Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Jantes de ferro vs jantes de liga leve

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Jantes de ferro vs jantes de liga leve

    Qual a diferença entre o peso de uma jante de ferro e uma jante de liga leve?
    Será que a diferença é significtiva, será que se ganha alguma coisa em termos de consumos de combustivel ou de prestações do carro?
    A direcção fica mais leve?

    #2
    As jantes que por norma vês por aí chamadas de "especiais" são mais pesadas do que as de ferro.
    Jantes de liga leve são raras e muito caras.

    Comentário


      #3
      Exacto, se forem mesmo de liga leve é como da noite para o dia em relação às de ferro em termos de peso. Isso vai-se notar no andamento e também os consumos podem descer.

      Comentário


        #4
        Creio que não deves notar grandes diferenças num carro de dia-a-dia.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
          As jantes que por norma vês por aí chamadas de "especiais" são mais pesadas do que as de ferro.
          Jantes de liga leve são raras e muito caras.
          Como é que foi que disse????

          Então as chamadas "jantes especiais" são de que material??

          Eu só conheço 2 tipos de jantes, as de ferro e as de ligas mais leves...

          A questão é que existem ligas e ligas, jantes e jantes.
          Por exemplo, certas marcas têm jantes de 16" em ligas mais pesadas do que as que dispõe em 19".

          Agora, dentro da mesma medida, mais pesadas que as ferro desconhecia...

          Comentário


            #6
            Eu de facto também acho um pouco estranho isso mas vou pesar os dois tipos de jantes. Pesei noutro dia uma de ferro com pneu 14' 185/60 e pesava 15.3 kg. Resta-me agora pesar uma de "liga leve". Só tenho de 15´ mas não deve variar assim muito...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
              As jantes que por norma vês por aí chamadas de "especiais" são mais pesadas do que as de ferro.
              Jantes de liga leve são raras e muito caras.
              Exacto!
              Já tive oportunidade de ver com os meus proprios olhos... as jantes de "liga leve" vulgares são normalmente mais pesadas (pouco) que a equivalente em ferro.
              Para serem realmente mais leves têm que ser de ligas caras com magnésio etc etc... mas isso paga-se muito caro, chegam à casa dos milhares (alguns) cada jante.
              Uma jante de liga leve "a sério" dificilmente empena... parte mas não empena... as vulgares que andam por aí é ve-las a empenar com qualquer coisinha.
              Para mim... venham as de ferro... é pena que na sua maioria são feias.
              E hoje é quase impossivel comprar um carro com jantes de ferro, por isso tenho um, especialmente em determinados segmentos... ainda por cima as jantes de ferro custam quase tanto como as vulgares de liga que andam por aí.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                Como é que foi que disse????

                Então as chamadas "jantes especiais" são de que material??

                Eu só conheço 2 tipos de jantes, as de ferro e as de ligas mais leves...

                A questão é que existem ligas e ligas, jantes e jantes.
                Por exemplo, certas marcas têm jantes de 16" em ligas mais pesadas do que as que dispõe em 19".

                Agora, dentro da mesma medida, mais pesadas que as ferro desconhecia...
                Normalmente anda ela por ela, mas pode perfeitamente acontecer que as de ferro sejam mais leves.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                  Como é que foi que disse????

                  Então as chamadas "jantes especiais" são de que material??

                  Eu só conheço 2 tipos de jantes, as de ferro e as de ligas mais leves...

                  A questão é que existem ligas e ligas, jantes e jantes.
                  Por exemplo, certas marcas têm jantes de 16" em ligas mais pesadas do que as que dispõe em 19".

                  Agora, dentro da mesma medida, mais pesadas que as ferro desconhecia...
                  Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                  Normalmente anda ela por ela, mas pode perfeitamente acontecer que as de ferro sejam mais leves.
                  O problema é que as jantes de liga leve "baratas" usam ligas muito macias e pouco resistentes, logo têm que usar quantidades significativas de material.
                  Normalmente, por comparação às de ferro, são bastante mais espessas e com braços mais grossos. As de ferro basta terem uma "folha" quinada para terem uma resistencia elevada sem aumentar muito o seu peso, por isso são geralmente mais leves do que as vulgares jantes de liga mais "baratas".
                  Basta dar uma volta na net para se encontrar jantes de liga a 150€ cada e a 1500€ cada na mesma medida... descubra as diferenças!!!!

