Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Matrícula GPL

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Matrícula GPL

    Olá,

    eu sou um devoto adepto das energias amigas do ambiente, por isso qualquer medida que prime em fomentá-las sou de acordo.

    A utilização obrigatória do dístico ainda inibe muitos futuros utilizadores a aderirem ao GPL, por isso sugeria a criação de uma nova matrícula automóvel, que se integrasse melhor com a sua estética.
    Esta nova matrícula passaria a ter uma breve designação ao GPL no seu conjunto, não só não perturbando o seu propósito informativo mas também não interferindo com a restante estética do automóvel.

    A França usa nomeadamente um sistema bastante similar a este.

    O que vocês acham desta medida? Teria algum impacto?

    Deixo aqui algumas propostas:







    Editado pela última vez por nferrari; 23 July 2009, 03:41.

    #2
    Não consigo ver a imagem.

    Mas ainda assim, só a ideia parece-me sensata. Acho realmente aquele quadrado azul mt pouco estético, seja em que carro for.

    Se não fosse esse autocolante e a história de não poder estacionar nos parques interiores, poderia pensar no assunto.

    Comentário


      #3
      o maior problema esta na lei de não se puder estancionar em lugares subterranios, se isso fosse possivel o autocolante seria inutil, logo não seria preciso

      mas tambem não compreendo como é que o governo quer reduzir emissões etc etc e a verdade é que não incentiva as pessoas a terem gpl

      e para piorar, aposto que se o pessoal começa-se a usar mais gpl o governo iria arranjar um novo imposto, visto que parece que não pode mexer no imposto sobre o gpl
      Editado pela última vez por BrunoDias; 23 July 2009, 10:34.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
        Olá,

        eu sou um devoto adepto das energias amigas do ambiente, por isso qualquer medida que prime em fomentá-las sou de acordo.

        A utilização obrigatória do dístico ainda inibe muitos futuros utilizadores a aderirem ao GPL, por isso sugeria a criação de uma nova matrícula automóvel, que se integrasse melhor com a sua estética.
        Esta nova matrícula passaria a ter uma breve designação ao GPL no seu conjunto, não só não perturbando o seu propósito informativo mas também não interferindo com a restante estética do automóvel.

        A França usa nomeadamente um sistema bastante similar a este.

        O que vocês acham desta medida? Teria algum impacto?

        Deixo aqui algumas propostas:







        Gosto igualmente de todas as tuas propostas. Não se vê um "!$!"#$.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post

          Se não fosse esse autocolante e a história de não poder estacionar nos parques interiores, poderia pensar no assunto.
          Sim, mas isso dos parques já tem a haver com as bombas de extracção de ar estarem ao nível do tecto e não ao nível do chão, que é onde o gás acumula. Em vários países podes circular dentro de parques à vontade.

          Pelo menos foi isso que me disseram.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
            A utilização obrigatória do dístico ainda inibe muitos futuros utilizadores a aderirem ao GPL, por isso sugeria a criação de uma nova matrícula automóvel, que se integrasse melhor com a sua estética.
            Esta nova matrícula passaria a ter uma breve designação ao GPL no seu conjunto, não só não perturbando o seu propósito informativo mas também não interferindo com a restante estética do automóvel
            Sinceramente, não basta o absurdo que já temos, ainda sugerem maiores.
            Tens matriculas a identificar se os carros são a gasolina, etanol, Diesel, eléctricos, GN? Porquê GPL?!
            Não se trata da forma. Seja autocolante, ou qualquer outro dístico, simplesmente, não faz o menor sentido.
            E quem não gosta do tó, tem bom remédio. O que não falta para aí é GPL "à civil".

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
              Esta nova matrícula passaria a ter uma breve designação ao GPL no seu conjunto, não só não perturbando o seu propósito informativo mas também não interferindo com a restante estética do automóvel.

              A França usa nomeadamente um sistema bastante similar a este.
              Olha que não. As matrículas dos carros a GPL franceses são exactamente iguais às outras. Eles nem sequer usam dístico.

