, aumentando a segurança de quem vai na estrada.

                              Comentário


                                #16
                                O sensor de chuva dispenso mas o de luz não.
                                Na minha 307 SW tenho-o activo e associado ao Folow me home. Assim que entro na garagem as luzes acendem e como tenho o FMH programado para 60s, assim que desligo o carro automaticamente as luzes só desligam passados 60s. Nesse período tenho tempo para retirar os miúdos do carro e outras coisas sem ter de ligar as luzes de casa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Para mim os sensores não servem para nada, detesto aquilo!
                                  Gosto de ser eu a controlar as escovas e as luzes!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
                                    Sou da mesma opinião .. é tudo uma questão de dinheiro e não de utilidade .
                                    Concordo tambem com o ultimo paragrafo .. embora eu tambem cometa erros .
                                    todos cometem erros! a maior parte tem é orgulho a mais para admitir, nem que seja em silencio e apenas para si proprio.

                                    dai repetirem as mesmas asneiras vezes sem conta e culparem sempre sempre tudo nos outros ou no carro ou na falta de sistemas electronicos ou no que der mais jeito naquele dia.

                                    eliselotus em Portugal os sensores de luminosidade são muito úteis.
                                    90% dos condutores não ligam as luzes nos parques cobertos, não as ligam quando passam um túnel, não as ligam quando está a chover, andam de mínimos ao anoitecer.. etc..
                                    pois eu bem sei que é assim! e não é só em Portugal, mas isso não é desculpa.
                                    nenhum sistema electronico foi criado para disfarçar a estupidez humana.
                                    se não sabe quando deve ligar as luzes e PRECISA de um sistema para o substituir nessa ardua tarefa, devia era ser proibido de sair de casa.
                                    é um gajo perigoso ao volante porque não percebe o minimo essencial sobre o que é "conduzir". o mais provavel é não perceber o mesmo enquanto peao (nem que seja da porta de casa ao carro), ainda é atropelado fora duma passadeira ou num vermelho e quase de certeza que vai culpar o condutor do carro...

                                    dai ter dito:
                                    "não admira que a malta tenha medo duma mudança radical na forma como as cartas são dadas e renovadas. muitos iam andar a pé..."

                                    Comentário


                                      #19
                                      Aqui em casa os últimos carros tem tido esses sensores, e depois do entusiasmo inicial, passaram a andar sempre desligados...
                                      No Megane por exemplo, desliguei após fundir uma dada quantidade de luzes, bem sei que pode não estar relacionado, mas começa a fazer "macaquinhos na cabeça" que pode ser culpa do sensor ligar/desligar as mesmas várias vezes ao dia e acabou por se desactivar.
                                      Curioso que na marca, sempre que entregava o carro para reparar alguma coisa ou fazer alguma manutenção com os sensores de luz activos, o carro era entregue sempre com os mesmos desactivos, nunca percebi porquê

                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se há algo que me irrita são as pessoas que andam em zonas com pouca iluminação sem os faróis ligados, por isso, acho que todos os carros deviam trazer sensores de luz de série.
                                        Na garagem do prédio há sempre uns caramelos que não ligam as luzes, qualquer dia há azar...

                                        Quanto ao tópico, tenho o sensor de chuva e luz à relativamente pouco tempo, mas nunca falhou!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Por mim era sempre tudo de médios ligados sempre e com uma bela multa para quem não tivesse.

                                          Assim os anormais que andam sempre sem luzes com fraca luminosidade, ou com mínimos aprendiam a lição.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                            Por mim era sempre tudo de médios ligados sempre e com uma bela multa para quem não tivesse.

                                            Assim os anormais que andam sempre sem luzes com fraca luminosidade, ou com mínimos aprendiam a lição.
                                            uma x levei um murro no capot porque parei numa passadeira, de dia, com medios acesos.

                                            escusado será dizer que meti 1a e arranquei. ainda hoje estou pra saber se o velho saltou, se correu se o que é que fez...

                                            curiosamente já vi varias pessoas a andarem de noite sem luzes e ninguem levou murros no capot (à minha frente pelo menos).
                                            a falta de civismo não é só dos condutores...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu tenho sensores de luz e chuva no meu carro, até agora têm-se mostrado eficientes.
                                              Os de luz têm a vantagem de nunca me esquecer das luzes ligadas.
                                              Os de chuva dão mt jeito principalmente qd chove "intermitente".
                                              Depois podem-se sempre desligar qd queremos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                É um extra que aprecio, principalmente o sensor de chuva.

                                                São elementos fiáveis, a verdade é que aquilo não tem muito por onde avariar, a não ser um ou outro relé, que pode acabar por não funcionar muito bem, após alguns bons anos de uso. De resto, sim, é fiável.

                                                A situação que relatam aí de ao queimar uma lâmpada, queimar outra, não faz, como é óbvio, qualquer sentido.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                  todos cometem erros! a maior parte tem é orgulho a mais para admitir, nem que seja em silencio e apenas para si proprio.

                                                  dai repetirem as mesmas asneiras vezes sem conta e culparem sempre sempre tudo nos outros ou no carro ou na falta de sistemas electronicos ou no que der mais jeito naquele dia.


