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Motor Opel 1.9 CDTI 120 CV - 8 válvulas. Comparação com 2.2 DTI 125 CV

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    Motor Opel 1.9 CDTI 120 CV - 8 válvulas. Comparação com 2.2 DTI 125 CV

    Boas.

    Já faz uma pesquisa pelo fórum, mas não há nenhum tópico que fale apenas especificamente deste motor sem fazer comparações com outros modelos ou motores.
    Daí a minha pergunta: quem tem experiência(s) com este motor, que, ao que julgo, apenas foi montado no Vectra C?:






    Aspectos que mais interessam, por esta ordem:
    • Fiabilidade
    • Consumos
    • Agradabilidade de utilização
    • Performances
    Enfim, o habitual!
    No global, pretende-se acima de tudo uma utilização sem complicações de qualidade ou fiabilidade, com consumos razoáveis. Ou será que esta motorização é demasiado "justa" para uma carrinha Vectra? A maior parte do tempo é para andar com 2 pessoas e pouca bagagem, e também não existem grandes subidas onde moro, por isso é que as performances deste motor não serão o primeiro critério.
    No fundo, é um motor recomendável ou não? Cumpre a sua função sem dar chatices ou será um poço de problemas?

    Obrigado, desde já, a todos.

    #2
    Só conheço numa Zafira de 2006.

    A carrinha é de Fevereiro ou Março de 2006 - Matricula BF e já tem mais de 120 mil kms. Todos feitos em Auto-estrada.

    Até agora o único problema foi agora aí há umas semanas o turbo ter ido ao ar, mas foi para a Opel e foi reparada e já está de volta à estrada. De resto acho que não tem havido grandes problemas.

    Comentário


      #3
      Eu penso que a zafira de uma familiar tem esse motor, isto porque era o que vinha associado à caixa auto (se alguém souber confirmar...).

      A zafira, mesmo sendo auto, mexe-se bem, e no seu habitat natural (estrada aberta) torna-se muito cómoda e solicita o suficiente para não atrapalhar a condução.

      Os consumos são altos, sempre acima dos 8/9 litros, mas para a utilização em questão são perfeitamente normais, e pelo que sei até agora não sofreu de nenhum problema, já contando com cerca de 70 mil kms.

      Arranjam-se grandes negócios com o/a vectra c


      Cump.

      Comentário


        #4
        Acho que esse motor também é de origem Fiat, assim como o 1.9 16v.
        Está montado no 159, p.e..

        Comentário


          #5
          É o "velhinho" 1910cc Fiat

          - Fiável
          - Consumos bastante razoáveis, um pouco melhores que a versão 16v 150cv
          - Mais "redondo" que o 16v com mais força em médios regimes, mas não tão forte quanto outros a baixas rotações (até às 2000 rpm)
          - Performances decentes, derivadas de uma curva de binária plana e pico de binário máximo de 280N-m às 2800 rpm

          O bloco é comum a uma mão cheia de carros:

          Vectra; Signum; Fiat Croma; Cadillac BLS; Saab 9-3; Alfa 159

          Comentário


            #6
            Basicamente é um JTD 115cv.

            Comentário


              #7
              Apesar de não ser o mais importante, alguém sabe os valores das performances deste motor quando montado na carrinha Vectra? Principalmente as recuperações.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                Basicamente é um JTD 115cv.
                Ou seja, um motor com provas dadas. Desde o Punto 1.9 ao saab 93, passando por Opel e Alfa Romeo

                Comentário


                  #9
                  O facto de serem common rail torna estes motores mais sensíveis à qualidade do gasóleo?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Apesar de não ser o mais importante, alguém sabe os valores das performances deste motor quando montado na carrinha Vectra? Principalmente as recuperações.
                    Encontras tudo o que queres no carfolio.com.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por P0rnStar Ver Post
                      O bloco é comum a uma mão cheia de carros:

                      Vectra; Signum; Fiat Croma; Cadillac BLS; Saab 9-3; Alfa 159

                      Tanto que eu gostava do Signum, e desapareceu completamente das nossas estradas

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                        Tanto que eu gostava do Signum, e desapareceu completamente das nossas estradas
                        Ainda se encontram alguns. A maioria está carregada de kms.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                          Basicamente é um JTD 115cv.

                          Acho que não.

                          O jtd 115 era unijet.

                          Este jtd 120 é multijet, penso eu.