              Comentário


                #8
                Desculpa, a tua ideia até pode ter toda a bondade, mas não muda nada. A "diferenciação" é q estraga tudo.
                As pessoas é q n acham piada nenhuma a verem no seu carro algo q os "marque". Estás a ver aquelas antigas matrículas "K" dos importados, n estás? É um caso parecido. Se, ainda por cima, a coisa é feia (como o dístico actual), está quieto... .
                A questão prende-se mais com a utilidade de qualquer modo de diferênciação destes carros, mas já q1 insistem nisso, n sei se por questões de funcionalidade, então arrangem algo aceitável (tocolante de fundo transparente c letras brancas no vidro, tipo "selo, por exemplo...).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                  Desculpa, a tua ideia até pode ter toda a bondade, mas não muda nada. A "diferenciação" é q estraga tudo.
                  As pessoas é q n acham piada nenhuma a verem no seu carro algo q os "marque". Estás a ver aquelas antigas matrículas "K" dos importados, n estás? É um caso parecido. Se, ainda por cima, a coisa é feia (como o dístico actual), está quieto... .
                  A questão prende-se mais com a utilidade de qualquer modo de diferênciação destes carros, mas já q1 insistem nisso, n sei se por questões de funcionalidade, então arrangem algo aceitável (tocolante de fundo transparente c letras brancas no vidro, tipo "selo, por exemplo...).
                  Qual funcionalidade!? É descriminação pura e simples. Em Portugal (e apenas em Portugal), é proibido estacionar veículos a GPL em parques subterrâneos. O fundamento é que o GPL é mais denso que o ar, pelo que, em caso de fuga, se acumularia ao nível do solo, criando risco de explosão. As Leis da Física até devem mudar quando atravessamos a fronteira.
                  Para que a proibição seja efectiva, é necessário poder identificar as viaturas. Entra o belo do autocolante.
                  A descriminação não é aceitável. Repito. Não se trata da forma.

                  Entretanto, desafio-vos a fazer uma pequena experiência.
                  Quando chegarem por exemplo, junto de uma grande superfície, procurem o parque GPL. Não costuma passar de 10 lugares ao ar livre. Como se a restrição não chegasse, vejam quantos dos carros que os ocupam não são... Diesel.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por hal Ver Post
                    Sim, mas isso dos parques já tem a haver com as bombas de extracção de ar estarem ao nível do tecto e não ao nível do chão, que é onde o gás acumula. Em vários países podes circular dentro de parques à vontade.

                    Pelo menos foi isso que me disseram.
                    Não sou Fisico... mas não será ao contrário?
                    O gás evapora...logo iria para o tecto, acho.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                      Não sou Fisico... mas não será ao contrário?
                      O gás evapora...logo iria para o tecto, acho.
                      Nota-se bem!

                      O gás já está evaporado, dai ser um gás.
                      Há gases mais e menos densos que o ar, daí descerem ou subirem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                        Qual funcionalidade!? É descriminação pura e simples. Em Portugal (e apenas em Portugal), é proibido estacionar veículos a GPL em parques subterrâneos.
                        Na Bélgica também.

                        Comentário


                          #13
                          O nosso país é muito estranho nisso das descriminações...

                          Se tivesse algum voto na matéria, acabava com o autocolante GPL, acabava com as datas nas matrículas, aliás, até acabava com a obrigação de matrículas à frente, que em certos carros fica completamente fora do contexto estetico.

                          Também acabava com a obrigação de usar as matriculas actuais para carros importados mais antigos com algum interesse histórico (ou mesmo sem ele), qual é o fundamento, por exemplo, de um Scirocco de 1974 ter de usar matriculas "da UE"?
                          Editado pela última vez por Shidoshi; 23 July 2009, 13:07.

                          Comentário


                            #14
                            Motronic, se calhar n reparaste, mas olha q estamos total e completamente de acordo.

                            Comentário


                              #15
                              quanta boa gente não deve haver que não usa GPL porque não quer andar com o dístico no carro ou porque os faz parecer 'pobres'.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                O nosso país é muito estranho nisso das descriminações...

                                Se tivesse algum voto na matéria, acabava com o autocolante GPL, acabava com as datas nas matrículas, aliás, até acabava com a obrigação de matrículas à frente, que em certos carros fica completamente fora do contexto estetico.

                                Também acabava com a obrigação de usar as matriculas actuais para carros importados mais antigos com algum interesse histórico (ou mesmo sem ele), qual é o fundamento, por exemplo, de um Scirocco de 1974 ter de usar matriculas "da UE"?
                                - Apenas por um interesse estetico? O teu trabalho envolve alguma coisa com carros? Não deves mesmo pescar o porque de existir matricula à frente

                                - Que eu saiba essa obrigação é apenas por 1 ano. Findo esse prazo pode-se "comprar" uma matricula da epoca. Tem custos? Sim. Mas o problema está no valor desses custos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                  Olha que não. As matrículas dos carros a GPL franceses são exactamente iguais às outras. Eles nem sequer usam dístico.
                                  Originalmente Colocado por imported_DêCêIi Ver Post
                                  Outra coisa...