                                                  pois eu bem sei que é assim! e não é só em Portugal, mas isso não é desculpa.
                                                  nenhum sistema electronico foi criado para disfarçar a estupidez humana.
                                                  se não sabe quando deve ligar as luzes e PRECISA de um sistema para o substituir nessa ardua tarefa, devia era ser proibido de sair de casa.
                                                  é um gajo perigoso ao volante porque não percebe o minimo essencial sobre o que é "conduzir". o mais provavel é não perceber o mesmo enquanto peao (nem que seja da porta de casa ao carro), ainda é atropelado fora duma passadeira ou num vermelho e quase de certeza que vai culpar o condutor do carro...

                                                  dai ter dito:
                                                  "não admira que a malta tenha medo duma mudança radical na forma como as cartas são dadas e renovadas. muitos iam andar a pé..."

                                                  Bem, pela tua maneira de pensar andariamos todos com carros com tecnologia de há 20 anos. Não tinhas EBD, ESP, não tinhas ABS, sensores de estacionamento, AC automático, etc. Por acaso deves ter alguma desta tecnologia no teu carro. Agora diz-me lá se também sabes conduzir
                                                  Editado pela última vez por tareias; 05 July 2009, 12:25.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tareias Ver Post
                                                    Bem, pela tua maneira de pensar andariamos todos com carros com tecnologia de há 20 anos. Não tinhas EBD, ESP, não tinhas ABS, sensores de estacionamento, AC automático, etc. Por acaso deves ter alguma desta tecnologia no teu carro. Agora diz-me lá se também sabes conduzir
                                                    Concordo pleanamente com esta afirmação...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tareias Ver Post
                                                      Bem, pela tua maneira de pensar andariamos todos com carros com tecnologia de há 20 anos. Não tinhas EBD, ESP, não tinhas ABS, sensores de estacionamento, AC automático, etc. Por acaso deves ter alguma desta tecnologia no teu carro. Agora diz-me lá se também sabes conduzir
                                                      claro que tem tudo a ver!

                                                      só falta dizer que o ESP ensina a conduzir, e que o EBD e sensores de estacionamento servem para a mesma coisa....

                                                      e sim, admito perfeitamente que NAO SEI CONDUZIR. cometo erros e não sei todas as alineas do codigo de cor. no fundo, ao contrario de ti e de muitos outros que por aqui pairam, não sou perfeito, sou apenas humano.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                        claro que tem tudo a ver!

                                                        só falta dizer que o ESP ensina a conduzir, e que o EBD e sensores de estacionamento servem para a mesma coisa....

                                                        e sim, admito perfeitamente que NAO SEI CONDUZIR. cometo erros e não sei todas as alineas do codigo de cor. no fundo, ao contrario de ti e de muitos outros que por aqui pairam, não sou perfeito, sou apenas humano.
                                                        Oh caro Eliselotus, quem te disse a ti que eu sou perfeito? Não sou e dificilmente o serei.
                                                        Agora usares um discurso tão radical, e desvalorizares quem usa esses equipamentos, usando o argumento de que quem usa é mau condutor, é no mínimo questionável.

                                                        Quanto ao teu comentário de "ao contrário de ti e de muitos outros que por aqui pairam, não sou perfeito, sou apenas humano", acho completamente despropositado.

                                                        Não sejas tão radical e respeita a opinião dos outros.

                                                        Abraço

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                          eliselotus em Portugal os sensores de luminosidade são muito úteis.
                                                          90% dos condutores não ligam as luzes nos parques cobertos, não as ligam quando passam um túnel, não as ligam quando está a chover, andam de mínimos ao anoitecer.. etc..

                                                          Com esses sensores essa percentagem desce felizmente, aumentando a segurança de quem vai na estrada.
                                                          É exactamente por isso que acho que eles dão jeito. Evitam erros que podem ser perigosos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            o meu comentario foi dirigido para aqueles que acham indispensavel o uso destes sistemas e não conseguem conduzir sem eles, a ponto de inventarem desculpas para se sentirem melhor com eles (tipo não teem que mexer o dedo, logo chegam ao fim da viagem menos cansados!)

                                                            esses sim são perigosos e deviam ser forçados a ficar em casa ou andar a pé.

                                                            uma coisa é dar jeito de vez em quando, é confortavel, etc...outra é achar indispensavel e achar que são grandes auxilios à condução!

                                                            repara no comentario do HaagenDazz. os sensores foram feitos para corrigir tamanha estupidez? NAO!
                                                            da mesma forma que o ESP não foi feito para evitar que otarios se espetem. o ESP foi feito unica e exclusivamente para o BOM CONDUTOR, aquele que tem o seu carro em condições, está atento e toma as devidas precauções, e calha cometer um erro. as ultimas evoluções são excelentes!
                                                            a esmagadora maioria dos condutores que mereceram a carta NUNCA irão sentir a presença/falta do ESP, isto porque os erros são raros.

                                                            se espreitares ai outros topicos, ha gente que vê a luz do controlo de tracção ou ESP acenderem quase todos os dias e sentem-se inseguros se o carro não os tiver.

                                                            condutor perigoso é sempre perigoso, independentemente do numero de gadgets à sua disposição, e nenhum desses gadjets vai disfarçar isso.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X