penso que isso seja o ZEV - Zero Emission Vehicle. O projecto vai ser apresentado em Setembro no salão de Frankfurt e a sua comercialização dar-se-á em 2012. No entanto, sim, a Renault já tem protocolos e acordos com o nosso País para a instalação de postos para a troca de baterias.
parece um projecto iteressante mas ainda vamos ter de esperar.
e é claro que o veículo não terá o aspecto engraçado que tem o desse vídeo. Renault ZE
Parece, desde há alguns tempos que todos os fabricantes estão a apontar para 2011 para lançar os seus veiculos eléctricos.
Eu vou esperar pelo Opel Ampera, para ver se vale a pena ou não o investimento.
esse não é um chevrolet? acho que esse carro é um hibrido a opel ja nao é da gm por isso nao sei se vai ser comercializado, eu estava a tentar saber sobre os carros 100% electricos já que em Portugal até foi assinado um acordo mas gostava era de saber algo mais.
Agora só falta resolver o problema de autonomia das baterias e procurar formas menos poluentes para a criação de energia eléctrica.
À partida já se polui menos porque se hoje temos centrais eléctricas que poluem também temos carros que poluem individualmente, passando a ter carros eléctricos a poluição individual desaparece e se for possível manter as actuais fontes eléctricas poluentes sem que seja necessário criar mais já é um bom avanço.
Uma maneira de contornar a necessidade de ter mais centrais seria acumular energia durante a noite em centrais para que fosse usada durante o dia sem criar mais carga na rede e a consequente criação de mais centrais poluentes.
Se o actual panorama automovel tem sempre inconvenientes devido à poluição individual e a eficiência não consegue reduzir a zero isso, nos automóveis eléctricos existe muita margem para melhorar a poluição no seu ciclo de vida.
Com a melhoria das fontes eléctricas não só terá vantagem nos automóveis eléctricos como também em todos os utensílios electrónicos que usamos em casa diariamente.
Agora só falta resolver o problema de autonomia das baterias e procurar formas menos poluentes para a criação de energia eléctrica.
Uma maneira de contornar a necessidade de ter mais centrais seria acumular energia durante a noite em centrais para que fosse usada durante o dia sem criar mais carga na rede e a consequente criação de mais centrais poluentes.
Com a melhoria das fontes eléctricas não só terá vantagem nos automóveis eléctricos como também em todos os utensílios electrónicos que usamos em casa diariamente.
As turbinas eolicas produzem a maior parte da energia durante a noite, horas de menor consumo, dai a necessidade de criação de mini-hidricas junto aos parques eolicos, as mini-hidricas acumulam a energia produzida durante a noite e "libertam-na" durante o dia que é quando há maior consumo de energia.
As turbinas eolicas produzem a maior parte da energia durante a noite, horas de menor consumo, dai a necessidade de criação de mini-hidricas junto aos parques eolicos, as mini-hidricas acumulam a energia produzida durante a noite e "libertam-na" durante o dia que é quando há maior consumo de energia.
Exceto que não se pode fazer mini-hidricas junto a eólicas... uma tá num vale, outra no topo da serra
O que se pode fazer é meter bombas inversoras nas hidricas normais e desviar energia das eólicas para fazer trabalhar essas bombas. Não será "junto" ao parque eólico, mas funcionaria na mesma.
Exceto que não se pode fazer mini-hidricas junto a eólicas... uma tá num vale, outra no topo da serra
O que se pode fazer é meter bombas inversoras nas hidricas normais e desviar energia das eólicas para fazer trabalhar essas bombas. Não será "junto" ao parque eólico, mas funcionaria na mesma.
Obviamente que "junto" é relativo, uma está num vale e outra no topo da serra acho que todas as pessoas já sabem, agora a função de uma em relação à outra, não será tão obvio para quem não seja entendido em electricidade, obviamente que as pessoas podem já ter visto, por exemplo nas exposições que a EDP promove por todo o pais, em feiras, exposições, ...
Realmente uma boa noticia, finalmente um veiculo electrico e não hibridos, pena é a opção da Renault lançar esta tecnologia logo no seu modelo Kangalho, podia ter escolhido uma viatura melhor e mais apelativa.
Realmente uma boa noticia, finalmente um veiculo electrico e não hibridos, pena é a opção da Renault lançar esta tecnologia logo no seu modelo Kangalho, podia ter escolhido uma viatura melhor e mais apelativa.
O Kangoo é para ser utilizado por empresas e profissionais, que muito mais facilmente conseguem amortizar e ter condições para ter um veículo com estas características...
A estratégia da Renault é bem clara, primeiro as empresas e só depois os particulares.
Até lá, ganha-se tempo no desenvolvimento da tecnologia que permita uma melhor autonomia, por exemplo.
Carros eléctricos já existem desde que o carro é carro.
E ao longo dos anos têm surgido pequenas séries de carros eléctricos, sobretudo destinado a pequenas frotas.
Não só esses que já mostraram, mas desde adaptações de modelos conhecidos até carros concebidos de origem para o ser, já existe um longo historial.
E Kangoos e Partners/Berlingos eléctricos também já existiam, não se vendiam era cá... Eu lembro-me disso para aí em 2002, até tinham uma versão que funcionava a modo eléctrico mas quando acabava a energia passavam a consumir gasolina e tinham um depósito de 10 ou 15 litros apenas, de reserva.
Edit:
Após umas pesquisas descobri que a Berlingo EV foi descontinuada pela Citroën e encontrei um artigo sobre a Kangoo de 2003... http://evworld.com/article.cfm?storyid=582
Editado pela última vez por eduardomaio; 01 December 2009, 23:07.
Comentário