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Temperatura exterior e performances

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    Temperatura exterior e performances

    Boas.
    Gostava de saber em que medida é que a temperatura exterior influencia as performances de um veiculo.
    Já ouvi dizer que o carro anda mais com o tempo frio.
    Já ouvi dizer que anda mais com tempo quente.
    Já ouvi dizer que a temperatura não influencia.
    Em que ficamos???
    Cumps.

    #2
    A temperatura influencia a densidade do ar. Quanto maior a temperatura maior a energia cinetica das moleculas do ar, o que se traduz numa menor quantidade por volume de ar..

    De uma forma geral a mistura que entra no motor fica mais pobre.. Logo menores performances.

    Comentário


      #3
      a mim acontece o contrario...

      Comentário


        #4
        É um bocado dificil inverter Leis de Fisica

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por FFalcon Ver Post
          a mim acontece o contrario...
          lol de facto é impossivel acontecer o contrário. Como já disseram em cima a densidade do ar aumenta com o frio. Assim como a temperatura, a altitude tem também importância pois quanto maior a altitude menos denso se torna o ar, logo menos eficácia na combustão.
          Quem sofre mais com isto são os carros turbo...

          Comentário


            #6
            Ar frio, melhores performances...
            Não é por acaso que se desanconcelham aqueles filtros conicos, porque quando mal montados apanham o ar quente do compartimento do motor e acabam por fazer pior ainda que um simples filtro de origem

            Comentário


              #7
              se bem que os turbos foram primeiramente utilizados em avioes para aumentar o rendimento em altitudes mais elevadas..

              A electronica dos carros tem proteçoes para baixar a pressao que o turbo gera à medida que a altitude aumenta, para que o turbo nao gire mto rapido com ar mais rarefeito.. caso dimensionassem os turbos para uma altitude de 2000m, funcionaria perfeitamente aí, mas qdo vinhas para o nivel do mar tinha de rodar tao devagar que terias problemas...

              Comentário


                #8
                .......
                Editado pela última vez por gemini; 06 July 2009, 20:13.

                Comentário


                  #9
                  Sem querer por em causa as leis da fisica, na prática a mim aconteceu-me o contrário!

                  No meu carro (que não é especial de corrida mas sim um 1.5cdi) costumo fazer durante o ano no mesmo percurso de 30 km entre Almada e o Barreiro médias entre 4,4a 4,8L/100km.

                  Curiosamente há umas semanas atrás nesta ultima vaga de calor fiz por duas vezes seguidas médias de 4,1L/100km, em dois dias separados ( e sempre com janelas abertas eheheh).

                  Talvez exista outra explicação para alem variação da quantidade de O2 que entra na camara de combustao durante o funcionamento do motor.
                  Editado pela última vez por FFalcon; 06 July 2009, 20:02.

                  Comentário


                    #10
                    A mim acontece-me como é suposto acontecer, portanto, com o ar frio o motor desenvolve melhor.
                    Noto que é mais solícito em baixas e uma coisa interessante é que o próprio som do motor é mais rasgado.

                    Comentário


                      #11
                      noto que o meu carro, quando estão 15,6º precisamente parece uma bala


                      Falando sério, quando está frio noto que, passa de andar muito pouco, para pouco.

                      Comentário


                        #12
                        Quanto maior fôr a diferença entre a temperatura que entra e a que sai num motor de combustão, melhor será o seu rendimento...

                        Simples...

                        Comentário


                          #13
                          Uma coisa é o motor frio outra é o motor quente e entrar ar frio.

                          Acho que estão a confundir isto, em poucos kms com muito frio o rendimento pode ser pior devido ao motor estar frio durante mais tempo, no verão o motor aquece mais rapido mas depois o ar quente não ajuda tanto no rendimento.

                          Motores atmosfericos sofrem mais com estas variações, motores turbos a diferença diminui por razões obvias.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                            noto que o meu carro, quando estão 15,6º precisamente parece uma bala


                            Falando sério, quando está frio noto que, passa de andar muito pouco, para pouco.
                            OT
                            Já trocaste o 156?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              Quanto maior fôr a diferença entre a temperatura que entra e a que sai num motor de combustão, melhor será o seu rendimento...

                              Simples...
                              Mas a temperatura entra sai de algum lado? Como é que é isso? De que rendimento estás a falar?