                  Comentário


                    #10
                    Respondendo á pergunta do tópico, nota e de que maneira. Principalmente em carros com pouco binário (independentemente da potência máxima)

                    Por exemplo, num bj40 ter jantes de ferro e ou pneus recauchutados ou ter jantes de alumínio e pneus novos é uma diferença abismal.

                    Sendo as rodas peças móveis e, se assim se pode dizer, parte integrante do sistema de transmissão de potência, o acréscimo de peso em qualquer uma das partes (volante motor, veios transmissão, embraiagem, jantes, pneus, etc, etc) vai-se notar.

                    A propósito da ideia da instalação de um Turbo num motor NA li num site, um trabalho brasileiro (vale o que vale ) que num modelo que ja nao sei o nome, o acréscimo de 1Kg em cada uma das rodas da frente (motrizes) equivalia a colocar 113Kg de lastro, em 1ª velocidade.

                    Acho que isto demonstra bem a importância do peso nas rodas... Pelo menos nas jantes para um Jipe, a diferença entre ferro e alumínio pode ultrapassar perfeitamente os 5Kg por jante, sendo um 4x4....

                    Comentário


                      #11
                      A jante de liga tem a vantagem de ser menos dúctil, logo não deforma tanto quando submetida a esforços (passeios, buracos, etc).

                      Provavelmente não há grande vantagem no peso pois, embora a densidade do material seja menor, o volume usado acaba por compensar...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                        Exacto!
                        Já tive oportunidade de ver com os meus proprios olhos... as jantes de "liga leve" vulgares são normalmente mais pesadas (pouco) que a equivalente em ferro.
                        Para serem realmente mais leves têm que ser de ligas caras com magnésio etc etc... mas isso paga-se muito caro, chegam à casa dos milhares (alguns) cada jante.
                        Uma jante de liga leve "a sério" dificilmente empena... parte mas não empena... as vulgares que andam por aí é ve-las a empenar com qualquer coisinha.
                        Para mim... venham as de ferro... é pena que na sua maioria são feias.
                        E hoje é quase impossivel comprar um carro com jantes de ferro, por isso tenho um, especialmente em determinados segmentos... ainda por cima as jantes de ferro custam quase tanto como as vulgares de liga que andam por aí.
                        Tb não é preciso exagerar... No corsa aqui de casa temos jantes de liga leve (realmente mais leve) e não custam milhares de €. No meu Swift, de origem, também vêm jantes de liga leve, que com certeza não valem mais do que o carro.
                        Concluindo, é como em tudo... Há o estupidamente caro e melhor e depois é ir descendo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                          Tb não é preciso exagerar... No corsa aqui de casa temos jantes de liga leve (realmente mais leve) e não custam milhares de €. No meu Swift, de origem, também vêm jantes de liga leve, que com certeza não valem mais do que o carro.
                          Concluindo, é como em tudo... Há o estupidamente caro e melhor e depois é ir descendo.
                          As jantes de competição em magnésio podem chegar a esses preços. Têm inclusive tempo útil de vida...só mesmo quem compete se dá ao luxo de gastar dinheiro assim...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            As jantes de competição em magnésio podem chegar a esses preços. Têm inclusive tempo útil de vida...só mesmo quem compete se dá ao luxo de gastar dinheiro assim...
                            Claro, mas essas são o extremo. Depois há vários degraus e mesmo com os valores a descer consegue-se menos peso do que o das jantes de ferro, foi isso que quis dizer.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                              Tb não é preciso exagerar... No corsa aqui de casa temos jantes de liga leve (realmente mais leve) e não custam milhares de €. No meu Swift, de origem, também vêm jantes de liga leve, que com certeza não valem mais do que o carro.
                              Concluindo, é como em tudo... Há o estupidamente caro e melhor e depois é ir descendo.
                              Tens mesmo a certeza que são mais leves que as de ferro de origem?

                              É que ainda por cima, normalmente, as pessoas aumentam o diâmetro e a largura... o que ainda ajuda mais ao aumeto do peso.

                              Quando falo em jantes de liga caras e baratas refiro-me a, por exemplo, jantes de 14" a pesarem 4Kg (ou menos) as caras... enquanto que as "baratas" pesam 6 ou 7Kg... ou mais, ou seja, practicamente o peso da jante de ferro.