                                  Se virem uma chapa traseira de um carro Francês com uma barra verde no local onde nós nas nossas temos o amarelo com a data, significa que esse carro está equipado com GPL...
                                  Eu encontrei esta informação no nosso forum há 3 anos, não tenho a certeza se corresponde à realidade. Fiz uma breve pesquisa e não encontrei informação. No entanto, acreditei que pudesse ser verdade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                    Na Bélgica também.
                                    Portanto, 2 países do mais relevante que há.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A utilização de uma identificação diferente nos automóveis GPL, prende-se com o facto de estes terem uma legislação diferente perante os outros. Os automóveis com os restantes tipos de combustíveis, têm uma legislação que abrange a maior parte dos mesmos parâmetros, daí não fazer sentido a criação de um elemento informativo diferenciador.

                                      Eu não teria qualquer problema a ter este pequeno elemento informativo na matrícula (talvez tenha uma perspectiva diferente dos demais), até seria um sinal de orgulho, pois estaria a utilizar uma energia mais amiga do ambiente, e consequentemente a contribuir para a preservação do mesmo.

                                      Para quem se queixou na visualização das propostas, deixo-as aqui em anexo.


                                      matricula_gpl_green2.jpg

                                      matricula_gpl_flat.jpg

                                      matricula_gpl_blue.jpg

                                      matricula_gpl.jpg
                                      Editado pela última vez por JGTB; 23 July 2009, 18:11.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                        Se tivesse algum voto na matéria, acabava com o autocolante GPL, acabava com as datas nas matrículas, aliás, até acabava com a obrigação de matrículas à frente, que em certos carros fica completamente fora do contexto estetico.
                                        Precisamente!

                                        Em vez de nos batermos por reduzir a visibilidade das matrículas, parece haver quem viva obcecado por elas, e para quem, quanto mais cores e números tiverem, melhor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nikos Ver Post
                                          - Apenas por um interesse estetico? O teu trabalho envolve alguma coisa com carros? Não deves mesmo pescar o porque de existir matricula à frente
                                          Os americanos devem partilhar o alheamento da actividade piscatória, pois não têm essa obrigação.

                                          Originalmente Colocado por Nikos Ver Post
                                          Que eu saiba essa obrigação é apenas por 1 ano. Findo esse prazo pode-se "comprar" uma matricula da epoca. Tem custos? Sim. Mas o problema está no valor desses custos.
                                          Se é assim, é porque não há qualquer razão séria para que isso aconteça. Mais uma vez, é chulice pura!

                                          Pessoalmente, até nem me faz qualquer confusão. O carro é matriculado em determinada altura, tem a matrícula que qualquer outro carro teria (e obedecendo às mesmas regras). Neste caso, a discriminação é o contrário.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                                            Motronic, se calhar n reparaste, mas olha q estamos total e completamente de acordo.
                                            Só fiz o reparo por causa da "funcionalidade". Há que esclarecer as coisas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por djm Ver Post
                                              quanta boa gente não deve haver que não usa GPL porque não quer andar com o dístico no carro ou porque os faz parecer 'pobres'.
                                              Isso será problema deles.

                                              O problema de todos é a descriminação institucional.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu acho que deve continuar como está, assim n existe tt gente a meter gpl e mantem-se baixo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por davidp Ver Post
                                                  Eu acho que deve continuar como está, assim n existe tt gente a meter gpl e mantem-se baixo
                                                  Mais um a compactuar...

                                                  Mas sim, se a alternativa é a proposta, mais vale ficarem quietos!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                    Eu encontrei esta informação no nosso forum há 3 anos, não tenho a certeza se corresponde à realidade. Fiz uma breve pesquisa e não encontrei informação. No entanto, acreditei que pudesse ser verdade.
                                                    Dou a mão à palmatória, não encontrei nada que confirmasse essa informação.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                      Mais um a compactuar...

                                                      Mas sim, se a alternativa é a proposta, mais vale ficarem quietos!
                                                      Após a leitura das tuas participações, surgiu-me uma dúvida. Então qual é a tua proposta?