                              Comentário


                                #16
                                No verao como é claro a temperatura estao mais altas(principalmente hoje em dia roçando quase nos 40º)

                                Ora imagine-mos um carro preto, onde o preto nao reflecte a cor mas sim absorve, ora o compartimento do motor tera mais quente que no inverno. Isto facilita arranques a frio porque o carro atinges a temperatura mais rapidamente, mas ao contrario que o inverno com utilizaçao normal ele mantem, no verao ele continua a subir de temperatura, e o motor com altas temperaturas nao tera o rendimento de um motor com uma temperatura normal estabilizada.

                                Acrescentando isto a densidade de ar que no verao o ar é mais quente e mais compacto, o ar torna-se mais pesado algo que tambem vai diminuir as performances do veiculo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                  Mas a temperatura entra sai de algum lado? Como é que é isso? De que rendimento estás a falar?
                                  Pensa no funcionamento de um motor de combustão.

                                  Ao melhorares o rendimento, significa que obterás melhores performances, melhor consumo, melhor desempenho.

                                  Se bem que estes ganhos são marginais e pouco se notam na maioria das vezes...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                    Pensa no funcionamento de um motor de combustão.

                                    Ao melhorares o rendimento, significa que obterás melhores performances, melhor consumo, melhor desempenho.

                                    Se bem que estes ganhos são marginais e pouco se notam na maioria das vezes...
                                    A parte estúpida dessa teoria de que quanto maior e o diferencial maior o rendimento é que se injectares ar muito frio no motor, congelas o combustível e o carro não anda

                                    Logo o rendimento, tende pa zero qanto mais baixa a temp do ar a partir dum certo patamar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por FFalcon Ver Post
                                      Sem querer por em causa as leis da fisica, na prática a mim aconteceu-me o contrário!

                                      No meu carro (que não é especial de corrida mas sim um 1.5cdi) costumo fazer durante o ano no mesmo percurso de 30 km entre Almada e o Barreiro médias entre 4,4a 4,8L/100km.

                                      Curiosamente há umas semanas atrás nesta ultima vaga de calor fiz por duas vezes seguidas médias de 4,1L/100km, em dois dias separados ( e sempre com janelas abertas eheheh).

                                      Talvez exista outra explicação para alem variação da quantidade de O2 que entra na camara de combustao durante o funcionamento do motor.
                                      Afinal acabaste de "aderir ás leis da física..."

                                      O meu carro também gasta menos com o tempo quente.

                                      A "explicação física" para isso a meu ver, está relacionada com as injecções sofisticadas (sensores electrónicos), que detectam as variações atmosféricas, fazendo alterar a quantidade de combustível injectado assim como tempos de injecção e coisas que eu nem sonho...

                                      Resumindo, o teu carro e o meu na presença de ar quente "perde cilindrada" ou melhor o ar ao perder densidade com o calor perde moléculas de oxigénio, assim os nossos motores passam a ter menos oxigénio para queimar... ai as injecções cortam no combustível porque ele estava a mais, porque não tem oxigénio para se "aliar".

                                      Por outras palavras os carros no inverno andam mais mas... gastam mais...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Pensa no funcionamento de um motor de combustão.

                                        Ao melhorares o rendimento, significa que obterás melhores performances, melhor consumo, melhor desempenho.

                                        Se bem que estes ganhos são marginais e pouco se notam na maioria das vezes...
                                        Curiosamente ou não o meu Fiat Punto TD70 desenvolve melhor no Inverno do que no Verão..de facto quando esta frio é quando se torna mais solicito..agora se tivesse um intercooler ja deixaria de existir essas diferenças de andamento.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tive mesmo ha muito pouco para abrir um tópico destes, porque no meu caso, também é com o aumento da temperatura, sendo que a temperatura exterior ideal é de aprox. 28ºC.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                            Curiosamente ou não o meu Fiat Punto TD70 desenvolve melhor no Inverno do que no Verão..de facto quando esta frio é quando se torna mais solicito..agora se tivesse um intercooler ja deixaria de existir essas diferenças de andamento.
                                            O teu carro tem intercooler, para o óleo...

                                            Comentário


                                              #23
                                              O que vocês estão a constatar não é mais que a gestão electrónica dos vossos motores.

                                              O pessoal dos kitanços é que percebe disso...

                                              Há uns tempos li que a centralina de um 320cdi vinha com 20 e tal parâmetros, ou seja para x de temperatura e y de humidade ele usava um mapa de injecção e para... eram 20 e tal mapas...

