Precisamente no momento em que a Volkswagen toma posse de outro gigante Alemão da indústria automóvel, a Porsche, venho recordar-vos que tudo começou precisamente com Ferdinand Porsche…
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Quando Ferdinand Porsche recebeu Jakob Werlin no distante ano de 1934, estava longe de imaginar que este amigo pessoal do "Fuhrer" e um dos directores da Daimler-Benz, lhe iria proporcionar um dos maiores sucessos de sempre da indústria automóvel: o Volkswagen - "Carro do Povo".
Hitler, um apaixonado por automóveis, encomenda a Porsche um carro de tipo familiar, capaz de transportar 4 adultos, de baixo consumo (7 litros), que alcançasse os 100 km/h e fosse refrigerado a ar.
Na sequência da sua política propagandística, o Estado Alemão financia o projecto e 10 meses depois, Porsche apresenta o protótipo VW3 com um custo de 900 Reichsmark - "Marco do Estado" (nota: o Deutschemark - "Marco Alemão", só seria criado a 20 de Junho de 1948, por decisão unilateral dos aliados ocidentais - EUA, Reino Unido e França - contribuindo para a ruptura com os soviéticos e alimentando aquela que viria a ser conhecida com a "Guerra Fria").
Corria o ano de 1935 quando os primeiros testes são iniciados em segredo na Selva Negra (Schwarzwald), uma densa concentração de abetos no maciço montanhoso situado a sudoeste da Alemanha.
No ano seguinte, 3 unidades são colocadas à disposição da Associação Alemã de Fabricantes de Automóveis, para testes de estrada. Diariamente são percorridos 600 km por diversos tipos de piso até que ao atingirem o total de 80.000 km, se dão por satisfeitos com a demonstração das capacidades do VW.
Uma divergência com as condições de fabricação, entre a Associação Alemã e Hitler, leva este último a criar a fábrica de Wolfsburg, onde se iniciaria a produção do "Carocha" que seria apresentado ao público em 1939, em Berlim. No ano seguinte, seriam produzidas 150.000 unidades, apenas numa cor, sendo o “Carocha” adquirido através de um original sistema de senhas, com o valor mínimo de 5 Reichsmark que eram colocados numa caderneta. Após o seu preenchimento completo, que correspondia a 900 Reichsmark, a mesma era então trocada por um VW. A este valor acresciam mais 50 no momento da entrega e outros 200 para o seguro obrigatório de 2 anos.
Com um salário médio entre os 200 e os 300 Reichsmark e o impedimento de uma vez começado, ser impossível cancelar o contrato sob pena de perder a totalidade do valor até aí gasto, revelava-se um investimento difícil mas ainda assim mais de 300.000 pessoas assinaram-no.
No entanto, coincidindo com o início da II Guerra Mundial, acabariam por não receber o "Carocha", pois seguindo instruções de Hitler, Ferdinand Porsche altera várias características para o tornar num veículo militar.
Até 1944, são apenas produzidos 630 veículos pois a fabrica está agora vocacionada para a produção de material de guerra.
É então que o Major do Exército Britânico, Ivan Hirst, que aterrara em Wolfsburg durante a invasão da Alemanha, se apercebe da potencialidade do "Carocha" e juntamente com o seu colega, Coronel Charles Radclyffe (a VW criaria um modelo chamado "Radclyffe Roadster"), decide reavivar a fábrica da VW.
Em 1946, são produzidos os primeiros "Carochas" civis, para os Correios e Cruz Vermelha e só mais tarde para o público em geral. Nesse ano, durante o mês de Março atingem-se as 1000 unidades.
Em 1949 chega aos Estados Unidos e torna-se um sucesso. Ainda em 49, surge o Cabriolet, simplesmente o descapotável mais vendido de sempre.
A cota de 1.000.000 de Carochas produzidos é atingida a 6 de Agosto de 1955.
O início do ano de 1978 marca o fim da produção do "Carocha" na Alemanha. Mas no Brasil e México mantém-se face ao enorme interesse e procura nestes dois países.
Quase 20 anos depois, em 1997, surge rebaptizado de Beetle e é apresentado no Salão de Genebra. Alia agora conceitos de segurança que reflectem a evolução automóvel nesta área, mas mantém os traços originais, apesar do seu ar "mais jovem".
Quando em Julho de 2003, sai o último "Carocha" da fábrica Mexicana, tinham sido fabricados durante 58 anos, nada mais nada menos que 21.529.464 unidades! Um número impressionante que reflecte uma enorme paixão por este VW.
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NOTA: Texto livre baseado na fonte "VW Carocha Portugal", complementado com informações pessoais que achei curioso e interessante partilhar. Fotos retiradas do site "Interclássico".
Rujorian EDITADO PELA MODERAÇÃO
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