                                                      O GPL têm características diferentes dos outros combustíveis, por isso usufrui de particularidades legais diferenciadas.

                                                      Estar a reduzi-lo à igualdade com os os demais combustíveis, não estaríamos a colocar em risco a sociedade?

                                                      O que se sucede actualmente são vários utilizadores deste combustível removerem o dístico antes de entrarem nos parques subterrâneos, até hoje ainda não houve nenhum acidente, mas caso haja serão imputados criminalmente pela sua acção, além de terem colocado em risco vidas alheias.

                                                      Não estou ao corrente dos parâmetros todos da lei, mas também concordo com a criação de um parágrafo, onde permita parques subterrâneos com os devidos condicionalismos técnicos aceitarem automóveis GPL.

                                                      A situação actual não é boa, existem muitos utilizadores que simplesmente se "esquecem" do dístico em casa e exercem uma utilização normal do seu automóvel GPL.

                                                      Se tu me mostrares através de documentos técnicos que o GPL não oferece riscos de maior comparando com os outros combustíveis, poderei reformular a minha opinião. Agora, enquanto for sustentado na legislação do vizinho, não penso muito nisso...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                        Após a leitura das tuas participações, surgiu-me uma dúvida. Então qual é a tua proposta?
                                                        É simples. Que não haja descriminação!

                                                        Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                        O GPL têm características diferentes dos outros combustíveis, por isso usufrui de particularidades legais diferenciadas.
                                                        Todos os combustíveis têm características diferentes entre si. As "particularidades legais diferenciadas" só existem em Portugal e na Bélgica, como vimos.

                                                        Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                        Estar a reduzi-lo à igualdade com os os demais combustíveis, não estaríamos a colocar em risco a sociedade?
                                                        Se me souberes explicar como...

                                                        Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                        O que se sucede actualmente são vários utilizadores deste combustível removerem o dístico antes de entrarem nos parques subterrâneos, até hoje ainda não houve nenhum acidente, mas caso haja serão imputados criminalmente pela sua acção, além de terem colocado em risco vidas alheias..
                                                        E quantos acidentes já acontecerem de facto com viaturas movidas a outros combustíveis?

                                                        Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                        A situação actual não é boa, existem muitos utilizadores que simplesmente se "esquecem" do dístico em casa e exercem uma utilização normal do seu automóvel GPL.
                                                        Se o fazem é porque não têm alternativas (e, mais uma vez, isso só acontece nos países que referimos -As Leis da Física, devem alterar-se de forma a acomodar as legislações dos diferentes Estados
                                                        O que não é bom, é que sejam criticados por isso!

                                                        Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                        Se tu me mostrares através de documentos técnicos que o GPL não oferece riscos de maior comparando com os outros combustíveis, poderei reformular a minha opinião. Agora, enquanto for sustentado na legislação do vizinho, não penso muito nisso...
                                                        Alguém te mostrou documentos a demonstrar o contrário?!
                                                        Já agora, quem é o vizinho

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O que está estipulado na lei, possui uma certa lógica. Se o gás GPL é mais denso que o ar, fica retido ao nível do solo. Logo acresce o risco de explosão caso haja uma fuga, daí a proibição de estacionar em recintos subterrâneos fechados.

                                                          Se a lei não está conforme a realidade, então gostava que me dissessem em que pontos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                            O que está estipulado na lei, possui uma certa lógica. Se o gás GPL é mais denso que o ar, fica retido ao nível do solo. Logo acresce o risco de explosão caso haja uma fuga, daí a proibição de estacionar em recintos subterrâneos fechados.
                                                            Já aqui foi referido. O problema é a falta de exigência (e fiscalização) em relação aos estacionamentos subterrâneos (e não só). Tanto, que, volto a referir, as limitações que referes, só existem nos países apontados. O problema é sempre o mesmo neste país. Ninguém assume responsabilidades. Assim, mandam-na para os condutores (como já é hábito). Bastava que a ventilação desses espaços se fizesse em condições para que as características físicas do GPL deixassem de ser determinantes (muitos, nem conseguem manter níveis aceitáveis de CO).

                                                            Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                            Se a lei não está conforme a realidade, então gostava que me dissessem em que pontos.
                                                            Mais uma vez, estás a ver a questão ao contrário. É a própria Lei que se deve justificar nesses pontos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X