                                              Ou seja os nossos motores estão sempre a ser "reprogramados"!!!!

                                              Por isso é normal que os mais sensíveis notem as mudanças no carro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                                                A temperatura influencia a densidade do ar. Quanto maior a temperatura maior a energia cinetica das moleculas do ar, o que se traduz numa menor quantidade por volume de ar..

                                                De uma forma geral a mistura que entra no motor fica mais pobre.. Logo menores performances.
                                                Nem mais! E por isso mesmo é que existem os "intercoolers".

                                                Também a humidade e pressão atmosférica influenciam o comportamento do motor.

                                                Mas basicamente, estando frio e seco, é o ideal!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                  OT
                                                  Já trocaste o 156?
                                                  não, despachei o S40.
                                                  O alfa é aquela maquina

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                    O que vocês estão a constatar não é mais que a gestão electrónica dos vossos motores.

                                                    O pessoal dos kitanços é que percebe disso...

                                                    Há uns tempos li que a centralina de um 320cdi vinha com 20 e tal parâmetros, ou seja para x de temperatura e y de humidade ele usava um mapa de injecção e para... eram 20 e tal mapas...

                                                    Ou seja os nossos motores estão sempre a ser "reprogramados"!!!!

                                                    Por isso é normal que os mais sensíveis notem as mudanças no carro.
                                                    Essas variaveis estão continuamente a ser "mudadas" para evitar que se sinta tanto a influência das condições climatericas no comportamento do carro.

                                                    É como o sensor de pressão atmosférica, utilizado também para controlar o turbo e o funcionamento da geometria.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Com algumas respostas a este tópico, fiquei sem saber porque é que se utilizam os intercoolers....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FFalcon Ver Post
                                                        Sem querer por em causa as leis da fisica, na prática a mim aconteceu-me o contrário!

                                                        No meu carro (que não é especial de corrida mas sim um 1.5cdi) costumo fazer durante o ano no mesmo percurso de 30 km entre Almada e o Barreiro médias entre 4,4a 4,8L/100km.

                                                        Curiosamente há umas semanas atrás nesta ultima vaga de calor fiz por duas vezes seguidas médias de 4,1L/100km, em dois dias separados ( e sempre com janelas abertas eheheh).

                                                        Talvez exista outra explicação para alem variação da quantidade de O2 que entra na camara de combustao durante o funcionamento do motor.
                                                        Em primeiro lugar porque quando arrancas com o carro frio ele demora muito mais tempo e tem maiores consumos durante o periodo de aquecimento.

                                                        Em segundo lugar porque normalmente no Inverno a % de humidade relativa no ar é bastante elevada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Claro que com o ar frio o carro vai comportar se melhor.

                                                          e um intercooler com sistema de pulverizaçao de agua? Tem optimos efeitos ;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                            Em primeiro lugar porque quando arrancas com o carro frio ele demora muito mais tempo e tem maiores consumos durante o periodo de aquecimento.
                                                            Essa é uma explicação que eu valido, até pq no trajecto que eu faço inclui logo à saida de Almada cerca de 12km de AE até à sáida para o Fogueteiro. Na AE puxo logo pelo motor e o facto de aquecer mais facilmente faz com que melhore o rendimento/eficiencia mais facilmente (normalmente faço o trajecto a 100/110km/h, nunca a menos, e raramente a mais de 120, apesar de algumas vezes me esticar até aos 180/190 (extremamente raro!)).

                                                            Em segundo lugar porque normalmente no Inverno a % de humidade relativa no ar é bastante elevada.
                                                            Isso já me parece ser um factor com menor influencia pq independentemente de Inverno ou Verão a média não foge mt aos valores que mencionei. No Inverno só gasta mais qd está chuva ou vento considerável, aí sim noto uma diferença do caraças.

                                                            De resto, tendo em conta as medições do CB, quando nesse mesmo percurso existem variações relativas à média global, estas verificam-se da seguinte forma:

                                                            -Inverno: Qd a média de consumo de combustivel varia, tende a ser superior à normal (acima dos 5,0L). atribuo essas variações às condições atmosféricas (chuva / vento)

                                                            - Verão: Qd a média varia, tende a ser inferior (abaixo dos 4,4). atribuo a variação à maior facilidade de aquecimento do motor.

                                                            Comentário

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