                          De resto, acho que deixa a desejar quando comparado com o irmao 150cv's

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por P0rnStar Ver Post
                            É o "velhinho" 1910cc Fiat

                            - Fiável
                            - Consumos bastante razoáveis, um pouco melhores que a versão 16v 150cv
                            - Mais "redondo" que o 16v com mais força em médios regimes, mas não tão forte quanto outros a baixas rotações (até às 2000 rpm)
                            - Performances decentes, derivadas de uma curva de binária plana e pico de binário máximo de 280N-m às 2800 rpm

                            O bloco é comum a uma mão cheia de carros:

                            Vectra; Signum; Fiat Croma; Cadillac BLS; Saab 9-3; Alfa 159
                            Acrescenta aí o Alfa 147

                            Comentário


                              #15
                              Ó Lino Marques o 1.9CDTi/Mjet (já não é unijet) de 120cv é também de 16v tal como os 140/150cv.

                              A diferença é que os 120cv são SOHC e os 150cv são DOHC. Além disso os de 140/150cv devem ter um turbo maior, e algum hardware diferente também.

                              http://www.carfolio.com/specificatio...ar/?car=120560

                              http://www.carfolio.com/specificatio...ar/?car=120714

                              Comentário


                                #16
                                O meu Pai tem um Vectra com esse motor com caixa de 6. Não sei se todos tinham essa caixa.

                                Até agora com 50.000 kms não deu o minimo problema.

                                O motor até se torna engraçado, por não ter muita baixa dá um certo prazer sentir o turbinho a entrar com força perto das 2000 rpm. Não é nenhum avião mas porta-se bem. Em altas respira bem o motor, raro nos diesel que conheço melhor, os TDI.

                                A 6ª é bastante longa, em estradas nacionais 5ªs e 4ªs para ultrapassar são as mudanças de eleição.

                                É carro que se sente mesmo bem a rolar em AE sem preocupação, com conforto e segurança, a bons ritmos.

                                Os pontos piores para mim no caso do Vectra é mesmo o eixo traseiro demasiado brando, que oscila de forma enervante em qualquer ressalto na AE, e os bancos demasiado duros e pouco envolventes. Estradas de serra tb não é o seu habitat natural.

                                A estetica deixo para ti!

                                Comentário


                                  #17
                                  Com o Multijet deve ter perdido algum fulgor em baixas porque o meu, exactamente igual mas Unijet de 110cv tem umas baixas fantásticas, que proporcionam uma condução muito descontraída.

                                  Os consumos andam nos 6l com andamento normal por isso não me posso queixar .

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                    Acho que não.

                                    O jtd 115 era unijet.

                                    Este jtd 120 é multijet, penso eu.

                                    De resto, acho que deixa a desejar quando comparado com o irmao 150cv's
                                    Tinha ideia que só passou a multijet mais tarde, ou seja, no Vectra C manteve-se como unijet.

                                    Mas 8v é de certeza.

                                    Comentário


                                      #19
                                      é 8v... agora se é multijet ou unijet não sei..

                                      aqui nestas bandas mora um vectra com esse motor. tem poucos kms, e até agora só praticamente mudou óleo...
                                      eu gosto de andar com ele. não o acho molengão nem nada disso. é redondinho.. mexe-se bem.. dá para fazer umas ultrapassagens normais..

                                      claro que o meu 150cv anda mais, mas o de 120 nao deixa a desejar. mesmo carregado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Parece não haver unanimidade em relação ao facto de ele ser de 8 ou 16 válvulas! Pelo menos segundo os dados colocados pelo ClioIIIRS, provenientes do carfolio...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Parece não haver unanimidade em relação ao facto de ele ser de 8 ou 16 válvulas! Pelo menos segundo os dados colocados pelo ClioIIIRS, provenientes do carfolio...
                                          No artigo do 159 na wikipédia vem que é 8v. Realmente já nem sei e se os donos dizem ser 8v..

                                          Se o carfolio tem um erro como reportar ??
                                          Editado pela última vez por ClioIIIRS; 16 July 2009, 20:49.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Por acaso também sempre ouvi dizer que era uma versão de 8 válvulas do motor de 150 CV. Eles não têm lá um local para contacto?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pá...não sou grande espada em especificaçoes muito profundas de motores, mas pelo que tenho ideia é 8 valvulas multijet.

                                              Vou pesquisar informação correcta.

                                              EDIT:
                                              The Multijet second generation features a common-rail design and is available with four different power outputs. The 8-valve version has 100 PS (99 hp/74 kW), 120 PS (118 hp/88 kW) or 130 PS (128 hp/96 kW), the last two with variable inlet geometry; and the 16-valve version has 150 PS (148 hp/110 kW).

                                              1.9 JTDM 8VI41910 cc88 kW (120 PS) @4000 rpm280 N·m (207 lb·ft) @2000 rpm18,0:1

                                              Fonte "wikipedia"
                                              Editado pela última vez por Sotor; 16 July 2009, 21:42.

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                                                #24
                                                Sempre tive curiosidade quanto a estes motores (120 e 150cv), principalmente montados na Opel. Andei a tempos num Vectra GTS de 150cv e aquilo mexia-se muito bem!