                              Um exemplo que verifiquei há pouco:

                              Jante de 10" para Mini em liga leve imitação de Minilite - 60€

                              Jante de 10" para Mini em Liga de Magnésio Minilite original - 550€

                              Estamos a falar de jantes já antigas (em termos de concepção e design) que já pagaram o investimento no desenvolvimento não sei quantas vezes.
                              Estamos s falar de jantes de 10" feitas para um carro leve e relativamente pouco performante... podemos imaginar o custo de uma jante de design actual com material idêntico mas de 16" por exemplo e feita para suportar um carro com mais de 1 ton.
                              Editado pela última vez por Automobilista; 16 July 2009, 03:07. Razão: nova informação

                              Comentário


                                #16
                                Como já referiram, nem sempre as jantes de liga leve são realmente mais leves que as de ferro.

                                De qualquer forma tem sempre a vantagem de arrefecer melhor os travões pois geralmente são desenhadas tendo em conta esse pormenor. Ah, tem também a parte estética..talvez o principal pormenor tido em conta.

                                Cumprimentos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Esqueceram-se de uma das mais significativas vantages: redução no peso suspenso! O que em curva tem ganhos extraordinários! Com jantes mais leves, o peso suspenso é menor, e em curva o comportamento ganha significativamente em termos de precisão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    As jantes de competição em magnésio podem chegar a esses preços. Têm inclusive tempo útil de vida...só mesmo quem compete se dá ao luxo de gastar dinheiro assim...

                                    As jantes em ligas de Magnésio não tem de ser estupidamente caras, por exemplo as Cromodora que equipavam os Fiat e BMW dos anos 70 eram em Magnésio estremamente leves e não eram muito caras!
                                    Hoje com a moda das jantes de 'Aluminio', a maior parte delas são lixo, pesam mais que as de 'Ferro', porque para obter a mesma resistência têm de aumentar muito a quantidade/volume de material logo não compensa, atenção que andam por ai muitas jantes de 'Aluminio' bonitas, com um custo de produção baixo, depois por vezes o preço final é muito aumentado e dizem ao cliente que é uma jante muito boa por isso é que é cara, e como é caro o cliente acha que é bom!!!
                                    Sempre tive jantes de liga leve e posso-vos dizer a jante comum que vem nos veiculos novos hoje é pior que as jantes 'especiais' que eram vendidas como opcionais na decada de 70!!!
                                    A densidade do material de umas e de outras revela logo gato por lebre, no entanto se partir uma jante em Magnésio dos anos 70, as casas de reparação de jantes em Braga reparam mas com reservas, custa muito a soldar e fica caro, enquanto as actuais em Aluminio solda num instante sem problemas, se quiser até poem uma aba inteira, no Magnésio à muitos anos atrás vi uma cena fantástica, um velhote que se intitulava um expert em soldar e desempenar jantes, levei-lhe uma jante de magnésio, colocou a jante numa especie de torno circular para apertar a jante e começa a aquecer a zona que ia soldar, um pedacinho da aba, quando estava mesmo para soldar a aba explodiu-lhe na cara, o homem ficou aflito e eu também que vi a cena de longe, mas devido aos oculos de soldador felizmente não lhe aconteceu nada de mais, a jante ficou com um buracão, conclusão lixo, por incompetência, têm de ser previamente aquecidas num forno e depois soldadas com electrodos próprios.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                      Como é que foi que disse????

                                      Então as chamadas "jantes especiais" são de que material??

                                      Eu só conheço 2 tipos de jantes, as de ferro e as de ligas mais leves...

                                      A questão é que existem ligas e ligas, jantes e jantes.
                                      Por exemplo, certas marcas têm jantes de 16" em ligas mais pesadas do que as que dispõe em 19".

                                      Agora, dentro da mesma medida, mais pesadas que as ferro desconhecia...
                                      Experimenta pegar numa jante de ferro de 14 polegadas e numa de 15 em "liga leve".
                                      A diferença é notória e estamos a falar de mais 1 polegada.

                                      Aliás, não é preciso ir mais longe.
                                      O Seat Leon Ecomotive vem com jantes em ferro e não com as especiais, precisamente para diminuir o peso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        A jante de liga tem a vantagem de ser menos dúctil, logo não deforma tanto quando submetida a esforços (passeios, buracos, etc).

                                        Provavelmente não há grande vantagem no peso pois, embora a densidade do material seja menor, o volume usado acaba por compensar...
                                        Não sei se é assim amigo Movyk.
                                        As jantes especiais também se deformam e bem. Tu é que não vês.

