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O "Carocha"

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    O "Carocha"



    Precisamente no momento em que a Volkswagen toma posse de outro gigante Alemão da indústria automóvel, a Porsche, venho recordar-vos que tudo começou precisamente com Ferdinand Porsche…
    ----------------------------------------------------------------

    Quando Ferdinand Porsche recebeu Jakob Werlin no distante ano de 1934, estava longe de imaginar que este amigo pessoal do "Fuhrer" e um dos directores da Daimler-Benz, lhe iria proporcionar um dos maiores sucessos de sempre da indústria automóvel: o Volkswagen - "Carro do Povo".

    Hitler, um apaixonado por automóveis, encomenda a Porsche um carro de tipo familiar, capaz de transportar 4 adultos, de baixo consumo (7 litros), que alcançasse os 100 km/h e fosse refrigerado a ar.

    Na sequência da sua política propagandística, o Estado Alemão financia o projecto e 10 meses depois, Porsche apresenta o protótipo VW3 com um custo de 900 Reichsmark - "Marco do Estado" (nota: o Deutschemark - "Marco Alemão", só seria criado a 20 de Junho de 1948, por decisão unilateral dos aliados ocidentais - EUA, Reino Unido e França - contribuindo para a ruptura com os soviéticos e alimentando aquela que viria a ser conhecida com a "Guerra Fria").

    Corria o ano de 1935 quando os primeiros testes são iniciados em segredo na Selva Negra (Schwarzwald), uma densa concentração de abetos no maciço montanhoso situado a sudoeste da Alemanha.

    No ano seguinte, 3 unidades são colocadas à disposição da Associação Alemã de Fabricantes de Automóveis, para testes de estrada. Diariamente são percorridos 600 km por diversos tipos de piso até que ao atingirem o total de 80.000 km, se dão por satisfeitos com a demonstração das capacidades do VW.

    Uma divergência com as condições de fabricação, entre a Associação Alemã e Hitler, leva este último a criar a fábrica de Wolfsburg, onde se iniciaria a produção do "Carocha" que seria apresentado ao público em 1939, em Berlim. No ano seguinte, seriam produzidas 150.000 unidades, apenas numa cor, sendo o “Carocha” adquirido através de um original sistema de senhas, com o valor mínimo de 5 Reichsmark que eram colocados numa caderneta. Após o seu preenchimento completo, que correspondia a 900 Reichsmark, a mesma era então trocada por um VW. A este valor acresciam mais 50 no momento da entrega e outros 200 para o seguro obrigatório de 2 anos.

    Com um salário médio entre os 200 e os 300 Reichsmark e o impedimento de uma vez começado, ser impossível cancelar o contrato sob pena de perder a totalidade do valor até aí gasto, revelava-se um investimento difícil mas ainda assim mais de 300.000 pessoas assinaram-no.

    No entanto, coincidindo com o início da II Guerra Mundial, acabariam por não receber o "Carocha", pois seguindo instruções de Hitler, Ferdinand Porsche altera várias características para o tornar num veículo militar.

    Até 1944, são apenas produzidos 630 veículos pois a fabrica está agora vocacionada para a produção de material de guerra.

    É então que o Major do Exército Britânico, Ivan Hirst, que aterrara em Wolfsburg durante a invasão da Alemanha, se apercebe da potencialidade do "Carocha" e juntamente com o seu colega, Coronel Charles Radclyffe (a VW criaria um modelo chamado "Radclyffe Roadster"), decide reavivar a fábrica da VW.

    Em 1946, são produzidos os primeiros "Carochas" civis, para os Correios e Cruz Vermelha e só mais tarde para o público em geral. Nesse ano, durante o mês de Março atingem-se as 1000 unidades.

    Em 1949 chega aos Estados Unidos e torna-se um sucesso. Ainda em 49, surge o Cabriolet, simplesmente o descapotável mais vendido de sempre.

    A cota de 1.000.000 de Carochas produzidos é atingida a 6 de Agosto de 1955.

    O início do ano de 1978 marca o fim da produção do "Carocha" na Alemanha. Mas no Brasil e México mantém-se face ao enorme interesse e procura nestes dois países.

    Quase 20 anos depois, em 1997, surge rebaptizado de Beetle e é apresentado no Salão de Genebra. Alia agora conceitos de segurança que reflectem a evolução automóvel nesta área, mas mantém os traços originais, apesar do seu ar "mais jovem".

    Quando em Julho de 2003, sai o último "Carocha" da fábrica Mexicana, tinham sido fabricados durante 58 anos, nada mais nada menos que 21.529.464 unidades! Um número impressionante que reflecte uma enorme paixão por este VW.
    ----------------------------------------------------------------------------

    NOTA: Texto livre baseado na fonte "VW Carocha Portugal", complementado com informações pessoais que achei curioso e interessante partilhar. Fotos retiradas do site "Interclássico".

    Rujorian EDITADO PELA MODERAÇÃO
    Editado pela última vez por RPalma; 24 July 2009, 17:51. Razão: Regras Nº 4 e 6

    #2
    Curioso é que o carro teve vários nomes.

    Apesar do nome original ser Beatle, em Portugal será sempre conhecido como Carocha.
    Já para os brasileiros é o Fusca!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
      Curioso é que o carro teve vários nomes.

      Apesar do nome original ser Beatle, em Portugal será sempre conhecido como Carocha.
      Já para os brasileiros é o Fusca!
      O nome original nunca foi beetle, ainda mais porque beetle é uma palavra inglesa e o carro é alemão, como tal seria käfer. O nome beetle, carocha, escarabajo ou coccinelle era uma alcunha que derivava da forma do carro, nunca foi uma designação oficial até esta geração actual de motor á frente que adaptou a alcunha como nome.

      Tive um de 1963 e a designação era volkswagen sedan 11.

      Comentário


        #4
        Por curiosidade, é interessante lembrar outros protótipos desenvolvidos por Ferdinand Porsche anteriormente:

        Typ 12 em 1931 para o fabricante de motas Zündapp:



        Type 32 para a NSU em 1933:


        Comentário


          #5
          É impressão minha, ou o primeiro logotipo da VW têm uma cruz suástica dissimulada!?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
            É impressão minha, ou o primeiro logotipo da VW têm uma cruz suástica dissimulada!?
            Quem é que pagou o projecto?

            Hitler, um apaixonado por automóveis, encomenda a Porsche um carro de tipo familiar, capaz de transportar 4 adultos, de baixo consumo (7 litros), que alcançasse os 100 km/h e fosse refrigerado a ar.
            Pois então querias que o logotipo tivesse lá o quê? Uma foice e um martelo?!

            Comentário


              #7
              E aqui ficam as 2 fotos dos Carochas que fizeram os filmes do Herbie que marcaram a nossa infância:


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                #8
                Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                É impressão minha, ou o primeiro logotipo da VW têm uma cruz suástica dissimulada!?
                Totalmente intoleravel num carro japonês!







                Ai, espera é alemão e foi construido numa altura muito especifica da História.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                  Totalmente intoleravel num carro japonês!







                  Ai, espera é alemão e foi construido numa altura muito especifica da História.

                  Não entendi, essa do Japão!

                  Comentário


                    #10
                    Estava a ser irónico... apenas para chamar a atenção do pessoal para esse facto

                    Comentário


                      #11
                      ahh! ok!
                      Pensei que fosse algum facto que eu não tivesse conhecimento!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por StaticI Ver Post
                        ahh! ok!
                        Pensei que fosse algum facto que eu não tivesse conhecimento!
                        Nops, saiu japonês como podia ter saido marciano.

                        Comentário

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