                                                Os de 150cv no Vectra sairam bons? Ouvi rumores dos Turbos, alguém confirma?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já são várias as pessoas que me dizem que este motor de 120 CV não se mexe mal, porque tem um bom valor de binário (280 Nm às 2000 rpm) e tem caixa de 6 velocidades de série, o que lhe permite aproveitar melhor o poder disponível.
                                                  Não é nenhum foguete, mas nunca transmite a sensação de não ter reservas mais do que suficientes para todas as situações.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Já são várias as pessoas que me dizem que este motor de 120 CV não se mexe mal, porque tem um bom valor de binário (280 Nm às 2000 rpm) e tem caixa de 6 velocidades de série, o que lhe permite aproveitar melhor o poder disponível.
                                                    Não é nenhum foguete, mas nunca transmite a sensação de não ter reservas mais do que suficientes para todas as situações.
                                                    Não há nada como um test drive.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por P0rnStar Ver Post
                                                      É o "velhinho" 1910cc Fiat

                                                      - Fiável
                                                      - Consumos bastante razoáveis, um pouco melhores que a versão 16v 150cv
                                                      - Mais "redondo" que o 16v com mais força em médios regimes, mas não tão forte quanto outros a baixas rotações (até às 2000 rpm)
                                                      - Performances decentes, derivadas de uma curva de binária plana e pico de binário máximo de 280N-m às 2800 rpm

                                                      O bloco é comum a uma mão cheia de carros:

                                                      Vectra; Signum; Fiat Croma; Cadillac BLS; Saab 9-3; Alfa 159
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Acrescenta aí o Alfa 147
                                                      Suzuki SX4

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Por acaso também sempre ouvi dizer que era uma versão de 8 válvulas do motor de 150 CV. Eles não têm lá um local para contacto?
                                                        Busca pelo Suzuki SX4 1.9 DDiS 4x4... usa esse motor.

                                                        km77.com . Ficha técnica


                                                        Combustiblegasóleo Potencia máxima CV - kW / rpm120 - 88 / 3500Par máximo Nm / rpm280 / 2000Situacióndelantero transversalNúmero de cilindros4 en línea --Material del bloque / culatahierro fundido / aluminioDiámetro x carrera (mm)82 x 90,4Cilindrada (cm3)1910Relación de compresión18,4Distribución2 válvulas por cilindro. un árbol de levas en la culata. Alimentacióniny. directa múltiple. Conducto común.. --Turbo compresor. de geometría variable. Intercooler.


                                                        e aqui o do Zafira 1.9 CDTi

                                                        http://www.km77.com/eli/motor/fichac...a.asp?id=23650

                                                        Combustiblegasóleo Potencia máxima CV - kW / rpm120 - 88 / 3500Par máximo Nm / rpm280 / 2000-2750Situacióndelantero transversalNúmero de cilindros4 en línea --Material del bloque / culatahierro fundido / aluminioDiámetro x carrera (mm)82 x 90,4Cilindrada (cm3)1910Relación de compresión18Distribución2 válvulas por cilindro. un árbol de levas en la culata. Alimentacióniny. directa múltiple. Conducto común.. --Turbo compresor. de geometría variable. Intercooler.
                                                        Editado pela última vez por Automobilista; 16 July 2009, 22:29.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                                          Busca pelo Suzuki SX4 1.9 DDiS 4x4... usa esse motor.

                                                          km77.com . Ficha técnica


                                                          Combustiblegasóleo Potencia máxima CV - kW / rpm120 - 88 / 3500Par máximo Nm / rpm280 / 2000Situacióndelantero transversalNúmero de cilindros4 en línea --Material del bloque / culatahierro fundido / aluminioDiámetro x carrera (mm)82 x 90,4Cilindrada (cm3)1910Relación de compresión18,4Distribución2 válvulas por cilindro. un árbol de levas en la culata. Alimentacióniny. directa múltiple. Conducto común.. --Turbo compresor. de geometría variable. Intercooler.


                                                          e aqui o do Zafira 1.9 CDTi

                                                          km77.com . Ficha técnica

                                                          Combustiblegasóleo Potencia máxima CV - kW / rpm120 - 88 / 3500Par máximo Nm / rpm280 / 2000-2750Situacióndelantero transversalNúmero de cilindros4 en línea --Material del bloque / culatahierro fundido / aluminioDiámetro x carrera (mm)82 x 90,4Cilindrada (cm3)1910Relación de compresión18Distribución2 válvulas por cilindro. un árbol de levas en la culata. Alimentacióniny. directa múltiple. Conducto común.. --Turbo compresor. de geometría variable. Intercooler.
                                                          8v, portanto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                                            8v, portanto.
                                                            Sim, sim!!!

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