                                        PS - a quem me deu pontuação negativa pela minha resposta saudável e bem informada ao tópico, o meu obrigado e até mais ver. Desinformada deve estar essa pessoa e não eu.
                                        Editado pela última vez por MadDragon; 16 July 2009, 11:10.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Todas as jantes são de ferro. o que as distingue é a quantidade de elementos de liga e a quantidade de carbono que estão na sua constituição química.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                            Não sei se é assim amigo Movyk.
                                            As jantes especiais também se deformam e bem. Tu é que não vês.

                                            PS - a quem me deu pontuação negativa pela minha resposta saudável e bem informada ao tópico, o meu obrigado e até mais ver. Desinformada deve estar essa pessoa e não eu.
                                            Sim, mas as de ferro deformam mais

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por acaso não tinha essa ideia, pensei que eram mesmo mais leve..

                                              As que são realmente mais leves têm muita diferença na dinâmica, seja acelerações seja na suspensão. A inércia é menor logo a suspensão é muito mais eficaz.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
                                                Todas as jantes são de ferro. o que as distingue é a quantidade de elementos de liga e a quantidade de carbono que estão na sua constituição química.
                                                Não, não são.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                                  Tens mesmo a certeza que são mais leves que as de ferro de origem?
                                                  O swift de origem traz jantes de liga leve que pesam menos de 5kg cada e são as que tenho. As do corsa não as pesei na balança mas quando as comprei, ao pegar nelas quase que me fugiam da mão porque não estava à espera daquela leveza todaPara falar a verdade não sei quanto pesa uma jante de ferro mas não deve ser assim tão leve.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                    O swift de origem traz jantes de liga leve que pesam menos de 5kg cada e são as que tenho. As do corsa não as pesei na balança mas quando as comprei, ao pegar nelas quase que me fugiam da mão porque não estava à espera daquela leveza todaPara falar a verdade não sei quanto pesa uma jante de ferro mas não deve ser assim tão leve.
                                                    mELIANTE: Na altura (e eu sei que te referes ao swift antigo), as jantes especiais eram extra, não eram de origem. Só passaram a ser origem a partir de 1992 ou 93...

                                                    Ainda tive um swift com jantes de ferro e tampões, que por acaso não eram feios, mas, obviamente, não tem nada a ver...

                                                    Mas as jantes do swift são muito boas, ou não custassem, as 4, mais de 1200€, novas, o que, para umas jantes de 14" é um bocado...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A minha experiência esta mais relacionada em jantes para jipes mas dá no mesmo.

                                                      A certa altura troquei os pneus de umas jantes especiais para umas jantes de ferro e notou-se claramente um aumento de peso. Ora se os pneus foram os mesmos significa que as jantes de ferro eram bastante mais pesadas.

                                                      Outra experiência que fiz foi por uns pneus mais pesados numas jantes especiais e uns mais leves numas jantes de ferro. Neste caso aconteceu que os pesos dos conjuntos eram equivalentes. Logo mais uma vez as jantes de ferro eram mais pesadas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Sim, mas as de ferro deformam mais
                                                        Na casa de pneus que uso habitualmente disseram-me o mesmo. Que as jantes de ferro se deformam com muita facilidade e que portanto são mais difíceis de equilibrar. As jantes de liga leve têm muitas pequenas vantagens.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por vgama Ver Post
                                                          Eu de facto também acho um pouco estranho isso mas vou pesar os dois tipos de jantes. Pesei noutro dia uma de ferro com pneu 14' 185/60 e pesava 15.3 kg. Resta-me agora pesar uma de "liga leve". Só tenho de 15´ mas não deve variar assim muito...
                                                          Acho isso bem pesado.. não sei bem quanto pesa o pneu em si.. mas as jantes interlagos do scirocco em 18' sem pneu pesam cerca de 11,4 kg, tendo em conta que são enormes e são bastante fechadas até não parece muito mau...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                            mELIANTE: Na altura (e eu sei que te referes ao swift antigo), as jantes especiais eram extra, não eram de origem. Só passaram a ser origem a partir de 1992 ou 93...

                                                            Ainda tive um swift com jantes de ferro e tampões, que por acaso não eram feios, mas, obviamente, não tem nada a ver...

                                                            Mas as jantes do swift são muito boas, ou não custassem, as 4, mais de 1200€, novas, o que, para umas jantes de 14" é um bocado...
                                                            Sim, eu sei, mas o meu é um MK3, no qual vinham de origem
                                                            Quanto ao preço delas não fazia a mínima... Mas que são boas são, não as troco pq não consigo encontrar nada melhor que não me rebente o orçamento

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X